Anda di halaman 1dari 11

UNIVESIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO PROF.

. Doutorando REGINALDO DE SOUZA VIEIRA ESTUDO DE CASO Sobre o estudo de caso: O mesmo ser realizado atravs de elaborao escrita e debate segundo o mtodo socrtico, com leitura prvia indicada pelo professor. Os alunos devero demonstrar, no debate, a leitura do caso, assim como dos textos legais (CRFB e legislao infraconstitucional), doutrinrios, princpios constitucionais e jurisprudncia, relativos ao mesmo. A avaliao ser individual quanto ao debate e em grupo quanto resposta terica escrita, e so critrios para conferncia da nota: a) capacidade de leitura e compreenso dos textos; b) capacidade de raciocnio jurdico para resoluo de problemas; c) capacidade de expresso e argumentao consistente; d) postura acadmica (tica e educao em sala de aula durante os debates); e) formulao terica. Esta avaliao ter peso 8,00 (conforme critrios estabelecidos no Plano de Ensino).

1. Motivado por eventos recentes de violncia, o senador Antnio da


Barra pretende apresentar projeto de lei alterando a redao de dispositivos do Cdigo Penal de modo a cominar a pena de banimento a determinadas hipteses de latrocnio, cuja gravidade argumenta o senador submetem a sociedade a risco intolervel. Alertado pela assessoria jurdica do Senado Federal de que tal projeto seria incompatvel com a Constituio, o parlamentar resolve, previamente, apresentar Proposta de Emenda Constitucional alterando o artigo 5, inciso XLVII, alnea d. A PEC encaminhada Comisso de Constituio e Justia do Senado Federal, que considera no ser a Proposta passvel de deliberao, tendo em vista o disposto no art. 60, inciso I, e 4, inciso IV. Inconformado, o parlamentar rene o apoio de um tero do Senado Federal, que apresenta nova Proposta de Emenda, agora revogando o prprio art. 60, 4, inciso IV, da Constituio Federal. Suponhamos que a PEC tenha superado o controle preventivo da Comisso de Constituio e Justia a senadora Gilca Antunes ao se ver na contingncia de participar da deliberao, formula, ento, consulta sobre a constitucionalidade da PEC. A senadora est interessada em impugnar a PEC ainda no curso do processo legislativo. Pergunta-se: a) Quais argumentos podem ser apresentados para sustentar a inconstitucionalidade desta ltima PEC (analise tambm o processo da primeira PEC)? b) A ordem constitucional brasileira comporta a possibilidade de provimento judicial que implique a avaliao da constitucionalidade da PEC ainda no curso do processo legislativo (legitimados, parte passiva, foro competente, tipo de ao)? c) Sendo a PEC aprovada em ambas as casas do Congresso Nacional, como pode ser avaliada a sua constitucionalidade (legitimados, tipo da ao, foro competente)? Justifique todas as respostas.

2. Frederico Berzins,

leto (naturalizado brasileiro), foi eleito senador pelo Estado de Santa Catarina em 2010. Na data de 17 de dezembro de 2010 foi diplomado pela Justia Eleitoral. No dia 23 de dezembro o citado parlamentar desferiu um tiro em um inimigo poltico atingindo-o na coluna vertebral, levando este a ficar em uma cadeira de rodas pelo resto de sua vida. Tomou posse em 01 de fevereiro de 2011. Entretanto, alm da agresso j relatada, o citado parlamentar responde a seis processos criminais na Justia Comum (todos em primeiro grau). Com base no exposto, perguntase: a) em relao aos processos que o parlamentar j respondia antes da eleio, diplomao e posse: a1) A eleio, diplomao e posse do citado parlamentar no mandato de senador implica em alterao do foro de seus processos? a2) Em caso afirmativo, para onde sero remetidos? Justifique; a3) Encerrado o mandato de parlamentar e no sendo reeleito, onde continuaro a tramitar os referidos processos caso estes ainda no tenham encerrado? a4) Havendo a condenao com o trnsito em julgado da parlamentar em qualquer dos processos citados durante o exerccio do mandato, quais as implicaes desta deciso para o mesmo (mandato)? b) Em relao agresso realizada em 23.12.2010: b1) Pode ser aberto inqurito policial; b2) Pode ser processado; b3) Havendo a possibilidade de abertura de processo, este pode ser suspenso? Como? b4) Qual o foro competente para apreciar este processo? b5) A condio de naturalizado do parlamentar lhe impede o exerccio de algum cargo no cargo no parlamento? Explique. c) Por fim, considere a situao do parlamentar tenha sido preso em flagrante torturando o seu citado inimigo poltico. Pergunta-se: c1) A priso legal; c2) o parlamentar tem como ser solto sem que seja necessrio a interposio de qualquer processo judicial? Explique. c3) Qual ao constitucional poderia ser utilizada neste caso? d) Todas as respostas devero ser justificadas.

3. Joo Filomeno, Senador da Repblica, em entrevista em uma rdio


de So Paulo, fez acusaes contra o Presidente da casa Felipe das Accias por desvio de dinheiro pblico e favorecimento de parentes em licitaes e empregos pblicos. O Senador Felipe em entrevista a uma rede de televiso nacional afirmou que o senador acusador mente e que ir responder na justia por seus atos (penalmente e civilmente). Frente ao ocorrido, responda: a) Sendo ajuizada uma ao penal e uma civil (indenizatria) contra o senador Joo, existe amparo para o seu prosseguimento? b) Poder o Senador Joo responder por falta de decoro parlamentar? c) Na hiptese de Joo ser deputado estadual pelo Estado de Santa Catarina e ter feito as citadas acusaes contra o Presidente da Assemblia Legislativa em uma rdio de um municpio do oeste e este tenha juizado duas aes: uma penal e uma civil (indenizatria) contra o mesmo, responda: c1) Existe amparo para o prosseguimento das citadas aes? b) poder o deputado estadual Joo Filomeno responder por falta de decoro parlamentar? d) Na hiptese de Joo ser vereador em Indaial e ter feito as citadas acusaes contra o Presidente da

Cmara de Vereadores em uma rdio de Brusque e este tenha juizado duas aes: uma penal e uma civil (indenizatria) contra o mesmo, responda: d1) Existe amparo para o prosseguimento das citadas aes? d2) poder o vereador Joo Filomeno responder por falta de decoro parlamentar? e) Poder ser utilizada alguma ao constitucional neste caso? f) Todas as respostas devero ser justificadas.

4. Na CPI O Senhor dos Anis, foi aprovado um requerimento


determinado que o investigado Frodo: a) no se ausente do Brasil, bem como lhe seja confiscado o passaporte, sob pena de decretao de sua priso preventiva pela CPI em caso de desobedincia. b) comparea da sesso da CPI na qualidade de testemunha, sendo para tal compromissado. Analise a correo ou incorreo dos atos da CPI e possveis remdios jurdicos contra estes atos. Todas as respostas devero ser justificadas.

5. Aps coletar assinaturas de 25 colegas seus, um senador


apresentou uma proposta de emenda constitucional (PEC) que foi acolhida pela Mesa Diretora do Senado Federal e submetida discusso e votao, em dois turnos na Casa. No primeiro turno a PEC obteve 70% dos votos do Senado e do segundo turno 58%. Em face a situao hipottica redija um texto dissertativo, que responda as seguintes indagaes: a) O senador ao apresentar a PEC, obedeceu ao trmite previsto na CRFB? b) A PEC seguiu o adequado rito de discusso e votao no Senado Federal, ou deveria ter sido votada em sesso conjunta? c) Em face da votao obtida no primeiro e segundo turnos, ela pode ser considerada aprovada pelo Senado? d) adequado dizer que cabe ao Presidente da Repblica sancionar as PECs, mas que no lhe cabe promulgar e fazer publicar as emendas constitucionais (sendo de quem est competncia?)? e) No caso da PEC ter sido rejeitada, a mesma poderia ser reapresentada com o mesmo teor na mesma sesso legislativa? f) Quando da segunda votao da PEC no SF, o Estado do Esprito Santo estava sofrendo uma interveno federal. Isto tem alguma implicao no processo de votao da emenda? g) Poder ser realizado o controle de constitucionalidade da PEC durante a sua tramitao no Congresso Nacional? Como? h) Caso exista alguma inconstitucionalidade, como poder ser realizado o controle de constitucionalidade da Emenda Constitucional promulgada? i) Todas as respostas devero ser justificadas.

6. Foi apresentado no Senado Federal, projeto de Lei Ordinria

de iniciativa do STF. A proposta versa sobre a criao do Ministrio do Judicirio. O projeto foi encaminhado para a Comisso de

Constituio e Justia onde obteve parecer favorvel e tambm das comisses temticas pertinentes. Em plenrio foi aprovado com o apoio de 21 votos favorveis e 19 contrrios. A seguir foi encaminhado para a Cmara dos Deputados onde aps a aprovao nas comisses foi tambm aprovado por 196 parlamentares, estando no dia da votao 287 parlamentares no plenrio. Aps a aprovao nas duas casas o projeto foi encaminhado para a sano do Presidente da Repblica que o vetou e fundamentou-se na sua inconstitucionalidade. Vetado o projeto de lei o mesmo foi encaminhado ao Presidente da Cmara dos Deputados, para que este coloque em apreciao o veto. O veto votado primeiramente na Cmara dos Deputados sendo derrubado com o voto de 333 deputados federais, seguindo para o Senado onde derrubado com o apoio de 38 senadores. Derrubado o veto, o projeto seguiu para a promulgao do Presidente da Repblica que se negou em faz-lo. Com a negativa do Presidente da Repblica, a promulgao foi realizada pela mesa diretora das duas casas do Congresso Nacional. Analise o processo de aprovao e tramitao deste projeto, considerando a legalidade ou no do mesmo. Considere na sua resposta os elementos do controle de constitucionalidade existentes na Constituio da Repblica Federativa do Brasil, destacando como poderia ser feito o controle de constitucionalidade da referida lei pelo Poder Judicirio (durante a sua tramitao e tambm aps a sua promulgao).

7. Foi editada pelo PR medida provisria versando sobre a criao de


um Cargo de Ministro de Estado de Planejamento de Aes de Longo Prazo. Aps a edio da espcie normativa a mesma foi encaminhada para o Congresso Nacional para anlise e deliberao sobre o seu contedo. No Congresso Nacional a proposta original do PR foi alterada e aprovada. Aps a aprovao pelo parlamento o Presidente do CN promulgou e publicou a mesma. Considere o exposto, responda: a) Analise a constitucionalidade ou inconstitucionalidade da medida provisria editada pelo Chefe do Executivo, inclusive dos atos de promulgao e publicao? b) Havendo ilegalidade (tanto na tramitao, quanto no contedo e preenchimento dos requisitos constitucionais), existe algum remdio (ao) jurdico para reverter a situao (tipo de ao, foro competente, legitimados para o ajuizamento, parte passiva da ao)? c) Considerando que seja editada uma medida provisria pelo governador do Estado de Santa Catarina para criar um Cargo Secretrio Estadual de Planejamento de Aes de Longo Prazo, sendo a mesma aprovada sem alteraes pela Assemblia Legislativa, responda: c1) Analise a constitucionalidade ou inconstitucionalidade da medida provisria editada pelo Chefe do Executivo? c2) Havendo ilegalidade (tanto na tramitao, quanto no contedo e preenchimento dos requisitos constitucionais), existe algum remdio (ao) jurdico para reverter situao (tipo de ao, foro competente, legitimados para o ajuizamento, parte passiva da ao)? d) Considerando que seja editado uma medida provisria pelo prefeito municipal de Cricima-SC para criar um Cargo de Secretrio Municipal de Planejamento de Aes de Longo Prazo,

sendo a mesma aprovada sem alteraes pela Cmara de Vereadores, responda: d1) Analise a constitucionalidade ou inconstitucionalidade da medida provisria editada pelo Chefe do Executivo? d2) Havendo ilegalidade (tanto na tramitao, quanto no contedo e preenchimento dos requisitos constitucionais), existe algum remdio (ao) jurdico para reverter a situao (tipo de ao, foro competente, legitimados para o ajuizamento, parte passiva da ao)? e) Todas as respostas devero ser justificadas.

8. O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, em sesso do


pleno recomendou a rejeio das contas de 2010 do Executivo Municipal de Painel. Os referidos documentos haviam sido analisados detalhadamente por uma equipe de auditores do Tribunal. Na anlise das contas foram encontradas diversas irregularidades. Aps a deliberao, toda a documentao referente prestao de contas e a deciso do Tribunal foram remetidas para a Cmara de Vereadores de Painel. Na Cmara de Vereadores, a prestao de contas foi apreciada em plenrio, tendo sido derrubado o parecer do Tribunal de Contas pela maioria absoluta (5 dos 9 vereadores) dos membros da casa legislativa, em votao nominal e aberta, conforme o preceituado pelo artigo respectivo da Lei Orgnica Municipal de Painel. Frente deciso do Legislativo, dois vereadores lhe procuraram para saber se vlida a deciso do Legislativo: a) Analise tambm o citado artigo da Lei Orgnica Municipal de Painel frente a CRFB. b) Havendo ilegalidade, existe algum remdio (ao) jurdico para reverter situao (tipo de ao, foro competente, legitimados para o ajuizamento, parte passiva da ao)? c) Todas as respostas devero ser justificadas.

9. Adelaide Futokata Mailoveski Firovante da Matta foi eleita Presidente


da Repblica do Brasil em outubro de 2010, sendo diplomada perante o Tribunal Superior Eleitoral em 10 de dezembro do mesmo ano. Na data de sua diplomao, Adelaide respondia a trs processos criminais (agresso, estelionato e formao de quadrilha) em seu estado-membro de origem. Alm disso, respondia h duas aes civis pblicas por cometimento de ato de improbidade administrativa. Sua posse ocorreu em 01 de janeiro do ano seguinte na capital federal. Durante o segundo ano de mandato a PR foi acusada de cometer crime de responsabilidade poltica, conforme art. 85, V da CRFB e crime de falsidade ideolgica no exerccio da funo presidencial. O pedido foi protocolado junto a CD. Voc na qualidade de seu (sua) assessor(a) foi instado(a) a elaborar um parecer acerca dos fatos citados. No parecer deve ser considerado: a) Em relao aos fatos ocorridos antes da diplomao: a1) Onde iro tramitar os processos crimes e civis que a PR respondia antes da eleio e posse; a2) Existe alguma possibilidade dos processos serem suspensos? a3) Como ocorrer? a4) Como ficar a prescrio? b) Em relao ao crime de responsabilidade poltica: b1) Havendo possibilidade de responsabilizao da PR pelo fato citado na

denncia, como se dar a tramitao do processo (local, etc.)? b2) Quais as conseqncias que podero advir da abertura e julgamento do processo contra a PR? c) Em relao ao crime de falsidade ideolgica (considere que o inqurito foi aberto e a matria remetida para o Procurador-Geral da Repblica): c1) H possibilidade de responsabilizao da PR pelo crime cometido no exerccio do mandato? c2) Em caso de ser possvel a responsabilizao da PR pelo crime cometido aps a posse, como se dar tramitao do processo (local, etc.)? c3) Havendo tramitao do processo cometido aps a posse, quais as conseqncias de uma condenao criminal para a PR? c4) Existe alguma possibilidade dos processos serem suspensos? c5) Como ocorrer? c6) Como ficar a prescrio? c7) Sendo condenada e decretada a perda de seu cargo, sem possibilidade de recurso em outubro de 2012, quem assumir em seu lugar? d) Considere que em maro de 2013 o sucessor do PR renunciou sob a acusao corrupo. Tendo em vista a situao hipottica, responda: d1) Quem substituir o PR que renunciou? d2) Ser em carter definitivo ou temporrio?; d3) Como ser eleito o sucessor definitivo do PR; d4) Quem pode ser candidato? d5) Qual o perodo do mandato? e) Possveis aes constitucionais que podem ser utilizadas? f) Todas as respostas devero ser justificadas.

10. O Ministrio Pblico do Estado do Paran entrou com aes contra o


vice-governador e mais cinco assessores seus, por cometimento de improbidade administrativa e crimes de formao de quadrilha, constrangimento ilegal, falsificao de documento pblico, falsidade ideolgica, etc. A denncia foi apresentada ao Tribunal de Justia do Paran. a) Qual o procedimento para o recebimento da denncia? b) Caso o governador venha a renunciar ao cargo para ser candidato a Presidente da Repblica e o vice venha assumir o seu lugar, o processo continuar a tramitar na TJ do Paran? c) Considere que o fato tenha ocorrido com o vice-prefeito municipal de Chapec (denncia pelo Ministrio Pblico em razo do cometimento dos mesmos crimes), responda: c1) Onde a denncia seria apresentada? c2) Qual o procedimento para o recebimento da denncia? c3) Caso o prefeito municipal venha a renunciar ao cargo para ser candidato a Governador do Estado e o vice venha assumir o seu lugar, o processo continuar tramitando? d) Possveis aes constitucionais que podem ser utilizadas? e) Todas as respostas devero ser justificadas.

11. Gilberto prestou concurso e foi aprovado para o cargo de juiz do


Poder Judicirio do Estado do Mato Grosso do Sul em 2004. Tomou posse no cargo em 01 de fevereiro de 2005. Em 10 de agosto de 2011 foi comunicado que ser transferido em 30 dias para outra comarca, atravs de deciso unilateral do Presidente do Tribunal de Justia do Estado. O juiz Gilberto no concordando com a deciso do Presidente do Tribunal e desejando no ser transferido para outra Comarca, fez-lhe uma consulta, nos seguintes termos: a) Existe legalidade do ato da Presidente do Tribunal? b) Havendo ilegalidade

no ato, como o juiz Gilberto pode contest-lo (na esfera administrativa e judicial)? c) Considerando a hiptese de Gilberto ser membro do Ministrio Pblico do Estado do Mato Grosso do Sul, aprovado em concurso pblico em 2004 e empossado em 01.02.2005; tendo sido comunicado de sua transferncia em 10 de agosto de 2011 para outra comarca no prazo de 30 dias, atravs de deciso unilateral do Procurador-Geral de Justia, responda: c1) Existe legalidade do ato do Procurador-Geral de Justia? b) Havendo ilegalidade no ato, como o promotor Gilberto pode contest-lo (na esfera administrativa e judicial)? d) Considerando a hiptese de Gilberto ter sido nomeado em maio de 2008 para o cargo de desembargador do citado na vaga do quinto constitucional (na classe dos advogados) e tendo ocorrido a sua exonerao por ato administrativo do Presidente do Tribunal, sob a alegao no ter exercido a funo adequadamente e ainda no ter adquirido a vitaliciedade, responda: d1) Existe legalidade do ato do Presidente do Tribunal? d2) Havendo ilegalidade no ato, como o juiz Gilberto pode contest-lo (na esfera administrativa e judicial)? e) Possveis aes constitucionais que podem ser utilizadas? f) Todas as respostas devero ser justificadas.

12. A defensoria pblica do Estado de So Paulo entrou com uma ao ordinria de fornecimentos de medicamentos contra a Unio Federal. O juiz federal competente para o caso recebeu a inicial e mandou citar a Unio para que apresente contestao no prazo legal. A defesa da Unio foi realizada pelo Ministrio Pblico Federal. Frente situao hipottica, responda: a) analise a correo ou incorreo dos atos realizados; b) Possveis aes constitucionais que podem ser utilizadas? c) Todas as respostas devero ser justificadas.

13. A Assemblia Legislativa do Estado de Santa Catarina aprovou por


maioria absoluta lei que permite os menores de 18 e maiores de 16 anos a terem o direito a prestar as provas para a aquisio de carteira de motorista e se aprovados, a utilizarem desde que autorizados por seus pais ou representante legal. O Chefe do Executivo Estadual vetou tal lei por carecer de constitucionalidade. O veto foi apreciado pelo Legislativo estadual que o derrubou. Entrada em vigor a lei o Governador do Estado de Santa Catarina por sua procuradoria ajuizou ao direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra a referida norma legal. Voc faz parte da equipe de assessores do Ministro Relator Martinho Lutero, lhe cabendo apresentar parecer sobre a ADIN ajuizada. Segundo o Ministro voc deve considerar em seu parecer o disposto sobre as competncias dos entes federativos e o processo legislativo de elaborao da referida lei. Todas as respostas devero ser justificadas.

14. O Legislativo Municipal de Flor do Serto aprovou projeto de Lei


regulando o funcionamento das agncias bancrias em seu territrio. No referido projeto de lei restou estabelecido: a) a instalao de sanitrios adaptados para portadores de deficincia; b) a instalao de bebedouros; c) o tempo de permanncia em fila bancria; d) o horrio de funcionamento das agncias (08:00 18:00 horas). Aps a aprovao pelo Legislativo, o projeto de lei foi encaminhado ao Prefeito Municipal. O chefe do Executivo municipal solicitou a sua assessoria jurdica um parecer sobre a constitucionalidade da lei aprovada, com vistas a orientar o seu posicionamento quanto sano ou veto a mesma. Voc na qualidade de assessor jurdico deve apresentar este parecer. Deve ser considerado na anlise as possveis aes constitucionais que possam ser utilizadas. Todas as respostas devero ser justificadas.

15. O Estado do Rio Grande do Norte passa por uma grave situao, os
policias civis e militares esto em greve h mais de 120 dias. Na data de ontem os agentes penitencirios tambm decidirem aderir paralisao. Os cidados vivem um clima de terror, pois no existe qualquer proteo contra a criminalidade. No perodo, os reclamos por furto e roubo aumentaram em 300% e os assassinatos em 150%. As pessoas vivem trancadas em suas casas, o medo algo visvel. Vrios rgos pblicos foram metralhados. Os presos esto rebelados na maioria dos presdios e cadeias pblicas. Hoje a Assemblia Legislativa foi fechada pelos grevistas armados, nenhum parlamentar ou funcionrio pode entrar no recinto do Poder Legislativo. Juzes e promotores de justia foram ameaados, dois foram baleados. Tal situao foi exposta em reunio ministerial extraordinria ao Presidente da Repblica, sendo que este solicitou ao Advogado Geral da Unio parecer sobre as providncias que devero ser tomadas para que as regras do Estado Democrtico de Direito sejam restabelecidas. Voc na qualidade de assessor direto do Advogado Geral da Unio foi por este incumbido de produzir um parecer preliminar sobre a situao at s 18:00 horas de hoje. Deve ser considerado na anlise as possveis aes constitucionais que possam ser utilizadas. Todas as respostas devero ser justificadas.

16. Um

casal teve confirmao atravs de uma ultrassonografia que existe m-formao no feto. A mulher encontra-se grvida de cinco meses. Exames mais aprofundados confirmaram que o feto anenceflico. Os pais desejam fazer a interrupo da gravidez e assim o declararam para o mdico que acompanha a gestante. O profissional mdico se negou a faz-lo sem uma ordem judicial, tendo em vista o risco de responder a um processo crime. O casal decidiu entrar com uma ao judicial para garantir o direito a interrupo da gravidez, em carter de urgncia. Voc na qualidade de profissional contratado para o ajuizamento da lide, deve fazer uma minuta sobre o caso. Em sua minuta, considere: a) Existe alguma possibilidade de realizao da interrupo da gravidez, sem

que seja necessrio o ajuizamento da ao? b) No que pode se amparar o mdico e a equipe de sade (inclusive enfermeiros), para no serem responsabilizados criminalmente no caso de realizao da interrupo da gravidez? c) Quais argumentos devem ser apresentados para legitimar o pedido do casal? d) Qual o tipo de ao e o foro competente para o seu ajuizamento? e) Todas as respostas devero ser justificadas.

17. Antnia, 5 anos,

foi internada com problemas cardacos graves, sendo necessrio a realizao de cirurgia cardaca. Segundo a equipe de sade responsvel por seu atendimento a cirurgia de risco, sendo necessrio para a sobrevivncia da paciente a transfuso de sangue. O quadro da patologia da criana foi exposto aos seus pais, destacando-se que a no realizao de cirurgia levar a mesma ao bito. De igual modo, foi solicitado aos pais alguns doadores de sangue para a cirurgia, tendo em vista que sem a transfuso a criana tambm no sobreviver interveno cirrgica. Os pais cientificados desta situao afirmaram veementemente que sua filha no receber qualquer modalidade de transfuso sangunea, em face tal ato no ser aceito por sua confisso religiosa. Caso a equipe de sade o fizesse a revelia dos mesmos seriam processados e tambm o hospital. O chefe de equipe tentou argumentar que no uma questo religiosa, mas do direito vida da criana e que sem a transfuso ela ir morrer. Apesar dos apelos, os pais no mudaram de opinio. Frente ao ocorrido os profissionais de sade decidiram chamar os avs para conversarem, os paternos so da mesma opinio dos pais de Antnia, j os maternos ficaram revoltados, pois querem que a criana sobreviva. Encerrada a conversa com os pais e avs a equipe de sade fez uma reunio para avaliar a situao com a assessoria jurdica do hospital e decidiram comunicar tais fatos ao Conselho Tutelar para que este tome as providncias cabveis. Cientificado o conselho tutelar, este chamou os pais para conversar, mas no foram demovidos de sua opinio. Avaliando a conversa os conselheiros que atenderam o caso decidiram procurar o Ministrio Pblico para que este tome as providncias necessrias para que a vida da criana seja garantida, considerando que a cirurgia tem que ser realizada em no mximo 30 dias. O representante do Ministrio Pblico solicitou a voc, membro de sua assessoria um parecer sobre o caso, devendo ser considerado na elaborao do mesmo os seguintes requisitos: a) os direitos da criana; b) os direitos dos pais em relao aos filhos; c) o direito vida; d) o direito liberdade religiosa; e) a ponderao entre estes dois direitos fundamentais; f) a soluo jurdica para o caso; g) Possveis aes constitucionais que podem ser utilizadas? h) Todas as respostas devero ser justificadas.

18. Manoel, membro de determinada confisso religiosa, completou a


idade para prestar o servio militar obrigatrio. Instado a comparecer ao rgo competente, exps que no prestaria o mesmo (servio militar obrigatrio), em razo de escusa de conscincia. Frente ao

exposto, analise o caso, tendo por referncia os seguintes pressupostos: a) o ato de Manoel pode levar a perda ou suspenso dos direitos polticos? b) como coadunar o cumprimento da obrigao legal e o preconizado pelo art. 5, VIII, da CRFB? c) poder Manoel prestar prestao alternativa? d) caso Manoel tivesse feito a sua inscrio para o vestibular da UDESC e as provas ocorressem no sbado, dia que segundo a sua confisso religiosa no podem os fiis fazer qualquer tipo de atividade, poderia este pleitear a realizao da prova em separado em outra data (analisar conforme legislao, doutrina e jurisprudncia)? e) Possveis aes constitucionais que possam ser utilizadas no caso. f) Todas as respostas devero ser justificadas.

19. Giulia Fioravante Garibaldo, nascida no territrio brasileiro em 1992 e


filha de pais brasileiros, pretende adquirir a nacionalidade italiana, pois seus quatro avs eram imigrantes italianos. Possui toda a documentao exigida. Todavia, uma amiga, estudante de direito, avisou-a que, caso sua nacionalidade italiana originria seja reconhecida, ela perder a nacionalidade brasileira, pois no houve compulsoriedade na aquisio da nacionalidade italiana. Ante ao exposto, pergunta-se: a) Giulia perder a nacionalidade brasileira caso sua nacionalidade italiana seja reconhecida (Considere os argumentos necessrios para a apresentao de defesa de italiana nos rgos competentes, caso necessrio)? b) Seu esposo Pedro tambm pretende requerer a nacionalidade italiana, sendo brasileiro no descendente de italianos. Caso lhe seja deferida a nacionalidade italiana, ser primria ou secundria? O que ocorrer com a sua nacionalidade brasileira?

20. Pietro Calamandre, cidado italiano, reside no pas h mais de dez


anos, tendo contrado matrimnio com Violeta Cardoso em fevereiro de 2008. Apresentou, em maro de 2009, pedido de naturalizao, com base na CF e no Estatuto do Estrangeiro. O processo de naturalizao ainda no se consumou, estando no aguardo da deciso do rgo competente. Em agosto de 2009, o Estado italiano encaminhou ao Estado brasileiro pedido de extradio de Pietro. Segundo o pedido, Pietro cometeu entre os anos de 1994 a 1999 diversos crimes em territrio italiano (porte ilegal de armas, leso corporal grave, assassinato e formao de quadrilha, referentes a atos de terrorismo contra o governo). Em setembro de 2006, houve a condenao de Pietro por formao de quadrilha pela Justia Italiana ao cumprimento de pena de priso em regime fechado por 10 anos e 6 meses. O processo transitou em julgado. Os outros processos esto em fase de instruo processual. Desde a instruo dos processos criminais Pietro fugiu da Itlia, tendo sido localizado no Brasil em julho de 2009, estando preso desde aquela poca na Polcia Federal. O pedido de extradio foi encaminhado ao Poder Judicirio Brasileiro, sendo que o julgamento do mesmo ocorrer em fevereiro de 2010. Pietro alega que seus atos foram realizados na luta contra

um governo antidemocrtico e que sofria perseguio poltica na Itlia. Destaca ainda que seu julgamento no respeitou o Estado de Direito. Tendo por base o exposto, apresente e elabore: a) Onde tramita o processo de extradio? b) O que ocorrer antes do julgamento, caso seja deferido a Pietro o pedido de naturalizao? c) Defesa de Pietro? d) Parecer para o juiz julgador/relator do caso. e) Sendo deferida a extradio, existe ainda alguma possibilidade desta no ser consumada? f) Possveis aes constitucionais que possam ser utilizadas no caso. g) Todas as respostas devero ser justificadas.

Anda mungkin juga menyukai