Anda di halaman 1dari 2

A tica no mais uma coisa, um contedo, uma disciplina, um conhecimento que se deve acrescentar ao quefazer educativo.

. a prpria essncia do ato educativo. Por isso, a eticidade conota expressivamente a natureza da prtica educativa, enquanto prtica formadora (Freire, 1997: 16). Na viso da ecopedagogia, ela faz parte essencial da competncia (prxis) de um educador (Rios, 1993). A democracia e a cidadania so parte integrante hoje da reconstruo tico-poltica da educao. Por isso a cidadania acabou tornando-se o eixo central da educao (escola cidad). Neste aspecto, a tica acaba confundindo-se com a noo de cidadania. Moacir Gadotti

A tica do meio ambiente comea pelo reconhecimento do valor da natureza para a preservao da espcie humana: da importncia da fauna, da flora, da variedade das espcies animais, da vida selvagem, do ar puro e da gua limpa para a vida dos seres humanos. Trata-se do reconhecimento de uma qualidade que a natureza
Porque fars parte do p, origem de tudo, gua, ar, plantas e animais, pela conscincia poders manter uma aliana de paz (relaes) com eles, para a sobrevivncia das descendncias (adaptado de J 5:23 e Genesis1:1 a 2) A tica uma caracterstica inerente a toda ao humana e, por esta razo, um elemento vital na produo da realidade social. Todo homem possui um senso tico, uma espcie de conscincia moral, estando constantemente avaliando e julgando suas aes para saber se so boas ou ms, certas ou erradas, justas ou injustas.
A demanda pela madeira duplicou e a de madeira para combustvel triplicou, enquanto o uso de papel aumentou quase seis vezes. Alm disso, florestas esto sendo derrubadas em queimadas para explorao agrcolas por populaes em expanso, para produo comercial e pecuria. medida que se intensificam as presses populacionais nos trpicos e subtrpicos, mais e mais florestas esto sendo derrubadas para a agricultura. Uma combinao de extrao de madeira e desmatamento para agricultura e pecuria enfraqueceu as florestas em muitas reas, ao ponto de estarem vulnerveis a incndios. Uma floresta tropical sadia no queimar. Porm, grandes segmentos das florestas tropicais do mundo no so mais sadios. Alm de destruio, temos tambm o aspecto da poluio atmosfrica com a fumaa que provoca doenas. Alm de ser um problema local, como a fumaa desloca-se com o vento, problemas fora de controle podem ser causados h muitos kilometros de distncia. A pesca ocenica quintuplicou, diminuindo a disponibilidade de frutos do mar por pessoa para o mundo como um todo. No entanto, o bem estar de mais de duzentos milhes de pessoas em todo o mundo, que dependem da pesca para sua renda e segurana, est ameaado. Infelizmente, assim como na pesca, o uso excessivo de pastos agora a norma e, no, a exceo. A sustentao futura da produo de carne e, em alguns casos do leite tambm, e a manuteno do sustento da populao pastoril em constante crescimento, pressionaro ainda mais os pastos j em deteriorao.

Infelizmente, estamos agora na fase inicial do maior declnio da vida vegetal e animal, em sessenta e cinco milhes de anos. A causa principal da extino vegetal a destruio do habitat, frequentemente, sob a forma de desmatamento para agropecuria, construo de casas, ou para a drenagem de brejos para agricultura ou construo. A situao das espcies de animais igualmente preocupante. Das 9.600 espcies que habitam a terra, dois teros esto hoje em declnio, enquanto 11 % esto ameaadas de extino. Outros 14 % esto vulnerveis extino, se continuarem as recentes tendncias. Das 24.000 espcies de peixes que ocupam os ocenos, lagos e rios, um tero est hoje ameaado de extino. A globalizao nas dcadas recentes tambm est reduzindo a diversidade da vida na terra. O rpido crescimento do comrcio e turismo destruiu as barreiras ecolgicas que existiam por milhes de anos, permitindo a milhares de espcies, plantas, insetos e outras criaturas, invadirem territrios distantes, frequentemente causando a extino de espcies nativas, e desequilibrando processos ecolgicos essenciais. A presena de produtos qumicos no meio ambiente est afetando o futuro de algumas espcies animais, tambm. Produtos qumicos sintticos associados a pesticidas e plsticos, os chamados pertubadores endcrinos, esto afetando o processo reprodutivo de algumas espcies de aves, peixes e anfbios. A atmosfera do globo tambm enfrenta uma tenso crescente. medida que nossa economia mundial, fundamentada em combustveis fsseis, se expandia, as emisses de carbono suplantaram a capacidade dos sistemas naturais de fixarem o dixido de carbono. A consequncia foi um acmulo de CO2 de aproximadamente 280 ppm, no incio da era industrial, para 363 ppm, em 1998, o nvel mais alto jamais visto. Este acmulo de CO2 e outros gases causadores do efeito estufa responsvel pelo crescimento da temperatura durante o ltimo sculo, de acordo com os cientistas. Os 14 anos mais quentes, desde que se iniciou o registro em 1866, ocorreram de 1980 para c. Se o mundo continuar no caminho atual do combustvel fssil, as concentraes atmosfricas de CO2 devero alcanar o dobro do nvel pr industrial logo em 2050 e elevar a temperatura mdia da Terra de 1 a 3,5 graus centgrados at 2100. Isso dever provocar efeitos climticos mais violentos, com mais tempestades devastadoras e inundaes, derretimento da calota polar e elevao do nvel do mar.

Anda mungkin juga menyukai