Anda di halaman 1dari 3

GRFICOS

Para que serve um grfico em Fsica?

O grfico serve para visualizar o comportamento das grandezas fsicas envolvidas de uma maneira fcil e rpida, verificando como varia uma grandeza (por exemplo, espao) em funo de outra (por exemplo, tempo).

Sistema de Eixos Cartesianos Ortogonais

Para construir um grfico, utiliza-se um sistema de eixos cartesianos ortogonais que so dois eixos perpendiculares entre si, sendo o ponto de interseco denominado origem. Os valores das grandezas envolvidas so colocados utilizando uma escala adequada para cada eixo. O eixo na horizontal (por conveno) denominado eixo das abcissas e nele so colocadas os valores da varivel independente (por exemplo, tempo). O eixo na vertical denominado eixo das ordenadas e nele so colocados os valores da varivel dependente (por exemplo, espao).

Localizao de um ponto no plano cartesiano

O par de coordenadas (t,S) localiza a posio do ponto no plano cartesiano definido pelos eixos cartesianos. Para tal traa-se uma perpendicular do ponto ao eixo das abcissas e outra perpendicular ao eixo das ordenadas, determinando, respectivamente, a abcissa e a ordenada do ponto (fig. 1).

Figura 1 - Localizando um ponto no plano cartesiano.

Construo de grficos

Para construir qualquer grfico envolvendo grandezas fsicas, deve-se observar as seguintes regras:

Coloque ttulo e legenda; Escolha escalas adequadas para colocar os valores nos eixos; Coloque, de forma clara, as grandezas a serem representadas nos eixos com as suas respectivas unidades;

Coloque os valores das grandezas apenas com os nmeros necessrios leitura; no coloque valores especiais;

Procure traar a melhor reta ou curva.

Exemplo: Construo de grficos

Construir um grfico de S = f (t), espao em funo do tempo, dada a tabela abaixo. S (m) t(s) 0 0 5 1 10 2 15 3 20 4 25 5

Observe que o espao (S) a varivel dependente e o tempo (t) a varivel independente, e que quando a grandeza tempo dobra, triplica ou quadruplica seu valor, a grandeza espao (S) tambm dobra, triplica ou quadruplica seu valor, indicando que as grandezas espao e tempo so diretamente proporcionais. Adotar uma escala, por exemplo: 1 cm - 5 m para a varivel S 1 cm - 1 s para a varivel t

Figura 2 - Grfico espao (S) versus tempo (t).

Mdulo de escala: S (cm): espao mximo do papel = maior medida de S ou espao _ max_ do _ papel

maior _ medida _ de _ S
Exemplo:

260mm 4,33 mm cm 60cm


espao _ max_ do _ papel maior _ medida _ de _ t 2

t (s): espao mximo do papel = maior medida de t Exemplo:

170mm 189, 73 mm 18,97mm _ para _ cada _ 0,1s s 0,896s

Determinao da inclinao da reta

Observe que o grfico S x t da fig. 2 uma reta passando pela origem, indicando que o espao uma funo do 1o. grau do tempo. A inclinao da reta dada pelo coeficiente entre a diferena das ordenadas e a diferena das abcissas.

Inclinao da reta = (Sfinal - S inicial ) / ( tfinal - tinicial)

No exemplo dado, escolhendo dois pontos quaisquer sobre a reta (fig. 2), A e B, para calcular a inclinao da reta: Inclinao da reta = ( SB - SA)/(tB - tA) = (15 - 5) m / (3 - 1) s = (10 m) / (2 s) = 5 m/s O valor encontrado o da velocidade, e podemos concluir que: A velocidade de um mvel pode ser determinada a partir do grfico S x t (quando este for uma reta), pela inclinao da reta. Quanto mais inclinada a reta estiver em relao ao eixo das abcissas, para uma mesma escala, maior ser a velocidade e vice-versa.

Anda mungkin juga menyukai