Anda di halaman 1dari 4

AQUECIMENTO GLOBAL

O QUE O AQUECIMENTO GLOBAL?


Aquecimento global o aumento da temperatura mdia dos oceanos e do ar perto da superfcie da Terra que ocorre desde meados do sculo XX e que dever continuar no sculo XXI. Segundo o Quarto Relatrio de Avaliao do Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (2007), a temperatura na superfcie terrestre aumentou 0,74 0,18 C durante o sculo XX. A maior parte do aumento de temperatura observado desde meados do sculo XX foi causada por concentraes crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de atividades humanas como a queima de combustveis fsseis e a desflorestao. O escurecimento global, uma consequncia do aumento das concentraes de aerossois atmosfricos que bloqueiam parte da radiao solar antes que esta atinja a superfcie da Terra, mascarou parcialmente os efeitos do aquecimento induzido pelos gases de efeito de estufa. Modelos climticos referenciados pelo IPCC projetam que as temperaturas globais de superfcie provavelmente aumentaro no intervalo entre 1,1 e 6,4 C entre 1990 e 2100. A variao dos valores reflete o uso de diferentes cenrios de futura emisso de gases estufa e resultados de modelos com diferenas na sensibilidade climtica. Apesar de a maioria dos estudos ter seu foco no perodo at o ano 2100, espera-se que o aquecimento e o aumento no nvel do mar continuem por mais de um milnio, mesmo que as concentraes de gases estufa se estabilizem. Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alteraes, incluindo aumento no nvel do mar, mudanas em padres de precipitao resultando em enchentes e secas.Espera-se que o aquecimento seja mais intenso no rtico, e estaria associado ao recuo das geleiras, permafrost e gelo marinho. Outros efeitos provveis incluem alteraes na frequncia e intensidade de eventos meteorolgicos extremos, extino de espcies e variaes na produo agrcola. O aquecimento e as suas consequncias variaro de regio para regio, apesar da natureza destas variaes regionais ser incerta. Outra ocorrncia global concomitante com o aquecimento global que j se verifica e que se prev continuar no futuro, a acidificao ocenica, que tambm resultado do aumento contemporneo da concentrao de dixido de carbono atmosfrico. O consenso cientfico que o aquecimento global antropognico est a acontecer.Porm, o debate pblico e poltico sobre o aquecimento global continua. O Protocolo de Quioto visa a estabilizao da concentrao de gases de efeito estufa para evitar uma "interferncia antropognica perigosa. Em Novembro de 2009 eram 187 os estados que assinaram e ratificaram o protocolo.

O QUE CAUSA NA NOSSA SADE


H mais de 50 anos tm sido relatados os efeitos da poluio do ar na sade. So bastante conhecidos os episdios decorrentes da elevao aguda na concentrao de poluentes ocorridos no Vale do Meuse (Blgica, 1930), em Donora (Pensilvnia, 1948) e em Londres, 1952, responsveis por milhares de internaes e bitos por doenas respiratrias e cardiovasculares. Estes fatos chamaram a ateno do mundo, estimularam a realizao de milhares de estudos e induziram os pases a adotarem leis ambientais cada vez mais protetivas, mas ainda insuficientes. Os estudos epidemiolgicos e experimentais realizados tm comprovado, demaneira consistente, que a poluio do ar aumenta o risco de doenas e de mortalidade por doenas cardiovasculares, respiratrias e por cncer de pulmo. Nosso organismo desenvolveu, ao longo de um processo de evoluo de milhes de anos, um sofisticado e eficiente mecanismo de defesa contra as doenas infecciosas e outras agresses do meio, possibilitando que chegssemos at quase meados do sculo passado sem o uso de antibiticos, vacinas e outros medicamentos e procedimentos. claro, porm, que tal processo deu-se custa de elevada mortalidade, que foi responsvel pela seleo da espcie. Entretanto, no desenvolvemos mecanismos para nos defender dos efeitos gerados a partir da Revoluo Industrial (gases, poeiras e radiaes), processo recente (250 anos) na evoluo da espcie. Nosso organismo reage a estas agresses freqentemente de maneira parecida a como faz com relao s infeces, muitas vezes levando leses em vez da cura. Ao lado dos efeitos diretos na sade humana, cientistas tm procurado chamar a ateno para os efeitos dos poluentes no meio ambiente e da degradao ambiental, como a reduo das reas verdes provocada pela atividade humana. Mas as previses e estudos eram considerados por muitos como catastrofistas, havendo grande resistncia por parte dos pases mais poluidores a enfrentar o problema apontado. A recente divulgao do relatrio do Painel Intergovernamental sobre Mudana Climtica (IPCC)3, constitudo em 1988 pela Organizao Meteorolgica Mundial (WMO) e pelo Programa Ambiental das Naes Unidas (UNEP), rgos vinculados ONU, conseguiu chamar a ateno de governantes e de grande parte da populao para as conseqncias danosas da ao do homem ao meio ambiente. Mesmo os Estados Unidos da Amrica do Norte, que vm se recusando a assinar o Protocolo de Kyoto, no puderam ficar alheios e contestar as concluses. O relatrio divulgado em Paris demonstrou de maneira consistente que as alteraes na atmosfera com o aumento da concentrao dos gases de efeito estufa (que sempre existiram e ajudam a manter a temperatura da terra estvel e no muito fria, pois absorvem parte da radiao solar) e o aumento da radiao solar (decorrente da reduo da camada de oznio na estratosfera, provocada pela

emisso de clorofluorcabonos (CFCs) que, sob ao da luz ultravioleta do sol, libera cloro que reage e elimina o oznio) so responsveis pelo ritmo do aquecimento global observado. As previses apontam que at o final deste sculo a temperatura da Terra poder aumentar em at quatro graus, com repercusses globais como as decorrentes da elevao mdia do nvel do mar em at 60 cm, devido ao derretimento do gelo das calotas polares, caso os nveis de emisso de gases no sejam drasticamente reduzidos. O Relatrio apresenta tambm dados sobre a concentrao de gases de efeito estufa nos ltimos dez mil anos, demonstrando que seu aumento relevante teve incio a partir de 1750, com importante incremento nos ltimos 50 anos. A concentrao de dixido de carbono (CO2), o mais importante dos gases de efeito estufa gerado pela atividade do homem (outros so o metano, xidos nitrosos, oznio) passou de 280 ppm (partes por milho), na era pr-industrial, para 379 ppm, em 2005, com aumento exponencial nas ltimas dcadas. A taxa de crescimento de CO2 nos ltimos dez anos (1995-2005) foi de 1,9 ppm/ano, contra 1,4 ppm/ano no perodo de 1960-2005. Elevao semelhante foi observada para os xidos nitrosos e o metano, todos relacionados queima de combustveis fsseis (derivados do petrleo, carvo) e de biomassa (queimadas de cana-de-acar e de florestas). Os dados comprovam tambm que com o aumento das concentraes dos gases de efeito estufa (assim chamados por absorverem radiao solar e aumentarem o aquecimento na superfcie da Terra a troposfera), verifica-se um correspondente e concomitante aumento da temperatura, da velocidade de derretimento das geleiras polares e da elevao do nvel do mar. Ao mesmo tempo em que este processo ocorre, a eliminao de reas verdes e a reduo de fitoplncton nos oceanos pela ao da radiao ultravioleta que atinge a superfcie da Terra em maior quantidade devido reduo da camada de oznio, reduzem a capacidade de extrao de CO2, contribuindo assim para favorecer ainda mais o aquecimento. Em sntese, a ao do homem tem levado poluio do ar; destrudo a camada de oznio da estratosfera, que desempenha a funo de reduzir a quantidade de radiao solar que atinge a superfcie da Terra (troposfera); provocado o aumento das concentraes de gases de efeito estufa (CO2, O3, metano, NOx) na troposfera, absorvendo maior quantidade de radiao solar e retendo calor; e tem reduzido a capacidade de captao de CO2 pela eliminao de reas verdes e degradao da flora dos oceanos, levando assim s alteraes climticas como o aquecendo global, alteraes pluviomtricas, secas, aumentado a freqncia de catstrofes, alm dos efeitos diretos na sade. Estimativas4 atuais atribuem cerca de 800 mil bitos poluio do ar ambiental, 1,6 milho poluio do ar no interior dos domiclios e 154 mil bitos s alteraes climticas; so cerca de 2,5 milhes de mortes evitveis a cada ano e que, ao se manter os nveis atuais de emisses e destruio da natureza, tendem a aumentar.

O Brasil, embora no esteja entre os principais poluidores e emissores de gases de efeito estufa, tambm precisa tomar medidas drsticas que contribuam para reduzir a degradao do meio ambiente. Ampliar a rede de transportes coletivos, sobretudos nas regies metropolitanas, desestimulando as emisses veiculares, eliminar as injustificadas queimadas de cana-de-acar e de florestas, fruto da ganncia e da busca do lucro fcil, e ampliar o j bem-sucedido esforo no desenvolvimento e uso de fontes no poluentes ou menos poluentes, como o biodiesel e lcool, so medidas possveis de serem implantadas a curto prazo e, assim, contribuir para a preservao da sade e da vida em nosso Planeta.

Anda mungkin juga menyukai