Anda di halaman 1dari 28

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA Querido(a) aluno(a), eu me chamo Dicler Forestieri atualmente

e ministro aulas presenciais e a distncia dos Direitos Civil e Penal em diversos cursos do eixo Rio X So Paulo e ocupo o cargo de Auditor-Fiscal Tributrio do Municpio de So Paulo (AFTM-SP). Fui aprovado no concurso de 2006 e entrei em exerccio no ano 2007. Antes deste concurso tambm exerci o cargo de Auditor-Fiscal de Tributos do Estado da Paraba (ICMS-PB concurso em 2006) e fui oficial da Marinha do Brasil durante doze anos e meio; alm de ter sido aprovado em 6o lugar para o concurso de Auditor-Fiscal de Tributos do Estado do Rio Grande do Sul (ICMS-RS - 2006). Por ter sido aprovado em trs grandes concursos da rea fiscal, creio ter condies de lhe dizer qual a melhor forma para conseguir tal sucesso. Entretanto, antes de ser aprovado nestes trs concursos, fiquei reprovado em outros sete concursos. Ou seja, creio que tambm sei o que deve ser feito para no ser aprovado. O atual curso ser direcionado para os concursos dos diversos tribunais existentes neste vasto pas, tais como o TRE, o TRF, o TRF e o TJ. Desta forma, a estrutura do nosso curso ter como base os contedos programticos cobrados usualmente nos concursos para cargos dos tribunais citados. A disposio das aulas, sempre buscando a objetividade, ser feita atravs da juno de duas ideologias: abordagem terica superficial sobre o assunto e aprofundamento atravs de exerccios de concursos anteriores. Utilizaremos tal diretriz para economizar os seus neurnios e pelo fato de voc j possuir diversas outras matrias a serem estudadas para o seu concurso. No ramo dos concursos, principalmente quando o edital j est publicado, o tempo algo extremamente precioso Este curso ser composto de 10 (dez) aulas (esta e mais 9) assim divididas:

AULA 0 (demo)

Lei de Introduo ao Cdigo Civil.

AULA 1 Pessoa Natural e Domiclio AULA 2 Pessoa Jurdica e Bens AULA 3 Negcios Jurdicos.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA AULA 4 Prescrio e decadncia. AULA 5 Obrigaes: classificao e transmisso. AULA 6 Obrigaes: extino e inadimplemento. AULA 7 Contratos (parte geral). AULA 8 Contratos em espcie. AULA 9 Posse e Propriedade.

Em todas as aulas sero apresentadas, no decorrer da teoria, questes recentes de provas anteriores das bancas FCC (Fundao Carlos Chagas) e CESPE/UnB para que voc saiba como o assunto abordado pelas bancas. Aps as devidas apresentaes, vamos nos preparar juntos para a guerra !!!!

TRIBUNAL

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA AULA ZERO - DEMONSTRATIVA AU DE TI VA TPICO 1: LEI DE INTRODUO AO CDIGO CIVIL (LICC) EI NT VI LI CC T A Lei de Introduo ao Cdigo Civil representa o Decreto-Lei 4.657/1942, ou seja, no parte integrante do Cdigo Civil (Lei 10.406/2007). O CC cuida de tratar das relaes de ordem privada, a LICC no. As principais caractersticas da LICC so: um conjunto de normas sobre normas, pois, uma lei que disciplina outras normas jurdicas, assinalando-lhes a maneira de aplicao e entendimento, sendo chamada de lei das leis (lex egum); aplicvel a todos os ramos do direito, no apenas ao Direito Civil; e por ultrapassar em muito o mbito do Direito Civil, podemos afirmar que os dispositivos deste diploma legal contm normas de sobredireito. LICC foi atribuda a tarefa de disciplinar os seguintes assuntos: 1) vigncia e eficcia das normas jurdicas; 2) conflito de leis no tempo; 3) conflito de leis no espao; 4) critrios de hermenutica jurdica (interpretao); 5) critrios de integrao do ordenamento jurdico; e 6) normas de direito internacional pblico e privado. 1. (CESPE - TRE/BA Analista Judicirio 2010) A LICC foi revogada pelo Cdigo Civil de 2002. ERRADA. A LICC um Decreto-Lei de 1942 e o Cdigo Civil vigente a Lei 10.406/2002. Os dois dispositivos legais coexistem no havendo a revogao da LICC pelo CC.

TPICO 1.1: Vigncia da norma. O art. 1o, caput, da LICC consagra o princpio da vigncia sincrnica: www.pontodosconcursos.com.br 3

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA Art. 1o da LICC - Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. Pelo princpio da vigncia sincrnica entende-se que a obrigatoriedade da lei no pas simultnea, pois ela entra em vigor a um s tempo em todo o pas, ou seja, quarenta e cinco dias aps sua publicao, no havendo data estipulada para sua entrada em vigor. A vigncia critrio puramente temporal da norma, vai desde o incio da validade da norma at a perda de sua validade. Nesse aspecto, no h que fazer qualquer relao com outra norma. A eficcia referese possibilidade de produo concreta de efeitos pela norma. Quando classificada (segundo Jos Afonso Da Silva) de acordo com a dependncia de outras normas, podem ser: a) Normas de eficcia plena funo eficacial imediatamente concretizada; b) Normas de eficcia limitada a funo eficacial depende de uma outra norma; e c) Normas de eficcia contida a funo eficacial ser restringida por outra norma. possvel que a lei seja invlida (no esteja em vigncia) mas tenha eficcia (produza efeitos). Para exemplificar tal situao vamos viajar para o Direito Penal e analisar o art. 3o do Cdigo Penal que trata da aplicao da lei penal quando esta for excepcional ou temporria: Lei excepcional ou temporria Art. 3 do CP - A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia. Leis temporrias: so aquelas que contm prazo (dia de incio e dia do fim) de vigncia previsto expressamente em seu corpo. Leis excepcionais: so as que vinculam o prazo de vigncia a determinadas circunstncias, como guerra, epidemia, etc.

Esses dois tipos de leis possuem a ultratividade como grande caracterstica. Por ultratividade devemos entender a capacidade de uma www.pontodosconcursos.com.br 4

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA lei, aps ser revogada (perder a vigncia), continuar regulando fatos ocorridos durante o prazo em que esteve em vigor. Ou seja, ocorrendo um crime durante a vigncia de uma lei excepcional ou temporria, mesmo aps a lei no mais estar em vigor (falta de vigncia), ela dever ser utilizada no julgamento (ter eficcia).

Ultra-atividade

julgamento

CRIME Vigncia da lei temporria ou excepcional EFICCIA

2. (CESPE - TRE/BA Analista Administrativo 2010) D-se a ultra-atividade da lei quando a lei revogada sobrevive, continuando a ser aplicada s situaes ocorridas ao tempo de sua vigncia. CERTA. Conforme comentrios anteriores.

Continuando o estudo do art. 1o da LICC, temos que: Art. 1o da LICC - Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. 1o Nos Estados, estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia trs meses depois de oficialmente publicada. 2o Revogado [...]. O processo de nascimento de uma lei pode ser apresentado da seguinte forma: 1) Edio; 2) Processo Legislativo; 3) Sano do Presidente da Repblica;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA 4) Publicao: e 5) Vigncia. As fases de edio e do processo legislativo so estudadas pelo Direito Constitucional. Aqui comearemos o estudo na fase da sano. Aps a lei ser sancionada, deve haver a sua publicao para que as pessoas tomem conhecimento do seu contedo; e, conseqentemente, o diploma legal ir adquirir vigncia (validade) estando apto a produzir efeitos. Entretanto, o nascimento da lei se d com a promulgao.
PROMULGAO PUBLICAO

No podemos confundir a promulgao com a publicao, apesar de ambas constiturem fases essenciais da eficcia da lei. A promulgao atesta a existncia da lei, produzindo dois efeitos bsicos: a) reconhece os fatos e atos geradores da lei; b) indica que a lei vlida, ou seja, que obedece aos requisitos formais. A promulgao das leis compete ao Presidente da Repblica (Constituio, art. 66, 7o). Ela dever ocorrer dentro do prazo de 48 horas decorrido da sano ou da superao do veto. Neste ltimo caso, se o Presidente no promulgar a lei, competir a promulgao ao Presidente do Senado Federal, que dispor, igualmente, de 48 horas para faz-lo; se este no o fizer, dever faz-lo o VicePresidente do Senado, em prazo idntico. A publicao constitui a forma pela qual se d cincia da promulgao da lei aos seus destinatrios. condio de vigncia e eficcia da lei.

3. (CESPE - INSS Analista: Direito 2008) As leis, em sentido amplo, nascem com a promulgao. CERTA. No se pode confundir publicao com promulgao.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA Denomina-se vacatio legis o perodo de tempo que se estabelece entre a publicao e a entrada em vigor da lei. Neste intervalo de tempo a lei no produzir efeitos, devendo incidir a lei anterior no sistema. Existem trs espcies de leis referentes vacatio legis: 1) Lei com vacatio legis expressa: a lei de grande repercusso, que, de acordo com o artigo 8. da Lei Complementar n. 95/98, tem expressa disposio do perodo de vacatio legis. Como exemplo, temos a expresso contida em lei deteminando "entra em vigor um ano depois de publicada". 2) Lei com vacatio legis tcita: aquela que continua em consonncia com o artigo 1. da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, ou seja, no silncio da lei entra em vigor, no pas, 45 dias depois de oficialmente publicada ou, no estrangeiro, quando admitida, trs meses aps a publicao oficial. 3) Lei sem vacatio legis: aquela que, por ser de pequena repercusso, entra em vigor na data de publicao, devendo esta estar expressa ao final do texto legal. Segue esquema grfico:

edio

sano

publicao

vigncia

vacatio legis

obrigatoriedade

no pas (45 dias)

salvo disposio em contrrio

no estrangeiro (3 meses)

4. (CESPE - INSS Analista: Direito 2008) No que concerne obrigatoriedade da norma brasileira no exterior, faltando estipulao legal do prazo de entrada em vigor, tal prazo de trs meses depois de a norma ser oficialmente publicada. CERTA. Conforme o art. 1, 1 da LICC.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA

Durante o prazo de vacncia, a lei nova ainda no produz efeitos, ou seja, ainda no tem vigncia. Dessa forma, enquanto a lei nova ainda no entrar em vigor ela no ser obrigatria e os atos praticados de acordo com a lei antiga sero plenamente vlidos.

5. (CESPE - INSS Analista: Direito 2008) A obrigatoriedade imposta por uma norma jurdica sempre se inicia na data da sua publicao. ERRADA. Quando houver prazo de vacatio legis no ocorrer o incio da obrigatoriedade no mesmo momento da publicao. A forma de contagem do prazo de vacatio legis regulada pelo artigo 8o, 1o da Lei Complementar 95/98, incluindo o dia da publicao e o ltimo dia na contagem do prazo. Art. 8o, 1o da LC 95/98 - A contagem do prazo para entrada em vigor das leis que estabeleam perodo de vacncia far-se com a incluso da data da publicao e do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia subseqente sua consumao integral. Para exemplificar, se uma lei for publicada no dia 2 de janeiro, estabelecendo prazo de quinze dias de vacncia, ela entrar em vigor em qual dia? No exemplo apresentado, a contagem do prazo de vacncia (vacatio legis) inclui o dia 2 de janeiro e vai at o dia 16 de janeiro (15 dias), entrando a lei e vigor no dia subseqente (17 de janeiro). Seque quadro:

3 Contagem 2 do dia do DIA 17 ms

. . .

16

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA 2 3 4 Contagem 1 do vacatio dia subseqente ... 15 vigncia no

6. (FCC - TCE/MG Procurador do Ministrio Pblico 2007) Considere as seguintes afirmaes: I. Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. II. A contagem do prazo para entrada em vigor das leis que estabeleam perodo de vacncia far-se- com a incluso da data da publicao e do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia subseqente sua consumao integral. (A) As afirmaes I e II so corretas. (B) Somente a afirmao I correta. (C) Somente a afirmao II correta. (D) As afirmaes I e II so incorretas. (E) As afirmaes I e II so colidentes entre si e nenhuma delas corresponde a regra jurdica em vigor. GABARITO: D. A primeira afirmativa representa o art. 1, caput, da LICC e a segunda tem como base o art. 8, 1 da LC 95/98.

Finalizando o estudo do art. 1o da LICC temos: Art. 1o da LICC [...]. 3o Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo deste artigo e dos pargrafos anteriores comear a correr da nova publicao. 4o As correes a texto de lei j em vigor consideram-se lei nova. Se uma lei for publicada com erro substancial acarretando divergncia de interpretao, ento poderemos observar situaes distintas por ocasio da correo de tal erro, dependendo de qual fase se encontra o processo de criao da norma: 1) correo antes da publicao: a norma poder ser corrigida sem maiores problemas;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA 2) correo no perodo de vacatio legis: a norma poder ser corrigida; no entanto, dever contar novo perodo de vacatio legis para o texto corrigido; 3) correo aps a entrada em vigor: a norma poder ser corrigida mediante uma nova norma de igual contedo. Segue esquema grfico:
1) correo sem maiores problemas 2) novo prazo de vacatio legis

3) lei nova

edio

sano

publicao

vigncia

vacatio legis

obrigatoriedade

7. (CESPE - DPE/ES Defensor Pblico 2009) Consideram-se leis novas as correes de texto de lei j em vigor. CERTA. Conforme comentrios anteriores.

TPICO 1.2: Revogao da norma.

a hiptese em que a norma jurdica perde a vigncia porque outra norma veio modific-la ou revog-la. A norma jurdica permanente e s poder deixar de surtir efeitos se a ela sobrevier outra norma que a revogue. O desuso no implica a perda da vigncia da norma, e sim, a perda de sua efetividade. Quando classificada de acordo com a sua extenso, a revogao pode ser: 1) total (ab-rogao): quando toda a lei revogada; ou 2) parcial (derrogao): quando apenas parte da lei anterior revogada. 8. (CESPE - TRT 17a Analista Administrativo 2009) A abrogao a revogao parcial da lei. ERRADA. A questo trata da derrogao.

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA

Atravs do art. 2o, caput, da LICC, o legislador expressou o Princpio da Continuidade. Art. 2o da LICC - No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. Dessa forma, em regra, as leis possuem efeito permanente, isto , vigncia por prazo indeterminado, excetuando-se as leis com vigncia temporria, que possuem data certa para morrer (perder a vigncia). A lei oramentria um clssico exemplo de lei temporria, dessa forma, para que ocorra o fim de sua vigncia, no necessrio outra lei. Basta que transcorra o lapso temporal de um ano. Tendo como base legal o art. 2o, 1o da LICC, existem trs formas de revogao de uma lei antiga por uma lei nova. Art. 2o 1o da LICC - A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior. So elas: 1) Revogao expressa ou direta: quando a lei indica os dispositivos que esto sendo por ela revogados. 2) Revogao tcita ou indireta: quando a nova lei incompatvel com a lei anterior. 3) Revogao global: quando a lei revogadora inteiramente a matria disciplinada pela lei antiga. disciplina

Sobre a revogao expressa ou direta, a LC 107/2001 deu nova redao LC 95/98 que ficou da seguinte forma: Art. 9o da LC 95/98 - A clusula de revogao dever enumerar, expressamente, as leis ou disposies legais revogadas.

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA

Ou seja, atravs do dispositivo legal acima, o legislador no deve mais se valer daquela vaga expresso revogam-se as disposies em contrrio. Quando uma norma entra em conflito com outra surge a antinomia. Para a verificao de revogao das normas e soluo de tais conflitos, trs critrios, listados no quadro a seguir, devem ser utilizados:

CRITRIOS PARA A SOLUO DE UMA ANTINOMIA 1) HIERRQUICO (lex superior derrogat legi inferiori): consiste em verificar qual das normas superior, independentemente da data de vigncia das duas normas (exemplo: um regulamento no poder revogar uma lei ainda que entre em vigor aps esta); 2) ESPECIALIDADE (lex specialis derrogat legi generali): as normas gerais no podem revogar ou derrogar preceito ou regra disposta e instituda em norma especial; e 3) CRONOLGICO (lex posterior derrogat legi priori): a norma que entrar em vigor posteriormente ir revogar a norma anterior que estava em vigor.

Dos trs critrios acima, o cronolgico o mais fraco de todos, sucumbindo diante dos demais. O critrio da especialidade o intermedirio e o hierrquico o mais forte de todos.

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA 9. (CESPE - DPE/ES Defensor Pblico 2009) Quando o conflito normativo for passvel de soluo mediante o critrio hierrquico, cronolgico e da especialidade, o caso ser de antinomia aparente. CERTA. Podem-se classificar as antinomias, quanto ao critrio de soluo, em: A) Antinomia real, quando no houver na ordem jurdica qualquer critrio normativo para soluciona-la, sendo, ento imprescindvel sua eliminao a edio de uma norma. B) Antinomia aparente, se os critrios para a sua soluo (hierarquia, cronologia e especialidade) forem normais integrantes do ordenamento jurdico. O art. 2o, 2o da LICC consagra o princpio da conciliao. Art. 2o, 2o da LICC - A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. De acordo com tal princpio, se uma lei no contraria outra j existente, ento eles podem coexistir, no havendo a necessidade de revogao.

10. (CESPE - DPE/ES Defensor Pblico 2009) A lei nova que dispe sobre regras especiais revoga as regras gerais sobre a mesma matria. ERRADA. De acordo com o princpio da conciliao as normas em questo podem coexistir.. J o art. 2o, 3o da LICC dispe sobre a repristinao. Art. 2o, 3o da LICC - Salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. Atravs da sua leitura, conclumos que a regra a norestaurao da norma, ou seja, a impossibilidade de uma norma

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA jurdica, uma vez revogada, voltar a vigorar no sistema jurdico pela simples revogao de sua norma revogadora. O motivo dessa norestaurao de normas o controle do sistema legal para que se saiba exatamente qual norma est em vigor. Admite-se, no entanto, a restaurao expressa da norma, ou seja, uma norma nova que faa to-somente remisso norma revogada poder restituir-lhe a vigncia, desde que em sua totalidade. A seguir temos um esquema grfico sobre a repristinao:

revogao

revogao

A
LEI REVOGADA

B
LEI REVOGADORA

REPRISTINAO
(disposio expressa)

Sendo a Lei A revogada pela Lei B e, posteriormente, a Lei B revogada pela Lei C, a Lei A ir ressuscitar? ou seja, ir ocorrer a repristinao? Resposta: Caso a Lei C disponha expressamente sobre o renascimento da Lei A, ento possvel a repristinao, caso contrrio, a Lei A continua morta.

11. (CESPE - TRE/BA Analista Judicirio 2010) A lei anterior, expressamente revogada pela edio de nova lei, tem sua vigncia automaticamente restaurada em caso de revogao da lei que a revogou. ERRADA. A restaurao da vigncia no se d de forma automtica. Somente poder ocorrer de forma expressa.

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA

TPICO 1.3: Conflito de normas no tempo O direito intertemporal visa solucionar os conflitos entre as novas e as velhas normas, entre aquela que acaba de entrar em vigor e a que acaba de ser revogada. Isso porque alguns fatos iniciam-se sob a gide de uma lei e s se extinguem quando outra nova est em vigor. Para solucionar tais conflitos existem dois critrios: disposies transitrias: o prprio legislador no texto normativo novo concilia a nova norma com as relaes j definidas pela norma anterior; princpio da irretroatividade: a lei no deve retroagir para atingir fatos e efeitos j consumados sob a lei antiga. Observando os fatos jurdicos e relacionando-os cronologicamente de acordo com a produo de efeitos, temos que eles podem ser: a) Pretritos so os que se constituram na vigncia de uma lei e tem seus efeitos produzidos na vigncia daquela lei. b) Futuros so os que ainda no foram gerados. c) Pendentes so os que foram constitudos na vigncia de uma lei anterior e no produziram todos os seus efeitos nela. Ex: Celebrei um contrato de emprstimo no ano passado e at hoje a coisa emprestada est emprestada comigo. Esse contrato embora constitudo na vigncia de uma lei, ele continua produzindo seus efeitos na vigncia da lei revogadora. Segundo o Princpio da Irretroatividade, aos fatos pendentes aplicada a lei anterior, porque a lei posterior s se aplica para o futuro. Analisando o art. 6o da LICC, percebemos que a lei, em regra, irretroativa, devendo ser expedida para disciplinar fatos futuros. Entretanto, a retroatividade da lei pode ocorrer excepcionalmente para fatos pendentes, desde que respeite o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. Art. 6 da LICC - A Lei em vigor ter efeito imediato e geral, respeitados o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. 1 Reputa-se ato jurdico perfeito o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou.

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA 2 Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou algum por le, possa exercer, como aqules cujo como do exerccio tenha trmo pr-fixo, ou condio prestabelecida inaltervel, a arbtrio de outrem. 3 Chama-se coisa julgada ou caso julgado a deciso judicial de que j no caiba recurso.

12. (CESPE - TRE/BA Analista Judicirio 2010) A noo de coisa julgada prevista na LICC refere-se imutabilidade da deciso judicial somente quando ultrapassado o prazo decadencial para a propositura da ao rescisria. ERRADA. Segundo o art. 6o, 3o da LICC chama-se coisa julgada ou caso julgado a deciso judicial de que j no caiba recurso. Como a ao rescisria no considerada um recurso, no necessrio que se esgote o prazo decadencial para a propositura de tal ao a fim de se configurar a coisa julgada. TPICO 1.4: Conflito de normas no espao Pela LICC (arts. 7o a 19), sero solucionados os conflitos decorrentes da aplicao espacial de normas, que esto relacionadas noo de soberania dos Estados, por isso, que a LICC considerada o Estatuto de Direito Internacional Pblico e Privado. Toda lei, em princpio, tem seu campo de aplicao limitado no espao pelas fronteiras do Estado que a promulgou (territorialidade). Entretanto, visando facilitar as relaes internacionais, comum, em algumas situaes, ser admitida a aplicao de leis estrangeiras dentro do territrio nacional e de leis nacionais dentro do territrio estrangeiro (extraterritorialidade). Desta forma, pelo princpio da territorialidade no ser absoluto, fica consagrado no Brasil o Princpio da Territorialidade Temperada, de modo que leis e sentenas estrangeiras podem ser aplicadas no Brasil desde que observadas as seguintes regras: 1) no se aplicam leis, sentenas ou atos estrangeiros no Brasil quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes.

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA 2) no se cumprir sentena estrangeira no Brasil sem exequatur (cumpra-se), ou seja, a permisso dada pelo STJ para que a sentena tenha efeitos, conforme art. 105, I, i da CF. Nos quadros a seguir, apresentaremos exemplos de aplicao da territorialidade e da prpria extraterritorialidade de acordo com os dispositivos da LICC. TERRITORIALIDADE Art. 8o Para qualificar os bens e regular as relaes a eles concernentes, aplicar-se- a lei do pas em que estiverem situados. Para qualificar e reger as obrigaes, aplicar-se- a lei do pas em que se constituirem. As organizaes destinadas a fins de interesse coletivo, como as sociedades e as fundaes, obedecem lei do Estado em que se constituirem. A prova dos fatos ocorridos em pas estrangeiro rege-se pela lei que nele vigorar, quanto ao nus e aos meios de produzir-se, no admitindo os tribunais brasileiros provas que a lei brasileira desconhea. EXTRATERRITORIALIDADE Art. 7o A lei do pas em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. A sucesso por morte ou por ausncia obedece lei do pas em que domiciliado o defunto ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situao dos bens. competente a autoridade judiciria brasileira, quando for o ru domiciliado no Brasil ou aqui tiver de ser cumprida a obrigao. As leis, atos e sentenas de outro pas, bem como quaisquer declaraes de vontade, no tero eficcia no Brasil, quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes.

Art. 9o

Art. 11

Art. 13

Art. 10

Art. 12

Art. 17

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA

13. (FCC - TRT 18 Analista Judicirio Execuo de Mandado 2008) A sucesso do ausente obedece a lei do pas (A) onde foi visto pela ltima vez. (B) em que se situam seus bens imveis. (C) onde ocorreu o desaparecimento. (D) em que era domiciliado o desaparecido. (E) onde residirem seus filhos. GABARITO: D. Conforme o art. 10 da LICC.

TPICO 1.5: Preenchimento da lacuna jurdica. Segundo o princpio da indeclinabilidade de jurisdio, o juiz obrigado a decidir, ainda que no exista lei disciplinado o caso concreto. Dessa forma, diante da ausncia de lei regulando determinada situao jurdica, faz-se necessrio ao magistrado valer-se dos mecanismos de integrao do ordenamento jurdico indicados pelo art. 4o da LICC. Art. 4o da LICC - Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito. MECANISMOS DE INTEGRAO DO ORDENAMENTO JURDICO 1) a Analogia; 2) os Costumes; e 3) os Princpios Gerais do Direito. Deve ser observada a seqncia apresentada, ou seja, primeiro o magistrado deve fazer uso da analogia, posteriormente dos costumes e, por ltimo, dos princpios gerais de direito. Se voc est se perguntando sobre a equidade, veja a observao a seguir:

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA

OBSERVAO SOBRE A EQUIDADE !!!! - Apesar do art. 4o da LICC no mencionar a equidade, ela pode funcionar como ltimo mecanismo para integrao do ordenamento jurdico. Ou seja, diante da ausncia de lei, da inviabilidade da analogia, dos costumes e dos princpios gerais de direito, e, prevendo a lei a possibilidade do uso da equidade, o magistrado, para fazer valer o princpio da indeclinabilidade de jurisdio pode utiliz-la. o que se depreende do art. 127 do Cdigo de Processo Civil (CPC). Art. 127 do CPC - O juiz s decidir por eqidade nos casos previstos em lei. Analogia fonte formal mediata do direito, utilizada com a finalidade de integrao da lei, ou seja, a aplicao de dispositivos legais relativos a casos anlogos, ante a ausncia de normas que regulem o caso concretamente apresentado apreciao jurisdicional (a que se denomina anomia falta de norma). A doutrina costuma distinguir a analogia em legal (legis) ou jurdica (jris). Vejamos: a) Analogia legal (legis) aplica-se ao caso omisso uma lei que regula caso semelhante; b) Analogia jurdica (jris) aplica-se ao caso omisso um conjunto de normas para extrair elementos que possibilitem a aplicabilidade ao caso concreto. ANALOGIA LEGAL UMA NORMA

ANALOGIA JURDICA CONJUNTO DE NORMAS

14. (CESPE - DPE/ES Defensor Pblico 2009) A analogia jurdica fundamenta-se em um conjunto de normas para extrair elementos que possibilitem sua aplicabilidade ao caso concreto no previsto, mas similar. CERTA. Conforme comentrios anteriores.

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA

O costume a repetio da conduta, de maneira constante e uniforme, em razo da convico de sua obrigatoriedade. No Brasil, existe o predomnio da lei escrita sobre a norma consuetudinria. Os costumes distinguem-se em: 1) Costume secundum legem - o que auxilia a esclarecer o contedo de certos elementos da lei. Ou seja, o prprio texto da lei delega ao costume a soluo do caso concreto. Ex: art. 569, II do CC: O locatrio obrigado a pagar pontualmente o aluguel nos prazos ajustados, e, em falta de ajuste, segundo o costume do lugar 2) Costume contra legem ou negativo o que contraria a lei. Pode ser de dois tipos: Consuetudo abrogatria espcie de costume contra legem que se caracteriza por ser uma prtica contrria s normas legais. Desuetudo espcie de costume contra legem que consiste na falta de efetividade da norma legal no revogada formalmente.

Um exemplo de costume contra legem ocorre no mercado de Barretos (Estado de So Paulo), onde os negcios de gado, por mais avultados que sejam, celebram-se dentro da maior confiana, verbalmente. Nos termos do art. 227 do CC, os negcios jurdicos que ultrapassem o valor de dez salrios mnimos no admitem prova exclusivamente testemunhal (verbal). Art. 227 do CC - Salvo os casos expressos, a prova exclusivamente testemunhal s se admite nos negcios jurdicos cujo valor no ultrapasse o dcuplo do maior salrio mnimo vigente no Pas ao tempo em que foram celebrados. Dessa forma, os negcios vultosos (superiores a 10 salrios mnimos) de gado no mercado de Barretos representam um costume contra legem, pois deveriam ser celebrados na forma escrita, em

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA decorrncia do grande contrariando a lei. valor, mas so celebrados verbalmente,

3) Costume praeter legem ou integrativo o que supre a ausncia ou lacuna da lei nos casos omissos. o costume citado no art. 4o da LICC. Ex: o costume de emitir cheque cheque pr-datado. Tal conduta no possui regulamentao legal. So condies para a vigncia do continuidade, diuturnidade e obrigatoriedade. costume sua

O costume deriva da longa prtica uniforme, constante, pblica e geral de determinado ato, com a convico de sua necessidade jurdica. So, pois, condies indispensveis sua vigncia: continuidade, uniformidade, diuturnidade (constncia na realizao do ato, no implicando sano), moralidade e obrigatoriedade.

CARACTERSTICAS DOS COSTUMES

- CONTINUIDADE - DIUTURNIDADE OBRIGATORIEDADE

15. (CESPE - INSS Analista: Direito 2008) A analogia, que um dos instrumentos de integrao da norma jurdica, consiste na prtica uniforme, constante, pblica e geral de determinado ato com a convico de sua necessidade jurdica. ERRADA. A assertiva enuncia caractersticas dos costumes e no da analogia. Princpios Gerais do Direito so postulados que esto implcita ou explicitamente expostos no sistema jurdico, contendo um conjunto

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA de regras. Os princpios gerais de Direito so a ltima salvaguarda do intrprete, pois este precisa se socorrer deles para integrar o fato ao sistema. De acordo com as lies de Celso Antnio Bandeira de Mello, princpios so vetores de interpretao, que, por sua generalidade e amplitude, informam as demais regras, constituindo a base de todo o ramo do Direito ao qual se aplica.

16. (FCC - TCE/PI Assessor Jurdico 2009) A aplicao de uma norma ou um princpio regulador de um fato jurdico a outro fato jurdico no regulado, mas semelhante quele, corresponde aplicao (A) do costume. (B ) dos princpios gerais de direito. (C) da analogia . (D ) da interpretao extensiva da lei. (E) da equidade. GABARITO: C. A questo descreve as caractersticas da analogia.

TPICO 1.6: Critrios de Hermenutica jurdica. Hermenutica jurdica a cincia, a arte da interpretao da linguagem jurdica. Serve para trazer os princpios e as regras que so as ferramentas do intrprete. A aplicao, a prtica das regras hermenuticas, chamada exegese. No se deve confundir integrao da lei com interpretao da lei. Na primeira a lei no regula determinado fato, ao passo que, na segunda, a lei regula, mas no cristalina e precisa. Quando a lei no permite a exata compreenso da ordem, faz-se necessrio o seu exerccio interpretativo buscando alcanar o seu real sentido.

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


INTEGRAO INTERPRETAO

NO H LEI H UMA LEI DBIA

17. (CESPE TRE/MA Analista Judicirio - 2009) Na interpretao extensiva, rompe-se com os limites do que est previsto na norma, operando-se a sua integrao. ERRADA. A assertiva interpretao. mistura os conceitos de integrao e

A teoria cientfica que trata da arte de interpretar as leis, descobrindo seu alcance e seu sentido a hermenutica. Com base no art. 5o da LICC, ao utilizar os mecanismos de integrao para o preenchimento da lacuna jurdica, ou, ao interpretar a lei, o juiz deve buscar a estabilidade social desejada. Art. 5o da LICC - Na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum. Dentre as diversas formas de interpretar as leis, destacam-se as seguintes listadas nos quadros a seguir:

INTERPRETAO QUANTO FONTE OU ORIGEM Autntica

SIGNIFICADO Emana do prprio legislador que reconhece a ambigidade da norma e elabora uma nova lei destinada a esclarecer a inteno da primeira. Tem como origem as reiteradas decises judiciais proferidas pelos diversos Tribunais.. Emana dos estudiosos da matria do direito e das obras cientficas.

Jurisprudencial Doutrinal

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA INTERPRETAO QUANTO AO MEIO OU ELEMENTO UTILIZADO

SIGNIFICADO

Gramatical ou Literal

Busca auxlio nas regras de gramtica para a soluo da dvida, tal como a anlise da pontuao, da colocao da palavra na frase, a sua origem etimolgica, etc. Baseia-se na investigao dos antecedentes da norma, ou seja, consiste na pesquisa das circunstncias que nortearam a sua elaborao, de ordem econmica, poltica e social, bem como do pensamento dominante ao tempo da formao da norma. Atende ao esprito da lei procurando-se apurar o sentido e a finalidade da norma, a inteno do legislador, atravs de raciocnios lgicos, com abandono dos elementos puramente verbais. ou Adapta-se o sentido ou finalidade da norma s novas exigncias sociais. Entende-se que a lei no existe isoladamente e o Direito deve ser visto como um todo, como um sistema, comparando a norma com outras espcies legais. SIGNIFICADO Quando a letra da lei corresponde exatamente ao que o legislador pensa. Quando o legislador expe na lei menos do que pretendia dizer, sendo necessrio ampliar a aplicao da lei. Quando o legislador expe na lei mais do que pretendia dizer, sendo necessrio restringir a aplicao da lei.

Histrica

Lgica ou Racional

Teleolgica Sociolgica

Sistemtica

INTERPRETAO QUANTO AOS RESULTADOS Declarativa

Extensiva

Restritiva

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA

18. (CESPE PC/PB Delegado 2008) Quanto aos elementos, a interpretao da lei pode ser autntica, judicial e doutrinria. ERRADA. A assertiva enuncia formas de interpretao de acordo com a fonte ou origem e no quanto aos elementos. ..................................................................................................... ......................................... Antes de terminar, quero salientar que para o estudo da disciplina Direito Civil muito importante que voc tenha um Cdigo Civil. O texto da lei muitas vezes abordado de forma literal nas questes de concursos. Com essa aula voc j pode perceber as principais caractersticas da bancas FCC e CESPE. A FCC uma banca que gosta de cobrar a literalidade da lei. Por outro lado, o CESPE uma banca mais doutrinria e jurisprudencial. Espero que voc tenha gostado e que possamos continuar juntos nessa empreitada. Um forte abrao !!! Dicler.

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA LISTA DOS EXERCCIOS APRESENTADOS: 1. (CESPE - TRE/BA Analista Judicirio 2010) A LICC foi revogada pelo Cdigo Civil de 2002. 2. (CESPE - TRE/BA Analista Administrativo 2010) D-se a ultra-atividade da lei quando a lei revogada sobrevive, continuando a ser aplicada s situaes ocorridas ao tempo de sua vigncia. 3. (CESPE - INSS Analista: Direito 2008) As leis, em sentido amplo, nascem com a promulgao. 4. (CESPE - INSS Analista: Direito 2008) No que concerne obrigatoriedade da norma brasileira no exterior, faltando estipulao legal do prazo de entrada em vigor, tal prazo de trs meses depois de a norma ser oficialmente publicada. 5. (CESPE - INSS Analista: Direito 2008) A obrigatoriedade imposta por uma norma jurdica sempre se inicia na data da sua publicao. 6. (FCC - TCE/MG Procurador do Ministrio Pblico 2007) Considere as seguintes afirmaes: I. Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. II. A contagem do prazo para entrada em vigor das leis que estabeleam perodo de vacncia far-se- com a incluso da data da publicao e do ltimo dia do prazo, entrando em vigor no dia subseqente sua consumao integral. (A) As afirmaes I e II so corretas. (B) Somente a afirmao I correta. (C) Somente a afirmao II correta. (D) As afirmaes I e II so incorretas. (E) As afirmaes I e II so colidentes entre si e nenhuma delas corresponde a regra jurdica em vigor.

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA 7. (CESPE - DPE/ES Defensor Pblico 2009) Consideram-se leis novas as correes de texto de lei j em vigor. 8. (CESPE - TRT 17a Analista Administrativo 2009) A abrogao a revogao parcial da lei. 9. (CESPE - DPE/ES Defensor Pblico 2009) Quando o conflito normativo for passvel de soluo mediante o critrio hierrquico, cronolgico e da especialidade, o caso ser de antinomia aparente. 10. (CESPE - DPE/ES Defensor Pblico 2009) A lei nova que dispe sobre regras especiais revoga as regras gerais sobre a mesma matria. 11. (CESPE - TRE/BA Analista Judicirio 2010) A lei anterior, expressamente revogada pela edio de nova lei, tem sua vigncia automaticamente restaurada em caso de revogao da lei que a revogou. 12. (CESPE - TRE/BA Analista Judicirio 2010) A noo de coisa julgada prevista na LICC refere-se imutabilidade da deciso judicial somente quando ultrapassado o prazo decadencial para a propositura da ao rescisria. 13. (FCC - TRT 18 Analista Judicirio Execuo de Mandado 2008) A sucesso do ausente obedece a lei do pas (A) onde foi visto pela ltima vez. (B) em que se situam seus bens imveis. (C) onde ocorreu o desaparecimento. (D) em que era domiciliado o desaparecido. (E) onde residirem seus filhos. 14. (CESPE - DPE/ES Defensor Pblico 2009) A analogia jurdica fundamenta-se em um conjunto de normas para extrair elementos que possibilitem sua aplicabilidade ao caso concreto no previsto, mas similar.

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA

15. (CESPE - INSS Analista: Direito 2008) A analogia, que um dos instrumentos de integrao da norma jurdica, consiste na prtica uniforme, constante, pblica e geral de determinado ato com a convico de sua necessidade jurdica. 16. (FCC - TCE/PI Assessor Jurdico 2009) A aplicao de uma norma ou um princpio regulador de um fato jurdico a outro fato jurdico no regulado, mas semelhante quele, corresponde aplicao (A) do costume. (B ) dos princpios gerais de direito. (C) da analogia . (D ) da interpretao extensiva da lei. (E) da equidade. 17. (CESPE TRE/MA Analista Judicirio - 2009) Na interpretao extensiva, rompe-se com os limites do que est previsto na norma, operando-se a sua integrao. 18. (CESPE PC/PB Delegado 2008) Quanto aos elementos, a interpretao da lei pode ser autntica, judicial e doutrinria. GABARITO: 1 2 3 4 5 6 ERRADA 7 CERTA CERTA CERTA 8 9 CERTA 13 LETRA D

ERRADA 14 CERTA CERTA 15 ERRADA

10 ERRADA 16 LETRA C

ERRADA 11 ERRADA 17 ERRADA LETRA D 12 ERRADA 18 ERRADA

www.pontodosconcursos.com.br

28

Anda mungkin juga menyukai