Anda di halaman 1dari 21

Camisinha

Mtodo: Um revestimento fino, de ltex, vinil ou produtos naturais (de animal), que podem conter espermicidas para maior proteo. colocado para revestir o Pnis ereto. Mecanismos de ao: Evita que o esperma chegue ao trato reprodutor feminino, e que microorganismos causadores de ITG (infeco no trato genital) e outras DSTs (doenas sexualmente transmissveis) sejam transmitidos de um parceiro a outro. Vantagens: Sem riscos relacionados ao mtodo. No existe necessidade de superviso mdica. Barato. No existe necessidade de exame plvico antes do uso. Pode prolongar a ereo e tempo at a ejaculao. Servem como proteo contra ITG e outras doenas sexualmente transmissveis (p. ex. HBV, HIV/AIDS). Desvantagens: Alta taxa de falha (taxa de gravidez 10-30 por 100 mulheres durante o primeiro ano de uso). As camisinhas precisam estar disponveis antes do incio da relao sexual. Pode reduzir a sensibilidade do pnis. Pode ser difcil manter a ereo.

Diafragma
Mtodo: um pequeno dispositivo circular de borracha com borda firme e flexvel, que ao ser colocada na vagina forma uma barreira fsica sobre o colo do tero. Mecanismos de ao: Evita que o esperma chegue ao trato reprodutivo superior (tero e trompas de falpio). Vantagens: Sem riscos relacionados ao mtodo. Eficaz imediatamente. Segura o fluxo menstrual quando usado durante a menstruao. Alguma proteo contra ITG (infeco no trato genital) e outras DST (p. ex. HBV, HIV/AIDS) especialmente se usado com espermicida. Desvantagens: Alta taxa de falha (taxa de gravidez 5-25 por 100 mulheres durante o primeiro ano de uso). Exame plvico necessrio para medicao inicial. Necessita estar disponvel antes das relaes sexuais. Deve ser retirado somente aps 6 horas depois de relaes sexuais. Associado a infeces do trato urinrio em algumas usurias.

Espermicidas
Mtodo: Qumicos (p. ex. nonoxinol 9) que inativam ou matam os espermatozide. Mecanismos de ao: Causa ruptura da membrana celular do espermatozide, que afeta sua mobilidade e a habilidade de fertilizar o vulo. Existem em formas de aerosol em espuma, cremes, pomadas, gelias, supositrios vaginais, tabeletes vaginais Vantagens: Eficaz imediatamente,uso simples, disponvel sem receita mdica,no apresenta efeitos sistmicos colaterais, aumenta a umidade(lubrificao) durante as relaes sexuais. Alguma proteo contra ITG e outras DST (p. ex. HBV, HIV/AIDS).

Desvantagens: Alta incidncia de falha (taxa de gravidez 10-30 por 100 mulheres durante o primeiro ano de uso). Necessita estar disponvel antes das relaes sexuais. Precisa esperar 7 a 10 minutos aps aplicao antes do ato (tabletes, supositrios). Efetivo somente por 1-2 horas(verifique as instrues de cada espermicida).

COITO INTERROMPIDO
O coito interrompido baseia-se na capacidade do homem pressentir a iminncia da ejaculao e neste momento retirar o pnis da vagina evitando assim a deposio do esperma. O mtodo requer autocontrole do homem, de forma que ele possa retirar o pnis pouco antes da ejaculao. Cuidados: Antes do ato sexual o homem deve urinar e retirar restos de esperma de uma eventual relao anterior; antes da ejaculao, o pnis deve ser retirado da vagina e o smen depositado longe dos genitais femininos. Desvantagens: O lquido pr-ejaculatrio pode conter espermatozides vivos o que aumenta o ndice de falha; no oferece proteo contra DST/AIDS; comum a insatisfao sexual de um ou de ambos os parceiros; a eficcia deste mtodo difcil de se avaliar, acreditando-se que o ndice de gravidez seja acima de 25 gravidezes por 100 mulheres.

TABELA
O mtodo de Ogino-Knaus, calendrio, ritmo ou tabela como mais conhecido, talvez um dos mais utilizados. Busca encontrar, atravs de clculos, o incio e o fim do perodo frtil. Como calcular o perodo frtil: Verifique a durao dos seus seis ltimos ciclos menstruais, determine o mais longo e o mais curto. Calcule quando ocorrem os dias frteis, seguindo as instrues a seguir: Do nmero total de dias no seu ciclo mais curto, subtraia 18. isto identifica o primeiro dia frtil do seu ciclo. Do nmero total de dias no seu ciclo mais longo, subtraia 11. isto identifica o ltimo dia frtil do seu ciclo. Exemplo: Ciclo mais curto: 26 dias menos 18 dias = 8 dias Ciclo mais longo: 30 dias menos 11 dias = 19 dias Seu perodo frtil calculado como comeando no oitavo dia do ciclo e terminando no dcimo nono dia do seu ciclo (12 dias de abstinncia so necessrios para evitar a gravidez). Vantagens: Pode ser usado para evitar ou alcanar uma gravidez; no apresenta efeitos colaterais fsicos; grtis; aumenta o conhecimento da mulher sobre o seu sistema reprodutivo; retorno imediato da fertilidade.

Desvantagens: Alta incidncia de falha; difcil para algumas mulheres detectar o perodo frtil; no protege contra DST/AIDS.

MUCO CERVICAL
O mtodo do muco indica a poca do ciclo menstrual em que a mulher pode ficar grvida (perodo frtil). Para isso, ela deve observar, diariamente, o muco. O muco uma secreo produzida pelo colo do tero, que umedece a vagina e, s vezes, aparece na calcinha. Ela varia de aparncia em cada perodo do ciclo menstrual. Aprendendo essas diferenas, possvel saber qual o perodo frtil. livre de efeitos colaterais, proporciona maior conhecimento do corpo e gratuito. Tem a necessidade de controle constante do ciclo e um perodo longo de abstinncia sexual. indicado para casais disciplinados e climatrio. No indicado na presena de corrimentos, com pouca quantidade de muco e com dificuldade de avaliar o muco ou tocar nos genitais. A eficcia de 75% a 85%. Pode aumentar com uso de mtodos de barreira. Como usar o mtodo: Aprenda, primeiramente, as caractersticas do muco: Logo aps a menstruao algumas mulheres tm um perodo seco, que no frtil, no tm muco; o primeiro muco que aparece grosso, opaco (branco ou amarelo), pastoso, e se quebra quando esticado. Por precauo, melhor evitar relaes nessa poca; o muco frtil vai ficando mais fino, lquido, leitoso e escorregadio medida que se aproxima a ovulao. A mulher se sente mida, e isto sinal de fertilidade; no perodo onde mais fcil engravidar, o muco parece clara de ovo cru. transparente e elstico. Indica a ovulao. No entanto, preciso, ainda, esperar mais 4 dias para ter relaes; depois o muco diminui e volta a ser opaco, pegajoso e perde a elasticidade. Este perodo j no mais frtil; a vagina volta a ficar seca, ou com muco infrtil. Isto indica um perodo em que no h perigo de gravidez at a menstruao. Se no deseja, evite relaes ou use outro mtodo nesses dias. Para examinar o muco, podese observar o que sai na calcinha ou apalpar a vulva. No entanto, como muitas mulheres tm pouca secreo, mais seguro colocar o dedo na vagina para, e seguida, observar que tipo de secreo est presente. O aspecto do muco mais importante do que a quantidade. Isto , no interessa se o muco muito ou pouco, mas se ele pastoso, lquido, elstico, ou se no aparece.

Ligadura Tubria
Mtodo: Procedimento cirrgico de carter voluntrio para trmino permanente da fertilidade em mulheres. Feito por Minilaparotomia (intervalo ou ps-parto) ou laparoscopia (somente intervalo). Mecanismos de ao: Bloqueia as trompas de falpio (pela seco, cauterizao, anis ou clips). O espermatozide impedido de chegar ao vulo. Vantagens: Altamente eficaz (taxa de gravidez 0,2 a 1 por 100 mulheres durante o primeiro ano de uso); eficaz imediatamente; permanente; cirurgia simples geralmente sob anestesia local; sem efeitos colaterais a longo prazo; no interfere com as relaes sexuais ou funo sexual (sem efeito na produo de hormnios pelos ovrios). Desvantagens: Pode se arrepender mais tarde (a reverso requer cirurgia complexa, cara e freqentemente com disponibilidade limitada); riscos e efeitos colaterais da cirurgia; alto custo

inicial (mais do que para vasectomia); dor/desconforto de curta durao aps procedimento; requer provedor treinado; Sem proteo para DST/AIDS.

Vasectomia
Mtodo: Mtodo cirrgico que encerra permanentemente a fertilidade em homens. Mecanismos de ao: Pelo bloqueio dos condutos deferentes (ducto ejaculatrio) impede a presena de espermatozide na ejaculao. Vantagens: Altamente eficaz (taxa de gravidez 0,15 a 1 por 100 mulheres durante o primeiro ano de uso); permanente; pequena cirurgia realizada sob anestesia local; menor risco cirrgico do que a esterilizao feminina; sem efeitos colaterais a longo prazo; no interfere com as relaes sexuais ou funo sexual (sem efeito na produo de hormnios ou espermatozides pelos testculos). Desvantagens: Pode se arrepender mais tarde (a reverso requer cirurgia especial, cara e freqentemente com disponibilidade limitada); no imediatamente efetivo (requer tempo e at 20 ejaculaes) riscos e efeitos colaterais da pequena cirurgia; dor/desconforto de curta durao aps procedimento; requer provedor treinado; Sem proteo para DST/AIDS.

Diu

LIGADURA TUBRIA
Mtodo: Procedimento cirrgico de carter voluntrio para trmino permanente da fertilidade em mulheres. Feito por Minilaparotomia (intervalo ou ps-parto) ou laparoscopia (somente intervalo). Mecanismos de ao: Bloqueia as trompas de falpio (pela seco, cauterizao, anis ou clips). O espermatozide impedido de chegar ao vulo. Vantagens: Altamente eficaz (taxa de gravidez 0,2 a 1 por 100 mulheres durante o primeiro ano de uso); eficaz imediatamente; permanente; cirurgia simples geralmente sob anestesia local; sem efeitos colaterais a longo prazo; no interfere com as relaes sexuais ou funo sexual (sem efeito na produo de hormnios pelos ovrios). Desvantagens: Pode se arrepender mais tarde (a reverso requer cirurgia complexa, cara e freqentemente com disponibilidade limitada); riscos e efeitos colaterais da cirurgia; alto custo inicial (mais do que para vasectomia); dor/desconforto de curta durao aps procedimento; requer provedor treinado; Sem proteo para DST/AIDS.

VASECTOMIA

Mtodo: Mtodo cirrgico que encerra permanentemente a fertilidade em homens. Mecanismos de ao: Pelo bloqueio dos condutos deferentes (ducto ejaculatrio) impede a presena de espermatozide na ejaculao. Vantagens: Altamente eficaz (taxa de gravidez 0,15 a 1 por 100 mulheres durante o primeiro ano de uso); permanente; pequena cirurgia realizada sob anestesia local; menor risco cirrgico do que a esterilizao feminina; sem efeitos colaterais a longo prazo; no interfere com as relaes sexuais ou funo sexual (sem efeito na produo de hormnios ou espermatozides pelos testculos). Desvantagens: Pode se arrepender mais tarde (a reverso requer cirurgia especial, cara e freqentemente com disponibilidade limitada); no imediatamente efetivo (requer tempo e at 20 ejaculaes) riscos e efeitos colaterais da pequena cirurgia; dor/desconforto de curta durao aps procedimento; requer provedor treinado; Sem proteo para DST/AIDS.

Diu
Mtodo: Pequeno dispositivo flexvel inserido na cavidade uterina. Os tipos mais recentes so feitos de plsticos e contm medicao (liberam lentamente pequenas quantidades de cobre ou progestgeno). Mecanismos de ao: Interfere com a capacidade do esperma de passar pela cavidade uterina (DIUs que liberam cobre) Interfere com o processo reprodutivo antes do ovo chegar cavidade uterina Espessamento do muco cervical (DIU que libera progestgeno) Altera a camada endometrial (DIU que libera progestgeno)

Vantagens: Altamente eficaz (taxa de gravidez 0,5-1,0 por 100 mulheres durante o primeiro ano de uso do T de cobre 380A); no dependente da usuria; eficaz imediatamente; proteo a longo prazo (at 10 anos com o DIU T de Cobre 380A); volta imediata da fertilidade na remoo; poucos efeitos colaterais relacionados ao mtodo; No interferem nas relaes sexuais; No afetam a amamentao; necessidade de somente uma visita de seguimento; baratos (os que liberam cobre); reduo de clicas menstruais(os que liberam progestgeno). Desvantagens: Necessidade de exame plvico e avaliao para saber se h infeco no trato genital (ITG), recomendada antes da insero; podem aumentar o risco de DIP e subseqente infertilidade para as mulheres com risco de ITG e outras DST (p. ex., HBV, HIV/AIDS); requer pequeno procedimento para insero e remoo realizados por provedor treinado; A mulher no pode descontinuar no momento que desejar (depende do provedor); aumento de sangramento menstrual e clicas durante os meses iniciais.

Plulas
As plulas anticoncepcionais so comprimidos feitos com substncias qumicas semelhantes aos hormnios encontrados no corpo da mulher. Elas impedem a ovulao, evitando assim, a gravidez. Deve-se tomar um comprimido por dia, de preferncia na mesma hora. No se deve comprar plulas sem receita mdica. A plula que serve para uma amiga, pode ser perigosa para sua sade. Elas tm a vantagem de regular o ciclo, de reduzir o fluxo menstrual e as clicas. indicada no tratamento de cistos ovarianos, e as do tipo trifsico possuem dosagem gradual. Um dos poucos problemas que entre 5% e 10% das mulheres tm efeitos colaterais (nuseas, reteno de lquido e manchas na pele). indicado para mulheres com boa adaptao e nos casos de ovrio policstico (problema causado por distrbios hormonais que provocam o aparecimento de cistos). No recomendvel a mulheres fumantes com mais de 35 anos, para quem tem diabetes grave, para quem est amamentando, com menos de 16 anos, com presso altas e outras doenas cardacas como varizes e as que j tomaram plulas por 5 anos (mesmo que no tenha sido seguidos). Se usada corretamente, sua eficcia de 99,1% a 99.7%. Como se usa a plula: Existem diferentes tipos de plulas; s o mdico pode avaliar corretamente as mulheres que podem e as que no podem usar este mtodo, e qual o tipo adequado para cada mulher; para isso, ela deve fazer um exame clnico e ginecolgico completo (inclusive medir a presso e fazer o preventivo de cncer); cada tipo de plula tem uma maneira correta de se tomar. A plula s faz efeito se tomar corretamente; as plulas mais comumente receitadas so as que vm em cartelas de 21 comprimidos; para comear a uslas, tome o 1 comprimido 4 dias aps o dia em que a menstruao comeou a descer; continue tomando um comprimido por dia, de preferncia na mesma hora, at terminar os 21 comprimidos da cartela. : Depende da usuria, requer motivao e uso dirio; esquecimento aumenta ndice de falha; pode postergar o retorno fertilidade; so possveis efeitos colaterais; sem proteo para ITG e outras DST/AIDS.

Anticoncepo Injetvel
So injees com hormnios mensais (estrognios e progesterona) ou trimensais (somente progesterona com suspenso da menstruao). Em sua composio podemos ter apenas o progestagnio ou em associao de estrognio. Mensais - este mtodo apresenta alta eficcia, no havendo o risco de esquecer tomadas, alm de sua absoro no depender do trato gastrintestinal. Podem ocorrer alteraes na periodicidade do sangramento, particularmente o encurtamento dos intervalos. Alis, estas alteraes so responsveis pela descontinuao do mtodo. Alm da irregularidade menstrual, podem ocorrer queixas de cefalias, nuseas e irritabilidade. Suas principais indicaes so para mulheres que se esquecem de tomar plula, doenas psiquitricas ou quando h intolerncia gastrintestinal ao AHCO. Tambm podem ser indicados para mulheres com anemia falciforme, pois previne a anemia e o aparecimento de hemcias anormais. aconselhvel que se espere um bom tempo aps a suspenso do uso para se engravidar. Trimensais - seu principal mecanismo de ao baseia-se na supresso do pico de LH, impedindo a maturao folicular e a ovulao. Alm desse efeito no ovulatrio principal, o muco cervical torna-se espesso, passando a ser hostil aos espermatozides. O endomtrio tambm afetado, tornando-se hipotrfico pela menor vascularizao. Apesar de altamente

eficaz, este mtodo deve ser evitado na adolescncia, pois a reversibilidade demorada, alm do mais causa irregularidade menstrual e, comum, um ganho de peso de 2, 3 Kg durante o primeiro ano de uso. Poderia ser indicado para adolescentes com deficincia mental, freqncia alvo de relaes sexuais foradas (estupro). Eventualmente outra indicao na adolescncia seria para aquelas com anemia falciforme. Da mesma forma que para os injetveis mensais, no se deve massagear ou colocar bolsa d'gua quente no local da injeo. A primeira dose deve ser administrada at o 7 dia do ciclo; se feita a partir do 8 dia, um mtodo complementar deve ser recomendado durante sete dias aps a injeo, at que o AMP-D exera seu efeito contraceptivo. Suas eficcias so de 99,5% se usada corretamente.

Anticoncepo Vaginal
Ele introduzido na vagina e segue os mesmos princpios das plulas orais. alternativa para mulheres que enjoam demais com plulas orais. Pode ter dificuldade de colocao por parte de mulheres que no se adaptam aos anticoncepcionais hormonais por disposio gstrica. As contra-indicaes so as mesmas das plulas e da camisinha feminina. Sua eficcia de 99%. A mesma das outras plulas, segundo o laboratrio responsvel. Recomenda-se cuidados higinicos paciente, devendo sempre lavar bem as mos antes de manipular a vagina. importante a paciente estar bem esclarecida, havendo manipulado anteriormente e reconhecendo a abertura vaginal, para com os dedos afastar os pequenos lbios e fazer a colocao do comprimido dentro da vagina. A exemplo dos anticoncepcionais orais deve ser administrado diariamente no mesmo horrio (Ex.: aps o caf da manh).

Anticoncepo de Emergncia (Plula do dia Seguinte)


Tambm denominada de "ps-coito". Na realidade no um mtodo contraceptivo, mas sim um recurso que deve ser utilizado na maneira eventual aps ter ocorrido uma relao sexual dentro do perodo frtil, sem proteo alguma. particularmente til para aquelas relaes sexuais no planejadas e desprotegidas, to comuns na adolescncia, em casos de violao sexual ou na presuno de falha de outro mtodo contraceptivo (como por exemplo o rompimento da camisinha). As nuseas e os vmitos so efeitos colaterais mais comuns do regime de Yuzpe que, no entanto, podem ser minimizados com antiemticos. importante esclarecer a possibilidade de serem necessrias tomadas adicionais, caso os vmitos eliminem os comprimidos j ingeridos. A anticoncepo de emergncia com hormnios pode provocar antecipao do fluxo menstrual, sendo comuns alteraes no padro de sangramento. Em casos de atraso menstrual ou persistncia do sangramento anormal deve-se afastar a possibilidade de gravidez. O risco de engravidar depende do dia do ciclo menstrual no qual a mulher estava na ocasio das relaes sexuais. Durante os dias mais frteis, a meio caminho entre dois perodos menstruais, o risco pode chegar a 30%. Usando o mtodo anticoncepcional de emergncia, o risco de gravidez reduzido por pelo menos 75%. Por exemplo, um risco de 30% seria reduzido a cerca de 8%. No entanto vale lembrar que o uso contnuo e regular da plula muito mais eficaz.

DST Sfilis
Conceito Doena infecto-contagiosa sistmica (acomete todo o organismo), que evolui de forma crnica (lenta) e que tem perodos de acutizao (manifesta-se agudamente) e perodos de latncia (sem manifestaes). Pode comprometer mltiplos rgos (pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso). De acordo com algumas caractersticas de sua evoluo a sfilis divide-se em Primria, Secundria, Latente e Terciria ou Tardia. Quando transmitida da me para o feto chamada de Sfilis Congnita. Sinnimos Cancro duro, cancro sifiltico, Lues. Agente Treponema pallidum Complicaes/Consequncias Abrto espontneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite ps-parto. Infeces peri e neonatal. Sfilis Congnita. Neurossfilis. Sfilis Cardiovascular. Transmisso Relao sexual (vaginal anal e oral), transfuso de sangue contaminado, transplacentria (a partir do quarto ms de gestao). Eventualmente atravs de fmites. Perodo de Incubao 1 semana 3 meses. Em geral de 1 a 3 semanas. Diagnstico Pesquisa direta do agente nas leses. Exames sorolgicos (VDRL, FTA-ABS etc) Tratamento Medicamentoso. Com cura completa, se tratada precoce e adequadamente. Preveno Camisinha pode proteger da contaminao genital se a leso estiver na rea recoberta. Evitar contato sexual se detectar leso genital no(a) parceiro(a).

Cancro Mole
Conceito Ulcerao (ferida) dolorosa, com a base mole, hiperemiada (avermelhada), com fundo purulento e de forma irregular que compromete principalmente a genitlia externa mas pode comprometer tambm o nus e mais raramente os lbios, a boca, lngua e garganta. Estas feridas so muito contagiosas, auto-inoculveis e portanto, frequentemente mltiplas. Em alguns pacientes, geralmente do sexo masculino, pode ocorrer infartamento ganglionar na regio inguino-crural (inchao na virilha). No rara a associao do cancro mole e o cancro duro (sfilis primria). Sinnimos Cancride, cancro venreo simples, "cavalo"

Agente Haemophilus ducreyi Complicaes/Consequncias No tem. Tratado adequadamente, tem cura completa. Transmisso Relao sexual Perodo de Incubao 2 5 dias Diagnstico Pesquisa do agente em material colhido das leses. Tratamento Antibitico. Preveno Camisinha. Higienizao genital antes e aps o relacionamento sexual. Escolha do(a) parceiro(a).

Candidase
Conceito A candidase, especialmente a candidase vaginal, uma das causas mais frequentes de infeco genital. Caracteriza-se por prurido (coceira), ardor, dispareunia (dor na relao sexual) e pela eliminao de um corrimento vaginal em grumos brancacentos, semelhante nata do leite. Com frequncia, a vulva e a vagina encontram-se edemaciadas (inchadas) e hiperemiadas (avermelhadas). As leses podem estender-se pelo perneo, regio perianal e inguinal (virilha). No homem apresenta-se com hiperemia da glande e prepcio (balanopostite) e eventualmente por um leve edema e pela presena de pequenas leses puntiformes (em forma de pontos), avermelhadas e pruriginosas. Na maioria das vezes no uma doena de transmisso sexual. Em geral est relacionada com a diminuio da resistncia do organismo da pessoa acometida. Existem fatores que predispe ao aparecimento da infeco : diabetes melitus, gravidez, uso de contraceptivos (anticoncepcionais) orais, uso de antibiticos e medicamentos imunosupressivos (que diminuem as defesas imunitrias do organismo), obesidade, uso de roupas justas etc. Sinnimos Monilase, Micose por cndida, Sapinho Agente Candida albicans e outros. Complicaes/Consequncias So raras. Pode ocorrer disseminao sistmica (especialmente em imunodeprimidos). Transmisso Ocorre transmisso pelo contato com secrees provenientes da boca, pele, vagina e dejetos de doentes ou portadores. A transmisso da me para o recm-nascido (transmisso vertical) pode ocorrer durante o parto. A infeco, em geral, primria na mulher, isto , desenvolve-se em razo de fatores locais ou gerais que diminuem sua resistncia imunolgica.

Perodo de Incubao Muito varivel. Diagnstico Pesquisa do agente no material vaginal. O resuldado deve ser correlacionado com a clnica. Tratamento Medicamentos locais e/ou sistmicos. Preveno Higienizao adequada. Evitar vestimentas muito justas. Investigar e tratar doena(s) predisponente(s). Camisinha.

Herpes Simples Genital


Conceito Infeco recorrente (vem, melhora e volta) causadas por um grupo de vrus que determinam leses genitais vesiculares (em forma de pequenas bolhas) agrupadas que, em 4-5 dias, sofrem eroso (ferida) seguida de cicatrizao espontnea do tecido afetado. As leses com frequncia so muito dolorosas e precedidas por eritema (vermelhido) local. A primeira crise , em geral, mais intensa e demorada que as subsequentes. O carter recorrente da infeco aleatrio (no tem prazo certo) podendo ocorrer aps semanas, meses ou at anos da crise anterior. As crises podem ser desencadeadas por fatores tais como stress emocional, exposio ao sol, febre, baixa da imunidade etc. A pessoa pode estar contaminada pelo virus e no apresentar ou nunca ter apresentado sintomas e, mesmo assim, transmit-lo a(ao) parceira(o) numa relao sexual. Sinnimos Herpes Genital Agente Virus do Herpes Genital ou Herpes Simples Genital ou HSV-2. um DNA vrus. Observao: Outro tipo de Herpes Simples o HSV-1, responsvel pelo Herpes Labial. Tem ocorrido crescente infeco genital pelo HSV-1 e vice-versa, isto , infeco labial pelo HSV-2, certamente em decorrncia do aumento da prtica do sexo oral ou oro-genital. Complicaes/Consequncias Abrto espontneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite ps-parto. Infeces peri e neonatais. Vulvite. Vaginite. Cervicite. Ulceraes genitais. Proctite. Complicaes neurolgicas etc. Transmisso Frequentemente pela relao sexual. Da me doente para o recm-nascido na hora do parto. Perodo de Incubao 1 a 26 dias. Indeterminado se se levar em conta a existncia de portadores em estado de latncia (sem manifestaes) que podem, a qualquer momento, manifestar a doena. Diagnstico O diagnstico essencialmente clnico (anamnese e exame fsico). A cultura e a bipsia so raramente utilizados. Tratamento No existe ainda tratamento eficaz quanto a cura da doena. O tratamento tem por objetivo diminuir as manifestaes da doena ou aumentar o intervalo entre as crises.

Preveno No est provado que a camisinha diminua a transmissibilidade da doena. Higienizao genital antes e aps o relacionamento sexual recomendvel. Escolha do(a) parceiro(a).

Gonorria
Conceito Doena infecto-contagiosa que se caracteriza pela presena de abundante secreo purulenta (corrimento) pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro frequentemente precedido por prurido (coceira) na uretra e disria (ardncia miccional). Em alguns casos podem ocorrer sintomas gerais, como a febre. Nas mulheres os sintomas so mais brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos). Sinnimos Uretrite Gonoccica, Blenorragia, Fogagem Agente Neisseria gonorrhoeae Complicaes/Consequncias Abrto espontneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite ps-parto. Doena Inflamatria Plvica. Infertilidade. Epididimite. Prostatite. Pielonefrite. Meningite. Miocardite. Gravidez ectpica. Septicemia, Infeco ocular (ver foto abaixo) , Pneumonia e Otite mdia do recm-nascido. Artrite aguda etc. Assim como a infeco por clamdia, uma das principais causas infecciosas de infertilidade feminina. Transmisso Relao sexual. O risco de transmisso superior a 90%, isto , ao se ter um relacionamento sexual com um(a) parceiro(a) doente, o risco de contaminar-se de cerca de 90%. O fato de no haver sintomas (caso da maioria das mulheres contaminadas), no afeta a transmissibilidade da doena. Perodo de Incubao 2 a 10 dias Diagnstico Exame das secrees coradas pelo Gram e/ou cultura do mesmo material. Tratamento Antibiticos. Preveno Camisinha. Higiene ps-coito.

Condiloma Acuminado Infeco por HPV


Conceito Infeco causada por um grupo de vrus (HPV - Human Papilloma Viruses) que determinam leses papilares (elevaes da pele) as quais, ao se fundirem, formam massas vegetantes de tamanhos variveis, com aspecto de couve-flor (verrugas). Os locais mais comuns do aparecimento destas leses so a glande, o prepcio e o meato uretral no homem e a vulva, o perneo, a vagina e o colo do tero na mulher.

Em ambos os sexos pode ocorrer no nus e reto, no necessariamente relacionado com o coito anal. Com alguma frequncia a leso pequena, de difcil visualizao vista desarmada (sem lentes especiais), mas na grande maioria das vezes a infeco assintomtica ou inaparente, sem nenhuma manifestao detectvel pelo(a) paciente. Sinnimos Jacar, jacar de crista, crista de galo, verruga genital. Agente Papilomavirus Humano (HPV) - DNA vrus. HPV o nome de um grupo de virus que inclue mais de 100 tipos. As verrugas genitais ou condilomas acuminados so apenas uma das manifestaes da infeco pelo virus do grupo HPV e esto relacionadas com os tipos 6,11 e 42, entre outros. Os tipos (2, 4, 29 e 57) causam leses nas mos e ps (verrugas comuns). Outros tipos tem um potencial oncognico (que pode desenvolver cncer) maior do que os outros (HPV tipo 16, 18, 45 e 56) e so os que tem maior importncia clnica. O espectro das infeces pelos HPV muito mais amplo do que se conhecia at poucos anos atrs e inclui tambm infeces subclnicas (diagnosticadas por meio de peniscopia, colpocitologia, colposcopia e bipsia) e infeces latentes (s podem ser diagnosticada por meio de testes para deteco do virus). Alguns trabalhos mdicos referem-se a possibilidade de que 10-20% da populao feminina sexualmente ativa, possa estar infectada pelos HPV. A principal importncia epidemiolgica destas infeces deriva do fato que do incio da dcada de 80 para c, foram publicados muitos trabalhos relacionando-as ao cncer genital, principalmente feminino. Complicaes/Consequncias Cncer do colo do tero e vulva e, mais raramente, cncer do pnis e tambm do nus. Transmisso Contacto sexual ntimo (vaginal, anal e oral). Mesmo que no ocorra penetrao vaginal ou anal o virus pode ser transmitido. O recm-nascido pode ser infectado pela me doente, durante o parto. Pode ocorrer tambm, embora mais raramente, contaminao por outras vias (fmites) que no a sexual : em banheiros, saunas, instrumental ginecolgico, uso comum de roupas ntimas, toalhas etc. Perodo de Incubao Semanas a anos. (Como no conhecido o tempo que o virus pode permanecer no estado latente e quais os fatores que desencadeiam o aparecimento das leses, no possvel estabelecer o intervalor mnimo entre a contaminao e o desenvolvimento das leses, que pode ser de algumas semanas at anos ou dcadas). Diagnstico O diagnstico essencialmente clnico (anamnese e exame fsico). Eventualmente recorre-se a uma bipsia da leso suspeita. Tratamento O tratamento visa a remoo das leses (verrugas, condilomas e leses do colo uterino). Os tratamentos disponveis so locais (cirrgicos, quimioterpicos, cauterizaes etc). As recidivas (retorno da doena) podem ocorrer e so freqentes, mesmo com o tratamento adequado. Eventualmente, as leses desaparecem espontaneamente. No existe ainda um medicamento que erradique o virus, mas a cura da infeco pode ocorrer por ao dos mecanismos de defesa do organismo. J existem vacinas para proteo contra alguns tipos especficos do HPV, estando as mesmas indicadas para pessoas no contaminadas. Preveno Camisinha usada adequadamente, do incio ao fim da relao, pode proporcionar alguma

proteo. Ter parceiro fixo ou reduzir numero de parceiros. Exame ginecolgico anual para rastreio de doenas pr-invasivas do colo do tero. Avaliao do(a) parceiro(a). Abstinncia sexual durante o tratamento. Em 2006 foi aprovada pela ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria) a utilizao da Vacina Quadrivalente produzida pelo Laboratrio Merck Sharp & Dohme contra os tipos 6,11,16 e 18 do HPV, para meninas e mulheres de 9 a 26 anos que no tenham a infeco. Esta vacina confere proteo contra os vrus citados acima, os quais so responsveis por 70% dos casos de cncer do colo do tero (tipos 16 e 18) e 90% dos casos de verrugas (condilomas) genitais (tipos 6 e 11).

Linfogranuloma Venreo
Conceito O Linfogranuloma venreo caracteriza-se pelo aparecimento de uma leso genital (leso primria) que tem curta durao e que se apresenta como uma ulcerao (ferida) ou como uma ppula (elevao da pele). Esta leso passageira (3 a 5 dias) e frequentemente no identificada pelos pacientes, especialmente do sexo feminino. Aps a cura desta leso primria, em geral depois de duas a seis semanas, surge o bubo inguinal que uma inchao dolorosa dos gnglios de uma das virilhas (70% das vezes de um lado s). Se este bubo no for tratado adequadamente ele evolui para o rompimento expontneo e formao de fstulas que drenam secreo purulenta. Sinnimos Doena de Nicolas-Favre, Linfogranuloma Inguinal, Mula, Bubo. Agente Chlamydia trachomatis. Complicaes/Consequncias Elefantase do pnis, escroto, vulva. Proctite (inflamao do reto) crnica. Estreitamento do reto. Transmisso Relao sexual a via mais frequente de transmisso. O reto de pessoas cronicamente infectada reservatrio de infeco. Perodo de Incubao 7 a 60 dias. Diagnstico Em geral o diagnstico feito com base nas manifestaes clnicas (ngua, elefantase genital, estenose uretral etc) sendo ocasional a necessidade de comprovao laboratorial (teste de fixao de complemento, cultura, bipsia etc). Tratamento Sistmico, atravs de antibiticos. Aspirao do bubo inguinal. Tratamento das fstulas Preveno Camisinha. Higienizao aps o coito. Fotos

Granuloma Inguinal
Conceito Doena bacteriana de evoluo crnica que se caracteriza pelo aparecimento de leses granulomatosas (grnulos, caroos), ulceradas (feridas), indolores e auto-inoculveis. Tais leses localizam-se na regio genital, perianal e inguinal, podendo, eventualmente, ocorrer em outras regies do organismo, inclusive rgos internos. Sinnimos Danovanose, Granuloma Venreo, Granuloma Tropical, Granuloma Contagioso, lcera Venrea Crnica, etc. Agente Donovania granulomatis (Calymmatobacterium granulomatis). Complicaes/Consequncias Deformidades genitais, elefantase, tumores. Transmisso Usualmente pela relao sexual. Perodo de Incubao Varivel. De 3 dias a 6 meses. Diagnstico Clnico com confirmao por exame histopatolgico (bipsia). Tratamento Sistmico, atravs de antibiticos. Tratamento local, eventualmente cirrgico. Preveno Camisinha. Higienizao aps o coito.

Pediculose do Pbis
Conceito Infestao da regio pubiana causadas por um inseto do grupo dos piolhos e cuja nica manifestao o intenso prurido que causa. Por contiguidade pode acometer tambm os pelos da regio do baixo abdome, nus e coxas. Eventualmente acometem as sombrancelhas e clios (por auto-inoculao). Os piolhos machos medem cerca de 1 milmetro e as femeas, maiores, 1,5 milmetros, sendo que seus ovos (lndeas), medem em torno de 2 milmetros. O prurido (coceira) determinado pela parasitose causado pela saliva do inseto, liberada ao sugar o sangue do hospedeiro. Sinnimos Ftirase, Chato Agente Phtirus Pubis Transmisso Principalmente pelo contato sexual com pessoa infestada, podendo ocorrer tambm atravs do uso comum de vestimentas, toalhas, vasos sanitrios etc.

Diagnstico Essencialmente clnico. Com o auxlio de uma lupa pode-se confirmar a presena dos caros ou de seus ovos. Tratamento Local, com bons resultados. Preveno Escolha do(a) parceiro(a). Cuidados com a higiene corporal.

Hepatite B
Conceito Infeco das clulas hepticas pelo HBV (Hepatitis B Virus) que se exterioriza por um espectro de sndromes que vo desde a infeco inaparente e subclnica at a rapidamente progressiva e fatal. Os sintomas, quando presentes, so : falta de apetite, febre, nuseas, vmitos, astenia, diarria, dores articulares, ictercia (amarelamento da pele e mucosas) entre os mais comuns. Sinnimos Hepatite srica. Agente HBV (Hepatitis B Virus), que um vrus DNA (hepadnavirus) Complicaes/Consequncias Hepatite crnica, Cirrose heptica, Cncer do fgado (Hepatocarcinoma), alm de formas agudas severas com coma heptico e bito. Transmisso Atravs da soluo de continuidade da pele e mucosas. Relaes sexuais. Materiais ou instrumentos contaminados: Seringas, agulhas, perfurao de orelha, tatuagens, procedimentos odontolgicos ou cirrgicos, procedimentos de manicure ou pedicure etc. Transfuso de sangue e derivados. Transmisso vertical : da me portadora para o recmnascido, durante o parto (parto normal ou cesariana). O portador crnico pode ser infectante pelo resto da vida. Perodo de Incubao 30 180 dias (em mdia 75 dias). Diagnstico feito atravs de exames realizados no sangue do paciente. Tratamento No h medicamento para combater diretamente o agente da doena, tratam-se apenas os sintomas e as complicaes. Preveno Vacina, obtida por engenharia gentica, com grande eficcia no desenvolvimento de nveis protetores de anticorpos (3 doses). Recomenda-se os mesmo cuidados descritos na preveno da AIDS, ou seja, sexo seguro e cuidados com a manipulao do sangue.

AIDS
Conceito Sndrome (uma variedade de sintomas e manifestaes) causado pela infeco crnica do organismo humano pelo vrus HIV (Human Immunodeficiency Virus). O vrus compromete o funcionamento do sistema imunolgico humano, impedindo-o de executar sua tarefa adequadamente, que a de proteg-lo contra as agresses externas (por bactrias, outros vrus, parasitas e mesmo por celulas cancergenas). Com a progressiva leso do sistema imunolgico o organismo humano se torna cada vez mais susceptvel a determinadas infeces e tumores, conhecidas como doenas oportunsticas, que acabam por levar o doente morte. A fase aguda (aps 1 a 4 semanas da exposio e contaminao) da infeco manifesta-se em geral como um quadro gripal (febre, mal estar e dores no corpo) que pode estar acompanhada de manchas vermelhas pelo corpo e adenopatia (ngua) generalizada (em diferentes locais do organismo). A fase aguda dura, em geral, de 1 a 2 semanas e pode ser confundida com outras viroses (gripe, mononucleose etc) bem como pode tambm passar desapercebida. Os sintomas da fase aguda so portanto inespecficos e comuns a vrias doenas, no permitindo por si s o diagnstico de infeco pelo HIV, o qual somente pode ser confirmado pelo teste anti-HIV, o qual deve ser feito aps 90 dias (3 meses) da data da exposio ou provvel contaminao. Sinnimos SIDA, Sndrome da Imunodeficincia Adquirida, HIV-doena. Agente HIV (Human Immunodeficiency Virus), com 2 subtipos conhecidos : HIV-1 e HIV-2. Complicaes/Consequncias Doenas oportunsticas, como a tuberculose miliar e determinadas pneumonias, alguns tipos de tumores, como certos linfomas e o Sarcoma de Kaposi. Distrbios neurolgicos. Transmisso Sangue e lquidos grosseiramente contaminados por sangue, smem, secrees vaginais e leite materno. Pode ocorrer transmisso no sexo vaginal, oral e anal. Os beijos sociais (beijo seco, de boca fechada) so seguros (risco zero) quanto a transmisso do vrus, mesmo que uma das pessoas seja portadora do HIV. O mesmo se pode dizer de apertos de mo e abraos. Os beijos de boca aberta so considerados de baixo risco quanto a uma possvel transmisso do HIV. Perodo de Incubao De 3 a 10 (ou mais) anos entre a contaminao e o aparecimento de sintomas sugestivos de AIDS. Diagnstico Por exames realizados no sangue do(a) paciente. Tratamento Existem drogas que inibem a replicao do HIV, que devem ser usadas associadas, mas ainda no se pode falar em cura da AIDS. As doenas oportunsticas so, em sua maioria tratveis, mas h necessidade de uso contnuo de medicaes para o controle dessas manifestaes. Preveno Na transmisso sexual se recomenda sexo seguro: relao monogmica com parceiro comprovadamente HIV negativo, uso de camisinha. Na transmisso pelo sangue recomenda-se cuidado no manejo de sangue (uso de seringas descartveis, exigir que todo sangue a ser transfundido seja previamente testado para a

presena do HIV, uso de luvas quando estiver manipulando feridas ou lquidos potencialmente contaminados). No h, no momento, vacina efetiva para a preveno da infeco pelo HIV. necessrio observar que o uso da camisinha, apesar de proporcionar excelente proteo, no proporciona proteo absoluta (ruptura, perfurao, uso inadequado etc). Repito, a maneira mais segura de se evitar o contgio pelo vrus HIV fazer sexo monogmico, com parceiro(a) que fez exames e voc saiba que no est infectado(a).

Infeco por Clamdia


Conceito Doena infecto-contagiosa dos rgos genitais masculinos ou femininos. Caracteriza-se pela presena (pode no ocorrer) de secreo (corrimento) uretral escassa, translcida e geralmente matinal. Um ardor uretral ou vaginal pode ser a nica manifestao. Raramente a secreo pode ser purulenta e abundante. Se no tratada, pode permanecer durante anos contaminando as vias genitais dos pacientes. importante saber que mesmo a pessoa assintomtica (portadora da doena mas sem sintomas) pode transmiti-la. Sinnimos Uretrite ou cervicite inespecfica, Uretrite ou cervicite no especfica, Uretrite no gonoccica (UNG). Agente Chlamidia trachomatis. Complicaes/Consequncias Epididimite, proctite, salpingite e sua sequelas (infertilidade), conjuntivite de incluso, otite mdia, tracoma, linfogranuloma venreo, bartolinite, doena inflamatria plvica (DIP), gravidez ectpica etc. Assim como a gonorria, uma das principais causas infecciosas de infertilidade feminina. Transmisso Relao sexual. Fmites. Perodo de Incubao 1-2 semanas 1 mes ou mais. Diagnstico Pesquisa do agente em material uretral e/ou vaginal. Tratamento Antibitico oral e local (na mulher) Preveno Camisinha. Higiene ps-coito.

Infeco por Trichomonas Tricomonase Genital


Conceito Doena infecto-contagiosa do sistema gnito-urinrio do homem e genital da mulher. No homem causa uma uretrite de manifestaes em geral discretas (ardor e/ou prurido uretral e

secreo brancacenta, amarelada ou amarelo esverdeada), podendo, eventualmente ser ausentes em alguns e muito intensas em outros. uma das principais causas de vaginite, vulvovaginite e cervicite (infeco do colo do tero) da mulher adulta podendo porm, cursar com pouca ou nenhuma manifestao clnica. Quando presente, manifesta-se na mulher como um corrimento vaginal amarelo esverdeado ou acinzentado, espumoso e com forte odor caracterstico. No incomum tambm ocorrer irritao na regio genital bem como sintomas miccionais que podem simular uma cistite (dor ao urinar e mices frequentes). Sinnimos Uretrite ou vaginite por Trichomonas, Tricomonase vaginal ou uretral, Uretrite no gonoccica (UNG). Agente Trichomonas vaginalis (protozorio). Complicaes/Consequncias Prematuridade. Baixo peso ao nascer. Ruptura prematura de bolsa. Transmisso Relao sexual (principalmente). A mulher pode ser infectada tanto por parceiros do sexo masculino quanto do sexo feminino (por contato genital). O homem por parceiras do sexo feminino. importante considerar aqui que mesmo a pessoa portadora da doena, mas sem sintomas, pode transmitir a infeco. Fmites. Perodo de Incubao 10 a 30 dias, em mdia. Diagnstico Pesquisa do agente em material uretral e/ou vaginal. Tratamento Quimioterpicos. O tratamento pode ser oral e local (na mulher). Preveno Camisinha, tratamento simultneo do(a) parceiro(a).

Infeco por Ureaplasma


Conceito Doena infecto-contagiosa dos rgos genitais e urinrios masculinos ou femininos. Caracteriza-se pela presena (pode no ocorrer) de secreo (corrimento) uretral escassa, translcida e geralmente matinal. Um ardor uretral ou vaginal pode ser a nica manifestao. Quando no tratada, pode permanecer durante anos contaminando as vias genitais dos pacientes. importante saber que mesmo a pessoa assintomtica (portadora da doena mas sem sintomas) pode transmiti-la. Sinnimos Uretrite inespecfica, Uretrite no gonoccica (UNG), Vaginite inespecfica, Vaginite no gonoccica. Agente

Ureaplasma urealyticum. Complicaes/Consequncias Corioamnioite, baixo peso ao nascer. Transmisso Relao sexual Perodo de Incubao 10 60 dias. Diagnstico Pesquisa do agente em material uretral e/ou vaginal. Tratamento Antibitico oral. Preveno Camisinha, tratamento simultneo do(a) parceiro(a).

Infeco por Gardnerella


Conceito A gardnerella vaginalis uma bactria que faz parte da flora vaginal normal (ver explicao abaixo) de 20 a 80% das mulheres sexualmente ativas. Quando, por um desequilbrio dessa flora, ocorre um predomnio dessa bactria (segundo alguns autores em associao com outros germes como bacterides, mobiluncus, micoplasmas etc), temos um quadro que convencionouse chamar de vaginose bacteriana. Usa-se esse termo para diferenci-lo da vaginite, na qual ocorre uma verdadeira infeco dos tecidos vaginais. Na vaginose, por outro lado, as leses dos tecidos no existem ou so muito discretas, caracterizando-se apenas pelo rompimento do equilbrio microbiano vaginal normal. A vaginose por gardnerella pode no apresentar manifestaes clnicas (sinais ou sintomas). Quando ocorrem, estas manifestaes caracterizam-se por um corrimento homogneo amarelado ou acinzentado, com bolhas esparsas em sua superfcie e com um odor ativo desagradvel. O prurido (coceira) vaginal citado por algumas pacientes mas no comum. Aps uma relao sexual, com a presena do esperma (de pH bsico) no ambiente vaginal, costuma ocorrer a liberao de odor semelhante ao de peixe podre. Foi detectada uma maior incidncia da vaginose bacteriana em mulheres que tem mltiplos parceiros sexuais. No homem pode ser causa de uretrite e, eventualmente, de balanopostite (inflamao do prepcio e glande). A uretrite geralmente assintomtica e raramente necessita de tratamento. Quando presentes os sintomas restringem-se a um prurido (coceira) e um leve ardor (queimao) miccional. Raramente causa secreo (corrimento) uretral. No homem contaminado que podemos falar efetivamente que se trata de uma DST. FLORA MICROBIANA NORMAL : Nosso organismo, a partir do nascimento, entra em contacto com germes (bactrias, virus, fungos etc) os quais vo se localizando na pele e cavidades (boca, vagina, uretra, intestinos etc) caracterizando o que se chama de Flora Microbiana Normal. Normal porque inexorvel e porque estabelece um equilbrio harmnico com o nosso organismo. Existem condies em que este equilbrio pode se desfazer (outras infeces, uso de antibiticos, 'stress', depresso, gravidez, uso de DIU, uso de duchas vaginais sem recomendao mdica etc) e determinar o predomnio de um ou mais de seus germes componentes, causando ento o aparecimento de uma infeco.

Sinnimos Vaginite inespecfica. Vaginose bacteriana. Agente Gardnerella vaginalis. Complicaes/Consequncias Infertilidade. Salpingite. Endometrite. DIP. Ruptura prematura de Membranas. Aborto. Aumento do risco de infeco pelo HIV se houver contato com o vrus. H aumento tambm do risco de se contrair outras infeces como a gonorria, trichomonase etc. Durante a gestao pode ser causa de prematuridade ou RN de baixo peso. Transmisso Geralmente primria na mulher. Sexual no homem. Pode ocorrer tambm transmisso pelo contato genital entre parceiras sexuais femininas Perodo de Incubao De 2 a 21 dias. Diagnstico Pesquisa do agente em material vaginal e/ou uretral. A interpretao do resultado deve ser associado clnica. Tratamento Medicamentoso : Metronidazol, Clindamicina. Pode haver cura expontnea da doena. Preveno Camisinha. Evitar duchas vaginais, exceto sob recomendao mdica. Limitar nmero de parceiros sexuais. Contrles ginecolgicos peridicos.

Molusco Contagioso
Conceito Doena da pele que se caracteriza pela produo de ppulas (elevaes da pele) umbelicadas (com uma depresso central), de cor que varia do branco perolceo (translcido) ao rosa, em geral com 2 a 6 milmetros de dimetro e com base (local de implantao) levemente hiperemiada (avermelhada). So comumente mltiplas principalmente por serem autoinoculveis. As leses so levemente pruriginosas (produzem coceira) e localizam-se em qualquer regio da pele (face, tronco e reas expostas das extremidades) e, mais raramente, nas mucosas. Podem ocorrer em qualquer idade mas so mais comuns em crianas de 0 a 12 anos. Sinnimos Molusco Agente Poxvrus Complicaes/Consequncias Doena de evoluo benigna. Em geral h cura sem sequelas. Transmisso Contato direto com pessoas infectadas. Tambm atravs de toalhas, vestimentas, piscinas etc. Em adolescentes e adultos a localizao das leses na regio anogenital sugere transmisso sexual.

Perodo de Incubao 2 semanas a 3 meses aps a contaminao. Diagnstico Clnico. Raramente por meio de bipsia. Tratamento O tratamento de escolha a remoo das leses por curetagem (realizada por mdico). Tambm ocorre involuo espontnea das leses, sem deixar sequelas, aps 6 meses a 2 anos do seu incio. Preveno Evitar contato fsico com pessoas infectadas.

Anda mungkin juga menyukai