Anda di halaman 1dari 7

2

1 INTRODUO Atualmente, existe uma grande preocupao por parte dos pesquisadores e analistas de sementes, sobretudo os que trabalham com espcies florestais, em conduzir estudos que forneam informaes sobre a qualidade das sementes, especialmente no que diz respeito padronizao, agilizao, aperfeioamento e estabelecimento dos mtodos de anlise. Nas Regras para Anlise de Sementes (Brasil, 1992) existem prescries para a conduo do teste de germinao de um grande nmero de espcies cultivadas, no entanto, as espcies florestais nativas ainda so pouco pesquisadas, representando menos de 0,1% (Oliveira et al., 1989). A germinao um fenmeno biolgico que pode ser considerado pelos botnicos como a retomada do crescimento do embrio, com o subseqente rompimento do tegumento pela radcula. Entretanto, para os tecnologistas de sementes, a germinao definida como a emergncia e o desenvolvimento das estruturas essenciais do embrio, manifestando a sua capacidade para dar origem a uma planta normal, sob condies ambientais favorveis (IPEF, 1998). A avaliao da germinao das sementes efetuada pelo teste de germinao, conduzido em laboratrio sob condies controladas e por meio de mtodos padronizados que visam, principalmente, avaliar o valor das sementes para a semeadura e comparar a qualidade de diferentes lotes, servindo como base para a comercializao das sementes (Marcos Filho et al., 1987; Novembre, 1994). Marcos Filho (1986) destaca que, no processo de germinao ocorre uma srie de atividades metablicas, baseadas em reaes qumicas e que cada uma delas apresenta determinadas exigncias quanto temperatura, principalmente porque dependem da atividade de sistemas enzimticos complexos, cuja eficincia diretamente relacionada temperatura e disponibilidade de oxignio. Outra condio especificada nas Regras para Anlise de Sementes (Brasil, 1992) para a conduo do teste de germinao refere-se ao substrato, que tem a funo de suprir as sementes de umidade e proporcionar condies para a germinao das mesmas e o desenvolvimento das plntulas (Figliolia et al., 1993). Basicamente, so indicados quatro tipos: papel, pano, areia e solo.

A escolha do substrato efetuada em funo da facilidade e eficincia do uso do mesmo e da espcie a ser analisada, considerando algumas de suas caractersticas, tais como o tamanho das sementes, a necessidade de gua e luz, a facilidade da contagem e a avaliao das plntulas (Popinigis, 1977). Os papis a serem utilizados podem ser os de filtro, mata-borro ou toalha. Devem ser compostos de 100% de fibra de celulose de madeira, quimicamente clareada, algodo ou outro tipo de celulose vegetal, isentos de fungos, bactrias e de substncias txicas que possam interferir no desenvolvimento ou na avaliao das plntulas. Devem ter textura porosa, sem permitir a penetrao das razes, mas com resistncia suficiente para serem manuseados durante o teste e apresentar capacidade de reteno de gua suficiente para todo o perodo do teste. O pH deve estar entre 6,0 e 7,5 (ISTA, 1985). A escolha do substrato fica a critrio do laboratrio de anlise, em funo da disponibilidade dos materiais e da familiaridade do analista com o mtodo de anlise. A utilizao do substrato adequado fundamental para a germinao das sementes, pois por meio dele que sero supridas as quantidades de gua e oxignio necessrias para o desenvolvimento da plntula; alm disso, em condies de laboratrio, o substrato funciona como suporte fsico para que estas possam se desenvolver (Novembre, 1994). Por meio de substncias venenosas, as plantas podem impedir a colonizao de outras espcies vegetais ao seu redor. Esse efeito chamado de alelopatia e as substncias denominadas aleloqumicas. O arilo presente em sementes de mamo, assim como em sementes de tomate, representam um bom exemplo do efeito inibitrio da germinao. Portanto, diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo colher informaes sobre o comportamento germinativo de sementes de alface crespa em resposta a presena de arilo no substrato e, bem como discutir seu papel como fatores limitantes da germinao.

2 MATERIAL E MTODOS A pesquisa foi conduzida no Laboratrio de Morfologia Vegetal do Campus 2 da Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUC-PR), So Jos dos Pinhais, PR. As sementes utilizadas foram alface cultivar venerada, pureza 92%, germinao 98%, validade Mar/11, testes Mar/09. Os testes de germinao das sementes foram conduzidos em dois tipos de substrato: de papel filtro com arilo de tomate (tratamento) e somente papel filtro (controle). O arilo de tomate foi extrado com auxilio de uma peneira. As sementes foram semeadas com auxilio de uma pina e foram mantidas sobre duas folhas de papel filtro e entre elas o arilo de tomate, em caixas plsticas tipo gerbox, postas para germinar na estufa a 25C, com luz constante. Antes da semeadura, os substratos foram umedecidos com gua destilada. Os substratos foram umedecidos durante o perodo de durao do teste. Foram utilizadas 4 repeties de 25 sementes para o tratamento e para o controle, tendo cada repetio constado de uma caixa plstica tipo gerbox. As contagens de germinao foram feitas diariamente, a partir da instalao do teste at seu encerramento, que ocorreu aos 7 dias. Considerando-se germinadas as sementes que originaram plntulas normais, com todas as estruturas essenciais, demonstrando, assim, sua aptido para produzirem plantas normais sob condies favorveis de campo. Os resultados foram expressos em porcentagem de germinao.

3 RESULTADOS E DISCUSSES

A porcentagem de germinao de sementes de alface submetidas ao arilo de tomate foi de 0%, significativamente menor em relao testemunha que foi de 96%. Verificou-se que houve contaminao, um dos gerbox utilizado no tratamento, foi totalmente contaminado com fungo (25% do tratamento).

Figura 1 Tratamento/Controle

A germinao no tomateiro negativamente influenciada pela ao de substncias reguladoras de crescimento presentes no arilo que envolve as sementes; aliado ao fato de contribuir para uma germinao desuniforme, o arilo deve ser adequadamente retirado visando, alm da obteno da mxima germinao, a emergncia rpida as plntulas (PEREIRA & DIAS, 2000). Segundo Rodrigues (1999), os compostos alelopticos so inibidores de germinao e crescimento, pois interferem na diviso celular, permeabilidade de membranas e na ativao de enzimas. A ao de vrios aleloqumicos est envolvida na inibio e em modificaes nos padres de crescimento ou desenvolvimento das plantas. Os aleloqumicos podem ser seletivos em suas aes e as plantas podem ser seletivas em suas respostas, por este motivo torna-se difcil sintetizar o modo de ao destes compostos, cita SEIGLER apud GATTI (2004).

Dentre os fatores ambientais que influenciam a germinao encontram-se trs condies imprescindveis: a disponibilidade de gua, a temperatura, oxignio, luz (MARCOS FILHO, 2005), alm do substrato (BRASIL, 1992). A absoro de gua pelas sementes indispensvel para o incio do processo de germinao. A gua importante para reiniciar a atividade metablica da semente aps a maturidade. Vrios fatores afetam a velocidade e a intensidade de embebio como a espcie, onde as diferentes partes da semente hidratam-se com velocidade distinta. No eixo embrionrio, onde ocorrem intensas divises celulares, favorece a retomada de crescimento, assim esta estrutura capta maiores quantidades de gua necessria para o metabolismo e a constituio das novas clulas (MARCOS FILHO, 2005). A gua apresenta diversas funes de grande importncia como o amolecimento do tegumento, intensificao da velocidade respiratria,

favorecimento da troca gasosa, induo da sntese e atividade enzimtica e dos hormnios, regularizao da digesto, translocao e assimilao de reserva e crescimento subseqente. A entrada da gua provoca o aumento do volume do embrio e dos tecidos de reserva, que resulta na ruptura do tegumento e facilita a protruso da raiz primria (MARCOS FILHO, 2005).

4 CONCLUSO

Concluiu-se que devido presena de substncias inibidoras de germinao no arilo do tomate a germinao das sementes de alface foi nula.

REFERNCIAS

BRASIL. Ministrio da Agricultura e Reforma Agrria. Regras para anlise de sementes. Braslia, 1992. 365 p. OLIVEIRA, E. C.; PIA-RODRIGUES, F. C. M.; FIGLIOLIA, M. B. Propostas para a padronizao de metodologias em anlise de sementes florestais. Revista Brasileira de Sementes, Braslia, v. 11, n. 1, p.1-42, 1989. IPEF. Informativo sementes IPEF Abril/98. 1999. 2 p. Disponvel em: <http://www.ipef.br/especies/germinacaoambiental.html>. Acesso em: 29 ago. 2009. MARCOS FILHO, J. Germinao de sementes. In: SEMANA DE

ATUALIZAO EM PRODUO DE SEMENTES, 1., 1986, Piracicaba. Trabalhos apresentados... Campinas: Fundao Cargill, 1986. p.11-39. NOVEMBRE, A. D. L. C. Estudo da metodologia para a conduo do teste de germinao em sementes de algodo (Gossypium hirsutum L.) deslintadas mecanicamente. 1994. 133 p. Tese (Doutorado em Agronomia) Escola superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, SP. FIGLIOLIA, M. B. (Coord.). Sementes florestais tropicais. Braslia: ABRATES, 1993. p. 137-174. POPINIGIS, F. Fisiologia da semente. Braslia: AGIPLAN, 1977. 289 p. INTERNATIONAL SEED TESTING ASSOCIATION. International rules for testing seeds. Seed Science and Technology, Zurich, v. 13, n. 2, p. 301-520, 1985. PEREIRA, K. J. C.; DIAS, D. C. F. S. Germinao e vigor de sementes submetidas a diferentes mtodos de remoo de mucilagem. Revista Brasileira de Sementes, v.22,n.1, Braslia, 2000, p. 288-291. RODRIGUES, L. R. de A.; RODRIGUES, T. de J. D. & REIS, R. A.1999. Alelopatia em plantas forrageiras. Guaba. FCAVJUNESP/ FUNEP, Jaboticabal. GATTI, A. B.; PEREZ, S. C. J. G. de A.; LIMA, M. I. S. 2004. Atividade aleloptica de extratos aquosos de Aristolochia esperanzae O. Kuntze na germinao e no crescimento de Lactuca sativa L. e Raphanus sativus L. Acta Botnica Braslica. 18(3): p. 459-472. MARCOS FILHO, J. Fisiologia de sementes de plantas cultivadas. Piracicaba: Fealq, 2005.

Anda mungkin juga menyukai