Anda di halaman 1dari 8

"JEAN BAUDRILLARD: importncia e contribuies ps-modernas"

http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/baudrillard.html

JEAN BAUDRILLARD: importncia e contribuies ps-modernas * Holgonsi Soares Gonalves Siqueira


* Publicado no Caderno MIX - Idias - Jornal "Dirio de Santa Maria - Edio de 31/03 - 01/04/2007

"Livre do real, voc pode fazer algo mais real que o real: o hiper-real (Jean Baudrillard).

Cultura imagtica; espetculo; sinal-valor; mercadoria-signo; lei do cdigo; seduo; maioria silenciosa; excrescncia, e muitos outros conceitos e expresses que conectados ao conceito-chave de simulacro, remetem-nos imediatamente a um nome: Jean Baudrillard. Juntamente com Jacques Derrida, Michel Foucault, Jean-Franois Lyotard, Cornelius Castoriadis e Edgar Morin, entre outros, destacou-se como representante da chamada Nova Teoria Francesa, caracterizando-se assim como um terico interdisciplinar, e como tal, seus escritos sempre trouxeram a marca das interconexes entre economia e poltica, cultura e sociedade, colocando-o para alm dos marcos cientficos tradicionais.

Nos debates sobre a ps-modernidade, Baudrillard passou a ser reconhecido como o terico do regime do simulacro atravs de sua obra intitulada Simulacros e Simulao, livro que se tornou famoso tambm fora do ambiente acadmico quando foi exibido no filme Matrix, pois dentro de uma edio deste livro que Neo guarda seus programas. Colaborou ainda o fato do ator Keanu Reeves dizer em suas entrevistas sobre o filme, que havia lido Simulacros e Simulao. Foi o que bastou para que o nome de Baudrillard com sua teoria sobre o simulacro fosse rapidamente associado ao filme. Ele no gostou desta associao, e na poca ainda comentou que tanto

1 of 8

10/1/2011 10:55 AM

"JEAN BAUDRILLARD: importncia e contribuies ps-modernas"

http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/baudrillard.html

os responsveis pelo filme, como Reeves, se leram meu livro, no entenderam nada.

A interpretao distorcida do pensamento de Baudrillard feita em Matrix, bastante comum entre os leitores universitrios bem como entre muitos admiradores de seus trabalhos. Na entrevista sobre este filme, Baudrillard foi objetivo: "existem filmes melhores que este sobre o mesmo tema. "Truman Show", por exemplo, mais sutil. No deixa o real de um lado e o virtual de outro, como "Matrix". Esse o problema." Essa a confuso.

O difcil conceito de simulacro tendo por base o quarto estgio (o terminal) do signo, nunca esteve relacionado com uma oposio entre simulao e realidade, entre o real e o signo, em outras palavras, nunca quis dizer irrealidade. Os simulacros so experincias, formas, cdigos, digitalidades e objetos sem referncia que se apresentam mais reais do que a prpria realidade, ou seja, so hiper-reais. Como ele escreveu: A simulao j no a simulao de um territrio, de um ser referencial, de uma substncia. a gerao pelos modelos de um real sem origem nem realidade: hiper-real. Assim, Baudrillard entendia nossa condio como a de uma ordem social na qual os simulacros e os sinais esto, de forma crescente, constituindo o mundo contemporneo, de tal forma que qualquer distino entre real e irreal torna-se impossvel.

Em recente entrevista por ocasio da morte de Baudrillard, o importante pensador da ps-modernidade e crtico da globalizao, Zygmunt Bauman, destacou a importncia do conceito de simulacro entre tantos outros trabalhados por Baudrillard. Concordo com ele. Na verdade um conceito central que configura-se como uma axiomtica geral coordenadora do pensamento baudrillardiano sobre a sociedade-cultura contempornea. Isto se evidencia no momento em que, para Baudrillard, a reproduo do real acontece em qualquer esfera do sistema. Tudo se

2 of 8

10/1/2011 10:55 AM

"JEAN BAUDRILLARD: importncia e contribuies ps-modernas"

http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/baudrillard.html

tornou um simulacro: o mundo do trabalho, o capital, a etnologia, o teatro, a arte, a pedagogia, a psiquiatria, a poltica, o sexo, etc.. Como ele concluiu em simulacros e simulaes: tudo se metamorfoseia no seu termo inverso para sobreviver na sua forma expurgada.Todos os poderes, todas as instituies falam de si prprios pela negativa, para tentar, por simulao de morte, escapar sua agonia real.

Portanto, vivemos em uma nova fase da histria, em um novo mundo organizado em torno de simulacros e simulaes, no qual somos alcanados, ininterruptamente pelo jogo de simulacros, o que transforma radicalmente nossas experincias de vida, destri os sentidos e as significaes, e esvazia completamente o conceito de realidade. Sob este aspecto, Baudrillard destaca como fora constitutiva por excelncia do jogo de simulacros, os meios de comunicao. Ele enfatiza que temos que pensar nos medias como se fossem, na rbita externa, uma espcie de cdigo gentico que comanda a mutao do real em hiperreal.

Em seu livro A transparncia do mal, reafirmou que as novas tecnologias de informao, comunicao e entretenimento, confrontam o indivduo cotidianamente com a hiper-realidade, o que acaba gerando mais angstias, dvidas e medos. Neste mundo hiper-real das profundas revolues tecnolgicas, Baudrillard nos deixou complexas interrogaes, como por exemplo: sou um homem ou uma mquina?; sou um homem ou um clone virtual?; como podemos ser humanos?. Suas respostas se encaminham no sentido da constituio da imensa rede de simulacros.

Em sua perspectiva, o ciberespaotempo constitui-se como um terreno ciberntico que alm de minar a distncia entre o metafrico e o real, subordina totalmente os indivduos. Sob seu ponto de vista, no estamos preparados para o grau de desenvolvimento a que chegou o sistema tecnocientfico, e ao buscarmos mais informao e comunicao acabamos

3 of 8

10/1/2011 10:55 AM

"JEAN BAUDRILLARD: importncia e contribuies ps-modernas"

http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/baudrillard.html

agravando nossa relao com a incerteza. Foi categrico: a revoluo contempornea a da incerteza.

Nas anlises sobre os meios de comunicao, Baudrillard sempre deu destaque especial televiso, a qual, segundo ele, atravs da produo exagerada de imagens, signos e mensagens, originou o mundo simulacional (ou, uma sucesso infinita de simulaes que neutralizam umas s outras), que est intimamente relacionado com os significantes desconexos e com uma realidade totalmente estetizada no qual h uma perda da noo de realidade concreta. Neste mundo, as tcnicas para produzir iluses so sofisticadas (exemplo, a realidade virtual), atravs delas os indivduos mudam de cdigo muito rapidamente, anulando toda e qualquer relao com o passado.

O poder de dominao, de fascnio, de hipnotizao da televiso sobre os indivduos, expresso em seu dizer irnico que a imagem do homem sentado, contemplando num dia de greve sua tela de televiso vazia, constituir no futuro uma das mais belas imagens da antropologia de nosso sculo. Entendia os meios de comunicao de massa como veculos do fascnio bruto do ato terrorista, ou seja, na medida em que caminham para o fascnio so eles prprios terroristas, so manipuladores em todos os sentidos (uma vez que carregam consigo o sentido e o contra-sentido). Afirmou sem impossvel encontrar um bom uso dos media, em suas palavras: ele no existe.

A multiplicao da quantidade de sinais e espetculos pelos meios de comunicao, produz uma proliferao do que ele chamou de sinal-valor (uma economia poltica do signo expresso que nomeia outra importante obra de Baudrillard), ou seja, a marca, o prestgio, o luxo e a sensao de poder tornam-se uma parte crescentemente importante do artigo de consumo e no somente seu valor de uso ou de troca (como na teoria Marxista). Chegamos assim ao que considero como o enfoque principal do pensamento de Baudrillard. A inter-relao

4 of 8

10/1/2011 10:55 AM

"JEAN BAUDRILLARD: importncia e contribuies ps-modernas"

http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/baudrillard.html

de seus conceitos, reflexes e obras em torno, no somente da descrio (como querem muitos), mas tambm de uma crtica sem concesses ao processo de consumo contemporneo.

Na obra A sociedade de consumo, destaca que a caracterstica de nossa sociedade-cultura , antes de tudo, a de ser uma sociedade-cultura de consumo (idia retomada em todos os seus escritos), que reduz o indivduo condio de consumidor como conseqncia da automatizao do sistema de produo. Defendia que era impossvel negar que nos dias atuais existe uma dinmica de consumo diferente, que entre outras coisas pode ser representada atravs de seu slogan de que j no consumimos coisas, mas somente signos. Na poca do signo, produz-se, simultaneamente, a mercadoria como signo e o signo como mercadoria.

Para ele, a transformao da mercadoria em signo foi o destino do capitalismo no sculo XX, e o objetivo desta sociedade-cultura apresentar, cada vez mais, um grande nmero de signos novos, imagens e experincias para que o indivduo deseje e consuma. Nesta direo, condenou o processo de estetizao de todas as coisas que ocorre na atual fase do capitalismo, pois como dizia, at o mais marginal, o mais banal, o mais obscuro estetiza-se. Deixou transparecer que entendia a publicidade como a arte oficial do capitalismo, uma vez que todas as formas atuais de atividade voltam-se e esgotam-se nela. Por isto a forma publicitria imps-se e desenvolveu-se custa de todas as outras linguagens.

Baudrillard tambm salientou que os cdigos e modelos de marketing e lgica semelhantes geraram uma produo infinita e instvel de estilos de vida, dissolvendo-se assim o objeto antigamente conhecido como sociedade; as estruturas sociais de classe, gnero e etnia so reduzidas a imagens do social e vividas atravs do meio imagstico do estilo de vida. A estetizao que fascina, manipula desejos e gostos e impulsiona na direo do consumo, apresenta a falsa idia de que nas prticas consumistas est a

5 of 8

10/1/2011 10:55 AM

"JEAN BAUDRILLARD: importncia e contribuies ps-modernas"

http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/baudrillard.html

resoluo dos problemas da vida, bem como a transformao da insignificncia do mundo. Observou que os meios realizadores esto sempre em coisas diferentes s expectativas geradas, e, ainda segundo ele, pode ser at que atendam satisfaes mais superficiais, mas jamais aspectos profundos da vida humana como geralmente propem.

Sob este aspecto Baudrillard radicalizou ao desenvolver a idia que os indivduos, imersos nas prticas e relaes de consumo, no combatem nem condenam, mas exploram ao mximo as tendncias figuradas, as sensaes imediatas, as experincias ardentes e isoladas, as intensidades da sociedade-cultura de consumo e, sem procurar significados coerentes, obtm prazer esttico nestas intensidades superficiais.

Tendo por base as relaes polticoeconmicas e socioculturais contemporneas, constato e concordo com as idias de Baudrillard sobre uma sociedade-cultura de simulacros e simulaes; sobre o privilgio dado pelo capitalismo ps-moderno produo de signos e imagens ao invs das prprias mercadorias; sobre a desestabilizao da noo original das coisas e das iluses culturais empreendidas pela publicidade, pela mdia e pelas tcnicas de exposio dos produtos; tambm concordo que o consumismo est moldando as relaes entre os indivduos na ps-modernidade.

O grande problema para mim com o terico do simulacro que, seus argumentos para tornar preponderante a sua hiptese do objeto-signo, giram em torno da dominao total e negatividades das novas tecnologias e da televiso, e os indivduos so reduzidos condio de consumidores passivos. A partir destas idias, Baudrillard faz uma leitura do social em sombra das maiorias silenciosas, que pode ser entendida como pessimista e determinista.

Ao caracterizar o social como um amontoado

6 of 8

10/1/2011 10:55 AM

"JEAN BAUDRILLARD: importncia e contribuies ps-modernas"

http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/baudrillard.html

confuso, diz que este social no nada, apenas massas, para ento concluir que as as massas absorvem toda a eletricidade do social e do poltico e as neutralizam, sem retorno. No so boas condutoras do poltico, nem boas condutoras do social, nem boas condutoras no sentido geral...Elas so a inrcia, a fora da inrcia, a fora do neutro. Enfim, no passam de buracos negros - uma de suas metforas preferidas para caracterizar as massas em que o social se precipita. Sobre esta leitura, Fredric Jameson disse que a compreenso de Baudrillard com relao s sedues do mercado era dramtica e paranicocrtica.

Faltou a este grande pensador, admitir e trabalhar as possibilidades de uma semitica crtica que desvela as dimenses ocultas da hiper-realidade permitindo uma desconstruo do regime dos signos.

Com suas leituras e re-leituras do capitalismo de consumo, Baudrillard passou a ocupar um lugar de destaque entre os tericos do contemporneo. Sua anlise sobre a sociedade-cultura atual, ancorada na relao simulacro-estetizao da realidade-consumismo, influenciou os trabalhos de marxistas ps-modernoscrticos como Fredric Jameson e David Harvey, no obstante as diferenas tericas e polticas. Porm no se engane o leitor, Baudrillard no era ps-moderno, muito menos um dos pais da ps-modernidade como muitos diziam e como foi difundido pelos recentemente pelos meios de comunicao. Repudiava a ps-modernidade como algo vazio, totalmente sem sentido, pois para ele era um campo aberto para qualquer coisa.

Paradoxalmente, suas idias, conceitos e teorias (construdas desde os anos 60, e expressas em cerca de 50 obras), juntamente com as de Jean-Franois Lyotard e Fredric Jameson, tornaram-se indispensveis nas anlises, debates e entendimentos sobre a teoria e condio ps-modernas. Na verdade era conhecido como um pensador que rejeitava consensos e rtulos, no aceitando tambm que

7 of 8

10/1/2011 10:55 AM

"JEAN BAUDRILLARD: importncia e contribuies ps-modernas"

http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/baudrillard.html

classificassem sua crtica de pessimista.

Seu estilo intelectual foi marcado pela ironia, e defendia que o emprego da ironia, do inverso, da falha, da reversibilidade, era a nica verdadeira funo intelectual (estilo ps-moderno?). No agradou os conservadores colegas, os quais procuravam-lhe desqualificar com os mesmos adjetivos com que ele rejeitava a ps-modernidade. O certo que seu arcabouo terico desconstruiu velhas categorias, velhos conceitos e suas distines (afirmando sobre a impossibilidade de sustentao dos mesmos), e com seu pensamento interdisciplinar ignorou fronteiras e hierarquias que ainda insistem em se manter no contexto universitrio e educacional.

Baudrillard morreu no dia 06 deste ms. Tambm era fotgrafo, e justificava sua forma de escrever fragmentada como sendo pequenos retratos do mundo. Para quem no consegue ler suas fotografias, ou no entende seus enquadramentos, ou assim como eu, no curte suas cores demasiadamente fortes, atente para o seu princpio: j que o mundo se encaminha para um delirante estado de coisas, devemos nos encaminhar para um ponto de vista delirante.

pgina inicial

8 of 8

10/1/2011 10:55 AM

Anda mungkin juga menyukai