Anda di halaman 1dari 4

Bricoficha 05.

01 OS CABOS EL CTRICOS

Bricoficha 05.01

OS CABOS ELCTRICOS
AS LIGAES FIXAS AS LIGAES FIXAS AS LIGAES MVEIS

1/ 4

Bricoficha 05.01 OS CABOS EL CTRICOS

AS LIGAES FIXAS OS CABOS ELCTRICOS

OS CABOS RGIDOS : Os cabos fixos, que conduzem eletricidade do quadro s tomadas, interruptores e candeeiros, so geralmente do tipo H07VU ou H07VR. Estes cabos rgidos unifilares de cobre, so vendidos em rolos e existem em diversas cores.

OS TUBOS DE INSTALAO : Os cabos rgidos no devem ser instalados dentro ou sobre as paredes ao acaso, mas colocados dentro de um tubo protetor e isolante. Encontram-se tubos em PVC (rgido) (IRO) ou em matria plstica anelada, flexvel (ICO ou ICT). Estes ltimos podem ser comprados guarnecidos de condutores. BICHA DE ELETRICISTA : A escolha de um tubo de curvar poupar-lhe- o emprego de curvas e unies. Dever por outro lado, enfiar os condutores pelo tubo (5 hastes mx.) com a ajuda de uma bicha de eletricista. Os tubos ICO e ICT encastram -se nas paredes, solos, tetos, os tubos IRO so destinados colocao exterior. DIMETRO / SECO : A intensidade (exprimida em Ampres) da corrente que pode circular num condutor em funo do dimetro ou da seco deste ltimo. O seu valor mximo de 10 A por 1,5 mm, de 20 A por 2,50 mm e de 25 A por 4 mm. O fio de terra dever ter a mesma seco que os outros condutores.

AS CALHAS TCNICAS : Alm dos tubos de instalao, rgidos ou no, existem calhas tcnicas prontas a aplicar, dentro das quais fcil introduzir os fios e colocar tomadas ou interruptores. Estas calhas colam-se ou aparafusam-se parede. Elas oferecem uma soluo esttica por ocasio de trabalhos de restaurao.

2/ 4

Bricoficha 05.01 OS CABOS EL CTRICOS

AS LIGAES FIXAS LOS CABOS ELCTRICOS

CABO FLEXVEL : Para as ligaes fixas, poder igualmente utilizar o cabo flexvel multifilar, que no necessita por isso de tubo de instalao. O cabo flexvel mais correntemente empregado o do tipo A05WU. O tipo A05WR, cujo interior (6 mm) constitudo por fios entranados, caracteriza-se por uma melhor flexibilidade. INSTALAES EXTERIORES : Para as instalaes exteriores, dever utilizar um cabo especial resistente humidade, o U1000R02V. Ele pode mesmo ser colocado na parede, sem proteo suplementar, com a ajuda de abraadeiras.

INSTALAES SUBTERRNEAS : Se desejar enterrar condutores, dever introduzir um cabo tipo U1000R02V num tubo cor de laranja de proteo, chamado ICD. Utilize as peas de unies e curvas necessrias para obter uma conduta contnua, depois enterre uma grelha encarnada especial por cima do cabo.

ABRAADEIRAS : Os cabos eltricos, protegidos ou no por um tubo, so fixados parede por meio de abraadeiras. Existem abraadeiras especiais adaptadas aos diversos dimetros de tubos e cabos disponveis.

3/ 4

Bricoficha 05.01 OS CABOS EL CTRICOS

AS LIGAES MVEIS OS CABOS ELCTRICOS

CABO : Para as ligaes mveis, de outro modo chamada a ligao de aparelhos mveis s tomadas "sector", utiliza -se um "fio" eltrico corrente. Este o conveniente para aparelhos domsticos, candeeiros, aparelhos de aquecimento, etc. As extenses pertencem mesma categoria dos condutores. Os aparelhos que libertam calor devero estar equipados de fios munidos com um isolamento prova de fogo. Conforme o tipo de aparelho que ele equipa, o fio dever eventualmente estar munido de uma ficha com terra. INSTALAES INTE RIORES : Para os aparelhos eltricos portteis de pequeno tamanho (como cafeteiras, aspiradores, etc...), utilize um cabo de 2 ou 3 condutores do tipo H05WF, com isolamento cinzento. Para os candeeiros de teto ou secretria, empregue um cabo de 2 condutore s de 0,75 mm (tipo H03WH2F).

UTILIZAES EXTERIORES : Para os aparelhos utilizados ao ar livre, como as serras eltricas, mquinas de cortar relva ou limpadores de alta presso, recomendada a utilizao de um cabo mais forte : o H05RRF, que reconhecer particularmente pelo isolamento preto.

CABOS ESPECIAIS : Nalguns casos particulares exigem -se cabos especiais. O H03VHH (2x0,75 mm e cinzento/preto ou vermelho/preto) para os alti falantes : o SYT (seco de 0,6 mm) para a ligao do telefone e o P8ME coaxial para a ligao da antena de televiso ou do vdeo.

4/ 4

Anda mungkin juga menyukai