Anda di halaman 1dari 23

1

INTRODUO

Muito se fala da importncia do papel do lder no processo produtivo das empresas. Mas pouco se diz sobre como ser realmente um lder de resultados, um lder comprometido com o crescimento no s da empresa que lidera, como tambm de todos que ele comanda. na liderana que as empresas colocam suas expectativas de sucesso, porque o lder aquela pessoa cuidadosamente escolhida para ser o modelo de disciplina e autoridade moral para os seus comandados. A comunicao tem papel essencial na realizao de um ser humano. por meio da comunicao oral que as pessoas personificam seu ser, sua interao com o mundo e instrui algo a algum. Praticando a escuta ativa, a congruncia e a desconstruo, o lder poder experimentar uma sensvel melhora na qualidade de sua comunicao. Saber ouvir a uma arte, e colocar em prtica o que ouvimos, sabendo selecionar ideias criativas e participativas, pode ajudar muito no desenvolvimento profissional.

1. Liderana

As organizaes so constitudas por pessoas, com sentimentos e pensamentos diferentes, sujeito s foras do ambiente que influenciam a motivao, os relacionamentos e a liderana entre outras coisas que motivam o comportamento do ser humano e do grupo onde ele se situa. As pessoas so, sem dvida, o mais importante recurso, o capital intelectual, necessrio ao ponto de todas as empresas, seja qual for o seu tamanho, terem um setor desenvolvido em sua funo, como o setor de recursos humanos. Portanto, a liderana necessria em todos os tipos de organizao humana, principalmente nas empresas. Os administradores precisam conhecer a motivao humana e saber conduzir as pessoas, isto , liderar. Liderar no uma tarefa simples, exige pacincia, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois as empresas so dotadas dos mais diferentes tipos de colaboradores. O lder tem que saber lidar com as pessoas, pois atravs das pessoas que so realizadas as aes e consequentemente os resultados so ou no atingindo, j que so elas que fazem as coisas acontecer. Numa poca de constantes mudanas tecnolgicas e transformaes, a liderana nas organizaes se torna um processo cada vez mais importante, na medida em que representa um fator de grandes mudanas e crescimento. Hoje, o lder aquele que consegue estimular os funcionrios, vender os objetivos equipe e favorecer um bom clima no ambiente de trabalho, ou seja, est influenciando as pessoas a agir. A liderana envolve uma distribuio desigual de poder entre os lderes e os demais membros, assim essa distribuio dentro da empresa um canal para seu crescimento.

1.1 Definindo liderana


Liderana a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem com mais entusiasmo, mais empenho e mais disposio, visando atingir objetivos comuns, inspirando confiana nos demais companheiros de trabalho. Liderar significa conquistar as pessoas, exercer sua capacidade de argumentao, persuaso e carisma, envolver de forma que se coloque o corao, mente, esprito, criatividade nas atividades. O lder mesmo no estando presente percebido como se estivesse e sempre ser lembrado pela sua inovao e liderana. No preciso ter um cargo de chefia importante para ser um lder e influenciar outras pessoas a terem mais entusiasmo, mais empenho e mais disposio para se tornarem o melhor que podem ser. A liderana uma habilidade que pode ser aprendida ou adquirida, claro que algumas pessoas j nascem com esse dom, mas com dedicao, treinamento motivado todos ns podemos melhorar essa habilidade em ns, adquirindo ao longo do tempo maturidade. O lder preocupado com os outros e com o mundo que o cerca e procura fazer algo para ajudar, no entanto, no age como se fosse melhor que os outros por isso. Procura respeitar as diferenas, reconhecer as realizaes dos demais funcionrios, competncias. O trabalho do lder justamente administrar as diferenas que h no grupo, as vaidades e personalidades de cada um, cabe ao lder ter a viso do que est acontecendo em sua volta e colocar cada funo da organizao no devido lugar, para que haja rendimento. Como um termmetro indicar a situao, as condies do grupo. fazendo elogios sinceros e procurando reconhecer as

1.2 Princpios da liderana


Pacincia e autocontrole so qualidades e fundamentos do carter de um lder e da liderana. Gentileza dispensar ateno, apreciao e encorajamento aos outros, tratar os outros com cortesia. Humildade a demonstrao de ausncia de orgulho, arrogncia ou pretenso ter um comportamento autntico. Respeito tratar as pessoas com a devida importncia. Todo lder tem a responsabilidade de providenciar um ambiente saudvel para seus funcionrios. Altrusmo atender a necessidade dos outros antes mesmo de suas prprias necessidades. Perdoar significa deixar para l o ressentimento. Isso no significa se tornar uma pessoa passiva. Honestidade no tentar enganar ningum, ser confivel ter a confiana de outros. Ter compromisso ser fiel ao prometido. Os melhores lderes so aqueles que cumprem os compromissos assumidos.

Estudos realizados pelo Instituto Gallup demonstram que mais de dois teros das pessoas pedem demisso de seus chefes, no das empresas. Em outras palavras, a maioria dos que deixam suas organizaes est renunciando a um gerente ineficaz ou incompetente. Conclui-se que as pessoas valorizam os ambientes de trabalho em que elas se sintam seguras, onde ela compartilha uma viso e em que as questes difceis so tratadas abertamente.

1.3 Estilos de liderana


Existe uma diferena entre lder e os estilos de liderana. O lder a pessoa em grupo qual foi atribuda formal ou informalmente, uma posio de responsabilidade para poder dirigir e coordenar determinadas atividades, alm de ser o principal responsvel pelos resultados vindos de sua influncia. O estilo na verdade a maneira pela qual essa pessoa na posio de lder influencia as demais pessoas do grupo. Segundo Bergamini (1994), o lder utiliza trs processos, ou seja, estilos de liderana, de acordo com a situao, com as pessoas e com a tarefa a ser executada. Estes trs estilos se definem entre: Autoritrio ou Autocrtico como tambm conhecido, onde o lder toma as decises sem consultar o grupo, ele quem determina as tarefas e qual o companheiro de trabalho de cada um, dominador. No estilo Democrtico o lder compartilha com os empregados as responsabilidades, envolvendo cada um no processo de decidir. Nesse caso o grupo por fazer parte das decises como diviso das tarefas e a escolha dos companheiros de trabalho, solicita ao lder uma informao, um conselho quando necessrio. Lder Liberal ou Laissez-Faire como conhecido tambm s participa das decises quando solicitado, o grupo levanta os problemas, discute as solues e decide, s obtendo informao do lder quando essa solicitada. O lder no avalia nem regula o decorrer dos acontecimentos, ou seja, no interfere na diviso de tarefas.

1.3.1 Os estilos de liderana e suas vantagens e desvantagens nas organizaes


Em 1939 Ralph K.White e Ronald Lippitt da Universidade de Iowa nos Estados Unidos, fizeram um estudo para verificar o impacto causado pelos trs estilos de liderana em meninos de dez anos, que foram orientados para executar determinadas tarefas. Os meninos foram orientados alternadamente de seis em seis meses, por lideres que utilizavam trs estilos diferentes de liderana. O resultado foi muito interessante, pois os meninos se comportaram de maneira diferente aos diferentes estilos de liderana. Verificou-se na liderana Autocrtica que o comportamento do grupo mostrou tenso, agressividade, frustao, no havia espontaneidade, iniciativa e amizade entre grupo, alm disso, os meninos no, mostravam satisfao em realizar as tarefas. Quando o lder estava presente, o trabalho se desenvolvia, mas quando o lder saia da sala os grupos se soltavam com exploses de indisciplina e at agressividade. Com a liderana Liberal as atividades do grupo eram intensas, mas a produo no; o grupo se perdia em discusses voltadas para motivos pessoais, havia tambm pouco respeito pelo lder. J na liderana Democrtica percebeu a formao de um grupo de amizade entre meninos, entre lder e subordinados, houve uma comunicao espontnea entre eles, o trabalho tinha ritmo mesmo quando o lder no estava presente. Houve um sentido de responsabilidade e de comprometimento de cada um. Podem-se notar atravs desse estudo as vantagens referentes a cada estilo de liderana, no caso da Autocrtica as vantagens so que as decises so tomadas rapidamente e as tarefas realizadas sem questionamentos, o que ajuda na produtividade, entretanto como desvantagem podemos observar

que os subordinados pouco participam das decises e acabam muitas vezes desmotivados por no terem reconhecimento. Para esse estilo de liderana, o tipo de empresa que se encaixaria seria, por exemplo, uma linha de produo, onde o lder dessa linha quem define as tarefas e toma as decises. Com a liderana Democrtica temos como vantagem o fato que os subordinados contribuem para as tomadas de decises, se engajam com a causa para alcanar as metas e a comunicao mtua entre os nveis da organizao. Como desvantagem podemos ver que os membros da equipe podem no reconhecer devidamente o papel do lder no processo e a tomada de deciso tende a ser mais demorada. Neste estilo podemos citar uma empresa que esteja desenvolvendo ou aperfeioando um processo da organizao. importante destacar que este estilo pode ser atribudo como uma caracterstica amplamente presente em lderes femininas, j que nestes casos, o lder do grupo precisa de opinies das diversas reas envolvidas, alm de conseguir harmonizar os interesses, para que as decises sejam tomadas de forma transparente, compartilhada e visando o bem de todos. E por ltimo temos a liderana liberal onde o desempenho dos empregados tende a ser de alto nvel, devido a sua independncia e eles tendem a desenvolver seus prprios objetivos, que muitas vezes agregam valor a organizao. Como desvantagem, o nvel de comunicao baixo, o que pode causar um desalinhamento dos objetivos entre as partes e a equipe recebe no tm retorno sobre seu desempenho.

Este tipo de lder normalmente habita empresas em que os subordinados trabalham em projetos individuais, pois normalmente seus resultados

tendem a ser de carter qualitativo, como por exemplo, empresas de design, desenvolvimento de softwares, moda e etc. muito importante escolha do estilo que o lder deve adotar na sua organizao, deve-se lembrar de que essa escolha ajudar a empresa a alcanar os objetivos da organizao. Pois qualquer indivduo tem potencial para exercer a liderana e se utilizar todos os seus estilos quando for conveniente, pois no existe um nico estilo de liderana a ser adotado permanente nas organizaes. Contudo a organizao em que a empresa se encontra, dever muitas vezes influenciar o estilo a ser adotado pelo lder para cada situao.

1.4 Caractersticas e atribuies de um lder


Hoje em dia no basta ao lder ser eficiente, ele precisa ser eficaz. Nesse caso ser eficaz escolher bem as pessoas que faro parte da sua equipe, treinar, incentivar, capacitar, desenvolv-las atravs da comunicao e da troca de informaes. Podemos dizer que entre as caractersticas que um lder deve ter est tambm inspirao e a transpirao, inspirao por que o lder deve servir de exemplo, atravs da sua tomada de responsabilidade pelo sucesso da empresa, deve ser aquele que os outros querem seguir. Transpirao por que para ser esse exemplo, o lder muito cobrado, ele a pessoa que puxa a responsabilidade pra si, quem assume os riscos e incentiva os demais a fazer o mesmo. O lder envolve o planejamento do trabalho de acordo com as capacidades e habilidades da equipe e procura observar as mudanas que sero

necessrias para manter a sintonia entre as pessoas e o grupo. O lder deve sempre ter objetivos traados, motivar as pessoas para que assim elas se comprometam de corao nos objetivos do grupo e para que os sentimentos de autoestima e de realizao cresam entre as pessoas. de responsabilidade do lder tambm monitorar o desempenho das pessoas e do grupo para que haja sempre produtividade. Administrar conflitos tambm uma atribuio do lder, entender os conflitos e as causas muito importante. Deve-se lembrar de que liderana relacionamento fundado na credibilidade e na confiana sem esses dois, as pessoas no se arriscam, e sem assumir riscos no h mudanas, Sem mudanas tanto as empresas como os movimentos perecem (Kouzes e Posner, 1997).

1.5 Influncias da liderana no processo produtivo


preciso objetivar mudanas nos estilos de gesto das empresas preciso que se tenham profissionais dispostos a se tornarem agentes de transformao na organizao, ou seja, um lder da qualidade de forma a contribuir ativamente com as organizaes, comprometidas com as mudanas para a qualidade e produtividade na empresa. Percebemos que os esforos em prol de mudanas s tero efeito se houver comprometimento de todos, com um planejamento adequado. Para isso, a liderana dever ter uma estratgia da organizao bem definida, visando alinhar as aes de todos os setores, como numa orquestra todos devem agir em sintonia. Por isso h necessidade de investir na capacitao, treinamentos de forma que fiquem aptos para absorver as novas tecnologias que aparecem no dia a dia das organizaes, nesse ambiente competitivo, sentindo se valorizado e disposto a assumir desafios.

10

Deve existir uma estratgia formulada em toda organizao, no devendo existir, estratgias setorizadas. Profissionais das reas funcionais (marketing, finanas, tecnologia, recursos humanos e qualidade) devem agora atuar em conjunto na execuo de projetos. Nesse contexto todas as reas adquirem a mesma importncia para a gerao de vantagens competitivas.

1.6 Chefia X Liderana


O sucesso de um lder se d na medida em que o chefe designado por deciso administrativa torna-se lder por escolha voluntria da equipe a ele subordinada. H, portanto, uma diferena entre ser chefe e se tornar lder... O chefe, que se d ordens e exige obedincia, bloqueia o potencial do ser humano, torna-se autocrtico e inibe o potencial criativo de sua equipe, criando um ambiente de terror e burocracia. O subordinado, de maneira geral, tende a identificar-se com seu superior, portanto, liderar consiste tambm em administrar tenses. Eliminar o medo e ouvir sempre seus subordinados, estimular a criatividade, aproveitando ideias para constante aperfeioamento e soluo de problemas, so caractersticas que devem ser inerentes ao chefe. Agindo assim, ele estar quebrando paradigmas e dando chances a seus subordinados para participarem dos problemas e solues da organizao.

Saber ouvir a uma arte, e colocar em prtica o que ouvimos, sabendo selecionar ideias criativas e participativas, pode ajudar muito no desenvolvimento profissional. Liderana no a brilho, pois o triunfo nos leva a grandes armadilhas. Um lder inteligente emocionalmente utiliza sua sensibilidade para construir uma cultura de respeito mtuo entre as pessoas, fazendo-as crescer e produzir.

11

Chefe... O chefe investido de autoridade para comandar o grupo de indivduos que trabalham no setor da organizao a ele confiado. O poder decisrio da organizao em que trabalha acredita que ele seja a melhor pessoa para conduzir aquela equipe obteno dos resultados esperados, ou seja... ...o poder institucional vem de cima para baixo.

Lder... A autoridade outorgada pelos subordinados. As pessoas se motivam a dar o melhor de si para alcanar os resultados desejados. A equipe conduzida segundo sua prpria vontade, e existe um respeito e uma confiana atribudos pela prpria equipe, independentemente do poder institucional, ou seja... ...o poder de influncia vem de baixo para cima.

12

1.7 Principais diferenas entre um Chefe e um Lder

O comportamento de liderana (que envolve funes como planejar, dar informaes, avaliar, arbitrar, controlar, recompensar, estimular, punir etc.) deve ajudar o grupo a atingir os seus objetivos, ou, em outras palavras, a satisfazer suas necessidades. Assim, o indivduo que possa dar maior assistncia e orientao ao grupo (escolher ou ajudar o grupo a escolher as melhores solues para seus problemas) para que atinja um estado satisfatrio, tem maiores possibilidades de ser considerado seu lder. A liderana , pois, uma questo de reduo de incerteza do grupo. O comportamento pelo qual se consegue essa reduo a escolha. A liderana um processo contnuo de escolha que permite a empresa caminhar em direo sua meta, apesar de todas as perturbaes internas e externas. Assim a liderana uma questo de tomada de deciso do grupo.

O chefe conduz as pessoas, o lder aconselha

13

O chefe inspira medo, o lder, entusiasmo O chefe diz "eu", o lder, "ns" O chefe se preocupa com coisas, o lder, com pessoas O chefe colhe os lucros, o lder os distribui O chefe enxerga o hoje, o lder contempla o amanh.

2. Comunicao

Entende-se que a comunicao tem papel essencial na realizao de um ser humano. por meio da comunicao oral que as pessoas personificam seu ser, sua interao com o mundo e instrui algo a algum. Existem diferentes tipos de comunicao: a comunicao verbal, oral e a no verbal (entende-se como a comunicao gestual) alm de analisar caractersticas de um bom comunicador. Todos esses tipos de comunicao ajudam a visualizar perceber e conscientizar sobre habilidades comunicativas que precisam ser trabalhadas ou

potencializadas ao favorecimento do sucesso. Uma comunicao verbal eficiente a capacidade que o indivduo possui de persuadir o outro por meio de palavras, sendo capazes de adaptar o seu estilo para satisfazer as preferncias individuais e culturais dos outros. importante saber que uma comunicao competente seja uma

caracterstica que uma pessoa possui ou no. A competncia comunicativa varia de acordo com quem se fala e quando se fala. Felizmente, ela composta de uma srie de habilidades que qualquer pessoa pode aprender, por meio da avaliao de si prprio e dos outros e treinamentos sistemticos. Portanto percebe-se que a comunicao humana um processo que envolve a troca de informaes, e utiliza os sistemas simblicos como

14

suporte para este fim. Esto envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar.

2.1 Definindo Comunicao

A comunicao no ramo empresarial de suma importncia, pois atravs dela constitui uma das ferramentas mais importantes que os lderes tm sua disposio para desempenhar as suas funes de influncia. A importncia da comunicao to grande que podemos consider-la at mesmo como o sangue que d vida organizao. Portanto o papel do lder desenvolver, agregar e influenciar pessoas, aprimorar as habilidades de comunicao, estimular o contato pessoal direto e usufruir de mensagens claras e objetivas. A comunicao Interna possui um papel maior. Se bem arquitetada e com espao para trabalhar dentro da empresa, acredita-se que o trabalho pode render muitos resultados positivos. E para obter esses resultados, precisamos trabalhar com os lderes, pois um dos caminhos que a comunicao precisa o vertical, onde as informaes so dadas de cima para baixo. Ou seja, os lderes informam seus colaboradores de forma a distribuir as tarefas e criar vnculos com os mesmo. No basta delegar, precisa ter dilogo aberto. Incentivar o feedback entre os funcionrios e os lderes. E nesse ponto que o Comunicado tambm trabalha; auxilia o lder a criar, manter este canal aberto, gera oportunidades para que haja interao. O ambiente de trabalho se torna mais harmonioso e produtivo. A comunicao Interna possui um trabalho amplo, com muitas atividades para manter o pblico interno da organizao alinhado e motivado com os interesses da empresa, e ainda garante que o relacionamento interno seja o melhor possvel para obter resultados positivos para a empresa e para o bem estar do seu colaborador, seja ele lder ou no.

15

O papel do lder eficaz ser o de estimular as pessoas a sentirem que fazem parte de algo nobre, muito alm da simples troca do trabalho por remunerao. Neste ponto fundamental o uso correto da comunicao para o engajamento dos funcionrios a causa da organizao.

2.3 Comunicao e Liderana


Ambas se completam, pois para uma comunicao eficaz fundamental para o sucesso de uma organizao, de um indivduo, de uma nao e necessria para manter a viso da organizao claramente focada nos clientes e nos empregados.

Mais do que transmitir a mensagem os lderes precisam praticar a comunicao diria e constantemente com os liderados e fazer com que as pessoas possam relacionar o comportamento do lder com seu discurso. Uma comunicao de liderana precisa ser vinculada a cultura e aos valores organizacionais. Alm disso, deve enfocar a viso, a misso, a transformao e a chamada para a ao, sempre a direcionando a um pblico especfico, com o propsito de estreitar e fortalecer a confiana entre lderes e liderados. Ela requer tambm um comprometimento pessoal do lder com a mensagem transmitida Assim, evitando as especulaes que normalmente geram uma falta de direo.

As pessoas esperam que seus lderes sejam francos e honestos e ao mesmo tempo comuniquem os comportamentos e as direes a seguir. O sucesso de uma organizao depende da confiana e do respeito mtuo entre lderes e liderados, e a base uma comunicao de liderana eficaz. A capacidade de comunicao deve ser essencial ao lder para que eles consigam o engajamento e comprometimento dos colaboradores na estratgia de aproximao com a empresa. Para que consigam motivar a sua equipe preciso que os lderes reconheam as funes de cada

16

colaborador. E mais do que isso, significa demonstrar agradecimento pelo trabalho feito. A comunicao deve fluir do lder de forma clara e significativa, importante lembrar que, existem vrias formas de se comunicar determinado fato e o importante estar atento para com a equipe e observar qual a melhor maneira de se colocar um determinado assunto. Normalmente, acha-se que s se deve reunir, ou melhor, comunicar em pocas de crises ou em situaes difceis, porm a comunicao vai muito, alm disso. Pois para que haja um melhor entendimento entre os lideres e liderados necessrio que ambos conheam a empresa onde trabalham, qual a sua misso, os seus objetivos, suas influencias, o valor de sua marca, para que usem a mesma linguagem. No existe uma frmula para uma comunicao eficiente, a nica coisa que se espera de lideres e liderados que exista uma comunicao franca e honesta e que direcionem esta comunicao. Liderar gerar mudana, saber falar e ouvir seus liderados e sendo assim, conclui-se que a comunicao um facilitador no processo de liderana.

2.4 A importncia da comunicao na empresa


A comunicao deve ser gerenciada e profissionalizada nas empresas, pois ela o sistema central da organizao. Atualmente, pode-se dizer que a comunicao ou deveria ser o processo mais importante dentro de uma organizao, pois por meio da boa ou m comunicao que comeam a aparecer ou desaparecer problemas decorrentes neste processo organizacional. Apesar disso, um dos principais motivos de conflito entre lderes e colaboradores a comunicao, ou a falta dela, o que compromete

17

diretamente os desempenhos dos mesmos. Geralmente isso acontece porque a mensagem entre um e outro no passada com clareza e assim, no havendo compreenso os mal-entendidos se originam. Comunicao no o que se diz, mas o que o outro entende. (Duda Mendona).

Um bom sistema de comunicao o que far com que todos dentro da empresa trabalhem na mesma direo, focalizando os esforos para alcanar os mesmos objetivos. E este sistema que far com que clientes, fornecedores e outras pessoas externas organizao entendam qual a funo da empresa na sociedade. A comunicao importante em qualquer coisa que envolve mais de uma pessoa. atravs dela que empresa, sociedade, famlia e todos os outros grupos se entendem, se relacionam e se desenvolvem. A boa comunicao faz a unio e a unio faz fora. E assim que se alcana o sucesso.

3. O poder do Lder comunicativo

Os lderes dependem do seu poder de comunicao. Todo lder deve saber se fazer entender e se comunicar em vrios momentos. Pois a comunicao do lder tem poder de motivar as pessoas, despertando o potencial existente em cada um. Ser lder ser insubstituvel. Vrios so os exemplos de lderes que ficaram marcados na histria, com suas ideias conseguiram mudar a realidade em que viviam. Mas um entre todos se destaca h mais de dois mil anos: Jesus Cristo. Jesus tinha iniciativa de lder e atuava de maneira preventiva, antecipando e estudando as possibilidades de erro, alm disso, estava

18

sempre atento s necessidades de ao e mudanas, pois uma das caractersticas do lder o controle que exerce sobre a prpria vida. Jesus no fugia regra: no esperava as coisas acontecer. Ele as fazia acontecer em razo dos objetivos que perseguia. Pois um lder deve se manter concentrado e focalizado em qualquer situao. Jesus sabia se comunicar, sabia inspirar as pessoas que o seguiam, com sua atuao carismtica, Jesus conseguiu que o grupo atingisse as metas com mais eficincia e disseminasse sua palavra. No entanto, no pretendia apenas que o seguissem, mas que seguissem um caminho prprio e consciente, acreditava no ser humano, mesmo quando podia ver seus erros e defeitos. Acreditar que cada ser humano tem sua contribuio a dar e seu talento direcionado pra alguma coisa, uma das coisas que um lder deve fazer e no ficar focado nos erros ou nas deficincias, pois olhar adiante deve ser sempre uma das qualidades de um lder. Um lder deve procurar desenvolver o talento da sua equipe, focar sim no brilho de seus pontos fortes, o que determinar a grandeza de sua liderana o interesse do lder no desenvolvimento e no bem estar daqueles que esto a sua volta. Jesus e exemplos de lderes como Gandhi, Nelson Mandela, Martin Luther King e outros so insubstituveis, pois fizeram seus talentos brilhar, mais do que isso com sua luz iluminaram outros, que assim puderam tambm acreditaram nos seus potenciais.

19

Concluso

Este trabalho teve como objetivo apresentar liderana e comunicao como fatores que podem contribuir para o desenvolvimento e sucesso de uma empresa. Foi abordado aqui os estilos e suas vantagens e desvantagens na liderana, mostrando que cada lder em seu jeito de agir pode motivar ou desmotivar sua equipe a realizar tarefas que so capazes muitas vezes de realizar. Um lder sempre inquieto, oportunidades, novas alternativas est sempre buscando. humilde e procura trabalhar para que os que esto ao seu lado cresam e desenvolvam seus potenciais. Liderana muitas vezes confundida com chefia, o que um erro. Liderar caminhar ao lado das pessoas, incentivando para que todos consigam alcanar um mesmo objetivo. Enquanto chefia ver as pessoas realizando aquilo que se mandou fazer. Um lder deve ser comunicativo, saber se comunicar, se colocar perante as situaes. O verdadeiro lder sabe que as palavras tem poder, que quem no se comunica se estrumbica,por isso usa do seu carisma e simpatia para fazer e manter seus contatos. Conclumos que todos ns podemos ser lderes, trabalhando essa caracterstica em ns e procurando aprender com outros grandes lderes, como Jesus Cristo que foi o maior deles. Jesus no era um grande empresrio, mas tinha o dom de cativar as pessoas sabia se relacionar, era humilde, embora soubesse muito. Acima

20

de tudo Jesus acreditava no ser humano e esse uma das qualidades que um lder deve ter. Acreditemos tambm, ns no ser humano e nos potenciais.

21

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

- CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao. 5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. p. 167-180. - MEDEIROS, Alexandre R. Et e tal Liderana Monografia do curso de Organizao, Sistemas e Mtodos. So Paulo: Faculdades Integradas Campos Salles, 2000.

-BERGAMINI, Ceclia W. Liderana: Administrao do sentido, 2 ed. So Paulo, Atlas 2009.

-(KOUZES E POSNER, 1997) Kouzes, JamesM;Posner,Barry Z.o desafio da liderana. Campus 1997.

-Site www.administradores.com.br

22

23

Anda mungkin juga menyukai