Anda di halaman 1dari 18

REGULAMENTO INTERNO

(Extrato referente ao 1 ciclo)

2011

[]
Artigo 2 mbito de aplicao
1. O presente Regimento Interno define o regime de funcionamento do Agrupamento de Escolas de Paredes, a configurao especfica dos rgos de Administrao e Gesto e as estruturas intermdias de orientao educativa, bem como o conjunto de normas de convivncia que permitam a participao de todos e de cada um na comunidade educativa. 2. O presente Regulamento Interno aplica-se: a. b. Aos rgos de Administrao e Gesto. s Estruturas de Orientao Educativa.

c. Aos Docentes. d. Ao Pessoal No docente. e. Aos Alunos. f. Aos Pais e/ou Encarregados de Educao. g. Ao Municpio. h. Outras entidades cooptadas pelo Conselho Geral. i. A todos os utentes dos espaos e instalaes escolares do agrupamento.

Artigo 3 Constituio do Agrupamento


1. Integram o Agrupamento de Escolas de Paredes 21 estabelecimentos de ensino, conforme a descrio seguinte: a. JI de Monte Mouriz b. JI de M Madalena c. JI de Carregoso Bitares d. JI de Chos Bitares e. JI de Estrebuela Casteles de Cepda f. JI de Igreja Bitares g. JI de Paredes h. JI de Boavista Beire i. JI de Vila Gondales j. JI de Carreiras Verdes Louredo k. JI de Insuela - Besteiros l. EB1/JI de Paredes. m. EB1/JI de Mouriz n. EB1 de Oural o. EB1 de Boavista Beire p. EB1 de Talh Gondales

Pgina 1

q. EB1 de Estrada Louredo r. EB1/JI de Redonda Madalena s. EB1 de Chos Bitares t. EB1/JI de Outeiro Louredo u. Escola EB 2/3 de Paredes 2. A escola sede do Agrupamento a Escola Bsica do 2 e 3 Ciclos de Paredes.

Artigo 4 Enquadramento legal


O presente Regulamento Interno define as normas que regulam o funcionamento dos rgos, Estruturas e Servios do Agrupamento de Escolas de Paredes, nos termos do Decreto-lei n 75/2008, e entrar em vigor no dia seguinte ao da sua aprovao no Conselho Geral, ficando salvaguardada a possibilidade de se proceder a eventuais revises consideradas necessrias.

Artigo 5 Princpios Orientadores do Agrupamento


As escolas do Agrupamento devem desenvolver as suas atividades no estrito respeito pelo valor da igualdade de oportunidades no acesso educao e ao sucesso educativo, tendo em especial ateno: a. Promover o desenvolvimento pessoal e social do aluno com base em experincias de vida democrtica, numa perspetiva de educao para a cidadania. b. Fomentar a insero do aluno em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva conscincia como membro da sociedade. c. Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso escola e para o sucesso da aprendizagem. d. Estimular o desenvolvimento global do aluno no respeito pelas suas caractersticas individuais, incutindo comportamentos que favoream aprendizagens significativas e diferenciadas. e. Desenvolver a expresso e a comunicao atravs de linguagens mltiplas como meios de relao, de informao, de sensibilizao esttica e de compreenso do mundo. f. Despertar a curiosidade e pensamento crtico. e encaminhamento do aluno. h. Incentivar a participao das famlias no processo educativo e estabelecer relaes de efetiva colaborao com a comunidade. i. j. Procurar solues de compensao educativa e scio-econmica para os alunos mais carenciados. Estimular a abertura e a cooperao das escolas com o meio em que esto inseridas. g. Proceder despistagem de inadaptaes, deficincias ou precocidades e promover a melhor orientao

k. Incrementar uma vivncia harmoniosa entre todos os membros da comunidade educativa.

Artigo 6 Princpios de Gesto Pedaggica


A ao pedaggica dever obedecer aos seguintes princpios:

Pgina 2

a. b. c.

Potenciar nos alunos fatores de confiana, motivao e autoestima indispensveis ao sucesso do seu percurso escolar. Valorizar e reconhecer as experincias e competncias trazidas pelos alunos, proporcionando a realizao de um processo dinmico de aprendizagem individual e contnua. Centrar em torno das metodologias de ensino/aprendizagem e de avaliao a planificao nos departamentos curriculares, objetivando as formas de mediao do currculo aos diferentes tipos de aprendizagem, para que cada professor possa em Conselho de Turma dispor de mecanismos que se adeqem ao Projeto de Turma.

d. Planificar a ao pedaggica promovendo a interdisciplinaridade, a articulao e diversificao curriculares, no mbito dos Projetos Curriculares de Turma/Grupo. e. Incrementar uma vivncia harmoniosa entre todos os membros da comunidade educativa.

CAPTULO II RGOS DE ADMINISTRAO E GESTO Seco I Disposies Gerais

Artigo 7 rgos de Administrao e Gesto


So rgos de Administrao e Gesto da Escola os seguintes: a. O Conselho Geral. b. O Diretor. c. O Conselho Pedaggico. d. O Conselho Administrativo.

[]
CAPTULO III COORDENAO DE ESTABELECIMENTO

Artigo 32 Definio
1. 2. 3. 4. A Coordenao de cada estabelecimento de educao ou de ensino integrado no Agrupamento assegurada por um Coordenador. Na escola sede de Agrupamento, bem como nos estabelecimentos de educao que tenham menos de trs docentes em exerccio efetivo de funes, no h lugar criao do cargo referido no nmero anterior. O Coordenador designado pelo Diretor de entre os professores em exerccio de funes na escola ou no estabelecimento de educao pr-escolar. O mandato do coordenador de estabelecimento tem a durao de quatro anos e cessa com o mandato do

Pgina 3

Diretor. 5. O coordenador de estabelecimento pode ser exonerado a todo tempo por despacho fundamentado do Diretor.

Artigo 33 Competncias do Coordenador


Compete ao Coordenador de Estabelecimento: a. Coordenar as Atividades Educativas do Estabelecimento, em articulao com o Diretor. b. Cumprir e fazer cumprir as decises do Diretor e exercer as competncias que por este lhe forem delegadas. c. Veicular as informaes relativas ao pessoal docente, no docente e aos alunos. d. Propor ao Diretor a formao de turmas depois de ouvidos os professores do Estabelecimento. e. Promover e incentivar a participao dos Pais e Encarregados de Educao, dos interesses locais e da autarquia nas atividades educativas; f. Participar nas reunies de Conselho de Coordenadores de Estabelecimento convocadas pelo Diretor. estabelecimento. CAPTULO IV ESTRUTURAS DE COORDENAO E SUPERVISO PEDAGGICA g. Convocar, sempre que necessrio, reunies com o pessoal docente, pessoal tcnico e no docente do

Artigo 34 Departamentos Curriculares


1. Os Departamentos Curriculares tm por objetivo assegurar a articulao curricular, tendo em vista a aplicao dos planos de estudos definidos a nvel nacional, bem como o desenvolvimento de componentes curriculares por iniciativa da escola. 2. 3. A Coordenao dos Departamentos Curriculares assegurada por um professor designado pelo Diretor, nos termos da legislao em vigor. No Agrupamento de Escolas de Paredes so constitudos os seguintes departamentos: a. Pr-escolar. b. Primeiro ciclo. c. Lnguas. d. Cincias Sociais e Humanas. e. Matemtica e Cincias Experimentais. f. Expresses.

Artigo 35 Designao e composio


1. O Departamento do Pr-Escolar integra todos os Educadores de Infncia do Pr-Escolar.

Pgina 4

2. 3. 4.

O Departamento do 1 Ciclo integra todos os docentes das escolas do 1 ciclo. O Departamento de Lnguas integra os docentes que lecionam Lngua Portuguesa, Lngua Inglesa, Lngua Francesa e Lngua Espanhola. O Departamento de Cincias Sociais e Humanas integra os docentes que lecionam as disciplinas de Histria e Geografia de Portugal, Geografia, Histria, Educao Moral Religiosa Catlica e outras confisses e outras afins.

5. 6.

O Departamento de Matemtica Cincias Fsico-Naturais e TIC integra os docentes que lecionam Cincias da Natureza, Matemtica, Cincias Naturais, Fsico-Qumica e Tecnologias de Informao e Comunicao. O Departamento de Expresses integra os docentes de Educao Visual e Tecnolgica, de Educao Musical, Educao Visual, Educao Tecnolgica, Educao Fsica e a Educao Especial.

Artigo 36 Competncias
Compete aos Departamentos Curriculares: a. Colaborar com o Conselho Pedaggico na construo do Projeto Educativo. b. Promover a interdisciplinaridade. c. Planificar e adequar realidade do agrupamento a aplicao dos planos de estudo estabelecidos ao nvel nacional. d. Elaborar e aplicar medidas de reforo no domnio das didticas especficas das disciplinas. e. Assegurar, de forma articulada com outras estruturas de orientao educativa da escola a adoo de metodologias especficas destinadas ao desenvolvimento quer dos planos de estudo quer das componentes de mbito local do currculo. f. Analisar a oportunidade de adoo de medidas de gesto flexvel dos currculos e de outras medidas destinadas a melhorar as aprendizagens e a prevenir o abandono e excluso escolares. g. Elaborar propostas curriculares diversificadas, em funo da especificidade de grupos de alunos. h. Assegurar a coordenao de procedimentos e formas de atuao nos domnios da aplicao de estratgias de diferenciao pedaggica e da avaliao das aprendizagens. i. Conceber e implementar experincias e inovaes pedaggicas prprias, sem prejuzo de orientaes genricas definidas pelos servios competentes do Ministrio da Educao. j. Propor critrios e metas para a avaliao dos alunos. k. Identificar necessidades de formao dos docentes. l. Colaborar na inventariao das necessidades em equipamento e material didtico. m. Analisar e refletir as prticas educativas e o seu contexto.

Artigo 37 Funcionamento
1. 2. Os Departamentos Curriculares renem mensalmente, mediante convocatria do seu Coordenador. O Departamento Curricular do 1 Ciclo organiza-se em trs ncleos de trabalho e reunies, sem prejuzo do estabelecido no nmero anterior: Ncleo Um EB1/JI de Paredes e EB1 de Oural; Ncleo Dois EB1/JI de

Pgina 5

Mouriz e Colgio Na Quintinha do Cndido; Ncleo Trs EB1/JI de Redonda, EB1/JI de Outeiro, EB1 de Chos, EB1 de Boavista, EB1 de Talh e EB1 de Estrada. 3. O Departamento Curricular do 1 Ciclo funcionar em seces de Ano de Escolaridade para avaliao dos alunos, no final de cada perodo letivo ou em qualquer outra altura durante o ano letivo, sempre que for julgado oportuno. 4. 5. 6. Os Departamentos Curriculares renem extraordinariamente por proposta de pelo menos dois teros dos respetivos professores ou por iniciativa de qualquer um dos rgos de administrao e gesto da escola. Das reunies ser lavrada ata. As faltas a reunies de departamento correspondem sempre a dois tempos letivos.

Artigo 38 Competncias dos Coordenadores


Compete aos Coordenadores: a. Representar os respetivos professores no Conselho Pedaggico. b. Orientar e coordenar pedagogicamente os docentes respetivos. c. Convocar, presidir e orientar as reunies ordinrias e extraordinrias do Departamento. d. Assegurar a participao do Departamento na elaborao, desenvolvimento e avaliao do, Projeto Educativo, Projeto Curricular do Agrupamento bem como do Plano Anual de Atividades e do Regulamento Interno. e. Colaborar com o Conselho Pedaggico na definio de prioridades de formao dos professores do Departamento. f. g. Promover a articulao com outras estruturas ou servios do Agrupamento, com vista ao desenvolvimento das estratgias de diferenciao pedaggica. Organizar e atualizar os dossiers com as planificaes e outros documentos relevantes, considerados essenciais fundamentao do trabalho pedaggico, os instrumentos de avaliao, os critrios de avaliao, a definio das competncias essenciais por disciplina ou rea disciplinar, por ano e por ciclo. h. Organizar e atualizar o inventrio do material utilizado pela disciplina ou rea disciplinar i. j. Apresentar ao Diretor um relatrio crtico anual das atividades desenvolvidas. Participar na avaliao de desempenho dos docentes.

k. Exercer as demais competncias previstas na lei.

Artigo 39 Conselho de Professores Titulares de Turma


1. Compete ao Conselho de Professores Titulares de Turma: a. Elaborar a matriz dos Projetos Curriculares de Turma de acordo com as orientaes do Projeto Educativo de Escola, do Projeto Curricular do Agrupamento e com as caractersticas dos alunos. b. Acompanhar a planificao e o desenvolvimento das atividades a realizar com os alunos. c. Analisar o s diferentes ritmos de aprendizagem e necessidades educativas especiais dos alunos, promovendo a articulao com os servios especializados de apoio educativo.

Pgina 6

d. Aconselhar estratgias de diferenciao pedaggica que favoream as aprendizagens dos alunos. e. Dar parecer sobre questes de natureza pedaggica e disciplinar que s turmas digam respeito. f. 2. Colaborar nas aes que favorecem a interligao da escola com a comunidade. O Conselho de Professores Titulares de Turma rene ordinariamente no incio e final do ano letivo, uma

vez em cada perodo e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Coordenador do Conselho de Professores Titulares de Turma, Coordenador do Departamento do Primeiro Ciclo, Diretor ou a pedido de dois teros dos membros que o integram. 3. O Conselho de Professores Titulares de Turma funciona em articulao com o Departamento do Primeiro Ciclo. 4. Ao seu regime de funcionamento aplicam-se os nmeros 3 e 4 do artigo 37.

Artigo 40 Mandato dos Coordenadores


1. 2. 3. O mandato dos Coordenadores de Departamento Curricular tem a durao de quatro anos e cessa com o mandato do Diretor. Os Coordenadores dos Departamentos Curriculares podem ser exonerados a todo o tempo por despacho fundamentado do Diretor. Os Coordenadores de Departamento dos 2 e 3 ciclos so assessorados pelos Subcoordenadores de cada uma das disciplinas que integram o respetivo departamento.

[]
Artigo 44 Articulao Curricular entre a educao pr-escolar e o 1 CEB
1. A articulao entre ciclos obedece a uma sequencialidade progressiva, conferindo a cada ciclo a funo de completar, aprofundar e alargar o ciclo anterior, numa perspetiva de unidade global do ensino bsico, como dispe o artigo oitavo, nmero dois da Lei de Bases do Sistema Educativo. 2. Considera-se articulao curricular todas as atividades promovidas pela escola com o intuito de facilitar a transio entre o jardim de infncia e o 1 CEB: dentro e fora do horrio letivo, dentro e fora da escola, com as crianas, com os pais, com os educadores e professores, e outros profissionais servios social, sade, psicologia e animao de tempos livres. 3. Com vista concretizao do nmero anterior, os educadores de infncia e os professores do 1. ciclo devem ser proactivos na procura da continuidade /sequencialidade, pelo que trimestralmente reuniro, de acordo com o seguinte: a. As EB1/JI de Paredes e EB1 de Oural com os JI de Paredes e Estrebuela; b. A EB1 de Chos com os JI de Chos, Igreja e Carregoso; c. A EB1 de Estrada e a EB1/JI de Outeiro com o JI de Carreiras Verdes; d. A EB1/JI de Mouriz com os JI de Monte e de Insuela; e. A EB1/JI de Redonda com o JI de M; f. A EB1 de Boavista com o JI de Boavista;

Pgina 7

g. A EB1 de Talh com o JI de Vila. 4. Das reunies referidas no nmero anterior e das atividades previstas no nmero dois devero ser elaborados relatrios que devero ser enviados, em duplicado, aos Coordenadores do Departamento da Educao Pr-Escolar e do Departamento do Primeiro Ciclo.

Artigo 45 Competncias dos Professores Titulares de Turma e dos Conselhos de Turma


Compete aos Professores Titulares de Turma e aos Conselhos de Turma: a. Elaborar o Projeto Curricular de Turma de acordo com as orientaes do Projeto Educativo do Agrupamento, do Plano de Atividades e do Projeto Curricular do Agrupamento. b. Planificar o desenvolvimento das atividades a realizar com os alunos. c. Identificar diferentes ritmos de aprendizagem e necessidades educativas especiais dos alunos, promovendo a articulao com os servios especializados de apoio educativo. d. Adotar estratgias de diferenciao pedaggica que favoream as aprendizagens dos alunos. e. Promover o desenvolvimento de atividades de complemento curricular que correspondam s necessidades e interesses dos alunos. f. Manter os Pais e Encarregados de Educao devidamente informados relativamente ao processo de aprendizagem e avaliao dos alunos. g. Dar parecer sobre questes de natureza pedaggica e disciplinar que turma digam respeito. h. Colaborar nas aes que favorecem a interligao da escola com a comunidade. i. Participar ativamente nas reunies convocadas pelo coordenador de estabelecimento.

[]
Artigo 51 Coordenadores dos Professores Titulares de Turma e dos Diretores de Turma
1. 2. A coordenao dos professores titulares de turma, no 1 ciclo, assegurada por um professor nomeado pelo Diretor de entre os respetivos docentes, pelo perodo de quatro anos. A coordenao dos Diretores de Turma assegurada por dois professores, um do 2 e outro do 3 ciclo, designados pelo Diretor pelo perodo de quatro anos. 3. Os Coordenadores dos professores titulares de turma e dos diretores de turma podem ser exonerados a todo o tempo por despacho fundamentado do Diretor.

Artigo 52 Competncias
Compete coordenao dos Professores Titulares de Turma e dos Diretores de Turma a. Representar os docentes Titulares de Turma e os Diretores de Turma no Conselho Pedaggico. b. Coordenar e avaliar os Projetos Curriculares de Turma. c. Apoiar os Titulares de Turma e os Diretores de Turma no desempenho das suas funes. d. Assegurar a articulao entre as atividades desenvolvidas pelos Titulares de turma e pelos Diretores de

Pgina 8

Turma e as preconizadas pelos Departamentos Curriculares, nomeadamente no que se refere aos contedos programticos e competncias de aprendizagem. e. Promover a execuo das orientaes do Conselho Pedaggico visando a realizao de atividades que estimulem a flexibilidade, a cooperao e a articulao entre todos os nveis de ensino. f. g. Conceber e desencadear mecanismos de apoio aos Professores Titulares de Turma e aos Diretores de Turma e de outros docentes do Agrupamento, para melhor desempenho das suas funes. Cooperar com outras estruturas de orientao educativa e com os servios especializados de apoio educativo na gesto adequada de recursos e na adoo de medidas pedaggicas destinadas a melhorar as aprendizagens. h. Analisar as propostas dos Titulares de Turma e dos Conselhos de Turma e submet-las ao Conselho Pedaggico. i. j. l. Propor e planificar formas de atuao junto dos Pais e Encarregados de Educao. Apresentar ao Diretor um relatrio crtico anual do trabalho desenvolvido. Presidir ao Conselho de Diretores de Turma (2 e 3 ciclo).

k. Presidir ao Conselho de Titulares de Turma (1 ciclo)

[]
Artigo 55 Servios Especializados de Apoio Educativo
1. Constituem Servios de Apoio Educativo: a. b. c. 2. Ncleo de Apoio Educativo; Servios de Psicologia e Orientao, adiante designado por SPO. Gabinete de Promoo do Sucesso, adiante designado por GPS.

Os Servios de Apoio Educativo destinam-se a promover a existncia de condies que assegurem a plena integrao escolar dos alunos, devendo articular a sua atividade com estruturas de orientao educativa do agrupamento e com as entidades externas que proporcionam um acompanhamento mais especializado aos alunos.

3. 4.

Os Servios de Apoio Educativo so coordenados por um docente de Educao Especial, designado pelo Diretor, por um perodo de quatro anos. O Coordenador dos Servios Especializados de Apoio Educativo pode ser exonerado a todo o tempo por despacho fundamentado do Diretor.

Artigo 56 Ncleo de Apoio Educativo Composio


O Ncleo de Apoio Educativo composto por: a. Docentes de Educao Especial. b. Docentes de Apoio Educativo em exerccio de funes no 1 ciclo.

Pgina 9

Artigo 57 Competncias
Compete ao Ncleo de Apoio Educativo: a. Contribuir ativamente para a diversificao de estratgias e mtodos educativos, de forma a promover o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos encaminhados para medidas de educao especial ou medidas de apoio educativo, no 1 ciclo. b. Colaborar na definio e implementao de programas, no mbito do apoio e complementos educativos. c. Participar nos Conselhos de Docentes de cada ano/Conselhos de Turma onde existirem alunos com necessidades educativas especiais a fim de analisar/acompanhar a situao desses aluno. d. Colaborar com os rgos de gesto e coordenao pedaggica do Agrupamento na avaliao de alunos com necessidades educativas especiais e na organizao e incremento dos apoios educativos adequados a esses alunos; e. Colaborar com os rgos de gesto e coordenao pedaggica do Agrupamento, e de um modo geral com os professores, na gesto flexvel dos currculos e na sua adequao s capacidades e interesses dos alunos, bem como s realidades locais. f. Incrementar as medidas previstas no Decreto-Lei n 3/2008, de 7 de janeiro, relativas a alunos com necessidades educativas especiais. g. Apoiar os alunos e respetivos professores, no mbito da sua rea de especialidade. h. Articular as respostas s necessidades educativas com os recursos existentes noutras estruturas e servios, nomeadamente na rea da sade, da segurana social, da qualificao profissional e do emprego, e outra. i. Coordenar a articulao de todos os servios e entidades que intervm no processo de reabilitao dos alunos com necessidades educativas especiais.

Artigo 58 Funcionamento
O Ncleo de Apoio Educativo rege-se por regimento interno prprio a elaborar no incio de cada ano letivo.

Artigo 59 Competncias do Coordenador


Compete ao Coordenador dos Servios Especializados de Apoio Educativo: a. Dinamizar o seu funcionamento. b. Acompanhar e orientar a prestao dos Apoios Educativos. c. Articular o trabalho entre os docentes, o Conselho Pedaggico e o Diretor. d. Intervir a nvel da comunidade e junto das instituies e servios, fomentando a articulao entre os servios de educao, sade, da segurana social, e da autarquia, de forma a suscitar a melhoria dos apoios prestados s escolas e desenvolvendo as modalidades desde interveno precoce.

Pgina 10

e. Elaborar relatrio crtico das atividades desenvolvidas, ao longo do ano, a apresentar ao Diretor no final de cada ano letivo.

[]
Artigo 102 Atividades de substituio no 1 ciclo
1. 2. Na situao de ausncia temporria do docente titular de turma no 1 Ciclo segue-se a metodologia constante nos nmeros seguinte para as faltas imprevistas e previstas. Numa falta imprevista do Professor devem ser equacionados, no estabelecimento pelo respetivo Coordenador, os recursos humanos disponveis, de modo a dar uma resposta adequada ao acompanhamento das crianas, nomeadamente: a. Substituio efetuada por outro Professor sem grupo distribudo (Professor de apoio ou Coordenador de Departamento), cumprindo-se as atividades definidas para estas situaes de ausncia no prevista ao servio; b. Distribuio dos alunos pelas restantes turmas da escola; c. Permanncia das crianas na sala ou BECRE (onde exista), com a vigilncia de uma Assistente Operacional/Tcnica supervisionada pelo Coordenador de Escola, sempre que em consequncia do nmero de alunos a distribuir, o rcio de aluno por professor, ultrapasse os vinte e oito. 3. A comunicao das faltas previstas, acompanhada de um plano de aula, deve ser entregue, no prazo legislado, Coordenadora de Estabelecimento, que far chegar posteriormente Diretora os respetivos documentos. 4. Para substituio de docente devem ser equacionados os recursos humanos existentes no Agrupamento usando os seguintes critrios: a. Professor de Apoio Educativo; b. Coordenador do Departamento (Nesta situao ser cumprido o Plano de Aula deixado pelo professor titular); c. Distribuio dos alunos por outras turmas da escola; d. Permanncia das crianas na sala ou BECRE (onde existir), com a vigilncia de uma Assistente Operacional/Tcnica supervisionada pelo Coordenador de Escola, sempre que em consequncia do nmero de alunos a distribuir, o rcio de aluno por professor, ultrapasse os vinte e oito. 5. O Professor que substitui o docente em falta deve registar no livro de ponto da turma o sumrio das atividades desenvolvidas e as faltas dos alunos no livro B.

[]
Artigo 114 Quadros de Valor e Excelncia
1. Os Quadros de Valor e Excelncia destinam-se a tornar patente o reconhecimento de aptides e atitudes dos alunos ou grupos de alunos que tenham evidenciado valor e excelncia nos domnios cognitivo,

Pgina 11

cultural, pessoal ou social, bem como a atribuir prmios, em casos especficos e excecionais. 2. Os Quadros de Valor nos 1, 2 e 3 ciclos e de Excelncia para os 2 e 3 ciclos do Agrupamento Vertical de Escolas de Paredes regem-se pelo Despacho Normativo n.102/90, pelo Decreto-Lei 30/2002, com as alteraes introduzidas pela Lei n. 3/2008 de 18 de janeiro e pelo presente documento.

Artigo 115 Quadros de Valor


1. O Quadro de Valor reconhece os alunos que revelam grandes capacidades ou atitudes exemplares de superao das dificuldades ou que desenvolvem iniciativas ou aes, igualmente exemplares, de benefcio claramente social ou comunitrio ou de expresso de solidariedade, na escola ou fora dela. 2. 3. O Quadro de Valor dever ser organizado por anos de escolaridade, no final do 3 perodo, nele constando o nome, a fotografia do aluno, a turma e o motivo pelo qual integra o quadro de valor. So critrios de acesso ao Quadro de Valor: a. O esforo desenvolvido de maneira exemplar para superao de dificuldades. b. A manifestao de um esprito de entreajuda relevante e continuado. c. O desenvolvimento de iniciativas ou aes exemplares de benefcio social ou comunitrio, na escola ou fora dela. d. O desempenho excecional nas atividades de enriquecimento curricular. e. A atribuio de prmios resultantes da participao em concursos promovidos por entidades externas Escola. f. 4. A atribuio de prmios resultantes da participao em concursos internos. g. Uma apreciao global muito boa, relativamente ao comportamento. Todos os agentes educativos envolvidos com os alunos podem fazer propostas devidamente fundamentadas para o acesso dos alunos ao Quadro de Valor, especificando as aes/acontecimentos, cabendo sempre ao conselho de turma/ Conselho de Ano fazer a sua anlise e emitir a deciso final. 5. 6. 7. 8. 9. Nenhum aluno pode ser proposto para o quadro de valor se tiver sido sujeito, nesse ano, a alguma medida disciplinar devidamente registada. Nos conselhos de turma/Conselho de Ano de final do 3 perodo dever ser referido em ata a existncia ou no de candidatos ao Quadro de Valor. Compete ao Diretor de Turma/Titular de Turma transmitir a informao referida no ponto anterior ao Coordenadores dos Diretores de Turma/Coordenador de professores titulares de turma do 1 ciclo. O Quadro de Valor homologado e organizado pelo Diretor, sob proposta dos Coordenadores dos Diretores de Turma/Coordenador de professores titulares de turma do 1 ciclo. Os alunos que integrem o Quadro de Valor recebero um diploma, a ser entregue no incio do ano letivo seguinte, em cerimnia prpria para o efeito. Dever constar do Processo Individual do Aluno cpia desse diploma, bem como as razes da sua atribuio. 10. O Quadro de Valor divulgado at 15 dias aps a afixao das pautas, no site, na plataforma e afixado em todos os estabelecimentos de ensino do agrupamento.

[]
Pgina 12

Artigo 117 Cerimnia de entrega dos diplomas


No incio de cada ano letivo, a escola reunir-se-, com a presena de todos os agentes educativos ou seus representantes - rgos de Gesto, Professores, Encarregados de Educao, Auxiliares de Ao Educativa, Alunos - de modo a proceder entrega dos respetivos diplomas aos alunos que integraram os quadros. A responsabilidade da organizao desta cerimnia cabe ao Conselho Geral em colaborao com o Diretor, com o Coordenador de Professores Titulares de Turma, com os Coordenadores de Diretores de Turma e c om o Coordenador de Projetos e Atividades, havendo a possibilidade de cooptar para este efeito elementos da Comunidade Educativa.

[]
Subseco II Avaliao

Artigo 147 Avaliao das aprendizagens


1. O quadro legal em que se baseia a Avaliao do ensino Bsico deve estar de acordo com o estipulado no Decreto-Lei 6/2001 de 18 de janeiro, no Despacho Normativo n 1/2005 e nos critrios gerais de avaliao que o Conselho Pedaggico dever definir anualmente, de acordo com as suas competncias. 2. A caracterizao global do processo de avaliao sumativa de cada rea/disciplina/ano curricular, deve ser conhecido de todos os que a ela vo ser sujeitos e tem como referente os critrios de avaliao, aprovados pelo Conselho Pedaggico, sob proposta dos Departamentos Curriculares. 3. Relativamente aos testes de avaliao sumativa devero ser respeitados os seguintes princpios: a. b. c. d. e. O aluno tem o direito a ser informado da data da realizao dos testes de avaliao sumativa, bem como dos contedos, conhecimentos e competncias versadas nessas fichas. No dever ser realizado mais do que um teste de avaliao sumativa por dia nem mais que trs testes por semana. Em cada disciplina, s poder haver lugar realizao de um novo teste de avaliao sumativa aps a entrega do anterior. A entrega dos testes dever ser acompanhada da respetiva correo na sala de aula. No 1 ciclo a classificao dos testes com a respetiva informao aos alunos dever obedecer seguinte nomenclatura: i. ii. iii. iv. v. f. De 0 a 19% - fraco De 20 a 49% - no satisfaz De 50 a 69% - satisfaz De 70 a 89% - satisfaz bastante De 90 a 100% - satisfaz plenamente

No 2 e 3 ciclos a classificao dos testes com a respetiva informao aos alunos dever obedecer

Pgina 13

seguinte nomenclatura: i. De 0 a 19% - nvel 1

ii. De 20 a 49% - nvel 2 iii. iv. De 50 a 69% - nvel 3 De 70 a 89% - nvel 4

v. De 90 a 100% - nvel 5 4. A organizao das provas intermdias, ou outros instrumentos internos de aferio, da responsabilidade da Direo, ouvido o Conselho Pedaggico.

[]
Artigo 149 Processo individual do aluno
1. 2. Ao processo individual do aluno tem apenas acesso o diretor de turma/professor titular de turma que prestar todas as informaes que julgar convenientes. O pai ou encarregado de educao ter acesso ao processo individual do seu educando, desde que o solicite ao diretor do agrupamento e o consulte na presena do diretor de turma/professor titular de turma. 3. 4. Os alunos dos 2 e 3 ciclos tero acesso ao seu dossier individual na presena do diretor de turma e do pai ou encarregado de educao. No dossier individual do aluno devem constar os seguintes elementos: a. Elementos fundamentais de identificao do aluno. b. Registo de avaliao (na aplicao informtica do programa alunos). c. Relatrios mdicos e/ou de avaliao psicolgica, quando existam. d. Planos e relatrios de apoio pedaggico, quando existam. e. Programa educativo individual, quando abrangido pela educao especial. f. Registos e produtos mais significativos do trabalho do aluno que documentem o seu percurso escolar. g. Autoavaliao do aluno com exceo dos 1 e 2 anos. h. Registos de prmios, menes honrosas ou de Quadros de Valor e de Excelncia. i. Registos de medidas disciplinares aplicadas. j. Outros elementos considerados relevantes para a evoluo e formao do aluno.

[]
Seco IV Dos Pais e Encarregados de Educao

Artigo 154 Pais e Encarregados de Educao


Aos pais e encarregados de educao incumbe, para alm das suas obrigaes legais, uma especial

Pgina 14

responsabilidade, inerente ao seu poder/dever de dirigirem a educao dos seus filhos e educandos, no interesse destes, e de promoverem ativamente o desenvolvimento fsico, intelectual e cvico dos mesmos.

Artigo 155 Direitos dos pais e encarregados de educao


1. Participar ativamente na vida escolar dos seus filhos/educandos, promovendo a articulao entre a educao na famlia e a escola, estabelecendo com o pessoal docente e no docente, um compromisso de complementaridade no processo de desenvolvimento e de educao dos seus filhos/educandos. 2. Ser informado no incio do ano letivo, de todo o processo ensino-aprendizagem que ao longo do ano se desenvolve, nomeadamente, contedos programticos, critrios de avaliao, assiduidade, regulamento interno, outras normas e elementos considerados relevantes. 3. Usufruir de todos os apoios que os diferentes estabelecimentos do agrupamento possam disponibilizar. 4. Ser informado da hora de atendimento do educador/professor titular de turma /diretor de turma do seu filho/educando. 5. Apresentar, atravs dos seus rgos representativos, propostas de melhoramento de funcionamento/organizao das escolas do agrupamento. 6. Participar, atravs dos seus representantes nos termos da lei e do presente Regulamento Interno, nos rgos de Administrao e Gesto, na criao e execuo do Projeto Educativo, bem como do Regulamento Interno do Agrupamento. 7. Apresentar crticas e sugestes relativamente ao funcionamento do agrupamento e ser ouvido pelo conselho de turma, diretores de turma e direo em todos os assuntos que, justificadamente, sejam do interesse dos seus filhos/educandos. 8. Participar e colaborar ativamente com as associaes de pais e encarregados de educao. 9. Representar ou fazer-se representar nos conselhos de turma do seu filho/educando. 10. Ser considerado em todos os momentos e circunstncias, parte integrante da Comunidade Educativa, de acordo com os normativos vigentes. 11. Participar na avaliao de desempenho de docentes, desde que seja solicitada por estes.

Artigo 156 Deveres dos pais e encarregados de educao


1. Acompanhar ativamente a vida escolar do seu educando, promovendo a articulao entre a educao na famlia e a escola, entendendo a instituio escolar como uma organizao em que os interesses individuais no podero em circunstncia alguma, sobrepor-se aos coletivos. 2. Diligenciar para que o seu educando beneficie dos seus direitos e cumpra rigorosamente os deveres que lhe incumbem, nos termos do presente regulamento com destaque para os deveres de assiduidade, de correto comportamento e de empenho no processo de aprendizagem, bem como regras de higiene e segurana. 3. Cooperar com os professores no desempenho da sua misso pedaggica, em especial quando para tal forem solicitados, colaborando no processo de ensino e aprendizagem do seu educando. 4. Contribuir para a preservao da disciplina na escola e para a harmonia da comunidade educativa, respeitando todos os elementos da comunidade educativa em especial quando para tal forem solicitados.

Pgina 15

5. Integrar ativamente a comunidade educativa no desempenho das demais responsabilidades desta, em especial informando-se, sendo informado e informando sobre todas as matrias relevantes no processo educativo dos seus educandos, de forma a contribuir para um processo de ensino/aprendizagem harmonioso. 6. Comparecer na escola sempre que julgue necessrio e quando para tal for solicitado, estabelecendo contactos regulares com o educador/professor titular de turma/diretor de turma ou participando nas reunies de pais. 7. Estabelecer com o seu educando uma relao de proximidade que possibilite um acompanhamento regular e frequente do seu quotidiano escolar. 8. Colaborar na implementao do projeto educativo, projeto curricular, projeto curricular de turma e plano de atividades do agrupamento. 9. Contribuir para a preservao da segurana e integridade fsica e psicolgica de todos os que participam na vida do agrupamento. 10. Conhecer o regulamento interno do agrupamento, e em especial de todo o articulado relativamente ao aluno, agindo em conformidade com o nele previsto, subscrevendo e fazendo subscrever igualmente aos seus educandos, atravs de declarao de aceitao do mesmo. 11. Responsabilizar-se pelos deveres de assiduidade e disciplina dos seus filhos e educandos. 12. Indemnizar os lesados pelos danos pessoais ou materiais intencionalmente provocados pelo seu educando. 13. Ressarcir a escola dos danos intencionalmente provocados pelo seu educando sobre materiais, equipamento e instalaes escolares. 14. Providenciar a justificao de faltas do seu educando. 15. Eleger representantes dos pais e encarregados de educao aos conselhos de turma. 16. Colaborar com as estruturas representativas dos pais e encarregados de educao e disponibilizar-se para integrar os seus rgos.

Artigo 157 Associaes de Pais e Encarregados de Educao


1. As associaes de pais visam a defesa e promoo dos interesses dos seus associados em tudo quanto respeita educao e ensino dos seus filhos e educandos que sejam alunos do pr-escolar ou do ensino bsico. 2. Todos os estabelecimentos de ensino do agrupamento, de per si ou em associao devem constituir uma associao de pais e encarregados de educao.

Artigo 158 Direitos das Associaes de Pais e Encarregados de Educao


1. Utilizar as instalaes do estabelecimento de ensino para nelas reunir, devendo comunicar com antecedncia adequada essa pretenso ao Diretor ou coordenador de est6abelecimento. 2. Participar, nos termos da lei, na administrao e gesto do agrupamento. 3. Distribuir a documentao de interesse das associaes de pais e afix-la em locais destinados para o efeito

Pgina 16

nos estabelecimentos do agrupamento. 4. Beneficiar de apoio documental a facultar pelo agrupamento.

Artigo 159 Deveres das Associaes de Pais e Encarregados de Educao


1. Estabelecer com o pessoal docente e no docente uma relao de parceria de modo a favorecer a implementao do projeto educativo do agrupamento tendo em conta as especificidades de cada escola. 2. Colaborar com os elementos da comunidade educativa no desenvolvimento do plano anual de atividades. 3. Participar com os responsveis de cada escola na resoluo de situaes pontuais problemticas. 4. Promover reunies com os pais e encarregados de educao, de forma a melhorar a qualidade do ensino ministrado e organizao escolar. 5. Colaborar com a direo do agrupamento para o estabelecimento de parcerias com entidades, empresas, instituies ou outras. 6. Servir como interlocutor junto da direo do agrupamento. 7. Participar no conselho pedaggico no mbito das comisses especializadas no exerccio das suas competncias. 8. Interagir com a direo na inventariao das necessidades do agrupamento e modos de interveno. 9. Definir com a direo formas de ao e interveno junto dos pais e encarregados de educao.

[]
Artigo 171 Entrada em vigor
O presente regulamento entra em vigor a partir do dia 1 de janeiro de 2011.

Aprovado, por unanimidade pelo Conselho Geral no dia 28 de dezembro de 2010. Este regulamento foi elaborado segundo as normas do novo Acordo Ortogrfico.

Pgina 17

Anda mungkin juga menyukai