Anda di halaman 1dari 4

PRINCPIOS DA TEORIA DA COMUNICAO O Processo de Comunicao mais simples do que imaginamos.

. O terico Francis Vanoye define a comunicao como o processo pelo qual os seres humanos trocam informaes entre si. J nessa definio, encontramos os mais importantes elementos do ato de comunicar: o emissor, o receptor ("seres humanos") e a mensagem ("informaes"). Outros trs elementos constituem o ato de comunicao: o cdigo, o canal e o contexto. Vamos estudar cada um desses elementos nesta nossa primeira aula. Tambm podemos afirmar que a Comunicao um processo dinmico baseado em um intercmbio de informaes entre sujeitos e/ou objetos. Envolve sistemas simblicos (normas gramaticais, sintaxes) e culturais entre as partes, intermediados por algum tipo de suporte tcnico ou ferramentas. A comunicao ampla. A fala, a escrita, imagens, sons, gestos, at mesmo o silncio transmite alguma carga informacional sobre idias e emoes. Assim, a todo instante estamos participando de algum processo de comunicao. Mesmo dormindo, nos comunicamos com o nosso inconsciente atravs dos nossos sonhos. O processo de Comunicao realizado atravs de trocas que implicam aes e transformaes. Tais trocas classificam os tipos de comunicao como:

1 - Comunicao de massa, que so os veculos que vocs esto acostumados a usar para se informarem ou mesmo para se divertirem como o rdio, a TV, jornais, revistas e a Internet.

2 Comunicao Intra e interpessoal (a pessoa consigo mesma e a pessoa comunicando com outra), no verbal (um simples pensamento); visual (quando vemos algo); audiovisual; segmentada (feita para pblicos especficos).

O signo lingustico Para melhor compreender o processo comunicativo necessrio analisar a natureza do que, na comunicao, o emissor transmite ao receptor.

Comunicar , epistemologicamente, pr alguma coisa em comum, isto , fazer com que aquilo que meu passe a pertencer a outro, sem com isso deixar de ser meu. Segundo Francis Vanoye, para haver comunicao necessrio recorrer a um signo, que formado por significantes (forma/estrutura) e por significados (idias/imagens conceituais). O signo designa a constituio lingustica do significante e do significado.

Cdigo lingustico O cdigo referido no esquema da comunicao o conjunto desses signos. Podemos ento dizer que o cdigo formado pelo conjunto de signos que constituem a mensagem. O signo formado pela relao entre significante (parte material/ som, letras) e significado (idias, parte conceitual). Para que haja comunicao necessrio que o emissor e o receptor conheam o cdigo utilizado, os signos e as respectivas regras de utilizao. Iremos detalhar o conceito de cdigo logo a seguir.

Esquema de Comunicao de Jakobson Para Roman Jakobson (1896-1982), linguista e um dos fundadores do Circulo Lingstico da Escola de Praga, a presena de seis elementos seriam fundamentais para a ocorrncia de um ato de comunicao verbal: remetente, destinatrio, contexto, mensagem, canal e cdigo. H ainda o rudo.

Emissor ou remetente Indivduo ou grupo que produz e codifica a mensagem. Nesse processo de codificao da mensagem, o emissor tem uma idia que deseja tornar comum ao receptor. Para isso, o emissor deve planejar a melhor forma de elaborar e enviar a mensagem, tendo em vista o perfil do receptor.

Exemplo: numa aula, o remetente, geralmente, o professor. Mas uma reunio da diretoria da Faculdade Maurcio de Nassau com todos os professores pode ter mais de um emissor: a direo da faculdade, formada por um diretor, um diretor acadmico, uma pessoa ligada ao MEC, pais de alunos, funcionrios, etc.

Receptor ou destinatrio Chamamos de receptor ou destinatrio o indivduo ou grupo de indivduos que recebe e decodifica a mensagem. O receptor reconstri a mensagem transmitida pelo emissor, decodificando as informaes principais e desenvolvendo uma resposta positiva no ato de recepo da mensagem. Exemplo: no caso de uma aula, geralmente, os destinatrios so os alunos.

Mensagem o conjunto de enunciados. A mensagem construda por meio de signos verbais ou no verbais, visando decodificao do receptor. Em outras palavras, mensagem a coisa concreta que se passa para o receptor.

Rudo Chamamos de rudo qualquer interferncia que resulte em distoro da mensagem. Tudo aquilo que afeta a transmisso de informao. Exemplos: voz excessivamente baixa, o barulho ambiental, m qualidade do sinal... O rudo pode ter origem em qualquer dos elementos da comunicao: emissor, receptor, canal, etc.

Contexto (ou referente) O contexto diz respeito situao comunicativa que envolve o ato de comunicao. Compreende os elementos sociais, culturais, polticos, enfim, os dados situacionais que interferem na constituio da mensagem. O conhecimento do contexto, tanto por parte do emissor, quanto por parte do receptor, essencial para que a comunicao ocorra de modo eficaz. O contexto ainda corresponde terceira pessoa do discurso, sendo considerado algo ou algum de que ou de quem se fala. O contexto, por assim dizer, o objeto da mensagem.

Cdigo O cdigo est associado aos elementos que constituem a mensagem, ou seja, como esta formada. Cdigo um conjunto de signos convencionais e sua sintaxe, que deve ser total ou parcialmente comum ao emissor e ao receptor. Ns, no Brasil, usamos a Lngua Portuguesa. Um estrangeiro para transmitir uma mensagem ao povo brasileiro precisaria de um intrprete para que o cdigo (a lngua) seja entendido.

Canal O canal o suporte fsico que leva a mensagem do emissor ao receptor, tambm chamado de veculo de comunicao. Ex: Rdio, TV, telefone, computador, etc. Canal tambm a conexo psicolgica entre emissor e receptor. Numa faculdade, podem existir alunos surdos. Para eles, o canal auditivo no funciona. Eles s conseguem se comunicar atravs do canal visual (Linguagem de Sinais ou gestos).

Vamos revisar? Dois amigos se falam por telefone: Flvio e Joo. Flvio quem telefona (envia a mensagem) para Joo. Ento o primeiro o emissor ou remetente e o segundo o receptor ou destinatrio. Esta ligao sobre Maria, ou seja, ela a referente. Mas para que essa mensagem seja recebida, ou seja, para que o ato de comunicao se concretize tanto Flvio quanto Joo precisam falar uma mesma lngua (cdigo), no todo ou em parte, e que exista entre ambos um canal, que uma conexo fsica ou psicolgica, nesse caso, o telefone.

Espao versus tempo As circunstncias de espao e tempo tambm impem condies comunicao, que pode ser presencial, com os interlocutores no mesmo espao, ou distncia, o que obriga utilizao de canais e "linguagens" diferenciados. Relativamente ao tempo, a comunicao pode ser direta, se a mensagem imediatamente recebida pelo receptor, ou indireta, quando existe intervalo temporal. O saber que temos sobre o mundo em que vivemos determina igualmente a comunicao. Uma conversa sobre um determinado assunto ser necessariamente diferente se envolver apenas especialistas ou se nela participarem, outras pessoas menos informadas. Por outro lado, os jovens e adultos no falam com uma criana do mesmo modo que falam entre si.

Linguagem Outro elemento importante naquilo que designamos por "contexto comunicativo" o prprio contexto verbal, isto o(s) discurso(s) que a pouco e pouco se vai (vo) construindo num ato comunicativo, isto porque numerosos elementos lingusticos (os pronomes, por exemplo) s adquirem verdadeiramente sentido por referncia a informaes fornecidas anteriormente.

Concluso Nesta aula abordamos vrios conceitos e exemplos respeito do processo de comunicao. Com o Esquema de Romam Jakobson diferenciamos os elementos fundamentais para ocorrer a comunicao verbal, entender a mensagem e organizamos a construo do texto. Dessa forma, j podemos seguir com o mdulo e continuar a discutir aspectos da Redao Empresarial. No nosso prximo encontro abordaremos as caractersticas e as diferenas dos textos conotativos e denotativos.

Anda mungkin juga menyukai