Anda di halaman 1dari 3

Capa (obrigatrio): nome do autor; ttulo; subttulo (se houver); nmero de volumes (quando houver mais de um); local

da instituio onde ser apresentado; ano de entrega. Folha de rosto (obrigatrio): Anverso: a) nome do autor; b) ttulo (deve ser claro, preciso e identificar o contedo do trabalho); c) subttulo (se houver, deve evidenciar sua subordinao, atravs do sinal de dois pontos; d) nmero de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada respectiva folha de rosto; e) natureza (dissertao, tese e outros) e objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros), nome da instituio a que submetido, rea de concentrao; f) nome do orientador e, se houver, do coorientador; g) local da instituio e h) ano da entrega. Verso: Deve conter apenas a ficha catalogrfica. Sumrio (obrigatrio): Consiste na enumerao dos captulos do trabalho, na ordem em que aparecem no texto, com a pgina inicial de cada captulo. Deve ser elaborado de acordo com a Norma ABNT/NBR-6027. Os captulos devem ser numerados em algarismos arbicos, a partir da Introduo at as Referncias Bibliogrficas. Havendo subdiviso nos captulos, deve ser adotada a numerao progressiva, sempre em nmero arbico, de acordo com a Norma ABNT/NBR-6024. No deve ser usado algarismo romano, nem letra. Introduo: Nesta primeira parte do texto o autor deve incluir: apresentao geral do assunto do trabalho; definio sucinta e objetivo do tema abordado; justificativa sobre a escolha do tema e mtodos empregados; delimitao precisa das fronteiras da pesquisa em relao ao campo e perodos abrangidos; esclarecimentos sobre o ponto de vista sob o qual o assunto ser tratado; relacionamento do trabalho com outros da mesma rea; objetivos e finalidades da pesquisa, com especificao dos aspectos que sero ou no abordados; a proposio poder ser apresentada em captulo parte. Objetivo Geral: Mtodos: a descrio precisa dos mtodos, materiais e equipamentos utilizados, de modo a permitir a repetio dos ensaios por outros pesquisadores. Tcnicas e equipamentos novos devem ser descritos com detalhes; entretanto, se os mtodos empregados j forem conhecidos, ser suficiente a citao de seu autor. A especificao e origem do material utilizado poder ser feita no prprio texto ou em nota de rodap. Os testes estatsticos empregados e o nvel de significncia adotado tambm devem ser referidos neste captulo. Resultados e Discusso: a apresentao, em ordem lgica, dos resultados obtidos, sem interpretaes pessoais. Podem ser acompanhados por grficos, tabelas, mapas e figuras. Neste captulo, os resultados da pesquisa so analisados e comparados com os j existentes sobre o assunto na literatura citada. So discutidas suas possveis implicaes, significados e razes para concordncia ou discordncia com outros autores. A discusso deve fornecer elementos para as concluses.

Concluses: Devem ser fundamentadas nos resultados e na discusso, contendo dedues lgicas e correspondentes, em nmero igual ou superior aos objetivos propostos. Refere-se introduo, fechando-se sobre o incio do trabalho. Referncias (obrigatrio): conjunto padronizado de informaes retiradas do material informacional consultado. o conjunto de elementos que permitem a identificao, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de materiais. As referncias bibliogrficas so apresentadas em forma de listagem de acordo com um sistema de chamada adotado. Para a elaborao das referncias bibliogrficas utilizar a norma ABNT/NBR 6023. Anexo (opcional): texto ou documento no elaborado pelo autor para comprovar ou ilustrar. So identificados por letras maisculas e travesso, seguido do ttulo. Ex.: ANEXO A - Representao grfica de contagem de clulas Formas de Apresentao Formato: papel em branco, formato A4 (21,0 cm X 29,7 cm), digitados no anverso da folha. Recomenda-se a fonte tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para as citaes longas e notas de rodap. Margem: esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm. Numerao das Pginas do Documento As pginas devem ser numeradas sequencialmente a partir da Introduo, em algarismos arbicos, no canto superior direito, sem traos, pontos ou parnteses. A numerao das pginas preliminares (a partir da pgina de rosto at a ltima folha antes do texto) opcional. Caso sejam numeradas, utilizar algarismos romanos representados por letras minsculas (i, ii, iii, iv, etc.). Em se fazendo tal opo, a pgina de rosto (pgina i), no deve ser numerada, iniciando-se a numerao na pgina seguinte (pgina ii). Havendo anexos, suas pginas devem ser numeradas de maneira contnua e sua paginao deve dar seguimento a do texto principal. Espacejamento: todo o texto deve ser digitado com 1,5 de entrelinhas. As citaes longas, as notas, as referncias e os resumos devem ser digitados em espao simples. Os ttulos das sees devem ser separados do texto que os sucede por uma entrelinha dupla ou dois espaos simples. Notas de rodap: digitadas dentro da margem, ficam separadas com espao simples de entrelinhas e um filete de 3,0 cm a partir da margem esquerda. Indicativo de seo: o indicativo numrico precede seu ttulo, alinhado esquerda, somente com o espao de um caractere. Para os ttulos sem indicao numrica, ficam centralizados. Paginao: a numerao colocada a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arbicos, no canto superior da folham a 2,0 cm da borda superior, ficando o

ltimo algarismo da borda direita da folha. Se o trabalho tiver mais de um volume a seqncia deve ser mantida no volume seguinte, a partir do texto principal. Numerao progressiva: utilizada para destacar o contedo do trabalho. Pode-se usar demais recursos existentes, como caixa alta, negrito etc. Citao: meno de uma informao extrada de outra fonte. Citao Direta: a cpia exata ou transcrio literal de outro texto (leis, decretos, regulamentos, frmulas cientficas, palavras ou trechos de outro autor). Citao Indireta: a expresso da idia contida na fonte citada, sem transcrio, dispensando o uso de aspas duplas. Abreviaturas e siglas: quando aparecem pela primeira vez, deve-se colocar por extenso e a sigla entre parnteses. Apresentao de Autores no Texto Deve obedecer os seguintes critrios: a. Um autor - Indicao do SOBRENOME do autor em maisculas, seguido da data. b. Dois autores - Indicao dos dois autores unidos por "&", acrescidos da data. c. Trs ou mais autores - Indicao do primeiro autor, seguido da expresso et al. acrescido da data.

Anda mungkin juga menyukai