Anda di halaman 1dari 4

HIPOTLMO E HIPFISE - A hipfise se liga ao hipotlamo atravs do pednculo hipofisario.

Ela dividida em duas partes distintas: a adeno-hipfise (anterior) e a neuro-hipfise (posterior). Entre estas duas se localiza a pars intermdia. - Os hormnios secretados pela hipfise so: GH, ACTH, TSH, prolactina, FSH, LH, ADH e ocitocina. Obs.: os hormnios da neuro hipfise so secretados nos ncleos supraptico e paraventricular hipotlamo. (1)O hipotlamo controla a secreo hipofisria - A neurohipofise tem sua secreo controlada por sinais neurais vindos do hipotlamo. J a secreo da adenohipofise controlada por sinais inibitrios liberadores ou inibidores, secretados tambm na iminncia mediana do hipotlamo. - A adenohipofise uma glndula altamente vascularizada. - Os hormnios liberadores so: 1. THR: estimula a tireide 2. CRH: estimula a produo de hormnio adrenocorticotropico 3. GHRH/ GHIH: estimulam/ inibem a liberao de GH 4. GnRH: estimula a liberao de FSH e LH 5. PIH: inibe a secreo da prolactina (2) Funes fisiolgicas do GH (somatotropina) - O GH no age em um tecido especfico, mas exerce seus efeitos sobre todos os tecidos do organismo. Efeitos metablicos do GH: 1. Sobre as protenas: Aumenta a quantidade de protena no corpo por 3 mecanismos: - o transporte de Aas atravs das membranas a concentrao de AAS nas clulas sntese de protenas deposio de protenas nos tecidos - traduo de RNA sntese protica - quebra das protenas celulares 2. Sobre as gorduras: As reservas de gorduras so utilizadas como fonte de energia: - O GH libera os cidos graxos do tecido adiposo, aumentando sua concentrao nos liquidos orgnicos. Alm disso, aumenta a converso dos cidos graxos em acetil Co-A e seu uso como fonte de enrgia. Dessa forma a gordura usada como fonte de energia preferencialmente ao uso de carboidratos e protenas. - Em caso de excesso de GH liberada uma quantidade muito alta de acido acetoacetico, dando origem a um quadro de cetose. Alm disso, a mobilizao excessiva de gorduras pode provocar a deposio destas gorduras no fgado. 3. Sobre os carboidratos:

O GH diminui a captao de glicose nos tecidos, aumenta a produo de glicose pelo fgado e aumenta a secreo de insulina. - Essas alteraes resultam da resistncia insulnica induzida pelo GH, que atenua as aes da insulina para diminuir a captao e uso da glicose pelos msculos e tecido adiposo, e para inibir a gliconeogenese pelo fgado. Isso aumenta a concentrao de glicose no sangue, levando a um aumento compensatrio na secreo de insulina. Diz-se, portanto, que o GH tem efeitos diabetogenicos. O GH provoca resistncia insulina e diminui o uso de glicose pelas clulas. - Para que o GH funcione com eficcia necessrio que haja uma atividade apropriada da insulina e disponibilidade adequada de carboidratos. O GH estimula o crescimento das cartilagens e ossos: - O crescimento esqueltico se d atravs do aumento da deposio de protenas pelas clulas osteogenicas. O GH age como um estimulador dos osteoblastos. - H dois mecanismos para o crescimento sseo: 1. Crescimento em comprimento: Em resposta ao GH os ossos crescem em comprimento nas cartilagens epifisrias atravs da deposio de cartilagem nova, seguida pela sua converso em osso novo, aumentando assim a parte longa e empurrando as epfises. Na adolescncia esse processo pra de acontecer pois ocorre a fuso das epfises. 2. Crescimento em espessura: Osteoblastos depositam osso novo na superfcie do osso mais antigo. Ao mesmo tempo, osteoclastos removem o osso antigo. Dessa forma os ossos podem aumentar em espessura durante a vida toda. O GH exerce seus efeitos atravs Somatomedinas: - O GH leva o fgado a produzir somatomedinas, protenas com o efeito de aumentar o crescimento sseo. - Os efeitos das somatomedinas so semelhantes aos efeitos da insulina sobre o crescimento. Por isso so tambm chamadas de IGFs. - A mais importante a somatomedina C. - A somatomedina C tem ao prolongada (demora a se dissociar da protena transportadora), o que prolonga os efeitos dos picos de secreo do GH. Padro de secreo do GH: - pulstil, com picos s 24h e em momentos de exerccio intenso. - Sua secreo estimulada pelos seguintes fatores: jejum (principalmente deficincia de protenas), hipoglicemia ou baixa concentrao de cidos graxos no sangue, exerccio excitao e trauma. - Observa-se nvel elevado de GH em crianas com desnutrio protica (kwashiorkor). Papel do GHIH e GHRH:

- O GHIH (ou somatostatina) inibe a produo de GH, j o GHRH promove a liberao do hormnio. - Alm destes hormnios, catecolaminas, dopamina e serotonina so capazes de aumentar a taxa de liberao do hormnio do crescimento. - Quando o GH administrado diretamente no sangue, a taxa de secreo endgena diminui, o que prova que existe um feedback negativo. - Resumindo, o maior controlador da secreo de GH o prprio estado nutricional a longo prazo, especialmente o seu nvel de nutrio protica. Assim, um estado de desnutrio que pode acontecer, por exemplo, depois de um perodo de exerccios intensos aumenta a taxa de secreo de GH. (3) Anormalidades na secreo de GH Pan-hipopituitarismo: secreo dos hormnios da adenohipofise Nanismo: resulta de pan-hipopituitarismo na infncia. Todas as partes do corpos crescem numa proporo adequada entre si. Portadores de nanismo nunca entram na puberdade, no sintetizando hormnios gonadotrpicos. Alm disso, eles possuem uma taxa de secreo de GH elevada ou normal, mas baixos nveis de somatomedina C. Pan-hipopituitarismo no adulto: pode decorrer de condies tumorais ou trombose dos vasos sanguineos hipofisarios. Os efeitos so hipotireoidismo, da produo de glicocorticides pelas adrenais, da produo dos hormnios gonadotrpicos. Giantismo: geralmente causado por um tumor na hipfise, nesse caso as clulas acidoflicas responsveis pela produo do GH esto excessivamente ativas. Todos os tecidos do corpo nesse caso crescem rapidamente. Se a condio acontecer antes da adolescncia o tamanho aumenta de forma que a pessoa se torna um gigante. O gigante em geral tem hiperglicemia, desenvolvendo diabetes melito. Acromegalia: ocorre se um tumor acidoflico aparecer depois da adolescncia. Como a fuso das epfises j ocorreu, o paciente no cresce mais, mas os ossos tornam-se mais espessos e as partes moles continuam a crescer. Mudanas associadas ao envelhecimento: quando no h secreo de GH algumas caractersticas do envelhecimento so aceleradas graas diminuio na deposio de protenas e aumento da deposio de gorduras em seu lugar. Isso leva ao enrugamento da pele e reduo da massa muscular e fora. Tratamento com GH em idosos: tem aes anti-envelhecimento como da deposio de protenas no corpo, da deposio de gorduras e da energia. (4) Hipfise posterior e sua relao com o hipotlamo - A hipfise posterior possui pitucitos, clulas gliais secretoras de hormnios. - fibras que se originam nos ncleos supraoptico e paraventricular do hipotlamo passam para a neurohipofise atravs do pednculo

hipofisario e tm terminaes nervosas contendo grnulos secretores, os quais liberam ADH e ocitocina, respectivamente. - se o pednculo for cortado acima da hipfise, os hormnios da hippofise posterior continuaro sendo secretados pela extremidades das fibras seccionadas. (5) Funes fisiolgicas do ADH - a excreo de gua pelos rins. Na falta de ADH ocorre diluiao da urina, j na presena de ADH a reabsoro tubular aumenta, fazendo com que a urina fique mais concentrada. - lembrar da presena das aquaporinas no lado interno da membrana celular dos ductos renais. Regulao da produo do ADH: - quando o liquido se torna muito concentrado isso percebido pelos osmorreceptores, que aumentam a secreo do ADH. Inversamente, quando o lec se torna muito diludo a secreo de ADH ir diminuir. Efeitos do ADH sobre a vasoconstriao e volemia: ADH vasocontriao PA volemia ADH (6) Ocitocina - Estimula a contrao do tero grvido. Sua concentrao aumenta no trabalho de parto. - Na lactao, a ocitocina estimula a ejeo de leite atravs da contrao das clulas mioepiteliais. Isso ocorre por causa do estmulo da suco, que transmitir sinais atravs de nervos sensoriais para os ncleos supraptico e paraventricular do hipotlamo. Isso leva liberao da ocitocina pela neurohipofise.

Anda mungkin juga menyukai