Anda di halaman 1dari 6

ORGANIZAES SOCIAIS LEI 9637/98 -CONTRATO DE GESTO -DISCRICIONARIO -MINISTERIO...

. OSCIPS LEI 9790/99-ORGANIZAO DE SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PUBLICO -TERMO DE PARCERIA -VINCULADO -MINISTERIO DA JUSTIA SO ENTES JURIDICOS DE DIREITO PRIVADO QUE VO COLABORAR COM O PODER PUBLICO. CHAMADO 3 SETOR CONSRCIOS PBLICOS ADMINISTRAO INDIRETA. ORGANIZAES SOCIAIS: um particular sem fins lucrativos. A lei 9637 para o mbito federal. Pode ter estadual e municipal. RECEBE DE QUALQUER MINISTRIO UMA CERTIFICAO. Fica apta a assumir a gesto desse servio. Celebra com o poder publico um CONTRATO DE GESTO. Isso vem na esteira de um estado liberal, menos estado mais privado, estado minimo. Est contratualizando a prestao de servio publico. CARACTERISITICO DA PRIVADA POIS CONTRATO. um modelo de governo de estado liberal. Junto com isso tem a ideia de agencias reguladoras. O estado repassa patrimnio, recursos pblicos e em alguns casos at servidores. DISCRICIONRIO. O estado no obrigado a dar a certificao. Ver lei 8666/93 das licitaes. Ver art. 24, XXIV da lei: uma manobra. Por tras desse modelo, dessa escolha tem uma opo poltico ideolgica muito forte. A licitao dispensvel. Isso uma praga. Tem hospitais em so Paulo que so administrados por essas organizaes sociais. um convenio. para educao, sade...

Art. 1 da lei 9637: Art. 1o O Poder Executivo poder qualificar como organizaes
sociais pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade, atendidos aos requisitos previstos nesta Lei.

OSCIPS LEI 97990 Firmam TERMO DE PARCERIA. um convenio. S que aqui VINCULADO, no discricionrio. Uma vez que a entidade preencheu os requisitos tem que dar essa certificao.
Art. 3o A qualificao instituda por esta Lei, observado em qualquer caso, o princpio da universalizao dos servios, no respectivo mbito de atuao das Organizaes, somente ser conferida s pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujos objetivos sociais tenham pelo menos uma das seguintes finalidades: I - promoo da assistncia social; II - promoo da cultura, defesa e conservao do patrimnio histrico e artstico; III - promoo gratuita da educao, observando-se a forma complementar de participao das organizaes de que trata esta Lei; IV - promoo gratuita da sade, observando-se a forma complementar de participao das organizaes de que trata esta Lei; V - promoo da segurana alimentar e nutricional; VI - defesa, preservao e conservao do meio ambiente e promoo do desenvolvimento sustentvel; VII - promoo do voluntariado; VIII - promoo do desenvolvimento econmico e social e combate pobreza; IX - experimentao, no lucrativa, de novos modelos scio-produtivos e de sistemas alternativos de produo, comrcio, emprego e crdito; X - promoo de direitos estabelecidos, construo de novos direitos e assessoria jurdica gratuita de interesse suplementar; XI - promoo da tica, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais; XII - estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produo e divulgao de informaes e conhecimentos tcnicos e cientficos que digam respeito s atividades mencionadas neste artigo.

A CERTIFICAO DAS OSCIPS COM O MINISTRIO DA JUSTIA. A PREMISSA DAS ORGANIZAES SOCIAIS E OSCIPS UM PARTICULAR SEM FINS LUCRATIVOS ASSUMINDO A PRESTAO DE SERVIOS

PBLICOS OU POR CONTRATO DE GESTO OU POR TERMO DE PARCERIA. Que em outras palavras um convenio que se estabelece. Questes: Questo 48: a.no goza de privilgios. Art. 173, par.2 b.no so. regime jurdico celetista. c.correta. so considerados despersonalizados. d.a CEF no pessoa jurdica de direito publico. Questao 52: a.no. as agencias reguladoras so autarquias em regime especial, grau mais acentuado de independncia. Tem impossibilidade de reviso das suas decises pelo poder executivo. b.possuem poder normativo c.s por lei. Art. 37, xix, cf. todas as agencias so institudas por lei. d.certa Questo 50: a. poder de policia b.correta c. poder normativo d. poder de policia Questo 55: a.correta. lei 11107/05,art. 13, par. 6. b.em face da unio. c.os entes da administrao indireta so institudos por lei? d.podem ser penhorados, 173, par.1, II, da CF. regime privado. Questo 3: a.no tem competncia jurisdicional.

b.correta.
c.no. s do STF. ver art. 103-B, par. 4, V, da CF.- V - rever, de ofcio ou mediante
provocao, os processos disciplinares de juzes e membros de tribunais julgados h menos de um ano;

d.o presidente do CNJ o presidente do STF. no o ministro do STF que o integra. Questo 15: a.no existe isso de total e absoluta b.correta c.no tem como. d.a independncia delas no vai a esse ponto. Elas no esto acima das polticas publicas de estado. Existem polticas publicas, e as agencias reguladoras esto inseridas nesse contexto. Elas no podem discrepar demais disso. -Prova: A-consulta a legislao. B-olhar com amor e carinho as agencias reguladoras.- o grau mais acentuado de independncia que possuem. Autarquias em regime especial porque? Porque possuem um grau mais acentuado de independncia frente ao poder executivo. Consiste em -mandato por prazo determinado dos conselheiros e diretores, -impossibilidade de reviso de suas decises pelo poder executivo, -priorizao de decises de natureza tcnica, em detrimento as influencias polticas, poltico partidrias. As agencias detem a chamada EXPERTISE. Q:CONSIDERANDO QUE AS AGENCIAS REGULADORAS SO CONSIDERADAS AUTARQUIAS EM REGIME ESPECIAL TENDO EM VISTA QUE A ELAS SO (OS 3 VISTOS ACIMA)...QUAIS JUSTIFICATIVAS DEVEM SER UTILIZADAS PARA CONTRAPOR , PARA SE OPOR A ESSA SITUAO?. QUERO INVALIDAR ESSA DECISO DA AGENCIA REGULADORA, NA CONCORDO COM O MODELO DE AGNECIAS REGULADORAS. R: C-OLHAR PODER DE POLICIA, PODER NORMATIVO OU REGULADOR. NO QUER CONCEITOS. QUER COMO SE APLICA.

QUAIS OS ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO: -PRESUNO DE LEGITIMIDADE -AUTOEXECUTORTIEDADE -... Poder de policia o dever poder que o estado possui para impor limitaes restries, para que o particular no abuse. Por isso tem que ter os atributos, da a presuno de legitimidade. Mandato de segurana: se o cidado tiver que fazer prova, no vai dar. -ver ato administrativo -ver controle judicial do ato administrativo. Como se faz? Tem que fazer a analise: competncia, forma, finalidade, objeto, motivao. Isso esta previsto no art. 2 da lei de ao popular. Os trs primeiros so vinculados pois decorrem ou da CF ou da lei. Nos outros dois pode ter uma carga de discricionariedade. Como posso controlar o motivo e o objeto? Partir da CF, da questao principiologica, e depois se for o caso fazer analise da lei. O controle dessa discricionariedade se faz a luz da CF e principiologico. So princpios que tem natureza normativa e o judicirio est autorizado a utiliza-los. -autarquias -fundaes publicas -empresa publica -s.e.m. SO ENTES PERSONALIZADOS DA ADMINISITRAO INDIRETA. Art. 4, II, do D.L.200/67. H empresas publicas e s.e.m. algumas que: -desenvolvem atividade produtiva / econmica sob regime concorrencial. -e outras que prestam servios pblicos. Ex. hospital de clinicas. Vai ser parcialmente equiparados as autarquias, regime da administrao direta. Os servidores continuam sendo celetistas?

Anda mungkin juga menyukai