Anda di halaman 1dari 10

Yeshua no Talmude*

Rabino Joseph Shulam

Lio 1

Uma concepo errnea tanto no mundo judaico como no cristo nos diz que o Novo Testamento pertence Igreja e no ao povo judeu, que Jesus fundou uma nova religio, tornando obsoleto o Judasmo como a religio da Verdade e do nico e verdadeiro Dus do povo judeu, o povo escolhido. Qualquer concepo que pregue um novo Israel ou sobre um Israel espiritual reflete essa idia que corrente e prevalecente no mundo cristo , que a Igreja tomou o lugar de Israel e dos judeus, e que, por conseguinte, se os judeus quiserem ser salvos, precisam se tornar cristos, o que implica em deixar o judasmo para trs.

Quando examinamos a Bblia e documentos ps bblicos do Judasmo, vemos que o Novo Testamento, seus ensinamentos, suas personagens e sua mensagem esto profundamente enraizados no mundo do primeiro sculo, na Terra de Israel e na herana judaica; tanto na herana bblica do Antigo Testamento, como, naturalmente, na herana rabnica contempornea de Jesus Cristo.

Tendo isso em vistas, essa srie de palestras pretende apresentar o conhecimento e a experincia que o judasmo rabnico possui em relao ao tema do Messias, e, mais especificamente, tratar da questo de como as passagens literais do Talmude e da Mishn afetam nosso entendimento sobre o mundo de Cristo e do prprio Novo Testamento.

* Originalmente publicado como: Yeshua in the Talmud, por http://netivyah.org.il/English%20Web/MidrashaArticles/yeshua_talmud1.html Traduzido para a lingua portuguesa por Andr Tavares Silva Santos.

Joseph

SHULAM,

em

Existem algumas definies que precisamos especificar e clarificar antes de iniciarmos, de fato, nosso assunto. A primeira delas diz respeito ao que o Novo Testamento: um documento da Igreja ou um documento histrico do povo judeu? Mas antes de responder a essa pergunta, vamos analisar o termo Novo Testamento.

Est fixada no Cristianismo a percepo de que h um Novo e um Antigo Testamento. O termo Novo Testamento, obviamente, no advindo do livro que ns hoje assim chamamos. O termo aparece pela primeira vez na boca do profeta Jeremias. No captulo 31, verso 31 do Livro de Jeremias, o profeta diz, em nome do Senhor, que Dus far um novo testamento, um novo pacto, um novo contrato com o povo da Judia e com o povo de Israel. O termo nesse contexto no implica nem se refere a um livro. Refere-se a uma aliana, como a aliana feita com Israel no Sinai, ou como a aliana feita com Abrao no Monte Mori.

Chamar esses livros Antigo Testamento e Novo Testamento implica numa designao incorreta. Esses livros so, na verdade, colees que contm o mateial escrito durante um perodo de milhares de anos por, diriam alguns, mais de quarenta autores diferentes, e esse material compilado forma a Bblia. Considerando apenas o vasto perodo de tempo e os variados ambientes culturais nos quais a Bblia foi escrita, temos uma gama de conformaes histricas que vai da peregrinao no deserto com Moiss ao governo do Reino de Israel pela Casa de David; do reino dividido em seguida, sob forte influncia e assdio da Assria e, mais tarde, da Babilnia, ao retorno do exlio sob a liderana de Esdras e Neemias. As centenas de anos pelos quais se estendem esses perodos e as diferentes linguagens deixaram suas marcas sobre o povo de Israel, e toda essa influncia se faz sentir fortemente nos textos bblicos. Da mesma maneira, o Novo Testamento foi escrito durante um perodo que cobre uma centena de anos, de Jesus ao final do primeiro sculo. Tambm possui muitos escritores, alguns israelitas, outros imigrantes em Israel, visitantes, ou estudantes estrangeiros, como o apstolo Paulo, que era da cidade de Tarsus, e foi para Jerusalm estudar na escola de Gamaliel. Entre eles h, inclusive, um gentio, Lucas, um mdico grego. Em outras palavras, temos aqui uma coleo de livros inspirados pelo Esprito Santo, escritos ao longo de milhares de anos, e seria uma grande simplificao referir-se a essa compilao como Antigo e Novo Testamento.

Sim! O livro que chamamos em portugus de Antigo Testamento o mesmo TaNaCH hebraico, formado pela Torah, Neviim uKtuvim, suas trs grandes divises que conhecemos,

respectivamente, pelos nomes Pentateuco, Profetas e Escritos. Nele h vrios estilos literrios diferentes, no se tratando somente de um contrato legal ou de um testamento. Encontramos nele poesia, como o livro de Cantares, que rene belos poemas de amor, ou o Canto de Dbora, um memorial de guerra pela vitria de Dbora e Baraque contra os Caananitas. Tambm h os Salmos de David, que so hinos profundamente devocionais e emocionantes em louvor a D'us ou em petio por Seu socorro. Inclui documentos histricos como pores dos livros de Samuel, 1 e 2 Reis e 1 e 2 Crnicas, e, igualmente, profecias, como os registros dos profetas clssicos Isaas, Jeremias, Ezequiel, Miquias, Ams e Habacuque. Este livro uma abrangente obra literria que possui desde documentao legal at narrativas contadas ao redor de fogueiras, de poesia a documentos histricos. Ningum pode simplesmente amontoar a coisa toda e ento dizer: bem, isso a Lei to somente.

No Novo Testamento tambm encontramos uma grande variedade de estilos literrios, inclusive material jurdico, visto que h leis no Novo Testamento. Paulo muitas vezes fez (e tambm os apstolos em Atos 15), sem dvida, exigncias legais; leis que esto permanentemente sobre a Igreja, sobre todos os seguidores de Jesus Cristo, sejam eles judeus ou gentios, havendo exigncias especficas para cada um estabelecidas pelos apstolos, pelo poder do Esprito Santo. Ento, ningum pode dizer, como o Cristianismo tradicional tem dito, que o Velho Testamento Lei, e o Novo Testamento Graa. No! H graa na Lei, e h lei na Graa que recebemos de Jesus Cristo. Amontoar essas coisas e dizer Velho Testamento e Novo Testamento um erro, uma grave incompreenso. A terminologia bblica no essa. Aqueles termos originam-se na tradio crist e foram atribuda aos livros que chamamos de Bblia.

Sendo assim, quando nos referirmos ao Novo Testamento, a pergunta que precisa ser feita : este um livro do Cristianismo, ou um livro judaico? Quando algum examina o Cristianismo, mesmo no segundo sculo ou no sculo XX, imediatamente percebe que os problemas com os quais o Novo Testamento trata so problemas no-cristos; no trata de problemas eclesisticos, no trata de problemas como a Imaculada Conceio (nascimento virginal), ou do Papa, ou de arcebispos, cardeais, nenhuma dessas coisas que so todas prprias do Cristianismo. Nem os dias santos, nem a poltica, nem a doutrina bsica crist assunto discutido no Novo Testamento. Todas as questes mencionadas nele esto circunscritas ao mundo judaico do primeiro sculo. Por exemplo, um dos principais problemas que Paulo examina numa srie de cartas, foi o que fazer com os gentios: se deveriam manter a lei de Moiss ou no, se deveriam ser circuncidados ou no. Esse no um problema da Igreja gentlica, mas judeus fazem essas perguntas e judeus deram respostas para essas

questes por inspirao de Dus e do Esprito Santo.

A estrutura que sustenta o Novo Testamento a estrutura do Judasmo, a igreja primitiva era uma igreja judia. De fato, Dus precisou convencer a Pedro, por meio de uma viso sobrenatural, que ele teria que pregar aos gentios, naquela ocasio, Cornlio e sua famlia em Cesaria. Dus no havia tornado claro para os apstolos, antes daquela viso, que os gentios tambm deveriam ser alcanados pelo Evangelho. Isso teve que esperar, e foi revelado apenas ao final do ministrio de Yeshua, depois de sua ressurreio e antes de sua ascenso, quando enviou os apstolos a todas as naes. Em outras palavras, por trs anos o Messias ensinou aos apstolos, ao povo de Israel, debateu com os fariseus e com os saduceus, e, durante esses trs anos, no temos registro que tenha dito: Escutem, o profeta de Israel, Isaas, disse: minha casa ser chamada casa de orao para todas as naes1. Ao invs disso, temos um relato muito diferente sobre uma mulher siro-fencia que veio at Yeshua para ser curada2. Ele disse a ela: ningum d a comida dos filhos para os cezinhos. Somente aps ela ter insistido e comovido Yeshua com sua humildade e avidez por ser curada pelo nome do Dus de Israel, ele curou sua filha. No h indcios que em seu ministrio os gentios teriam direito a alguma parte no domnio da salvao. E o domnio da salvao para Yeshua e seus apstolos est no mundo judaico, no mundo da Tor, no universo da Terra de Israel no primeiro sculo, do qual Yeshua nunca se separou nem se ausentou. Ele nunca foi escola em Roma, muito menos se graduou em Harvard.

Retomemos nossa questo: o Novo Testamento um livro judeu, sim ou no? Se for um livro judeu, ento para entend-lo, ns precisamos recoloc-lo em seu lugar de origem, de volta ao seu ambiente histrico, lingstico, cultural e religioso originais. Creio que essa a nica forma pela qual podemos entender o Novo Testamento e seu real significado para ns hoje. Mesmo se o tornarmos de volta ao contexto do primeiro sculo, nesse contexto, que judaico, algum poderia objetar que a tambm encontraramos relaes e a presena de elementos do judasmo helenstico; 1 Nota do Tradutor: Na verdade, na descrio da expulso dos vendilhes do Templo, tanto Mateus (21:13) quanto
Lucas (19:46) reproduzem a fala de Yeshua citando, de fato, o profeta Isaas (Is 57: 6), omitindo, porm, a parte final do versculo (...para todas as naes), que apenas aparece em Marcos (11: 17). Joo (2: 16) no inclui os versos de Isaas em seu relato. Em todo caso, preciso esclarecer que aqui o Rabino Shulam refere-se omisso, no mnimo, da extenso das Boas Novas aos gentios durante o ministrio de Yeshua. Mesmo na forma encontrada em Marcos, a citao de Isaas no pode ser tomada como evidncia explcita da incluso dos gentios no ministrio de Yeshua, pelo menos no antes da ordenao da misso universal aos discpulos (Mt 28: 19; Mc 16: 15 e 16; Lc 24:47) pouco antes da Ascenso. Ao contrrio, segundo vemos nas instrues aos doze em Mateus (Mt 10: 5 e 6), o Mestre instrui seus discpulos a se desviar dos gentios e samaritanos e dirigir-se s ovelhas perdidas da Casa de Israel. Somado a isso, a citao no se encontra num contexto de debate sobre o papel e participao dos gentios, mas uma exortao cheia de zelo contra os vendilhes e todos os que desfiguravam o ambiente e propsito do Templo. 2 Mc 7:26

mas, ainda assim, no o Helenismo propriamente dito, mas o judasmo helenstico, que era um dos constrangimentos culturais nos quais a Terra de Israel estava mergulhada naquele momento. Ainda assim, continua sendo um livro judeu, com uma mensagem judaica3.

Ele comea com as seguintes palavras: Esse o livro das geraes de Yeshua, o Messias, o filho de David, o filho de Abrao. Esse versculo por si s enquadra todo o contexto do Evangelho dentro do Judasmo. Em primeiro lugar, o escritor diz que este o livro das geraes. Se algum checar a terminologia, notar algo muito interessante nessa passagem. Existe somente um outro lugar na Bblia em que essa frase usada, em Gnesis captulo 5, versculo 1: Esse o livro das geraes de Ado. O escritor de Mateus, por inspirao, principiou o Evangelho com essas palavras a fim de relembrar ao leitor que Dus criou o homem. Ele o criou do p da terra, soprou dentro dele o flego da vida, e Dus, que criou o homem, no enfrenta problema algum para fecundar uma mulher de maneira sobrenatural, fazendo vir Seu Filho para o mundo em carne; e, segundo, assevera que Ele cumpriu sua promessa de que o Messias procederia do Rei David e de Abrao.

O Rei David e Abrao, por sua vez, so as duas figuras na Histria Israelita que receberam uma promessa da parte de Dus, uma promessa incondicional que inclui a salvao do povo de Israel e beno para todas as naes, e so, portanto, mencionadas no primeiro versculo do Evangelho de Mateus para relembrar o leitor que aquilo que ir ler, a histria do Messias, de Yeshua, de Jesus, um captulo dentro da Histria de Israel.

No a histria de Roma, no a histria do Protestantismo, no a histria de Calvino ou Lutero, a histria de povo judeu, e Jesus aquele mesmo Messias esperado por nossos antepassados. E essa espera, essa expectativa pela vinda do Messias, , foi e sempre ser a esperana de Israel. Essa no a esperana do mundo, porque o mundo naquele tempo e ainda hoje, em sua maior parte,
3 Nota do Tradutor: Segundo Oskar SKARSAUNE o judasmo absorveu idias helensticas sem perder sua identidade e sem comprometer seus princpios essenciais. Essas novas idias [helensticas] foram usadas, nas palavras de M Avot 1.1, 'para erigir uma proteo em torno da Tor', para glorific-la, e no para destru-la. (...) Assim, uma vez reconhecidas a exclusividade do Israel de D'us e a validade absoluta de sua Lei, os sbios podiam usar de larga liberalidade na aplicao das idias e dos conceitos gregos em suas reflexes sobre a Tor ( sombra do Templo. So Paulo: Editora Vida, 2004). Ou seja, uma vez resguardada a prescedncia da Tor como verdade revelada, qualquer idia ou conceito que sobrevivesse ao seu rigoroso crivo poderia ser, e acabou por ser, absorvido e integrado ao pensamento judaico. O caso mais famoso e significante, presente, inclusive, no Novo Testamento, a identificao do logos, a lei oculta que rege todo o universo ou razo divina, com a Tor, o padro eterno mediante o qual tudo foi criado. Portanto, mesmo o judaismo helenstico est longe de ser uma espcie de judasmo paganizado, antes, mais uma expresso da autonomia e consistncia do pensamento judaico frente s mais elevadas formas de pensamento pago.

idlatra; adoram a uma multiplicidade de deuses, no ao Uno e nico Dus, de quem ns dizemos: Shm Yisrael, Adonay Eloheynu, Adonay Echad Ouve, Israel, o Senhor seu Dus Um. A maioria do mundo persiste em no adorar a esse Dus. Contudo, Yeshua, o Messias, veio ao mundo para conduzir Israel rumo quilo que os profetas anteviram: que Israel, a semente de Abrao, levaria luz s naes.

importante, ento e mais importante para ns se realmente quisermos saber a verdade e entender qual a vontade de Dus , entendermos que aquilo com que estamos tratando aqui um livro judaico. Estamos tratando com um livro que judeu em sua profundidade, em sua linguagem, em sua teologia e em seu universo conceitual. Para entende-lo, temos que voltar ao primeiro sculo, e tentar compreender o que os ensinamentos, as parbolas, as declaraes de Yeshua, o que as histrias e os conflitos com os fariseus e com os saduceus realmente significam naquele contexto. Somente ento podemos estar seguros que realmente temos uma concepo bblica de f, graa, esperana, vida eterna e salvao.

Vejamos, ento, quais ferramentas temos que nos ajudam a compreender o universo de Yeshua HaMashiach, o mundo judaico do primeiro sculo. Quais ferramentas temos nossa disposio e que nos possibilitam fazer tal coisa? Primeiro e antes de tudo, temos o Antigo Testamento (do qual j falamos), o livro santo que Yeshua usou, que leu na sinagoga em Nazar, o mesmo livro que citou vrias vezes diante de seus oponentes, o livro sobre o qual o apstolo Paulo disse: Toda escritura inspirada por Dus, e proveitosa para exortar e corrigir, ensinar e instruir4. esse livro que Paulo usava para provar, nas sinagogas em Tessalnica, Beria e Corinto, que o Messias havia vindo. Quando Paulo ensinava, fazia citaes do Antigo Testamento, da Tor, que diziam que ele (o Messias) devia sofrer, ser enterrado, devia ressuscitar dos mortos e assentar-se direta de Dus. Ele no tinha Mateus, Marcos, Lucas e Joo sua disposio, no tinha nem mesmo a epstola aos Glatas, uma vez que ele no a havia escrito ainda. Tampouco possua o livro de Romanos quando estava andando por Listra e Prgamo, Icnio, feso e Colossos, ensinando a judeus e gentios que Yeshua o Messias. O que possua eram os livros de Moiss, e, talvez, alguns dos livros dos profetas sua disposio isso era tudo o que tinha.

Ento, a primeira fonte para compreender o Novo Testamento, naturalmente, o chamado Velho Testamento, mas existem outras fontes. No prprio Novo Testamento, ns temos citaes de muitos
4 1Tm 3:16

dos mais populares livros no tempo de Yeshua HaMashiach. Temos citaes de Enoch, do livro de Eclesistico, ou ben Sira em hebraico. Ns temos citaes de material rabnico, e temos uma srie de fontes que so citadas e claramente procedem do ambiente judaico daquele perodo, e foram usadas para apresentar Yeshua como Messias.

Alm dessas fontes do perodo intertestamental, que esto parcialmente citadas no Novo Testamento pelos prprios apstolos e evangelistas, temos Josefo Josephus Flvios, Yosef ben Mattityahu, em hebraico. Ele era um general das foras de resistncia contra os Romanos, mas foi capturado, levado cativo e adotado pela Casa dos Flvius, a famlia dos Imperadores. Tito e Vespasiano adotaram Josefo e o transformaram numa espcie de historiador particular da famlia. Como parte de sua reao guerra Romana, ele escreveu as duas mais importantes obras para se entender o primeiro sculo, as Antiguidades Judaicas e Guerras Judaicas.

Aps Josefo temos uma pausa no tempo at Jud HaNasy, um rabino da Terra de Israel que viveu na Galilia e coletou, no final do segundo sculo, as deliberaes e discusses dos rabinos entre o primeiro sculo aEC e o primeiro sculo EC, e tambm de parte do segundo sculo. Ele reuniu os relatos com o propsito de preservar o processo de discusso pelo qual os rabinos chegaram s concluses dos aspectos prticos do cumprimento da lei na realidade ps Templo. Como sabido, o Templo foi destrudo em 70 EC, e desde ento nunca mais foi reconstrudo. Aps sua destruio, aconteceu a revolta de Bar Kochba (c. 135 EC) e os judeus foram perversamente dispersos pelos romanos. Por essa razo (a dispora), Rabi Jud considerando ser importante preservar essas deliberaes legais, as reuniu num volume que passou a ser conhecido como Mishn.

A palavra Mishn vem do hebraico lishnot que significa estudar, ou, numa traduo mais livre, as discusses, ou os estudos dos rabinos a respeito das leis, especialmente no Judasmo ps Templo. Muitas deliberaes legais remontam ao primeiro sculo aEC, e so citadas por rabinos contemporneos a Yeshua, em Israel, j no primeiro sculo EC. Essa , portanto, a Mishn. No comeo do 4 sculo havia uma compilao formada pelas discusses dos rabinos sobre a Mishn; em outras palavras, os rabinos continuaram suas discusses tentando entender e chegar ao cumprimento pleno das leis apresentadas na Mishn. Isso foi feito tanto na Babilnia, como na Terra de Israel, resultando em dois Talmudes. Talmude , por conseguinte, a discusso rabnica sobre o material que Rabi Jud HaNasy reuniu, e formado por duas sees: a Mishn, e a discusso sobre a Mishn, chamada Guemar.

Guemar no dialeto aramaico significa estudo. Mishn tambm significa estudo, mas em hebraico, e refere-se aos primeiros estudos dos rabinos, tambm chamados tannaim. Assim, os rabinos que esto discutindo na Mishn so chamados tannaim, e os que esto na Guemar so chamados ammoraim. Os tannaim so frequentemente citados pelos rabinos na Guemar, os ammoraim, uma vez que so rabinos anteriores. Existem tambm passagens ou discusses que pertencem ao primeiro sculo, do perodo tannatico, chamadas Barita passagens externas Mishn, que foram preservadas pela tradio judaica oralmente em sua maior parte, mas no somente assim.

Temos, ento, no Talmude, muitas passagens que pertencem ao tempo de Yeshua. Elas no so de todo confiveis, mas dispomos de mtodos crticos que salientam pela linguagem, e a contento, se realmente pertencem ao tempo de Yeshua, ao primeiro sculo EC, ou se foram produzidos posteriormente e atribudos a escritores e rabinos anteriores. A crtica textual feita pela anlise e comparao dos diferentes costumes, semelhanas e proximidades entre os rabinos do Talmude. Logo, no precisamos temer em considerar o Talmude um documento vlido para a compreenso do contexto em que se insere o Novo Testamento. Desse modo, encontramos passagens e discusses relevantes que descrevem realidades contemporneas ao apstolo Paulo e s palavras de Yeshua HaMashiach. Essa a razo pela qual precisaremos examinar todo esse material ao tentar compreender o Novo Testamento em seu contexto histrico. O elemento pertencente ao mesmo contexto, que lana luz sobre que acontecia no mundo do Novo Testamento e que est ao nosso dispor, como acabamos de ver, a literatura judaica daquele perodo. Daremos um pequeno exemplo antes do final dessa primeira lio introdutria.

Tomemos o caso do apstolo Paulo. Foi-nos dito no Livro de Atos que o apstolo Paulo participou da execuo do dicono Stephanus, Estavo, segurando as capas das pessoas que o condenaram e que, em seguida, o levaram para fora da cidade e o apedrejaram. A impresso que deixada nos leitores que Paulo seria uma espcie de mordomo ou criado. As pessoas deixavam suas capas nas mos dele, ou aos seus ps, e logo depois seguiam para apedrejar Estevo. Entretanto, mais tarde lemos que Paulo chamou a si mesmo de o chefe dos pecadores. Ali ele se refere ao apedrejamento de Estevo como um evento muito traumtico, e est atribuindo a si uma profunda culpa (que nunca foi completamente minorada na conscincia de Paulo). Anos mais tarde ele continua mencionando o evento. Entretanto, ser apenas um rapaz que guarda chapus e capas no deveria fazer com que algum se sentisse to culpado. A fim de entender o que isso significa, precisamos procurar no

Talmude, que nos diz como uma pessoa era levada para fora da cidade para ser apedrejada, o procedimento que isso envolvia e o verdadeira papel que esse guarda-capas desempenhava durante o prosseguimento da execuo.

O Talmude Babilnico, no tratado Sanhedrin, p. 42 a, b e tambm p. 43 a, b descreve o processo de execuo e nos conta que quando tiravam algum da corte para ser apedrejada fora dos muros em Jerusalm, um homem era enviado a cavalo, ou posicionado em algum lugar alto, no meio do caminho entre o tribunal e o local da execuo que era usualmente um lugar baixo, como o fundo de um vale, presumivelmente de onde a pessoa pudesse ser arremessada de um penhasco ou barranco. A esse homem a cavalo, ou posicionado de forma visvel e destacada, era dado, o Talmude diz, um sudar do grego sudarus, a mesma raiz das palavras suter e sudrio. Ele recebia esse sudar, uma espcie de leno ou xale, e permanecia sobre no cavalo e posicionado a meio caminho, entre o local da execuo e o tribunal; esse homem era, geralmente, o promotor do caso, ou seja, o responsvel pela acusao. A razo pela qual se posicionava dessa maneira se deve ao simples fato de que, uma vez que naquela poca no existirem telefones celulares, era esta a forma mais rpida de comunicar o surgimento de alguma nova evidncia ou testemunha, caso fosse apresentada ao tribunal depois que a execuo comeasse, ou se algum apresentasse nova alegao para defender o acusado. O Talmude descreve em detalhes como esse promotor poderia, permanecendo l, num lugar alto ou sobre o cavalo, sacudir o leno (o sudar), e suspender a execuo instantaneamente, mesmo depois de iniciada.

Esse era o trabalho de Paulo, e por isso ele sentia tanta culpa, uma vez que de fato era o responsvel jurdico pela execuo. Ele era o promotor do caso, e sabia, em seu corao, que Estevo estava sendo executado no por um crime contra o Templo, no por um crime contra o povo judeu, mas porque cria que Yeshua de Nazar levantou-se da morte, que era o Messias de quem os profetas falaram, a nica esperana de salvao para o povo judeu e para todo o mundo. Aquela culpa era porque Paulo poderia parar a execuo, porque Paulo sabia que a acusao era falsa e foi trazida por falsas testemunhas. A culpa por no ter parado a execuo de Estevo fazia com que se sentisse o maior dentre todos os pecadores.

Sem conhecer esses pequenos detalhes que nos so revelados no Talmude, ns seramos deixados no escuro quanto s reais razes pelas quais Paulo sentia-se to culpado. Existem muitos outros detalhes que nas prximas lies iremos usar para clarificar os textos, e tentar entender o contexto e

ambiente do Evangelho, as Boas Novas que esto registradas para ns no livro que chamamos Novo Testamento.

Anda mungkin juga menyukai