Anda di halaman 1dari 2

ATUALIZAO

CONSTITUIO FEDERAL INTERPRETADA, 1 edio Gabriel Dezen Junior

EMENDA CONSTITUCIONAL N 65
(PUBLICADA EM 13 DE JULHO DE 2010)

Nova redao ao art. 227: Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. 1 O Estado promover programas de assistncia integral sade da criana, do adolescente e do jovem, admitida a participao de entidades no governamentais, mediante polticas especficas e obedecendo aos seguintes preceitos: .......................................................................................................................... II criao de programas de preveno e atendimento especializado para as pessoas portadoras de deficincia fsica, sensorial ou mental, bem como de integrao social do adolescente e do jovem portador de deficincia, mediante o treinamento para o trabalho e a convivncia, e a facilitao do acesso aos bens e servios coletivos, com a eliminao de obstculos arquitetnicos e de todas as formas de discriminao. ............................................................................................................................... 3 ....................................................................................................................... III garantia de acesso do trabalhador adolescente e jovem escola; ............................................................................................................................... VII programas de preveno e atendimento especializado criana, ao adolescente e ao jovem dependente de entorpecentes e drogas afins. ............................................................................................................................... 8 A lei estabelecer: I o estatuto da juventude, destinado a regular os direitos dos jovens; II o plano nacional de juventude, de durao decenal, visando articulao das vrias esferas do poder pblico para a execuo de polticas pblicas." (NR) Interpretao: Alterao: A Emenda Constitucional 65, de 13 de julho de 2010, apenas acrescentou o jovem nas prescries do dispositivo, fazendo visvel no texto vigente a diferena de concepo, necessidades e demandas entre adolescente e jovem. Jovem: Combinando-se os conceitos aceitos pela Organizao das Naes Unidas com aqueles veiculados pelo Estatuto da Criana e do Adolescente no Brasil, ter-se- que o conceito de jovem compreender a pessoa com idade entre 18 e 25 anos.

EMENDA CONSTITUCIONAL N 66
(PUBLICADA EM 13 DE JULHO DE 2010) Nova redao ao 6 do art. 226: Art. 226. .............................................................................................................. 6 O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio." (NR)

Interpretao: Alterao A Emenda Constitucional n 66, de 13 de julho de 2010, eliminou a necessidade de comprovao de um ano de separao judicial, ou de dois anos de separao de fato, para a obteno do divrcio. O divrcio passa a ser, agora, efetivamente direto, sem necessidade de se formalizar, antes, a separao. Via administrativa Com a vigncia da Lei n 11.441, de 2007, que prev a possibilidade de separaes judiciais e divrcios serem formalizados diretamente por via administrativa, nos cartrios, sem passar por homologao judicial, o divrcio, na forma da Emenda 66, poder ser obtido tambm por essa via. Bastar que os cnjuges se dirijam ao cartrio com documento no qual acordam questes relativas partilha de bens e alimentos ou que o lavrem no prprio cartrio. O cartrio apenas homologar a deciso.

Anda mungkin juga menyukai