Anda di halaman 1dari 22

Introduo e ligaes qumicas

ETM 201 Notas de aula Materiais de Construo Mecnica

Marcelo F. Moreira
Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

Caros alunos, O presente curso tem como objetivo apresentar os fundamentos bsicos de cincia dos materiais e de engenharia metalrgica aos alunos de engenharia mecnica e engenharia de produo mecnica. Os cursos de cincia dos materiais da Escola de Engenharia Mau so divididos em dois mdulos: 1. materiais metlicos e 2. materiais polimricos e cermicos As presentes notas de aula abordam os temas relacionados aos materiais metlicos comumente empregados na engenharia mecnica. relevante destacar que o objetivo destas notas de aula o de orientar o aluno no acompanhamento do livro texto e das referncias complementares do curso. A seqncia dos temas propostos pode variar de disciplina para disciplina, assim, recomenda-se ao aluno acompanhar o plano de curso de sua disciplina Cada tema est, na medida do possvel, referenciado, indicando ao aluno um livro texto ou um artigo no qual o assunto abordado com maior profundidade. Adicionalmente, foram propostas listas com exerccios sobre cada tpico. Sempre buscando o contnuo aperfeioamento do curso e do material didtico, agradeo as sugestes e as correes que possam surgir durante nossas aulas.

Prof. Marcelo Ferreira Moreira Escola de Engenharia Mau Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo IPT

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS PARA O CURSO


LIVRO TEXTO: Callister, W. D. MATERIALS SCIENCE AND ENGINEERING An Introduction Wiley & Sons INC. 2000 REFERNCIAS COMPLEMENTARES: Shackelford, J. F. INTRODUCTION TO MATERIALS SCIENCE FOR ENGINEERS Prentice Hall 1992 Padilha, A. F. MATERIAIS DE ENGENHARIA Microestrutura e Propriedades Ed. HEMUS 1997 Higgins, R. A. PROPRIEDADES E ESTRUTURAS DOS MATERIAIS EM ENGENHARIA Difel 1977 Dieter, G. E. METALURGIA MECNICA 2a edio Editora Guanabara Dois 1976 Campos Filho, M. P. A ESTRUTURA DOS MATERIAIS 2a edio Editora da UNICAMP 1991 John

Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

Souza, S.A. ENSAIOS MECNICOS DE MATERIAIS METLICOS Editora Edgard Blcher Ltda 1982 Chiaverini,V. TECNOLOGIA MECNICA V.1 Processos de fabricao 1a edio McGraw Hill 1977 Metals Handbook Volume 2 PROPERTIES AND SELECTION: NONFERROUS ALLOYS AND SPECIAL PROPOSE ALLOYS 8th edition A.S.M. 1979 Theining, K. E. STEEL AND ITS HEAT TREATEMENT 2nd edition Butterworths 1975 Souza Santos, A B; Castello Branco, Carlos Haydt METALURGIA DOS FERROS FUNDIDOS CINZENTOS E NODULARES IPT So Paulo 1989 Cetlin, P.R. ; Silva P. S. P. da ANLISE DE FRATURAS A B M 1985 Metals Handbook Volume 15 CASTING 9th edition A.S.M. 1988 Zepbour Panossian Manual: CORROSO E PROTEO CONTRA CORROSO EM EQUIPAMENTOS E ESTRUTURAS METLICAS Volumes I e II - IPT 1993 Metals Handbook Volume 9 METALOGRAPHY AND MICROSTRUCTURES 9th edition A.S.M. 1988 ASM Specialty Handbook Aluminum and aluminum alloys ASM International 1993

INTRODUO

IMPORTNCIA E APLICAES DOS MATERIAIS NA ENGENHARIA:


Os materiais esto profundamente embutidos em nossa civilizao. Alimentao, habitao, transportes, vesturio, comunicaes, recreao, sade e segurana, ou seja, todos os segmentos de nossa vida cotidiana so dependentes dos materiais. O desenvolvimento e avanos da nossa civilizao sempre foram avaliados pela capacidade de seus membros de produzirem e manipularem os diversos materiais da natureza. De fato, as civilizaes antigas so designadas pelo tipo de material que estas dominavam: Idade da pedra (~7000 AC) Idade do cobre Idade do bronze (~3500 AC) Idade do ferro (~1200 AC) Os homens primitivos tinham acesso apenas aos materiais da natureza como pedras, madeira, ossos e peles. Com o passar do tempo foram inventadas tcnicas de processamento de outros materiais, obtendo-se propriedades muito superiores dos materiais disponveis na natureza. Somente na idade do ferro, descobriu-se que as propriedades do ao poderiam ser alteradas por meio de tratamentos trmicos e adio de outras substncias. Neste ponto, o emprego dos materiais j passava por um processo de seleo, no qual, no mais se empregavam um pequeno grupo de materiais, mas sim, de materiais com caractersticas mais adequadas para uma dada aplicao. Um exemplo disto so as tcnicas de fabricao de espadas.
Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

Somente com a 2 Guerra Mundial, os cientistas passaram compreender as relaes entre a estrutura microscpica e as propriedades mecnicas para uma dada composio qumica. A partir da, e ainda com o advento do microscpio eletrnico em 1960, foram criados dezenas de milhares de materiais com caractersticas "projetadas" para satisfazer a necessidade da sociedade. Surge neste perodo a Engenharia de Materiais.

Macro e microestrutura

Composio qumica

Propriedades fsicas e mecnicas

O exemplo clssico desta poca foi o inserto de metal duro ou WI-DIA (partculas de WC, extremamente duras, sob uma matriz de cobalto tenaz). Outros exemplos incluem1: cermicas avanadas (alumina translcida para lmpadas de vapor de Na); materiais biocompatveis (implantes ortopdicos e odontolgicos); superligas a base de Ni (palhetas de turbinas a gs); polmeros de alta resistncia (Kevlar); materiais compsitos (compsitos base de fibras de vidro e fibras de carbono); ims de alto poder magntico (Nd-Fe-B); ligas com memria de forma (nitinol) e isolantes trmicos cermicos base de fibras de SiO2 (Revestimento do nibus espacial americano). Cada vez mais o desenvolvimento sustentvel dos pases em desenvolvimento dependem do domnio de novos materiais e de novas tcnicas de fabricao de materiais. Alguns ndices de desenvolvimento tm como base o consumo per capita de materiais tradicionais ou de materiais avanados. Por exemplo, o consumo per capita de alumnio no EUA de aproximadamente 9 kg/ano enquanto que no Brasil de apenas 2 kg/ano. A seguir, so apresentados alguns exemplos de materiais e componentes cujo desenvolvimento ocorreu por meio da engenharia de materiais.

Scientific American 1986 v. 255 n 4 Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

Exemplo 1

ALUMINA TRANSLCIDA PARA LMPADAS DE VAPOR DE Na


Lmpada convencional (filamento de W): produz 15 lumen/W, apresenta microestrutura com granulao grosseira e heterognea e porosidade > 3%. Lmpada de vapor de Na: produz 100 lumen/W, apresenta microestrutura com granulao refinada e homognea e porosidade < 0,3%.

INSERTOS PARA USINAGEM


Outra aplicao da alumina, decorrente dos estudos de cincia dos materiais, o seu emprego na fabricao de insertos para usinagem de metais. A alumina (Al2O3) apresenta dureza elevada (por volta de 2000 HK, 9 na escala de Mohs) e elevada resistncia ao calor (temperatura de fuso de 2050C). Entretanto, peas macias de alumina so extremamente frgeis. Os insertos para usinagem apresentam uma microestrutura composta por partculas de alumina aglomeradas com um ligante capaz de compatibilizar a elevada dureza e resistncia ao calor das partculas de alumina com elevada resistncia ao impacto.
Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

Exemplo 2

SUPERLIGAS BASE DE NQUEL


(Palhetas de turbinas gs)

O termo superliga, do ingls "superalloy", decorre do emprego de uma liga empregada em implantes ortopdicos (Vitallium) ter sido empregada para a fabricao de palhetas dos primeiros motores a jato na dcada de 40 (Haynes 21). Naquela poca o prefixo "super" era muito difundido pelas aventuras do heri fictcio Superman. Assim, tal liga, empregada como material biocompatvel e tambm como material resistente ao calor, foi chamada como uma superliga. Recentemente o termo superliga empregado para materiais resistentes ao calor. As superligas base de Ni apresentam elevada resistncia mecnica, resistncia ao calor e elevada resistncia corroso. So empregadas na fabricao de componentes de turbinas gs que operam em temperaturas entre 700 e 1300C.

Microestrutura tpica de uma superliga base de Ni monocristalina (CMSX 7)

Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

Exemplo 3

LIGAS BIOCOMPATVEIS
As ligas biocompatveis so ligas base de Ti, Fe, Ni ou Co empregadas em implantes ortopdicos e odontolgicos. Sua principal caracterstica a ausncia de reao com os fluidos corpreos.

Prtese para fmur: fabricada em liga de Ti com esfera em cermica (alumina) e acetbulo em polietileno de alta densidade. As ligas base de Fe foram as primeiras a serem utilizadas em implantes ortopdicos. Entre elas, destaca-se o emprego dos aos inoxidveis austenticos refinados vcuo. Este refino tem como objetivo a reduo de incluses no metlicas presentes no processo de produo convencional. As ligas base de Co apresentam propriedades biocompatveis superiores s ligas base de Fe. Destaca-se o uso da liga ASTM F75, tambm conhecida como Vitallium e sua variante mais famosa a liga Haynes 21 (Co-25%Cr-5%Mo). Mais recentemente, grande parte das prteses ortopdicas fabricada com ligas base de Ti. Isto decorre do fato destas ligas apresentarem elevada resistncia mecnica (em torno de 120 kgf/mm2) e menor densidade. As ligas mais utilizadas so variantes da liga Ti-6%Al-4%V, refinadas sob vcuo.

Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

Exemplo 4

SUPERMS
Os superims de Nd-Fe-B so ims permanentes capazes de desenvolver campos magnticos de alta intensidade. So largamente empregados em projetos de miniaturizao de motores eltricos.

Exemplo 5

LIGAS COM MEMRIA DE FORMA


As ligas com memria de forma so capazes de voltar a forma original, aps terem sofrido uma deformao, mediante um aquecimento de apenas 30C. A liga mais conhecida por este efeito a Nitinol (50% Ni e 50% Ti). Outra caracterstica importante desta liga a sua capacidade de amortecer vibraes mecnicas. Na dcada de 60, variantes da liga Nitinol foram empregadas no desenvolvimento de hlices de submarinos chamadas de "silent propellers".

Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

Quando passamos a pensar nas caractersticas dos materiais de engenharia, a primeira questo que vem a tona :

As propriedades de um material seriam proporcionais fora das ligaes entre seus tomos ?
A resposta para esta questo requer uma breve reviso sobre os conceitos de tomos e de ligaes atmicas.

MODELOS ATMICOS
Modelo do tomo segundo Bohr

Comparao entre os modelos de Bohr e modelo quntico

Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

10

CONCEPO MODERNA DO TOMO E SUAS SUB-PARTCULAS

Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

11

Observao de tomos em microscpios de tunelamento (STM)


Em um STM, uma ponta extremamente fina varre uma superfcie de alguns nanmetros ponto-a-ponto e linha por linha. Em cada ponto, uma corrente entre a ponta e a superfcie medida, esta corrente diminui exponencialmente com o aumento da distncia. Por meio de um computador, a posio vertical da ponta pode ser ajustada para uma distncia constante. Os ajustes realizados so arquivados e definem uma matriz de valores que pode ser apresentada com uma figura em tons de cinza. Os valores da matriz so empregados para deform-la para uma figura com trs dimenses. As figuras so coloridas de acordo com a altura ou a curvatura.

Apresentam-se a seguir exemplos de superfcies de tomos observados por meio da microscpia de varredura (STM Scanning Tunneling Micrscopy):

tomos de nquel (Ni) Plano (110) do reticulado CFC Nota-se a regularidade do arranjo, tpica dos materiais cristalinos.

Don Eigler (www.almaden.ibm.com/vis/stm)

Defeitos pontuais no cobre (Cu) Plano (111) do reticulado CFC Nota-se a deformao circular provocada pela presena dos defeitos.

Eigler (www.almaden.ibm.com/vis/stm)

Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

12

Vista geral de planos no cobre (Cu) Planos (111) do reticulado CFC Nota-se a presena de defeitos pontuais.

Eigler (www.almaden.ibm.com/vis/stm)

tomo de xennio (Xe) sobre a superfcie de nquel (Ni) Plano (110) de Ni

Eigler (www.almaden.ibm.com/vis/stm)

MANIPULAO DE TOMOS NO MICROSCPIO DE TUNELAMENTO. (www.almaden.ibm.com/vis/stm)

1990

1993
Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

13

As ligaes qumicas podem ser classificadas em ligaes fortes e ligaes fracas, sendo que a energia das ligaes fortes cerca de 100 vezes superior das ligaes fracas.

LIGAES FORTES LIGAO INICA


Exemplo de ligao puramente inica: NaCl O sdio (Na) transfere um eltron para o cloro (Cl) formando ons Na+ e Cl- com estruturas eletrnicas estveis Atrao eletrosttica entre ctions e nions A ligao NO apresenta direcionalidade, isto , a energia de ligao igual em todas as direo do cristal Relao entre os raios inicos determina a forma do cristal As energias de ligao, entre 3 e 8 eV, so relativamente altas e assim estes materiais apresentam temperaturas de fuso elevadas. Materiais em que a ligao inica predominante: CERMICAS

Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

14

LIGAO COVALENTE
tomos adjacentes compartilham orbital eletrnico de modo a apresentarem estruturas eletrnicas estveis. Este compartilhamento muito comum na maioria das molculas orgnicas. (CH4) So fortemente direcionais, em outras palavras, resulta em um determinado ngulo de ligao, como ilustra a formao de gua da figura abaixo. Em uma ligao covalente ideal, os pares de eltrons so igualmente compartilhados. Na ligao da H2O, ocorre uma transferncia de carga parcial fazendo com que o H fique levemente positivo e o O levemente negativo. Este compartilhamento desigual resulta em uma ligao polar. As ligaes entre tomos diferentes tm sempre algum grau de polaridade. Ligaes nas quais os dois lados da molcula so idnticos (H2, N2 ) so apolares. Alguns compostos cermicos como o BN e o SIC apresentam carter covalente predominante. Outro material que tem ligao covalente predominante o diamante.

Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

15

LIGAO METLICA
Os metais apresentam 1, 2, e no mximo, 3 eltrons de valncia. Estes eltrons no esto ligados a nenhum tomo em particular. Conceito da nuvem eletrnica (Em um dado instante, a ltima camada est completa) As energias de ligao esto entre 0,7 e 8,8 eV/tomo A ligao NO apresenta direcionalidade e como conseqncia dos eltrons livres, os metais apresentam boa condutibilidade trmica e eltrica. A ligao metlica possui uma ampla faixa de energias de ligao que vo desde o mercrio (Hg), com 68 kJ/mol e ponto de fuso de -39C, at o tungstnio (W)com 849 kJ/mol e ponto de fuso de 3410C.

Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

16

LIGAES FRACAS (secundrias ou ligaes de van der Waals)


A denominao de ligao de van der Waals utilizada como designao geral para todos os tipos de ligaes secundrias (fracas). A principal causa para a ocorrncia de ligaes fracas a polarizao da molcula. Os dipolos so classificados em permanentes (molculas de H2O) ou induzidos (tomos de Ar). Os polmeros em geral, e os plsticos e borrachas em particular, tm sua estrutura formada por longas molculas covalentes unidas entre si por meio de ligaes dipolares fracas. Dipolos permanentes

Dipolos induzidos

Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

17

EXEMPLO DA FORMAO DE UM CRISTAL INICO

Foras de atrao coulombiana (FA): dependentes do tipo de ligao entre os dois tomos:

FA

1 a2

Foras de repulso nuclear: Foras intensas resultantes da repulso nuclear:

FR =

b an
Marcelo F. Moreira

onde: b uma constante de proporcionalidade e n pode variar entre 9 e 10

Introduo e ligaes qumicas

18

EXEMPLO DA FORMAO DE UM CRISTAL INICO

Verifica-se pelas figuras anteriores que a energia de repulso exponencialmente (a9) quando tentamos aproximar dois tomos a uma inferior a a0. Assim, nas ligaes fortes (inica, covalente e metlica) os molculas podem ser representados por um modelo fsico denominado DE ESFERAS RGIDAS

aumenta distncia tomos e MODELO

Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

19

MATERIAIS DE ENGENHARIA E SUAS LIGAO QUMICAS


Os materiais de engenharia so classificados em quatro grupos principais: materiais metlicos; materiais polimricos; materiais cermicos e materiais compsitos. Esta classificao baseada na estrutura atmica e nas ligaes qumicas predominantes em cada grupo. Um quinto grupo que foi incorporado nesta classificao nas ltimas dcadas o grupo dos materiais semicondutores. 1- Materiais metlicos: Os materiais metlicos so constitudos por um ou mais elementos metlicos combinados, formando uma liga. Eles apresentam um grande nmero de eltrons que no esto ligados a nenhum tomo em particular, formando uma nuvem eletrnica. Vrias propriedades dos metais e ligas esto diretamente relacionadas a este tipo de ligao atmica. Os metais so excelentes condutores de eletricidade e de calor e no so transparentes luz visvel. A superfcie dos metais, quando polida, tem a aparncia de um espelho (na realidade, os espelhos possuem uma camada de alumnio metlico do outro lado do vidro que reflete a luz). Os materiais metlicos so muito usados em aplicaes estruturais devido a sua elevada resistncia mecnica e ductilidade (facilidade de conformao). 2- Materiais cermicos: Os materiais cermicos so compostos entre elementos metlicos e no-metlicos, principalmente o oxignio, o nitrognio e o carbono, formando os xidos, os nitretos e os carbonetos, respectivamente. Existe um grande nmero de materiais que entram nesta classificao, entre eles esto a argila, o cimento e o vidro. Estes materiais so, normalmente, isolantes eltricos, apresentam baixa condutividade trmica e so mais resistentes s altas temperaturas e a alguns ambientes agressivos que os metais e os polmeros. Quando as propriedades mecnicas, os materiais cermicos so duros, porm frgeis (no se deformam). 3- Materiais polimricos: Os materiais polimricos incluem as famlias dos plsticos e borrachas. A maiorias deles so compostos orgnicos e so quimicamente baseados em carbono, hidrognio e outros elementos no-metlicos e, alm disso, apresentam longas estruturas moleculares. Os polmeros so materiais tipicamente flexveis (alta ductilidade) e de baixa densidade. 4- Materiais compsitos: Os materiais compsitos, em sua maioria, so formados por mais de um tipo de material. Apesar de ser uma frente recente de desenvolvimento de novos materiais, os compsitos so empregados pelo homem h muito tempo. Muitos materiais de origem natural: a madeira e os ossos so compsitos. Um exemplo tpico de um compsito desenvolvido pelo homem a fibra de vidro (Fiberglass) que consiste de fibras de vidro envolvidas por um material polimrico (uma resina epxi tipo Araldite).

Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

20

Os materiais compsitos so desenvolvidos para apresentar as melhores propriedades de cada um dos materiais que o compem. A fibra de vidro adquire a resistncia do vidro e a flexibilidade do polmero. Um grande nmeros de novos materiais recentemente desenvolvidos so compsitos. 5- Materiais semicondutores: Os materiais semicondutores apresentam propriedades eltricas intermedirias entre os condutores e os isolantes eltricos. Alm disso, as caractersticas eltricas destes materiais so extremamente sensveis presena de concentraes mnimas de impurezas atmicas, as quais so muito bem controladas. Os materiais semicondutores possibilitaram o desenvolvimento do transistor e dos circuitos integrados, que revolucionaram a indstria eletrnica nas ltimas trs dcadas.

Carter da ligao atmica para as quatro classes de materiais de engenharia Classe de Carter Exemplos: Caractersticas materiais predominante da ligao Metlica Ferro (Fe) e ligas Elevada temperatura de Metlicos ferrosas fuso Alta condutividade trmica e eltrica opacidade Inica / Slica (SiO2) cristalina, Elevada temperatura de Cermicas e covalente e no-cristalina fuso vidros Translcidos Baixa condutividade trmica e eltrica Covalente e Polietileno (C2H4) Baixa temperatura de Polmeros van der Waals fuso Translcidos Baixa condutividade trmica e eltrica Covalente ou Silcio (Si) ou sulfeto Condutividade eltrica Semicondutores covalente / de Cdmio (CdS) dependente da inica temperatura

Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

21

RELAO ENTRE A LIGAO QUMICA, ENERGIA DE LIGAO E PROPRIEDADES TRMICAS


Temperatura de fuso e coeficiente de dilatao trmica Tomando-se a curva de energia de ligao em funo da distncia interatmica, podemos associar a temperatura de fuso de um metal com a profundidade da curva. Ou seja, quanto maior energia necessria para a separao de uma ligao metlica (ET0), maior a temperatura de fuso para aquele metal. Outra caracterstica relevante destas curvas que quanto maior for energia necessria para a separao da ligao (ET0), menor sero os espaamentos interatmicos para um dado nvel de energia. Assim, por exemplo, se tomarmos um metal cuja energia de ligao seja elevada, sua temperatura de fuso ser elevada e as distncias interatmicas para um determinado nvel de energia sero pequenas, resultando em um pequeno coeficiente de dilatao trmica. Estas relaes podem ser verificadas pelas figuras abaixo:

Na figura acima verifica-se, com base em dados experimentais, a relao entre temperatura de fuso (ou energia de ligao) com o coeficiente de dilatao trmica. A figura divide as substncias analisadas pelo tipo de ligao presente (metlica, covalente e inica).
Marcelo F. Moreira

Introduo e ligaes qumicas

22

A tabela abaixo apresenta relaciona a energias de ligao de algumas substncias com a temperatura de fuso, de acordo com o tipo de ligao qumica. Energia de ligao [KJ/mol] [eV/tomo, on ou molcula] 640 3.3 1000 5.2 450 4.7 713 7.4 68 324 406 849 7.7 31 35 51 0.7 3.4 4.2 8.8 0.08 0.32 0.36 0.52 Temperatura de fuso [C] 801 2800 1410 > 3550 -39 660 1538 3410 -189 -101 -78 0

Tipo da ligao Inica Covalente Metlica

Substncia NaCl MgO Si C (diamante) Hg Al Fe W Ar Cl2 NH3 H2O

Van der Waals Pontes de hidrognio

Com base no exposto nestas aulas, podemos concluir que a energia de ligao qumica relaciona-se com as seguintes propriedades: temperatura de fuso, coeficiente de dilatao ou expanso trmica, mdulo de elasticidade (E) e a transparncia ou opacidade. importante notar que a resistncia mecnica de um material (limite de escoamento ou o limite de resistncia) no est relacionada com a energia de ligao deste. De fato, a resistncia mecnica governada por defeitos presentes na estrutura cristalina, como veremos adiante.

Marcelo F. Moreira

Anda mungkin juga menyukai