Anda di halaman 1dari 56

Aula 04

Paqumetros

1. Introduo

O que um paqumetro?

1. Introduo
Definio

O Paqumetro o resultado da associao de: uma escala, como padro de comprimento; dois bicos de medio, como meios de transporte do mensurando, sendo um ligado escala e outro ao cursor; um nnio como interpolador para a indicao entre traos.

1.

Introduo

Caractersticas Construtivas Os paqumetros distinguem-se pela faixa de indicao, pelo nnio, pelas dimenses e forma dos bicos. Em geral os paqumetros so construdos para faixa de indicao 120 ... 2000 mm; o comprimento dos bicos de 35 a 200 mm correspondentemente. Para casos especiais possvel adquirir paqumetros de bicos compridos. O material empregado na construo de paqumetros usualmente o ao com coeficiente de dilatao linear a = 11,5 mm/m.K, de forma que o mesmo tenha comportamento trmico equivalente maioria das peas.

O Paqumetro um instrumento de medio que utiliza normalmente o princpio do NNIO OU VERNIER, e utilizado para efetuar medies lineares externas, internas, de ressaltos e de profundidade das peas. A palavra NNIO teve origem no nome do matemtico portugus PEDRO NUNES (1492- 1577), professor da Universidade de Coimbra, que desenvolveu um dispositivo para ser adaptado a uma escala angular, que permitia a leitura de fraes das menores divises desta escala.

Quanto palavra VERNIER, esta originou-se do nome do gemetra francs PIERRE VERNIER (1580 - 1637), que, meio sculo depois, aplicou o mesmo princpio do NNIO a uma escala linear que foi denominada de VERNIER, a qual divide a escala fixa em fraes menores que a diviso desta escala, sendo esta muito utilizada nos Paqumetros. O Paqumetro consiste em uma rgua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. Este cursor ajusta-se rgua, permitindo sua livre movimentao, com um mnimo de folga. Ele dotado de uma escala auxiliar, chamada NNIO ou VERNIER. Essa escala permite a leitura de fraes da menor diviso da escala fixa. O Paqumetro, dependendo de sua aplicao, poder se apresentar das mais variadas formas, atendendo, assim, as mais diversas necessidades de trabalho.

NOMENCLATURA

01 - orelha fixa 02 orelha mvel 03 nnio ou vernier (polegada) 04 parafuso de trava 05 cursor 06 escala fixa em polegada 07 bico fixo

08 encosto fixo 09 encosto mvel 10 bico mvel 11 nnio ou vernier (milmetro) 12 impulsor 13 escala fixa em milmetros 14 haste de profundidade

Tipos de Paqumetros

Tipos de Paqumetros

Tipos de Paqumetros

Tipos de Paqumetros

Paqumetro digital

Paqumetro de profundidade.... Qual o objetivo de se ter tantos tipos de paqumetros?

Aspectos operacionais
Medies externas: colocar a pea o mais perto possvel da escala (minimizar os erros de no obedincia do princpio de Abb. Medies internas: antes de fixar o cursor, deve-se afrouxar a presso de medio. Deve-se evitar um aperto forte dos bicos sobre a pea (evitar a fora de medio excessiva). Deve-se evitar, ao mximo possvel, movimento relativo entre os bicos e pea, j que isto provoca desgaste dos bicos, e assim a gerao de erros de medio com o paqumetro. Sob hiptese alguma, deve-se medir uma pea em movimento (por exemplo: no torno). Alguns paqumetros digitais podem ser interfaceados a pequenas impressoras com mdulos estatsticos ou at a microcomputadores, onde os dados podem ser processados rapidamente, facilitando o trabalho dos clculos intermedirios em operaes mais complexas.

Aspectos operacionais

Aspectos o

Aspectos operacionais

Aspectos operacionais

Comportamento metrolgico
A leitura do nnio deve ser realizada com o paqumetro perpendicular vista do operador para evitar o "erro de paralaxe". Entretanto, a maioria das pessoas possui maior acuidade visual com uma das vistas, o que provoca um erro associado ao processo de leitura. Por isso, recomenda-se fazer a leitura com uma s das vistas, apesar das dificuldades em encontrar- se a posio certa. Em experincia feita com um grupo de mecnicos, constatou-se que as indicaes feitas em paqumetros de preciso, abertos em uma dada dimenso, apresentaram uma disperso de 0,02 mm. A incerteza de medio de um paqumetro depende: dos erros da diviso da escala principal; dos erros da diviso do nnio; da retilineidade dos bicos de medio; da perpendicularidade dos bicos de medio em relao haste e paralelismo entre si; dos erros da guia do cursor. Na medio correta com blocos padro, num ponto qualquer, as indicaes no nnio s podem diferir do valor do bloco padro de um valor no mximo igual ao erro admissvel indicado na norma DIN 862, vlida para paqumetros de qualidade. Os erros admissveis esto fixados em funo apenas do comprimento medido.

FUNCIONAMENTO (princpio do nnio) Suponhamos duas rguas A e B, sendo a rgua A com comprimento de 10 mm, dividida em 10 partes iguais, e a rgua B, com comprimento de 9 mm, dividida tambm em 10 partes iguais. Cada diviso da rgua A mede 1 mm e, da rgua B, mede 0,9 mm. A rgua A corresponde escala do Paqumetro (principal) e a rgua B corresponde ao nnio. Quando os zeros das duas rguas estiverem juntos, a distncia entre as primeiras linhas ser de 0,1 mm, entre as segundas linhas ser de 0,2 mm e assim sucessivamente. Se as primeiras linhas coincidirem, a distncia entre os zeros ser de 0,1 mm; se a coincidncia for das segundas linhas, a distncia entre os zeros ser de 0,2 mm e assim por diante.

Clculo de resoluo As diferenas entre a escala fixa e a escala mvel de um paqumetro podem ser calculadas pela sua resoluo. A resoluo a menor medida que o instrumento oferece. Ela calculada utilizando-se a seguinte frmula:

UEF = unidade da escala fixa NDN = nmero de divises do nnio


Exemplo:

LEITURA NO SISTEMA MTRICO Na escala fixa ou principal do Paqumetro, a leitura feita antes do zero do nnio corresponde leitura em milmetro. Em seguida, deve-se contar os traos do nnio at o ponto em que um deles coincida com um trao da escala fixa. Depois soma-se o nmero lido na escala fixa ao nmero lido no nnio.
Escala em milmetro com nnio dividido em 10 partes

Paqumetro

Paqumetro teste

EXEMPLOS:

EXERCCIOS: Faa as leituras nas escalas de Paqumetros abaixo representadas (resoluo de 0,1 mm).

ESCALA EM MILMETRO COM NNIO DIVIDIDO EM 20 PARTES

EXERCCIOS: Faa as leituras nas escalas de Paqumetros abaixo representadas (resolues de 0,05 mm e 0,02 mm).

Leitura no sistema Ingls (decimal)

Leitura no sistema Ingls (binrio)

OUTROS EXEMPLOS

EXERCCIOS: Faa as leituras nas escalas representados (resolues de .001 e 1/128).

de

Paqumetros

abaixo

ERROS DE MEDIO COM O PAQUMETRO

Para obtermos o mximo de rendimento em termos de medio com os Paqumetros, devemos ter sempre em mente que, para uma medio precisa e confivel, so necessrias certas condies, tanto para o instrumento como para o operador, para que a medio seja o mais fiel possvel. Estas condies so, basicamente, qualidade do instrumento e preparo do operador, evitando-se, assim, erros de influncias objetivas (erros do instrumento) e erros de influncias subjetivas (erros do operador).
ERROS DE INFLUNCIAS OBJETIVAS (erros do instrumento) a - ERRO DE PLANIDADE DAS SUPERFCIES DE MEDIO Ocorre quando as superfcies de medio no esto absolutamente planas, admitindo-se uma tolerncia de, no mximo, 2 m na retificao destas superfcies.

b - ERRO DE PARALELISMO DAS SUPERFCIES DE MEDIO


Ocorre quando as superfcies de medio no se apresentam perfeitamente paralelas, considerando-se satisfatrio um erro de at 3 m.

c - ERRO DE DIVISO DA RGUA (ESCALA PRINCIPAL) A preciso das divises obtida por mtodos especiais de trabalho, tendo em vista a elevada dureza do material com que confeccionado o instrumento. Admite-se um erro de execuo em funo da frmula : f = 5 + (L/50).

d - ERRO DE DIVISO DA RGUA (NNIO) Pelos mesmos motivos da anterior e, ainda pelo fato de ser uma escala menor, so admitidos erros de 5 m. e - ERRO DE COLOCAO EM ZERO Ocorre quando os zeros das escalas principal e do nnio no coincidem, devido deposio de impurezas nas faces de medio, ou pelo desgaste das mesmas, pelo uso freqente. Pode apresentar um erro de, no mximo, 5m.

ERROS DE INFLUNIAS SUBJETIVAS (erros do operador)

a - ERRO POR DIFERENA DE PRESSO DE MEDIO


Presso de medio a presso necessria para vencer o atrito do cursor sobre a rgua, mais a presso de contato com a pea a ser medida. tolervel um erro de at 2 m. b - ERRO DE LEITURA influenciado pelo PARALAXE, que ocorre pelo fato de a escala da rgua e a escala do nnio estarem em planos diferentes, alm de depender do ngulo de viso do operador. Este erro, dependendo da posio do operador em relao ao instrumento e do valor da diferena de planos das escalas, poder ser de, no mximo, 15 m.

Pelo que foi exposto, pode-se calcular o erro mximo de medio pela soma de todos os erros, na possibilidade de um mesmo instrumento e operador assim se apresentarem.

Na prtica, tal erro no se dever verificar, pois improvvel a ocorrncia simultnea de cada erro, em seus limites mximos. Deve-se, ento, considerar a probabilidade de erro mximo em Paqumetros com resoluo de 0,02 mm pela frmula:

Nos Paqumetros com resoluo de 0,05 mm, utiliza-se a frmula:


Nos Paqumetros com resoluo de 0,1 mm, utiliza-se a frmula:

CARACTERSTICAS DE UM BOM PAQUMETRO

a - ser de ao inoxidvel;

b - possuir graduao uniforme;


c - apresentar traos bem finos e profundos, salientados em preto; d - ter o cursor bem ajustado, deslizando suavemente ao longo da haste; e - ter as faces de encosto bem ajustadas, quando juntas no dever passar luz.

UTILIZAO E CONSERVAO DOS PAQUMETROS QUANDO DA UTILIZAO DE UM PAQUMETRO, ESCOLHA O MAIS ADEQUADO, PARA ATENDER PLENAMENTE AS NECESSIDADES DE MEDIO. LEVE EM CONTA OS SEGUINTES ASPECTOS : - Tipo (normal ou especial) para ter acesso ao ponto que ser medido na pea; - Leitura, de acordo com o campo de tolerncia especificado; -Capacidade de medio, etc.

UMA VEZ FEITA A ESCOLHA DO PAQUMETRO, PROCEDA DE ACORDO COM AS INSTRUES ABAIXO, GARANTINDO, ASSIM, UMA MAIOR VIDA TIL AO INSTRUMENTO.
- Deve ser manejado com cuidado, evitando-se quedas e choques; - Evitar riscos ou entalhes que possam prejudicar as graduaes; - Evitar sua utilizao junto a ferramentas comuns de trabalho; - No utiliz-lo para bater em objetos; - No pressionar o cursor, quando estiver com o parafuso de fixao apertado; - Aferi-lo, com freqncia, com medidas padro; - No exp-lo diretamente luz do sol, etc.

APS SUA UTILIZAO, OBSERVE AS SEGUINTES RECOMENDAES AO GUARDAR O PAQUMETRO:

- Limp-lo com um pano macio, aplicando uma leve camada de vaselina slida ou leo fino; - Guard-lo sempre em ambientes de baixa umidade, boa ventilao, livre de poeira e afastado de campos magnticos; - Sempre que possvel, guard-lo em capa ou estojo adequado; - No guard-lo com o cursor travado; - Guard-lo com as faces de medio ligeiramente afastadas, um espao entre 0,2 e 2 mm, etc.

OUTROS CUIDADOS QUANDO DA UTILIZAO


- Aproximar o mximo possvel a pea da escala graduada. Isso evitar erros por folga do cursor e o desgaste prematuro das pontas, onde a rea de contato menor;

- Cuide para que o apoio das faces de medio seja o mais perfeito possvel;

- Procure introduzir, o mximo possvel, as orelhas no furo ou ranhura, mantendo o Paqumetro sempre paralelo pea que est sendo medida;

- Ao medir um dimetro, tome a mxima leitura;

- Ao medir ranhuras, tome a mnima leitura;

Anda mungkin juga menyukai