Anda di halaman 1dari 154

ESCOLA DE ENGENHARIAR DA UFMG DEPARTAMENTODEENGENHARIA DE ESTRUTURAS DEEs

CONCRETO ARMADO I

Prof. Ney Amorim Silva Maro de 2005

Para todo professor de concreto uma tarefa gratificante escrever sobre o assunto de sua aula, principalmente nesse momento de mudana de norma em que existe uma carncia natural de livros e apostilas contemplando as mudanas da nova NB 1, NBR-6118 de Maro de 2003. Essa a terceira edio da apostila destinada aos alunos do curso de graduao em Engenharia Civil, disciplina Concreto Armado I. Peo a gentileza que me informem todos os erros encontrados para serem consertados edies posteriores. Os captulos de flexo simples e fissurao seguem as mesmas formulaes das apostilas do Professor Jos de Miranda Tepedino, de saudosa memria, adaptadas para as mudanas inseridas pela nova norma. No caso da flexo simples essa adaptao foi feita pelo Pof Sebastio Salvador Real Pereira e j utilizada pelos alunos desde o segundo semestre de 2003. Nesses captulos os trechos entre aspas, quando no referenciados de forma diferente, so transcries das suas apostilas originais. Para o curso completo de Concreto Armado I, essa apostila deve ser complementada com a apostila de Domnios de Deformao, do Professor. Jos Celso da Cunha, alm naturalmente das notas de aula. Gostaria de agradecer a todos os professores de concreto do DEEs, que me ajudaram na troca de idias e nas correes, e com certeza continuaro a contribuir nas prximas edies desta apostila.

Maro de 2005

ndice

ASSUNTOS

Pgina

Captulo 1 Materiais Captulo 2 Flexo Normal Simples Captulo 3 Laje Captulo 4 Controle da Fissurao Captulo 5 Cisalhamento Captulo 6 Verificao da Aderncia

01 29 55 94 113 141

Captulo I MATERIAIS

I.1 Histrico O material composto concreto armado surgiu h mais de 150 anos e se transformou neste perodo no material de construo mais utilizado no mundo, devido principalmente ao seu timo desempenho, economia e facilidade de produo. Abaixo so citadas algumas datas histricas, em termos do aparecimento e desenvolvimento do concreto armado e protendido, conforme Rusch(1981). 1824 O empreiteiro escocs Josef ASPDIM desenvolveu um processo industrial para fabricao do cimento portland, assim chamado devido semelhana com a cor das pedras calcreas encontradas na ilha de Portland. 1849/1855 O francs Joseph Louiz LAMBOT desenvolveu no sul da Frana, onde passava suas frias de vero, um barco fabricado com o novo material, argamassa de cimento e areia entremeados por fios de arame. O processo de fabricao era totalmente emprico e acreditando estar revolucionando a industria naval, patenteou o novo produto, apresentando-o na feira internacional de Paris em 1855. 1861 O paisagista e horticultor francs Joseph MONIER foi na realidade o nico a se interessar pela descoberta de seu compatriota Lambot, vendo neste produto a soluo para os seus problemas de confinamento de plantas exticas tropicais durante o inverno parisiense. O ambiente quente e mido da estufa era favorvel ao apodrecimento precoce dos vasos feitos at ento de madeira. O novo produto alm de bem mais durvel apresentava uma caracterstica peculiar: se o barco era feito para no permitir a entrada de gua seguramente no permitiria tambm a sua sada, o que se encaixava perfeitamente busca de Monier, que a partir desta data comeou a produzir vasos de flores com argamassa de cimento e areia, reforadas com uma malha de ao. Monier alm de ser bastante competente como paisagista, possua um forte tino comercial e viu no novo produto grandes possibilidades passando a divulgar o concreto inicialmente na Frana e posteriormente na Alemanha e em toda a Europa. Ele considerado por muitos como o pai do concreto armado. Em 1865 construiu nos arredores de Paris uma ponte de concreto armado com 16,5 m de vo por 4m de largura. 1867 Monier recebe sua primeira patente para vasos de flores de concreto com armaduras de ao. Nos anos seguintes consegue novas patentes para tubos, lajes e pontes. Construes construdas de forma emprica mostram que o inventor no possua uma noo clara da funo estrutural das armaduras de ao no concreto. 1877 O advogado americano Thaddeus HYATT publicou sobre seus ensaios com construes de concreto armado. Hyatt j reconhecia claramente o efeito da aderncia aoconcreto, da funo estrutural das armaduras, assim como da sua perfeita localizao na pea de concreto.

1878 - Monier consegue novas patentes fundamentais que do origem a introduo do concreto armado em outros pases. 1884 Duas firmas alems FREYTAG & HEISDCHUCH e MARSTENSTEIN & JOSSEAUX , compram de Monier os direitos de patente para o sul da Alemanha e reservamse o direito de revenda para toda a Alemanha. 1886 As duas firmas alems cedem o direito de revenda ao engenheiro G. A WAISS, que funda em Berlim uma empresa para construes de concreto segundo o Sistema Monier. Realiza ensaios em Construes Monier e mostra atravs de provas de carga as vantagens econmicas de colocao de barras de ao no concreto, publicando estes resultados em 1887. Nesta mesma publicao o construtor oficial Mathias KOENEN, enviado aos ensaios pelo governo Prussiano, desenvolve baseado nos ensaios, um mtodo de dimensionamento emprico para alguns tipos de Construes Monier, mostrando que conhecia claramente o efeito estrutural das armaduras de ao. Deste modo passa a existir uma base tecnicamente correta para o clculo das armaduras de ao. 1888 O alemo DOHRING consegue uma patente segunda a qual lajes e vigas de pequeno porte tem sua resistncia aumentada atravs da protenso da armadura, constituda de fios de ao. Surge assim provavelmente pela primeira vez a idia da protenso deliberada. 1900 A construo de concreto armado ainda se caracterizava pela coexistncia de sistemas distintos, geralmente patenteados. O alemo E. MORSH desenvolve a teoria iniciada por Koenen e a sustenta atravs de inmeros ensaios realizados sobre a incumbncia da firma WAISS & FREITAG, a qual pertencia. Os conceitos desenvolvidos por Morsh e publicados em 1902 constituem ao longo do tempo e em quase todo o mundo os fundamentos da teoria de dimensionamento de peas de concreto armado. 1906 O alemo LABES concluiu que a segurana contra abertura de fissuras conduzia a peas antieconmicas. Koenen props em 1907 o uso de armaduras previamente distendidas. Foram realizados ensaios em vigas protendidas relatadas por BACH em 1910. Os ensaios mostraram que os efeitos danosos da fissurao eram eliminados com a protenso. Entretanto Koenen e Morsh reconheceram j em 1912 uma perda razovel de protenso devido retrao e deformao lenta do concreto.

1928 - O francs FREYSSINET j havia usado a protenso em 1924. Entretanto s em 1928 o primeiro engenheiro projetista a reconhecer a importncia bem maior da protenso na construo civil. Estuda as perdas devido a retrao e deformao lenta do concreto e registra vrias patentes sobre o sistema Freyssinet de protenso. considerado o pai do concreto protendido.

I.2 Viabilidade do concreto armado As trs propriedades abaixo em conjunto que viabilizam o material concreto armado: Aderncia ao-concreto esta talvez seja a mais importante das propriedades uma vez que a responsvel pela transferncia das tenses de trao no absorvidas pelo concreto para as barras da armadura, garantindo assim o perfeito funcionamento conjunto dos dois materiais. Coeficiente de dilatao trmica do ao e do concreto so praticamente iguais esta propriedade garante que para variaes normais de temperatura, excetuada a situao extrema de incndio, no haver acrscimo de tenso capaz de comprometer a perfeita aderncia ao-concreto. Proteo da armadura contra a corroso Esta proteo que est intimamente relacionada com a durabilidade do concreto armado acontece de duas formas distintas: a proteo fsica e a proteo qumica. A primeira garantida quando se atende os requisitos de cobrimento mnimo preconizado pela NBR 6118(2003) que protege de forma direta as armaduras das intempries. A proteo qumica ocorre devido a presena da cal no processo qumico de produo do concreto, que envolve a barra de ao dentro do concreto, criando uma camada passivadora cujo ph se situa acima de 13, criando condies inibidoras da corroso. Quando a frente de carbonatao, que acontece devido a presena de gs carbnico (CO2) do ar e porosidade do concreto, atinge as barras da armao essa camada despassivada pela reao qumica do (CO2) com a cal, produzindo cidos que abaixam o ph desta camada para nveis iguais ou inferiores a 11,5 , criando condies favorveis para o processo (S--). eletro-qumico da corroso se iniciar. A corroso pode acontecer independentemente da carbonatao, na presena de cloretos (ons cloro Cl-), ou sulfatos

I.3 Vantagens do concreto armado Economia a vantagem que juntamente com a segunda a seguir, transformaram o concreto em um sculo e meio no material para construo mais usado no mundo. Adaptao a qualquer tipo de forma ou frma e facilidade de execuo a produo do concreto no requer mo de obra especializada e com relativa facilidade se consegue qualquer tipo de forma propiciada por uma frma de madeira. Estrutura monoltica (monos nica, litos pedra) esta propriedade garante estrutura de concreto armado uma grande reserva de segurana devido ao alto grau de hiperestaticidade propiciado pelas ligaes bastante rgidas das peas de concreto. Alm disso quando a pea est submetida a um esforo maior que a sua capacidade elstica resistente, a mesma ao plastificar, promove uma redistribuio de esforos, transferindo s peas adjacentes a responsabilidade de absorver os mesmos. Manuteno e conservao praticamente nulas a idia que a estrutura de concreto armado eterna no mais aceita no meio tcnico, uma nova mentalidade associa qualidade de execuo do concreto, em todas as suas etapas, um programa preventivo de manuteno e conservao. Naturalmente quando comparado com outros materiais de construo esta manuteno e conservao acontecem em uma escala bem menor, sem prejuzo no entanto da vida til das obras de concreto armado. Resistncia a efeitos trmicos-atmosfricos e a desgaste mecnicos.

I.4 Desvantagens do concreto armado Peso prprio a maior desvantagem do concreto armado seguramente o seu grande peso prprio que limita a sua utilizao para grandes vos, onde o concreto protendido ou mesmo a estrutura metlica passam a ser econmica e tecnicamente mais viveis. A sua massa especfica dada pela NBR 6118(2003) como 2500 Kg/m3; Dificuldade de reformas e demolies (hoje amenizada com tecnologias avanadas e equipamentos modernos que facilitam as reformas e demolies); Baixo grau de proteo trmica embora resista normalmente ao do fogo a estrutura de concreto necessita de dispositivos complementares como telhados e isolamentos trmicos para proporcionar um conforto trmico adequado a construo.

Fissurao a fissurao que um fenmeno inevitvel nas peas de concreto armado tracionadas, devido ao baixo grau de resistncia trao do concreto, foi por muitas dcadas considerado uma desvantagem do material. J a partir do final da dcada de setenta, este fenmeno passou a ser controlado, baseado numa redistribuio das bitolas da armadura de trao, em novos valores de cobrimentos mnimos e at mesmo na diminuio das tenses de servio das armaduras, pelo acrscimo das mesmas. Cabe salientar que a fissurao no foi eliminada, apenas controlada para valores de aberturas mximas na face do concreto de tal forma a no comprometer a vida til do concreto armado.

I.5 - Concreto I.5.1 Propriedades mecnicas do concreto Resistncia compresso A resistncia mecnica do concreto a compresso devido a sua funo estrutural assumida no material composto concreto armado a principal propriedade mecnica do material concreto a ser analisada e estudada. Esta propriedade obtida atravs de ensaios de compresso simples realizados em corpos de provas (CPs), com dimenses e procedimentos previamente estabelecidos em normas nacionais e estrangeiras. A resistncia a compresso depende basicamente de dois fatores: a forma do corpo de prova e a durao do ensaio. O problema da forma resolvido estabelecendo-se um corpo de prova cilndrico padronizado, com 15 cm de dimetro e 30 cm de altura, que recomendado pela maioria das normas do mundo, inclusive as brasileiras. Em outros paises, como por exemplo, a Alemanha, adota-se um corpo de prova cbico de aresta 20 cm, que para um mesmo tipo de concreto fornece resistncia a compresso ligeiramente superior ao obtido pelo cilndrico. Isto se deve a sua forma, onde o efeito do atrito entre as faces do corpo de prova carregadas e os pratos da mquina de ensaio, confina de forma mais efetiva o CP cbico que o cilndrico, devido a uma maior restrio ao deslocamento transversal das faces carregadas. Adota-se neste caso um fator redutor igual a 0,85 , que quando aplicado ao CP cbico transforma seus resultados em valores equivalentes aos do CP cilndrico, podendo assim ser usada a vasta bibliografia alem sobre o assunto.

Normalmente o ensaio de compresso em corpos de prova de curta durao e sabe-se a partir dos ensaios realizados pelo alemo Rusch, que este valor ligeiramente superior ao obtido quando o ensaio de longa durao. Isto se deve a microfissurao interna do concreto, que se processa mesmo no concreto descarregado, e que no ensaio de longa durao tem seu efeito ampliado devido a interligao entre as microfissuras, diminuindo assim a capacidade resistente do CP a compresso. Uma vez que grande parcela do carregamento que atua em uma estrutura de longa durao deve-se corrigir os resultados do ensaio de curta durao por um fator, denominado coeficiente de Rusch, igual a 0,85. Resistncia caracterstica do concreto a compresso (fck) Quando os resultados dos ensaios a compresso de um determinado nmero de CPs so colocados em um grfico, onde nas abscissas so marcadas as resistncias obtidas e nas ordenadas a freqncia com que as mesmas ocorrem, o grfico final obedece a uma curva normal de distribuio de freqncia, ou curva de Gauss. Observa-se neste grfico que a resistncia que apresenta a maior freqncia de ocorrncia a resistncia mdia fcj, aos j dias, e que o valor eqidistante entre a resistncia mdia e os pontos de inflexo da curva o desvio-padro s (ver fig. 1.1), cujos valores so dados respectivamente por:

f cj =

f
n

ci

(1.1)

s=

(f

ci

f cj )

n 1

(1.2)

onde n o nmero de CPs e fci a resistncia compresso de cada CP i.

Frequncia

Freq,max

Resist. mdia fcj

Resistncia do concreto fc

Figura 1.1 Curva normal de distribuio de freqncias (Curva de Gauss)

Frequncia

5%

95%

fck Figura 1.2 Resistncia caracterstica do concreto compresso

Do lote de CPs ensaiados a resistncia a ser utilizada nos clculos baseada em consideraes probabilsticas, considerando-se em mbito mundial: a resistncia caracterstica (fck) do lote de concreto ensaiado aquela abaixo da qual s corresponde um total de 5% dos resultados obtidos (ou seja um valor com 95% de probabilidade de ocorrncia)(ver fig. 1.2).

Para um quantil de 5% obtem-se a partir da curva de Gauss:

fck = fcj 1,65 s

(1.3)

A partir de resultados de ensaios feitos em um grande nmero de obras e em todo o mundo percebe-se que o desvio-padro s principalmente dependente da qualidade de execuo e no da resistncia do concreto. A NBR-12655(1996) que trata do preparo, controle e recebimento do concreto, define baseada na sua expresso (2.3) que o clculo da resistncia de dosagem deve ser feito segundo a equao:

fcj = fck + 1,65 sd


onde sd representa o desvio-padro de dosagem.

(1.4)

De acordo com a NBR-12655(1996) o clculo da resistncia de dosagem do concreto depende, entre outras variveis, da condio de preparo do concreto, definida a seguir:

Condio A (aplicvel s classes C10 at C80): o cimento e o os agregados so medidos


em massa, a gua de amassamento medida em massa ou volume com dispositivo dosador e corrigida em funo da umidade dos agregados;

Condio B
Aplicvel s classes C10 at C25 - o cimento medido em massa, a gua de amassamento medida em volume mediante dispositivo dosador e os agregados medidos em massa combinada com volume, de acordo com o exposto em 6.2.3;

Aplicvel s classes C10 at C20 - o cimento medido em massa, a gua de amassamento medida em volume mediante dispositivo dosador e os agregados medidos em volume. A umidade do agregado mido determinada pelo menos trs vezes durante o servio do mesmo turno de concretagem. O volume de agregado corrigido atravs da curva de inchamento estabelecida especificamente para o material utilizado;

Condio C (aplicvel apenas aos concretos de classe C10 e C15): o cimento medido
em massa, os agregados so medidos em volume, a gua de amassamento medida em

Ainda de acordo com a NBR-12655(1996), no incio da obra ou em qualquer outra circunstncia em que no se conhea o valor do desvio-padro sd, deve-se adotar para o clculo da resistncia de dosagem os valores apresentados na tabela 1.1, de acordo com a condio de preparo, que deve ser mantida permanentemente durante a construo. Mesmo quando o desvio-padro seja conhecido, em nenhum caso o mesmo pode ser adotado menor que 2,0 MPa.

Tabela 1.1 Desvio- padro a ser adotado em funo da condio de preparo do concreto Condio A B C1) Desvio-padro MPa 4,0 5,5 7,0

1)

Para condio de preparo C, e enquanto no se conhece o desvio-padro, exige-se para os

concretos de classe C15 um consumo mnimo de 350 Kg de cimento por metro cbico.

Mdulo de elasticidade longitudinal


O mdulo de elasticidade longitudinal para um ponto qualquer do diagrama x (tenso x deformao) obtido pela derivada d/d no ponto considerado, que representa a inclinao da tangente curva no ponto..De todos os mdulos tangentes possveis o seu valor na origem tem grande interesse, uma vez que as tenses de servio na estrutura no devem superar a 40% da tenso de ruptura do concreto, e neste trecho inicial o diagrama x praticamente linear. De acordo com o item 8.2.8 da NBR-6118(2003) o mdulo de elasticidade ou mdulo de deformao tangente inicial dado por:

Eci = 5600 (fck)1/2

(1.5)

com Eci e fck dados em MPa. O mdulo de elasticidade secante a ser utilizado nas anlises elsticas de projeto, principalmente para determinao dos esforos solicitantes e verificao dos estados limites de servio, deve ser calculado por:

Ecs = 0,85 Eci

(1.6)

Coeficiente de Poisson e mdulo de elasticidade transversal


De acordo com o item 8.2.9 da NBR-6118(2003) para tenses de compresso inferiores a

0,5.fc e para tenses de trao inferiores a fct, o coeficiente de Poisson e o mdulo de


elasticidade transversal so dados respectivamente por:

= 0,2 Gc = 0,4 Ecs

(1.7) (1.8)

Diagramas tenso-deformao (x)


Conforme o item 8.2.10 da NBR-6118(2003) o diagrama x na compresso para tenses inferiores a 0,5 fc pode ser adotado como linear e as tenses calculadas com a lei de Hooke, com o mdulo de elasticidade igual ao secante Ecs. Para os estados limites ltimos o diagrama x na compresso dado pela figura (1.3) abaixo, onde se nota dois trechos distintos, o primeiro curvo segundo uma parbola de segundo grau, com deformaes inferiores a 0,2%, e o segundo constante, com deformaes variando de 0,2% a 0,35%. Para o trecho curvo a tenso no concreto dada por:
2 c = 0,85f cd 1 1 c 0,002

(1.9)

10

fck 0,85fcd
2 c c = 0,85fcd 1 1 0,002

3,5

Figura 1.3 Diagramas tenso-deformao do concreto na compresso

Na equao (1.9) fcd representa a resistncia de clculo do concreto dada no item 12.3.3 da

NBR-6118(2003).
Na trao o diagrama x bilinear conforme a figura (1.4) abaixo:

ct fct 0,9fct

Eci

0,15

ct

Figura 1.4 Diagrama tenso-deformao bi-linear do concreto trao

11

Resistncia trao
Conforme o item 8.2.5 da NBR-6118(2003) a resistncia a trao direta do concreto (fct) dado por:

fct = 0,9 fct,st


ou

(1.10) (1.11)

fct = 0,7 fct,f

onde fct,st a resistncia a trao indireta e fct,f a resistncia a trao na flexo. Na falta desses valores pode-se obter a resistncia mdia a trao dada por:

fct,m = 0,3 (fck)2/3

(MPa)

(1.12)

Os valores inferior e superior para a resistncia caracterstica a trao (fctk) so dados por:

fctk,inf = 0,7 fct,m fctk,sup = 1,3 fct,m

(1.13a) (1.13b)

I.5.2 Caractersticas reolgicas do concreto


Segundo o dicionrio Aurlio reologia parte da fsica que investiga as propriedades e o comportamento mecnico dos corpos deformveis que no so nem slidos nem lquidos.

Retrao (shrinkage)
A retrao no concreto uma deformao independente do carregamento (e, portanto, de direo, sendo, pois, uma deformao volumtrica) que ocorre devido perda de parte da gua dissociada quimicamente do processo de produo do concreto, quando este seca em contato com o ar. A deformao especfica de retrao do concreto cs pode ser calculada conforme indica o anexo A da NBR 6118(2003). Na grande maioria dos casos, permite-se que ela seja calculada simplificadamente atravs da tabela 1.2. Esta tabela fornece o valor caracterstico superior da 12

deformao especfica de retrao entre os instantes to e t, cs(t, to), em funo da umidade relativa do ar e da espessura equivalente ou fictcia em , dada por:

em = (2 Ac) /u

(1.14)

onde Ac a rea da seo transversal e u o permetro da seo em contato com a atmosfera. Os valores dessa tabela so relativos a temperaturas do concreto entre 10 oC e 20 oC, podendo-se, entretanto, admitir temperaturas entre 0 oC e 40 oC. Esses valores so vlidos para concretos plsticos e de cimento Portland comum. Nos casos correntes das obras de concreto armado, em funo da restrio retrao do concreto, imposta pela armadura, satisfazendo o mnimo especificado na NBR-6118(2003), o valor de cs(t, to) pode ser adotado igual a 15x10-5. Esse valor admite elementos estruturais de dimenses usuais, entre 10 cm e 100 cm sujeitos a umidade ambiente no inferior a 75%. O valor caracterstico inferior da retrao do concreto considerado nulo.

Fluncia (creep)
A fluncia uma deformao que depende do carregamento e caracterizada pelo aumento da deformao imediata ou inicial, mesmo quando se mantm constante a tenso aplicada. Devido a esta deformao imediata ocorrer uma reduo de volume da pea, provocando este fato uma expulso de gua quimicamente inerte, de camadas mais internas para regies superficiais da pea, onde a mesma j tenha se evaporado. Isto desencadeia um processo, ao longo do tempo, anlogo ao da retrao, verificando-se desta forma um crescimento da deformao inicial, at um valor mximo no tempo infinito, mesmo sob tenso constante. Da mesma forma que na retrao, as deformaes decorrentes da fluncia do concreto podem ser calculadas conforme indicado no anexo A da NBR-6118(2003). Nos casos em que a tenso c(to) no varia significativamente, permite-se que essas deformaes sejam calculadas simplificadamente pela expresso:

13

(t , t 0 ) 1 + (t , t 0 ) = c (t 0 ) E ci (t 0 ) E ci (28)
onde: - c(t, to) - c(to) - (t, to)

(1.15)

a deformao especfica total do concreto entre os instantes to e t; a tenso no concreto devida ao carregamento aplicado em to; o limite para o qual tende o coeficiente de fluncia provocado por carregamento aplicado em to.

O valor de (t, to) pode ser calculado por interpolao da tabela 1.2. Esta tabela fornece o valor caracterstico superior do coeficiente de fluncia (t, to). O seu valor caracterstico inferior considerado nulo.

Tabela 1.2 - Valores caractersticos superiores da deformao especifica de retrao cs(t,to) e do coeficiente de fluncia (t,to)

Umidade Ambiente % Espessura fictcia 2 Ac/u (cm) (t, to) cs(t, to) %o to dias 5 30 60 5 30 60 20 4,4 3,0 3,0 -0,44 -0,37 -0,32

40

55

75

90

60 3,9 2,9 2,6 -0,39 -0,38 -0,36

20 3,8 2,6 2,2 -0,37 -0,31 -0,27

60 3,3 2,5 2,2 -0,33 -0,31 -0,30

20 3,0 2,0 1,7 -0,23 -0,20 -0,17

60 2,6 2,0 1,8 -0,21 -0,20 -0,19

20 2,3 1,6 1,4 -0,10 -0,09 -0,08

60 2,1 1,6 1,4 -0,09 -0,09 -0,09

I.6 Ao de armadura passiva


Armadura passiva a armadura usada nas peas de concreto armado.

14

I.6.1 Categoria
Nos projetos de estruturas de concreto armado deve ser utilizado ao classificado pela

NBR-7480(1996) nas categorias CA-25, CA-50 e CA-60, em que CA significa concreto


armado e o nmero representa o valor caracterstico da resistncia de escoamento do ao em

kN/cm2. Os valores nominais dos dimetros, das sees transversais e da massa por metro so
os estabelecidos pela NBR-7480(1996), cujos valores mais usados esto na tabela 1.3.

Tabela 1.3 Valores nominais para fios e barras de ao Dimetro nominal


(mm)

Massa Nominal
(kg/m) 0,154 0,222

rea nominal da seo


(cm2) 0,196 0,283 0,312 0,322 0,385 0,503 0,709 0,785 1,227 2,011 3,142 3,801 4,909 8,042 12,566

Fios
5,0 6,0

Barras
5,0

6,3 6,4 7,0 8,0 9,5 10,0 10,0 12,5 16 20,0 22,0 25,0 32,0 40,0 8,0

0,245 0,253 0,302 0,395 0,558 0,617 0,963 1,578 2,466 2,984 3,853 6,313 9,865

15

I.6.2 Tipo de superfcie


Os fios e barras podem ser lisos ou providos de salincias ou mossas. Para cada categoria de ao, o coeficiente de conformao superficial mnimo, b , deve atender ao indicado na

NBR-6118(2003).
Para os efeitos desta norma, a conformao superficial medida pelo coeficiente 1 , cujo valor est relacionado ao coeficiente de conformao superficial b , como estabelecido na tabela 1.3, conforme tabela 8.2 da NBR-6118. .

Tabela 1.3 - Relao entre 1 e b


Coeficiente de conformao superficial

Tipo de Barra Lisa (CA-25) Entalhada (CA-60) Alta aderncia (CA-50)

b
1 1.2 1,5

1
1 1.4 2.25

Para a massa especfica do ao da armadura passiva pode ser adotado o valor 7850 kg/m3. O valor do coeficiente de dilatao trmica, para intervalos de temperatura entre 20 oC e 150 oC pode ser adotado como 10-5/ oC. O mdulo de elasticidade, na falta de ensaios ou valores fornecidos pelo fabricante, pode ser admitido igual a 210 GPa.

I.6.3 Diagrama tenso-deformao


O diagrama tenso-deformao do ao, os valores caractersticos da resistncia ao escoamento

fyk , da resistncia a trao fstk e da deformao ltima de ruptura uk devem ser obtidos de
ensaios de trao realizados segundo a NBR-6152. O valor de fyk para os aos sem patamar de escoamento o valor da tenso correspondente deformao permanente de 2 . Para clculo nos estados limites de servio e ltimo pode-se utilizar o diagrama tensodeformao simplificado mostrado na figura (1.5) abaixo, para os aos com ou sem patamar de escoamento. 16

Es
yd
10

Fig. 1.5 Diagrama tenso-deformao para aos de armaduras passivas I.7 Definies da NBR 6118(2003) Concreto estrutural termo que se refere ao espectro completo das aplicaes do concreto
como material estrutural

Elementos de concreto simples estrutural elementos estruturais produzidos com concreto


sem nenhuma armadura, ou quando a possui em quantidades inferiores aos mnimos estabelecidos nesta norma.

Elementos de concreto armado elementos estruturais produzidos com concreto cujo


comportamento estrutural depende da perfeita aderncia ao-concreto e onde no se aplicam deformaes iniciais nas armaduras.

Elementos de concreto protendido elementos estruturais produzidos com concreto onde


parte da armadura previamente alongada por equipamentos especiais de protenso com a finalidade de, em condies de servio, impedir ou limitar a fissurao e os deslocamentos da estrutura e propiciar o melhor aproveitamento de aos de alta resistncia no ELU( estado limite ltimo).

17

Armadura passiva qualquer armadura que no seja usada para produzir foras de
protenso, ou seja, armadura utilizada no concreto armado.

Armadura ativa (de protenso) armadura constituda por barras, fios isolados ou
cordoalhas, destinada a produzir foras de protenso, isto , armaduras com pr-alongamento inicial.

Estados limites Estado limite ltimo (ELU) estado limite relacionado ao colapso, ou a qualquer outra
forma de runa estrutural, que determine a paralisao do uso da estrutura.

1. estado limite ltimo da perda do equilbrio da estrutura, admitida como corpo rgido; 2. estado limite ltimo de esgotamento da capacidade resistente da estrutura no seu todo ou em parte, devido s solicitaes normais e tangenciais; 3. estado limite ltimo de esgotamento da capacidade resistente da estrutura no seu todo ou em parte, considerando os efeitos de segunda ordem; 4. estado limite ltimo provocado por solicitaes dinmicas; 5. estado limite ltimo de colapso progressivo; 6. outros estados limites ltimos que eventualmente possam ocorrer em casos especiais. Estados limites de servio (ELS) 1. Estado limite de formao de fissuras (ELS-F) estado que se inicia a formao
de fissuras. Admite-se que este estado limite atingido quando a tenso mxima de trao na seo transversal for igual a fct,f , j definida anteriormente como a resistncia caracterstica trao do concreto na flexo.

2. Estado limite de abertura das fissuras (ELS-W) estado em que as fissuras se


apresentam com aberturas iguais aos mximos estabelecidos nesta norma.

3. Estado limite de deformaes excessivas (ELS-DEF) estado em que as


deformaes atingem os limites estabelecidos para utilizao normal especificados nesta norma.

4. Estado limite de vibraes excessivas (ELS-VE) estado em que as vibraes


atingem os limites estabelecidos para utilizao normal da construo.

18

I.8 Aes
Na anlise estrutural deve ser considerada a influncia de todas as aes que possam produzir efeitos significativos para a segurana da estrutura em exame, levando-se em conta os possveis estados limites ltimos e os de servios. As aes so classificadas conforme a

NBR-8681(2003) em permanente, variveis e excepcionais. I.8.1 Aes permanentes


Aes permanentes so as que ocorrem com valores praticamente constantes durante toda a vida da construo. As aes permanentes devem ser consideradas com seus valores representativos mais desfavorveis para a segurana.

I.8.1.1 Aes permanentes diretas


As aes permanentes diretas so constitudas pelo peso prprio e pelos pesos dos elementos construtivos fixos e das instalaes permanentes.

Peso prprio Peso dos elementos construtivos fixos e de instalaes permanentes NBR 6120(1980) Empuxos permanentes

I.8.1.2 Aes permanentes indiretas


As aes permanentes indiretas so constitudas pelas deformaes impostas por retrao e fluncia do concreto, deslocamentos de apoio, imperfeies geomtricas e protenso.

Retrao do concreto Fluncia do concreto Deslocamentos de apoio Imperfeies geomtricas 1. Imperfeies globais 2. Imperfeies locais

Momento mnimo Protenso

19

I.8.2 Aes variveis I.8.2.1 Aes variveis diretas


As aes variveis diretas so constitudas pelas cargas acidentais previstas para o uso da construo, pela ao do vento e da chuva.

Cargas acidentais previstas para o uso da construo Ao do vento Ao da gua Aes variveis durante a construo

I.8.2.2 Aes variveis indiretas


Variaes uniformes de temperatura Variaes no uniformes de temperatura Aes dinmicas

I.8.3 Aes excepcionais


No projeto de estruturas sujeitas a situaes excepcionais de carregamento, cujos efeitos no podem ser controlados por outros meios, devem ser consideradas aes excepcionais com os valores definidos, em caso particular, por Normas Brasileiras especficas.

I.8.4 Valores das aes I.8.4.1 Valores caractersticos


Os valores caractersticos Fk das aes so estabelecidos na NBR-6118 (2003) em funo da variabilidade de suas intensidades. Para as aes permanentes Fgk , os valores caractersticos devem ser adotados iguais aos valores mdios das respectivas distribuies de probabilidade, sejam valores caractersticos superiores ou inferiores. Esses valores so aqui definidos ou em normas especficas, como a

NBR-6118(2003).

20

Os valores caractersticos das aes variveis Fqk , estabelecidos por consenso em Normas Brasileiras especficas, correspondem a valores que tm de 25% a 35% de probabilidade de serem ultrapassados no sentido desfavorvel, durante um perodo de 50 anos. Esses valores so aqui definidos ou em normas especficas, como a NBR-6118(2003).

I.8.4.2 Valores representativos


As aes so quantificadas por seus valores representativos, que podem ser: 1. os valores caractersticos conforme definido acima; 2. valores convencionais excepcionais, que so os valores arbitrados para as aes excepcionais; 3. valores reduzidos, em funo da combinao de aes, tais como:

verificaes de estados limites ltimos, quando a ao considerada se combina com a ao principal.Os valores reduzidos so determinados a partir da expresso

oFk , que considera muito baixa a probabilidade de ocorrncia simultnea dos


valores caractersticos de duas ou mais aes variveis de naturezas diferentes;

verificao de estados limites de servio. Estes valores reduzidos so determinados a partir de 1Fk , que estima um valor freqente e 2Fk , que estima valor quase permanente, de uma ao que acompanha a ao principal.

I.8.4.3 Valores de clculo


Os valores de clculo Fd das aes so obtidos a partir dos valores representativos, multiplicando-os pelos respectivos coeficientes de ponderao f definidos a seguir.

I.8.5 Coeficientes de ponderao das aes


As aes devem ser majoradas pelo coeficiente f dado por:

f = f1 . f2 . f3
onde:

(1.16)

21

f1 parte do coeficiente de ponderao das aes f , que considera a variabilidade das


aes

f2 parte do coeficiente de ponderao das aes f , que considera a simultaneidade de


atuao das aes

f3 parte do coeficiente de ponderao das aes f , que considera os desvios gerados


nas construes e as aproximaes feitas em projeto do ponto de vista das solicitaes

I.8.5.1 Coeficientes de ponderao das aes no ELU


Os valores-base so os apresentados na tabela 1.4 para f1 . f3 e na tabela 1.5 para f2 .

Tabela 1.4 Valores de f1 . f3


Aes Variveis (q)

Combinaes de aes

Permanentes (g)

Protenso (p)

Recalques de apoio e retrao

D1) 1,4 1,3 1,2

F 1,0 1,0 1,0

G 1,4 1,2 1,0

T 1,2 1,0 0

D 1,2 1,2 1,2

F 0,9 0,9 0,9

D 1,2 1,2 0

F 0 0 0

Normais Especiais ou de construo

Excepcionais

Onde: D desfavorvel, F favorvel, G geral e T temporria. 1) Para as cargas permanentes de pequena variabilidade, como o peso prprio das estruturas, especialmente as pr-moldadas, esse coeficiente pode ser reduzido para 1,3.

I.8.5.2 Coeficientes de ponderao no ELS


Em geral , o coeficiente de ponderao das aes para estados limites de servio dado pela expresso:

f = f2
onde f2 tem valor varivel conforme a verificao que se deseja fazer (tab. 1.5)

(1.17)

f2 = 1 f2 = 1

para combinaes raras para combinaes freqentes

22

f2 = 2

para combinaes quase permanentes.

I.8.6 Combinaes de aes


Um carregamento definido pela combinao das aes que tm probabilidades no desprezveis de atuarem simultaneamente sobre a estrutura, durante um perodo preestabelecido.

Tabela 1.5 Valores do coeficiente f2

Aes

f2 11)

Locais em que no h predominncia de peso de equipamentos que permanecem fixos por longos perodos de tempo, 0,5 0,4 0,3 nem de elevadas concentraes de pessoas 2) Cargas acidentais Locais em que h predominncia de de edifcios pesos de equipamentos que permanecem fixos por longos perodos 0,7 0,6 0,4 de tempo, ou de elevada concentrao de pessoas 3) Biblioteca, arquivos, oficinas e garagens 0,8 0,7 0,6 Presso dinmica do vento nas Vento 0,6 0,3 0 estruturas em geral Variaes uniformes de temperatura em Temperatura 0,6 0,5 0,3 relao mdia anual local 1) Para os valores 1 relativos s pontes e principalmente aos problemas de fadiga, ver seo 23. 2) Edifcios residenciais 3) Edifcios comerciais, de escritrios, estaes e edifcios pblicos

23

I.8.6.1 Combinaes ltimas


1. Combinaes ltimas normais Em cada combinao devem estar includas as aes permanentes e a ao varivel principal, com seus valores caractersticos e as demais aes variveis, consideradas secundrias, com seus valores reduzidos de combinao, conforme NBR-8681(2003). 2. Combinaes ltimas especiais ou de construo Em cada combinao devem estar presentes as aes permanentes e a ao varivel especial, quando existir, com seus valores caractersticos e as demais aes variveis com probabilidade no desprezvel de ocorrncia simultnea, com seus valores reduzidos de combinao, conforme NBR-

8681(2003)
3. Combinaes ltimas excepcionais - Em cada combinao devem estar presentes as aes permanentes e a ao varivel excepcional, quando existir, com seus valores representativos e as demais aes variveis com probabilidade no desprezvel de ocorrncia simultnea, com seus valores reduzidos de combinao, conforme NBR-

8681(2003). Nesse caso se enquadram, entre outras, sismo, incndio e colapso


progressivo. 4. Combinaes ltimas usuais para facilitar a visualizao, essas combinaes esto listadas na tabela 11.3 da NBR-6118(2003)

I.8.6.2 Combinaes de servio


So classificadas de acordo com sua permanncia na estrutura como:

1. Quase permanente podem atuar durante grande parte do perodo de vida da estrutura e
sua considerao pode ser necessria na verificao do estado limite de deformaes excessivas (ELS-DEF); 2. Freqentes se repetem muitas vezes durante o perodo de vida da estrutura e sua considerao pode ser necessria na verificao dos estados limites de formao de fissuras, de abertura de fissuras e de vibraes excessivas. Podem tambm ser consideradas para verificaes de ELS-DEF decorrentes de vento ou temperatura que possam comprometer as vedaes; 3. Raras ocorrem algumas vezes durante o perodo de vida da estrutura e sua considerao pode ser necessria na verificao do estado limite de formao de fissuras. 24

4. Combinaes de servio usuais para facilitar a visualizao, essas combinaes esto listadas na tabela 11.4 da NBR 6118(2003)

I.8.7 Resistncias I.8.7.1 Valores caractersticos


Os valores caractersticos fk das resistncias so os que, num lote de material , tm uma determinada probabilidade de serem ultrapassados, no sentido desfavorvel para a segurana. Pode ser de interesse determinar a resistncia caracterstica inferior fk,inf e a superior fk,sup , que so respectivamente menor e maior que a resistncia mdia fm . Para efeito da NBR-6118 (2003), a resistncia caracterstica inferior admitida como sendo o valor que tem apenas 5% de probabilidade de no ser atingido pelos elementos de um dado lote de material.

I.8.7.2 Valores de clculo 1. Resistncia de clculo


A resistncia de clculo fd dada pela expresso:

fd = fk / m
onde m o coeficiente de ponderao das resistncias.

(1.18)

2. Resistncia de clculo do concreto


A resistncia de clculo do concreto fcd obtida em duas situaes distintas:

quando a verificao se faz em data j igual ou superior a 28 dias

fcd = fck / c
quando a verificao se faz em data j inferior a 28 dias

(1.19)

25

fcd = fckj / c = (1).(fck / c)


sendo 1 a relao (fckj / fck ) dada por:

(1.19)

1 = exp{s{1-(28/t)1/2]}
onde: s = 0,38 para concreto de cimento CPIII e IV; s = 0,25 para concreto de cimento CPI e II; s = 0,20 para concreto de cimento CPV-ARI t a idade efetiva do concreto, em dias.

(1.20)

I.8.7.3 Coeficientes de ponderao das resistncias


As resistncias devem ser minoradas pelo coeficiente:

m = m1 . m2 . m3
onde:

(1.21)

m1

a parte o coeficiente de ponderao das resistncia m , que considera a

variabilidade da resistncia dos materiais envolvidos.

m2

a parte do coeficiente de ponderao das resistncia m , que considera a

diferena entre a resistncia do material no corpo-de-prova e na estrutura.

m3
resistncias.

a parte co coeficiente de ponderao das resistncia m , que considera os

desvios gerados na construo e as aproximaes feitas em projeto do ponto de vista das

Coeficientes de ponderao das resistncias no estado limite ltimo (ELU)


Os valores para verificao no ELU esto indicados na tabela 1.6

26

Tabela 1.6 Valores dos coeficientes c e s


Combinaes Normais Especiais ou de construo Excepcionais Concreto Ao

c
1.4 1.2 1.2

s
1.15 1.15 1

Coeficientes de ponderao das resistncias no estado limite de servio (ELS)


Os limites estabelecidos para os estados limites de servio no necessitam de minorao, portanto m= 1.

I.9 Referncias Bibliogrficas


ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (2003) NBR 6118 Projeto de estruturas de concreto ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (1980) NBR 6120 Cargas para clculo de estruturas de edificaes Procedimento ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (1987) NBR 6123 Foras devidas ao vento em edificaes Procedimento ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (1996) NBR 7480 Barras e fios de ao destinados a armadura para concreto armado Especificao 27

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (2003) NBR 8681 Aes e segurana nas estruturas Procedimento ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (1996) NBR 12655 Concreto Preparo, controle e recebimento Procedimento RUSCH, H. (1981) Concreto armado e protendido, propriedades dos materiais e dimensionamento Editora Campus, Rio de Janeiro

28

Captulo 2 - FLEXO NORMAL SIMPLES 2.1 - Introduo Dentre os esforos solicitantes o momento fletor M em condies normais o esforo preponderante no dimensionamento de peas estruturais como lajes e vigas. Quando o momento fletor atua segundo um plano que contenha um dos eixos principais da seo transversal, a flexo dita normal . Se simultaneamente atua uma fora normal N ela dita normal composta e na ausncia desta, flexo normal simples. Normalmente o momento fletor atua em conjunto com a fora cortante V, podendo no entanto em situaes especiais, ser o nico esforo solicitante. Nesse caso tem-se a flexo pura, situao ilustrada na figura 2.2, no trecho entre as cargas simtricas P, quando se despreza o peso prprio da viga. Segundo o o item 16.1 da NBR 6118 (2003), o objetivo do dimensionamento, da verificao e do detalhamento garantir segurana em relao aos estados limites ltimos (ELU) e de servio (ELS) da estrutura como um todo ou de cada uma de suas partes. Essa segurana exige que sejam respeitadas condies analticas do tipo: Sd Rd MS,d MR,d (2.1)

Onde Sd a solicitao externa de clculo e Rd a resistncia interna de clculo.

Md Nd=0 z

Rcc Rst

Seo Transversal Figura 2.1 Esforos externos e internos na seo transversal Na figura 2.1, designou-se por Rcc a resultante de compresso no concreto e por Rst a resultante de trao na armadura (ao = steel), na seo em que atua o momento solicitante de clculo Md. Como flexo simples, Nd = 0, tem-se que o momento interno resistente equivalente a ao do binrio: Rcc . z = Rst . z = Md (2.2)

Quanto ao comportamento resistente flexo pura, sabe-se que sendo o concreto um material menos resistente trao do que compresso, to logo a barra seja submetida a um momento

29

As Figura 2.2 Fissuras de flexo fletor capaz de produzir tenses de trao superiores s que o concreto possa suportar, surgem fissuras de flexo transversais, conforme mostrado na figura 2.2. A costura dessas fissuras pela armadura de flexo As impede que as mesmas cresam indefinidamente ocasionando a ruptura total da pea. Conforme ser visto no captulo 4, a abertura dessas fissuras depender substancialmente das caractersticas e do detalhamento final da armadura de flexo. A runa de uma pea flexo um fenmeno de difcil caracterizao, devido basicamente a complexidade envolvida no funcionamento conjunto ao-concreto. Portanto para que essa tarefa seja possvel convenciona-se que a runa de uma seo flexo alcanada quando, pelo aumento da solicitao, atingido a ruptura do concreto compresso ou da armadura trao. Para sees parcialmente comprimidas, admite-se que ocorra a ruptura do concreto quando o mesmo atinge na sua fibra mais comprimida o encurtamento limite (ltimo) cc,u=3,5 . Para o ao admite-se que a ruptura trao ocorra quando se atinge um alongamento limite (ltimo) s,u = 10 . O alongamento mximo de 10 se deve a uma limitao da fissurao no concreto que envolve a armadura e no ao alongamento real de ruptura do ao, que bem superior a esse valor. Atinge-se, ento, o estado limite ltimo - ELU, correspondente a ruptura do concreto comprimido ou a deformao plstica excessiva da armadura.O momento fletor Md o momento de ruptura, enquanto o momento de servio ser o de ruptura dividido pelo coeficiente de ponderao das aes f, ou seja:

Msev = Md / f

(2.3)

30

Conforme o item 17.2 da NBR 6118, na anlise dos esforos resistentes de uma seo de viga ou pilar, devem ser consideradas as seguintes hipteses bsicas: 1. As sees transversais se mantm planas aps a deformao; os vrios casos possveis so ilustrados na figura 2.3; 2. a deformao das barras passivas aderentes em trao ou compresso deve ser a mesma do concreto em seu entorno; 3. as tenses de trao no concreto, normais seo transversal, devem ser desprezadas, obrigatoriamente no ELU; 4. Para o encurtamento de ruptura do concreto nas sees parcialmente comprimidas considera-se o valor convencional de 3,5 (domnios 3,4 e 4a da figura 3). Nas sees inteiramente comprimidas (domnio 5) admite-se que o encurtamento da borda mais comprimida, na ocasio da ruptura, varie de 3,5 a 2 , mantendo-se inalterado e igual a 2 a deformao a 3/7 da altura da seo, a partir da borda mais comprimida. 5. Para o alongamento mximo de ruptura do ao considera-se o valor convencional de 10 (domnios 1 e 2 da figura 2.3) a fim de prevenir deformao plstica excessiva. 6. A distribuio das tenses do concreto na seo se faz de acordo com o diagrama parbola-retngulo da figura 2.4. Permite-se a substituio desse por um diagrama retangular simplificado de altura y=0,8 x (x a profundidade da linha neutra), com a seguinte tenso: 0,85 . fcd = 0,85 . fck / c = cd = fc (2.4)

no caso em que a largura da seo, medida paralelamente linha neutra, no diminua a partir desta para a borda comprimida; 0,80 . fcd = 0,80 . fck / c = cd = fc no caso contrrio. 7 A tenso nas armaduras deve ser obtida a partir das suas deformaes usando os (2.5)

diagramas tenso-deformao, com seus valores de clculo.

31

Alongamento d a d 1 A 10,0% 2 3 yd 4 4a

Encurtamento 2,0%o 3,5%o B 3 h 7

C b 5

Figura 2.3 Domnios de deformao (Tepdino/NBR-6118)

3,5%o
2,0%o h x

cd=0,85fcd

cd=0,85fcd ou 0,80fcd

Figura 2.4 Diagramas parbola-retngulo e retangular simplificado do concreto (Tepedino)

2.2 - Seo subarmada, normalmente armada e superarmada No caso particular de flexo simples, dos domnios existentes ficam eliminados os de nmero 1 (seo totalmente tracionada), 4a e 5 (seo totalmente comprimida), restando pois os domnios possveis 2,3 e 4. Os domnios 2 e 3 correspondem ao que se denomina seo sub-armada (a armadura escoa antes da ruptura do concreto compresso: sd yd). O domnio 4 corresponde ao que se

y = 0.8x

32

denomina seo superarmada (o concreto atinge o encurtamento convencional de ruptura antes da armadura escoar: sd < yd). Costuma-se chamar normalmente armada uma seo que funciona no limite entre as duas situaes acima, isto , no qual, teoricamente, o esmagamento convencional do concreto comprimido e a deformao de escoamento do ao ocorram simultaneamente. Na figura 2.3 a situao de peas normalmente armadas ocorre no limite entre os domnios 3 e 4. Segundo Tepedinio em princpio, no h inconveniente tcnico na superarmao, a no ser, talvez, alguma deformao excessiva por flexo, fato que pode ser prevenido. No entanto, a superarmao antieconmica, pelo mau aproveitamento da resistncia do ao. Por isto mesmo, sempre que possvel, devem-se projetar sees subarmadas ou normalmente armadas, sendo a mesma desaconselhvel pela NBR 6118. A NBR 6118 prescreve no item 14.6.4.3 limites para redistribuio de momentos e condies de dutilidade: A capacidade de rotao dos elementos estruturais funo da posio da linha neutra no ELU. Quanto menor x/d, maior essa capacidade.

Para melhorar a dutilidade das estruturas nas regies de apoios das vigas ou de ligaes com outros elementos estruturais, mesmo quando no forem feitas redistribuies de esforos solicitantes, a posio da linha neutra no ELU deve obedecer aos seguintes limites: a) x/d 0,50 para concretos com fck 35 MPa; ou b) x/d 0,40 para concretos com fck > 35 MPa; E no item 17.2.3, dutilidade de vigas: Nas vigas, principalmente nas zonas de apoio, ou quando feita redistribuio de esforos, importante garantir boas condies de dutilidade, sendo adotada, se necessrio, armadura de compresso que garante a posio adequada da linha neutra (x), conforme 14.6.4.3

33

A introduo da armadura de compresso para garantir o atendimento de valores menores de


x (posio da linha neutra), que estejam nos domnios 2 ou 3, no conduz a elementos

estruturais com ruptura frgil (usualmente chamados de superarmados). A ruptura frgil est associada a posio da linha neutra no domnio 4, com ou sem armadura de compresso.

2.3 - Seo retangular flexo simples

Segundo Tepedino no caso da seo retangular, pode-se, sem erro considervel e obtendo-se grande simplificao, adotar, para os domnios 2 e 3 (seo subarmada ou normalmente armada), o diagrama retangular para as tenses no concreto, permitido pela NBR 6118, representado na figura 2.5. As

c 0,0035 s y = 0.8x Md

fc = cd = 0,85fcd Ass Rcc = fc.b.y

x h d As

syd

Asfyd

Figura 2.5 Seo retangular flexo simples

Para que a tenso sd na armadura tracionada seja igual a fyd, necessrio e suficiente que a profundidade relativa da linha neutra (x/d) seja menor ou igual profundidade relativa limite do domnio 3, dada por:
0,035 x 3,lim = = d 3,lim yd + 0,035

(2.6)

com yd, deformao de clculo ao escoamento da armadura, dada por:

34

yd = fyd / Es

(2.7)

De acordo a figura 2.5 pode-se escrever as seguintes equaes de equilbrio:


MAs = 0 Fh = 0 Md = Rcc . (d y/2) + As . sd . (d d) Nd = 0 = Rcc + As . sd As . fyd (2.8) (2.9)

Ao dividir todos os termos da equao (2.8), de equilbrio em termos de momentos, por uma quantidade que tem a mesma dimenso de um momento, como o termo fc.b.d2, obtm-se uma equao de equilbrio em termos adimensionais, que depois de substitudo o valor de
Rcc=fc.b.y e cancelados os valores iguais no numerador e denominador fica:
A's ' sd d' 1 f c bd d

K = K'+

(2.10)

Onde:
K= Md f c bd 2

(2.11)

o parmetro adimensional que mede a intensidade do momento fletor solicitante (externo) de clculo;
y f c by d y 2 y = 1 K' = = 2 2 2d d f c bd

(2.12)

o parmetro adimensional que mede a intensidade do momento fletor resistente (interno) de clculo, devido ao concreto comprimido. O terceiro termo de (2.10) mede a intensidade do momento fletor resistente (interno) de clculo, devido armadura As comprimida. Na equao (2.12), o valor da profundidade relativa da linha neutra referente ao diagrama retangular simplificado de tenses no concreto, ou seja:
= (y/d) = 0,8 . (x/d) = 0,8 . (2.13)

35

A equao (2.12) representa uma equao do segundo grau em e ,portanto, conforme (2.13), em funo da incgnita x (profundidade da linha neutra), que depois de resolvida fornece entre as duas razes do problema, o seguinte valor possvel:
= 1 1 2K'

(2.14)

Voltando-se equao (2.10), multiplicando-se e dividindo-se o ltimo termo simultaneamente por fyd, obtm-se a expresso para o clculo da armadura comprimida As:
f c bd K K' d' f yd 1 d

A's =

(2.15)

Onde representa o nvel de tenso na armadura comprimida, dada por:


= sd / fyd 1 (2.16)

A partir da equao de equilbrio (2.9) determina-se a armadura de trao As dada por:


f c by A's 'sd + f yd f yd

As =

(2.17)

Multiplicando-se e dividindo-se simultaneamente o segundo termo de (2.17) por d e substituindo a relao sd / fyd do terceiro termo pela equao (2.16), obtm-se:
f c bd y + A's f yd d

As =

(2.18)

De (2.13) e (2.14) sabe-se que (y/d) = = 1 (1 2.K)1/2 que levado em(2.18) fornece:
As = As1 + As2 (2.19)

com

36

A s1 =

f c bd 1 1 2K' f yd

(2.20) (2.21)

A s2 = A's =

f c bd K K' d' f yd 1 d

Uma vez calculada a armadura As, com sua parcela As2 pode-se obter a armadura As dada por:
As = As2 / (2.22)

As expresses (2.19) a (2.22) so as utilizadas para o clculo flexo de vigas com seo retangular. A armadura de compresso As nem sempre necessria para equilibrar o momento externo
Md (representado adimensionalmente por K), que nesse caso ser equilibrado internamente

apenas pelo momento devido ao concreto comprimido (representado adimensionalmente por


K). A nica possibilidade matemtica de se ter armadura As nula e conseqentemente

tambm As2, fazer em (2.15) ou em (2.21) K = K. Essa igualdade tem uma explicao fsica coerente com a situao de armadura simples (sem armadura de compresso), ou seja: - quando o momento externo Md, (K), for equilibrado pelo momento interno devido ao concreto comprimido, (K), isto K = K, no necessrio armadura de compresso. Conforme visto anteriormente na equao (2.6), a mxima profundidade relativa da linha neutra para se ter seo subarmada ou normalmente armada a correspondente ao limite do domnio 3. Com essa profundidade limite obtm-se o mximo momento interno resistente
KL, que deve ser equilibrado pelo momento externo limite KL. Para essa situao limite, a

partir da equao (2.12), obtm-se:


KL = KL = L (1 - L / 2) (2.23)

Com
L = (y/d)L = 0,8.(x/d)L = 0,8 . 3,lim (2.24)

37

O valor de 3,lim depende do tipo de ao empregado, assim como as outras grandezas da tabela 2.1 abaixo.
Tabela 2.1 Valores de KL sem a considerao da dutilidade Ao fyd (kN/cm2) 21,74 43,48 52,17 yd () 1,035 2,070 2,484 3,lim (x/d)3,lim 0,772 0,628 0,585 L KL

CA-25 CA-50 CA-60

0,617 0,503 0,468

0,427 0,376 0,358

A relao = (x/d), alm de satisfazer ao limite estabelecido em (2.6), que gerou a tabela 2.1, deve tambm atender aos limites fixados pela NBR 6118 em 14.6.4.3, para melhoria da dutilidade, que fixa a profundidade relativa limite em:
lim = (x/d)lim 0,50 para concretos com fck 35 MPa (2.25) lim = (x/d)lim 0,40 para concretos com fck 35 MPa

Observando-se a tabela 2.1 nota-se que todos os valores de 3,lim so superiores aos das equaes (2.25) e que, portanto, para se atender s prescries de melhoria de dutilidade das vigas deve-se ter os seguintes valores de KL da tabela 2.2, que agora no mais dependem do tipo de ao, mas sim apenas se a resistncia fck do concreto inferior ou no a 35 MPa.

Tabela 2.2 Valores finais de KL, com a considerao da dutilidade fck 35 MPa KL 0,320 0,269

> 35 MPa

A partir da equao (2.11) e considerando os valores limites da tabela 2.2, obtm-se:


Md,L = KL . (fc.b.d2) (2.26)

38

dL =

Md K Lfcb

(2.27)

onde:
Md,L o mximo momento fletor de clculo resistido com armadura simples dL

a altura til mnima necessria para resistir ao Md com armadura simples

Caso o momento de clculo atuante seja maior que Md,L ou ainda que a altura til seja menor que dL,o que significa em ambos, K > KL, torna-se necessrio para o equilbrio a armadura de compresso As. Essa situao, com a utilizao simultnea de armadura de trao As e de compresso As, caracteriza sees dimensionadas flexo com armadura dupla. Conforme j citado a superarmao deve sempre ser evitada, principalmente por ser antieconmica. Na situao de armadura dupla para os valores da tabela 2.2, caso se pretenda absorver um momento solicitante superior ao Md,L apenas com armadura de trao, isso no significa necessariamente peas superarmadas. J com os valores da tabela 2.1, caso a mesma situao ocorra e seja possvel o equilbrio apenas com armadura simples (s As), essa seo ser obrigatoriamente superarmada, uma vez que os limites da tabela 2.1 referem-se ao final do domnio 3. Na situao de armadura dupla K > KL (Md > Md,L), basta fazer nas equaes de dimensionamento flexo em sees retangulares, equaes (2.19) a (2.22), K = KL. Essa igualdade significa fisicamente que o momento interno resistente referente ao concreto comprimido K igual ao mximo momento fletor de clculo resistido com armadura simples
KL. Essa parcela do momento total ser resistida pelo concreto comprimido e pela armadura

tracionada As1. A diferena (Md Md,L), que em termos adimensionais fica (K KL), ser absorvida pela parcela da armadura de trao As2 e pela armadura de compresso As. No clculo da armadura As aparece o nvel de tenso na armadura comprimida, que normalmente vale 1, ou seja sd = fyd. A tenso na armadura comprimida sd funo da deformao sd, que por sua vez depende da profundidade relativa da linha neutra = (x/d). Na situao de armadura dupla (onde As 0) essa profundidade relativa constante e igual a
lim = (x/d)lim dado na equao (2.25), para cada uma das duas faixas de resistncia do

concreto (fck 35 MPa ou fck> 35 MPa).

39

d xlim d s

c,max=0,035

Figura 2.6 Diagrama de deformao na armadura dupla

Considerando os valores limites da equao (2.25) nota-se que ambos, (x/d)=0,4 e (x/d)=0,5, so menores que os valores de 3,lim = (x/d)3,lim da tabela 2.1, para as trs categorias de ao CA-25, CA-50 e CA-60. Alm disso, o valor da profundidade relativa do domnio 2 dado por 2,lim = (x/d)2,lim = (3,5 / 13,5) = 0,259. Pode-se concluir, portanto, que para as trs categorias de ao empregados em peas de concreto armado, a profundidade relativa limite que define a armadura dupla estar no domnio 3, ou seja:
2,lim = 0,259 < lim = (x/d)lim < 3,lim (2.28)

A definio do ELU para o domnio 3 c,max = 3,5 , conforme indicado na figura 2.6. A deformao s pode ser calculada a partir da seguinte equao, retirada por semelhana de tringulos na figura 2.6:
's 0,035 = x lim d' x lim

(2.29)

d' x x d' d lim d 0,035 = 0,035 's = lim x lim x d lim

(2.30)

Caso s seja menor que o valor da deformao de clculo correspondente ao escoamento yd, a tenso sd obtida pela aplicao da Lei de Hooke, sd = Es . s, o que implica em valor 40

de menor que 1. Caso contrrio sd = fyd, o que implica em = 1. Fazendo s yd em (2.30) obtm-se a inequao (2.31) que expressa a relao (d/d) abaixo da qual se tem = 1:
yd d' x 1 0,035 d d lim

(2.31)

O ao CA-25 pouco usado no Brasil, o CA-60 normalmente usado para flexo em lajes, onde no se usa armadura dupla, restando, pois o ao CA-50, que o mais utilizado para flexo em vigas. Para esse ao yd = 2,07 , e considerando (x/d)lim = 0,5 (fck35 MPa) a equao (2.31) fica:
(d/d) 0,204 ou (d/d) 4,896 (2.32)

Esse valor expresso por (2.32), assim como para outros tipos de ao e (x/d)lim, esto indicados na tabela 2.3.
Tabela 2.3 Valores das relaes entre d e d, para se ter = 1(nvel de tenso em As) Ao fck 35 MPa (x/d)lim = 0,5 (d/d) (d/d) 0,352 2,840 fck > 35 MPa (x/d)lim = 0,40 (d/d) (d/d) 0,282 3,550

CA-25 CA-50 CA-60

0,204 0,145

4,896 6,893

0,163 0,116

6,121 8,616

Os valores da tabela 2.3 so as relaes usuais para vigas de concreto armado, ou seja, geralmente o nvel de tenso na armadura comprimida igual a 1. No entanto, para situaes pouco comuns, no contempladas na tabela 2.3, o valor de = sd / fyd 1, pode ser obtido com sd = Es . s fyd, a partir da equao (2.30):
d' x d lim d 0,035 E s 1 = f yd x d lim

(2.33)

Todo o dimensionamento de sees retangulares submetidas flexo simples encontra-se de forma resumida na prxima pgina.

41

FLEXO NORMAL SIMPLES SEO RETANGULAR (TEPEDINO) As d y=0,8x d As b Md cd=fc=0,85fcd As.s Rcc=fcby Asfyd
d-y/2 d-d

K KL

K = K

K=

Md f cbd 2 K > KL A s1 = K = KL

f c bd 1 1 2K' f yd

A s A s1 + A s2
A s2 = f c bd K K' f yd 1 d' d
= 1 1 2K'

A's = A s2

x=

d 0,8

Valores de KL fck 35 MPa KL 0,320 0,269

> 35 MPa

'sd f yd
735 f yd

Relaes entre d e d para de ter o nvel de tenso = 1 fck > 35 MPa Ao fck 35 MPa (d/d) (d/d) (d/d) (d/d) CA-25 0,352 2,840 0,282 3,550 CA-50 CA-60 0,204 0,145 4,896 6,893 0,163 0,116 6,121 8,616

fyd em kN/cm2

(x d) (d'd) (x d)
lim lim

42

2.4 Seo T ou L flexo simples

Nas estruturas de concreto armado so muito freqentes as sees em T ou L, uma vez que as nervuras das vigas so normalmente solidrias s lajes, que colaboram na resistncia compresso, conforme mostrado na figura 2.7. necessrio salientar que uma viga de concreto armado com seo geomtrica em T ou L, isto , composta de uma nervura e uma mesa, somente pode ser considerada como tal no clculo, quando a mesa estiver comprimida; caso contrrio a seo se comportar como retangular de largura bw(Tepedino). Por outro lado, caso a profundidade da linha neutra, considerando-se o diagrama retangular simplificado, seja menor ou igual a altura da mesa (y hf), a seo ser tratada como retangular, de largura bf.

bf d hf x d s Md s bw Figura 2.7 Seo T flexo simples Asfyd c cd=fc=0,85fcd Assd y=0,8x Rcc

Tambm no caso da seo em T ou L vlida e vantajosa a substituio do diagrama parbola-retngulo pelo retangular simplificado.

43

Para sees normalmente armadas ou subarmadas (s yd s = fyd), podem ser montadas as seguintes equaes de equilbrio:
h y M d = f c b w y d + f c (b f b w )h f d f + A's 'sd (d d') 2 2

(2.34)

N d = f c b w y + f c (b f b w )h f + A's ' sd A s f yd = 0

(2.35)

Transformando-se a equao (2.34) conforme procedimento anlogo ao da seo retangular e lembrando-se que = y/d e = sd/fyd obtm-se:
h Md b = 1 + f 1 f 2 d 2 bw f c bd h A's f yd 1 f + 2d f c bd

d' 1 d

(2.36)

Fazendo-se
b h Md h f 1 f 1 f 2 b d 2d f c bd w

K=

(2.37)

K' = 1 2

(2.38)

Nota-se pelo valor de K em (2.37), que ao diminuir do momento total solicitante de clculo
Md o momento resistido apenas pelas laterais da mesa comprimida - fc(bf-bw)hf(d-hf/2), o

problema se transforma na flexo de uma seo retangular de largura bw. Levando-se (2.37) e (2.38) em (2.36) obtm-se:
f c b w d K'K d' f yd 1 d

A's =

(2.39)

44

Os critrios para limitao do valor de K so os mesmos da seo retangular, portanto:


K KL K > KL K = K K = KL

Da equao (2.35) obtm-se:


hf bf fcb w d + b 1 d + A's f yd w

As =

(2.40)

O valor de pode ser obtido de (2.38) resultando como na seo retangular a expresso (2.14), que levada em (2.40) fica:
As = As1 + As2 hf bf fcb w d 1 1 2K' + b 1 d f yd w f c b w d K K' d' f yd 1 d (2.41)

A s1 =

(2.42)

A s2 =

(2.43)

Da mesma forma que na seo retangular


A's = A s2 (2.44)

Fazendo-se bf = bw nas equaes (2.41) a (2.44) elas se transformam nas equaes (2.19) a
(2.22) para a seo retangular, como era de se esperar.

Analisando-se a equao (2.37) nota-se que quando K = 0, o momento externo de clculo Md igual ao momento interno resistido apenas pelas laterais comprimidas da mesa. Como nesse caso o trecho da mesa de largura bw ainda est comprimido, a profundidade da linha neutra

45

ser menor que hf, para se ter o equilbrio. Isso significa que mesmo para pequenos valores de
K positivos, a linha neutra cortar a mesa e o dimensionamento se far como seo retangular

de largura bf. O valor positivo de K abaixo do qual a mesa estar parcialmente comprimida encontrado fazendo-se em (2.37) K = K,uma vez que para pequenos valores de K a armadura comprimida igual a zero. Como K = (1-/2) e nesse caso y = hf, tem-se:
h h K 0 = K' = 1 = f 1 f 2d 2 d

(2.45)

Para valores de K K0 o dimensionamento deve ser feito como seo retangular bf x h. Embora esse seja o valor correto, sabe-se que usando o limite do Prof. Tepedino, K 0, a armadura calculada como seo T com 0 K K0, d o mesmo resultado que como seo retangular bf x h nesse mesmo intervalo. Portanto, para efeito dessa publicao ser tomado como o limite para se ter a mesa parcialmente comprimida o estabelecido pelo Prof. Tepedino, K 0. Normalmente a largura colaborante da mesa bf (determinada no item seguinte) conduz a valores de momentos resistentes internos, que dificilmente precisam de uma profundidade da linha neutra superior a hf. Nessa situao o melhor seria, determinar o mximo momento interno de clculo resistido pela mesa inteiramente comprimida, denominado Md,referncia e dado por:
h M d,ref = f c b f h f d f 2 Md Md,ref Md > Md,ref y hf y > hf

(2.46)

seo retangular seo T ou L

bf x h

2.4.1 Determinao da largura colaborante da mesa - bf

Quando uma viga submetida flexo deforma, ela traz consigo a laje que lhe solidria, que se estiver comprimida auxiliar na absoro do momento fletor atuante. Adotando-se o

46

diagrama retangular simplificado da NBR-6118, a tenso na mesa comprimida correspondente ao trecho comum com a nervura (bw), deve ser igual a cd = fc = 0,85fcd. Afastando-se desse trecho nos dois sentidos, conforme mostrado na figura 2.8, a tenso de compresso deve diminuir at zero, para pontos na laje bem distantes da nervura. Essa distribuio de tenses na mesa pode ser obtida pela teoria da elasticidade, mas pela NBR6118 ela substituda por uma distribuio uniforme simplificada, com tenso igual a fc, e

com uma largura total igual a bf, de tal forma que as resultantes de compresso em ambas as distribuies sejam estaticamente equivalentes.

bf

Distribuio simplificada equivalente


fc

Distribuio real de tenses na mesa

bw

Figura 2.8 Distribuio real e simplificada de tenses na mesa

Segundo a NBR-6118, no item 14.6.2.2, a largura colaborante bf deve ser dada pela largura
bw acrescida de no mximo 10% da distncia a entre pontos de momento fletor nulo, para

cada lado da viga em que houver laje colaborante. A distncia a pode ser estimada, em funo do comprimento l do tramo considerado,como se apresenta a seguir: 47

viga simplesmente apoiada tramo com momento em uma s extremidade tramo com momentos nas duas extremidades tramo em balano

a = 1,00 l, a = 0,75 l; a = 0,60 l; a = 2,00 l.

Alternativamente, o cmputo da distncia a pode ser feito ou verificado mediante exame dos diagramas de momentos fletores na estrutura. Devem ser respeitados os limites b1 e b3 conforme indicado na figura 2.9.

bf

bf

b3 b4

b1

b1

b1

b2

bw Figura 2.9 Largura da mesa colaborante

bw

b1 0,5 b2 b3 b4

b1 0,1 a (2.47) b3 0,1 a

48

FLEXO NORMAL SIMPLES SEO T OU L (TEPEDINO) bf d hf As As d Md Asfyd cd=fc=0,85fcd Assd Rcc

bw K KL
K= b h Md h f 1 f 1 f 2 b d 2d fcb w d w

K = K seo retangular bf x h K = KL

K0 K > KL

A s1 = A s A s1 + A s2
A s2 =

h bf fcb w d 1 f 1 1 2K' + d b f yd w
f c b w d K K' f yd 1 d' d = 1 1 2K'

A's = A s2 Valores de KL KL 0,320 0,269

x=

d 0,8

fck 35 MPa

> 35 MPa

'sd f yd

Relaes entre d e d para de ter o nvel de tenso = 1 fck > 35 MPa Ao fck 35 MPa (d/d) (d/d) (d/d) (d/d) CA-25 0,352 2,840 0,282 3,550 CA-50 0,204 4,896 0,163 6,121 CA-60 0,145 6,893 0,116 8,616

735 = f yd

fyd em kN/cm2

(x d) (d' d) (x d)
lim lim

49

2.5 Prescries de norma referente s vigas 2.5.1 Armadura longitudinal mnima de trao

De acordo o item 17.3.5.2 da NBR-6118, a armadura mnima de trao, em elementos estruturais armados ou protendidos deve ser determinada pelo dimensionamento da seo a um momento fletor mnimo dado pela expresso a seguir, respeitada a taxa mnima absoluta de 0,15 %.
Md,min = 0,8 .W0 . fctk,sup (2.48)

Onde:
W0 o modulo de resistncia da seo transversal bruta de concreto, relativo

fibra mais tracionada;


fctk,sup a resistncia caracterstica superior do concreto trao (item 8.2.5 da

NBR-6118). De 8.2.5 sabe-se que:


fctk,sup = 1,3 . fctm = 0,39 . (fck)2/3 (MPa) (2.49)

O dimensionamento para Md,min deve ser considerado atendido se forem respeitadas as taxas de armadura da tabela 2.4 abaixo. A taxa mecnica mnima de armadura longitudinal de flexo para vigas, min, que aparece na tabela 2.4, dada por:
min = A s,min f yd A c f cd = min f yd f cd (2.50)

De (2.50) pode-se obter min a partir do valor dado de min:


f cd min f yd

min =

(2.51)

50

Tabela 2.4 Taxas mnimas de armadura de flexo para vigas Forma da seo Retangular T (Mesa comprimida) T (Mesa tracionada) Circular
1)

Valores de min1) = (As,min / Ac) - % min 0,035 fck 20 MPa 0,150 25 MPa 0,150 30 MPa 0,173 35 MPa 0,201 40 MPa 0,230 45 MPa 0,259 50 MPa 0,288

0,024 0,031 0,070

0,150 0,150 0,230

0,150 0,150 0,288

0,150 0,153 0,345

0,150 0,178 0,403

0,158 0,204 0,460

0,177 0,229 0,518

0,197 0,255 0,575

Os valores de min estabelecidos nesta tabela pressupem o uso de ao CA-50, c=1,4 e s=1,15. Caso esses fatores sejam diferentes, min deve ser calculado com base no valor de min dado. NOTA Nas sees tipo T, a rea da seo a ser considerada deve ser caracterizada pela alma acrescida da mesa colaborante.

Os valores da tabela 2.4 foram obtidos para ao CA-50, c=1,4 e s=1,15. Como exemplo para esses valores, a taxa mnima para seo retangular com concreto fck=30 MPa, fica:
min = (30/1,4) x 0,035 / (500/1,15) = 0,00173 = 0,173 %

Para outros valores de tipo de ao ou de coeficientes de ponderaes dos materiais, no se pode usar a tabela 2.4, devendo-se calcular a taxa mnima pela equao (2.51), que o caso por exemplo, das lajes, onde se usa normalmente ao CA-60.

2.4.2 Armadura de pele

Segundo o item 17.3.5.2.3 da NBR-6118, a armadura mnima lateral deve ser 0,10 % Ac,alma em cada face da viga e composta por barras de alta aderncia (12,25) com espaamento no maior que 20 cm ou d/3 (18.3.5), respeitado o disposto em 17.3.3.2 (toda armadura de pele tracionada deve manter um espaamento menor ou igual a 15). Em vigas com altura igual ou inferior a 60 cm, pode ser dispensada a utilizao de armadura de pele. 51

2.4.3 Armaduras de trao e compresso

A soma das armaduras de trao e de compresso (As + As) no deve ter valor maior que
4%Ac, calculada na regio fora da zona de emendas.

2.4.4 Distribuio transversal das armaduras longitudinais

O espaamento mnimo livre entre as faces das barras longitudinais, medido no plano da seo transversal, deve ser igual ou superior ao maior dos seguintes valores:

na direo horizontal (ah) - 20 mm; - dimetro da barra, do feixe ou da luva; - 1,2 vez o dimetro mximo do agregado;

na direo vertical (av) - 20 mm - dimetro da barra, do feixe ou da luva; - 0,5 vez o dimetro mximo do agregado.

Na figura 2.10 esto indicados os espaamentos mnimos na direo horizontal (ah) e vertical (av). Com base nessa figura obtm-se a largura til (btil) da viga dada por:
btil = bw 2 . (c + transv) (2.52)

onde:
c transv

o cobrimento nominal da armadura o dimetro da armadura transversal (estribo)

O nmero mximo de barras longitudinais com dimetro long que cabem em uma mesma camada, atendendo ao espaamento horizontal ah especificado acima, fica:
b til + a h a h + long

n barras/camada

(2.53)

52

btil transv c

ah

av

long bw

Figura 2.10 Distribuio transversal das armaduras longitudinais

Adota-se como valor final do nmero de barras por camada, a parcela inteira do nmero calculado em (53).

2.4.5 Armaduras de ligao mesa-alma ou talo-alma

Segundo o item 18.3.7 da NBR-6118, os planos de ligao entre mesas e almas ou tales e alma devem ser verificados com relao aos efeitos tangenciais decorrentes das variaes de tenses normais ao longo do comprimento da viga, tanto sob o aspecto de resistncia do concreto, quanto das armaduras necessria para resistir s traes decorrentes desses efeitos. As armaduras de flexo da laje, existentes no plano de ligao, podem ser consideradas como parte da armadura de ligao, complementando-se a diferena entre ambas, se necessrio. A

53

seo transversal mnima dessa armadura, estendendo-se por toda a largura til e ancorada na alma, deve ser de 1,5 cm2 por metro.

54

Captulo 3 -LAJE 3.1 Definio Placa um elemento estrutural laminar, uma dimenso (espessura) bem menor que as outras duas em planta, solicitada predominantemente por cargas normais ao seu plano. Quando a placa de concreto armado ela normalmente chamada de laje. Como exemplo pode-se citar lajes de piso e forro dos edifcios, lajes de reservatrios, muros de conteno.

3.2 Histrico As placas devido a sua importncia como elemento de vedao, piso e de transferncia de cargas para as vigas, tem merecido ao longo dos tempos grande destaque dos pesquisadores e constitui ainda hoje um tema inesgotvel de pesquisas. As placas podem ser classificadas segundo a sua espessura h, comprada com a sua menor dimenso em planta a como: Placas muito esbeltas, quando (h/a) (1/100) Placas esbeltas, quando (1/100) < (h/a) (1/5) Placas espessas, quando (h/a) < (1/5) As placas de concreto, chamadas de lajes, se situam normalmente na faixa de variao das placas esbeltas, cujo teoria clssica ou de Kirchhoff, interpreta razoavelmente os seus resultados, que so baseados na soluo da seguinte equao diferencial de quarta ordem: (4w / x4) + 2 . (4w / x2y2) + (4w / y4) = p/D onde: w o deslocamento transversal (vertical) da placa; (3.1)

55

p a carga normal distribuda, aplicada a placa; D a rigidez da placa flexo, dada por: D = Ec . h3 / 12(1 - 2) (3.2)

Onde Ec e so respectivamente, o mdulo de elasticidade e o coeficiente de Poisson do concreto. A soluo analtica da equao (3.1) s possvel para situaes particulares de condies de contorno e de carregamento. Para a maioria dos casos recorre-se a solues numricas para a soluo da placa baseada nos Mtodos das Diferenas Finitas (MDF), Mtodo dos Elementos Finitos (MEF) e Mtodo dos Elementos de Contorno (MEC). Normalmente as lajes de concreto dos edifcios residenciais so retangulares e para essas foram produzidas desde o incio tabelas para clculo de reaes de apoio e de momentos fletores. Estas tabelas foram elaboradas baseadas na teoria da elasticidade usando-se integrao numrica ou sries duplas de Fourier para a soluo da equao (3.1). As primeiras tabelas utilizadas foram produzidas por Marcus, que resolveu o problema, substituindo a placa por uma grelha, com vigas ou faixas unitrias perpendiculares e independentes entre si, introduzindo coeficientes semi-empricos para levar em conta a toro entre as mesmas, contemplada na equao (3.1) pela derivada cruzada, ou seja em x e y. O processo de clculo desprezando-se a toro entre as faixas perpendiculares normalmente conhecido como teoria da grelha ou dos quinhes de carga para clculo de lajes retangulares. Para o entendimento desse processo simples e normalmente utilizado para a soluo de lajes nervuradas, seja a figura 3.1 onde uma laje retangular axb, simplesmente apoiada em todos os quatro lados e submetida a uma carga total p, que ser distribuda em pa e pb, parcelas ou quinhes da carga total que atuaro nas direes a e b respectivamente. Trata-se de um problema estaticamente indeterminado cuja nica equao de equilbrio dada por: p = pa + pb (3.3)

56

Para a soluo desse problema cujas incgnitas so as parcelas ou quinhes de carga pa e pb deve-se lanar mo de uma equao de compatibilidade geomtrica, que nesse caso consiste em igualar as flechas a e b no centro da placa, correspondente s flechas mximas nas direes a e b, respectivamente (figura 3.1). 1

pa a a Figura 3.1 Quinhes de cargas

a =

5p a a 4 5p b 4 = b = b 384EI 384EI

pb

(3.4)

De (3.4) obtm-se: pa = pb . (b / a)4 Levando-se (3.5) em (3.3) obtm-se a expresso da parcela de carga na direo b: (3.5)

pb =

p b 1+ a
4

= k bp

(3.6)

57

kb =

1 b 1+ a
4

ka = 1 - kb

(3.7)

Onde ka e kb so os coeficientes para se determinar os quinhes de cargas nas direes a e b respectivamente. Para a determinao das reaes e momentos fletores da laje basta calcular isoladamente as vigas nas direes a e b, utilizando-se as parcelas ou quinhes de carga obtidos. Pela equao (3.7) para uma relao (b/a) = 2 o valor de kb = 1 / 17 0,06 e conseqentemente ka 0,94, indicando que a laje funciona praticamente na direo menor a. Conforme ser visto adiante, a partir da relao (b/a) > 2 a laje ser considerada armada em uma direo, ou seja a dimenso menor, sendo que para relaes menores, a laje ser considerada armada em duas direes ou em cruz. Outras tabelas para o clculo de reaes e momentos bastante utilizadas so as tabelas de

Kalmanock, que integrou numericamente a equao diferencial (3.1) e tabelou para diversos
tipos de lajes retangulares e de relaes (b/a), variando de 0,5 a 2. Estas tabelas, como outras baseadas na teoria da elasticidade, so utilizadas no clculo de lajes em regime elstico. Existem tambm as tabelas baseadas no regime rgido-plstico, ou das linhas de ruptura, ou das charneiras plsticas (Ingerslev -1923 e Johansen -1932), onde o diagrama tensodeformao do material constituinte da laje elasto-plstico perfeito, com um trecho linear elstico seguido por um trecho perfeitamente plstico. Este processo extremamente simples de clculo pode ser visto na apostila de lajes retangulares do Prof. Jos de Miranda Tepedino, que originou tanto as tabelas para clculo de momentos fletores no regime rgido-plstico, quanto no elstico, mostradas adiante.

3.3 Laje retangular armada em uma direo


Conforme visto no item anterior as lajes retangulares cuja relao entre lados for maior que 2, ser calculada como laje armada em uma direo, no caso, a direo menor. Estas lajes so calculadas supondo vigas unitrias com o comprimento correspondente ao vo menor da laje e
58

com as condies de contorno iguais s do lado maior. Desta forma as configuraes possveis para lajes retangulares armadas em uma direo esto indicadas na figura 3.2.

b 1

a X X R

a X M R

Ra

Re

Figura 3.2 Lajes armadas em uma direo

As reaes e os momentos para as trs lajes da figura 3.2 esto apresentados na tabela 3.1 abaixo, para o clculo no regime elstico e no regime rgido-plstico, com a carga total p atuando na faixa unitria. Os valores das reaes e dos momentos da coluna correspondente ao regime elstico so os valores conhecidos da anlise das estruturas, j os valores do regime rgidoplstico so obtidos a partir da relao entre o momento negativo e do positivo atuantes numa mesma direo, que no caso da tabela 3.1 foi adotado igual a 1,5. Assim para a laje apoiada-engastada o momento mximo positivo dado por:

M = (Ra)2 / 2 . p
com

(3.8) (3.9) (3.10)

Ra = p.l / 2 X / l = p.l / 2 1,5.M / l M = Ra2 / 2.p = (p.l / 2 1,5.M / l)2 / 2.p

59

Resolvendo-se a equao de segundo grau em M, equao (3.10), chega-se ao valor possvel de M dado por:

M = p.l2 / 13,33

(3.11)

Tabela 1 Reaes e momentos para laje armada em uma direo Tipo da laje Regime Elstico R = 0,5 . p.a Apoiada-apoiada M = pa2/8 Rapoio = 0,375 p.a Apoiada-engastada Rengaste = 0,625 p.a M = p .a2/14,22 X = p.a /8 R = 0,5 p.a Engastada-engastada M = p.a2/24 X = p.a2/12
2

Regime rgido-plstico R = 0,5 . p.a M = pa2/8 Rapoio = 0,387 p.a Rengaste = 0,613 p.a M = p.a2/13,33 X = 1,5 . M R = 0,5 p.a M = p.a2/20 X = 1,5 . M

Para a placa engastada-engastada com o momento negativo X igual a 1,5 vez o momento positivo M, tem-se:

M = Ra2 / 2.p X = (pl/2)2 / 2.p 1,5.M = pl2 / 8 1,5.M


De (3.12) obtm-se o valor de M:

(3.12)

M = p.l2 / 20

(3.13)

60

3.4 Laje retangular armada em duas direes ou armada em cruz


Conforme visto anteriormente, quando a relao entre os lados de uma laje retangular menor ou igual a 2, considera-se a mesma armada em duas direes ou em cruz

3.4.1 Tipos de lajes retangulares


Os tipos possveis de lajes retangulares esto mostrados na figura 3.3, onde a o vo cuja direo tem o maior nmero de engastes. Caso nas duas direes o nmero de engaste seja o mesmo, a ser considerado o menor vo.

ab

ab

a Figura 3.3 Tipos de lajes retangulares armadas em cruz

ab

61

3.4.2 Reaes de apoio


As reaes de apoio para lajes macias retangulares com carga uniforme podem ser feitas de acordo com o item 14.7.6 da NBR 6118, seguindo as aproximaes: 1. as reaes em cada apoio so as correspondentes s cargas atuantes nos tringulos ou trapzios determinados atravs das charneiras plsticas, sendo que essas reaes podem ser, de maneira aproximada, consideradas uniformemente distribudas sobre os elementos estruturais que lhes servem de apoio; 2. quando a anlise plstica no for efetuada, as charneiras podem ser aproximadas por retas inclinadas, a partir dos vrtices com os seguintes ngulos:

45o entre dois apoios do mesmo tipo; 60o a partir do apoio considerado engastado, se o outro for considerado
simplesmente apoiado;

90o a partir do apoio, quando a borda vizinha for livre.

A partir dos ngulos definidos acima so produzidas tabelas para os 6 tipos de lajes retangulares da figura 3.3, para as diversas relaes b/a (tabela 3.8,adiante). Nessas tabelas a reao em cada lado obtida multiplicando-se os coeficientes tabelados sempre pelo produto

p.a.

62

ba Rb Ra = pA1 / a Ra = pA2 / a Rb = pA4 / b Rb = pA3 / b a


60o 45o

Ra 1

3
45o 4 30o

Ra 2

Rb b Rb
45o

Ra = pA2 / a Ra = pA3 / a Rb = pA1 a Ra 2


90o

60o

1 3
90o

Ra

Bordo livre Figura 3.4 Reaes de apoio para lajes retangulares

3.4.3 Momentos fletores


Os momentos fletores em lajes retangulares so calculados tambm atravs de tabelas produzidas tanto para o regime elstico como para o regime rgido-plstico. No regime elstico, para a obteno dos valores dos momentos atuantes nas duas direes, basta multiplicar os valores tabelados tanto para os momentos positivos (armadura de flexo na parte inferior da laje) quanto para os momentos negativos (idem para a parte superior) pelo
63

produto p.a2. J para o regime rgido-plstico apenas so tabelados os coeficientes para os momentos positivos nas duas direes, que so obtidos multiplicando-se esses coeficientes pelo produto p.a2. Caso exista, o momento negativo em uma determinada direo ser obtido multiplicando-se por 1,5 o momento positivo da mesma direo. As tabelas 3.8 a 3.11 mostradas adiante, so as mesmas da apostila sobre lajes retangulares do Prof. Jos de Miranda Tepedino, salientando que as do regime rgido-plstico foram produzidas para uma variao contnua do ndice de ortotropia (relao entre os momentos de plastificao nas duas direes ortogonais da laje) e para uma relao constante entre os momentos negativo e positivo em uma mesma direo, adotada igual a 1,5.

3.5 Clculo da flecha em lajes retangulares


O clculo da flecha em lajes retangulares deve naturalmente obedecer ao estado limite de servio ELS, nesse caso denominado ELS-DEF, ou seja, de deformaes excessivas, definido no item 3.2.4 da NBR-6118. As cargas para o clculo em servio devem ser afetadas pelo coeficiente de ponderao, no caso minorao, das aes no ELS, correspondente s combinaes quase permanentes (ELS-

DEF): f = f2 = 2 (3.14)

Conforme a tabela 11.2 da NBR-6118 para cargas acidentais de edifcios, 2 = 0,3 para edifcios residenciais, 2 = 0,4 para edifcios comerciais, de escritrio, estaes e edifcios pblicos e 2 = 0,6 para bibliotecas, arquivos, oficinas e garagens.

Mserv = Mg + 2 . Mq

(3.15)

Caso o momento de servio dado em (3.15) seja menor que o momento de fissurao Mr determinado conforme o item 17.3.1 da NBR-6118 a laje est trabalhando no estdio I (concreto trabalhando simultaneamente trao e compresso concreto no fissurado), caso

64

contrrio, no estdio II (concreto trabalhando compresso no regime elstico enquanto as tenses de trao so desprezadas concreto fissurado). O momento de fissurao pode ser calculado pela seguinte expresso aproximada:

Mr = . fct . Ic / yt
Onde:

(3.16)

o fator que relaciona aproximadamente a resistncia trao na flexo com a yt a distncia do centro de gravidade da seo fibra mais tracionada; Ic o momento de inrcia da seo bruta de concreto; fct a resistncia trao direta do concreto, conforme o item 8.2.5 da NBR-6118,sendo

resistncia trao direta, sendo igual a 1,5 para sees retangulares (caso da laje);

considerada igual a fctm no estado limite de deformao excessiva. Para o clculo de lajes, cuja seo transversal retangular dada por 100xh, o valor de yt no estdio I aproximadamente igual a h/2, onde h a altura da laje, ficando a relao Ic/yt W0 (mdulo de resistncia flexo) dada por:

W0 = 100 . h2 / 6

(cm3)

(3.17)

O valor correto de yt obtido do clculo da seo homogeneizada, mas tendo em vista a pequena quantidade de armadura das lajes, esse valor muito prximo ao da seo plena de concreto, justificando-se pois adotar yt = h/2. Levando-se os valores de , fct = fctm, e W0 em (3.16) obtm-se finalmente o momento de fissurao para lajes macias dado por:

Mr = 150.fctm . h2 / 6

(3.18)

Para o valor de fctm dado em KN/cm2, a unidade de Mr ser KN.cm. Deve-se salientar que a equao (3.18) refere-se a uma faixa de laje de largura b = 100 cm = 1 m.

65

3.5.1 Flecha imediata em lajes retangulares armadas em uma direo


Para essas lajes as flechas so calculadas com as expresses obtidas da resistncia dos materiais para os trs tipos possveis de condies de contorno ilustrados na figura 3.2. Assim essas trs flechas podem ser agrupadas em uma nica expresso genrica dada por:

pia4 fi = K 384(EI )eq

(3.19)

com

K=5 K = 2* K=1

para laje apoiada-apoiada para laje apoiada-engastada para laje engastada-engastada

o valor inteiro 2 foi adotado por ser aproximadamente igual ao valor correto 2,079...

onde

fi pi = g + 2 . q a (E.I)eq

a flecha imediata; a carga de servio; o vo da laje armada em uma direo; a rigidez equivalente.

Normalmente as lajes em edifcios residenciais armadas em uma direo tm vos pequenos e conseqentemente momentos solicitantes em situao de servio menores que o momento de fissurao (equao 3.18), trabalhando, portanto no estdio I. Nesse caso a rigidez equivalente obtida considerando-se a seo homogeneizada, utilizando-se a relao entre os mdulos de elasticidade do ao e do concreto. Devido pequena quantidade de armao utilizada nessas lajes, pode-se usar o momento de inrcia da seo bruta de concreto em substituio ao da seo homogeneizada. Isso se justifica pela pequena diferena entre as duas. Caso o momento em servio supere o momento de fissurao, deve ser considerado o estdio II. O item 19.3.1 da NBR-6118, estado limite de deformao em lajes, estabelece que devem ser usados os mesmos critrios dados para as vigas (item 17.3.2), tanto para o estdio I quanto para o estdio II.

66

Os critrios para a flecha imediata em vigas se baseiam no clculo da rigidez equivalente pela formulao de Branson, dada na NBR-6118 no item 17.3.2.1.1. Para lajes macias usuais dos edifcios residenciais armadas em uma ou duas direes, geralmente o momento mximo menor que o momento de fissurao, ou quando isso no ocorre, apenas uma pequena rea da laje, prxima ao momento mximo, encontra-se no estdio II. A maior parte da laje estar sempre no estdio I. Mesmo a regio que se encontra fissurada, segundo alguns autores, tem uma contribuio mais efetiva para a rigidez equivalente que no caso das vigas, portanto no seria muito correto usar o mesmo modelo para vigas e lajes. No entanto, para efeito dessa publicao, deve-se considerar:

Estdio I -

(EI)eq = Ecs . Ic
M = E cs r M a
3 M I c + 1 r Ma

(3.20)
I II E cs I c

Estdio II -

(EI )eq

(3.21)

Onde:

Ecs o mdulo de elasticidade secante do concreto; Ic o momento de inrcia da seo bruta de concreto; III o momento de inrcia da seo fissurada de concreto no estdio II,
calculada com e=Es/Ecs;

Ma o momento fletor na seo crtica do vo considerado, momento mximo


no vo para lajes biapoiadas ou contnuas e momento no apoio para lajes em balano, para a combinao de aes considerada nessa avaliao;

Mr o momento de fissurao do elemento estrutural.

3.5.2 Flecha imediata em lajes retangulares armadas em duas direes


O valor da flecha imediata para essas lajes obtido usando-se tabelas para clculo de flechas em lajes retangulares, baseadas nas tabelas de Bares. Segundo Tepedino, por meio de regresso polinomial, ajustou-se para a flecha imediata fi, a seguinte expresso:

67

fi = f1 . pi.a4 / (Ecs . h3 )
com pi o mesmo dado em (3.19) e

(3.22)

f1 = [K1.(b/a)3 + K2.(b/a)2 + K3. (b/a) + K4] / 1000

(3.23)

onde K1, K2, K3 e K4 esto mostrados na tabela 3.2 abaixo, no se adotando para o clculo valores de (b/a) inferiores a 0,5, nem superiores a 2.

Com os valores de K1 a K4 tabelados abaixo, organizou-se a tabela 3.9, mostrada adiante, para o clculo de flechas nos seis tipos de lajes retangulares da figura 3.3. Nessa tabela, a partir do tipo de laje e da relao (b/a), extrai-se o coeficiente f1 que permite o clculo da flecha com o emprego da equao (3.22).

Tabela 3.2 Valores dos coeficientes para clculo das flechas (Tepedino) LAJE K1 K2 K3 K4

0,4

-29,6

156,8

-79,8

-1,0

-16,0

79,3

-29,9

14,4

-84,3

182,1

-87,9

7,2

-42,1

83,8

-26,6

1,9

-21,2

60,9

-23,3

2,0

23,0

69,2

-33,3

68

A discusso sobre rigidez equivalente, feita anteriormente, mais acentuada nas lajes armadas em duas direes, tendo em vista que para as lajes armadas em uma, o modelo estrutural aproxima-se mais do comportamento de vigas, onde se aplica efetivamente a formulao de Branson (equao 3.21). Para efeito dessa publicao, quando o momento em servio for menor que o de fissurao, ou seja, estdio I, deve-se adotar para a rigidez equivalente a mesma dada pela equao (3.20). Quando ocorrer o estdio II, deve-se adotar um valor mdio aproximado para a rigidez equivalente, sem utilizar, no entanto a equao (3.21). Assim para lajes armadas em duas direes tem-se:

Estdio I Estdio II -

(EI)eq = Ecs . Ic (EI)eq = 0,7 . Ecs.Ic

(3.24) (3.25)

O valor 0,7 da equao (3.25) pode ser justificado como sendo o mesmo fator utilizado no item 15.7.3 da NBR-6118, para considerao aproximada da no-linearidade fsica do concreto. A equao (3.22), que calcula a flecha em lajes retangulares, apresenta apenas o valor do mdulo de elasticidade Ecs e no a rigidez flexo EI. Portanto para levar em conta a rigidez equivalente, conforme equaes (3.24) e (3.25), basta somente substituir pelo valor 0,7.Ecs quando se tiver estdio II, ficando inalterada a equao (3.22) para o estdio I.

3.5.3 Flecha diferida no tempo para lajes de concreto armado


Segundo o item 17.3.2.1.2 da NBR-6118, a flecha adicional diferida, decorrente das cargas de longa durao em funo da fluncia, pode ser calculada de maneira aproximada pela multiplicao da flecha imediata pelo fator f dado pela expresso:

f = / (1 + 50.)
onde:

(3.26)

= As / (b.d)

(3.27)

69

um coeficiente funo do tempo, que pode ser obtido diretamente na tabela 3.3, ou ser
calculado pelas expresses seguintes:

= (t) - (t0) (t) = 0,68.(0,996)t.t0,32 (t) = 2 para t 70 meses para t > 70 meses

(3.28) (3.29) (3.30)

sendo t o tempo dado em meses, quando se deseja o valor da flecha diferida, t0 a idade em meses, relativa data de aplicao da carga de longa durao. No caso das parcelas de cargas de longa durao serem aplicadas em idades diferentes, pode-se tomar para t0 o valor ponderado a seguir:

t0 = Pi . t0i / Pi

(31)

onde Pi representa as parcelas de carga e t0i a idade em que se aplicou cada parcela Pi, em meses.

Tabela 3.3 Valores do coeficiente em funo do tempo Tempo(t) meses Coeficiente (t)
0 0,54 0,68 0,84 0,95 1,04 1,12 1,36 1,64 1,89 2 0 0,5 1 2 3 4 5 10 20 40

70

O valor da flecha total (flecha imediata fi mais a parcela adicional diferida f . fi) deve ser obtido multiplicando-se a flecha imediata por (1 + f). Assim para situaes normais em que se deseja a flecha no tempo infinito, para cargas aplicadas a partir dos 14 dias, aproximadamente t0 = 0,5 ms, com = 0 (no se tem armadura dupla em lajes), obtm-se para f o seguinte valor:

f = () - (0,5) = 2 0,54 = 1,46

(3.32)

70

portanto, a flecha total ser dada por:

ftotal = (1 + f) . fi = 2,46 . fi

(3.33)

A expresso (3.33) se refere carga de servio pi = g + 2.q (parcela permanente mais a parcela quase permanente da carga acidental da laje), ou seja, as parcelas afetadas pela fluncia do concreto. Portanto, pode-se obter a flecha total no tempo infinito usando-se a equao (3.22), para os valores tabelados f1, em condies normais descritas acima, da seguinte forma:

f = (1+f).fi = f1 . [p . a4 / (Ecs . h3)]


com

(3.34) (3.35)

p = (1 + f) . (g + 2 . q)

Para o valor (1 + f) = 2,46 e considerando-se edifcios residenciais 2 = 0,3, obtm-se:

p = 2,46.(g + 0,3.q) = 2,46.g + 0,738.q

(3.36)

3.6 Prescries de normas referentes s lajes 3.6.1 Espessura mnima das lajes macias
Segundo o item 13.2.4.1 da NBR-6118, nas lajes macias devem ser respeitados os seguintes limites mnimos para a espessura h: 1. 5 cm para lajes de forro no em balano; 2. 7 cm para lajes de piso ou de cobertura em balano; 3. 10 cm para lajes que suportem veculos de peso total menor ou igual a 30 KN; 4. 12 cm para lajes que suportem veculos de peso total maior que 30 KN; 5. 15 cm para lajes com protenso apoiadas em vigas, (l/42) para lajes de piso biapoiadas e (l/50) para lajes de piso contnuas;

71

6. 16 cm para lisas e 14 cm para lajes-cogumelo (segundo o item 14.7.8 lajes-cogumelo so lajes apoiadas diretamente em pilares com capitis, enquanto lajes lisas so as apoiadas nos pilares sem capitis).

3.6.2 Deslocamentos limites


Segundo o item 13.3 da NBR-6118, deslocamentos limites so valores prticos para verificao em servio do estado limite de deformaes excessivas da estrutura. Esses valores devem obedecer aos limites estabelecidos na tabela 13.2 da NBR-6118. Para o caso das lajes, a flecha mxima em servio quando atuar a totalidade das cargas deve ser l / 250, onde l o menor vo da laje retangular. Quando atuar apenas a carga acidental esse limite deve ser considerado igual a l / 350. Para lajes em balano o vo equivalente a ser considerado deve ser o dobro do comprimento do balano. Deslocamentos excessivos podem ser parcialmente compensados por contraflechas, entretanto a sua atuao isolada no pode ocasionar um desvio do plano da laje maior que l / 350.

3.6.3 Cobrimento nominal mnimo


Segundo o item 7.4.7.2 da NBR-6118, cobrimento nominal cnom o cobrimento mnimo cmin acrescido da tolerncia de execuo c, que para obras correntes deve ser maior ou igual a 10

mm. Quando houver um adequado controle de qualidade e rgidos limites de tolerncia da


variabilidade das medidas durante a execuo pode ser adotado o valor c = 5 mm, mas a exigncia de controle rigoroso deve ser explicitada nos desenhos de projeto. Nesse caso permite-se, ento, a reduo dos cobrimentos nominais dados abaixo em 5 mm. Segundo a tabela 7.2 da NBR-6118 a correspondncia entre a classe de agressividade ambiental (CAA) e o cobrimento nominal para lajes, com c = 10 mm, dada a seguir:

CAA I CAA II CAA III CAA IV

cnom = 20 mm cnom = 25 mm cnom = 35 mm cnom = 45 mm

72

Para a face superior de lajes que sero revestidas com argamassa de contrapiso, com revestimentos finais secos do tipo carpete e madeira, com argamassa de revestimento e acabamento tais como pisos de elevado desempenho, pisos cermicos, pisos asflticos e outros tantos, os cobrimentos acima podem ser substitudos pelo item 7.4.7.5 da NBR-6118, respeitado um cobrimento nominal cnom 15 mm. Esse item da norma estabelece que o cobrimento nominal de uma barra deve sempre ser maior que o dimetro da barra (cnom

barra). 3.6.4 Vos efetivos de lajes


Segundo o item 14.7.2.2 da NBR-6118, quando os apoios puderem ser considerados suficientemente rgidos quanto translao vertical, o vo efetivo deve ser calculado pela seguinte expresso: lef = l0 + a1 + a2 onde:

(3.37)

l0 o vo livre, ou seja, distncia entre as faces dos apoios;

a1 e a2 so em cada extremidade do vo o menor entre os valores: 0,3.h e t1/2


ou t2/2, com h a espessura da laje e ti o comprimento do apoio i.

3.6.5 Aproximaes para diagramas de momento fletor


Este o item 14.7.6.2 da NBR-6118, que trata da compensao de negativos entre lajes contguas.

Quando houver predominncia de cargas permanentes, as lajes vizinhas podem ser consideradas como isoladas, realizando-se compatibilizao dos momentos sobre os apoios de forma aproximada.

73

X1

X
Xfinal

X2

M 0,3.X

Laje 1

Laje 2

Figura 3.5 Compensao de negativos - regime elstico


Na figura 3.5 est indicado esquematicamente o diagrama de momentos fletores de duas lajes contguas calculadas isoladamente no regime elstico e representado pelo diagrama tracejado descontnuo. Os valores mximos dos momentos fletores sobre o apoio central so respectivamente X1 e X2 para as lajes L1 e L2. Depois da compensao dos negativos o diagrama final contnuo apresenta sobre o apoio central o valor Xfinal dado pelo maior entre os valores:

0,8 . Xi,max Xfinal Xmed = (X1 + X2) / 2


No caso de anlise plstica, a compatibilizao pode ser realizada mediante alterao das razes entre momentos de engaste e vo, em procedimento iterativo, at a obteno de valores equilibrados nos engastes; Permite-se, simplificadamente, a adoo do maior valor de momento negativo ao invs de equilibrar os momentos de lajes diferentes sobre um apoio comum. Devido a dificuldade de se fazer o procedimento iterativo nas lajes calculadas no regime rgido-plstico, adota-se para essas o maior valor entre os dois sobre um mesmo apoio. J para as lajes calculadas no regime elstico deve-se adotar o valor Xfinal dado em (3.38). No caso da laje L1 o momento positivo deve ser acrescido de M 0,3.X (fig. 3.5)

(3.38)

74

3.6.6 Armadura longitudinal mnima


Os princpios bsicos para o estabelecimento de armaduras mnimas para lajes so os mesmos dados para elementos estruturais lineares (item 17.3.5.1) da NBR-6118. Como as lajes armadas em duas direes tm outros mecanismos resistentes possveis, os valores mnimos das armaduras positivas so reduzidos em relao aos dados para elementos lineares (vigas). Para melhorar o desempenho e a dutilidade flexo e puno, assim como controlar a fissurao, so necessrios valores mnimos de armadura passiva, dados na tabela 3.4. Essa armadura deve ser constituda preferencialmente por barras com alta aderncia ou por telas soldadas.

Tabela 3.4 Valores mnimos para armadura passivas em lajes Tipo de armadura Armaduras negativas Elementos estruturais sem armaduras ativas s min s 0,67 . min

Armaduras positivas de lajes armadas em duas direes Armadura positiva (principal) de lajes armadas em uma direo Armadura positiva (secundria) de lajes armadas em uma direo
Onde:

s min

As,sc 0,20 . As,princ As,sc 0,9 cm2/m s 0,5 . min (3.39)

s = As/(bw.h)
Os valores de min constam da tabela 17.3 da NBR-6118 (armadura mnima para vigas)

75

Tabela 3.5 Taxas mnimas de armadura de flexo para vigas (Tab. 17.3 NBR-6118) Valores de min = As,min / Ac - % Seo fck min Retangular 0,035 0,150 0,150* 0,150 0,150* 0,173 0,150* 0,201 0,168* 0,230 0,192* 0,259 0,216* 0,288 0,240* 20 (Superior CA-50 Inferior CA-60*) 25 30 35 40 45 50

Os valores de min estabelecidos na tabela 3.5 pressupem o uso de ao CA-50, c = 1,4 e s =

1,15. Caso esses fatores sejam diferentes, min deve ser recalculado com base no valor da taxa
mecnica mnima de armadura longitudinal de flexo para vigas, min, dada por:

min = As,min . fyd / (Ac . fcd) = (min / 100) . (fyd / fcd)

(3.40)

De (3.40) obtm-se o valor de min em funo da taxa mecnica mnima de armadura longitudinal de flexo para vigas min, dado por:

min = 100 . min . (fcd / fyd) 0,15%

(3.41)

Para ao CA-60, c = 1,4 e s = 1,15, situao comum no dimensionamento de lajes, os valores de min so os mostrados na parte inferior da tabela 3.5. O valor mnimo da equao (3.41) refere-se s vigas, ou seja, 0,15%, podendo-se no caso de momentos positivos em lajes armadas em duas direes reduzir esse valor conforme a tabela 3.4 (0,67x0,15%=0,10%).

3.6.7 Prescries gerais sobre detalhamento de lajes


As armaduras devem ser dispostas de forma que se possa garantir o seu posicionamento durante a concretagem; Qualquer barra da armadura de flexo deve ter dimetro no mximo igual a

h/8;

76

As barras da armadura principal de flexo devem apresentar espaamento no mximo igual a 2h ou 20 cm, prevalecendo o menor desse dois valores na regio dos maiores momentos fletores;

A armadura secundria de flexo deve ser igual ou superior a 20% da armadura principal, mantendo-se, ainda, um espaamento entre barras de, no mximo 33 cm. A emenda dessas barras deve respeitar os mesmos critrios de emenda de barras da armadura principal.

3.6.8 Cargas para o clculo de estruturas de edificaes (NBR-6120)

Quando forem previstas paredes divisrias,cuja posio no esteja definida no projeto, o clculo de pisos com suficiente capacidade de distribuio transversal de carga, quando no for feito por processo exato, pode ser feito admitindo, alm dos demais carregamentos, uma carga uniformemente distribuda por metro quadrado de piso no menor que um tero do peso por metro linear de parede pronta, observado o valor mnimo de 1 KN/m2.

77

Tabela 3.6 Peso especfico de alguns materiais de construo Peso especfico aparente Materiais
Arenito Basalto Rochas Gneiss Granito Mrmore e calcreo Blocos de argamassa Cimento amianto Blocos artificiais Lajotas cermicas Tijolos furados Tijolos macios Tijolos slico-calcreos Argamassa de cimento, cal e areia Argamassa de cimento e areia Revestimentos e concretos Madeiras Argamassa de gesso Concreto simples Concreto armado Pinho, cedro Angico, cabriva, ip rseo Ao Metais Alumnio e ligas Bronze Chumbo

KN/m3
26 30 30 28 28 22 20 18 13 18 20 19 21 12,5 24 25 5 10 78,5 28 85 114

78

Tabela 3.7 Valores mnimos de carga vertical Local 1- Arquibancadas 2- Balces 3- Bancos Mesma carga da pea com a qual se comunica e as previstas para parapeitos e balces (ver adiante) Escritrios e banheiros Salas de diretoria e de gerncia Sala de leitura Sala para depsito de livros 4- Bibliotecas 5Casa Sala com estantes de livro, a ser determinada em cada caso ou 2,5 kN/m2 por metro de altura observado, porm o valor mnimo de de (incluindo o peso das mquinas) a ser determinada em caso, porm com o valor mnimo de Platia com assentos fixos 6- Cinemas Estdio e platia com assentos mveis Banheiro Sala de refeio e assemblia com assentos fixos 7- Clubes Sala de assemblia com assentos mveis Salo de danas e salo de esportes Sala de bilhar e banheiro 8- Corredores Com acesso ao pblico Sem acesso ao pblico 9- Cozinhas no A ser determinada em cada caso, porm com o mnimo de residenciais 10- Depsitos 11A ser determinada em cada caso e na falta de valores experimentais conforme a tabela 1 da NBR-6120 Edifcios Dormitrio, sala, copa, cozinha e banheiro Despensa, rea de servio e lavanderia Com acesso ao pblico 1,5 2 3 residenciais 12- Escadas 7,5 3 4 2 3 4 5 2 3 2 3 mquinas 6 2 1,5 2,5 4 Carga KN/m2 4 -

79

Sem acesso ao pblico 13- Escolas 14- Escritrio 15- Forros arte 17- Galeria de A ser determinada em cada caso, porm com o mnimo de lojas 18- Garagens e Para veculos de passageiros ou semelhante com carga mxima de estacionamento 19- Ginsio de esporte Dormitrios, enfermarias, sala de recuperao, saal de cirurgia, sala 20- Hospitais 21- Laboratrios 22- Lavanderias 23- Lojas 24- Restaurantes 25- Teatros Palco Demais dependncias: cargas iguais s especificadas para cinemas Sem acesso ao pblico Com acesso ao pblico 26- Terraos Inacessvel a pessoas Destinados a heliportos elevados: as cargas devero ser fornecidas pelo rgo competente do Ministrio da Aeronutica 27- Vestbulo Sem acesso ao pblico Com acesso ao pblico de raio X e banheiro Corredor Incluindo equipamentos, a ser determinada em cada caso, porm com o mnimo de Incluindo equipamentos 25 kN. Valores de indicados adiante Anfiteatro com assentos fixos, corredor e sala de aula Outras salas Salas de uso geral e banheiro Sem acesso a pessoas

2,5 3 2 2 0,5 3 3

16- Galerias de A ser determinada em cada caso, porm com o mnimo de

3 5

2 3 3 3 4 3 5 3 2 0,5 1,5 3

80

Ao longo dos parapeitos e balces devem ser considerados aplicadas, uma carga horizontal de 0,8 kN/m na altura do corrimo e uma carga vertical mnima de 2 kN/m. O valor do coeficiente de majorao das cargas acidentais a serem consideradas no projeto de garagens e estacionamentos de veculos deve ser determinado do seguinte modo: = 1,00 = l0 / l quando l l0 quando l l0

sendo l o vo de uma viga ou o menor vo de uma laje, com l0 = 3 m para o caso das lajes e l0 = 5m para o caso das vigas. O valor de no precisa ser considerado no clculo das paredes e pilares.

3.7 Tabelas para clculo de reaes de apoio e momentos fletores Tabela 8 Coeficientes para clculo das reaes de apoio, conforme figura 3.4 R = r . (p.a) Tabela 9 Coeficientes para clculo dos momentos fletores, regime rgido-plstico M = (p.a2)/m f = f1 . (p.a4) / (Ecs . h3) Tabela 11 Coeficientes para clculo dos momentos fletores, regime elstico M = (p.a2) / m X = (p.a2) / n X = 1,5 . M (se tiver!) Tabela 10 Coeficientes para clculo da flecha elstica (Bares)

As tabelas 3.8 a 3.11 foram transcritas da apostila de Lajes do Prof. Tepedino.

81

Tabela 3.8 Reaes de apoio em lajes retangulares (Tepedino) Tipo de laje


A C B F D E

ra = 0,183 ra=0,25 b/a


0,50 0,55 0,60 0,65 0,70 0,75 0,80 0,85 0,90 0,95 1,00 1,05 1,10 1,15 1,20 1,25 1,30 1,35 1,40 1,45 1,50 1,55 1,60 1,65 1,70 1,75 1,80 1,85 1,90 1,95 2,00

ra = 0,144 rb rb ra 0,125 0,131 0,136 0,140 0,143 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 0,144 ra 0,217 0,227 0,236 0,242 0,247 0,249 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 0,250 rb 0,158 0,174 0,190 0,206 0,222 0,238 0,254 0,268 0,281 0,292 0,303 0,312 0,321 0,329 0,336 0,342 0,348 0,354 0,359 0,364 0,369 0,373 0,377 0,381 0,384 0,387 0,390 0,393 0,396 0,399 0,401

ra = 0,317 ra 0,165 0,172 0,177 0,181 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 0,183 rb rb rb 0,125 0,217 0,217 0,138 0,238 0,238 0,150 0,260 0,259 0,163 0,281 0,278 0,175 0,302 0,294 0,187 0,325 0,308 0,199 0,344 0,320 0,208 0,361 0,330 0,217 0,376 0,340 0,225 0,390 0,348 0,232 0,402 0,183 0,317 0,356 0,238 0,413 0,192 0,332 0,363 0,244 0,423 0,200 0,346 0,369 0,250 0,432 0,207 0,358 0,374 0,254 0,441 0,214 0,370 0,380 0,259 0,448 0,220 0,380 0,385 0,263 0,455 0,225 0,390 0,389 0,267 0,462 0,230 0,399 0,393 0,270 0,468 0,235 0,408 0,397 0,274 0,474 0,240 0,415 0,400 0,277 0,479 0,244 0,423 0,404 0,280 0,484 0,248 0,429 0,407 0,282 0,489 0,252 0,436 0,410 0,285 0,493 0,255 0,442 0,413 0,287 0,497 0,258 0,448 0,415 0,289 0,501 0,261 0,453 0,418 0,292 0,505 0,264 0,458 0,420 0,294 0,509 0,267 0,463 0,422 0,296 0,512 0,270 0,467 0,424 0,297 0,515 0,272 0,471 0,426 0,299 0,518 0,275 0,475 0,428 O valor da reao dado por: R = r . p.a

rb 0,250 0,262 0,273 0,283 0,292 0,300 0,308 0,315 0,321 0,328 0,333 0,339 0,344 0,348 0,353 0,357 0,361 0,365 0,368 0,372 0,375

a o vo com o maior nmero de engaste. Caso o nmero de engaste seja o mesmo nas duas direes, a o menor vo.

82

Tabela 3.9 Momentos fletores, regime rgido-plstico (Tepedino) Tipo de laje b/a
0,50 0,55 0,60 0,65 0,70 0,75 0,80 0,85 0,90 0,95 1,00 1,05 1,10 1,15 1,20 1,25 1,30 1,35 1,40 1,45 1,50 1,55 1,60 1,65 1,70 1,75 1,80 1,85 1,90 1,95 2,00

ma
24,0 21,8 20,1 18,6 17,4 16,4 15,5 14,8 14,2 13,6 13,1 12,7 12,4 12,0 11,7 11,5 11,2 11,0 10,8 10,7 10,5

mb
-24,0 24,1 24,3 24,6 25,1 25,6 26,3 27,0 27,8 28,6 29,6 30,6 31,6 32,7 33,9 35,1 36,4 37,7 39,1 40,5 42,0

ma
122,1 92,2 72,6 59,2 49,7 42,7 37,6 33,6 30,5 28,1 26,1 24,5 23,2 22,1 21,2 20,4 19,8 19,2 18,7 18,2 17,8 17,5 17,2 16,9 16,7 16,5 16,3 16,1 15,9 15,8 15,6

mb
50,9 46,5 43,6 41,7 40,6 40,1 40,1 40,5 41,2 42,3 43,6 45,1 46,8 48,8 50,9 53,2 55,6 58,2 61,0 63,9 66,9 70,1 73,4 76,8 80,3 84,0 87,8 91,7 95,8 99,9 104,2

ma
40,0 36,4 33,5 31,0 29,0 27,3 25,9 24,7 23,6 22,7 21,9 21,2 20,6 20,0 19,5 19,1 18,7 18,4 18,0 17,8 17,5

mb
40,0 40,1 40,5 41,0 41,8 42,7 43,8 44,9 46,3 47,7 49,3 50,9 52,7 54,5 56,5 58,5 60,6 62,9 65,2 67,5 70,0

ma
103,2 81,4 66,9 56,9 49,7 44,3 40,3 37,2 34,8 32,8 31,2 29,9 28,8 27,9 27,1 26,4 25,9 25,4 24,9 24,5 24,2 23,9 23,6 23,4 23,2 23,0 22,8 22,6 22,5 22,3 22,2

mb
64,5 61,6 60,2 60,1 60,8 62,3 64,5 67,2 70,4 74,0 78,0 82,4 87,1 92,2 97,6 103,2 109,2 115,5 122,1 128,9 136,1 143,5 151,1 159,1 167,3 175,7 184,5 193,5 202,7 212,2 222,0

ma
215,6 161,2 125,6 101,4 84,2 71,8 62,5 55,5 50,0 45,7 42,2 39,4 37,1 35,2 33,5 32,2 31,0 30,0 29,1 28,4 27,7 27,1 26,6 26,1 25,7 25,3 25,0 24,7 24,4 24,1 23,9

mb
80,8 73,2 67,8 64,2 61,9 60,6 60,0 60,1 60,8 61,8 63,3 65,2 67,3 69,8 72,5 75,4 78,6 82,0 85,6 89,4 93,4 97,6 102,0 106,6 111,3 116,2 121,3 126,6 132,0 137,6 143,3

ma
60,0 54,6 50,2 46,6 43,5 41,0 38,8 37,0 35,4 34,0 32,8 31,8 30,9 30,0 29,3 28,7 28,1 27,6 27,1 26,6 26,3

mb
60,0 60,2 60,7 61,6 62,7 64,4 65,6 67,4 69,4 71,6 73,9 76,4 79,0 81,8 84,7 87,8 91,0 94,3 97,7 101,3 105,0

O valor do momento fletor positivo dado por: M = (pa2)/m O momento fletor negativo na direo a ou b, se tiver, ser dado por: Xi = 1,5 . Mi
a o vo com o maior nmero de engaste. Caso o nmero de engaste seja o mesmo nas duas direes, a o menor vo.

83

Tabela 3.10 Flecha elstica em lajes retangulares (Tepedino) Tipo de laje b/a
0,50 0,55 0,60 0,65 0,70 0,75 0,80 0,85 0,90 0,95 1,00 1,05 1,10 1,15 1,20 1,25 1,30 1,35 1,40 1,45 1,50 1,55 1,60 1,65 1,70 1,75 1,80 1,85 1,90 1,95 2,00

f1
0,048 0,053 0,057 0,062 0,066 0,071 0,075 0,079 0,083 0,087 0,090 0,094 0,097 0,100 0,103 0,106 0,109 0,112 0,114 0,116 0,119

f1
0,0068 0,0090 0,011 0,014 0,017 0,020 0,022 0,025 0,028 0,030 0,033 0,035 0,037 0,039 0,041 0,043 0,044 0,046 0,047 0,049 0,050 0,051 0,052 0,053 0,053 0,054 0,055 0,056 0,056 0,057 0,058

f1
0,025 0,027 0,029 0,032 0,034 0,036 0,038 0,040 0,041 0,043 0,045 0,046 0,047 0,048 0,049 0,050 0,050 0,051 0,052 0,054 0,055

f1
0,0062 0,0080 0,0098 0,012 0,014 0,015 0,017 0,019 0,020 0,021 0,023 0,024 0,024 0,025 0,026 0,027 0,027 0,028 0,028 0,029 0,029 0,029 0,029 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030

f1
0,0033 0,0045 0,0058 0,0073 0,0090 0,011 0,012 0,014 0,015 0,017 0,018 0,020 0,021 0,022 0,023 0,024 0,025 0,026 0,026 0,027 0,027 0,028 0,028 0,028 0,028 0,028 0,028 0,029 0,029 0,029 0029

f1
0,015 0,016 0,018 0,019 0,020 0,021 0,022 0,023 0,024 0,025 0,026 0,027 0,027 0,027 0,028 0,028 0,028 0,029 0,029 0,029 0,029

O valor da flecha dada por: f = f1 . (p.a4) / (Ecs . h3)


a o vo com o maior nmero de engaste. Caso o nmero de engaste seja o mesmo nas duas direes, a o menor vo.

84

Tabela 3.11 Momentos fletores, regime elstico (Tepedino) Tipo de laje b/a 0,50 0,55 0,60 0,65 0,70 0,75 0,80 0,85 0,90 0,95 1,00 1,10 1,20 1,30 1,40 1,50 1,60 1,70 1,80 1,90 2,00 ma
23,6 20,0 17,4 15,5 14,1 13,0 12,1 11,4 10,9 10,5 10,1

mb
23,6 23,6 23,7 24,2 25,0 25,7 26,8 27,9 28,8 30,4 31,6

ma
119,0 91,7 74,1 61,7 52,1 45,2 40,2 36,1 32,9 30,3 28,2 25,1 22,8 21,2 20,0 19,1 18,4 17,8 17,4 17,1 16,8

mb
44,1 40,0 37,2 35,3 34,1 33,4 33,1 33,2 33,5 33,9 34,4 36,2 38,6 41,4 44,4 47,3 51,4 55,8 59,4 63,0 67,6

na
32,8 27,6 23,8 20,9 18,6 16,8 15,4 14,2 13,3 12,5 11,9 10,9 10,2 9,7 9,3 9,0 8,8 8,6 8,4 8,3 8,2

ma
37,2 31,3 27,4 24,6 22,6 21,1 20,0 19,2 18,5 18,0 17,5

mb
37,2 37,4 38,2 40,0 41,8 44,4 48,2 52,4 56,1 60,2 62,5

na
14,3 12,7 11,5 10,7 10,1 9,6 9,2 9,0 8,7 8,6 8,4

nb
14,3 13,6 13,1 12,8 12,6 12,4 12,3 12,3 12,2 12,2 12,2

ma
113,6 88,5 73,0 60,2 53,5 47,2 42,9 39,4 36,5 34,2 32,4 29,9 28,0 26,7 25,8 25,3 24,8 24,4 24,2 24,0 24,0

mb
47,9 44,8 42,9 42,0 41,7 42,0 43,0 44,2 45,7 47,8 49,8 54,7 61,5 67,2 75,0 83,9 93,0 101,8 110,2 120,4 131,6

na
33,7 28,6 25,0 22,2 20,1 18,5 17,3 16,3 15,5 14,8 14,3 13,5 13,0 12,6 12,3 12,3 12,1 12,0 12,0 12,0 12,0

ma

mb

na

nb
35,2 30,7 27,2 24,6 22,5 21,0 19,7 19,2 18,7 18,4 18,3 17,7 17,4 17,4 17,4 17,5 17,7 17,9 18,0 18,0 18,0

ma
49,5 41,3 34,8 32,7 30,1 28,3 27,1 26,1 25,5 25,1 24,7

mb
49,5 50,4 53,0 56,4 60,7 67,3 73,7 82,4 88,2 98,9 104,2

na
19,4 17,1 15,6 14,5 13,7 13,2 12,8 12,5 12,3 12,1 12,0

nb
19,4 18,4 17,9 17,6 17,5 17,5 17,5 17,5 17,5 17,5 17,5

222,2 72,7 49,3 161,3 64,3 40,5 123,5 58,4 34,4 99,0 54,3 29,8 82,0 51,3 26,2 69,0 49,5 23,4 59,2 48,4 21,2 52,4 47,9 19,5 47,4 48,0 18,1 43,1 48,6 17,1 39,7 49,5 16,2 34,8 52,3 14,8 31,6 56,5 13,9 29,4 61,6 13,2 27,9 68,0 12,8 26,7 74,1 12,5 25,9 81,4 12,3 25,3 88,7 12,1 24,9 99,6 12,0 24,5 106,5 12,0 24,3 113,6 12,0

O valor do momento positivo e dado por:, M = pa2/m e do negativo por X = pa2/n a o vo com o maior nmero de engaste. Caso o nmero de engaste seja o mesmo nas duas direes, a o menor vo

85

8 Exemplos Para a frma abaixo pede-se: a) Calcular as reaes de apoio e os momentos fletores (regime rgido-plstico) das lajes, indicando-os em planta b) Calcular a flecha final nas lajes L1 e L2 c) Calcular as armaduras e fazer o detalhamento das lajes d) Fazer as letras a e c considerando o regime elstico Dados: Concreto fck = 20 MPa Edifcio residencial Revestimento = 1 kN/m2 sobrecarga = 2 kN/m2 Adotar = 5 mm para os momentos positivos e = 6,3 mm para os negativos P1-20x20 -a20 L1 L2 h=10 P2-20x20 V1b-20x40 P3-20x20 Ao CA-60 para as lajes

600 V4-20x60 V5-20x60 P5-20x20 V2b-20x40 400 20


86

V3-20x60

P3-20x20 -a20 200 20

P4-20x20

20

Figura 3.6 Frma do exemplo (planta unidade - cm) Soluo Peso prprio da laje: pp = (1 m)x(1 m)x(0,1 m)x(25 kN/m3) = 2,5 kN, ou seja, cada m2 de laje pesa 2,5 kN. Portanto o pp da laje por m2 pp = 2,5 kN/m2.

pp Rev. Carga permanente a)Reaes e momentos

g=

2,5 kN/m2 1,0 kN/m2 3,5 kN/m2 2,20 m

Carga acidental Carga total

q = 2,0 kN/m2 p = g+q = 5,50 kN/m2

De acordo a tabela 3.1, para laje apoiada-engastada no regime rgido plstico tem-se: Ra = 0,387 x p.a = 0,387 x 5,5 x 2,2 4,68 kN/m] Re = 0,613 x p.a = 0,613 x 5,5 x 2,2 7,42 kN/m M = p.a2 / 13,33 = 5,5 x (2,2)2 / 13,33 2,00 kN.m X = 1,5.M = 1,5 x 2,00 3,00 kN.m Laje L2 b = 6,2 m laje tipo A (teoricamente essa laje poderia ser tipo B, ou seja, engastada na continuidade com L1. Por norma a armadura negativa estende-se para cada lado do apoio comum, 0,25 x 420 = 105 cm, que menor que o vo de L1 = 220 cm. Fazendo-se uma anlise a = 4,2 m numrica desse exemplo observa-se que o diagrama de momentos fletores negativos de L2 para L1 estende-se praticamente viga de contorno V3, o que justifica consider-la como tipo A) b/a = 6,2/4,2 = 1,48 Reaes de apoio b/a=1,48, obtm-se: ra = 0,250 Ra= 0,250 x 23,1 = 5,78 kN/m Momentos fletores b/a=1,48, obtm-se: ma = 13,3 Ma = 97,02 / 13,3 = 7,29 kN.m mb = 29,2 Mb = 97,02 / 29,2 = 3,32 kN/m rb = 0,331 Rb= 0,331 x 23,1 = 7,65 kN/m p.a = 5,5 x 4,2 = 23,1 p.a2 = 5,5 x 4,22 = 97,02 Na tabela 3.8 para laje tipo A, interpolando-se linearmente para

Na tabela 3.9 para laje tipo A, interpolando-se linearmente para

6,20 m

Laje L1

6,2/2,2 > 2

laje armada em uma direo

87

Xa = Xb = 0 (no h engaste nas direes a e b) Os valores das reaes de apoio e dos momentos fletores esto indicados na figura 3.7. Os valores dos momentos foram indicados em planta na direo correspondente a armadura a ser calculada para combat-los. 5,78 4,68 7,42 7,65

2,00 3,00 3,32

7,29

5,78

Figura 3.7 Reaes e momentos indicados em planta

b) Clculo da flecha Laje L1 Como a laje armada em uma direo, segundo a equao (3.19), para K=2 (laje apoiadaengastada) tem-se para a flecha imediata: fi = K .pi . a4 / 384 . (E.I)eq com pi = g + 2 . q

o valor de (E.I)eq vai depender se em situao de servio a laje L1 estar no estdio I ou no estdio II. Para isso, deve-se calcular o valor de Mserv dado pela equao (3.15), lembrando-se que para obras residenciais 2 = 0,3: Mserv = Mg + 2 . Mq = (3,5 + 0,3 x 2) x 2,22/13,33 = 1,49 kN.m = 149 kN.cm Pela equao (3.18) determina-se o valor do momento de fissurao para as lajes: Mr = 150.fctm . h2 / 6 fctm = 0,3 x (20)2/3 = 2,21 MPa = 0,221 kN/cm2

7,65

88

Mr = 150 x 0,221 x 102 / 6 = 553 kN.cm Mr > Mserv = 149 kN.cm EIeq = Ecs . Ic estdio I, portanto: Ecs = 0,85 x 5600 x (20)1/2 = 21287 MPa = 2129 kN/cm2

EIeq = 2129 x 100 x 103 / 12 = 1,774 x 107 kN.cm2 fi = 2 x (3,5 x 10-2 + 0,3 x 2 x 10-2) x (220)4 / (384 x 1,774 x 107) = 0,03 cm De acordo equao (3.34), com f = 1,46 obtm-se para a flecha no tempo infinito: f = (1+f).fi = 2,46 x (0,03) = 0,074 cm Laje L2 Ma,serv = Mg + 2 . Mq = (3,5 + 0,3 x 2) x (4,2)2 / 13,3 = 5,44 kN.m = 544 kN.cm Mr = 553 kN.cm > Ma,serv = 544 kN.cm estdio I De (3.36) p = 2,46 . (g + 0,3 . q) = (2,46 x 3,5 + 0,738 x 2) x 10-4 = 10,09 x 10-4 kN/cm2 De (3.34) com f1 = 0,089 obtido interpolando-se na tabela 3.10, para laje tipo A e relao b/a = 1,48 , obtm-se: f = 0,089 x 10,09 x 10-4 x (420)4 / (2129 x 103) = 1,31 cm < l/250 = 420/250 = 1,68 cm ok! c) Clculo das armaduras e detalhamento seo retangular bw.h = 100 x 10 cm2, com d = h 2,5 = 7,5 cm fc=cd = 0,85 x 2 / 1,4 = 1,21 kN/cm2, fyd = 60/1,15 = 52,17 kN/cm2 ,K = Md / fc . b . d2) As M (kN.cm) 729 332 300 200 K (Kl = 0,211)* 0,149 0,068 0,061 0,041 2,84 1,23** 1,11 (1,50)*** 0,73 (1,50)*** 6,0 c/ 10 cm 5,0 c/ 16 cm 6,0 c/ 16 cm**** 5,0 c/ 13 cm As (cm2/m) a c/

* De acordo o item 14.7.4 da NBR 6118, quando a anlise dos esforos no ELU for realizada atravs da teoria das charneiras plsticas (caso do regime rgido-plstico), para garantia de

89

condies apropriadas de dutilidade, dispensa-se a verificao explcita da capacidade de rotao plstica, se a posio da linha neutra for limitada em (x/d) 0,30, o que implica em um valor de Kl = 0,211. As,min = s x 100 x 10 De (3.41) min = 100 . min . (fcd / fyd) = 100 x 0,035 x [(2/1,4) / (60/1,15)] = 0,096% Como deu menor, adota-se min = 0,15% (valor dado na tab. 3.5) ** Para momento positivo em laje armada em duas direes s = 0,67 . min = 0,10% As,min** = 0,10% x 100x 10 = 1,0 cm2/m 0,15% As,min*** = 0,15% x 100x 10 = 1,5 cm2/m **** Optou-se por uma bitola de 6,0 mm por ser armadura negativa espaamento mximo 33 cm ok! N1 47 5,0 c/ 13 - 235 smax = 2h = 20 cm 5,0 c/ 22 cm < As,sec = 0,2 x As,princ = 0,2 x 0,73 = 0,15 cm2/m < 0,9 cm2/m (tab. 4) 1,23 > 1,00 *** Para momentos, negativo em geral e positivo em laje armada em uma direo, s = min =

N3 60 6,0 c/10 - 435

N4 34 6,0 c/18 - 125 N2 -10 5,0 c/22 - 635 8 8 109 25 N2 c/16

55

Figura 3.8 Desenho de armao, regime rgido-plstico

90

O detalhamento da posio N4 feito da seguinte forma: Comprimento reto Dobras de 5 cm. Lista de ferros N 1 2 3 4 (mm) 5 5 6 6 Quant. 47 35 60 34 Comp. (cm) 235 635 435 125 Consumo 121/4,22 = 29 kg/m3 d) Regime elstico As lajes so as mesmas das letras a e c, mudando-se apenas para a tabela 3.11, no clculo da laje L2. Laje L1 pela tabela 3.1, para laje apoiada-engastada no regime elstico tem-se: M = p.a2./.14,22 = 5,5 x 2,22 / 14,22 = 1,87 kN.m X = p.a2 / 8 = 5,5 x 2,22 / 8 = 3,33 kN.m Ra = 0,375 . p.a = 0,375 x 5,5 x 2,2 = 4,54 kN/m Re = 0,625 . p.a = 0,625 x 5,5 x 2,2 = 7,56 kN/m Laje L2 As reaes de apoio so as mesmas j calculadas Rb= 0,331 x 23,1 = 7,65 kN/m 5 6,3 Total l1 / 4 para cada lado do eixo do apoio, onde l1 o vo da laje L1. l1 / 4 = 220/4 = 55 cm o comprimento da dobra h-c = 10 2 = 8 cm 2 x (55 + 8) = 126 cm.Adotou-se 125 cm por ser mltiplo O comprimento total :

Resumo CA-60 Comp. (m) 333 304 Peso (kgf) 53 68 121

Ra= 0,250 x 23,1 = 5,78 kN/m

Para os momentos fletores deve-se usar a tabela 3.11, para a relao b/a = 1,48 e laje tipo A, que depois de interpolado fornece: ma = 13,9 mb = 25,6 com pa2 = 97,02 tem-se: Ma = 97,02/13,9 = 6,98 kN.m Mb = 97,02/25,6 = 3,79 kN.m

91

Compensao de negativos entre L1 e L2 Como s L1 est engastada bastaria apenas considerar 0,8 Xmax Xmed = (3,33 + 0,00) / 2 = 1,67 kN.m 0,8 . Xmax = 0,8 x 3,33 = 2,66 kN.m Compensao do positivo da L1 M = 1,87 + 0,3 x (3,33 2,66) = 2,07 kN.m Para o dimensionamento de lajes no regime elstico, Kl = 0,32 para fck 35 MPa Kl = 0,269 para fck >35 MPa M (kN.cm) 698 379 266 207 K 0,143 0,078 0,055 0,042 As (cm2/m) 2,71 > 1,00 1,41 > 1,00 0,98 < (1,50)*** 0,76 <(1,50)*** a c/ 6,0 c/ 10 cm 5,0 c/ 14 cm 6,0 c/ 18 cm**** 5,0 c/ 13 cm X = 2,66 kN.m

N1 47 5,0 c/ 13 - 235

N3 60 6,0 c/10 - 435

N4 34 6,0 c/18 - 125 N2 -10 5,0 c/22 - 635 8 109 55 29 N2 c/14 8

Figura 9 Desenho de armao, regime elstico


92

A posio N4 ficou a mesma do regime rgido-plstico.

Lista de ferros N 1 2 3 4 (mm) 5 5 6 6 Quant. 47 39 60 34 Comp. (cm) 235 635 435 125 5 6

Resumo CA-60 Comp. (m) 606 132 Total Peso (kgf) 96 30 126

Consumo = 125/4,22 = 30 kg/m3 Obs.: Tanto no regime rgido-plstico quanto no plstico a ferragem negativa pode ser

alternada. J as positivas nunca podero ser alternadas no regime plstico, pois pressupe-se momento de plastificao positivo constante. No regime elstico as armaduras positivas podem tambm ser alternadas, usando-se em termos prticos os valores 0,85 . L, 0,80 . L e 0,75 . L para lajes respectivamente engastadas-engastadas, engastadas-apoiadas e apoiadas-apoiadas, onde L o vo da laje onde se est alternando a armao. Pode-se simplificadamente adotar um valor mdio nico de 0,80 . L para as trs condies de contorno acima.

93

Captulo 4 - CONTROLE DA FISSURAO 4.1 Introduo A fissurao um fenmeno inevitvel no concreto armado (no protendido), devido baixa resistncia do concreto trao, normalmente desprezada no projeto. Mesmo sob as aes de servio (utilizao), valores crticos de tenses de trao no concreto so atingidos e visando um melhor desempenho na proteo das armaduras contra a corroso e uma aceitabilidade sensorial dos usurios, devem-se controlar adequadamente as aberturas das fissuras, dentro de valores pr-estabelecidos de acordo com a classe de agressividade ambiental CAA (tabela 4.1). Tabela 4.1 Classes de agressividade ambiental Classe de agressividade ambiental Rural I II III IV Fraca Moderada Forte Muito forte Submersa Urbana Marinha Industrial Industrial Respingos de mar Elevado Grande Pequeno Agressividade Classificao geral do tipo de ambiente para efeito de projeto Risco de deteriorao da estrutura Insignificante

Segundo o Prof. Tepedino, De uma maneira geral, a presena de fissuras com aberturas que respeitem os limites dados na tabela 4.2, em estruturas bem projetadas, construdas e submetidas s cargas previstas na normalizao, no denotam perda de durabilidade ou perda de segurana quanto aos estados limites ltimos. 94

As fissuras podem ainda ocorrer por outras causas, como retrao plstica trmica ou devido a reaes qumicas internas do concreto nas primeiras idades, devendo ser evitadas ou limitadas por cuidados tecnolgicos, especialmente na definio do trao e na cura do concreto. A fissurao inevitvel no deve prejudicar a esttica (sensibilidade sensorial dos usurios), nem sua estanqueidade, quando requerida, alm de no comprometer a proteo da armadura contra a corroso. Segundo Tepedino as aberturas mxima das fissuras, que se pode admitir sem detrimento aparncia de uma pea e sem acarretar sentimentos de alarma, depende da posio, profundidade, textura superficial e condies de iluminao das mesmas. Fatores tais como o tipo e a finalidade da estrutura, bem como o prprio ponto de vista dos usurios e seu condicionamento psicolgico face ao problema, influem decisivamente na fixao de limites de aceitabilidade das fissuras, sob o aspecto esttico.A mxima abertura que em quaisquer condies jamais causaria impacto psicolgico est provavelmente compreendida entre 0,2 mm a 0,4 mm. Segundo a NBR-6118 (2003),desde que a abertura mxima caracterstica wk das fissuras no exceda valores da ordem de 0,2 mm a 0,4 mm, conforme a tabela 4.2 sob ao das combinaes freqentes, isso no contribui significativamente na corroso das armaduras passivas. Tabela 4.2 Exigncias de durabilidade relacionadas fissurao e proteo da armadura, em funo das classes de agressividade ambiental. Tipo de concreto estrutural Concreto simples Concreto armado Classe de agressividade ambiental (CAA) CAA I a CAA IV CAA I CAA II a CAA III CAA IV No h ELS-W wk 0,4 mm ELS-W wk 0,3 mm ELS-W wk 0,2 mm Combinao freqente Exigncias relativas fissurao Combinaes de aes em servio a utilizar -

95

Embora as estimativas de abertura de fissuras feitas a seguir devam respeitar os limites da tabela 4.2, no se deve esperar que as aberturas de fissuras reais correspondam aos valores estimados, ou seja, fissuras reais podem ultrapassar eventualmente esses limites. A estanqueidade dos aspectos mais importantes nos projetos de reservatrios. Ela pode ser bastante prejudicada por fissurao alm de certo limite, alm disso, a percolao de gua acarreta corroso da armadura. Neste caso pode at ser necessrio verificar-se o estado limite de formao de fissuras. Segundo a NBR-6118 (2003) entende-se controle da fissurao quanto a aceitabilidade sensorial, a situao em que as fissuras passa a causar desconforto psicolgico aos usurios, sem entretanto comprometer a segurana da estrutura. Limites mais severos de abertura de fissuras podem ser adotados, de comum acordo com o contratante, devendo-se, porm o mesmo ser alertado do possvel aumento significativo do custo da estrutura.

4.2 Tipos de fissuras As fissuras podem ser classificadas em dois grupos conforme elas sejam ou no produzidas pela ao de cargas: 4.2.1 Fissuras no produzidas por cargas Fissuras devidas ao abatimento do concreto ainda plstico. Fissuras devidas a alteraes volumtricas (retrao e efeitos trmicos), desde que a pea esteja restrita. Fissuras devidas corroso das armaduras.

4.2.2 Fissuras produzidas por cargas

96

Trao

Flexo

Cisalhamento

Figura 4.1 Fissuras produzidas por cargas

4.3 Estado limite de fissurao 4.3.1 - Controle da fissurao atravs da limitao da abertura estimada das fissuras O item 17.3.3 da NBR-6118 estabelece as condies necessrias para a verificao dos valores limites para abertura das fissuras (tabela 4.2) nos elementos estruturais lineares, analisados isoladamente e submetidos combinao de aes conforme o item 11, dessa mesma norma. O valor final da abertura das fissuras pode sofrer a influncia de fatores de difcil determinao, como por exemplo, as restries s variaes volumtricas e tambm a das condies de execuo da estrutura. Por essas razes os critrios definidos a seguir, devem ser encarados como uma avaliao aceitvel para o comportamento geral da estrutura, mas no garantem com preciso a abertura especfica de uma fissura. Para cada elemento isolado ou grupo de elementos da armadura passiva que controlam a fissurao do elemento estrutural, deve ser considerada uma rea Acr do concreto de envolvimento, formada por um retngulo cujos lados no distam mais que 7,5 do eixo do elemento da armadura, conforme mostrado na figura 4.2.

97

A abertura estimada da fissura, w, determinada para cada parte da rea de envolvimento, a menor entre as obtidas pelas expresses abaixo:
i si 3 si 12,51 E si f ctm

w=

(4.1)

w=

i si 4 + 45 12,51 E si ri

(4.2) Regio de envolvimento de i com rea Acri

Linha neutra 7,5i

7,5i

Figura 4.2 Concreto de envolvimento da armadura

Onde: i, si , Esi so definidos para cada rea de envolvimento em exame; Acri a rea da regio de envolvimento protegida pela barra i; Esi o mdulo de elasticidade do ao da barra considerada; ri a taxa de armadura passiva em relao rea da regio de envolvimento Acri; si a tenso de trao no centro de gravidade da armadura considerada, calculada no estdio II; 1 o coeficiente de conformao superficial da armadura considerada. fctm o valor da resistncia mdia ou caracterstica do concreto trao daa por: fctm = 0,3 . fck(2/3) (4.3)

98

O coeficiente de conformao superficial 1 dado na NBR6118 na seo 8.3,cujos valores esto apresentados na tabela 4.3 abaixo: Tabela 4.3 Coeficientes de conformao superficial

Tipo de barra

Coeficiente de conformao superficial b 1


1,0 1,4 2,25

Lisa (CA 25) Entalhada (CA 60) Alta aderncia (CA 50)

1,0 1,2 1,5

4.3.1.1 Clculo da tenso si de forma aproximada (Tepedino) A tenso si deve ser calculada no estdio II, ou seja, o diagrama de tenses de compresso no concreto linear, desprezando-se as tenses de trao. Uma maneira de se obter de forma simples e aproximada essa tenso segundo o prof. Tepedino:
f yd A s,cal f A se

si =

(4.4)

onde fyd a tenso de clculo ao escoamento da armadura, As,cal e Ase so respectivamente, as armaduras de trao calculada e efetivamente colocada ou existente na seo transversal que se est verificando a fissurao. O coeficiente f de ponderao das aes pode ser obtido de forma aproximada (combinao freqente, obra residencial 1=0,4) como:

f =

1,4S gk + 1,4S qk 1,4(S gk + S qk ) = 1,4S Sd 1,4S = 1,7 = = S serv S gk + 1 Sqk 1 S gk + 0,4S qk 1 = 0,7S + 0,4 0,3S 0,82S

(4.4a)

A rea total interessada na fissurao Acr pode ser obtida pelo somatrio das reas de envolvimento Acri de cada barra tracionada e, portanto a taxa total r pode tambm ser dada como o somatrio das taxas da armadura ri envolvida em cada rea Acri. Assim:

Acr = Acri

(4.5)
99

r = ri = Ase / Acr
Analogamente

(4.6)

r,cal = As,cal / Acr


Como conseqncia a equao 4.4 pode ser reescrita:

(4.7)

si =

f yd r,cal f r

(4.8)

Levando-se a equao (4.8) nas expresses das aberturas w estimadas de fissuras, equaes (4.1) e (4.2), e substituindo w por wk (aberturas limites de fissuras), obtm-se duas novas equaes onde a nica incgnita ser a relao (rcal / r), ou inversamente (r /rcal) = (As

/As,cal). Como para calcular a abertura estimada, adota-se o menor valor de w, agora para
atender a fissurao para o valor limite wk, ser adotada a menor relao (As /As,cal), lembrando-se que em nenhuma hiptese essa relao poder ser menor que 1. Do exposto vem:

f yd r,cal i f r wk = 12,51 Esi


f yd r,cal i f r wk = 12,51 Esi

f 3 yd r,cal f r fctm
4 + 45 r

(4.9)

(4.10)

Reescrevendo-se a equao (4.9) para (r /r,cal) = (As /As,cal) e fazendo-se conforme Tepedino:
aw = if yd 12,51 f Esi w k

(4.11)

tem-se:

100

3a f A 1 = w yd s, cal f fctm A s

(4.12)

Portanto a primeira relao entre as reas efetivamente colocada e calculada fica:

3a w f yd As = 1 A s,cal f fctm

(4.13)

Analogamente reescrevendo-se a equao 4.10 em funo de aw, obtm-se:


r,cal 4 + 45 = a w r,cal (4 + 45r ) 2 r r r

1 = aw

(4.14)

Resolvendo-se a equao acima do segundo grau em r, obtm-se o valor possvel para r:

r = 22,5a w r,cal +

(22,5a

r,cal ) + 4a w r,cal
2

(4.15)

ou

r As = = 22,5a w + r,cal A s,cal

(22,5aw )2 + 4a w

r,cal

(4.16)

Para atender a fissurao deve-se adotar a menor relao obtida nas equaes (4.13) e (4.16). Caso uma delas inicialmente d um nmero menor que 1, significa que a armadura j calculada flexo As,cal, atende fissurao e portanto naturalmente no precisa achar a outra relao. No se pode adotar uma relao menor que 1, o que significaria usar uma armadura inferior quela calculada flexo, atendendo aos requisitos do estado limite ltimo. Particularizando a verificao da fissurao para ao CA 50, o valor de aw dado na equao (4.11) fica:
a w = 7,361 10 5 i f Wk

(4.17)

As equaes (4.15) e (4.16) so as mesmas da formulao do Prof. Tepedino, com o valor de

101

aw atualizado pelas novas prescries da NBR-6118. 4.3.1.2 Clculo da tenso si no Estdio II


A tenso de servio si, foi calculada no item anteriore com o valor aproximado dado pela equao (4.4). Essa tenso ser calculada agora, como recomenda a NBR-6118, ou seja, no estdio II. Para isso seja a figura 4.3, onde uma seo transversal est apresentada com sua armadura de compresso As e de trao As, assim como a profundidade da linha neutra no estdio II, xII.

eAs d xII d

eAs

Figura 4.3 Seo fissurada (estdio II)

Da Resistncia dos Materiais deve-se inicialmente homogeneizar a seo, normalmente pelo material com menor mdulo de elasticidade, no caso o concreto, usando a seguinte relao entre os mdulos:

e = Es / Ecs

(4.18)

Em seguida obtm-se a profundidade da linha neutra xII, que passa pelo centro geomtrico da seo homogeneizada, igualando-se por definio de CG, o momento esttico das reas acima da LN (b.xII e eAs) com o da rea abaixo (eAs).

102

Dessa forma vem:

(b.xII).xII / 2 - As.(xII-d) + e.As.(xII-d) = e.As.(d-xII)

(4.19)

O segundo termo de (4.19) refere-se ao momento esttico da rea As que est sendo retirado do momento esttico da rea de concreto comprimido, que j o contempla. O terceiro termo o momento esttico da rea homogeneizada e.As em relao a LN. Esses dois termos reunidos do:

(e 1).(xII d) = e . (xII d)

com

e = e 1

(4.20)

Levando-se (4.20) em (4.19) obtm-se a seguinte equao do segundo grau em xII:

(b/2)xII2 + (eAs + eAs)xII (eAsd + eAsd) = 0


que depois de resolvida fornece:

(4.21)

x II = A + A 2 + B
Com

(4.22)

A = (eAs + eAs) / b B = 2 . (eAsd + eAsd) / b


3

(4.23) (4.24)

bx 2 2 I II = II + 'e A's (x II d') + e A s (d x II ) 3

(4.25)

As frmulas (4.22) a (4.25) so as mesmas, deduzidas de forma anloga, encontradas na apostila de Deformaes do Prof. Tepedino. As tenses no concreto e nas armaduras so as tenses no estdio II, dadas por:

c =

M x II I II

(4.26)

103

's = e

M (x II d') I II M (d - x II ) I II

(4.27)

si = e

(4.28)

4.3.2 Controle da fissurao sem a verificao da abertura de fissuras


Para dispensar a avaliao da grandeza da abertura de fissuras e atender ao estado limite de fissurao (aberturas mximas esperadas da ordem de 0,3 mm para o concreto armado e 0,2mm para o concreto com armaduras ativas), um elemento estrutural deve ser dimensionado respeitando as restries da tabela 4.4 quanto ao dimetro mximo (max) e ao espaamento mximo (smax) das armaduras, bem como as exigncias de cobrimento e de armadura mnima. A tenso s deve ser determinada no estdio II.

Tabela 4.4 Valores mximos de dimetro e espaamento, com barras de alta aderncia.
Tenso na barra Valores mximos Concreto sem armaduras ativas Concreto com armaduras ativas

s (MPa)
160 200 240 280 320 360

max (mm)
32 25 16 12,5 10 8

smax (cm) 30 25 20 15 10 6

max (mm)
25 16 12,5 8 6 -

smax (cm) 20 15 10 5 -

104

4.4 Exemplos 4.4.1 Exemplo 1


Estimar o valor da abertura de fissura para uma viga de seo retangular 20X40 cm2, fck = 20 MPa, ao CA 50, momento fletor solicitante M = 4000 kN.cm, obra urbana, para as seguintes bitolas: a) b) c)

= 16 mm = 12,5 mm = 10 mm

Clculo da armadura de flexo Para fck = 20 MPa, cd = fc = 1,21 kN/cm2 Como k< kl = 0,32 k = 4000X1,4 / (1,21 . 20 . 362) = 0,178 2 16 mm (4,0 cm2) 4 12,5 mm (5,0 cm2) 5 10 mm (4,0 cm2)

Ascal = 3,97 cm2

Acr 9,375 4*

Acr

12 4*

7,5 4*

4* 6**

4* 4**

4* 3**

Figura 4.4 Detalhamento da seo transversal para as 3 opes do exemplo 1

* o valor correto para essa distncia seria o cobrimento c do concreto, mais

o dimetro do estribo, mais a metade do dimetro da barra longitudinal. Como para o clculo

105

** caso houvesse espao esses valores seriam 7,5 ., respectivamente 12

cm, 9,375 cm e 7,5 cm para os dimetros =16 mm, =12,5 mm e =10 mm.

Os valores de Acr, r e s (aproximado) para as 3 opes de detalhamento so: para = 16 mm Acr = 20x16 = 320 cm2

r = 4/320 = 0,0125

s = (43,5/1,7)x(3,97 /4) = 25,40 kN/cm2


para = 12,5 mm Acr = 20x13,375 = 267,5 cm2

r = 5/267,5 = 0,0187

s = (43,5/1,7)x(3,97 /5) = 20,32 kN/cm2


para = 10 mm Acr = 20x11,5 = 230 cm2

r = 4/230 = 0,0174

s = (43,5/1,7)x(3,97 /4) = 25,40 kN/cm2


Assim para a) = 16 mm w1 = (16/(12,5x2,25))x(3x25,402)/(21000x0,221) = 0,237 mm w2 = (16/(12,5x2,25))x(25,40/21000)x(4/0,0125+45) = 0,251 mm Adota-se o menor, portanto a abertura estimada de fissura para = 16 mm de 0,237 mm. b) = 12,5 mm w1 = (12,5/(12,5x2,25))x(3x20,322)/(21000x0,221) = 0,119 mm w2 = (12,5/(12,5x2,25))x(20,32/21000)x(4/0,0187+45) = 0,111 mm Adota-se o menor, portanto a abertura estimada de fissura para = 12,5 mm de 0,111 mm. fctm = 0,3x(20)(2/3) = 2,21 MPa = 0,221 kN/cm2 tem-se:

106

c) = 10 mm w1 = (10/(12,5x2,25))x(3x25,402)/(21000x0,221) = 0,148 mm w2 = (10/(12,5x2,25))x(25,40/21000)x(4/0,0174+45) = 0,118 mm Adota-se o menor, portanto a abertura estimada de fissura para = 10 mm de 0,118 mm. Como a obra urbana, CAA II wk 0,3 mm, todas as 3 bitolas verificam a fissurao. Caso esse exemplo fosse feito com f=1,4, os valores estimados das aberturas de fissuras seriam wk=0,305 mm, wk=0,135 mm wk=0,143 mm, respectivamente para as bitolas de 16mm, 12,5 mm e 10 mm.

4.4.2 Exemplo 2
Com os mesmos dados do exemplo 1, verificar a fissurao para a bitola = 12,5 mm, usando agora as frmulas (4.13) e (4.16). Como foi visto no exemplo 1, a bitola de 12,5 mm atende fissurao para uma abertura limite de 0,3 mm para as duas equaes de clculo estimado de fissuras. Portanto ao se fazer a verificao pelas frmulas (4.13) e (4.16), em ambas, a relao de reas calculada e existente tem que dar menor que 1, embora no se possa adotar finalmente esta relao menor que 1, para atender ao ELU de flexo. Para f = 1,7, ao CA 50 aw = 7,361x10-5.i/f.wk = 7,361x10-5x12,5/1,7x0,3 = 1,804 x 10-3

r,cal = As,cal / Acr = 3,97 / 267,5 = 0,0148 = 1,48 %


(As/As,cal) = (3.aw . fyd /(f . fctm))(1/2) = ( 3 x 1,804x10-3 x 43,5 /(1,7 x 0,221))(1/2) (As/As,cal) = 0,79

(As/As,cal) = 1

A verificao poderia parar aqui, sem precisar usar a segunda equao (4.16), uma vez que se deve adotar a menor relao (As/As,cal). Com o intuito apenas de checar a outra relao que devido aos resultados do exemplo anterior sabe-se que tambm tem que dar menor que 1, ser usada agora a equao (4.16). Assim:

107

(As/As,cal) = 22,5 . aw + ((22,5 . aw)2 + 4.aw / rcal)(1/2) (As/As,cal) = 22,5 x 1,804 x 10-3 + ((22,5 x 1,804 x 10-3)2 + 4 x 1,804x10-3 / 0,0148)(1/2) (As/As,cal) = 0,74 Portanto

(As /Ascal) = 1
4 12,5 mm = 5 cm2

As = As,cal = 3,97 cm2

4.4.3 Exemplo 3
Verificar a fissurao para uma viga bi-apoiada com 6m de vo, carga total p = 40 kN/m, sendo a carga permanente g = 28 kN/m e a acidental q = 12 kN/m, seo de 20x60 cm2, concreto fck = 20 MPa, ao CA 50, destinada a edifcio residencial com revestimento de argamassa e pintura. Adotar = 20 mm.

Obra urbana

(CAA II)

wk = 0,3 mm

Cobrimento c = 3 cm

Como ambiente interno e seco e ,alm disso, ainda tem revestimento, pode-se de acordo com a tabela 6.1 da NBR-6118 admitir um micro clima com uma classe de agressividade mais branda (um nvel acima) ou seja CAA I, e portanto o cobrimento nominal a ser adotado ser

2,5 cm, conforme a tabela 7.2 da NBR-6118. Assim para o clculo flexo ser adotada uma
altura til: d = h c - estribo - (0,5 . longitudinal) = 60 - 2,5 0,5 0,5 x 2 = 56 cm Clculo flexo

cd = fc = 0,85 x 2 / 1,4 = 1,21 kN / cm2


M = 40 x 62 / 8 = 180 kN.m = 126 (Mg) + 54 (Mq) k = 18000 x 1,4 / (1,21 x 20 x 562) = 0,331 > kl = 0,32 As1 = (1,21 x 20 x 56 / 43,5) x (1 2 x 0,32)(1/2) = As2 = (1,21 x 20 x 56 / 43,5) x (0,331 0,32) / (1 4 / 56) = 12,51 cm2 0,37 cm2 ________

As =

12,88 cm2

108

n barras = 12,88 / 3,142* = 4,1

5 20 mm

Ase = 15,71 cm2

* valor da rea nominal do = 20 mm em cm2, segundo a NBR 7480(ver tabela 1.3 dessa publicao, pg. 15)

As = As2 = 0,37 cm2

2 5 mm (0,392 cm2)

(tabela 1.3)

Clculo do valor f

f = Fd / Fd,serv = Md / Md,serv
Segundo as tabelas 11.1 (tabela 1.4, pg. 22) e 11.3 da NBR-6118 a combinao ltima normal no ELU dada por: Md = g . Mgk + q . Mqk = 1,4 x 126 + 1,4 x 54 = 252 kN.m Para combinao freqente (ELS w ,estado limite de servio correspondente abertura de fissuras) segundo a tabela 11.4 da NBR 6118, tem-se: Md,serv = Mg,k + 1 . Mq1k = 126 + 0,4 x 54 = 147,6 kN.m Portanto

f = 252 / 147,6 = 1,707 1,71

De qualquer forma o valor final de Md sempre 252 kN.m, ou seja: Md = 1,4 x 180 = 1,71 x 147,6 = 252 KN.m Verificao da fissurao clculo de Acr

btil = b 2.(c + est.) = 20 2 x (2,5 + 0,5) = 14 cm

109

De acordo ao item 2.4.4, pgina 52 dessa publicao, o espaamento mnimo livre entre as faces das barras longitudinais desse exemplo ah = av = 2 cm, portanto o nmero mximo de barras de 20 mm em uma s camada ser:

n barras/camada ( btil + ah ) / ( ah + long. ) = (14 + 2) / (2 + 2) = 4 4 barras/camada

2 5 mm

5 20 mm Acr 15 4 4 ah 4 12 4 av

Figura 4.5 Detalhamento da seo transversal

A armadura conforme detalhada na fig. 4.5 mostra que o valor correto de d : dcor = h d``, com d`` = (4 x 4 + 1 x 8) / 5 = 4,8 cm dcor = 60 4,8 = 55,2 cm no necessrio redimensionar

d = d-dcor = 56-55,2 = 0,8 cm < 5%h = 3 cm


Conforme a fig. 4.5, tem-se: Acr = 20 x (8 + 15) = 460 cm2

r,cal = 12,88 / 460 = 0,028 = 2,8 %

110

Verificao para si aproximado aw = (i . fyd / 12,5 . 1 . f . Esi . wk) = 20 x 43,5 / (12,5 x 2,25 x 1,71 x 21000 x 0,3) = 2,871x10-3 (As /As,cal) = 22,5 . aw + ((22,5 . aw)2 + 4.aw / rcal)(1/2) = 0,708 Portanto (As /As,cal) = 1*

As = As,cal = 12,88 cm2

5 20 mm

* como uma das relaes j deu 1, no precisa fazer a outra (comea-se a verificao por essa relao porque normalmente ela fornece a menor relao).

si = [(50 / 1,15) / 1,71].(12,88 / 15,71) = 20,85 kN/cm2


Verificao para si no estdio II Para o clculo de si no estdio II tem-se:

e = 21000/2129 = 9,86

e = 8,86

A = (9,86 x 12,88 + 8,86 x 0,37) / 20 = 6,52 B = 2 x (9,86 x 12,88 x 56 + 8,86 x 0,37 x 4) / 20 = 712,77 xII = - 6,52 + [(6,52)2 + 712,77]1/2 = 20,97 cm III = 20 x 20,973 / 3 + 8,86 x 0,37 x (20,97 4)2 + 9,86 x 12,88 x (56-20,97)2 III = 218318 cm4 = 0,61 Ic

si = 9,86 x (14760 / 218318)(56-20,97) = 23,36 kN/cm2


Os valores acima foram obtidos para as armaduras calculadas, caso sejam obtidos para as armaduras existentes ( As=15,71 cm2 e As = 0,4 cm2), que o mais natural, obtm-se os seguintes valores: xII = 22,59 cm III = 250968 cm2

si = 19,37 kN / cm2

A diferena quando se considera armaduras existentes, comparado com a forma aproximada, fica em torno de 7%.

111

Estimando-se a abertura de fissura pelo menor valor obtido pela s equaes (4.1) e (4.2), vem:

si,aproximado =

20,85 kN/cm2

wk1 = 0,20 mm

wk2 = 0,11 mm si,Ase =


19,37 kN/cm2 wk1 = 0,17 mm

wk2 = 0,12 mm
A diferena nesse exemplo quando se usa o valor aproximado da tenso de servio si, comparado com o valor calculado no Estdio II, ficou abaixo de 10% tanto no clculo da tenso quanto na abertura estimada de fissuras (valores em negrito acima). Do exposto nota-se que ao trabalhar com o valor simplificado, obtido com f,real > 1,4 , obtm-se valores satisfatrios, com bem menos trabalho.

112

Captulo 5 - CISALHAMENTO

5.1 Tenses de cisalhamento Considere-se apenas por simplicidade, uma seo retangular submetida flexo simples e inicialmente com o concreto ainda no fissurado, ou seja estdio I (fig. 5.1). Conforme as hipteses da Resistncia dos Materiais, o diagrama de tenses de cisalhamento (ou tangenciais) e o diagrama de tenses normais esto indicados respectivamente nas fig. 5.1b e fig.5.1c. Na fig. 5.1b, representa a tenso de cisalhamento para pontos distantes y da linha neutra LN dada por: = V.Q / (bw . I) (5.1)

onde V a fora cortante atuante na seo transversal, Q e I so, respectivamente, o momento esttico da rea A1 acima de y e o momento de inrcia da seo, ambos em relao linha neutra LN.

A1 h LN y o M z

Rcc

Rtc

bw a) seo transversal b) diagrama de tenses tangenciais c) diagrama de tenses normais

Figura 5.1 Viga de seo retangular submetida flexo simples (estdio I)

113

O valor de atinge o seu valor mximo o, quando y = 0, ou seja, na linha neutra. Nessas condies, para um diagrama linear de tenses normais, conforme a fig. 5.1c, a relao (I / Qo) representa o brao de alavanca z, entre as resultantes de compresso Rcc e de trao Rtc no concreto, podendo a equao (5.1) ser reescrita como: o = V.Qo / (bw . I) = V / bw.(I/Qo) = V / (bw . z) (5.2)

As equaes (5.1) e (5.2) foram obtidas com as hipteses da Resistncia dos Materiais considerando-se material homogneo, ou seja, concreto no fissurado, sendo portanto s aplicveis no estdio I, situao de ocorrncia pouco comum para peas de concreto armado. Considerando-se agora o concreto j fissurado, funcionando no estdio II, as equaes (5.1) e (5.2) sero vlidas desde que se despreze a resistncia do concreto tracionado abaixo da LN, considere distribuio linear de tenses de compresso no concreto e, alm disso, que a armadura de trao As seja homogeneizada para uma nova rea equivalente em concreto igual a (eAs), com e igual a relao entre os mdulos de elasticidade do ao e do concreto. Nesse caso, ainda conforme as hipteses da Resistncia dos Materiais para materiais compostos, a determinao da LN, que coincide com a profundidade da rea comprimida, obtida pela igualdade entre os momentos estticos dessa rea e da rea tracionada (e As) em relao LN. O dimensionamento no estado limite ltimo para flexo simples, estdio III, pressupe diagrama parablico (simplificado em retangular) de tenses de compresso no concreto oriundas do momento fletor de clculo Md, de modo que no valem mais as equaes (5.1) e (5.2), caso se pretenda obter com as mesmas o brao de alavanca z, como relao entre I e Qo. No entanto a equao (5.2) continua vlida desde que se adote para z no estado limite ltimo, o mesmo valor j obtido no dimensionamento flexo, ou seja: z = d 0,4.x = Kz . d (5.3)

114

No intuito de simplificar o clculo adota-se um valor mdio para Kz conforme a NBR 6118 (2003) igual a 0,9, ficando portanto a tenso mxima de cisalhamento, equao (5.2), agora na situao de clculo, dada por: od = Vd / (bw . 0,9.d) = 1,11 . Vd / (bw . d) (5.4)

onde od e Vd so, respectivamente a tenso mxima de cisalhamento e a fora cortante de clculo. Define-se a partir da equao (5.4) uma tenso convencional de cisalhamento de clculo, dada por: wd = Vd / (bw . d) (5.5)

que no tem significado fsico, apenas servir de referncia para verificaes futuras da resistncia da pea ao cisalhamento. J a tenso dada pela equao (5.4) tem significado fsico, representando a mxima tenso de cisalhamento na seo transversal, que pode ser reescrita conforme (5.5) como: od = 1,11 . wd (5.6)

5.2 Elementos lineares sujeitos fora cortante (Item 17.4 da NBR 6118) 5.2.1 Hipteses bsicas As prescries que se seguem aplicam-se a elementos lineares, armados ou protendidos, submetidos fora cortante, eventualmente combinados com outros esforos. No se aplicam portanto a elementos de volume (ex.: bloco de fundao), lajes (tratada separadamente), vigas parede e consolos curtos.

115

l<2h Figura 5.2 Viga-parede isosttica Figura 5.3 Consolo curto

As condies fixadas pela NBR-6118 admitem dois modelos de clculo em funo da inclinao das bielas de compresso, conforme fig. 5.4, que pressupem a analogia com o modelo em trelia de banzos paralelos, associados a mecanismos resistentes complementares desenvolvidos no interior do elemento estrutural, representado por uma componente adicional denominada Vc. biela comprimida

s (espaamento das barras tracionadas) banzo comprimido

h zcotg Vsd z(cotg+cotg) zcotg

banzo tracionado

Figura 5.4 Modelo de funcionamento de viga como trelia

5.2.2 Condies gerais Todos os elementos lineares submetidos fora cortante, com exceo dos casos indicados no item seguinte, devem conter armadura transversal mnima Asw,min constituda por estribos com taxa geomtrica dada por:

116

sw = (Asw,min / bw . s . sen) > 0,2 . fctm / fywk

(5.7)

onde bw a largura mdia da alma, s o espaamento longitudinal dos estribos inclinados de um ngulo , fctm a resistncia mdia trao do concreto e fywk resistncia ao escoamento do ao da armadura transversal. A resistncia mdia trao fctm dada no item 8.2.5 da NBR 6118. A resistncia trao indireta fct,sp e a resistncia trao na flexo fct,f devem ser obtidas em ensaios realizados de acordo as normas NBR 7222 e NBR 12142, respectivamente. A resistncia trao direta fct pode ser dada por: fct = 0,9 . fct,sp fct = 0,7 . fct,f (5.8a) (5.8b)

ou na falta de ensaios para obteno de fct,sp e fct,f , pode ser avaliado o seu valor mdio ou caracterstico por meio das seguintes equaes: fctm = 0,3 . fck(2/3) fctk,inf = 0,7 . fctm fctk,sup = 1,3 . fctm onde fck e fctm so expressos em MPa. A resistncia ao escoamento do ao da armadura transversal Asw dada por: (5.9a) (5.9b) (5.9c)

117

fywk = fyk

=> estribos 500 MPa => barras dobradas => estribos 435 MPa => barras dobradas

(5.10a)

fywk = 0,7.fyk fywd = fyd

(5.10b) (5.10c)

fywd = 0,7.fyd

(5.10d)

A partir das equaes (5.7) e (5.9a) para espaamento s = 100 cm e estribos verticais, = 90o, obtm-se: Asw,min (bw . 100 . 1) . (0,2 . 0,3 .fck2/3) / 500 = w,min . bw (5.11)

onde w,min a taxa mnima de armadura transversal, constituda por estribos, dada por: w,min = 0,012 . fck (2/3) (5.12)

A partir da equao (5.12) , com fck expresso em MPa pode-se tabelar o valor de w,min : TABELA 5.1 Valores de w,min fck (MPa) 15 20 25 30 35 w,min 0,073 0,088 0,103 0,116 0,128

118

5.2.3 Fazem exceo ao item anterior: - Os elementos estruturais lineares com bw > 5.d (em que d a altura til da seo), caso que deve ser tratado com laje (ver item 19.4 da NBR 6118)] - As nervuras de lajes nervuradas, quando espaadas de menos de 60 cm, tambm podem ser verificadas como lajes. - Os pilares e elementos estruturais de fundao submetidos predominantemente compresso, que atendam simultaneamente, na combinao mais desfavorvel das aes no ELU, calculada a seo em estdio I, as seguintes condies: c fctk (5.13) VSd Vc em que VSd a fora cortante solicitante de clculo. 5.2.4 Verificao do estado limite ltimo 5.2.4.1 Clculo da resistncia A resistncia do elemento estrutural, numa determinada seo transversal, deve ser considerada satisfatria quando verificadas simultaneamente as runas por esmagamento da biela comprimida (eq. 5.14) e a ruptura da armadura transversal tracionada (eq. 5.15), traduzidas pelas seguintes condies: VSd VRd2 VSd VRd3 = Vc +Vsw Onde VRd2 a fora cortante resistente de clculo, relativa runa das diagonais comprimidas, obtida de acordo o modelo de clculo I ou II descritos adiante. (5.14) (5.15)

119

VRd3 = Vc +Vsw a fora cortante de clculo, relativa runa por trao diagonal, onde Vc a parcela de fora cortante absorvida por mecanismos complementares ao de trelia e Vsw a parcela resistida pela armadura transversal, ambas obtidas de acordo o modelo de clculo I ou II descritos adiante.

5.2.4.2 Modelo de clculo I O modelo de clculo I admite diagonais de compresso inclinadas de =45o em relao ao eixo longitudinal do elemento estrutural e admite ainda que a parcela complementar Vc tenha valor constante, independente de VSd. a) verificao da compresso diagonal do concreto: VRd2 = 0,27 . v2 . fcd . bw . d = wd2 . bw . d onde: v2 = ( 1 fck / 250 ) wd2 = 0,27 . v2 . fcd (fck em MPa) (5.17) (5.18) (5.16)

obs.: - embora para o clculo de v2 a unidade utilizada seja o MPa , para a obteno do esforo VRd2 em kN, deve-se transformar o wd2 para kN/cm2.

Analogamente a tenso convencional de cisalhamento wd ,equao (5.5), wd2 representa a tenso mxima convencional de cisalhamento, de tal forma que para se verificar a resistncia da diagonal comprimida, equao (5.14), escrita em termos de esforos, basta atender a seguinte expresso, escrita em termos de valores convencionais de tenso de cisalhamento:

120

wd wd2 TABELA 5.2 Valores de wd2 (Modelo I) fck (MPa) 15 20 25 30 35 wd2 (MPa) 0,181.fck = 2,72 0,177.fck = 3,55 0,174.fck = 4,34 0,170.fck = 5,09 0,166fck = 5,81

(5.19)

VRd2 = Rcc,Max . sen

z(1+cotg)sen

Rcc,max = 45o z = 0,9d (5.20) 121

z(1+cotg)

FIGURA 5.5 Diagonal comprimida do concreto

Da fig. 5.5 nota-se que a resistncia mxima na diagonal comprimida, Rcc,max, pode ser dada por: Rcc,max = cc,max . bw . z . (1 + cotg) . sen onde cc,max a tenso normal mxima na diagonal comprimida de concreto.

Vsd = VRd2 = Rcc,max . sen = cc,max . bw . 0,9.d . (1 + cotg) . sen2 De (5.16) e (5.21) com = 45o , obtm-se: wd2 . (bw . d) = cc,max . 0,45. (1 + cotg) .(bw .d) cc,max = wd2 / 0,45. (1 + cotg) 2,22 . wd2 cc,max = 1,11 . wd2 para = 45o para = 90o

(5.21)

(5.22) (5.23a)

(5.23b)

com os valores de wd2 dados na tabela 5.2, obtm-se os valores da tenso mxima de compresso na diagonal comprimida para = 90o e = 45o. Dividindo-se a equao 5.21 por (bw.d) chega-se ao valor da tenso convencional de cisalhamento wd2 . Para a situao de compresso da biela de concreto em que transversalmente tem-se uma regio tracionada, a tenso cc,max deve ser obtida, segundo o CEB, por cc,max = 0,6 . v2 . fcd . Para = 45o e = 90o chega-se a expresso (5.18), dada pela NBR 6118.

b) clculo da armadura transversal Da equao (5.15) VRd3 = Vc +Vsw, a primeira parcela correspondente fora cortante resistente absorvida por mecanismos complementares ao de trelia, que dada no modelo I por: Vc = 0 Vc = Vc0 nos elementos estruturais tracionados quando a LN se situa fora da seo na flexo simples e na flexo-trao com a LN cortando a seo na flexo-compresso

Vc = Vc0 . (1 + M0 / MSd,max) 2 . Vc0

122

com Vc0 = 0,6 . fctd . bw . d = c0 . bw . d para fctd = fctk,inf / c (5.25) (5.24)

onde fctk,inf dada na eq. (5.9b) e tomando-se para o coeficiente de ponderao do concreto c=1,4, a tenso convencional de cisalhamento correspondente aos mecanismos complementares, c0, pode ser dada pela seguinte expresso:

c0* = 0,6 . fctd = 0,6 . 0,7 .0,3 . fck2/3 . / 1,4 com c0 = c0* / 10 = 0,009 . fck2/3

(MPa)

(5.26)

(kN/cm2)

(5.27)

onde c0* e c0 representam a mesma tenso convencional expressa em MPa e kN/cm2, respectivamente. Na equao (5.27) deve-se usar fck em MPa, para se obter c0 em kN/cm2. TABELA 5.3 Valores de c0 fck (MPa) 15 20 25 30 35 c0 (kN/cm2) 0,0547 0,0663 0,0769 0,0869 0,0963

123

Da equao (5.15) a parcela resistida pela armadura transversal tracionada Vsw determinada conforme o esquema mostrado na fig. 5.6.

VRd3 = Vc + Vsw = Vc + RSt sen RSt Asw

s z(cotg + cotg) VSd Figura 5.6 Diagonal tracionada da armadura transversal

Para = 45o estabelecido no modelo I, obtm-se: Vsw = RSt . sen = (Asw / s) . z . (1 + cotg) . fywd . sen (5.28)

De (5.28) com z=0,9.d, considerando-se estribos verticais ( = 90o) para vigas submetidas flexo simples (Vc = Vc0) , a equao (5.15), VSd Vc + Vsw , dividida por (bw .d) para transformar esforos em tenses convencionais de cisalhamento fica: wd c0 + (Asw / s) . 0,9.d .43,5 / (bw .d) com (Asw / s) [ (wd - c0) / 39,15] . bw = w* . bw Para s=100 cm a taxa w* se transforma na taxa w dada por : (cm2 / cm) (5.30) (5.29)

124

w = 100 . w* = 100 . (wd - c0) / 39,15 e finalmente Asw w . bw (cm2 / m)

(5.31)

(5.32)

Fazendo na equao 5.31 w = w,min = 0.012.fck2/3 obtm-se um valor mnimo de wd ,para o modelo I, abaixo do qual a colocao da armadura mnima Asw,min = w,min.bw, absorve a totalidade do esforo de cisalhamento. Assim substituindo-se o valor de c0 pela equao 5.27, obtm-se: wd,min = (39,15/100) . 0.012.fck2/3 +0,009 . fck2/3 = 0,0137 . fck2/3 Tabela 5.4 Valores de wd,min para o Modelo I Fck (MPa) 15 20 25 30 wd,min (kN/cm2) 0,083 0,101 0,117 0,132 (5.33)

c) decalagem do diagrama de fora no banzo tracionado Quando a armadura longitudinal de trao (flexo) for determinada atravs do equilbrio de esforos na seo normal ao eixo do elemento estrutural, os efeitos provocados pela fissurao oblqua podem ser substitudos no clculo pela decalagem do diagrama de fora no banzo tracionado, dada pela expresso:

VSd,max (1 + cotg ) a l = d 2(VSd,max Vc )

(5.34)

125

onde:

al 0,5 . d al 0,2 . d

no caso geral para estribos inclinados a 45

Essa decalagem do diagrama de esforos do banzo tracionado pode ser substituda, aproximadamente, pela correspondente decalagem do diagrama de momentos fletores. Alternativamente essa decalagem pode tambm ser obtida simplesmente aumentando-se a fora de trao, em cada seo, pela expresso:

RSd,cor = MSd / z + VSd . ( cotg - cotg ) . (1/2)

(5.35)

5.2.4.3 Modelo de clculo II


O modelo de clculo II admite diagonais de compresso inclinadas de , em relao ao eixo longitudinal da pea, variando livremente entre 30o e 45o. Admite ainda que a parcela complementar Vc sofra reduo com o aumento de VSd.

a) verificao da compresso diagonal do concreto:

VRd2 = 0,54 . v2 . fcd . bw . d . sen2 .(cotg + cotg) = wd2 . bw . d

(5.36)

Com v2 dado na equao (5.17) e wd2 dado por:

wd2 = 0,54 . v2 . fcd . sen2 .(cotg + cotg)

(5.37)

126

Para estribos verticais, ou seja = 90o, os valores de wd2 so dados na tabela 5.5

TABELA 5.5 Valores de wd2 (Modelo II) fck (MPa)


15 20 25 30

wd2 (MPa) = 30o


0,157.fck = 0,154.fck = 3,08 0,150.fck = 3,75 0,147.fck =

= 45o
0,181. fck = 2,72 0,177. fck = 3,55 0,174 fck = 4,34 0,170. fck = 5,09

b) clculo da armadura transversal VRd3 = Vc +Vsw


Onde:

(5.38)

Vc = 0 Vc = Vc1

nos elementos estruturais tracionados quando a LN se situa fora da seo na flexo simples e na flexo-trao com a LN cortando a seo na flexo-compresso

Vc = Vc1 . (1 + M0 / MSd,max) < 2 . Vc1


Com

Vc1 = Vc0 Vc1 = 0

quando VSd Vc0 quando VSd = VRd2, intermedirios interpolando-se linearmente para valores

Definindo-se analogamente uma tenso convencional de cisalhamento proveniente de Vc1, tem-se:

127

c1 = Vc1 / (bw . d)

(5.39)

Os valores de Vc1, ou os correspondentes valores de c1, podem ser representados no grfico seguinte:

c1 c1=c0

c1 = c0 [ 1 (wd - c0) / (wd2 - c0) ]

c0

(5.40) co wd2 wd

FIGURA 5.6 Valores de c1

A parcela de trao absorvida pela armadura transversal Vsw dada por:

Vsw = (Asw / s) . z . (cotg + cotg) . fywd . sen

(5.41)

De (5.15),VSd Vc + Vsw , dividindo-se por bw . d, fazendo-se em (5.41) z = 0,9 . d, = 90o e

s = 100 cm, obtm-se a equao para a armadura transversal Asw. Asw = w . bw (cm2 / m) (5.42)

w = 100 . (wd - c1) / (39,15 . cotg)


com c1 dado de acordo a figura 5.6.

(5.43)

c) deslocamento do diagrama de momentos fletores:


So mantidas as condies estabelecidas no modelo I, sendo o deslocamento do diagrama de momentos fletores no modelo II, dado por:

128

al = 0,5 . d . (cotg -cotg)


onde

(5.44)

al 0,5 . d, no caso geral al 0,2 . d, para estribos inclinados de 45.

5.2.5 Cargas prximas aos apoios


Para o clculo da armadura transversal, no caso de apoio direto (quando a carga e a reao de apoio forem aplicadas em faces opostas do elemento estrutural), valem as seguintes prescries: a) a fora cortante oriunda de carga distribuda pode ser considerada, no trecho entre o apoio e a seo situada distncia d/2 da face do apoio, constante e igual desta seo; d/2

d c

Vs,max

Vp S,Red = VS,Max p.(c+d)/2

(5.45)

Figura 5.7 Reduo do cortante devido carga p

b) a fora cortante devida a uma carga concentrada a uma distncia a 2.d do eixo terico do apoio pode, nesse trecho de comprimento a, ser reduzida multiplicando-a por a / (2.d).

129

P p

l-a

VS (fora cortante solicitante devido p e P) Figura 5.8 Reduo do cortante devido a uma carga concentrada prxima ao apoio

VS,max = VS(p) + VS (P) = VS(p) + P

l -a l
l -a a l 2d

(5.46)

P VS,Red = VS(p) + VS(P),Red = VS(p) + P

(5.47)

P VS,max VS(P),Red = P

l -a a 1 l 2d

(5.48)

P VS(P),Red = VS,max P

a l -a 1 2d l

(5.49)

Conforme as figuras 5.7 e 5.8, a fora cortante reduzida devido simultaneamente carga distribuda e carga concentrada prximas ao apoio dada por:

P +p VS(P),Red = VS,max P

a l -a c+d 1 p 2d l 2

(5.50)

5.2.6 Prescries complementares da NBR 6118


- dimetro da armadura transversal Asw

t 5 mm t bw/10

- espaamento mximo dos estribos

para wd 0,67.wd2 para wd > 0,67.wd2

smax = 0,6.d 30 cm smax = 0,3.d 20 cm

130

- A armadura transversal Asw pode ser constituda por estribos ou pela combinao de estribos e barras dobradas, entretanto essas ltimas no devem suportar mais do que 60% do esforo total resistido pela armadura.

5.3 Exemplos Exemplo 1


Calcular a armadura de cisalhamento para uma viga de 4 m de vo, carga distribuda p = 25

kN/m, seo de 20X40 cm2, d=36 cm, fck = 20 MPa, ao CA-60.

Modelo I
a) verificao do concreto VS,Max = pl/2 = 50 kN

wd = VSd / bw.d = 50 . 1,4 / (20 . 36) = 0,097 kN/cm2

Pela tabela 5.2, para fck = 20 MPa tem-se wd2 = 0,177.fck = 3,55 MPa = 0,355 kN/cm2 Como wd = 0,097 KN/cm2 < wd2 = 0,355 kN/cm2 , o concreto est verificado, ou seja, a biela comprimida de concreto no romper.

b) clculo da armadura Asw = w . bw com

w = 100.(wd - .c0)/39,15

c0 pode ser calculado pela eq. 5.27 ou obtido diretamente da tab. 5.3
para fck = 20 MPa,

c0 = 0,0663 kN/cm2

w = 100.(0,097 0,0663)/39,15 = 0,0790 < w,min = 0,088 (tab. 5.1), portanto

131

Asw = Asw,min = w,min . bw = 0,088 . 20 = 1,76 cm2/m Como wd = 0,097 kN/cm2 < wd,min = 0,101 kN/cm2 (tabela 5.4), o clculo de Asw = Asw,min j poderia ser feito sem a necessidade de calcular w. Para estribos simples (dois ramos) Asw/2 = 0,88 cm2/m Como wd / wd2 = 0,095 / 0,354 = 0,27 < 0,67

5 mm c/ 22 cm

smax = 0,6d = 0,6 . 36 22 cm (OK!)

Modelo II
a) verificao do concreto

( = 30o)

wd = VSd / bw.d = 50 . 1,4 / (20 . 36) = 0,097 kN/cm2


Pela tabela 5.5, para = 30o e fck = 20 MPa, obtm-se:

wd2 = 0,154.fck = 0,154 . 2 = 0,308 kN/cm2


Como wd = 0,097 kN/cm2 < wd2 = 0,308 kN/cm2 , o concreto est verificado, ou seja, a biela comprimida de concreto no romper.

b) clculo da armadura Asw = w . bw com

w = 100.(wd - .c1) / (39,15 . cotg)

Como wd = 0,097 kN/cm2 > c0 = 0,0663 kN/cm2, o valor de c1 dado na eq. 5.40

c1= c0 [1 (wd - c0) / (wd2 - c0)] =


0,0663 . [1 (0,097-0,0663) / (0,308 0,0663)] = 0,0578 kN/cm2

w = 100.(0,097 - .0,0578) / (39,15 . cotg30o) = 0,058 < w,min = 0,088 (tab. 5.1), portanto

132

Asw = Asw,min = w,min . bw = 0,088 . 20 = 1,76 cm2/m Para estribos simples (dois ramos) Asw/2 = 0,88 cm2/m Como wd / wd2 = 0,097 / 0,308 = 0,32 < 0,67

5 mm c/ 22 cm

smax = 0,6d = 0,6 . 36 22 cm (OK!)

Modelo II
a) verificao do concreto

( = 45o)

wd = VSd / bw.d = 50 . 1,4 / (20 . 36) = 0,097 kN/cm2


Pela tabela 5.5, para = 45o e fck = 20 MPa, obtm-se:

wd2 = 0,177.fck = 0,177 . 2 = 0,355 kN/cm2


Como wd = 0,097 kN/cm2 < wd2 = 0,355 kN/cm2 , o concreto est verificado, ou seja, a biela comprimida de concreto no romper. b) clculo da armadura Asw = w . bw com

w = 100.(wd - .c1) / (39,15 . cotg)

Como wd = 0,097 kN/cm2 > c0 = 0,0663 kN/cm2, o valor de .c1 dado na eq. 5.40

c1= c0 [1 (wd - c0) / (wd2 - c0)] =


0,0663 . [1 (0,097-0,0663) / (0,354 0,0663)] = 0,0592 kN/cm2

w = 100.(0,095 - .0,0592) / (39,15 . cotg45o) = 0,097 > w,min = 0,088 (tab. 5.1), portanto
Asw = w . bw = 0,097 . 20 = 1,94 cm2/m Para estribos simples (dois ramos) Asw/2 = 0,97 cm2/m

5 mm c/ 20 cm

133

Como wd / wd2 = 0,097 / 0,354 = 0,27 < 0,67

smax = 0,6d = 0,6 . 36 22 cm (OK!)

Exemplo II
Mesmos dados do exemplo I, com carga distribuda p = 50 kN/m

Modelo I, sem reduo do cortante no apoio


a) verificao do concreto VS,max = pl/2 = 100 kN

wd = VSd,max / bw.d = 100 . 1,4 / (20 . 36) = 0,194 kN/cm2

Pela tabela 5.2, para fck = 20 MPa tem-se wd2 = 0,355 kN/cm2 Como wd = 0,194 kN/cm2 < wd2 = 0,355 kN/cm2 , o concreto est verificado, ou seja, a biela comprimida de concreto no romper. b) clculo da armadura Como wd = 0,194 kN/cm2 > wd,min = 0,101 kN/cm2 (tabela 5.4) Asw = w . bw com

w = 100.(wd - .c0)/39,15

c0 = 0,0663 kN/cm2

w = 100.(0,194 0,0663)/39,15 = 0,327 > w,min = 0,088 (tab. 5.1), portanto


Asw = w . bw = 0,327 . 20 = 6,55 cm2/m Para estribos simples (dois ramos) Asw/2 = 3,27 cm2/m

6 mm c/ 9 cm, ou 8 mm c/ 15 cm

Como wd / wd2 = 0,194 / 0,354 = 0,55 < 0,67

smax = 0,6d = 0,6 . 36 = 22 cm (OK!)

134

Modelo I, com reduo do cortante no apoio


Considera-se que o comprimento do apoio no sentido longitudinal da viga seja c = 20 cm. verificao do concreto VS,max = pl/2 = 100 kN, VS,Red = VS,max p(c+d)/2 = 100 50.(0.2+0.36)/2 =86 kN

wd = VSd,max / bw.d = 100.1,4 / (20.36) = 0,194 kN/cm2 wd,Red = VSd,Red / bw.d = 86 . 1,4 / (20 . 36) = 0,167 kN/cm2
Pela tabela 5.2, para fck = 20 MPa tem-se wd2 = 0,355 kN/cm2 Como wd = 0,194 kN/cm2 < wd2 = 0,355 kN/cm2 , o concreto est verificado, ou seja, a biela comprimida de concreto no romper (obs.: para verificao do concreto no pode ser

usado o wd,Red)
b) clculo da armadura

wd,Red = 0,167 kN/cm2 > wd,min = 0,101 kN/cm2, ento


Asw = w . bw com

w = 100.(wd,Red - .c0)/39,15

c0 = 0,0663 kN/cm2

w = 100.(0,167 0,0663)/39,15 = 0,258 > w,min = 0,088 (tab. 5.1), portanto


Asw = 0,258 . 20 = 5,16 cm2/m Para estribos simples (dois ramos) Asw/2 = 2,58 cm2/m

6 mm c/ 12 cm, ou 8 mm c/ 19 cm

Como wd / wd2 = 0,194 / 0,355 = 0,55 < 0,67

smax = 0,6d = 0,6 . 37 = 22 cm (OK!)

135

Modelo II

( = 30o)

sem reduo do cortante prximo ao apoio


a) verificao do concreto

wd = VSd / bw.d = 100.1,4 / (20 . 36) = 0,194 kN/cm2 < wd2 = 0,308 kN/cm2
Como wd = 0,194 kN/cm2 < wd2 = 0,308 kN/cm2 , o concreto est verificado, ou seja, a biela comprimida de concreto no romper. b) clculo da armadura Asw = w . bw com

w = 100.(wd - .c1) / (39,15 . cotg)

Como wd = 0,194 kN/cm2 > c0 = 0,0663 kN/cm2, o valor de .c1 dado na eq. 5.40

c1= c0 [1 (wd - c0) / (wd2 - c0)] =


0,0663 . [1 (0,194-0,0663) / (0,308 0,0663)] = 0,0313 kN/cm2

w = 100.(0,194 - .0,0313) / (39,15 . cotg30o) = 0,240 > w,min = 0,088 (tab. 5.1), portanto
Asw = w . bw = 0,240 . 20 = 4,80 cm2/m Para estribos simples (dois ramos) Asw/2 = 2,31 cm2/m

6 mm c/ 11 cm, ou 8 mm c/ 20 cm

Como wd / wd2 = 0,194 / 0,308 = 0,63 < 0,67

smax = 0,6d = 0,6 . 36 = 22 cm (OK!)

com reduo do cortante prximo ao apoio


Considera-se que o comprimento do apoio no sentido longitudinal da viga seja c = 20 cm.

136

a) verificao do concreto

wd = VSd,max / bw.d = 100.1,4 / (20 . 36) = 0,194 kN/cm2


VS,Red = VS,Max p(c+d) /2 = 100 - 50(0,2 + 0,36)/2 = 86 kN

wd,Red = VSd,Red / bw.d = 85,75 . 1,4 / (20.36) = 0,167 kN/cm2 < wd2 = 0,308 kN/cm2
Como wd = 0,194 kN/cm2 < wd2 = 0,308 kN/cm2 , o concreto est verificado, ou seja, a biela comprimida de concreto no romper (obs.: para verificao do concreto no pode ser

usado o wd,Red)
b) clculo da armadura Asw = w . bw com

w = 100.(wd,Red - .c1) / (39,15 . cotg)

Como wd,Red = 0,167 kN/cm2 > c0 = 0,0663 kN/cm2, o valor de .c1 dado na eq. 5.40

c1= c0[1 (wd,Red - c0) / (wd2 - c0)]=


0,0663 . [1 (0,167-0,0663) / (0,308 0,0663)]=0,0387 kN/cm2

w = 100.(0,167 - .0,0387) / (39,15 . cotg30o) = 0,189 > w,min = 0,088 (tab. 5.1), portanto
Asw = w . bw = 0,189 . 20 = 3,78 cm2/m Para estribos simples (dois ramos) Asw/2 = 1,89 cm2/m

5 mm c/ 10 cm, ou 6 mm c/ 15 cm, ou 8 mm c/ 27 cm, 22 cm

Como wd / wd2 = 0,194 / 0,308 = 0,63 < 0,67

smax = 0,6d = 0,6 . 37 = 22 cm (OK!)

137

= ngulo qualquer, por exemplo = 35o sem reduo do cortante prximo ao apoio
a) verificao do concreto

wd = VSd / bw.d = 100.1,4 / (20 . 36) = 0,194 kN/cm2


Pela eq. 5.37, para = 35o , = 90o (estribo vertical) e fck = 20 MPa, obtm-se:

wd2 = 0,54 . v2 . fcd . sen2 .(cotg + cotg) =


0,54 . (1 20 /250) . (2 / 1,4) .sen235o (0 + cotg35o) = wd2 = 0,333 kN/cm2 Como wd = 0,194 kN/cm2 < wd2 = 0,333 kN/cm2 , o concreto est verificado, ou seja, a biela comprimida de concreto no romper. b) clculo da armadura Asw = w . bw com

w = 100.(wd - .c1) / (39,15 . cotg)

Como wd = 0,194 kN/cm2 > c0 = 0,0663 kN/cm2, o valor de .c1 dado na eq. 5.40

c1= c0 [1 (wd - c0) / (wd2 - c0)] =


0,0663 . [1 (0,194-0,0663) / (0,333 0,0663)] = 0,0346 kN/cm2

w = 100.(0,194 - .0,0346) / (39,15 . cotg35o) = 0,285 > w,min = 0,088 (tab. 5.1), portanto
Asw = w . bw = 0,285 . 20 = 5,70 cm2/m Para estribos simples (dois ramos) Asw/2 = 2,85 cm2/m

6 mm c/ 10 cm, ou 8 mm c/ 17 cm

138

Como wd / wd2 = 0,194 / 0,333 = 0,58 < 0,67

smax = 0,6d = 0,6 . 37 = 22 cm (OK!)

com reduo do cortante prximo ao apoio


Considera-se que o comprimento do apoio no sentido longitudinal da viga seja c = 20 cm. a) verificao do concreto

wd = VSd,max / bw.d = 100.1,4 / (20.36) = 0,194 kN/cm2


VS,Red = VS,Max p(c+d) /2 = 100 - 50(0,2 + 0,36)/2 = 86 kN

wd,Red = VSd,Red / bw.d = 85,75 . 1,4 / (20.36) = 0,167 kN/cm2 wd2 = 0,333 kN/cm2 valor calculado no exemplo anterior
Como wd = 0,194 kN/cm2 < wd2 = 0,333 kN/cm2 , o concreto est verificado, ou seja, a biela comprimida de concreto no romper (obs.: para verificao do concreto no pode ser

usado o wd,Red )
b) clculo da armadura Asw = w . bw com

w = 100.(wd,Red - .c1) / (39,15 . cotg)

Como wd,Red = 0,167 kN/cm2 > c0 = 0,0663 kN/cm2, o valor de .c1 dado na eq. 5.40

c1=c0 [1(wd,Red - c0) / (wd2 - c0)]=


0,0663 . [1 (0,167-0,0663) / (0,333 0,0663)] = 0,0413 kN/cm2

w = 100.(0,162 - .0,0413) / (39,15 . cotg35o) = 0,225 > w,min = 0,088 (tab. 5.1), portanto
Asw = w . bw = 0,225 . 20 = 4,50 cm2/m

139

Para estribos simples (dois ramos) Asw/2 = 2,25 cm2/m

5 mm c/ 9 cm, ou 6 mm c/ 13 cm, ou 8 mm c/ 23 cm, 22 cm

Como wd / wd2 = 0,194 / 0,308 = 0,58 < 0,67

smax = 0,6d = 0,6 . 37 = 22 cm (OK!)

140

Captulo 6 - VERIFICAO DA ADERNCIA

Segundo a NBR 6118 no captulo 9, devem ser obedecidas no projeto as exigncias estabelecidas nesse captulo, relativas a aderncia, ancoragem e emendas das armaduras. 6.1 Posio da barra durante a concretagem Consideram-se em boa situao quanto aderncia os trechos das barras que estejam em uma das posies seguintes: a) com inclinao superior a 45o sobre a horizontal (fig. 6.1a); b) horizontais ou com inclinao menor que 45o sobre a horizontal, desde que: para elementos estruturais com h < 60 cm, localizados no mximo 30 cm acima da face inferior do elemento ou da junta de concretagem mais prxima (fig. 6.1b); para elementos estruturais com h 60 cm, localizados no mnimo 30 cm abaixo da face superior do elemento ou da junta de concretagem mais prxima (fig. 6.1c). Os trechos das barras em outras posies e quando do uso de formas deslizantes devem ser consideradas em m situao quanto aderncia.

h < 60

> 45o a)h 30 cm b) Figura 6.1 Zonas de boa 6.2 Valor da resistncia de aderncia

h 60

30

c) e m aderncia

A resistncia de aderncia de clculo entre armadura e concreto de armaduras passivas deve ser obtida pela seguinte expresso: 141

30

fbd = 1 . 2 . 3 . fctd onde: fctd = fctk,inf / c = 0,7 . fctm / c = 0,21 . fck(2/3) / c 1 = 1,0 para barras lisas (CA 25); 1 = 1,4 para barras entalhadas (CA 60); 1 = 2,25 para barras nervuradas (CA 50); 2 = 1,0 para situaes de boa aderncia; 2 = 0,7 para situaes de m aderncia; 3 = 1,0 para < 32 mm; 3 = (132 - ) / 100 , para > 32 mm , com (dimetro da barra) em mm. (MPa)

(6.1)

(6.2)

No escorregamento da armadura, em elementos estruturais fletidos, deve ser adotada a tenso de aderncia dada acima multiplicada por 1,75.

6.3 Ancoragem das armaduras Todas as barras das armaduras devem ser ancoradas de forma que os esforos a que estejam submetidas sejam integralmente transmitidos ao concreto, seja por meio de aderncia ou de dispositivos mecnicos ou combinao de ambos.

6.3.1 Ancoragem por aderncia D-se quando os esforos so ancorados por meio de um comprimento reto ou com grande raio de curvatura, seguido ou no de gancho. A exceo das regies situadas sobre apoios diretos, as ancoragens por aderncia devem ser confinadas por armaduras transversais ou pelo prprio concreto, considerando-se este caso quando

142

o cobrimento da barra ancorada for maior ou igual a 3 e a distncia entre barras ancoradas for maior ou igual a 3.

6.3,2 Ancoragem por meio de dispositivos mecnicos Acontece quando os esforos a ancorar so transmitidos ao concreto por meio de dispositivos mecnicos acoplados barra.

6.3.3 Ancoragem de armaduras passivas por aderncia As barras tracionadas podem ser ancoradas ao longo de um comprimento retilneo ou com grande raio de curvatura em sua extremidade, de acordo com as condies seguintes: as barras lisas obrigatoriamente devem ter ganchos; as barras que tenham alternncia de solicitao, trao e compresso, no devem ter ganchos com ou sem gancho, nos demais casos, no sendo recomendado o gancho para barras de >32 mm ou para feixe de barras. As barras comprimidas devem ser ancoradas sem ganchos.

6.3.4 Ganchos das armaduras de trao Os ganchos das extremidades das barras da armadura longitudinal de trao podem ser: semicirculares, com ponta reta de comprimento no inferior a 2; em ngulo de 45o (interno), com ponta reta de comprimento no inferior a 4; em ngulo reto, com ponta reta de comprimento no inferior a 8.

Para as barras lisas, os ganchos devem ser semicirculares.

143

O dimetro interno da curvatura dos ganchos das armaduras longitudinais de trao deve ser pelo menos igual ao estabelecido na tabela1. Tabela 6.1 Dimetro dos pinos de dobramento (D) Tipo de ao Bitola mm < 20 20 CA - 25 4 5 CA - 50 5 8 CA - 60 6 -

6.4 Comprimento de ancoragem bsico Define-se comprimento de ancoragem bsico como o comprimento reto de uma barra de armadura passiva necessrio para ancorar a fora limite Fd = As . fyd nessa barra, admitindo-se ao longo desse comprimento uma tenso de aderncia constante e igual a fbd, eq. (6.1). concreto fbd Fd Fd = . 2 fyd / 4 = . . lb . fbd (6.3)

lb Figura 6.2 Barra ancorada no concreto De (6.3) obtm-se: l b = ( / 4) . (fyd / fbd) (6.4)

A partir da equao (6.4) pode-se tabelar os valores do comprimento de ancoragem bsico para o ao CA-50, situao de boa aderncia, s = 1,15, c = 1,4 e < 32 mm (tabela 6.2). 144

Tabela 6.2 Valores de l b para ao CA-50, s = 1,15, c = 1,4 e < 32 mm Bitola mm 10 12,5 16 20 22 25 Classe do concreto Valores de l b em funo do dimetro C 25 C 30 C 35 C 40 C 45 (37,67) (33,36) (30,10) (27,54) (25,46) 40 cm 35 cm 35 30 cm 30 cm 50 cm 45 cm 40 cm 35 cm 35 cm 65 cm 55 cm 50 cm 45 cm 45 cm 80 cm 70 cm 65 cm 60 cm 55 cm 85 cm 75 cm 70 cm 65 cm 60 cm 95 cm 85 cm 80 cm 70 cm 65 cm

C 15* (52,95) 55 cm 70 cm 85 cm 110 cm 120 cm 135 cm

C 20 (43,71) 50 cm 55 cm 70 cm 90 cm 100 cm 110 cm

C 50 (23,73) 25 cm 30 cm 40 cm 50 cm 55 cm 60 cm

Os valores obtidos na tabela 6.2 foram arredondados para o mltiplo de 5 cm, imediatamente superior.

6.5 Comprimento de ancoragem necessrio O comprimento de ancoragem necessrio pode ser calculado por: l b,nec = 1 . l b . (As,cal / As,ef) l b,min onde: 1 = 1,0 para barras sem gancho, 1 = 0,7 para barras tracionadas com gancho, com cobrimento no plano normal ao do gancho 3, lb calculado conforme equao (6.4); l b,min o comprimento mnimo de ancoragem, dado por: (6.5)

145

0,3 . lb l b,min > 10 . 10 cm 6.6 Armadura transversal na ancoragem Para efeito desse item, observado o item 6.3.1, consideram-se as armaduras existentes ao longo do comprimento de ancoragem, caso a soma das reas dessas armaduras seja maior ou igual s especificadas abaixo: Barras com < 32 mm ao longo do comprimento de ancoragem deve ser prevista (6.6)

armadura transversal capaz de resistir a 25 % da fora longitudinal de uma das barras ancoradas. Se a ancoragem envolver barras diferentes, prevalece para esse efeito, a barra de maior dimetro. Barras com 32 mm deve ser verificada a armadura em duas direes

transversais ao conjunto de barras ancoradas. Essas armaduras transversais devem suportar os esforos de fendilhamento segundo os planos crticos, respeitando espaamento mximo de 5 .

6.7 Ancoragem de feixes de barras, por aderncia Considera-se o feixe como uma barra de dimetro equivalente igual a: n = f .( n )(1/2) onde n o dimetro equivalente do feixe constitudo de n barras com dimetro f. (6.7)

146

6.8 Ancoragem de estribos A ancoragem dos estribos deve necessariamente ser garantida por meio de ganchos ou barras longitudinais soldadas. Os ganchos dos estribos (com dimetro t) podem ser: Semicirculares ou em ngulo de 45o (interno), com ponta reta de comprimento igual a 5 t, porm no inferior a 5 cm; Em ngulo reto, com ponta reta de comprimento maior ou igual a 10 t, porm no inferior a 7cm (este tipo de gancho no deve ser utilizado para barras e fios lisos). O dimetro interno da curvatura dos estribos deve ser, no mnimo, igual aos estabelecidos na tab. 6.3. Tabela 6.3 Dimetro dos pinos de dobramento para estribos Bitola mm 10 10 < < 20 20 6.9 Emendas das barras 6.9.1 Tipos As emendas podem ser: Por traspasse (transpasse ou trespasse); Por luvas com preenchimento metlico, rosqueadas ou prensadas; Por solda; Por outros dispositivos devidamente justificados. Tipo de ao CA - 25 3 t 4 t 5 t CA - 50 3 t 5 t 8 t CA - 60 3 t -

147

6.9.2 Emendas por traspasse Esse tipo de emenda no permitido para barras de bitola maior que 32 mm, nem para tirantes e pendurais (elementos estruturais lineares de seo inteiramente tracionada). No caso de emenda de feixe de barras, o dimetro equivalente no deve ser superior a 45 mm.

6.9.2.1 Proporo das barras emendadas Consideram-se como na mesma seo transversal as emendas que se superpem ou cujas extremidades mais prximas estejam afastadas de menos que 20 % do comprimento do trecho do traspasse. Quando as barras tm dimetros diferentes, o comprimento de traspasse deve ser calculado pela barra de maior dimetro.

l 01 > l 02

< 0,2 l 01

l 02

Figura 6.3Emendas suposta na mesma seo transversal

A proporo mxima de barras tracionadas da armadura principal emendadas por traspasse na mesma seo transversal do elemento estrutural est indicada na tabela 6.4 abaixo:

148

Tabela 6.4 Proporo de barras tracionadas emendadas Tipo de barra Alta resistncia Lisa Situao Em uma camada Em mais de uma camada < 16 mm 16 mm Tipo de carregamento Esttico Dinmico 100 % 50 % 50 % 25 % 100 % 50 % 25 % 25 %

Quando se tratar de armadura permanentemente comprimida ou de distribuio, todas as barras podem ser emendadas na mesma seo.

6.9.2.2 Comprimento de traspasse para barras tracionadas, isoladas Quando a distncia livre entre barras emendadas estiver compreendida entre 0 e 4 , o comprimento do trecho de traspasse para barras tracionadas deve ser: l 0t = 0t . l b,nec l 0t,min 0,3 . 0t . l b onde: l 0t,min > 15 20 cm o coeficiente funo da porcentagem de barras emendadas na mesma seo, (6.9) (6.8)

0t

conforme a tabela 6.3.

Quando a distncia livre entre barras emendadas for maior que 4 , ao comprimento calculado acima, deve ser acrescida a distncia livre entre barras emendadas. A armadura transversal na emenda deve ser justificada, atendendo ao estabelecido em 6.9.2.4.

149

Tabela 6.5 Valores do coeficiente 0t Barras emendadas na mesma seo % Valores de 0t 20 1,2 25 1,4 33 1,6 50 1,8 > 50 2,0

6.9.2.3 Comprimento por traspasse de barras comprimidas, isoladas Quando as barras estiverem comprimidas, adota-se a seguinte expresso para o clculo do comprimento de traspasse: l 0c = l b,nec l 0c,min 0,6 . l b onde: l 0c,min > 15 . 20 cm 6.9.2.4 Armadura transversal nas emendas por traspasse, em barras isoladas 6.9.2.4.1 Emendas de barras tracionadas da armadura principal (ver fig. 6.4) Quando < 16 mm ou a proporo de barras emendadas na mesma seo for menor que 25 %, a armadura transversal deve satisfazer ao item 6. Nos casos em que 16 mm ou quando a proporo de barras emendadas na mesma seo for maior ou igual a 25 %, a armadura transversal deve: Ser capaz de resistir a uma fora igual de uma barra emenda, considerando os ramos paralelos ao plano da emenda; Ser constituda por barras fechadas se a distncia entre as duas barras mais prximas de duas emendas na mesma seo for < 10 ( = dimetro da barra emendada); Concentrar-se nos teros extremos das emendas. (6.11) (6.10)

150

6.9.2.4.2 Emendas de barras comprimidas (ver fig. 6.4) Devem ser mantidos os critrios estabelecidos para o caso anterior, com pelo menos uma barra de armadura transversal posicionada 4 alm das extremidades da emenda.

Ast/2

Ast/2

Ast/2

Ast/2

4 4 l 0/3 l 0/3 l 0/3 l 0/3 l0 Barras tracionadas Figura 6.4 Armadura transversal nas emendas l0 Barras comprimidas

151

Anda mungkin juga menyukai