Anda di halaman 1dari 4

Ambientes Recifais Importncia econmica e ecolgica. Silva, F.D1 (1.

. Aluno do Curso de licenciatura em cincias biolgicas distncia UFPB Virtual)

__________________________________________________
Resumo Os ambientes recifais so formaes rochosas calcrias responsveis pela sustentao de uma ampla variedade de plantas e animais marinhos. Estas formaes, fruto de longas histrias evolutivas, so construdas a partir da deposio de carbonato de clcio CaCO3 por organismos como os corais escleractnios (corais construtores de recifes), esponjas (Sclerospongiae), algas calcrias (Melobiasaceae) e moluscos (Vermetidae). Palavras-chave: Ambientes Recifais, Recifes em Franja, Barreiras, Atis, importncia.

Ambientes Recifais Importncia econmica e ecolgica

A maioria dos ambientes recifais est localizada entre os trpicos de Cncer e Capricrnio. No Brasil, estes ambientes apresentam a maior distribuio entre os estados do Maranho e da Bahia (MMA, 2005; Maida e Padovani, 2004). Os aspectos gerais dos recifes esto condicionados a fatores como topografia, correntes, mars, entre outros. No mundo, so distinguveis trs morfologias bsicas de formaes recifais: Franjas, Barreiras e Atis.

Os recifes em franja so formaes relativamente simples com ocorrncia prxima a continentes ou a ilhas. Trata-se do tipo mais comum de recife. Inmeras formaes como esta, podem ser encontradas no Caribe, prximo Florida e s Bahamas, por exemplo. As barreiras so formaes geometricamente lineares ou ainda

semicirculares separadas do continente por canais. Esse tipo de formao funciona como uma verdadeira parede, absorvendo os choques das ondas provindas do mar aberto, atenuando desta forma a intensidade na chegada destas ondas at a praia. O maior sistema de corais que existe, A Grande Barreira de Corais, situada na costa Nordeste da Austrlia um exemplar deste recife. Com cerca de 2.900 recifes com pelo menos 350 espcies diversas de corais, pode-se dizer que A Grande Barreira de Corais o nico ser vivo que se v do espao (crdito NASA). Os atis so recifes em forma de um grande anel, no centro do qual se forma uma lagoa de gua salgada. Os atis emergem em guas mais distantes dos continentes e geralmente se formam sobre antigos vulces submersos. Um dos mais conhecidos o Atol de Bikini, localizado no oceano Pacfico e palco de testes nucleares nas dcadas de 40 e 50.

Figura 1. esquerda; A Grande Barreira de Corais. Ao centro; Exemplar de Atol. direita; Coral do tipo franja em cidade brasileira.

Efetivamente, os recifes de coral so um dos mais antigos e ricos ecossistemas do globo. A sua importncia ecolgica, social e econmica deveras notria sendo considerado um sistema comparvel a uma floresta tropical, tamanha a sua biodiversidade, (uma em cada quatro espcies marinhas vive nesses ambientes, incluindo 65% dos peixes). Juntos, Recifes de Coral e Florestas Tropicais so as duas mais diversas comunidades naturais do planeta. Os recifes de coral so ainda, os nicos entre as comunidades marinhas que se constroem inteiramente atravs da atividade biolgica. Proporcionalmente a sua importncia ecolgica e econmica, est a sua fragilidade; os recifes de corais esto entre os ecossistemas mais ameaados do globo. A beleza imponente, bem como o nmero impressionante de espcies que coabitam junto a esses seres, so fatores que justificam o aumento exponencial da procura pelo chamado turismo marinho, que de longe, j movimenta grandes cifras anualmente. O turismo desenfreado, aliado a outros fatores como poluio, alterao climtica, pesca predatria, dentre outros, constituem uma verdadeira ameaa a este to importante ecossistema. Muitas pesquisas e programas esto sendo desenvolvidas com vistas ao impacto que os fatores citados acima provocam neste ser marinho. Cada vez mais medidas neste sentido devem ser tomadas para que ao menos em parte, tais alteraes sejam minimizadas, e quem sabe posteriormente, possivelmente controladas.

Referncias
http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u90.jhtm, acessado em 07/05/2010. http://www.ilhasdeabrolhos.com.br/br/25/conduta-consciente-em-ambientes-recifais, acessado em 07/05/2010. http://naesquinadobrasil.blogspot.com/2008/10/atol-das-rocas.html, 07/05/2010. http://naturezabiologica.blogspot.com/2009/12/vida-na-agua-oceanos.html, acessado em 07/05/2010. http://www.coralvivo.org.br/new/index.asp?conteudo=202200922220210, em 07/05/2010. Cadernos Cb Virtual 2 / Invertebrados I/ Ed. Universitria,2009. acessado acessado em

Anda mungkin juga menyukai