Anda di halaman 1dari 14

DISCIPULADO BIBLICO MUNDIAL

Manejando bem a Palavra da Verdade!

Pr.Erinaldo Rocha (27)8841-4877 / 9813-5122 pr.erinaldorocha@msn.com

Igreja do Evangelho Mundial


Uma NOVA uno para sua VIDA
Av.Central 866,Jardim Tropical / Serra ES

Fundamentos Doutrinrios da Igreja do Evangelho Mundial


As doutrinas aceitas como princpios de f pela Igreja do Evangelho Mundial tm como fundamento as Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento - divinas revelaes dadas a homens piedosos movidos pelo Esprito Santo -, as quais contm tudo quanto necessrio para a salvao e santificao dos crentes. A Igreja do Evangelho Mundial cr e defende a Bblia Sagrada como nica regra de f e prtica (1 Timteo 3:16-17). A Bblia Sagrada como a inerrante, imutvel e plena Palavra de Deus, apresenta um conjunto de doutrinas relacionadas criao, o homem, a queda, o pecado, a morte, a salvao, a Trindade e as ltimas coisas. Conhec-las algo necessrio a todos os salvos.

1.

A Igreja

Igreja, literalmente, significa assemblia do povo. universal, porque congrega fiis de todas as lnguas, povos e naes. local, por estar plantada em determinada regio, a fim de atender aos crentes de um bairro, de um distrito e de uma cidade. Da mesma forma que uma grande famlia, a igreja traz em sua organizao a variedade pertinente a um corpo e, tambm, as contradies prprias da multiplicao de temperamentos, estilos, emoes e sentimentos. Espera-se de um relacionamento entre irmos participao ativa motivada pela boa convivncia, fator imprescindvel vida crist. 1.1 Conceito de Igreja Quando nos referimos igreja devemos especificar qual o sentido estamos atribuindo a esta palavra. Dependendo do contexto, podemos estar falando de igreja como organismo ou apenas com organizao. 1.2 A organizao Como j vimos o termo igreja, literalmente significa assemblia do povo. formada de modo visvel,pelos crentes salvos em Cristo que se congregam em determinado local,cidade ou regio.Ela est sujeita a falhas,por ser formada por pessoas comuns,com suas carncias,virtudes,defeitos e necessidades.No h igreja local perfeita. 1.3 Como organismo a igreja invisvel, universal. Esta formada de todos que so chamados para fora do mundo, dentre todas as naes, para formarem o corpo de Cristo. Nesse sentido ela : Pefeita. Est sendo preparada por Cristo, como igreja gloriosa, sem mcula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensvel. (Ef 5.27) Ela aguarda as Bodas do Cordeiro. A Igreja pode ser considerada um organismo, algo que possui e gera vida, e uma organizao caracterizada por sua forma e estrutura.

2.

Deus

Em um s Deus, eternamente subsistente em trs Pessoas: O Pai, o Filho e o Esprito Santo (Dt. 6.4; Mt. 28.19; Mc. 12.29). 2.1 A Existncia de Deus Deus: 'l (no hebraico, Deus). Ser Supremo Criador do Universo, do homem, e de todas as coisas. Sempre houve e sempre haver os que costumam questionar: Quem Deus? Alguns o fazem com sinceridade, buscando compreender a existncia e a natureza do Eterno. Todavia, outros perguntam com a inteno de alimentarem sua soberba e descrena. Por esta razo, no conseguem entender a natureza

transcendente do Altssimo. Para os que aceitam a Bblia como a sagrada fonte de inspirao e de respostas s inquietaes do homem, Deus o Ser Supremo, Criador do Universo, do Homem, e de todas as coisas. Deus a garantia da lgica do Universo. Sem Ele, o universo no poderia existir. Se o cosmo uma realidade, e somos testemunhas disso, Deus existe! 2.2 Os Nomes de Deus Elohim: Significado - O Forte. uma palavra usada para o verdadeiro Deus e deuses pagos. um substantivo plural, o chamado plural majesttico. O plural permite a revelao subseqente da Trindade no N.T., mas no ensina a Trindade propriamente dita. Jav (Yahweh): Significado - O Auto-Existente (de Ex 3.14, Eu Sou o Que Sou). o nome do relacionamento entre o verdadeiro Deus e Seu povo, e, quando usado, enfatiza a santidade de Deus, o Seu dio pelo pecado e amor aos pecadores. Adonai: Significado - Senhor, Mestre. Usado para homens de Deus, e indica o relacionamento senhor - servo, El Elyon - traduzido por Altssimo (Is 14.13,14). El Shaddai - Deus Todo-Poderoso (Gn 17.1-20). Jav Jireh - O Senhor Prover (Gn 22.13,14). Jav Nissi - O senhor minha bandeira (Ex 17.15). Jav Shalom - O Senhor paz (Jz 6.24). Jav Sabbaoth - O Senhor dos Exrcitos (1Sm 1.3). Jav Raah - O Senhor o meu Pastor (Sl 23.1). Jav Tsidkenu - O Senhor justia nossa (Jr 23.6). Jav Shammah - O Senhor que est presente (Ez 48.35)

2.3 - Os Atributos de Deus Deus onipresente - Ele est presente em todos os lugares a um s tempo. Deus onisciente Ele sabe todas as coisas (Sl 139.1-6 / 147.5). Ele conhece, no somente nosso procedimento, mas tambm nossos prprios pensamentos (1 Sm 16.7; Sl 44.21). Deus onipotente - Ele o Todo-poderoso e detm a autoridade total sobre todas as coisas e sobre todas as criaturas (Sl 147.13-18). Deus transcendente Ele diferente e independente da sua criao. Deus eterno - Ele de eternidade eternidade (Sl 90.1,2 / 102.12). Deus imutvel - Ele inaltervel nos seus atributos, nas suas perfeies e nos seus propsitos para a raa humana (Sl 102.26-28). Isso no significa, porm, que Deus nunca altere seus propsitos temporrios ante o proceder humano. Ele pode, por exemplo, alterar suas decises de castigo por causa do arrependimento sincero dos pecadores (Jn 3.6-10). Deus perfeito e santo - Ele absolutamente isento de pecado e perfeitamente justo (Sl 85.13; 145.17). Deus trino e uno - Ele um s Deus (Is 45.21 / 1 Tm 2.5), manifesto em trs pessoas: Pai, Filho e Esprito Santo (Mt 28.19 / 2Co 13.14 / 1Pe 1.2). Cada pessoa plenamente divina, igual s duas outras; mas no so trs deuses, e sim um s Deus.

Esses so conhecidos como os Atributos Incomunicveis de Deus, ou seja, referem-se ao que Deus por si prprio, ou seja, atributos que somente Ele possui.

3.

A Bblia Cremos na inspirao verbal da Bblia Sagrada, nica regra infalvel de f normativa
para a vida e o carter cristo (II Tm. 3.14-17; II Pe. 1.21).

3.1 - A inspirao da Bblia

J que a Bblia a Palavra de Deus, sua inspirao no comum nem vulgar; singular e nica, porquanto inspirada pelo Esprito Santo. As Escrituras mesmas reconhecem sua divina inspirao (2 Tm 3.16; 2 Pe 1.21). a Bblia a autoridade suprema em matria de f e prtica (Is 8.20; 30.21; 1 Co 14.37). Isto significa que se encontra a Bblia acima das tradies e primados humanos; ela a inquestionvel e absoluta Palavra de Deus. 4. Jesus
A divindade do Senhor Jesus Cristo, o Unignito Filho de Deus e nico mediador entre Deus e os homens; Sua eterna preexistncia; Seu nascimento virginal, atravs do qual tomou a natureza humana, reunindo, assim, duas naturezas inteiras e perfeitas: a divina e a humana. Sua vida sem pecado; Sua ressurreio corprea, ascenso glorificao e intercesso pelos salvos. A Igreja do Evangelho Mundial, crer na concepo virginal de Jesus, em sua morte vicria e expiatria, em sua ressurreio corporal dentre os mortos e sua ascenso vitoriosa aos cus (Is. 7.14 / Rm. 8.34 / At. 1.9).

5.

O Esprito Santo

Cremos que a atuao do Esprito Santo indispensvel na regenerao, santificao e capacitao dos crentes para o testemunho eficaz; a operao dos dons do Esprito Santo visando ao aprimoramento e edificao da Igreja, os quais se manifestam segundo determinao do Senhor da Igreja, Jesus Cristo (I Cor 12:4-11). Cremos no batismo no Esprito Santo que nos dado por Deus mediante a intercesso de Cristo, com a evidncia inicial de falar em outras lnguas, conforme a sua vontade (At. 1.5 / 2.4 / 10.44-46 / 19.1-7) Cremos na atualidade dos dons espirituais distribudos pelo Esprito Santo igreja para sua edificao, conforme a sua soberana vontade (I Co. 12.1-12; At. 2.39).

6.

O homem

Cremos na criao do homem imagem e semelhana de Deus, com um esprito imortal; a queda de toda a humanidade em Ado, sua conseqente depravao moral e sua necessidade de regenerao. Cremos na pecaminosidade do homem que o destituiu da glria de Deus, e que somente o arrependimento e a f na obra expiatria e redentora de Jesus Cristo que pode restaur-lo a Deus (Rm. 3.23 / At. 3.19).

7.

Salvao

Todo homem pode ser salvo de seus pecados e justificado diante de Deus pelo favor divino revelado na Sua graa, por intermdio da f nAquele que tomou sobre Si a nossa condenao e a levou para o Calvrio: Jesus Cristo (Rm 5.1). 7.1 - O Batismo nas guas O batismo bblico efetuado por imerso do corpo inteiro uma s vez em guas, em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus (Mt. 28.19; Rm. 6.1-6; Cl. 2.12). 7.2 - Eleio e Predestinao Eleio o ato soberano de Deus, pela graa, atravs do qual ele escolheu em Cristo Jesus, para salvao, todos aqueles que previram que o aceitariam. Predestinao um termo mais abrangente, que envolve a eleio (para os crentes) e a reprovao (para os incrdulos). A Palavra de Deus fala sobre a soberania de Deus na salvao do homem, mas a Bblia tambm fala sobre a responsabilidade humana diante da oferta da salvao. Em nenhum ponto, da Bblia ensina predestinao para condenao (reprovao), e no necessrio, pois todos pecaram e, sem a graa de Deus, estariam perdidos. Deus no faz acepo de pessoas (Rm 2.4-11 / At 10.34). Desta maneira, no escolheria uns para salvao e outros para perdio, sem dar-lhes oportunidade de tomar uma deciso. O que leva o homem perdio no a falta de eleio, mas o pecado e a falha em no aceitar Jesus (Mc 16.16 / Jo 3.18). A IEM crer na necessidade absoluta do novo nascimento pela f em Cristo e pelo poder atuante do Esprito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Cus (Jo. 3.3-8).

7.3 A Segunda vinda de Cristo A IEM crer na Segunda Vinda de Cristo, em duas fases distintas. Primeira invisvel ao mundo, para arrebatar a sua igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulao; Segunda visvel e corporal, com sua igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (I Ts. 4.16-17 / I Co. 15.51-54 / Ap. 20.4). Crer que todos os cristos comparecero ante o Tribunal de Cristo, para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na Terra (II Co. 5.10 / Rm. 14.12). No juzo vindouro que recompensar os fiis e condenar os infiis (Ap. 20.11-15). E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiis e da tristeza e tormento para os infiis (Mt. 25.46).

8.

A Eternidade

A eternidade o destino final para todos os homens e ser dividida em duas formas distintas: uma de gozo e paz para todos os que forem salvos pelo Cordeiro de Deus; outra de tormentos, dor e espanto para todos os incrdulos de todos os tempos (Ap 22:1-5; Mt 24:51).

Lio 1 - Conhecendo a Bblia Introduo


O vocbulo Bblia vem do grego Biblia, significa conjunto ou coleo de livros, coleo de livros pequenos. Trata-se de uma coleo de livros perfeitamente harmnicos entre si. A palavra Escritura uma das identificaes dadas Bblia Sagrada. Existem ainda outras, tais como: o Livro(Ex 17.14 ; 24.7 / Dt 28.58); a Lei e os Profetas(Js 1.7,8 ; Ne 8.3,4,18); Orculo de Deus(At 7.38 / Rm 3.2 ; 9:4),etc.

1.

A Bblia

1.1 - Origem das Escrituras Na segunda carta de Paulo a Timteo 3.16 est escrito toda escritura divinamente inspirada.... Esta declarao fortalece o fato de que as escrituras tm sua origem sobrenatural e, portanto, elas so a infalvel palavra de Deus. A Bblia foi escrita por cerca de 40 pessoas, uns eram profetas, pescadores, criadores de gado e at cobrador de impostos. Deus escolheu essas pessoas e as usou apesar de suas imperfeies e seus diferentes conhecimentos da vida humana. Deus inspirou essas pessoas para escreverem a Bblia, capacitando-as a receber e transmitir o ensino de Deus sem mistura ou erro. A inspirao de Deus tambm garantia de que as pessoas escolhidas escreveram apenas o que Deus queria, sem sinais de fraquezas e dos erros prprio da natureza humana. A Bblia apresenta tudo o que Deus precisa para revelar o que Ele , e o que Ele faz e pensa, e tudo o que Ele espera de cada um de ns. A Bblia um livro diferente de todos os outros livros existentes. O seu ponto de vista divino e por isso podemos conhecer fatos e realidades que nenhum cientista pode descobrir atravs da pesquisa e, nenhum sbio pode concluir pelo raciocnio. 1.2 A autoridade da Palavra A Bblia plenamente confivel. Todos os seus ensinos so verdadeiros e chegaram at ns pela vontade de Deus. Ela a fonte fidedigna da revelao e por isso no contem erros. A Bblia tem autoridade para conduzir nossos pensamentos e nossas aes. Durante todo o perodo da Igreja Primitiva at o inicio da Idade Mdia, a Bblia foi reconhecida como expresso autorizada da palavra de Deus. Porm, l mesmo na Idade Mdia, a Igreja Catlica desenvolveu o dogma de que somente ela teria competncia para ser a intrprete oficial das escrituras. Alm disso, a mesma igreja decidiu que o conjunto das tradies por ela transmitidas fosse reconhecido como tendo a mesma autoridade. Nosso papel determinar a essncia permanente dos seus ensinamentos e atualiz-los para o homem de nosso tempo. Oxal que todos ns possamos ser intrprete da Palavra de Deus, que sejamos sempre sensveis ao toque do Esprito Santo, para transmitir os desgnios do Senhor. 2. Estruturas da Bblia

2.1 - A diviso da Bblia A Bblia contm 66 livros escritos ao longo de 16 sculos, por cerca de 40 diferentes escritores, nas mais diferentes condies e pocas, e um nico autor: DEUS. Ela formada de dois testamentos: Antigo e Novo. O Antigo Testamento contm 39 livros assim classificados: Lei, Histria, Poesia e Profecia. O Novo Testamento contm 27 livros. Classificados em Biografia, Histria, Doutrina e Profecia. A Bblia toda contm 1.189 captulos, 929 no Antigo Testamento e 260 no Novo. A diviso da Bblia em captulos foi feita em 1250 d.C., por Hugo de Sanoto-Caro, abade dominicano e estudioso das escrituras. Estes captulos esto divididos em: 31.173 versculos, sendo que 23.214 esto no Antigo Testamento e 7.959 no novo.

A diviso do Antigo Testamento em versculos foi feita em 1.445 Pelo rabi Mardoqueu Nat, e a do Novo Testamento em 1551 por Robert Stevens, um impressor de Paris. Os 66 livros da Bblia no se acham agrupados pela ordem cronolgica, e sim de acordo com o assunto a que pertencem. Segundo a tradio, J o livro mais antigo da Bblia, tendo a sua autoria atribuda a Moiss. O maior captulo da Bblia o Salmo 119, e o menor, o Salmo 117. O maior versculo: Ester 8:9; o menor: Depende muito da traduo, em algumas tradues xodo 20.13 o menor. Em outras como SBB, NVI, ECA e outras o menor versculo Lucas 20.30. O primeiro livro a ser impresso no mundo foi a Bblia, isto ocorreu em 1452, Em Mainz, Alemanha, por Guttemberg. As Bblias de Edio catlica-romana tm 73 livros, 7 a mais que a Bblia usada pelos evanglicos. Estes livros so chamados Apcrifos, que significa: Esprios. So eles: Tobias, Sabedoria de Salomo, Eclesistico, Baruque, 1 Macabeus, e 2 Macabeus e Judite. 2.2 - O Velho Testamento dividido em cinco partes: 1. Pentateuco Livros da Lei ou Tor contm cinco livros: Gnesis xodo Levtico Nmeros Deuteronmio 2. Livros Histricos, doze livros: Josu - Juzes - Rute - I e II Samuel - I e II Reis - I e II Crnicas Esdras - Neemias Ester 3. Livros Poticos, cinco livros: J Salmos - Provrbios - Eclesiastes - Cntico dos cnticos 4. Profetas Maiores, cinco livros: Isaas Jeremias - Lamentaes - Ezequiel Daniel. 5. Profetas Menores, doze livros: Osias - Joel - Ams - Obadias - Jonas - Miquias - Naum Habacuque - Sofonias - Ageu - Zacarias - Malaquias.

2.3 - O Novo Testamento tambm tem cinco divises: 1. Os Evangelhos ou Biogrficos: Mateus, Marcos, Lucas e Joo. 2. Histrico: Atos dos Apstolos. 3. Epstolas Paulinas: Romanos, I e II Corntios, Glatas, Efsios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timteo, Tito, Filemom. 4. Epstolas gerais: Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III Joo, Judas. 5. Proftico: Apocalipse.

3.

As verses principais da Bblia em portugus.

- Almeida Revista e Corrigida (ARC) a bblia mais utilizada pelos crentes. (Imprensa Bblica brasileira) - Almeida Revista e Atualizada (ARA) (Sociedade Bblica Brasileira) - Almeida Revisada (AR) Verso de acordo com os melhores textos em hebraico e grego da Imprensa Bblica Brasileira. - Almeida Contempornea (AC) Edio Contempornea da Editora Vida - Nova Verso Internacional (NVI) (Publicada pela Sociedade Bblica Internacional, Essa traduo foi feita a partir das lnguas em que os textos bblicos foram originalmente escritos hebraico, aramaico e grego) A Bblia que est em suas mos pode ser uma dessas verses, abra sua bblia nas primeiras pginas e procure saber qual a verso.

Concluso As escrituras tm produzido resultados indiscutveis, tem influenciado civilizaes, transformado vidas e trazido luz, inspirao e conforto a milhes de pessoas. Nelas podemos confiar orientao integral de nossa vida, e delas podemos extrair os fundamentos do bem estar e liberdade humana. O Senhor a estabeleceu como regra, bssola, alimento e fonte de beno para a vida do crente. Cada dia leia um pouco a Bblia. A quantidade de textos, quanto tempo vai levar para ler a Bblia toda, dependem exclusivamente de voc. O ideal que voc leia a Bblia toda pelo menos uma vez ao longo do ano. Se for l-la toda pela primeira vez, voc deve comear pelo Novo Testamento.

Questionrio 1. 2. Quantos so os autores da Bblia Sagrada?__________________________________________. Mencione pelo menos, trs ttulos dados Bblia?______________________________________ _______________________________________________________________________________. 3. 4. Quais so os livros Biogrficos Bblia?_______________________________________________. Leia e copie o texto de II Tim 3.16.__________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________. 5. Quais so os livros conhecidos como apcrifos?_______________________________________ _______________________________________________________________________________. 6. 7. Qual a verso de sua Bblia?______________________________________________________. A partir de que lngua os textos bblicos foram originalmente escritos?______________________ _______________________________________________________________________________. 8. Quantos livros com nome de mulheres tm na Bblia e quais so eles?_____________________ ______________________________________________________________________________. 9. Qual o primeiro livro a ser impresso no mundo?_______________________________________.

10. Segundo a tradio, qual o livro mais antigo da Bblia e a quem atribuda a sua autoria?_____ ______________________________________________________________________________.

Lio 2 Marque um Encontro Dirio com Deus


Provrbios 8.17 / Salmos 55.17 / Daniel 6.10 / Salmos 119.9,11, 105

Introduo
O poder espiritual obtido no contato dirio com Deus indispensvel para a sobrevivncia do cristo no mundo. Esta fora somente ser alcanada atravs da perseverana na orao e leitura das Escrituras Sagradas. O lar deve ser o ambiente apropriado para comear o dia com Deus, pois nele que as pessoas convivem por mais tempo, e onde, normalmente, iniciam suas atividades. A orao devocional deve ser diria, individual, franca, reverente. Quando a Palavra de Deus honrada no lar, o crente adquire poder do alto para vencer os dilemas da vida, alm de obter alimento para sustentar sua alma.

1.

Valor da Orao

1.1 O que orar Orar o ato de o homem dirigir-se ao seu Criador com os seguintes objetivos: pedir-lhe perdo pelas faltas cometidas; agradecer-lhe pelos favores imerecidos e buscar proteo e comunho intima com Ele. A orao parte da vida devocional do cristo. o momento mais excelente, intimo e particular do crente com Deus no seu dia a dia. 1.2 Comeando o dia com Deus A palavra de Deus clara quando diz: Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharo (Pv 8.17).Buscar a Deus bem cedo,nos dias em que vivemos,de tanta pressa,no to fcil.A vida um corre-corre constante.No temos tempo para quase nada.Por isso devemos orar,no incio do dia para termos uma jornada sob a orientao e beno de Deus. 1.3 - Quantas vezes o crente deve orar por dia? A Bblia no nos impe uma freqncia. Ela simplesmente assevera-nos: Orai sem cessar (I Ts 5.17). Devemos orar ao sairmos de casa para o trabalho, escola ou qualquer outro lugar. Durante o trajeto, no transporte coletivo, no carro. Jamais devemos permitir que o nosso corao e pensamento se apartem,mesmo por um instante de Deus. Na Bblia encontramos vrios exemplos de homens de Deus que mantinham a tradio de orar trs vezes ao dia. Davi, aquele que era segundo o corao de Deus, orava trs vezes ao dia (Sl 55.17). Daniel observava o mesmo hbito (Dn 6.10). Sem falar de Jesus (Mt 26.44).So excelentes exemplos para ns nos dias de hoje,quando o mundo tem se tornado excessivamente perigoso e violento. 1.4 Atitudes na orao Ao nos dirigirmos a Deus na Orao individual, devemos estar conscientes de nossa atitude interior, Deus s recebe e atende os puros e contritos de corao (Sl 66.18 / 51.17). A humildade, como nos mostra a parbola do fariseu e o publicano (Lc 18.10-14), outra postura digna de quem quer falar com o Todo Poderoso. Quando nos colocamos diante do Altssimo, no podemos admitir mgoas ou ressentimentos em nosso corao; pelo contrario, temos de perdoar. 2. Leitura Bblica Diria

A palavra Bblia, do grego Biblia, significa conjunto ou coleo de livros. Em termos espirituais, a Bblia a revelao da vontade de Deus para com os homens. No lar do cristo no deve faltar a Palavra de Deus, por vrios motivos: Ela pura; ela reta; ela lmpada e luz (Sl 119.105); ela enriquece; ela viva e eficaz. A Bblia,quando considerada,acolhida, amada e obedecida no lar faz diferena no carter e no desempenho espiritual, moral e social da famlia. Os pais devem orientar seus filhos ensinando-lhes a palavra de Deus. Os resultados so extraordinrios.

2.1 Como ler a Bblia

O Livro Sagrado no deve ser lido como qualquer literatura. Sua leitura deve ser feita com reverencia e humildade; importante que o crente exera disciplina na leitura diria da Bblia e que se esforce para que ela seja lida completamente. No importa quanto tempo seja necessrio para isto.

A Bblia um livro que nos orienta em todos os aspectos da vida presente e da vindoura. Para nos relacionarmos com o Senhor precisamos ouvir e entender o que Ele quer compartilhar conosco. 1. Deus nos fala por intermdio de Sua Palavra (II Timteo 3.16) 2. Lendo a Bblia, conhecemos melhor Deus (Joo 5.39) 3. Nossa f cresce com a leitura da Bblia (Romanos 10.17) Atravs da leitura bblica Deus fala ao seu corao e voc desfruta da comunho com Ele. Para ouvir Deus falando voc no pode ler muito rpido e sem concentrao. A Bblia deve ser lida assimilando seus princpios, mandamentos e promessas. Isso envolve mais do que ler, Precisa de caneta e papel para tomar nota, esboar, buscando fixar o ensino. Paulo recomenda: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Tm 2.15)
3. Jejum

O jejum valido e eficaz recurso espiritual, aliado orao e utilizado pelo povo de Deus, de modo sistemtico, em situaes difceis de sua vida. 3.1 Definio de Jejum

Jejuar significa abster-se total ou parcialmente de alimento durante um determinado perodo para fins de aprimorar o exerccio da orao e da meditao. O jejum no uma penitencia, mais um sacrifcio vivo e agradvel a Deus. Para ser aceito deve ser acompanhado de justas e piedosas intenes. No Antigo Testamento, o jejum era exercido, na maioria das vezes, como forma de arrependimento. H inmeros exemplos na Bblia de pessoas que recorreram ao jejum para superar obstculos.
O jejum no muda a Deus. Ele o mesmo antes, durante e depois de seu jejum. Mas, jejuar mudar voc. Vai lhe ajudar a manter-se mais suscetvel ao Esprito de Deus. (Kenneth Hagin) O jejum no tornar Deus mais bondoso ou misericordioso para conosco, ele est ligado diretamente a ns, nossa necessidade de romper com as barreiras e limitaes da carne. O jejum deixar nosso esprito atento, pois mortifica a carne e aflige nossa alma. 3.2 Diferentes formas de jejum H diferentes formas de jejuar. As que encontramos na Bblia so: - Jejum PARCIAL. Praticado quando a pessoa no tem condies de se abster totalmente do alimento (por causa do trabalho ou sade, por exemplo). Exemplo, o jejum de Daniel. (Dn 10.2,3) - Jejum NORMAL. a abstinncia de alimentos, mas com ingesto de gua. Foi a forma que nosso Senhor adotou ao jejuar no deserto. Denominamos esta forma de jejum como normal, pois entendemos ser esta a prtica mais propcia nos jejuns regulares. - Jejum TOTAL. abstinncia de tudo, inclusive de gua. Na Bblia encontramos poucas menes de ter algum jejuado sem gua, e isto dentro de um limite: no mximo trs dias. A gua no alimento, e nosso corpo depende dela a fim de que os rins funcionem normalmente e que as toxinas no se acumulem no organismo. H dois exemplos bblicos deste tipo de jejum, um no Velho outro no Novo Testamento: Ester - (Est 4.16). Paulo na sua converso - (At.9.9)

3.3 A durao do jejum Quanto tempo deve durar um jejum? A Bblia no determina regras deste gnero, portanto cada um livre para escolher quando, como e quanto jejua. A Bblia fala de Moiss (Ex.34.28) e Elias (I Re. 19.8) jejuando perodos de quarenta dias. Porm vale ressaltar que estavam em condies especiais, sob o sobrenatural de Deus. Moiss nem sequer bebeu gua nestes 40 dias, o que humanamente impossvel. Mas ele foi envolvido pela glria divina.

O mesmo se deu com Elias, que caminhou 40 dias na fora do alimento que o anjo lhe trouxe. Isto um jejum diferente que comeou com um belo depsito, uma comida celestial. Jesus, porm, fez um jejum normal com esta durao. H algo especial num jejum prolongado, mas deve ser feito sob a direo de Deus 3.4 Podemos falar que estamos jejuando? Algumas pessoas so extremistas quanto discrio do jejum, enquanto outras, semelhana dos fariseus, tocam trombeta diante de si. Voc no precisa sair gritando para os quatro cantos que est jejuando, mais tambm no vai mentir, se algum perguntar por que no est comendo no deve haver nenhuma dificuldade em dizer, de forma discreta: estou em jejum. Concluso O devocional deve ser uma prtica diria, para isso a perseverana uma ferramenta poderosa! Sei que a maioria dos crentes de hoje no costuma investir diariamente num perodo de devoo com Deus, mais, precisamos compreender o valor e resultados provenientes do devocional dirio. O jejum, a orao e o constante estudo da Palavra so fundamentos para o crescimento espiritual de cada cristo.

Questionrio 1. De acordo com a lio, quais os objetivos da orao?_____________________________________ _______________________________________________________________________________. 2. O que diz Provrbios 8.17?__________________________________________________________ _______________________________________________________________________________. 3. O que a Bblia faz quando considerada na famlia?_______________________________________ _______________________________________________________________________________. 4. 5. Como deve ser lida a Bblia?________________________________________________________. Qual a definio de jejum?__________________________________________________________ _______________________________________________________________________________. 6. Complete: jejum no muda a Deus. Ele o mesmo antes, durante e depois de seu jejum. Mas,___ _______________________________________________________________________________ _________________________________ (Kenneth Hagin) 7. De acordo com a lio, quantos tipos de jejum tm e quais so eles?________________________ _______________________________________________________________________________. 8. Quais os homens na Bblia que em jejum, durante 40 dias no comeu e nem bebeu?____________ _______________________________________________________________________________.

Lio 3 Como ser um Dzimista Fiel Malaquias 3.7-11 Introduo


O dzimo e as ofertas foram institudos por Deus desde o princpio e para todos os tempos. Em Gen. 4.1-5; 14.20; 28.22, vemos que Deus havia inserido no corao humano o dzimo e as ofertas. Abel e Caim desejaram ofertar a Deus e o fizeram. Abrao entregou a Deus o dzimo de tudo. Jac votou a Deus entregarLhe o dzimo de tudo o que Deus lhe desse. Assim, o dzimo e as ofertas so desde o princpio e iro at consumao dos sculos: antes da lei, perodo de Ado a Moiss. Durante a lei por determinao de Deus, perodo de Moiss at Cristo (Deut. 12.11; 14.22), e no tempo da graa, perodo desde Cristo e at ao fim do Mundo (Mat 23.23; Luc. 18.12).

1.

Dzimos

1.1 Dzimo, o que significa? A palavra hebraica para "dzimo" (ma'aser) significa literalmente "a dcima parte. A luz da Bblia Sagrada quer dizer acumular, crescer, enriquecer. Isso significa dizer que,de acordo com essa raiz,quando entregamos a Deus a dcima parte de nossa renda,ao contrrio do que se pensa,somos agraciados com as bnos de Deus, recebendo prosperidade financeira,crescendo,acumulando bens e enriquecendo. O Dzimo foi institudo por Deus, as primeiras citaes referem-se ao perodo patriarcal, a Palavra mostra-nos Abro (E de tudo lhe deu Abro o dzimo. Gn 14.20) e Jac (e, de tudo quanto me conceder certamente eu te darei o dzimo. Gn 28.22) como observadores desta prtica. Posteriormente, com a Eleio de Israel como povo de Deus, tornou-se um mandamento. O dzimo era uma prtica comum antes da Lei, durante a Lei e um modelo que pode ser observado por ns, os que vivemos ns. 1.2 O dzimo no est circunscrito (inscrito, localizado) Lei. Alguns crentes sonegam o dzimo, sob a alegao de que esta prtica foi instituda pela Lei de Moiss. Todavia, antes da Lei Mosaica, j encontramos homens santos e piedosos que adoravam a Deus com as suas ofertas e dzimos.

2.

O Dzimo no Antigo Testamento

Dar ou pagar o dzimo no Antigo Testamento constitua-se em separar a dcima parte do produto da terra e dos rebanhos para o sustento do santurio de Deus e dos sacerdotes. 2.1 - Para que era o dzimo? O dzimo, primeiro, era o sustento dos levitas e sacerdotes, depois para os rfos e obras sociais (Deuteronmio 14.29 / Num18. 21-28) O povo de Israel, inclusive os levitas, devero trazer ofertas de cereal, de vinho novo e de azeite aos depsitos onde se guardam os utenslios para o santurio. ali que os sacerdotes ministram e que os porteiros e os cantores ficam. "No negligenciaremos o templo de nosso Deus. (Nee 10.39) 2.2 O dzimo nos dias de Abrao A origem do dzimo perde-se no tempo, sendo anterior a Moiss e Abrao. No entanto, a primeira referncia bblica ao fato relaciona-se aos dias deste patriarca. Em Gnesis 14.20 est escrito que Abrao pagou a Melquisedeque o dzimo de tudo, sendo que, neste caso, no foi do produto da terra nem do rebanho, e sim do despojo da guerra. Fato tambm mencionado em Hebreus 7.2. Ora,quando o Novo Testamento reporta-se esse assunto, porque algum ensino existe para os dias de hoje. 2.3 Nos dias de Jac Posteriormente, podemos encontrar Jac seguindo o exemplo de Abrao, s que em outra circunstncia; a de ser grato a Deus, se Este lhe guardasse durante a sua jornada. (Gn 28.18-22). certo que a gratido pelas bnos alcanadas moveu o corao de Jac, que, de forma espontnea, reconheceu a Soberania de Deus aps a experincia em Betel. 2.4 Nos dias de Moiss Nos dias de Moiss, o dzimo passou a exercer importante papel na vida espiritual do povo israelita. Leia e Medite: Deuteronmio 26.1-15. Quando o povo se encontrava fraco e afastado de Deus, o dzimo era negligenciado. Pagar o dzimo, portanto, um sinal de avivamento.

3.

O Dzimo no Novo Testamento

O dzimo no ficou restrito aos tempos do Antigo Testamento. O escritor da epistola aos hebreus estabelece uma vinculao direta entre esta prtica e o Novo Testamento, quando menciona o fato de Abrao ter pago o dzimo de tudo a Melquisedeque.(Hebreus 5.10) Isso quer dizer que, se a ordem a mesma, os deveres e privilgios continuam tambm os mesmos, sem alterao, e isto inclui o dzimo. Pagar o dzimo, portanto, dar seqncia, em Cristo, ao sacerdcio de Melquisedeque, que sem pai, sem me, sem genealogia, no tendo princpio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. (Heb 7.3) 3.1 Jesus e o Dzimo No cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: no vim ab-rogar, mas cumprir. Texto: Mateus 5.17 H alguns crentes que no apreciam muito o fato dos pastores s vezes falarem em dinheiro. Esquecem-se eles de que este era um assunto freqentemente mencionado por Jesus. A Bblia refere-se mais vezes a dinheiro do que mesmo orao ou a f. Jesus falou sobre o dinheiro 90 vezes. Dos 107 versculos do Sermo do Monte, 22 referem-se a dinheiro, e 24 das 49 parbolas de Jesus mencionam dinheiro. 3.2 - Foi Jesus Dzimista? Jesus foi educado num piedoso lar judeu, e os judeus piedosos eram dizimistas. Os inimigos de Jesus tentaram convenc-lo de que estava violando a lei, por exemplo, no caso da observncia do sbado. No ser estranho que eles nunca o tivessem acusado de violar a lei do dzimo, se ele no o praticasse? Sem dvida nenhuma, Jesus no s ensinou e praticou o dzimo, mas foi alm dele.

4. Principais Orientaes Sobre o Dzimo


Espiritualmente, o valor do dzimo transcende o valor literal, pois significa salvao de almas, sendo o principal agente provedor das condies necessrias para que os homens de Deus possam anunciar nos quatro cantos da terra as Boas Novas, o evangelho da Salvao. Alm disso, ele responsvel pela manuteno da Casa de Deus. 4.1 Como o empresrio deve dar o dzimo? O dzimo do empresrio no calculado com o dos funcionrios, bem diferente. Tem que ser bem calculado para no ter problemas futuros. Do faturamento do ms deve se tirar as despesas gerais, do lucro, ento se tira o dzimo. Nunca do faturamento bruto, sempre do lucro. 4.2 Como deve ser o dzimo do autnomo? Autnomos so todos aqueles que trabalham informalmente, ou seja, sem carteira assinada ou vinculo empregatcio com empresas. A forma de calcular o dzimo simples: Tira aquilo que se gastou com a compra de matria prima, produtos adquiridos, ajudante se for o caso, do lucro, tira o dzimo. 4.3 Como deve ser o dzimo do assalariado? Todos os funcionrios devem atentar para os seguintes tpicos: salrio, benefcios e dedues. O dzimo do salrio do funcionrio deve ser do bruto mensal e no do valor liquido, vejamos por que. Do salrio do funcionrio descontado, o INSS que d direito a hospitais da rede pblica e aposentadoria; plano de sade; vale refeio e outros, que no so despesas, e sim, benefcios utilizados pelo funcionrio, logo, o dzimo sempre do bruto. 4.4 Quando se faz emprstimo necessrio tirar o dzimo? NO 4.5 Como deve ser o dzimo de quem no trabalha? Dzimo sempre dez por cento das rendas salariais, dos lucros empresariais, temporais e at mesmo de quem recebe mesada. No entanto, nunca se deve dar o dzimo daquilo que no pertence ao cristo. Por exemplo: a mulher recebe do marido dinheiro para fazer as compras do ms, e dali tira o dzimo em nome do marido. Essa atitude no correta. No deve tirar o dzimo por outrem sem o seu devido consentimento, ainda que essa pessoa seja o marido. Se o marido der mulher uma quantia para ela fazer o que quiser, a sim, deve-se tirar o dzimo. Mas o dinheiro das compras, ou da prestao, no se deve tirar. 4.6 Posso deixar de dar o dzimo em um ms e d-lo no outro?

Existem muitas situaes que podem levar o cristo a ficar nessa situao, mas, importante lembrar que a fidelidade a Deus deve estar acima de qualquer coisa e circunstancia. O dzimo deve ser retirado das primcias de tudo que recebemos. Concluso O dzimo uma doutrina que se fundamenta em toda a Bblia, no sendo, portanto uma imposio humana. um ato de f, onde no a lugar para o legalismo e falsa religiosidade. O dzimo fruto de gratido pelas bnos do Altssimo, que resulta na obedincia voluntria aos mandamentos da Palavra de Deus. Deus quer abenoar o seu povo. Sejamos, pois, fiis nos dzimos. Dizimar uma forma mui expressiva e amorosa de se adorar aquEle que nos tem sido mais que generoso.

Questionrio 1. 2. O que quer dizer a palavra dzimo?_________________________________________________. A luz da Palavra de Deus, o que quer dizer dzimo?____________________________________ _____________________________________________________________________________. 3. No Antigo Testamento, para que era o dzimo?________________________________________ _____________________________________________________________________________. 4. Se fosse guardado durante a viagem e em tudo abenoado, Jac prometeu dar a Deus: ( ) Um culto de ao de graas ( ) O dzimo ( ) Ofertas voluntrias ( ) O dzimo de tudo quanto recebesse de Deus 5. 6. Cite trs patriarcas que deram o dzimo _______________________________________________. Cite algo que nos demonstre que Jesus dizimou.________________________________________ _______________________________________________________________________________. 7. Como deve ser o dzimo do assalariado?_______________________________________________ _______________________________________________________________________________. 8. 9. Onde encontramos a primeira referncia sobre o dzimo na Bblia?__________________________. Complete: ... o valor do dzimo transcende o valor literal, pois significa_______________________ _______________________________________________________________________________ _______ as Boas Novas, o evangelho da Salvao. Alm disso,_____________________________ _________________________ de Deus. 10. A quem Abrao pagou o dzimo de tudo?______________________________________________.

Anda mungkin juga menyukai