Anda di halaman 1dari 43

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 1/43

Curso CPA-10 Certificao ANBID

Mdulo 2 tica e Regulamentao

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 2/43

Mdulo 2 tica e Regulamentao


Este mdulo apresenta os princpios e regras de conduta que o profissional dever adotar e seguir no desempenho de suas atividades. O contedo deste mdulo se baseia nas definies do Instituto Brasileiro de Certificao de Profissionais Financeiros - IBCPF. Instituto Brasileiro de Certificao de Profissionais Financeiros IBCPF O Instituto Brasileiro de Certificao de Profissionais Financeiros uma entidade no governamental, sem fins lucrativos, de auto-regulao que se prope a elevar a qualidade e o padro de atuao da atividade do planejador financeiro pessoal. Ela a primeira entidade da Amrica Latina autorizada a emitir a certificao CFP - Certified Financial Planner.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 3/43

Captulo 1 Princpios ticos


Os princpios do Cdigo de tica do IBCPF mostram as responsabilidades que o profissional tem em relao ao pblico, clientes, colegas e empregadores.

Estes princpios se aplicam a todos e lhes proporcionam orientao no desempenho de seus servios profissionais. Os clientes tm a expectativa de se relacionar com um profissional que lhe proporcione confiana, transparncia e segurana no decorrer do processo de investimentos. As instituies financeiras esperam que o profissional seja competente e eficiente em seus servios profissionais e que ele possa agregar resultados positivos para as elas. Com isso, possvel proporcionar a confiana dos clientes e a credibilidade no mercado.

O profissional precisa se comportar de acordo com os princpios ticos e as regras de conduta para evitar situaes comprometedoras para ele, para os clientes ou para as instituies.

Princpios Os princpios expressam a postura tica e profissional esperada e constituem as bases de conduta e carter. Regras As regras determinam e clarificam os padres ticos contidos nos princpios de conduta.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 4/43

O Cdigo de tica do Instituto Brasileiro de Certificao de Profissionais Financeiros apresenta os princpios relacionados : Integridade Objetividade Competncia Confidencialidade Profissionalismo entre outros

Princpio da Integridade Um profissional deve oferecer e proporcionar servios profissionais com integridade e deve ser considerado por seus clientes como merecedor de total confiana. A principal fonte desta confiana a integridade pessoal do profissional. Ao decidir o que correto e justo, um profissional deve atuar com integridade como condio essencial. Integridade pressupe honestidade e sinceridade que no devem estar subordinadas a ganhos e vantagens pessoais. Dentro do princpio da integridade, pode haver uma certa condescendncia em relao ao erro inocente e diferena legtima de opinio; mas a integridade no pode coexistir com o dolo ou subordinao dos prprios princpios. A integridade requer que um profissional observe no apenas o contedo, mas tambm, e fundamentalmente, o esprito deste Cdigo.

Regras do princpio da integridade: Regra 1 - Influncia dos clientes atravs de comunicaes ou propagandas falsas ou enganosas, criao de expectativas falsas e emisso de opinies envolvendo a instituio quando no existe autoridade para tal.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 5/43

Regra 2 - Envolvimento em condutas que impliquem desonestidade, fraude, dolo ou declaraes falsas ou, ainda, conscientemente fazer uma declarao falsa ou enganosa a um cliente, empregador, empregado, colega profissional, corporao, representante governamental ou qualquer pessoa ou entidade.

Regra 3 - Responsabilidades em relao aos recursos e bens dos clientes.

Comunicaes ou propagandas:

propagandas falsas ou enganosas: no deve ser feita qualquer comunicao falsa ou enganosa sobre o tamanho, escopo ou reas de competncia do profissional, ou de qualquer organizao com a qual esteja associado;

atividades promocionais: no dever ser feita qualquer comunicao materialmente falsa ou enganosa ao pblico, nem ser criadas expectativas injustificadas em relao s questes relacionadas ao planejamento financeiro ou a atividades e competncias do profissional. Como atividades promocionais podem ser listadas: palestras, entrevistas, livros, publicaes impressas, seminrios, programas de rdio e televiso, videocassete, CDROM, DVD e Internet; e representao de autoridade: o profissional no dever passar a impresso de estar representando as opinies da diretoria da instituio ou de qualquer outra, a menos que esteja autorizado a faz-lo. As opinies pessoais devem ser claramente identificadas como tais.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 6/43

Responsabilidades em relao aos recursos e bens dos clientes: ao exercer a custdia ou a administrao discricionria de recursos ou bens do cliente, o profissional deve agir apenas de acordo com os poderes estabelecidos no instrumento jurdico (mandato, fideicomisso, testamento etc.); o profissional deve identificar e manter registros completos de todos os recursos e outros ativos do cliente sob sua administrao discricionria; aps receber os recursos ou os ativos na qualidade de representante do cliente, o profissional dever imediatamente entreg-los ao cliente ou ao terceiro que esteja formalmente autorizado pelo cliente para receber. Dever ainda prestar um relato completo desses recursos ou ativos, alm de manter um controle individualizado dos recursos de seus clientes que se encontram sob sua orientao. Fideicomisso Disposio testamentria pela qual o testador institui dois ou mais herdeiros ou legatrios, impondo a um (ou alguns) deles a obrigao de, por sua morte, transmitir ao(s) outro(s), a certo tempo ou sob certa condio, a herana ou o legado; substituio fideicomissria.

Princpio da Objetividade Um profissional deve ser objetivo na prestao de servios profissionais aos clientes. Objetividade requer honestidade intelectual e imparcialidade. Trata-se de uma qualidade essencial a qualquer profissional. Independente do servio particular prestado ou da competncia com que um profissional trabalhe, esse deve proteger a integridade do seu trabalho, manter sua objetividade e evitar que a subordinao de seu julgamento viole este Cdigo.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 7/43

Regras do princpio da Objetividade Regra 1 - o profissional dever exercer um julgamento profissional razovel, conservador e prudente ao prestar servios ao cliente;

Regra 2 - um especialista em planejamento financeiro deve agir de acordo com o interesse do cliente, eximindo-se de julgamentos pessoais infundados ou vantagens em seu prprio benefcio.

Princpio da Competncia Um profissional deve prestar servios aos clientes de maneira competente e manter os conhecimentos e habilidades necessrios para continuar a faz-lo nas reas em que estiver envolvido. S competente aquele que atinge e mantm um nvel adequado de conhecimento e habilidade, aplicando-os na prestao de servios aos clientes. Competncia inclui, tambm, a sabedoria para reconhecer as suas limitaes e as situaes em que a consulta a, ou o encaminhamento para, um outro profissional for apropriada. Um profissional, em virtude de ter conquistado uma certificao, considerado qualificado para praticar planejamento financeiro. Entretanto, alm de assimilar o conhecimento bsico exigido e de adquirir a necessria experincia para a certificao, ele deve firmar um compromisso de continuao de aprendizagem e aperfeioamento profissional.

Regras do princpio da Competncia O profissional dever manter-se sempre atualizado e informado sobre mudanas e desenvolvimentos no campo em que atua, tentando ampliar ao mximo seus conhecimentos e capacitao tcnica, buscando melhorar sua competncia profissional, alm de atender aos exames de certificao obrigatrios ao

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 8/43

desempenho de suas funes. muito importante que, atravs de cursos de especializao, constante leitura de revistas, jornais e artigos especializados em livros, o profissional mantenha-se acima do conhecimento tcnico e informativo da maioria de seus clientes. O profissional somente dever aconselhar o cliente em campos e assuntos em que se sentir totalmente preparado. Se houver dvidas quanto ao domnio de determinados assuntos e detalhes, outro profissional mais qualificado dever ser procurado ou indicado para o aconselhamento.

Princpio da Confidencialidade Um profissional no deve revelar nenhuma informao confidencial do cliente sem o seu consentimento especfico, exceto em resposta a qualquer procedimento judicial, inclusive, mas no limitado a, defender-se contra acusaes de m prtica de sua parte e/ou em relao a uma disputa civil entre o profissional e o cliente. Um cliente, ao buscar os servios de um profissional, pode estar interessado em criar um relacionamento de confiana pessoal com ele. Este tipo de relacionamento s pode ser criado com base no entendimento de que as informaes fornecidas ao profissional e/ou outras informaes so confidenciais. Para prestar os servios eficientemente e proteger a privacidade do cliente, o profissional deve salvaguardar a confidencialidade das informaes e o escopo de seu relacionamento com os clientes finais.

Regra geral do princpio da confidencialidade: O profissional no dever revelar, ou usar em seu prprio benefcio, sem o consentimento do cliente, qualquer informao identificvel concernente ao cliente, ao relacionamento ou a seus negcios.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 9/43

Quando houver a necessidade da utilizao das informaes, necessrio medir a exposio dessas informaes. O uso de informaes do cliente considerado imprprio em qualquer situao, independente do dano resultante, ou seja, mesmo que no haja dano.

Princpio do Profissionalismo A conduta de um profissional em todas as questes deve refletir zelo e crena na profisso. Devido importncia dos servios profissionais prestados, h responsabilidades concomitantes de comportamento digno e corts em relao a todos aqueles que usam seus servios, aos profissionais colegas, e queles de profisses relacionadas. Um profissional tambm tem a obrigao de cooperar com outros profissionais para melhorar a qualidade dos servios e manter a imagem pblica da profisso. Somente atravs dos esforos combinados de todos os profissionais, esse objetivo ser alcanado.

O profissional dever:

Agir de acordo com regras e regulamentos.

Demonstrar respeito por outros profissionais de planejamento financeiro e relacionar-se harmoniosamente com outros grupos de profissionais, envolvendo-se em prticas competitivas justas.

Em todas as atividades, agir dentro das leis, regras e regulamentos.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 10/43

No se envolver em nenhuma conduta que reflita de maneira adversa em sua integridade ou na profisso.

No praticar servios profissionais, nem se oferecer para prest-los, sem que esteja qualificado e habilitado para tal.

Devolver todos os registros originais do cliente com presteza ou logo aps sua solicitao.

Outros princpios Probidade O profissional financeiro deve realizar os servios profissionais de maneira ntegra e justa para os clientes, diretores, scios e empregadores. Ele deve elucidar os conflitos de interesses surgidos durante ou em razo da prestao dos servios e procurar equilibr-los. Diligncia O profissional financeiro deve garantir a prestao de servios em prazos que estejam de acordo com o tempo necessrio para a sua execuo. Isso requer um planejamento coerente e superviso. Conhecimento do cliente O profissional financeiro deve conhecer os clientes e suas necessidades. Ele precisa documentar e confirmar a verdadeira identidade dos clientes com quem mantenha qualquer tipo de relao profissional. Tambm necessrio: documentar e confirmar qualquer informao adicional sobre os clientes;

tomar todas as medidas necessrias para evitar que sejam realizadas operaes com pessoas ou entidades cuja identidade no se possa

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 11/43

confirmar, cujas informaes sejam de difcil obteno, falsas, contenham incoerncia significativa que impea a sua verificao ou no possam ser retificadas.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 12/43

Captulo 2 - Cdigos de AutoRegulao da ANBID


Cdigo de Auto-Regulao da ANBID para a Indstria de fundos Princpios Gerais Regras de auto-regulao que devem ser observadas pelas instituies participantes*:

desempenhar suas atribuies buscando atender aos objetivos de investimento dos Fundos de Investimento, bem como a promoo e divulgao de informaes sobre os mesmos de forma transparente, visando sempre o fcil e correto entendimento por parte dos investidores; cumprir todas as suas obrigaes, devendo empregar, no exerccio de sua atividade, o cuidado que toda pessoa prudente e diligente costuma dispensar administrao de seus prprios negcios, respondendo por quaisquer infraes ou irregularidades que venham a ser cometidas sob sua gesto; evitar prticas que possam ferir a relao fiduciria mantida com os cotistas dos Fundos de Investimento; evitar prticas que possam vir a prejudicar a indstria de fundos de investimento e seus participantes, especialmente no que tange aos deveres e direitos relacionados s atribuies especficas de cada uma das Instituies Participantes, estabelecidas em contratos, regulamentos e na legislao vigente. *captulo II, artigo 6 do Cdigo de Auto-Regulao da ANBID para a Indstria de Fundos Fiduciria - O que dependente de confiana.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 13/43

Prospectos Ao ingressar em um fundo de investimento, o investidor deve ser informado, atravs de prospectos atualizados, do regulamento dos Fundos de Investimento. O Prospecto facultativo para os fundos de investidores qualificados. Os Prospectos dos Fundos de Investimento devero conter as principais caractersticas dos Fundos em questo, como :

polticas de investimento; riscos envolvidos; direitos e responsabilidades dos quotistas.

Os prospectos devem conter informaes obrigatrias (*) e relevantes: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. Informaes obrigatrias * Objetivo de investimento * Poltica de investimento * Fatores de risco * Gerenciamento de riscos Pblico-alvo * Regras de movimentao * Poltica de distribuio de resultados * Taxas * Breve histrico do administrador e do gestor Regras de tributao do Fundo de Investimento * Atendimento ao quotista *

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 14/43

Informaes obrigatrias 2) Base legal

*OBRIGATRIO*

1) Denominao do Fundo de Investimento 3) Prestadores de Servios a. Administrador b. Gestor c. Custodiante d. Distribuidor e. responsvel pelos servios de registro escritural de quotas f. auditor houver. g. Peridico destinado s publicaes do Fundo de Investimento, se

Objetivo de investimento *OBRIGATRIO* Descrio dos objetivos de investimento do Fundo de Investimento, mencionando, quando for o caso, metas e parmetros de desempenho. O administrador poder, tambm, indicar a categoria ou tipo do Fundo de Investimento.

Poltica de investimento *OBRIGATRIO* Descrio da maneira como o Fundo de Investimento pretende atingir o seu objetivo de investimento, identificando as principais estratgias tcnicas ou prticas de investimento utilizadas, os tipos de ttulos e valores mobilirios nos quais o Fundo de Investimento pode investir (incluindo derivativos e suas finalidades), polticas de seleo e alocao de ativos; e, quando for o caso, polticas de concentrao. Definio, tambm, das faixas de alocao de ativos e limites de concentrao e dos limites de alavancagem, quando for o caso.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 15/43

Fatores de risco Indicao de todo e qualquer fato relativo ao Fundo de Investimento que possa, de alguma forma, afetar a deciso do potencial investidor no que diz respeito aquisio das quotas do Fundo de Investimento. Ao indicar os fatores de risco, deve-se destacar:

Risco de Mercado: principais fatores de risco que possam afetar preo ou retorno dos ativos integrantes da carteira do Fundo de Investimento, assim como as principais condicionantes desses fatores de risco;

Risco de Crdito: possveis riscos do emissor e da contraparte das operaes realizadas pelo Fundo de Investimento;

Risco de Liquidez: condies de liquidez dos mercados e seus efeitos sobre os ativos componentes da carteira do Fundo de Investimento e as condies de solvncia do Fundo de Investimento;

Risco Proveniente do Uso de Derivativos: riscos associados ao uso de derivativos e, quando for o caso, a possibilidade de verificao de patrimnio lquido negativo para o Fundo de Investimento. Nessa hiptese dever ser utilizado o aviso correspondente na capa do Prospecto;

Riscos Especficos: outros riscos que possam afetar a performance do Fundo de Investimento, quando existirem.

Gerenciamento de riscos Descrio do sistema de gerenciamento de risco utilizado para o Fundo de Investimento.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 16/43

Pblico-alvo *OBRIGATRIO* Identificao do cliente ao qual o Fundo de Investimento se destina, ou seja, elucidao das necessidades do investidor que o Fundo de Investimento visa atender.

Regras de movimentao *OBRIGATRIO* Indicao das carncias e procedimentos de aplicao e resgate; e dos locais onde o quotista poder obter as informaes referentes a valores de movimentao.

Poltica de distribuio de resultados Prazos e condies de pagamento.

Taxas *OBRIGATRIO* Valores da remunerao do administrador, especificando a taxa fixa de administrao, a taxa de performance (quando for o caso), as taxas de ingresso e sada, se houver, destacando a forma de apropriao e pagamento.

Atendimento ao quotista *OBRIGATRIO* Indicao de onde o investidor poder obter o regulamento, o histrico de performance, eventuais informaes adicionais ou fazer reclamaes e sugestes.

Na capa dos prospectos dos Fundos de Investimentos administrados pelas Instituies Participantes, que sejam elaborados em conformidade com todos os requisitos estabelecidos no Cdigo de Auto Regulamentao, devero ser impressos o Selo ANBID e a data do Prospecto.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 17/43

Dever ser impresso com destaque na capa, na contracapa ou na primeira pgina do Prospecto, aviso com o seguinte teor: Este prospecto foi preparado com as informaes necessrias ao atendimento das disposies do cdigo de auto-regulao da ANBID para a indstria de fundos de investimento, bem como s normas emanadas do Banco Central do Brasil/da Comisso de Valores Mobilirios (conforme o caso). A autorizao para funcionamento e/ou venda das quotas deste fundo de investimento no implica, por parte do Banco Central do Brasil/da Comisso de Valores Imobilirios (conforme o caso) e da ANBID, garantia de veracidade das informaes prestadas ou julgamento sobre a qualidade do fundo, de seu administrador e demais instituies prestadoras de servios.

Quando for o caso, de acordo com o nvel de exposio a risco de cada Fundo de Investimento, tambm dever, obrigatoriamente, ser impresso com destaque, na capa, na contracapa ou na primeira pgina do Prospecto, um dos seguintes avisos ou avisos semelhantes que expressem o mesmo teor: Este fundo de investimento utiliza estratgias com derivativos como parte integrante de sua poltica de investimento. Tais estratgias, da forma como so adotadas, podem resultar em perdas patrimoniais para seus quotistas. Este fundo de investimento utiliza estratgias com derivativos como parte integrante de sua poltica de investimento. Tais estratgias, da forma como so adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus quotistas. Este fundo de investimento utiliza estratgias com derivativos como parte integrante da sua poltica de investimento. Tais estratgias, da forma como so adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus quotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a conseqente obrigao do quotista de aportar recursos adicionais.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 18/43

Devero ser ainda impressos com destaque na capa, na contracapa ou na primeira pgina do Prospecto, os seguintes avisos ou avisos semelhantes com o mesmo teor: O investimento do fundo de investimento de que trata este prospecto apresenta riscos para o investidor ainda que o gestor da carteira mantenha sistema de gerenciamento de riscos, no h garantia de completa eliminao da possibilidade de perdas para o fundo de investimento e para o investidor. O fundo de investimento de que trata este prospecto no conta com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de crditos FGC. A rentabilidade obtida no passado no representa garantia de rentabilidade futura. As informaes contidas nesse prospecto esto em consonncia com o regulamento do fundo de investimento, porm no o substitui. recomendada a leitura cuidadosa tanto deste prospecto quanto do regulamento, com especial ateno para as clusulas relativas ao objetivo e poltica de investimento do fundo de investimento, bem como s disposies do prospecto que tratam dos fatores de risco a que este est exposto.

Marcao a mercado Marcao a Mercado - MaM - consiste em registrar todos os ativos, para efeito de valorizao e clculo de cotas dos fundos de investimento, pelos preos transacionados no mercado em casos de ativos lquidos ou, quando este preo no observvel, pela melhor estimativa de preo que o ativo teria em uma eventual transao feita no mercado. Captulo V, artigo XXII do Cdigo de Auto-Regulao da ANBID para a Indstria de Fundos de Investimento.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 19/43

A Marcao a Mercado tem como objetivo evitar a transferncia de riqueza entre os diversos cotistas dos fundos. Alm disto, a MaM d maior transparncia aos riscos embutidos nas posies, uma vez que as oscilaes de mercado dos preos dos ativos ou dos fatores determinantes destes estaro refletidas nas cotas, melhorando assim a comparabilidade entre as suas performances.

Princpios recomendados pela ANBID para a Marcao a Mercado: I. Abrangncia: Todos os ativos devem ser marcados a mercado; II.Freqncia: A MaM deve ter como freqncia mnima a periodicidade de divulgao das cotas; III.Comprometimento: A instituio deve estar comprometida em garantir que os preos dos ativos reflitam os preos de mercado e, na impossibilidade de observao destes, despender seus melhores esforos para estimar quais seriam os preos de mercado dos ativos pelos quais estes seriam efetivamente negociados;

IV.Equidade: O critrio preponderante do processo de escolha de metodologias, fontes de dados e/ou qualquer outra deciso de MaM deve ser o de evitar transferncia de riqueza entre os cotistas;

V.Melhores Prticas: O processo e a metodologia de MaM devem seguir as melhores prticas do mercado; V.Melhores Prticas: O processo e a metodologia de MaM devem seguir as melhores prticas do mercado;

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 20/43

VI.Formalismo: A instituio administradora deve ter um processo formalizado de MaM. Para tal, a metodologia de MaM deve ser formalizada em manual e a instituio deve ter uma rea ou pessoa responsvel pela qualidade do processo e metodologias;

VII.Separao de Funes: A rea ou pessoa responsvel pelo MaM no pode ser responsvel pela gesto de fundos; VIII.Objetividade: As informaes de preos de ativos e/ou fatores a serem utilizados no processo de MaM devem ser preferencialmente obtidas de fontes externas independentes; IX.Consistncia: O mesmo ativo no pode ter preos diferentes, salvo quando a MaM ficar a cargo de instituio contratada especificamente para o exerccio desta funo; e X.Transparncia: Os princpios das metodologias de marcao devem ser pblicos, ou seja, o manual ou uma verso simplificada que atendam aos padres da ANBID preservando assim os modelos proprietrios - deve estar disponvel aos clientes e Associao.

Quando uma instituio seguir os princpios recomendados pela ANBID para a Marcao a Mercado, seus prospectos e material de marketing poder conter o texto: "(nome da instituio) segue os princpios bsicos de Marcao a Mercado recomendados pela ANBID".

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 21/43

A utilizao deste texto obriga a instituio a: I. Introduo de clusula especfica, nos contratos com as empresas de prestao de servio de auditoria independente, prevendo que estas empresas atestaro em seus pareceres a observncia, pelos fundos administrados pela instituio, dos Princpios Bsicos de Marcao a Mercado recomendados pela ANBID; II. Registro dos contratos com as empresas de auditoria na Associao, bem como dos pareceres das auditorias; e III. Comprometimento em prestar informaes ANBID, sempre que os testes realizados pela rea tcnica da Associao indicarem discrepncia do desempenho de seus fundos em relao ao conjunto da indstria ou quando a Associao receber denncia de que a Instituio no est seguindo os Princpios Bsicos.

A prestao de informaes no exime a instituio participante das demais penalidades previstas pela ANBID.

O Conselho de Auto-Regulao da Indstria de Fundos de Investimento poder, paulatinamente, deliberar sobre os procedimentos obrigatrios de MaM para cada um dos fatores de risco contidos nos ativos das carteiras dos fundos de investimento. - Artigo XXVI do Cdigo de Auto-Regulao da ANBID para a Indstria de Fundos de Investimento.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 22/43

Publicidade e divulgao de material tcnico

A divulgao da rentabilidade dos Fundos de Investimento deve: ter prazo mnimo de 1 (um) ms calendrio (perodos menores so vedados); ser acompanhada da rentabilidade auferida pelos mesmos nos 12 (doze) meses anteriores; e ser acompanhada do valor da mdia aritmtica da soma do seu patrimnio lquido apurado no ltimo dia til de cada ms, nos 12 (doze) meses anteriores.

Caso os Fundos de Investimento tenham sido constitudos h menos de 12 (doze) meses, a divulgao de suas rentabilidades dever ser acompanhada das rentabilidades auferidas e do valor da mdia mensal do seu patrimnio lquido no perodo de existncia desses Fundos de Investimento (sendo o valor de tal mdia calculado com base na mdia aritmtica da soma do seu patrimnio lquido apurado no ltimo dia til de cada ms), devendo constar do material de divulgao os seguintes dizeres: "PARA AVALIAO DA PERFORMANCE DO FUNDO DE INVESTIMENTO, RECOMENDVEL UMA ANLISE DE PERODO DE, NO MNIMO, 12 (DOZE) MESES."

Publicidade e divulgao de material tcnico de fundos de investimento A divulgao de comparaes entre Fundos de Investimento devem ser acompanhadas de seus parmetros de performance (ou desempenho), os benchmarks, quando estes parmetros existirem para os fundos em questo. Todos os referenciais comparativos de fundos de investimento devem ser compatveis com as polticas de investimento e com os prazos de carncia para resgate de cotas.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 23/43

O parmetro de performance utilizado deve ser mantido durante a existncia do Fundo de Investimento, exceto quando tenha havido uma significativa transformao na sua poltica de investimento, quando o tratamento dever ser o mesmo dado aos novos fundos, ou seja, sem histrico de performance e/ou patrimnio lquido obtido anteriormente mudana.

A divulgao de comparativos de rentabilidade entre fundos de investimento de administradores distintos s poder ser feita se referenciados em histrico de performance de, no mnimo, 12 (doze) meses, observando-se que: qualquer material comparativo dever se enquadrar nas regras do Cdigo de AutoRegulao; podero ser utilizados os rankings divulgados por fontes pblicas de relevante expresso, devendo ser referidos seus nomes e data de elaborao; os quadros comparativos do desempenho dos Fundos de Investimento, alm do mencionado no item anterior, devero ter sua metodologia e parmetros explicados.

A divulgao de simulaes de resultados de Fundos deve ser acompanhada de esclarecimentos ao mercado, destacando tratar-se de SIMULAO, sendo vedada a combinao com resultados reais.

Incorporao, fuso e ciso de fundos de investimento No caso de incorporao, a divulgao da rentabilidade, patrimnio lquido, comparaes ou simulaes, deve ser feita como se fosse novo. No entanto, o Fundo incorporador, poder divulgar a sua rentabilidade histrica anteriormente incorporao, se o patrimnio lquido do incorporado for equivalente a at 2 (duas) vezes o valor do seu patrimnio lquido anterior incorporao, de forma destacada.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 24/43

No caso de fuso, se o Fundo resultante mantiver a poltica de investimento de um dos Fundos de Investimento fundidos, poder ser divulgada, aps o processo, a rentabilidade histrica do Fundo fundido com a mesma poltica de investimento do Fundo resultante, desde que o patrimnio lquido deste seja equivalente a, no mnimo, 1/3 (um tero) do patrimnio lquido do Fundo de Investimento resultante e seja informada, de forma destacada, a data da fuso. Em caso contrrio, a divulgao deve ser feita como se o mesmo fosse novo.

Em se tratando de ciso, se a poltica de investimento do resultante for idntica a do cindido, poder ser divulgada a rentabilidade do ltimo, desde que seja indicada com destaque, a data da ciso. Em caso contrrio, a divulgao deve ser feita como se o mesmo fosse novo.

Todo material de divulgao deve possuir o texto: FUNDOS DE INVESTIMENTO NO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR DO FUNDO, DO GESTOR DA CARTEIRA, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU, AINDA, DO FUNDO GARANTIDOR DE CRDITOS FGV. A RENTABILIDADE OBTIDA NO PASSADO NO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AO INVESTIDOR RECOMENDADA A LEITURA CUIDADOSA DO PROSPECTO E O REGULAMENTO DO FUNDO DE INVESTIMENTO AO APLICAR SEUS RECURSOS.

Selo ANBID O selo ANBID consiste em uma marca que diferencia as instituies e indica quais preenchem os requisitos estabelecidos pelo seu Cdigo de Auto-Regulao.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 25/43

O selo ANBID deve ser impresso na capa, contracapa ou primeira pgina do prospecto, com o o texto: "ESTE PROSPECTO FOI PREPARADO COM AS INFORMAES NECESSRIAS AO ATENDIMENTO DAS DISPOSIES DO CDIGO DE AUTO-REGULAO DA ANBID PARA A INDSTRIA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO, BEM COMO S NORMAS EMANADAS DO BANCO CENTRAL DO BRASIL. A AUTORIZAO PARA FUNCIONAMENTO E/OU VENDA DAS QUOTAS DESTE FUNDO DE INVESTIMENTO NO IMPLICA, POR PARTE DO BANCO CENTRAL DO BRASIL E DA ANBID, GARANTIA DE VERACIDADE DAS INFORMAES PRESTADAS OU JULGAMENTO SOBRE A QUALIDADE DO FUNDO, DE SEU ADMINISTRADOR E DEMAIS INSTITUIES PRESTADORAS DE SERVIOS."

Sobre o selo ANBID... o a instituio pode perder o direito temporrio de utilizao. o pode ser utilizado por qualquer associado ANBID. o somente pode ser utilizado se a instituio realizar a marcao a mercado. o no pode ser utilizado em fundos de renda varivel. Ateno: A Deliberao 31 da ANBID de 05/05/2007 altera as Diretrizes para Publicidade de Fundos de Investimento. A partir desta deliberao, o selo ANBID passa a ser obrigatrio em anncios em jornais e revistas, prtica j adotada na maioria das publicidades relativas aos fundos na mdia impressa. Cdigo de Auto-Regulao para o Programa de Certificao Continuada Programa de Certificao Continuada

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 26/43

O Cdigo de Auto-Regulao para o Programa de Certificao Continuada tem como objetivo: Estabelecer princpios e normas que devero ser observados na certificao de profissionais do mercado financeiro e de capitais, estabelecendo regras de conduta com a finalidade de elevar o nvel de capacitao tcnica e promover a concorrncia leal e a adoo de prticas eqitativas entre os profissionais e as instituies. O Programa de Certificao Continuada obrigatrio para todas as instituies participantes da ANBID assim como aquelas que, mesmo no afiliadas, tenham expressamente aderido atravs da celebrao do Termo de Adeso. O respeito a este Cdigo no exime o cumprimento da legislao em vigor, especialmente das normas aplicveis ao mercado financeiro e de capitais. Qualquer alterao na legislao ser automaticamente incorporada ao Cdigo.

Programas de certificao: Certificao Profissional Anbid - Srie 10 (CPA - 10) Destinado aos profissionais alocados em agncias bancrias que tm contato direto - presencial ou a distncia - com os clientes dessas agncias na comercializao de produtos de investimento. Certificao Profissional Anbid - Srie 20 (CPA - 20) Destinado aos profissionais do mercado de capitais que tm contato direto presencial ou a distncia - na comercializao de produtos de investimento para os Investidores Qualificados e que no estejam alocados em agncias bancrias.

Cdigo de Auto-Regulao para o Programa de Certificao Continuada

Conceito de lavagem de dinheiro

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 27/43

a converso de dinheiro ilcito em aparentemente lcito, ou seja, dinheiro originariamente ilcito e que passa a integrar a economia formal. A caracterizao do crime se d atravs de algum dos seguintes crimes antecedentes: Narcotrfico Terrorismo Contrabando ou trfico de armas Extorso mediante seqestro Contra a administrao pblica Contra o Sistema Financeiro Nacional Praticado por organizao criminosa Praticado por particular contra a administrao pblica estrangeira

Atividades profissionais que podem tambm ser utilizadas como fontes de lavagem de dinheiro: casas de cmbio promotores de venda e compra de imveis compra e venda de jias pedras ou metais preciosos obras de arte antiguidades cassinos casas de jogos

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 28/43

Captulo 3 - Preveno contra a lavagem de dinheiro

Clientes / Investidores

Aes preventivas A instituio financeira dever: manter informaes cadastrais atualizadas sobre os clientes, de acordo com a Resoluo 2025 do CMN; verificar a compatibilidade entre a movimentao de recursos, a atividade econmica e a capacidade financeira do cliente; registrar as operaes com ativos que podem ser transformados em dinheiro; comunicar ao Banco Central as operaes cujo valor seja maior ou igual a R$ 100.000 ou que, independente do valor, apresentem indcios de lavagem de dinheiro - carta-circular 3098 do BACEN.

Conhea seu cliente O profissional deve assegurar que se possa estabelecer a correta e verdadeira identidade de cada cliente, determinar seu tipo de atividade profissional, conhecer seu carter e idoneidade, atravs de relacionamentos comerciais presentes e passados, ou outras informaes a que se tenha acesso (comportamentos e fatos). Desta forma, o profissional ter maior facilidade para oferecer operaes mais adequadas ao perfil do cliente e satisfazer a suas necessidades.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 29/43

O conhecimento do cliente envolve visitas, reunies, solicitao de documentos, consultas, pesquisas, referncias e anlise de suas atividades. Todo cuidado dever ser tomado para que no se realizem operaes com pessoas cuja identidade no se possa confirmar, quando as informaes forem de difcil obteno, confirmao, falsas ou incoerentes. Tambm devem ser tomados cuidados especiais quando da abertura de contas por procuradores ou contas em nome de menores, em que no se consegue ter muitos dados a respeito da pessoa responsvel ou titular.

Conforme a natureza dos servios a serem prestados, o profissional dever realizar uma averiguao adequada para conhecer o cliente. Essa averiguao poder ser feita pelo prprio profissional ou por outras pessoas/entidades de sua confiana.

A Resoluo 2.025 do C.M.N o normativo que trata da manuteno e movimentao de contas de depsitos. Ela relata a obrigatoriedade da identificao completa do cliente, da identificao dos responsveis pela abertura da conta, da manuteno de cpia dos documentos de identificao e do carto de autgrafos. H, tambm, a necessidade da existncia de um diretor responsvel pela abertura das contas.

Documentao exigida para a abertura de conta para pessoas jurdicas: Contrato Social e Alteraes. Ata de Eleio da Diretoria ou Instrumento de Nomeao dos Administradores. RG, CPF e Comprovante de Residncia dos Administradores. Instrumento de Procurao se houver. RG, CPF e Comprovante de Residncia dos Procuradores, se houver. Carto do CNPJ.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 30/43

Documentao exigida para a abertura de conta para pessoas fsicas: RG e CPF. Comprovante de Residncia. O artigo 12 da Lei 9.613/98 prev as sanes que se aplicam aos administradores e empregados de instituies financeiras.

Sanes previstas: Advertncia; Multa pecuniria varivel; Inabilitao temporria, pelo prazo de at dez anos, para o cargo de administrador de pessoa jurdica; Cassao de autorizao para operao ou funcionamento.

Operaes suspeitas Caracterizao No relacionamento do dia-a-dia ou atravs da conta corrente, vrios tipos de operaes e atitudes podem ser consideradas suspeitas: no relacionamento do dia-a-dia ou atravs da conta corrente nas operaes com moeda estrangeira situaes relacionadas a funcionrios das instituies financeiras

No relacionamento do dia-a-dia ou atravs da conta corrente: prtica de aumento de depsitos que so transferidos logo em seguida, fracionados ou no; depsitos de grandes quantias em caixa automtico; troca de grande quantidade de notas em moeda nacional ou estrangeira de pequeno valor por notas de grande valor;

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 31/43

utilizao de vrias contas para fracionar grandes quantias; operaes estranhas e/ou movimentao de recursos incompatvel com a atividade e/ou patrimnio do cliente; freqentes trocas de moeda estrangeiras, sem justificativa; compras de cheques de viagem, cheques administrativos ou ordens de pagamento em grande quantidade, independentemente dos valores envolvidos, sem propsito claro;

recebimento ou envio de dinheiro do/para o exterior, atravs de uma conta previamente inativa; depsitos em que apaream notas falsas; operaes de intermedirios (procuradores, ou outros) que ocultem a identidade dos titulares; dados incoerentes ou falsos na abertura da conta corrente; fornecimento de informaes de difcil ou onerosa verificao; relutncia em fornecer dados na abertura e manuteno da conta corrente; o cliente nunca comparece ao banco e evita contato pessoal; uso de caixas noturnos para o depsito de grandes quantias; grandes movimentaes em contas inativas ou de pouca utilizao; grande utilizao de cofres de aluguel; transaes que envolvem clientes no residentes; no-aceitao de vantagens: limites, dbitos automticos etc; pagamento de crdito problemtico sem explicao para a origem dos recursos; freqentes solicitaes de aumentos de linhas de crdito, sem causa aparente; abertura de conta em agncias localizadas em aeroportos, rodovirias, portos internacionais ou pontos de atrao turstica, salvo se por proprietrio, scio ou empregado de empresa regularmente instalada nestes locais;

abertura de conta mediante apresentao de documentos de identificao emitidos em regio fronteiria, ou por pessoa residente, domiciliada ou que tenha atividade econmica em pases fronteirios;

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 32/43

tentativa de induzir os profissionais do banco a no manter em arquivo relatrios sobre operaes.

Nas operaes com moeda estrangeira: transferncias ou ordens de pagamento, em dinheiro, do/para o exterior; negociao com ouro por pessoas no tradicionais no ramo; recebimento ou envio de dinheiro de/para parasos fiscais; depsitos, emprstimos, transferncias originadas de/para reas conhecidas pelo narcotrfico; solicitao de operaes estranhas ou indevidas para negociao com moeda estrangeira; pagamentos antecipados de importao e exportao, por empresa no tradicional ou cuja avaliao financeira seja incompatvel com o montante negociado; garantias fornecidas por entidade estrangeira, no relacionada ao ramo de atividade do cliente; transferncias unilaterais freqentes ou de valores elevados, especialmente a ttulo de doao.

Situaes relacionadas a funcionrios das instituies financeiras:

alterao inusitada nos padres de vida e de comportamento do empregado ou representante; modificao inusitada no resultado operacional do empregado ou representante.

Obrigatoriedade de Comunicao

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 33/43

As instituies financeiras devero ter, no mnimo, os seguintes documentos guardados e mantidos disposio do Banco Central pelo prazo de cinco anos:

tipo da operao e seu valor em reais; data da operao; nmero do CPF ou CNPJ do titular.

Deve ser considerado o conjunto de movimentaes financeiras ativas e passivas realizadas no pas, como, por exemplo:

depsitos de qualquer espcie; colocao de ttulos de emisso prpria ou de quotas de fundos de investimento; venda de metais preciosos; venda de cheques administrativos ou de viagem; ordens de pagamento; pagamento ou amortizaes antecipadas de emprstimos.

As ocorrncias de operaes suspeitas devero ser comunicadas ao Banco Central do Brasil, atravs do SISBACEN (transao especfica a ser divulgada), at o dia til subseqente ao da sua realizao. Enquanto a transao especfica do SISBACEN no for divulgada, a ocorrncia dever ser encaminhada ao Departamento de Fiscalizao (DEFIS) via transao PMSG 750 desse sistema.

Em relao s operaes que envolvam transferncias internacionais, bem como as relacionadas a pagamentos e recebimentos em decorrncia da utilizao de carto de crdito de validade internacional, devem ser observados os procedimentos de

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 34/43

registro no SISBACEN e de envio de informaes ao Banco Central do Brasil, estabelecidos nas normas cambiais em vigor.

As comunicaes ao Banco Central do Brasil ou aos departamentos internos de cada Instituio Financeira devero ser feitas sem o conhecimento do cliente ou de terceiros. Mesmo se houver uma solicitao, por parte das autoridades, de documentos e fatos sobre um cliente com operaes suspeitas, o cliente ou terceiros no devero ser informados.

Responsabilidades administrativas Nem sempre possvel saber se a suspeita tem fundamento. Nos casos em que no h fatos que provem ou mesmo depois que as anlises e as investigaes comprovarem no se tratar efetivamente de lavagem de dinheiro, a lei determina que estas comunicaes de boa-f no acarretaro responsabilidade civil e administrativa instituio, dirigentes e funcionrios responsveis por elas.

Tipificao O processo de lavagem de dinheiro pode ser representado pelas fases:

1.Colocao: Entrada do dinheiro no mercado financeiro, mediante depsitos, transferncias etc. a primeira fase que caracteriza uma operao de lavagem de dinheiro, quando pequenas somas depositadas, inferiores a R$ 10 mil (valores maiores podem exigir o controle da origem) que, somadas, transformam-se em grandes quantias, que so trocadas por instrumentos financeiros negociveis. 2.Ocultao ou superposio de transaes: Realizao de vrias transaes com o propsito de dificultar a identificao da origem do dinheiro. Nesta segunda fase,

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 35/43

aquelas quantias so utilizadas para dar origem a transaes financeiras relativamente complexas e de difcil rastreamento. 3.Integrao: Terceira fase, onde o dinheiro j voltou ao mercado formal, tornandose muito difcil distinguir operaes de lavagem de dinheiro de operaes normais. Exemplos: aquisio de aes, imveis e jias, emprstimos, gerao de lucros falsos, operaes que fiquem documentadas, at mesmo com o pagamento de impostos, etc. A primeira fase a mais importante, pois atravs dela pode-se detectar a inteno de lavagem de dinheiro.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 36/43

Responsabilidades e co-responsabilidades Os crimes de lavagem de dinheiro previstos na Lei 9.613/98 somente podem existir se o cliente tem a inteno de pratic-los (dolo). Se a Instituio Financeira tem o conhecimento dessa inteno, dever comunicar os dados da operao suspeita ao Banco Central. A no comunicao ou o no cumprimento dos prazos para a mesma acarreta severas responsabilidades que vo da advertncia, multa pecuniria, inabilitao temporria at a cassao da autorizao para operao ou funcionamento. Respondero como co-autores de crime de falsidade o gerente e o administrador da Instituio Financeira ou assemelhadas que concorrerem para que seja aberta conta ou movimentado recurso sob nome falso, de pessoa fsica ou jurdica inexistente, de pessoa jurdica liquidada de fato e sem representao regular (Lei 8.383/91, Art.64).

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 37/43

Captulo 4 - tica na venda


Responsabilidades administrativas Venda casada Por questes lgicas e de convenincia, as instituies financeiras procuram obter sempre o maior lucro possvel no relacionamento com seus clientes, quer seja atravs da cobrana de juros, taxas, tarifas, cartes de crdito, cestas de servios, entre outros, quando da apresentao de seus produtos. Se o cliente estiver realmente convencido das suas vantagens, nada de antitico se poder entender. No entanto, o profissional deve tomar o maior cuidado para que, com o intuito de angariar maiores benefcios para a instituio, no venha a praticar a chamada venda casada, ilegal, antitica e considerada como prtica abusiva pelo Cdigo de Defesa do consumidor (art.39) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econmica (CADE). A venda casada se caracteriza pela prtica de condicionar a venda de um produto aquisio de outro, por presso ou coao, restringindo a liberdade de compra do cliente, sem proporcionar-lhe qualquer benefcio na aquisio vinculada. Caracteriza-se tambm pela prtica velada da cobrana de juros mais elevados em uma operao de financiamento de interesse do cliente, com a promessa de um seguro supostamente grtis, por exemplo. Nos casos em que o tipo de operao implicar na contratao de outra por fora da legislao - o cliente tem o direito de escolher livremente a instituio com a qual contratar a operao adicional (Resoluo 2.878/BACEN, art.17, pargrafo 2.).

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 38/43

Restries do Investidor fundamental conhecer o cliente para que se possa ofertar um produto de acordo com as suas necessidades. Alguns fatores como idade, conhecimento do produto e prazo para a sua realizao, alm do grau de averso ao risco, devem ser observados.

De acordo com a faixa etria, deve-se observar aspectos especficos:

Pessoas at 30 anos, com maior acesso ao mercado de trabalho e que esto comeando a formar o seu patrimnio, tendem para investimentos mais arriscados, com maiores possibilidades de altos ganhos ou perdas. No ltimo caso, tm a seu favor maior tempo para recuperao. Pessoas entre 30 a 40 anos, muitas vezes detentoras j de algum patrimnio, procuram manter suas aplicaes equilibradas entre investimentos de risco e investimentos mais seguros, estes liquidveis a qualquer momento, de maneira a terem chance para aproveitar os bons investimentos que se apresentarem. Pessoas entre 40 e 50 anos, presumivelmente com patrimnio j consolidado e com a preocupao de garantirem seu atual padro de vida, devero ter a maior parcela de seus investimentos direcionada segurana e liquidez. Aqueles que tenham disponibilidade do montante por prazo longo podero aplicar quantias limitadas em investimentos de risco. Pessoas acima de 50 anos tm como principal preocupao a segurana do seu patrimnio financeiro, por estarem prximas aposentadoria. Provavelmente, no arriscaro em investimentos onde haja possibilidades de perda, dada exigidade de tempo hbil para a recuperao.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 39/43

Recomenda-se a no apresentao de todas as caractersticas de produtos mais sofisticados a pessoas com menor grau de instruo ou pouco familiarizadas com o mercado financeiro, para evitar-se aumentar o grau de desconfiana e desconforto do cliente, j que suas economias tendero a aplicao em produtos de segurana mxima com ganhos prefixados e conhecidos, como poupana, renda fixa etc. Pessoas com um grau maior de instruo e/ou familiarizadas com o mercado financeiro e com horizonte mais amplos iro requerer muito preparo do profissional, devido necessidade de maiores detalhes quanto a caractersticas dos investimentos mais arriscados e suas possibilidades de ganho/perda. O cliente deve receber o maior nmero possvel de informaes para que ele possa conhecer todas as restries, vantagens, riscos e tarifas envolvidas em relao ao investimento escolhido. Isso ajuda a evitar frustraes e a manter a confiana do cliente. importante identificar o que representa um determinado investimento para um investidor. Deve-se investigar, por exemplo, que perda seria suportvel pelo investidor ou quanto de seu patrimnio a aplicao representa. O objetivo do investimento e o prazo esperado para retorno devem estar bem claros.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 40/43

Exerccios de fixao

1) Quando um profissional reconhece as suas limitaes em relao a determinado assunto e encaminha o cliente a outro profissional, sua atitude considerada: a. Antitica, mencionada no cdigo. b. tica, e se encontra no cdigo no item competncia. c. Antitica, independentemente de sua meno no cdigo. d. tica, porm no recomendada.

2) Que princpio retratado na seguinte frase: "Saber prestar servios aos clientes de forma eficiente, mantendo os necessrios conhecimentos e habilidades para continuar a faz-lo nas reas em que estiver envolvido"? a. Probidade b. Competncia c. Confidencialidade d. Objetividade

3) Documentar e confirmar as caractersticas dos indivduos com os quais possui qualquer tipo de relao profissional so atividades relacionadas a que princpio? a. Probidade b. Confidencialidade c. Conhecimento do Cliente d. Profissionalismo

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 41/43

4) Qual o principal objetivo da marcao a mercado? a. Controlar a valorizao excessiva de um fundo de investimento a tal ponto que possa torn-lo como um indexador de mercado, prejudicando assim a economia e servindo como base para aumento da inflao. b. No permitir a desvalorizao das cotas do fundo de investimento em relao ao IPC (ndice de Preos ao Consumidor). c. Equiparar o desempenho de um determinado Fundo de Investimento aos principais benchmarks (indicadores) do mercado. d. Evitar a transferncia de riqueza entre os diversos cotistas dos fundos.

5) Forma de preveno lavagem de dinheiro: a. manuteno das informaes cadastrais atualizadas sobre clientes (Resoluo no 2.025 do CMN). b. verificao da compatibilidade entre movimentao de recursos, atividade econmica e capacidade financeira do cliente; c. existncia de sistemas de controles internos adequados para identificar ilcitos da espcie; d. todas esto corretas.

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 42/43

6) A Instruo CVM no 301 trata da identificao, cadastro, registro, operaes, comunicao, limites e a responsabilidade administrativa de que trata a Lei no 9.613. Para clientes pessoas fsicas, que informaes devero estar presentes no cadastro? a. Natureza e nmero do documento de identificao, nome do rgo expedidor e data de expedio e nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF/MF). b. Nome completo, sexo, data de nascimento, naturalidade, nacionalidade, estado civil, filiao e nome do cnjuge ou companheiro. c. Endereo completo (logradouro, complemento, bairro, cidade, unidade da federao e CEP), nmero de telefone, ocupao profissional e informaes acerca dos rendimentos e da situao patrimonial. d. Todas as anteriores.

7) Trata da identificao, cadastro, registro, operaes, comunicao, limites e a responsabilidade administrativa de que cuida a legislao que caracteriza o crime de lavagem de dinheiro: a. Lei no 9.613 b. Resoluo no 2.554 c. Instruo CVM no 301 d. Circular no 2.852

8) O crime de lavagem ou ocultao ou dissimulao de natureza, origem, localizao, disposio, movimentao ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de crimes relacionados caracterizado pela: a. Lei no 9.613 b. Resoluo no 2.554 c. Instruo CVM no 301 d. Circular no 2.852

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

1998-2007 ZW|NET e Fbrica de Cursos Todos os direitos reservados.

Pg: 43/43

9) O que define a lavagem de dinheiro: a. Dinheiro originrio do ilcito e que passa a integrar a economia formal, como dinheiro lcito ou a converso do capital ilcito em capital aparentemente lcito. b. Qualquer transao proveniente de crime, inclusive a sonegao fiscal, onde o capital adquirido ilicitamente torna-se lcito em trs fases: colocao, ocultao e integrao. c. Qualquer transao proveniente de crime, inclusive a sonegao fiscal, onde o capital adquirido ilicitamente torna-se lcito, atravs de vrias sobreposies objetivando a no localizao da origem do capital. d. Todas as alternativas esto corretas. 10) Onde se enquadra a venda casada? a. Lei da Lavagem de Dinheiro. b. Resoluo no 2.554. c. Cdigo de Defesa do Consumidor. d. Carta Circular no 3.098 BACEN.

Gabarito dos exerccios de fixao do mdulo 2 do curso CPA-10: 1 B / 2 B / 3 C / 4 D / 5 D / 6 D / 7 C / 8 A / 9 A / 0 C

www.zwnet.com.br

www.fabricadecursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai