Anda di halaman 1dari 31

Tpico: Oxidao de Compostos Orgnicos.

ndice

1. Oxidao de Hidrocarbonetos 1.1. Alcanos. 1.2. Hidrocarbonetos aromticos. 1.3. Alcenos.

2. Oxidao de Alcois 2.1. Reagentes de Crmio. 2.2. Oxidao via sais de alquilsulfnio. 2.3. Reagentes de Mangans. 2.4. Outros metais. 2.5. Reagentes no metlicos. 2.6. Oxidao a cidos carboxlicos ou steres.

3. Oxidao de Cetonas 3.1. Cetonas ,-insaturadas. 3.2. -hidrxi-cetonas. 3.3. Oxidao de Bayer-Villiger.

Para fins prticos, o termo oxidao se resulta, em geral, em adio de oxignio ao substrato (como a epoxidao de um alceno), a remoo de hidrognio (como na converso de um lcool a aldedo ou cetona), ou a remoo de um eltron.

1. Oxidao de Hidrocarbonetos

1.1. Alcanos Sob condies vigorosas, agentes oxidantes como cido crmico e permanganato atacam alcanos, mas a reao apresenta uma pequena aplicao sinttica, pois freqentemente resulta em baixos rendimentos e misturas complexas. A oxidao controlada de grupos saturados CH3, CH2 e CH noativados no incomum na natureza sob a influncia de enzimas oxidantes, mas existem muito poucos mtodos efetivos que podem ser controlados em laboratrio. A oxidao de um hidrocarboneto saturado como cicloexano ou adamantano pode ser realizada por oxidao seletiva utilizando-se perxido de hidrognio ou peroxiacidos em combinao com catalisadores (cidos fortes ou metais de transio). Por exemplo, a oxidao do cicloexano resulta principalmente no ster 1 utilizando um oxidante e cido trifluoroactico (6.1). Condies mais drsticas so evitadas uma vez que resultam em misturas de produtos indesejveis.

A biohidroxilao menos comum do que outros mtodos, mas tem sido muito utilizada devido ao seu sucesso em termos de rendimento e seletividade. Como exemplo, a oxidao da N-benzil-2-pirrolidona utilizando a enzima Sphingomonas sp. HXN-200 em um tampo de fosfato resulta em alta rgio- e enantiosseletividade na hidroxilao (6.2).

1.2. Hidrocarbonetos Aromticos Na ausncia de grupos substituintes ativantes como hidroxila ou amino, o anel benzeno atacado por agentes oxidantes como cido crmico ou permanganato. Grupos alquil ligados ao anel so atacados e degradados com a formao de derivados de cido benzico (6.3). Este um mtodo muito utilizado na preparao de cidos acrboxlicos. Quando a cadeia carbnica maior que o grupo metila o ataque dado no carbono benzlico, com a etapa determinante da velocidade de reao dada pela clivagem da ligao C-H do

carbono benzlico. Isto explica o fato do t-butilbenzeno ser muito resistente a oxidao e o etilbenzeno resultar em acetofenona e cido benzico.

A converso do grupo metil ligado ao anel benzeno em aldedo pode ser realizada utilizando-se trixido de crmio em anidrido actico na presena de um cido forte, ou com uma soluo de cloreto de cromila em CCl4 (reao de tard 6.4). Sais de Crio (IV) tambm levam oxidao de grupos metila aromtica na presena de um meio cido. O aldedo no oxidado e substratos polimetilados sofre a oxidao de um nico grupo em condies normais. O 1,3,5-Trimetilbenzeno (mesitileno), por exemplo, forma o 3,5dimetilbenzaldedo quantitativamente.

Espcies que apresentam iodo hipervalente, como o o-iodoxi benzoic acid (IBX), so oxidantes muito utilizados e levam a oxidao seletiva na posio benzlica com aquecimento em DMSO. Outros reagentes, como tBuOOH e RuCl2(PPh3)3 como catalisador, tambm oxidam alquil benzenos.

Como exemplo, podemos citar a oxidao de butilbenzeno e m-cloroetilbenzeno s suas correspondentes arilcetonas (6.5).

Caso um grupo hidroxi ou amino estiver ligado ao anel aromtico, este deve ser protegido, ou pode ser oxidado levando a formao de quinona. Isto, claro, pode ser desejado e a formao de quinonas pode ser realizada utilizando-se uma variedade de agentes oxidantes como o sal de Fremy [(KSO3)2NO], CAN (ceric ammonium nitrate), DDQ (2,3-dichloro-5,6dicyano-1,4-benzoquinone) ou reagentes de iodo hipervalente. A reao de oxidao pode ser realizada utilizando-se fenis substitudos, anilinas e derivados para formar para- ou orto-quinonas, e ainda podem ser realizadas com uma grande variao de grupos funcionais. Dois exemplos so ilustrados no esquema 6.6.

A formao de quinonas utilizando reagentes de iodo hipervalente, em particular PhI(OAc)2 ou PhI(OCOF3)2, tem sido muito utilizada em sntese (6.8 e 6.9)

1.3. Alcenos A oxidao de alcenos pode ser realizada tanto na dupla ligao quanto na posio adjacente (alilica), sendo que importantes reaes em sntese para cada tipo citar so bem conhecidas.

Reao na dupla ligao Hidroborao anti-Markovnikovi

Mecanismo/Exemplo:

Epoxidao

Diidroxilao

OsO4

Clivagem oxidativa ozonolise

Mecanismo

Exemplo

OsO4/NaIO4

Oxidao allica As oxidaes allicas so muito importantes em sntese, pois promovem a formao de alcois allicos, aldedos e cetonas ,-insaturados. Um reagente muito popular nestas transformaes o dixido de selnio. Por exemplo, com dixido de selnio em gua, o 1-metilciclohexeno resulta na formao da 2-metil-2-cicloexanona. Entretanto, em etanol, uma mistura da cetona ,-insaturada e o lcool 2-metil-2-cicloexanol formada. O lcool allico pode ser facilmente oxidado ao derivado carbonlico ,-insaturado se desejado. Nesta oxidao, acredita-se estar envolvida um reao ene entre o alceno e a forma hidratada do dixido de selnio, seguido de um rearranjo [2,3]-sigmatrpico do cido alilselnico e a hidrlise do ster de Se(II) ao lcool allico (6.10). Posterior oxidao do lcool resulta no composto carbonlico ,-insaturado.

Uma vasta aplicao desta reao aplicada na oxidao de 1,1dimetil-alcenos ao correspondente lcool allico E ou aldedo pelo ataque seletivo do grupo metil E. Assim, o acetato de geranil resulta em uma mistura do lcool E,E 10 e o aldedo correspondente. A alta seletividade nestas reaes uma conseqncia do mecanismo de reao. A reao ene inicial ocorre pelo ataque do tomo de carbono do alceno mais rico em eltrons ao tomo de selnio eletroflico (com o envolvimento do tomo de hidrognio allico menos inpedido) e seguido pelo rearranjo [2,3]-sigmatrpico, o qual estabelece a estereoqumica E em virtude da preferncia para o grupo

substituinte R (6.10) em estar na posio pseudo equatorial no estado de transio cclico.

A oxidao allica pode ainda ser realizada por outros reagentes como o complexo trixido de crmio-piridina CrO3.py2 (reagente de Collins) ou piridinium dhlorocromate pyH+CrO3Cl- (PCC). Como por exemplo, a oxidao

para a formao da lactona 11 utilizando-se PCC com aquecimento (6.12). Outro sistema de oxidao allica utiliza hidroperxidos ou steres peroxicarboxlicos em combinao com metais de transio como

catalisadores, como sais de Cobre (I) (reaes de Kharasch-Sosnovsky). Como exemplo, cicloexeno oxidado ao acetato de alla 12 correspondente com cloreto de cobre (I) e t-BuOOH. Variaes assimtricas so possveis utilizando-se ligantes quirais para o metal (como o bisoxazoline 13) e um perxiester como oxidante (6.13).

A aminao allica de alcenos tambm pode ser realizada por reagentes de selnio ou enxofre do tipo Ts-N=S=N-Ts. Estas reaes so rpidas a temperatura ambiente e seguem a seqncia da reao ene e o rearranjo [2,3]-sigmatrpico estabelecido para a oxidao com dixido de selnio. O principal problema com este reagente a dificuldade na desproteo do grupo tosila (N-Ts) do produto. Como resultado disto, variaes nestes

reagentes vem sendo reportadas, que seguem subseqente desproteo com maior facilidade. Como por exemplo na sntese do alcalide agelastatina A, o tratamento do alceno 14 com SES-N=S=N-SES (SES = -

trimetilsililetilsulfonil) resulta na amina alilica 17 pela sulfonamida 16 (6.14).

Outro mtodo para a converso de um alceno em um lcool allico, porm, com deslocamento da posio da dupla ligao, dado pelo correspondente -hidroxiseleneto. O -hidroxiseleneto pode ser obtido a partir do epoxido pela reao com o anion do fenilseleneto ou diretamente a partir do alceno pela adio de cido fenilselennico, cloreto de

fenilselenenila em soluo aquosa de MeCN, ou pela reao de catlise cida com N-phenylseleno-phthalimide. O hidrxiseleneto no precisa ser isoldao, e pode ser oxidado diretamente com t-BuOOH ao selenxido (instvel), que sofre eliminao expontnea do cido fenilselenenico para formar o lcool allico-E. Como exemplo, podemos citar o 4-octeno que resulta no 5-octen-4ol (6.15). A eliminao dada a partir da adio do grupo hidroxila no resulta mais em traos da cetona. Com alcenos trissubstitudos, a adio de cido

fenilselennico altamente regiosseletiva; o ter metlico do citronelol, por exemplo, resulta apenas no lcool allico 18 pela abertura do intermedirio on episelennio ao mais eletropositivo (6.16).

2. Oxidao de alcois.

Muitos mtodos vm sendo desenvolvidos para a oxidao de alcois primrios e secundrios. A oxidao de alcois secundrios, normalmente resulta em cetonas, enquanto que alcois primrios resultam em aldedos ou cidos carboxlicos, dependendo do agente oxidante e das condies reacionais.

2.1. Reagentes de Crmio

2.2. Oxidao via Sais de Alcoxissulfnio O mais popular de todas as oxidaes de alcois a aldedos ou cetonas envolve a formao de um intermedirio sal de alcoxissulfnio. As condies de reao so suaves e a reao procede rapidamente e geralmente o derivado carbonilado obtido em altos rendimentos. Um dos procedimentos mais conhecidos envolve a reao do lcool com DMSO e DCC (dicyclohexylcarbodiimide) na presena de uma fonte de prtons (6.24).

Mecanismo:

Mtodo Corey-Kim Oxidation

2.3. Reagentes de Mangans Promove oxidao de alcois allicos e benzlicos. Pode tambm isomerizar a dupla ligao (E Z).

2.4. Oxidantes baseados em outros Metais Reagente de Fetizon Ag2CO3

Oxida preferencialmente alcois secundrios em relao a primrios.

Oxidao cataltica com metais de transio e oxignio molecular (ou H2O2)

Resoluo cintica catalisador quiral.

2.5. Oxidantes no-metlicos Iodo hipervalente - iodo (V) reagente de Dess-Martin e IBX

TEMPO

2,2,6,6-tetramethylpiperidin-1-oxyl

oxida

preferencialmente alcois primrios. Co-oxidante: NaOCl

Oxidao Oppenauer oxidao de lcool secundrio alcxidos de alumnio.

Mecanismo:

Exemplo:

2.6. Oxidao a cido carboxlico ou steres Usando um lcool primrio aldedo oxidado por cido crmico, permanganato, oxido de prata, oxignio molecular.

3. Oxidao de Cetonas

Oxidantes mais fortes como cido crmico e on permanganato podem sem condies vigorosas oxidar cetonas, porm levam tambm a clivagem da cadeia carbnica adjacente ao carbono carbonlico (com formao de cido) e assim, so raros seus usos em sntese.

3.1. Cetonas ,-insaturadas Adio eliminao de selnio.

Adio-eliminao halognios (Iodo e bromo)

3.2. -hidrxicetonas

Iodo hipervalente - hidrolise

3.3. Oxidao de Baeyer-Villiger

Mecanismo: mantm configurao

Anda mungkin juga menyukai