Anda di halaman 1dari 23

Introduo Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo.

Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefcios que este procedimento trs para o planeta Terra. Importncia e vantangens da reciclagem A partir da dcada de 1980, a produo de embalagens e produtos descartveis aumentou significativamente, assim como a produo de lixo, principalmente nos pases desenvolvidos. Muitos governos e ONGs esto cobrando de empresas posturas responsveis: o crescimento econmico deve estar aliado preservao do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumnio e papel, j so comuns em vrias partes do mundo. No processo de reciclagem, que alm de preservar o meio ambiente tambm gera riquezas, os materiais mais reciclados so o vidro, o alumnio, o papel e o plstico. Esta reciclagem contribui para a diminuio significativa da poluio do solo, da gua e do ar. Muitas indstrias esto reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produo. Um outro benefcio da reciclagem a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados esto buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famlias. Cooperativas de catadores de papel e alumnio j so uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

Sacolas feitas com papel reciclvel

Muitos materiais como, por exemplo, o alumnio pode ser reciclado com um nvel de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produo das indstrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas. Muitas campanhas educativas tm despertado a ateno para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depsitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma soluo vivel economicamente, alm de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos so orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residncias.

Outro dado interessante que j comum nos grandes condomnios a reciclagem do lixo.

Smbolos da reciclagem por material

Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem tambm acontece. O lixo orgnico utilizado na fabricao de adubo orgnico para ser utilizado na agricultura. Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o to sonhado desenvolvimento sustentvel do planeta. Exemplos de Produtos Reciclveis - Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijo, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro. - Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelo, embalagens de papel. - Metal: latas de alumnio, latas de ao, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumnio. - Plstico: potes de plstico, garrafas PET, sacos plticos, embalagens e sacolas de supermercado.

Reciclagem de papel
Reciclagem de papel, papel reciclvel, importncia, tipos de papis reciclveis, reciclagem caseira, papelo

Reciclagem de papel: uma atitude que ajuda na preservao do meio ambiente

Introduo

O papel um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano. Quando no est sendo mais utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produo do papel reciclado.O papel reciclado tem praticamente todas as caractersticas do papel comum, porm sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem. Importncia A reciclagem do papel de extrema importncia para o meio ambiente. Como sabemos, o papel produzido atravs da celulose de determinados tipos de rvores. Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois rvores deixaram de ser cortadas. No podemos esquecer tambm, que a reciclagem de papel gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de papel. Coleta Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de papel a separao e coleta seletiva do papel. Nas empresas, condomnios e outros locais existem espaos destinados ao descarte de papel. Tipos de papis reciclveis Tipos de papel que podem ser reciclados: papel sulfite, papelo, caixas de embalagens de produtos, papel de presente, folhas de caderno, entre outros. Como fazer papel reciclado em casa (reciclagem caseira) 1 - Separe o papel que no est mais sendo utilizado, recorte em pequenos pedaos e coloque num recipiente com gua. Deixe assim durante um dia completo. 2 - Pegue este papel molhado e bata num liquidificador ou mexa bastante at dissolver e virar uma espcie de massa. 3 - Coloque esse massa espalhada (no formato fino) numa espcie de rede fina e cubra com um peso que ter a funo de prensar. 4 - Depois de 24 horas, retire o peso e deixe o papel secar, de preferncia em ambiente seco ou ao sol.

Reciclagem de Vidro
Reciclagem de vidro, vidro reciclvel, importncia, tipos de vidros reciclveis, coleta seletiva, separao

Reciclagem de vidro: gerao de renda e preservao do meio ambiente

Introduo O vidro um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-a-dia. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produo do vidro reciclado.O vidro reciclado tem praticamente todas as caractersticas do vidro comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder sua caractersticas e qualidade. Importncia A reciclagem do vidro de extrema importncia para o meio ambiente. Como sabemos, o vidro produzido atravs da celulose de determinados tipos de rvores. Quando reciclamos o vidro ou compramos vidro reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitrios ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). No podemos esquecer tambm, que a reciclagem de vidro gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais reciclados. Coleta seletiva Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de vidro a separao e coleta seletiva do vidro. Nas empresas, condomnios e outros locais existem espaos destinados ao descarte de vidro. Separao no processo de reciclagem Uma das primeiras etapas no processo de reciclagem do vidro sua separao por cores (mbar, verde, translcido e azul) e tipos (lisos, ondulados, vidros de janelas, de copos, etc). Esta separao de extrema importncia para a fabricao de novos objetos de vidro, pois garante suas caractersticas e qualidades. Tipos de vidros reciclveis - Garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas; - Potes de alimentos

- Cacos de vidros - Frascos de remdios - Frascos de perfumes - Vidros planos e lisos - Pra-brisas - Vidros de janelas - Pratos, tigelas e copos (desde que no sejam de acrlico, cermica ou porcelana)

Reciclagem de Plstico
Reciclagem de Plstico, plstico reciclvel, importncia, tipos de plsticos reciclveis, coleta seletiva, separao, PET

Reciclagem de Plstico: economia e respeito ao meio ambiente

Introduo O plstico um dos produtos mais utilizados na sociedade atual. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produo do plstico reciclado.O plstico reciclado tem praticamente todas as caractersticas do plstico comum. Importncia A reciclagem do plstico de extrema importncia para o meio ambiente. Quando reciclamos o plstico ou compramos plstico reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitrios ou para a natureza, poluindo rios, lagos, solo e matas. No podemos esquecer tambm, que a reciclagem de plstico gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em empresas e cooperativas de catadores e recicladores de materiais reciclados.

Coleta seletiva Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de plstico a separao e coleta seletiva do Plstico. Nas empresas, condomnios e outros locais existem espaos destinados ao descarte de plstico. Esta uma atitude extremamente positiva e ecologicamente correta. Reciclagem de embalagens PET (politereftalato de etileno) Nas ltimas dcadas as indstrias, principalmente de bebidas e alimentos, esto substituindo as embalagens de vidro e latas pelas de plstico PET. Por serem mais resistentes e econmicas, o PET j est presente nas embalagens de sucos, guas, leos e refrigerantes. Quando comeou a ser usado, o PET no era reciclado e seu descarte na natureza provocava muita sujeira e poluio ambiental. Atualmente, a reciclagem de PET praticada em larga escala por cooperativas e empresas de reciclagem. O processo de reciclagem do PET passa pelas seguintes etapas: 1) As embalagens PET so lavadas e passam por um processo de prensagem; 2) Os fardos de PET so triturados, gerando os flocos; 3) Os flocos passam por um processo de extruso, gerando os gros; 4) Os gros so transformados em fios de polister ou outros produtos plsticos. Tipos de plsticos reciclveis - Garrafas PET - Potes Plsticos diversos - Tampas de embalagens - Sacos plsticos diversos - Canos de pvc - Para-choques de carros - Copos descartveis - Plsticos de brinquedos - Embalagens de produtos de limpeza

Compostagem
O que compostagem, reciclagem do lixo orgnico, adubo orgnico, meio ambiente e sade humana, usinas de compostagem

Adubo orgnico: resultado do processo de compostagem do lixo

O que compostagem Compostagem um processo de transformao de matria orgnica, encontrada no lixo, em adubo orgnico (composto orgnico). considerada uma espcie de reciclagem do lixo orgnico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas. A compostagem realizada com o uso dos prprios microorganismos presentes nos resduos, em condies ideais de temperatura, aerao e umidade. Importncia para o meio ambiente e sade das pessoas A compostagem, usada principalmente na zona rural, de extrema importncia para o meio ambiente e para a sade dos seres humanos. O lixo orgnico, muitas vezes, descartado em lixes, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Alm disso, o acmulo de resduos orgnicos a cu aberto favorece o desenvolvimento de bactrias, vermes e fungos que causam doenas nos seres humanos. Alm disso, favorece o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenas aos homens. Com a compostagem, alm de se evitar a poluio e gerar renda, faz com que a matria orgnica volte a ser usada de forma til. A coleta seletiva do lixo orgnico Para que ocorra a compostagem de forma adequada, necessrio que as pessoas realizem a coleta seletiva do lixo, encaminhando o lixo orgnico para usinas de compostagem e os resduos slidos para recicladores. A compostagem tambm pode ser realizada em casa, seguindo algumas orientaes tcnicas bsicas.
Sistema Descrio do Sistema

QUEM SOMOS
A Resiestrela, constituda a 21 de Julho de 2008, criada pelo Decreto-Lei n 128/2008, tornouse responsvel pela concesso do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorizao e Tratamento de Resduos Slidos Urbanos (RSUs) provenientes dos Municpios que integram o Sistema (Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilh, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundo, Guarda, Manteigas, Mda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso), concesso esta que esteve atribuda guas do Zzere e Ca desde Julho de 2003. O Sistema serve actualmente uma populao de 221.195 habitantes (abrangendo o total de 167.000 habitantes na recolha selectiva), que equivale a cerca de 2% da populao nacional, com uma rea de 6.160 Km2, que corresponde a cerca de 7% do territrio portugus.

O QUE FAZEMOS
A Resiestrela responsvel pela gesto do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorizao e Tratamento de Resduos Slidos Urbanos (RSUs) provenientes dos Municpios que integram o Sistema (Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilh, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundo, Guarda, Manteigas, Mda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso). Neste mbito, os resduos provenientes da recolha indiferenciada realizada em 14 Municpios, so alvo de valorizao orgnica ou, em alternativa, depositados no aterro sanitrio. Os resduos provenientes da recolha selectiva, oriundos apenas de 13 Municpios so triados e encaminhados para reciclagem. A actividade da empresa pode ser demonstrada pelos seguintes factos e indicadores: - Tratamento de RSU 74 408 t/ano (2009) - Recolha selectiva (2009) 4.389 toneladas; - Recolha selectiva (1. Semestre 2009) - Crescimento de cerca de 21% relativamente a igual perodo de 2008; - Efectua a recolha porta-a-porta de materiais reciclveis em zonas do Fundo, Guarda, Sabugal e Belmonte - Reforo da rede de ecopontos 625 (Rcios Resiestrela S.A. de 257 hab/ecoponto) (Objectivo Nacional 500 hab/ecoponto); - Efectua mais de 50 aces de sensibilizao anuais e recebe dezenas de visitas escolares nas instalaes. Todos os dias ns produzimos uma grande quantidade de resduos, muitos desses resduos podem ser reaproveitados, isto , reciclados. A reciclagem muito importante, pois permite:
Qual a Importncia da Reciclagem?

a reutilizao de vidro, papel e metal (do velho se faz novo Ciclo interminvel);
reduzir a quantidade de resduos a depositar em aterros ns produzimos muito resduos. Temos que ter uma atitude que permita reduzir essa quantidade

excessiva de resduos que causa graves problemas de poluio nos rios, nos oceanos, nos solos e o no ar;

diminuir o consumo de matrias-primas; diminuir o consumo de energia;


- O papel tem origem na celulose dos vegetais, nomeadamente o eucalipto, o pinheiro e a accia. Por cada tonelada de papel reciclada evita-se o abate de 20 rvores, economiza-se 71% de energia elctrica, 90% de gua e 74% de poluio do ar. - O plstico apresenta um tempo mdio de decomposio entre os 200 e os 500 anos (dependendo da sua constituio qumica). Acrescendo ainda o facto da grande maioria dos plsticos serem fabricados a partir do petrleo, que altamente txico e poluente, imperativa a aposta na sua reciclagem.

- Os metais so obtidos a partir dos elementos presentes na terra que fazem parte dos recursos no renovveis. O alumnio demora cerca de 500 anos para se decompor, sendo, por isso, necessria a sua reciclagem.

- O vidro fabricado a partir de areia, calcrio, soda custica e cacos de vidro. Por cada tonelada de vidro reciclado economiza-se cerca de1300 kg de areia, diminui-se a poluio atmosfrica e hdrica.

- As pilhas e acumuladores contm inmeros materiais txicos e perigosos que podem provocar poluio ao nvel dos solos e das guas subterrneas, podendo ainda provocar no homem doenas gravssimas, como o cancro. Como tal, ao reciclar as pilhas estamos a recuperar compostos qumicos que podem voltar a ser utilizados no fabrico de novos materiais.

O que so Ecopontos?

Os Ecopontos so contentores de cores diferentes que se destinam recolha sel ectiva de resduos slidos urbanos (RSU) para posterior reciclagem. Os ECOPONTOS so constitudos por 4 contentores de cores diferentes:

O ecoponto de cor azul designa-se por Papelo, O ecoponto de cor verde designa-se por Vidro, O ecoponto amarelo, por Embalo , O ecoponto vermelho, por Pilho.
O que so Ecocentros? Os Ecocentros so parques fechados, dotados de contentores de grande dimenso, onde os cidados podem ir depositar, alguns tipos de resduos, que pelas suas caractersticas ou dimenses, no podem ser depositados nos contentores da recolha normal. Podemos depositar desde, electrodomsticos velhos, mveis ou colches, pneus, entulhos de pequenas obras particulares e resduos de jardinagem (aparas de rvores, relva, folhas secas, etc...). Alm disso, podemos ainda levar ao Ecocentro, todo o tipo de resduos reciclveis, como o papel, carto, vidro, plsticos e metais.

Terras da Beira - 23/07/98 - Sociedade - Selagem continua a bom ritmo


23 jul. 1998 ... A selagem da Lixeira do Souto Alto, entre a Covilh e o Fundo, prossegue a bom ritmo e as cerca de cem toneladas de lixo por dia ...

23 Jul 98

Selagem continua a bom ritmo


Uma lixeira com toneladas de resduos slidos ao ar livre pode transformar-se, a logo prazo, num grande espao verde e de lazer. A selagem da Lixeira do Souto Alto, entre a Covilh e o Fundo, prossegue a bom ritmo e as cerca de cem toneladas de lixo por dia provenientes de seis concelhos esto a ser depositadas provisoriamente num alvolo. Falta agora resolver o problema da localizao do futuro aterro sanitrio e da central de compostagem da Cova da Beira que a Guarda dever integrar. Isto era mesmo uma lixeira, escandalosamente maltratada por todos ns. Antnio Dias Rocha, respectivamente presidente da Cmara de Belmonte e do conselho de administrao da Associao de Municpios da Cova da Beira, no se cansou de aludir s melhorias ambientais que as obras de selagem da lixeira do Souto Alto tm produzido. Do passado problemtico s j restam fotografias, como autarcas, tcnicos e jornalistas puderam verificar na ltima tera-feira. Agora, o monte de lixo que at h bem pouco tempo se avistava da via rpida que liga a Covilh ao Fundo est coberto por camadas de argila e plsticos que facilitam a drenagem das guas pluviais, devendo, a longo prazo, dar lugar a um grande espao verde e de lazer, como augura Dias Rocha. E enquanto prosseguem os trabalhos, o lixo tem vindo a ser depositado num alvolo provisrio, com uma capacidade de utilizao prevista de seis meses, onde as cerca de cem toneladas de resduos slidos urbanos produzidos por dia nos seis concelhos que integram este sistema so compactados. No entanto, Dias Rocha admite ser necessrio construir um novo alvolo, pois o problema da localizao do futuro aterro sanitrio e da central de compostagem da Cova da Beira ainda no est resolvido. que a proposta da Quinta dos Alverces - a alternativa mais vivel, segundo o presidente do conselho de administrao do sistema da Cova da Beira - ainda no foi aprovada pela Cmara Municipal da Covilh, uma indefinio que num futuro prximo poder pr em causa esta operao de selagem e de recuperao ambiental da lixeira. Este atraso ir criar graves problemas Associao dos Municpios da Cova da Beira. Englobando os concelhos da Covilh, Fundo,

Belmonte, Penamacor, Sabugal e Manteigas, o sistema abrange uma rea geogrfica com pouco mais de 122 mil habitantes e totaliza uma produo de resduos slidos urbanos de cerca de 35 mil toneladas por ano. No entanto, o aterro e a estao de compostagem, uma das cinco previstas para todo o pas, permitiro uma capacidade de tratamento superior quela produo, podendo receber 180 toneladas de lixo por dia durante 17 anos, o tempo de vida til do sistema. Nmeros que j chamaram a ateno da associao intermunicipal Ecoraia que, em Abril passado, solicitou a integrao dos dez concelhos do distrito da Guarda que a compem no sistema da Cova da Beira. Uma situao que ainda est dependente dos estudos tcnicos de viabilidade dessa integrao, nomeadamente a tonelagem e o tipo de lixo que cada municpio produz. Mas Dias Rocha v com bons olhos esse alargamento: A regio s uma, refere. O conceito de aterro sanitrio controlado est definido por lei. Enquanto nas lixeiras municipais no h vedao nem cobertura diria dos resduos, o sistema que obrigatoriamente lhes dever suceder at ao ano 2000 - como preconiza o Plano Estratgico dos Resduos Slidos Urbanos, lanado pelo Ministrio do Ambiente em Novembro de 96 - exige mais rigor. Primeiro, o aterro deve estar totalmente vedado e efectuar diariamente a cobertura dos resduos, bem como a drenagem dos lixiviantes. Alm disso, os fundos e as partes laterais devem ser impermeabilizadas, enquanto se preconiza o tratamento e a rejeio de lixiviantes e obriga drenagem do biogs. H, no entanto, uma outra caracterstica que muitos consideram a mais tranquilizadora, pois o funcionamento do aterro est dependente de um processo de seleco dos lixos que ali vo parar. Isto , o sistema s comporta tudo o que no possvel reciclar ou reutilizar e que mais facilmente poder ser transformado em fertilizantes e adubos. Neste caso, o aterro sanitrio e a estao de compostagem contam com um investimento de 2,7 milhes de contos, a financiar no mbito do Plano Operacional do Ambiente e dos oramentos municipais. Terras da Beira - 27/08/98 - Regio - Central de compostagem na ...
27 ago. 1998... da Cova da Beira ser construda na Quinta das Areias ... http://www.freipedro.pt/tb/270898/reg1.htm

Central de compostagem na Quinta das Areias


De uma quinta para outra. A central de compostagem do sistema intermunicipal da Cova da Beira ser construda na Quinta das Areias, no concelho do Fundo. O impasse da Quinta dos Alverces, que mereceu a oposio da Cmara da

Covilh, est finalmente ultrapassado. Em risco esteve um investimento de 2,7 milhes de contos. O lugar da Quinta das Areias, a cerca de dois quilmetros da lixeira do Souto Alto, foi o local escolhido pela Associao de Municpios da Cova da Beira para receber a central de compostagem daquele sistema de recolha e tratamento de resduos slidos urbanos. Esta soluo, apresentada ontem na Covilh, pe fim ao impasse criado pela Cmara daquela cidade que recentemente recusou licenciar a obra da central para a Quinta dos Alverces, a primeira escolha da associao intermunicipal situada junto ao rio Zzere, baseando-se num estudo tcnico, encomendado pela autarquia covilhanense, onde eram destacadas as potencialidades poluidoras daquela infraestrutura. Pressionada pelo tempo - e sobretudo pelas recomendaes governamentais deixadas por Ricardo Magalhes, secretrio de Estado dos Recursos Naturais, Elisa Ferreira, Ministra do Ambiente; e Jos Scrates, Ministro-Adjunto do Primeiro Ministro, aquando das suas recentes incurses pela Cova da Beira -, a associao intermunicipal, que engloba os concelhos da Covilh, Fundo, Belmonte, Penamacor, Sabugal e Manteigas, foi colocada entre a espada e a parede: ficaria sem um investimento de cerca de 2,7 milhes de contos se no apresentasse uma proposta alternativa at ao dia 1 de Setembro. que os governantes no se cansaram de chamar a ateno para a oportunidade nica proporcionada pela construo da central de compostagem, uma das cinco que iro existir no pas. A interveno, mais paternalista, de Scrates no deixava dvidas quanto importncia da deciso: A regio que tenha juzo, sentenciou, ao lembrar que o dinheiro custou muito a arranjar. Sistema com 17 anos de vida til O problema est ento resolvido. A central de compostagem vai para a Quinta das Areias, no concelho do Fundo. Recorde-se que este um elemento essencial ao funcionamento do sistema da Cova da Beira. Abrangendo uma rea geogrfica com pouco mais de 122 mil habitantes e uma produo total de resduos slidos urbanos de cerca de 35 mil toneladas por ano, o aterro e a estao de compostagem permitiro uma capacidade de tratamento superior quela produo, podendo receber 180 toneladas de lixo por dia durante 17 anos, o tempo de vida til do sistema. Nmeros que j chamaram a ateno da associao intermunicipal Ecoraia que, em Abril passado, solicitou a integrao dos dez concelhos do distrito da Guarda que a compem no sistema da Cova da Beira. Mas no meio da confuso, o processo de adeso da Ecoraia sofreu alguns percalos. O conceito de aterro sanitrio controlado est definido por lei. Enquanto nas lixeiras municipais no h vedao nem cobertura diria dos resduos, o sistema que obrigatoriamente lhes dever suceder at ao ano 2000 - como preconiza o Plano Estratgico dos Resduos Slidos Urbanos, lanado pelo Ministrio do Ambiente em Novembro de 96 - exige mais rigor. Primeiro, o aterro deve estar totalmente vedado e efectuar diariamente a cobertura dos resduos, bem como a drenagem dos lixiviantes. Alm disso, os fundos e as partes laterais devem ser impermeabilizadas, enquanto se preconiza o tratamento e a rejeio de lixiviantes e obriga drenagem do biogs. H, no entanto, uma outra caracterstica que muitos consideram a mais tranquilizadora, pois o funcionamento do aterro est dependente de um processo de seleco dos lixos que ali vo parar. Isto , o sistema s comporta tudo o que no possvel reciclar ou reutilizar e que mais facilmente poder ser transformado em fertilizantes e adubos. Neste caso, o

aterro sanitrio e a estao de compostagem contam com um investimento de 2,7 milhes de contos, a financiar no mbito do Plano Operacional do Ambiente e dos oramentos municipais. Terras da Beira - 08/04/99 - Regio - Aterro sanitrio a partir de ...
8 abr. 1999... localizado na Quinta das Areias entre a Covilh e o Fundo, ... os resduos continuam a ser depositados na lixeira do Souto Alto, ... http://www.freipedro.pt/tb/080499/reg2.htm

Aterro sanitrio a partir de Julho


No prximo ms de Julho entra em

funcionamento o Aterro Sanitrio da Associao de Municpios da Cova da Beira, localizado na Quinta das Areias entre a Covilh e o Fundo, perto da estrada nacional 18 no caminho para Peroviseu. A garantia foi dada pelos responsveis quintafeira passada durante uma breve visita tcnica ao local onde j foram executados os movimentos de terras e os aterros para o edifcio da Central de Compostagem, cuja construo se iniciou esta tera-feira. Por enquanto, os resduos continuam a ser depositados na lixeira do Souto Alto, que dever ser selada juntamente com mais uma dzia na regio. Com um investimento a rondar os dois milhes e 500 mil contos, e a criao directa entre 20 e 25 postos de trabalho, a Central de Compostagem dever ficar concluda em Outubro deste ano prevendo-

se que at Dezembro seja instalado o respectivo equipamento. Aquela estao de tratamento de Resduos Slidos Urbanos (RSU) entrar em pleno funcionamento em Maro de 2000 adiantou Jos Gomes, administrador delegado da Associao de Municpios. Dimensionada para funcionar oito horas por dia e com um prazo til de validade de 17 anos, a Central ter uma capacidade de 50 mil toneladas ano, de onde sairo perto de dez mil de composto orgnico destinado, provavelmente, para fins agrcolas. Tanto o investimento inicial como os valores de produo orgnica aumentaro com a mais que certa integrao da "EcoRaia" - que inclui os concelhos da Guarda, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Meda, Trancoso, Celorico da Beira e Fornos de Algodres no sistema da Cova da Beira, com os concelhos de Belmonte, Covilh, Fundo, Manteigas, Penamacor e Sabugal. As obras esto a ser projectadas, no todo, para dar resposta produo de RSU destes 14 concelhos, num total de cerca de 215 mil pessoas. Durante a visita, onde foram enaltecidas as vantagens econmicas e ambientais do projecto, Jos Gomes referiu-se ao papel fundamental, e decisivo, que os municpios e os prprios cidados tm em todo o processo de recolha selectiva de resduos. Para aquele responsvel, os primeiros tero que entrar no carreiro das regras destas coisas do ambiente e os segundos tero que ter conscincia desta necessidade afim de se cumprir com os objectivos. E porque preciso comear de baixo, a Associao de Municpios est a promover junto das escolas da regio um concurso de desenho e criao de uma mascote que serviro de base para a campanha de sensibilizao ambiental. A chamada recolha selectiva, que algumas cmaras esto j a pr em prtica, pode

custar mais mas tambm rentabiliza mais, lembra Jos Gomes acrescentando que o sistema da Cova da Beira entrar num circuito fechado, com regras para cumprir, que dever criar uma consciencializao natural nos cidados, uma vez que est em causa a melhoria na qualidade de vida das populaes da regio. Entretanto, daqui a menos de trs meses dever estar concludo o Plano Director de Resduos Slidos Urbanos da Associao, para o qual o Governo disponibilizou 10 mil contos. O documento servir de base de trabalho para definio de estratgias de aco, rentabilizao do prprio sistema, instalao de "eco-pontos" e, ainda, afixao das taxas que cada municpio suportar em funo das toneladas de resduos ali depositadas. Valores que os responsveis no arriscam em avanar antes da concluso do Plano Director e que tm motivado, recorde-se, alguma polmica com o municpio da Covilh, um dos concelhos que mais lixo produz. Carlos Pinto, autarca covilhanense, j veio a pblico criticar a AMCB por no ter ainda negociado uma taxa aceitvel com o consrcio HLC, que detm a explorao, e ameaa prescindir da nova central de compostagem para o depsito dos lixos.

Introduo
No mbito da disciplina de Cincias Naturais tnhamos de realizar um trabalho sobre a Reciclagem. Neste trabalho pretendemos evidenciar os aspectos mais importantes do tema. Optmos por este tema, por ser muito actual e de extrema importncia na preservao do Meio Ambiente.

Durante muito tempo, talvez toda a nossa vida e a dos que nos precederam, habitumo-nos a utilizar muitos objectos e deit-los fora. Este gesto tornou-se um hbito, o que significa que, na maior parte das vezes, o gesto de deitar fora assumido sem qualquer reflexo. Na origem desta realidade est a modificao dos nossos padres de vida. Por um lado, podemos dizer que o desenvolvimento e a produo em massa melhoraram a nossa qualidade de vida. Temos uma maior variedade de produtos nossa disposio. Mas, por outro lado, esta sociedade de consumo tem um lado negativo, que se traduz no consumo excessivo, consumismo e no desperdcio. Costumamos chamar lixo ao que deitamos fora, sem nos preocuparmos mais com o seu destino. Durante muito tempo, parecia no haver motivo para grandes preocupaes. Sobrava terreno para aterros, isto , locais onde se depositava o lixo controlado pensando que este se biodegradava rapidamente e se transformava em hmus. Com o decorrer dos anos, todas estas convices foram derrubadas. Nos aterros, a matria orgnica no se decompe como se pensava e o homem criou muitos materiais que a Natureza no tem capacidade para degradar. Os terrenos escasseiam volta das grandes cidades, onde a produo de resduos maior. As populaes resistem construo de novos aterros. Os terrenos esto mais caros e o transporte de resduos dispendioso. Estas so algumas razes imediatas pelas quais temos que mudar a nossa mentalidade e os nossos hbitos. Lixo aquilo que j no tem valor. O que ainda pode ser aproveitado no deve ser tratado como lixo. Na realidade, quase tudo o que faz parte dos resduos slidos urbanos pode ser aproveitado, como teremos oportunidade de ver. Para realizar este trabalho tivemos de recorrer a vrios livros, enciclopdias e Internet. E

solicitamos Ambiente.

informaes

ao

Ministrio

do

Ecoponto
O que so os Ecopontos ?

Os ecopontos so conjuntos de contentores para recolha selectiva de papel e carto, embalagens, vidro e pilhas. Esto localizados em pontos estratgicos como escolas, parques, piscinas, complexos desportivos, mercados e feiras. Os ecopontos so estruturas essenciais para a melhoria do nosso ambiente. Neles podemos depositar diferenciadamente diversos materiais, principalmente os de menor dimenso, que sero recuperados, reciclados ou valorizados atravs de novas tecnologias. Os ecopontos podem-se encontrar sobre a forma de contentores individualizados ou, ento, sob a forma de um nico contentor com funes mltiplas, encontrando-se normalmente bem sinalizados.

O que deve ser depositado ?


1Contentor Azul: papel e carto 2Contentor Verde: garrafas e embalagens de vidro 3Contentor Amarelo: embalagens de plstico, metal e carto complexo (embora em diversos sistemas as embalagens de carto complexo sejam colocadas no contentor de papel e carto)

O que no deve ser depositado ?

1- Papel e Carto: papis e cartes contaminados com outro tipo de materiais, como guardanapos e autocolantes; 2- Vidro: espelhos, lmpadas, cermicas, porcelanas, tampas de garrafa, acrlicos; 3- Plstico: embalagens contaminadas com outros materiais, borrachas, couro, seringas, carpetes.

A regra dos trs Rs


A regra dos trs Rs, REUTILIZAR, RECICLAR REDUZIR A reduo a primeira das formas de minorar os problemas da gesto de resduos. As indstrias devem desempenhar um papel importante da reduo. Atravs do design, da utilizao de novos materiais e da adopo de novos processos e tecnologias menos poluentes, possvel fabricar embalagens com menos peso, com menor dispndio de energia e de recursos naturais, sem perder a resistncia e a aptido para conservar os produtos. Outra tendncia a utilizao de produtos concentrados, que permite um menor consumo de materiais de embalagem. Os consumidores tambm devem contribuir para a reduo do peso e do volume dos resduos. Devem evitar consumos suprfluos e desperdcios, rejeitar excessos de embalagem e exprimir a sua opinio junto das autoridades, das indstrias e dos comerciantes para agirem em conformidade com si mesmos objectivos. REUTILIZAR que significa: REDUZIR,

H objectos que so concebidos para serem usados vrias vezes, em vez de serem deitados fora depois da primeira utilizao. A opo por produtos reutilizveis diminui a curto prazo a quantidade dos resduos domsticos que tm que ser eliminados, visto aps um certo nmero de viagens, estes se transformam em resduos. Alguns produtos tm embalagens reutilizveis. Outros so vendidos em recargas que permitem usar a mesma embalagem original vrias vezes. O consumidor deve ser atento e responsvel, o que significa que, perante cada hiptese de reutilizao, deve avaliar as vantagens e desvantagens para si e para o Meio Ambiente. RECICLAR Reciclar uma forma de valorizar um material que j foi utilizado, transformando-o noutro material til. A reciclagem um mtodo de diminuir a quantidade de resduos, poupando recursos naturais e energticos. Para que os materiais possam ser reciclados, necessrio que sejam recolhidos e transportados separadamente depositados, recolhidos e transportados. Para este efeito, os consumidores devem seguir as instrues da respectiva Cmara Municipal relativamente s recolhas selectivas. Os resduos orgnicos, que no nosso pas constituem a maior parcela dos resduos urbanos, podem ser transformados em composto, um correctivo orgnico til para a agricultura e jardinagem. Os papis e cartes podem ser aproveitados para produzir novos papis. Os resduos metlicos podem ser recuperados para fundio e fabrico de novas peas. As embalagens de vidro podem dar origem a novas embalagens. Os plsticos podem ser recuperados, fundidos e moldados de novo.

Papel
Est estabelecido que foi na China que se fabricou a primeira folha deita de pasta de papel. No primeiro sculo da era crist , Tsai Lun mandou bater conjuntamente farrapos de seda e cascas de amoreira, misturando-as em guas. Posteriormente, crivou as fibras separadas pelo batimento numa forma feita de finas lminas de bambu e entrelaadas, obtendo folhas de papel que eram postas a secar ao sol. As tecnologias de fabrico de papel tm sido objecto de inmeros esforos de investigao e de transformao, procurando-se uma maior eficincia e eficcia do processo de produo, bem como na qualidade do produto final. Embora exista uma variedade enorme de tipos de papel, que se fabricam das mais diversas maneiras, as bases do processo no se afastam do conceito clssico de Tsai Lun, comas suas quatro operaes: mistura de fibras vegetais em gua, drenagem, prensagem e secagem. A nossa civilizao tem levado a um progressivo aumento da procura de papel para utilizao, quer nos meios de comunicao, quer em embalagens. Este material tem condies para ser um produto aceitvel do ponto de vista ecolgico, visto que produzido a partir de uma matriaprima renovvel, sendo reciclvel e biodegradvel Torna-se, no entanto, necessrio salientar os impactes ambientais negativos da produo de papel, os quais so decorrentes da desflorestao (monoculturas de espcies mais rentveis e consequente diminuio da biodiversidade, eroso e exausto de solos, abaixamento do nvel fretico e secagem dos poos), da produo intensiva de pasta (poluio atmosfrica com emisses de cido sulfdrico e mercaptanos e

dixido de enxofre), e do papel (poluio dos aquferos com elevadas quantidades de produtos qumicos-biocidas, branqueadores pticos, correctores de humidade e de viscosidade, vernizes, etc. utilizados no processo). Por outro lado, o branqueamento da pasta de papel, no caso de ser feito com cloro (poluio dos aquferos com compostos organoclorados, dioxinas, de elevado grau de toxidade, bioacumulveis e persistentes), e a eliminao dos resduos originados na produo (produo de lamas com concentraes elevadssimas de produtos txicos resultantes de todo o processo e aumento de resduos decorrentes do consumo de produtos), tambm originam impactes no meio ambiente, quando no existem nas fbricas os adequados tratamentos de efluentes. Vivemos numa sociedade de consumo e desperdcio, em que o consumo uma consequncia da prosperidade, dando origem a sub-produtos e resduos considerados sem utilidade, o que faz realar a preocupao de reduzir, reutilizar e reciclar o grande volume de resduos slidos, quer domsticos quer industriais, de forma a permitir a sua reintroduo nos ciclos de mercado. Por outro lado, o desenvolvimento da indstria de papel e carto, as necessidades de matrias-primas, os sistemas de recolha de papis velhos e do seu tratamento apelam necessariamente a uma estreia colaborao entre produtores e consumidores, numa atmosfera de confiana e boa f. importante compreender que os resduos podem ser uma fonte de matria-prima que urge ser valorizada. No por acaso que um nmero cada vez maior de agentes econmicos empresas e indivduos) est consciente dos impactes no ambiente dos desperdcios e, consequentemente, dos custos acrescidos que estes impem s suas actividades quotidianas. essencial estabelecer regulamentaes e instrumentos econmicos para a utilizao de tecnologias menos poluentes por parte das indstrias, bem como incentivar a investigao e o design de forma a reduzir os desperdcios. Por outro lado, cada pessoa, no seu dia-a-dia, deve proceder a uma mudana de comportamentos, responsabilizando-se pelos seus actos e, consequentemente, facilitar e colaborar na poltica dos 3Rs. REDUZIR Os papis e cartes so um dos materiais mais vulgares, teis e abundantes. Mas isso no significa que devam ser consumidos e deitados fora de forma despreocupada. O

Anda mungkin juga menyukai