Anda di halaman 1dari 5

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA REALIZAO DE SSMICA UP-HOLE EM CONJUNTO COM SONDAGEM SPT DEVELOPING AN UP-HOLE SEISMIC SYSTEM TOGETHER

WITH SPT TEST


Francisco Paulo Basile Avesani , Rubens Antonio Amaral Pedrini, Heraldo Luiz Giacheti Campus de Bauru Faculdade de Engenharia Engenharia Civil franpba@yahoo.com.br FAPESP.
Palavras chaves: investigao do subsolo, up-hole, SPT, ssmica. Keywords: site investigation, up-hole, SPT, seismic.

1. INTRODUO No Brasil e no mundo, o ensaio mais utilizado para estimativa de parmetros geotcnicos o Standard Penetration Test (SPT), sendo uma ferramenta rotineira e econmica de investigao de subsolo (Schnaid, 2000). Ainda, Schnaid et al. (1998) sugerem a utilizao de ensaios com cone ssmico para avaliao do tipo de solo a partir da relao entre Go/qc. Segundo Giacheti et al. (1999) a utilizao de um parmetro de rigidez (Go) relacionado a um parmetro de resistncia (qc) ou o ndice de resistncia do SPT (N) pode vir a ser mais apropriada para o entendimento do comportamento do solo, contribuindo assim, para um desenvolvimento mais racional da engenharia de fundaes em solos tropicais. Alguns autores, como Bang & Kim (2007) tem mostrado que possvel incorporar a medida da velocidade de ondas S a partir do golpe de um ensaio SPT empregando o a tcnica up-hole, recurso antigo, mas que ainda no foi realizada no Brasil. O mtodo ssmico down-hole entre os mtodos de sondagem ssmica muito atraente por vrios motivos. Este mtodo requer apenas um furo para realizar o ensaio e usa na superfcie uma simples fonte, sendo atraente devido gerao da onda ser controlada, facilitando na interpretao da mesma. Alternativamente, o mtodo utiliza receptores up-hole sobre a superfcie do solo e uma fonte subterrnea, tais como um pequeno explosivo ou uma fonte mecnica. Ele tem a forma inversa de fonte e localizao do receptor em comparao com o mtodo ssmico down-hole e o resultado pode ser interpretado analogamente ao prprio, mas ambos os ensaios apresentam custo relativamente alto, devido aos equipamentos que so utilizados. Utilizando-se o SPT para o mtodo up-hole, temos a possibilidade de se medir, ao mesmo tempo e no mesmo furo os valores de N do SPT e velocidade de onda VS (sem custo adicional), e assim, permite calcular o mdulo de cisalhamento mximo (Go), abrindo uma nova perspectiva para investigao de solos tropicais colapsveis, a partir da relao Go/N, similar a relao entre Go/qc. A grande vantagem dos ensaios com up-hole em conjunto com SPT que seu custo muito mais baixo do que os ensaios realizados com a tcnica ssmica tradicional de up-hole. 2. FUNDAMENTAO TEORICA E OBJETIVOS 2.1 Ensaios downhole e uphole A tcnica ssmica down-hole mostrada na Figura 1b. Esse mtodo necessita somente de um furo, no interior do qual um receptor colocado, enquanto a fonte de energia fica na superfcie do terreno. Outra possibilidade a tcnica ssmica up-hole que consiste na inverso das posies da fonte e do receptor em relao ao ensaio down-hole, ou seja, neste caso a fonte descida no furo enquanto o receptor permanece na superfcie do terreno, conforme a Figura 1a. Em ambas as tcnicas so registradas, com o auxlio de um sistema de aquisio, os tempo de chegada das ondas ssmicas, especialmente da de cisalhamento (Vs). Isto possibilita a verificao da evoluo destes tempos de chegada em funo da profundidade permitindo assim o clculo dos valores de VS de todas as camadas do solo.

Figura 1: (a) Ensaio uphole; (b) ensaio downhole (Luna e Jadi, 2000). 2.2 Ensaio SPT ssmico (S-SPT) Os autores Bang & Kim (2007) indicam que, na prtica, a aplicao do mtodo up-hole original utilizado para obteno do perfil de VS pouco comum, pois, difcil gerar a componente da onda de cisalhamento (VS) e por esta razo, no rentvel. Os autores propulseram uma verso modificada do mtodo up-hole, introduzida para a obteno do perfil VS de um solo, de forma eficiente. O diagrama esquemtico do mtodo up-hole proposto, denominado de mtodo S-SPT, mostrado na Figura 2. A energia do impacto gerada pelo SPT pode ser usada como uma fonte para o mtodo uphole. Uma quantidade significativa de compresso e ondas de cisalhamento causado pela ponta e lado do amostrador (Figura 2) ser gerada no solo, quando o mesmo penetrado no solo, atravs de golpes padronizados do SPT. Se uma srie de receptores fossem colocados na superfcie do solo, seria vivel a realizao do up-hole durante SPT. O mtodo S-SPT pode ser realizado simultaneamente, sem custo adicional e trabalho de terceirizao. Por esta razo, geralmente muito simples, econmico, e simples execuo (Bang & Kim, 2007).

Figura 2: Esquema do mtodo S-SPT (Bang & Kim, 2007). 2.3 Objetivos O principal objetivo desse trabalho apresentar um sistema desenvolvido para realizao de ensaio ssmico up-hole em conjunto com SPT. So apresentados tambm registros ssmicos utilizando esse sistema, no campo experimental da Unesp de Bauru. 3. MATERIAIS E METODOLOGIA 3.1 MATERIAIS Sistema de aquisio AC2122, uma placa controladora para o ADS2000. Ponteira com trs geofones, sendo essa desenvolvida pelo grupo de pesquisa de solos tropicais da Unesp-Bauru, com recursos do Programa Universal do CNPq, ela constituda de trs habitculos, igualmente usinados em ao, de tal forma que os centros dos geofones ficassem espaados a uma distncia de 50 cm entre eles. Sistema multifuno adquirido atravs de Projeto de Pesquisa da FAPESP, de fabricao italiana pela empresa Pagani, Modelo TG 63-150 DP + CPT, permitindo a execuo rpida e econmica dos ensaios (Figura 3). Geofones que possuem freqncia natural de 28Hz.

Alm disso, foram obtidos habitculo, onde se colocam os geofones e posteriormente cravados ao solo para a realizao de ensaios (Figura 4). Campo experimental do Campus da Unesp-Bauru, onde foram executados furos de sondagem SPT em conjunto com up-hole (Figura 5).

Figura 3: Sistema multifuno; Figura 4: Habitculo com geofones; Figura 5: Ensaio SPT na Unesp-Bauru. 3.2 METODOLOGIA Inicialmente foi executado ensaio down-hole com a finalidade de testar o software de aquisio de dados (descrito em Pedrini, R. A. A., 2010), para obter-se parmetros de comparao e ser feita a adequao do software para a utilizao em ensaios S-SPT (up-hole). O ensaio foi executado at profundidade de 26 metros. Para o sistema up-hole, foram executados testes tanto em laboratrio quanto em campo. Os testes de laboratrio tiveram por finalidade a calibrao do trigger. Em campo, foram realizados ensaios, com os geofones distantes de 3,0m; 4,5m e 6,0m da haste do equipamento de cravao. O trigger foi fixo a haste do equipamento de cravao, sendo executados golpes na parte superior da haste do equipamento de cravao e assim, foram coletados dados da propagao da perturbao gerada pela haste no solo. Outros ensaios sero realizados utilizando outras maneiras de execuo em campo, tais como um maior nmero de geofones, diferentes distncias entre os mesmos, uso de um outro tipo de trigger e sistema de aquisio de dados. Essa fase ser importante para o aperfeioamento do sistema que est em desenvolvimento. 4. RESULTADOS E DISCUSSES Para ensaio down-hole executado no Campo experimental da UNESP Bauru, temos o perfil de caracterizao do solo alm do perfil da velocidade de onda Vs (Figura 6). Atravs de Vitali (2009), temos um perfil de referncia da velocidade de onda Vs, de um ensaio executado com as mesmas caractersticas e no mesmo local.
Perfil (SPT)
0

Vs (m/s)
0 200 400 600 0

Vs (m/s)
200 400 600

6 Areia Fina Pouco Siltosa Marrom Avermelhado

Profundidade (m)

10

12

14

16

18

Areia Fina Siltosa Marrom Avermelhado

20 Areia Fina Pouco Siltosa Marrom Avermelhado Areia Fina Pouco Siltosa Marrom Amarelado com veios cinza

22

24

26 NA no encontrado at a profundidade de 30m Vs - Downhole Vs - Downhole Referncia

Figura 6: Perfil de onda Vs e perfil de referncia.

Para o ensaio realizado com a finalidade de testar o trigger confeccionado e obteno de sinais pela tcnica do S-SPT, foram obtidos os perfis de propagao da onda no solo, que so apresentados a seguir. Observa-se que, temos o sinal original, o sinal filtrado e, logo aps, a superposio dos dois sinais. Estes esto na Figura 7.

Figura 7: Sinal original da onda no solo; sinal da onda filtrada; sobreposio dos sinais, respectivamente. 5. CONSIDERAES FINAIS Para o trabalho em questo conclui-se que, atravs dos dados coletados pelo software em ensaio down-hole, podemos aplicar o mesmo para ensaios up-hole, devido apresentar resultados confiveis sobre a caracterizao do solo do local estudado, pois, o perfil de onda Vs apresenta grande similaridade com o perfil de onda adotado como referncia. Lembrando que o ensaio uphole emprega mtodos anlogos ao down-hole, mas de forma invertida, tanto quanto a fonte quanto aos geofones. Para o teste do trigger e recepo das ondas no S-SPT, os sinais apresentados demonstram resultados slidos sobre a propagao de onda no solo, os mesmos esto sendo estudados com a aplicao de outros filtros, de maneira a identificar mais facilmente a componente de onda S. O trigger est sendo aperfeioado quanto a sua estrutura fsica e, alm disso, outros ensaios de teste sero executados posteriormente. Referncias Bibliogrficas BANG, E.S. & KIM, D.S. (2007). Evaluation of shear wave velocity pro le using SPT based uphole method, Soil Dynamics and Earthquake Engineering 27, p. 741758. GIACHETI, H. L. (1999). Ensaios In Situ para Determinao de Parmetros Geotcnicos do subsolo, Relatrio de Pesquisa no Exterior, Fapesp, Proc. No. 97-0859-7, 4 vol. LUNA, R., JADI, H. (2000). Determination of Dynamic Soil Properties Using Geophysical Methods, Proceedings of the First International Conference on the Application of Geophysical and NDT Methodologies to Transportation Facilities and Infrastructure, St. Louis, MO, December. PEDRINI, R. A. A. (2010). Atualizao de software de um sistema de aquisio de dados para ensaios com o piezocone ssmico, Relatrio de pesquisa, Iniciao cientfica, Fapesp, 102 p. SCHNAID, F.; CONSOLI, N. C. & AVERBECK, J. H. (1998). Aspects of cone penetration in natural weakly-cemented deposits, Geotechnical Site Characterization, Atlanta, vol. 2. p. 11591163. SCHNAID, F. (2000). Ensaios de campo e suas aplicaes engenharia de fundaes. So Paulo: Oficina de Textos, 2000. VITALI, O. P. M., (2009). Um novo sistema para realizao de ensaios ssmicos downhole; Relatrio de Pesquisa, Iniciao Cientfica, PIBIC-CNPq, 153 p.

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

Anda mungkin juga menyukai