Anda di halaman 1dari 8

FUNDAMENTOS

Antes de tocarmos o nosso instrumento, muito importante voc conhecer cada parte dele.

AS NOTAS NO BRAO DA GUITARRA

Saber encontrar as notas no brao da guitarra far voc saber o que realmente est tocando, isso tambm te ajudar a crescer musicalmente.

1 Notas musicais e cifra

As notas musicais naturais so sete: D - R - MI - F - SOL - L SI Cifras - A cifra um meio de representao das notas musicais que j conhecemos por extenso (d, r, mi, f sol, l, si), substituindo-as pelas letras do alfabeto:

2 Nome das cordas soltas

1 Corda aguda 2 Corda 3 Corda 4 Corda 5 Corda 6 Corda

Mi (E) Si (B) Sol (G) R (D) L (A) Mi (E)

MO DIREITA POSTURA E EXERCCIOS BSICOS

Existem muitas formas de segurar a palheta. A mais comum entre o dedo polegar e a lateral do dedo indicador, como demonstra a figura ao lado. muito importante manter o pulso relaxado nos movimentos.

1 - Dicas
A Pratique sempre a palhetada alternada B A forma de tocar as cordas com a palheta tambm muito importante, podendo ser um ataque bem frontal ou angular. C Procure ser econmico nos movimentos. Isso resulta em maior velocidade e preciso. D D preferencia a palhetas mais grossas, pois alm de terem uma sonoridade mais grave e encorpada, so mais firmes.

O antebrao deve se posicionar de maneira que a mo direita fique apoiada na ponte da guitarra como demonstra a figura ao lado.

Agora veremos os 4 sentidos de palhetadas que usaremos na guitarra:

= palhetada para baixo

V= palhetada para cima

A) - 4 palhetadas para baixo B) - 4 palhetadas para cima C) - 4 palhetadas alternadas (comeando com a 1 para baixo) D) - 4 palhetadas alternadas (comeando com a 1 para cima)

Exerccios em Cordas Soltas

MO ESQUERDA POSTURA E EXERCCIOS BSICOS

Agora incluiremos a mo esquerda nos prximos exerccios, mas, devemos tambm observar a postura correta da mesma, para que o exerccio flua com naturalidade. A palma da mo deve se posicionar paralela ao brao do instrumento, enquanto o dedo polegar deve se posicionar mais ou menos no meio do brao da guitarra (por trs). Os dedos 1, 2, 3 e 4 devem ser posicionados o mais vertical possvel, e tambm prximo ao traste (veja a figura ao lado), pois dessa maneira faremos menos fora ao pressionar as cordas.

1 - Dicas

A Mantenha os dedos o mais prximo possvel do brao. B Ao pressionar as cordas use sempre as pontas dos dedos. C Pressione as cordas prximas do traste da frente, caso contrrio ter que fazer mais fora para obter a sonoridade correta.

Independncia dos Dedos da Mo Esquerda

GUITARRA RTMICA INICIAO AOS ACORDES

Para se formar um acorde precisamos de no mnimo 3 notas, e essas notas podem ser combinadas de vrias formas. Esses acordes formados por 3 notas so chamados de trades. O acorde nos fornece importantes informaes:

O nome, que dado pela nota principal (Tnica) do acorde. baseado nela que
o acorde construdo.

A harmonia, que definida pelas outras duas notas somadas a nota principal. A
relao entre as notas que definir a cor ou sonoridade de cada acorde. Ex.: Os acordes de C, Cm e C7 so formados pela mesma tnica, a nota d, mas tem harmonias diferentes por causa das outras notas que compe cada acorde. O acorde de C formado pelas notas: C, E e G, enquanto o Cm pelas notas: C, Eb e G, e o C7 alm das notas: C, E e G, contm a nota B (7). Cada acorde tem uma sonoridade diferente, portanto uma aplicao tambm diferente. Futuramente deve-se estudar esse assunto de maneira mais detalhada, mas nessa primeira fase vamos estudar alguns acordes bsicos que voc encontra nos cartes de acordes.

Primeiras Sequncias

Uma simples sequncia de acordas pode gerar sonoridades e um estudo muito interessante quando damos uma ateno especial a parte rtmica:

= Toque o acorde palhetando para baixo.

= Toque o acorde palhetando para baixo e logo em seguida para cima.

Clula Rtmica

Contagem

1 1 1 1 1e 1e

2 2 2e 2e 2e 2e

3 3 3 3 3e 3e

4 4e 4 4e 4e 4e

No primeiro quadro devemos tocar cada acorde 4 vezes palhetando para baixo, e
logo aps repetir o mesmo processo no prximo acorde.

No segundo quadro palhetamos para baixo 3 vezes e no tempo 4 palhetamos


para baixo e para cima, repetindo o mesmo processo no prximo acorde.

No terceiro quadro palhetamos para baixo nos tempos 1, 3 e 4, enquanto no


tempo 2 se palheta para baixo e para cima. O mesmo processo repetido no prximo acorde.

No quarto quadro nos tempos 1 e 3 palhetamos para baixo, enquanto nos


tempos 2 e 4 palhetamos para baixo e para cima, fazendo o mesmo no prximo acorde.

No quinto quadro apenas no tempo 1 palhetamos para baixo, enquanto nos


tempos 2, 3 e 4 palhetamos para baixo e para cima. O mesmo deve ser feito no prximo acorde.

No sexto quadro palhetamos para baixo e para cima nos 4 tempos e repetimos o
mesmo processo no prximo acorde. OBS: cada sequncia deve ser repetida 4 vezes.

Agora toque as sequncias sugeridas abaixo variando as clulas rtmicas de acordo com o quadro acima:

1) G C 2) Am D7 3) Em A 4) C Dm 5) B7 E 6) G7 C
Crie outras sequencias de acordes usando o mesmo raciocnio e use como referncia os cartes de acordes fornecidos junto com seu instrumento.

R ic a r d o S o a r e s m s ic o p r o f is s io na l e m inis tr a a ula s n o I ns tituto d e C o r d a s (www.ins tituto de co rd as .co m.b r) a l m d e c lnic a s e wo r k s ho p s . e nd o r s e e: T a g im a, B a s s o, Nig Mus ic , S p a r f le x , La nd s c a p e A ud io , S e r g io R o s a r , Lo s t D o g . www.r ic a r d o s o a r e s .ne t

Anda mungkin juga menyukai