Anda di halaman 1dari 6

A Internet

> A Internet considerada das maiores invenes criadas que revolucionou o mundo dos computadores e das comunicaes. Com a Internet, j no necessitamos do telgrafo, telefone, rdio ou televiso pois com um computador com acesso World Wide Web podemos usufruir, de uma vez s e ao mesmo tempo, do que as outras invenes nos proporcionam. > A primeira grande aplicao da Internet foi o correio electrnico que nos permite a comunicao com vrias pessoas de forma rpida e simples sem necessitarmos ter que escrever mo ou de utilizar o telgrafo. > Outra grande aplicao da Internet a Web. Na Web faz-se marketing, negcios, educa-se, aprende-se, v-se televiso e cinema, etc.

A Internet
Evoluo ao longo dos tempos
A evoluo da Internet envolveu quatro aspectos distintos: > a evoluo tecnolgica para conseguirmos aceder Internet; > aspectos operacionais e gerncias de uma infraestrutura operacional complexa e global; > o aspecto social, pois necessrio uma larga comunidade de internautas para a criar e desenvolver; > o aspecto de comercializao, pois a Internet teve que se tornar disponvel e utilizvel para uma grande percentagem de utilizadores de computador. > Hoje, a Internet uma larga infra-estrutura global de informao. A sua influncia atinge a sociedade, na medida em que passamos a operar em comunidade, adquirimos informao e at podemos fazer comrcio electrnico.

Futuro da Internet
Em 1995, a Internet era utilizada por universitrios ou profissionais ligados Informtica. Mas a partir de 1999, a Internet invadiu os lares das sociedades desenvolvidas e criou a sociedade em rede que formada por estudantes e profissionais de vrias reas econmicas. O grande desafio da Internet, porm, expandir esta sociedade populao rural de pases subdesenvolvidos, que ainda no possuem infra-estruturas necessrias para a conexo Internet, pois lucraro imenso se as desenvolverem devido riqueza de informaes e facilidade de comunicao da Internet. O maior desenvolvimento que se procura tornar real na World Wide Web a integrao da voz em websites e aplicaes Internet que dar incio a uma nova era de comunicao muito mais simples de utilizar.

Guia de utilizao da Internet


> No se deve dar a conhecer dados de carcter pessoal a estranhos, a pessoas em quem no confie, como por exemplo, o nmero do carto de crdito, dados financeiros e o endereo de correio electrnico. > Os pais devem controlar a actividade dos seus filhos na Internet, para que no seja uma grande ameaa sua prpria segurana. > As pessoas em linha nem sempre so o que parecem, por isso devemos ter a certeza de quem est do outro lado quem pensamos antes de marcar um encontro ao vivo. > No responder a mensagens agressivas ou obscenas que lhe causem incmodo. > Nem tudo que lemos verdadeiro. Deve-se duvidar do que demasiado perfeito para ser real.

Para proteger a nossa rede devemos


> Instalar e configurar sistemas de segurana, como por exemplo: antivrus, firewall e anti-adware/spyware. > Criar passwords que protejam a nossa rede de intrusos. > Actualizar constantemente os nossos sistemas. > Evitar a instalao de contedos no seguros. > No visitar sites de elevado risco. > Entre outros

Riscos da Internet

Big Brother is watching you


> Enquanto um navegador est on-line, est a ser vigiado por dezenas de olhos que esto a acumular informaes sobre os seus interesses e a definir o seu perfil para depois ser vendido a empresas comerciais. > Dos vrios riscos da Internet , os dois mais importantes so: o roubo dos nmeros e do prazo de validade dos cartes de crdito e os vrus de vrios tipos que podem ser transmitidos de diversas formas. > H vrias tcnicas utilizadas para prevenir estes riscos mas as proteces destinam-se apenas a tornar mais difcil os especialistas nestes riscos a conseguiram alcanar os seus objectivos ou a parar aqueles sem grande experincia.

Anda mungkin juga menyukai