Anda di halaman 1dari 2

Trilho: Portinho da Arrbida Do Portinho Serra da Arrbida A bela enseada do Portinho da Arrbida, com o seu pequeno porto de abrigo,

, a praia com a Pedra da Anicha em frente e a Serra da Arrbida por trs, sem dvida um lugar muito acolhedor, porto de abrigo de excelncia para todos os que o visitam. Neste percurso percorrem-se espectaculares trilhos pelo Parque Natural da Arrbida, com paisagens de invulgar beleza, que nos levam ao encontro do seu rico patrimnio geolgico, ambiental e cultural. Partindo do Portinho da Arrbida, sobe-se por troo de estrada, e depois por trilho de p posto, at ao Convento da Arrbida, disperso e envolvido pela vegetao. Aqui segue-se por um belo e secular caminho, tambm de p posto, que faz a ligao Ermida da Senhora de El Carmen, com passagem junto ao Calvrio das Trs Cruzes, no Monte Abrao. A partir de Casais da Serra contorna-se a Serra, para depois se fazer a ligao ao Portinho, passando novamente pelo Convento, por trihos de p posto envoltos pela vegetao com caractersticas prximas das originais, o maquis mediterrnico. um percurso pedestre circular, que apresenta trilhos com alguma dificuldade, pelo declive e piso muito irregular, mas acessvel com as necessrias precaues. Por atravessar algumas reas classificadas como Reservas Integrais e Botnica, dever ser solicitada autorizao aos Servios do Parque Natural da Arrbida.

Incio Pontos de Interesse PORTINHO DA ARRBIDA POI: PORTINHO DA ARRBIDA O Portinho da Arrbida uma pequena localidade com pequeno porto de abrigo de embarcaes de pesca, na Serra da Arrbida. Apesar da sua pequena dimenso tem, para alm da sua grande beleza natural, diversos pontos de interesse. Possui uma bonita praia com um afloramento rochoso muito conhecido em frente, a Pedra da Anicha, bem como o Museu Oceanogrfico, situado no Forte de Santa Maria da Arrbida. POI: CONVENTO DA ARRBIDA No alto da Serra da Arrbida, o Convento da Arrbida foi fundado em 1542 por Frei Martinho de Santa Maria, franciscano castelhano a quem D. Joo de Lencastre, primeiro duque de Aveiro, cedeu as terras da encosta. O Convento abrange o Convento Velho, situado na parte mais elevada da serra, o Convento Novo, localizado a meia encosta, o Jardim e o Santurio do Bom Jesus. POI: ERMIDA EL CARMEN A Ermida da Senhora de El Carmen foi mandada edificar em 1560 por D. Madalena de Girn, esposa do segundo duque de Aveiro, sobre uma outra ermida pr-existente. A sua origem espanhola explica o nome dado. ermida da Senhora de El Carmen afluam romarias, ou crios, provenientes de Setbal, Azeito e Sesimbra (Pedreiras), o ltimo dos quais continua a ocorrer nos nossos dias, numa peregrinao anual acompanhada por gaitas-de-fole.

Anda mungkin juga menyukai