Anda di halaman 1dari 30

Redes de Computadores Captulo...

Windows 98 Windows NT - Windows 2000

Placas de Rede e Cabeamento

Placas de Rede e Cabeamento


Todas as placas de rede (veja dois modelos na figura acima) do tipo Plug and Play -Plugar e Usar, quando instaladas em mquinas com um BIOS tambm Plug and Play e operando sob um sistema operacional com suporte a tecnologia Plug and Play --Windows 95, 98 por exemplo. So reconhecidas, instaladas e configuradas automaticamente. IRQs (Interrupt Request) J as placas de rede do tipo proprietrias exigem instalao e configurao manual do usurio, quando se deve selecionar uma IRQ (Interrupt Request ou Pedido de interrupo); I/O (Input/Output Address ou Endereo de Entrada e Sada. Veja um exemplo na figura ao lado) sendo que, caso a rede utilize mquinas clientes diskless (sem unidades de discos), deve-se selecionar os endereos de memria. Deve-se ter tambm, o disquete no qual se encontra o driver de instalao da referida placa de rede, pois sem este driver ser praticamente impossvel instalar a placa de rede. Cabeamento de Rede Uma rede local no funciona sem o seu respectivo cabeamento. E, este cabeamento --caso ele esteja sendo utilizado incorretamente ou foi feito de forma incorreta. Poder ocasionar vrios problemas na rede e, em certos casos, ocasionar at a parada total da rede. Os cabos (veja alguns exemplos na figura ao lado) e os conectores que formam o cabeamento, sendo componentes bsicos e essenciais dentro de uma rede local --interligam todos os ns da rede como: mquinas clientes, impressoras, mquinas servidoras, hub, etc. Esses cabos --especialmente os cabos coaxiais-- devem ser manejados e instalados cuidadosamente, com isso, evita-se futuros problemas tais como:
2

Maus contatos nas conexes, interferncias eletromagnticas externas, curtoscircuitos entre os condutores do cabo, entre muitos outros problemas menos graves mas muitos freqentes na rede... Cabo Coaxial O cabo coaxial (significando mesmo eixo, j que co significa junto ou no mesmo lugar ou ponto e axis significa eixo (veja a figura abaixo). Devido ser um tipo de cabo barato, flexvel e de fcil instalao, quando utilizados como ca-beamento de uma rede local.

Este tipo de cabo muito utilizado at nos dias atuais em pequenas redes de, no mximo, 100 mquinas penduradas na rede e utilizando a topologia LB (Linear Bus ou Barramento estreito e comprido), mais conhecida popularmente por topologia em barra. Pode-se implantar uma rede local com topologia em estrela e utilizando o cabo coaxial fino mas desde que o Hub possua um conector do tipo BNC T. PVC/Teflon Assim, numa montagem de rede com topologia em Estrela e utilizando cabos coaxiais finos, aproveita-se toda a capacidade de proteo e isolao desses cabos brindados com a mais alta performance da topologia em Estrela. No interior do cabo coaxial est o condutor de cobre por ondo trafegam os sinais de dados da rede, sendo protegido por uma capa de PVC ou Teflon. Essa capa recebe ainda uma proteo extra na forma de uma malha, geralmente de alumnio. Esta malha tambm protegida por uma capa plstica externa. Devido a esta formao --condutor protegido por uma capa de PVC e a malha protegida por uma capa de plstico--, o cabo coaxial mais resistente as interferncias eletromagnticas externas que o cabo par tranado UTP mas perde para o cabo par tranado tipo STP. Thin Ethernet Pode-se encontrar no mercado dois tipos de cabo coaxial: o cabo coaxial tipo fino, com identificao de RG-58/UI (Unit Interface ou Conectar unidade). Ou ainda, o RG58/AU (Attachment Unit ou Unidade de anexao), e o cabo coaxial grosso Thick Ethernet ou Padro grosso. O termo RG refere-se a algo como Registered Gap ou Fenda registrada ou padronizada, sob o cdigo 58. Coaxial Fino

O cabo coaxial fino --tambm conhecido por 10Base2 e RG-58 (veja a figura acima)- mais flexvel e de espessura menor que o cabo coaxial grosso, e o sinal pode trafegar pela rede at uma distncia de 185 metros aproximadamente. Caso esta distncia seja ultrapassada, o sinal sofre atenuaes, ou seja, enfraquecido por interferncias eletromagnticas externas e, logicamente, essas interferncias iro prejudicar a performance de toda a rede. Utilizando-se um repetidor de sinais de rede, pode-se estender esta distncia de 185 metros para at 925 metros de circunferncia total (no mximo), ou seja, 185 metros x 5 seguimentos que formam a rede. Os conectores mais utilizados nos cabos coaxiais finos so os da famlia BNC, como estes (veja tambm a figura abaixo): Conector BNC`Macho - Conecta o cabo ao conector T, conhecido tambm por Ponta. Conector BNC Terminador Conecta-se este conector numa extremidade aberta do cabeamento da rede para se evitar que o sinal capte interferncias eletromagnticas externas. Como mostra a figura ao lado, ele deve ser aterrado. Conector BNC Prolongador - Serve para ligar ou emendar um cabo outro, quando se deseja estender a rede. Conector BNC`T - Com este conector, conecta-se o cabo coaxial a placa de rede e d continuao ao seguimento da rede. Caractersticas Como caractersticas tcnicas gerais para cabos do tipo coaxial fino (veja a figura abaixo), podemos citar as seguintes e tambm as princiapis: Sinaliza taxas de transferncias de pacotes de dados na velocidade de 10 Mb/ps; a distncia mxima permitida de 200 metros entre um micro e outro; impedncia de 50 Ohms; utiliza o protocolo Ethernet; utiliza conectores da famlia BNC. A distncia mnima (tamanho do cabo)permitida entre um micro e outro de 70 cm. aproximadamente; a distncia padro mxima de 185 metros entre um micro e outro sem repetidor.
4

Quanto a sinalizao na faixa de banda de passagem a Baseband (Banda base digital pura); o nmero de ns (micros, impressoras, etc.) de 100; o condutor interno utilizado o de bitola 22 AWG (American Wire Gauge ou Calibrador de fio americano), tipo rgido ou flexvel). Cabo Coaxial grosso J este tipo de cabo coaxial --conhecido tambm por cabo amarelo 10Base5 ou RG58/11. Atinge uma distncia de 500 metros aproximadamente, sem que os sinais sofram atenuaes durante o fluxo pela rede. Contudo, um cabo difcil de ser manejado, pois no to flexvel quanto o cabo coaxial fino. Sem os conectores de cabeamento de uma rede local, praticamente impossvel fazer as devidas conexes entre os cabos e os micros (servidor/clientes) que forma a rede. Uma outra caracterstica dos cabos coaxiais a sua impedncia, ou seja, resistncia a passagem de sinais eltricos. Cabos coaxiais finos apre-sentam uma impedncia de 50 Ohms, e os cabos coaxiais gro-ssos apresentam uma impedncia de 50 ou 75 Ohms. Para se conectar o cabo coaxial grosso na placa de rede e no dispositivo Transceptor, utiliza-se um cabo especial mais conhecido por Cabo tranceptor. Para mais detalhes sobre as ligaes, veja a figura abaixo.

Sendo que, em cada extremidade deste cabo, encontram-se um conector DB15 macho tipo AUI (Attach ment Unit Interface ou Interface com unidade para anxao), para ser ligado num conector DB15 fmea tambm tipo AUI, na placa de rede e no tranceptor. Quanto ao Tranceptor, ele possui dentes metlicos bem afiados, que perfuram o cabo coaxial grosso, fazendo assim, um perfeito contato eltrico com o condutor interno do coaxial grosso como as garras-jacar utilizadas em eletrnica. Caractersticas Como caractersticas tcnicas gerais do cabo coaxial tipo grosso, podemos citar as seguintes, ou seja, as principais: Taxa de transmisso de pacotes de dados sinalizando em 10 Mb/ps; a distncia padro mxima de 500 metros entre um micro e outro; impedncia de 50 ou 75 Ohms; utiliza protocolo Ethernet/Token ring, o conector macho utilizado o DIX --o fmea (veja a
5

figura acima),

e o da placa de rede, o AUI; a distncia mnima entre um micro e outro de 2,5 metros; alcance mximo de 600 metros (sem repetidor); distncia mxima entre um micro e um transceptor de 50 metros. Utilizando um repetidor de sinais, pode-se estender a rede at um alcance total de 2500 metros de circunferncia, ou seja, 500 metros x 5 seguimentos da rede; o nmero de ns recomendvel de 30; suporta a sinalizao no modo Baseband (Banda base ou sinalizao digital pura). Este protocolo ainda utilizado em redes do tipos backbones, ou seja, conexes de subredes; o condutor interno utilizado o de bitola 12 AWG (American Wire Gauge ou Calibrador de fio americano), tipo rgido. Twinaxial Caractersticas Como caractersticas tcnicas gerais dos cabos tipo twinaxial (veja as figuras abaixo), podemos citar as seguintes, muito boas por sinal:

Este tipo de cabo formado por dois condutor interno num nico cabo, conhecido por twinax --ou coaxial duplo. Os padres Ethernet esto aderindo este tipo de cabo, que empregado em redes IBM --redes locais baseadas no servidor de arquivos AS/400 --do IBM System 3.X. Por tanto, ele --o twinax-- j existe h algum tempo. A sua impedncia de 100 Ohms e a capacitncia mtua de 15,5 pF (picoFarad). Sendo que o condutor interno utilizado de bitola 20 AWG flexvel retorcido, com dimetro externo de 0,84 cm., aproximadamente, e a brindagem composta por cobre estanhado tranado 34 AWG. O conector que se utiliza neste tipo de cabo se parece com os conectores BNC, porm, so formados por duas linhas de entrada para se fazer as devidas ligaes nos cabos twinaxiais.

Nota:

O cabo coaxial tipo RG-62, utilizado em rede do tipo ARCNet IBM, e opera com impedncia de 73 Ohms; o condutor interno utilizado o de bitola 22 AWG (American
6

Wire Gauge ou Calibrador de fio americano), tipo rgido; conectores utilizado so os do tipo BNC. Cabo Par Tranado Nos dois tipos de STPC (Shielded Twisted Pair Cables ou Cabo par tranado protegido). Um composto por dois pares de fios (4 fios), e o outro formado por quatro pares de fios (8 fios) e, provavelmente, o mais recente ser composto por 6 pares de fios (12 fios). O seu alcance de 100 metros de um cliente ao dispositivo central (hub). Existe no mercado cabos par tranado do tipo UTPC (Unshielded Twist Pair Cable ou Cabo par tranado desprotegido (veja a figura abaixo), que no possui blindagem contra interferncias eletromagnticas externas, como proteo. J o STPC (Shielded Twist Pair um Cabo par tranado protegido), pois conta com uma tima blindagem e um impedncia entre 100 e 150 Ohms. O cabo par tranado dividido por categorias ou Nveis. Ou seja, o de Categoria 3 (Cat 3) alcana taxas de transferncias de dados na velocidade de 10 Mb/ps ou 10.485.760 bits por segundo (1,25 MB/ps); o Cat 4, que alcana at 16 Mb/ps ou 2 MB/ps; e o Cat 5, que alcana cerca de 100 Mb/ps ou 12,5 MB. Quando se utiliza o cabo par tranado Cat 5, todos os equipamentos utilizados na rede tambm devem ser tipo Cat 5, como hubs, conectores, paths panels, tomadas, distribuidores, etc.). O conector utilizado pelo cabo par tranado o RJ-45 (muito parecido com o RJ11, utilizado em telefones padro americano). Veja na
figura ao lado o cabo par tranado na cor azul e o respectivo conector RJ-45.

J na dua figura abaixo voc v, respectivamente, o cabo par tranado do tipo sem proteo e ainda, o do tipo com proteo contra interferncias eletromagnticas interna ou externamente ao cabo. Caractersticas Como caractersticas tnicas gerais dos cabos do tipo par tranado, podemos citar as seguintes: Sinaliza com taxas de transferncias de dados 10 Mb/ps (Cat 3), 16 Mb/ps (Cat 4) e 100 Mb/ps (Cat 5). Sendo de dois tipos, o STPC (blindado) e o UTPC (no blindado). Utiliza o protocolo Ethernet/Token ring; o Cat 5 de 4 pares (8 fios); com alcance mximo de 100 metros entre um micro e o hub --o ideal mesmo de 50 m--; a distncia mnima (tamanho do cabo) entre um micro e o hub, por exemplo, de 2,5 m; utiliza conector RJ-45 para dados e o RJ-11 para voz (rede conjugada dados/voz); o condutor interno utilizado o de bitola 24 AWG (American Wire Gauge ou Calibrador de fio americano), do tipo rgido.

Empregando o dispositivo repetidor de sinais na rede, pode-se obter um alcance total de at 500 metros de circunferncia. Ou seja, 100 m x 5 seguimentos da rede, e o nmero de ns de 1024. Alm dos cabos pares tranados do tipo UTPC e STPC, confeccionados com dois, quatro e, provavelmente, seis pares de fios condutores de sinais de dados (4,8 e 12 fios respectivamente).

Encontram-se tambm no mercado, cabos pares tranados tipo UTPC confeccionados com at 25 pares de fios condutores (50 fios (veja nesta figura acima de um modelo). Estes cabos destinam-se para aplicaes que operem numa frequncia de clock de 16 MHz, e com taxas de transferncias de dados 16 Mb/ps (2 MB/ps). Tranamento O tranamento (veja a figura mais nos fios condutores internos dos cabos pares tranados do tipo UTPC e STPC, e tambm nos conectores fmeas que transmitem e recebem sinais nas NICs (veja a figura ao lado) ou Hubs. Possibilitam reduzir o efeito conhecido por crosstalk que, no caso da telefonia, significa palavras cruzadas palavras interferentes. J no caso das rede de PCs, significa sinais cruzados.
acima) 8

Utiliza-se tambm esta tcnica, para reduzir as interferncias eletromagnticas externas que, de vrios direes, penetram no interior dos cabos da rede. O efeito crosstalk ocorre devido as proximidades de vrios fios condutores num mesmo cabo ou num mesmo local. Como, por exemplo: no caso dos cabos pares tranados de quatro pares de fios --8 fios condutores-- e os de 25 pares de fios --50 fios condutores. Este problema tam-bm ocorrem, principalmente quando esses cabos transportam sinais de dados digitais em altas frequncias. dB (Decibis) Cabos pares tranados do tipo CAT 5 os de quatro pares de fios condutores, por exemplo, operando numa frequncia de 100 MHz. Estar sob o efeito crosstalk, numa mdia de 55 dB (deciBis). Este parmetro 55 dB, indica que a potncia transmitida maior que a potncia recebida, revelando assim, uma boa performance nas transmisses de sinais de dados na rede. Quanto mais alto for o parmetro dB, melhor ser a performance da rede. Near-end crosstalk Nestes dois tipos de cabos pares tranados, pode-se encontrar um parmetro especificado como near-end crosstalk ou algo como Sinais prximos e cruzados (interferentes) nas extremidades dos cabos (nos conectores). Est relacionado com um fator problemtico, que pode ser gerado na conexes --nos conextores RJ-45, por exemplo. Isto porque, na conexes realizadas no interior dos conectores e, ou em outras conexes, envolvendo os cabos pares tranados. No h qualquer tipo de cruzamento ou isolamento, entre os sinais, para que se possa evitar as interferncias eletromagnticas externas do lado das conexes nos conectores, por exemplo. E, ou ento, interferenas eletromagnticas geradas no interior dos prprios conectores, devido a grande proximidade dos condutores nos respectivos conectores. Cabos de Fibra ptica Este tipo de cabo composto por uma fibra de vidro, slica ou plstico, no qual o sinal trafega em forma de luz. Veja na figura abaixo um modelo de cabo utilizado em cabeamentos tpicos e nas figuras mais abaixo, modelos de conectores pticos. Multimodais Cabos de fibras pticas tipo multimo-dais, por exemplo. A dimenso (espessura) do cabo de 3x61,1 micramilmetro; a dimenso da casca --o revestimento do mesmo-- de 125 micra (micra ou micromilzimo do milmetro). E o ncleo de vidro --condutor do feixe de luz na transmisso dos sinais de dados--, possui uma espessura de um fio de cabelo aproximadamente.

Sendo que, est disponvel em dois tamanhos de ncleos, sendo um de 62,5 micra e outro de 100 micra. Ncleo do cabo Nos cabos de fibra ptica, o meio fsico de transmisso da luz eltrica que transporta os dados, o Ncleo. Sendo duto condutor contnuo, geralmente de vidro ou plstico. O dimetro do ncleo desse tipo de cabo medido em micra --1 milmetro 1 milho=0,000001 (10-6), do seu dimetro do lado externo. Os do tipo multimodais medem 50, 62,5 e 100 micramilmetros e a casca 125 m. J os do tipo monomodais medem 7 e 19 m (micramilmetro) e a casca tambm 125 m. Casca A casca refere-se uma camada fina envolvendo todo o ncleo, limitando as ondas de luz em relao a refrao, facilitando assim, o transporte dos dados.

Capa A capa refere-se uma camada de plstico envolvendo todo a casca e, consequentemente o ncleo. Possui uma funo mais fsica ou mecnica, que serve para proteger o ncleo contra choques, curvaturas crticas no cabo. Tambm esta parte do cabo medida em micra que, geralmente, mede entre 250 e 900 m. Capa protetora Esta capa d uma proteo extra para todo o ncleo do cabo, contra tores, ou esmagamento no cabo, quando se est instalando. O material utilizado pode ser o do tipo

10

Kevlar (material cermico convertido para filamentos super finos, flexveis, super resistentes e confeccionados tipo malha flexvel). Veja na figura a cima um modelo. Resvestimento externo Esta parte externa do cabo de fibra ptica, a capa que distingue o cabo por sua cor, que poder amarelo, laranja ou preto. Monomodais J nas fibras pticas tipo monomodais, o ncleo de vidro possui uma espessura cinco vezes menor que a do fio de cabelo.

A fibra ptica transmite o sinal em uma nica direo, necessitando, portanto, ter duas fibras condutoras: sendo uma para transmitir o sinal e a outra para receber o sinal transmitido. Veja nas duas figura acima modelos de cabos de fibras pticas e seus respectivos conectores.

Bandwidth Quando utiliza-se nas redes de computadores, os condutores de fibras pticas do tipo especiais. Estas redes podem operar com uma largura de banda (band-width), na velocidade da transmisso/recepo dos dados, at taxas de 2 Gb/ps 2 bilhes de bits por segundo. Veja nesta figura abaixo mais um modelo de conector utilizado com cabos de fibra ptica, o
do tipo SC.

Caractersticas tcnicas Como caractersticas tcnicas gerais dos cabos do tipo fibra ptica, podemos citar as seguintes, antes porm, Veja nas duas figura abaixo dois exemplos de cabos de fibras pticas:

11

Suas principais caractersticas tcnicas so: No ser afetada por interferncias eletromagnticas externas; suporta altas taxas de transferncias de dados de 100 Mb/ps, 155 Mb/ps, 600 Mb/ps e at 1,2 Gb/ps ou 153,6 MB/ps. Suporta ainda as transferncias de dados e de imagens simultaneamente e longas distncias --pode ser utilizada em redes WANs, redes telefnicas, backbones (espinha dorsal da rede) de redes locais; pode ser utilizada em TVs cabo, etc.

Utiliza fibra de vidro ou slica no ncleo e na casca; atenuao de 3 7 db/km; banda passante de 20 MHz 1 GHz; com alcance mdio de 2 km; taxa mdia de transferncia de 1,2 Gb/ps; infra-estrutura do cabeamento o Cat 6 e 7; e o nmero de ns gira em torno de 1024. Monomodal A diferena entre fibra ptica monomodal para com a multimonodal, que a do tipo monomodal transporta sinais de dados em distncias maiores e com velocidade bem superior a do tipo multimonodal. Contudo, a do tipo monomodal bem mais cara e de difcil manuseio. Muitas residncias de cidades como Panlo Alto (Califrnia), Dunwoody (Atlanta) e Toronto (Canad), j esto sendo equipadas com cabeamento ptico. Este cabo ptico da figura acima, do tipo multimodo interno e externo, utilizado em cabeamento horizontal estruturado de backbone e em conexes entre backbones, podendo ser encontrado de 1 at 144 condutores pticos Dispositivos MAUs na Rede Este tipo de dispositivo, denominado de MAUs (Multi Access Unit Station ou Unidades de acessos mltiplas estaes de rede). Refere-se ao dispositivo utilizado nas redes IBM, redes estas do tipo Token Ring (veja na figura mais abaixo, um modelo de 16 portas).

12

oportuno lembrar aqui o seguinte: tanto no padro IBM como no padro Ethernet, o MAUs --ou os MAUS-- um tipo especial de circuito eletrnico. Que pode ser encontrado integrado na prpria adaptadora de rede. Como num dispostivo do tipo externo. Neste caso, h uma concentrao de circuitos MAUS no interior do mesmo, como num HUB, por exemplo. Alis, a IBM prefere que o seu disposiivo concentrador de circuitos MAUs seja chamado o de MAUs mesmo, ao invs de cham-lo de HUB. Padro Ethernet J no caso das rede Ethernet, utiliza-se o dispostivo MAUs (Mediun Attachament Units ou Unidades de anexao aos meios). Dispositivo este muito comum em pequenas redes locais (veja na figura acima um modelo). Neste caso, ele fica localizado entre os pontos de conexes e de comunicaes na rede, podendo utilizar a topologia em Estrela ou a em Barra. De acordo com o padro Ethernet, suporta o cabeamento tipo coaxial fino e, ou ento, os transmissores de RF (Rdio freqncia). O MAUs ativo, direciona os sinais de dados entre uma estao de trabalho na rede, por intermdio dos meios de acesso disponveis nesta rede. Tendo, ainda --como principais funes--, a transmisso e a recepo dos sinais de dados; captar possveis colises caso elas ocorram-- por meios dos sinais de mensagens, que trafegam pela rede. Circuito Transceiver No caso de redes de computadores, aqui estudado. O termo Transceiver --circuito para transmisso/recepo--, refere-se um meio (circuito eletrnico) para comunicao de dados, enviar e receber. Utilizando para isto --como meio de trfego desses sinais--, o conector tipo BNC e o cabo coaxial fino; o conector AUI DB15 e o cabo especial AUI; ou as ondas de rdio frequncia. Lembrando ainda, que o Transceiver um circuito MAUs integrado na prpria adaptadora de rede (veja um exemplo de dispositivo transceiver moderno na figura abaixo), e do tipo monoport. Ou seja, conta com uma unca porta para se conectar com somente uma mquina estao. Porm, os dispositivos MAUS utilizados nas rede IBM, do tipo Token Ring, so do tipo multport. Ou seja, possuem vrias portas para se fazer vrias conexes.

13

Cabos e Conectores AUI A conexo entre uma estao e um MAUs, feita por meio de um cabo transceptor especial, do tipo AUI (Attachment Unit Interface ou Interface com unidade para anexao). Este cabo especial AUI, utiliza o tipo de cabo conhecido por STP (Shielded Twist Pair ou Par tranado protegido --com blindagem e impedncia entre 100 e 150 Ohms). Tambm utiliza os conectores machos e fmeas, do tipo AUI DB1 (veja na figura abaixo um
exemplo deste tipo de conector, no formato macho e fmea).

Utilizando-se um cabo condutor STP com bitola 20 AWG, o alcance de 50 metros do MAUs para a mquina estao. J com cabos de bitola 28 AWG, o alcance fica limitado 15 metros apenas. Adaptador Como j citado acima. O dispositivo MAUs, do Ethernet --ou melhor dizendo, dispositivo que possui circuitos MAUs, foi projetado para operar em pequnas redes e do tipo pontoa-ponto, ficando pendurado na rede entra as mquinas estaes. Tambm -segundo o padro Ethernet--, um MAUs pode ser classificado como sendo um adaptador ou transceptor.

Quando o circuito MAUs est embutido na prpria placa de rede, que opera sob o
padro 10Base2 e 10Base5. Emprega-se assim o termo Transceiver (veja na figura acima um modelo como exemplo). Neste caso, o Transceiver um circuito do interno na estao, isto , integrado na prpria adapta-dora de rede. Adaptadoras estas que, usualmente, so instaladas em slots do tipo ISA 8 ou 16 bits; EISA 32 bits; MCA 32 bits, ou em outros slots (barramentos) compatveis. E que utilizam o padro 10Base2 ou o 10 Base5. MAUs/HUBs J no caso dos dispositivos externos MAUs do padro Ethernet moderno (veja um modelo na figura abaixo), que so instalados externamente na rede os HUBs, por exemplo.

14

Na verdade eles possuem circuitos MAUS em seu interior. Circuitos estes com tecnologia avanadas, possibilitando criar dispositivos MAUs/HUBs com suporte de 4 32 (ou mais) portas. Um exemplo disto o padro 10Base-T, instalado com cabo de rede do tipo par tranado, e que por meio dos dispositivos HUBs--, empregam os circuitos com tecnologia MAUs. Assim, como os dispositivos MAUs das redes Token Ring, da IBM, que operam no modo de MultiPort. J os modernos dispositivos conecidos por Hubs ou Repetidores centrais das redes Ethernet, tambm operam no modo MultiPort, pois podem ser encontrados operando desde 4, 8, 16, 24, 32 ou mais portas. Isto , so dispositivos repetidores de sinais de mltiplas portas MAUs. MAUS Ativos
Pelo diagrama da figura abaixo, voc poder observar que, no Hub 1 de 8 portas, por exemplo, quatro dessas portas esto ativas. J no Hub 2 (tambm de 8 portas) trs das oitos portas tambm esto ativas. Como pode-se ver ainda na figura abaixo, cada circuito MAU refere-se um porta no hub. Como os dois hubs esto interligados repetindo sinais, internamente eles se comportam como se fosse um nico dispositivo repetidor de sinais, repetidor este de 7 portas ou 7 circuitos MAUs. Neste caso, os quatro circuitos MAUs esto em plena operao, compor exemplo: transmitindo e recebendo sinais de dados, fazendo as respectivas converses (cruzamentos) destes sinais quando necessrios--, captando sinais de colises de dados caso ocorram, captando e transmitindo sinais de mensagens (sinais mensageiros), entre outras funes especificas realizadas pelos quatro circuitos MAUS. Pela figura acima, pode-se ver que as outras quatros portas restantes deste mesmo Hub A (portas quando se observa pelo lado externo do hub, e circuitos MAUs quando se observa pelo lado interno do hub), esto aguardando para entrarem em operao, quando forem solicitadas. Pela mesma figura acima, pode-se observar ainda que so duas redes LAN ou sub-redes, sendo que uma conta com quatro mquinas, e a outra com trs. Observe tambm que h dois dispositivos hubs interconectados entre os mesmos, formando assim, uma conexo do tipo uplink (conexo superior ou ativa). Neste tipo de conexo, tanto o hub A quanto o hub B, operam ao invs de dois dispositivos repetidores de sinais entre as duas redes-- como se fossem um nico dispositivo repetidor de 7 portas ou 7 MAUS (Mdium Attachment Units ou 7 Unidades de anexao aos meios destas duas rede locais).

15

MAUs momentos Pelo o exposto acima. Quando na instalao da rede no for observado certos detalhes, MAUs momentos voc poder passar com a sua rede como voc ficar p numa estrada onde ningum passa (j presenciei um empresrio desesperado no seu estabelecimento comercial, pois a casa estava cheia e a rede parada). Os maiores problemas ocorrem quando a rede est incorretamente instalada e, especialmente, quando se utiliza componentes para redes de m qualidade, como: cabos, conectores, adaptadores, etc., e dispositivos --hubs, por exemplo. Principalmente se a sua rede contar com mais de cinco mquinas.

Dispositivos Concentradores Um dispositivo concentrador de sinais numa rede local so hubs montados em chassi modulares (veja dois modelos da Intel na figura acima), permitindo assim uma maior flexibilidade e performance da rede quando se deseja ampli-la ou reconfigur-la. O comcentrador pode ser formado com vrios Hubs, Bridges, Routers, etc. Veja na figura acima, a representao de um modelo de dispositivo tipo concentrador. Dispositivos Repetidores

16

A principal funo do repetidor (hubs comuns (veja um modelo exemplo na figura a de conectar dois ou mais seguimentos de uma rede local, ou seja, estender o comprimento do seguimento da rede, regenerar e repetir o sinal de um seguimento para um outro. Por no possuir capacidade de gerenciamento de rede, todo o trfego de dados pelos seguimentos interligados pelo repetidor propagado por toda a rede. Em rede de computadores, o seguimento refere-se ao caminho em que os dados percorrem, ou seja, saindo do endereo origem e indo direto para o endereo destino --isto se no houver equipamentos como um roteador, repetidor, switchs ou bridges instalados.
abaixo)

Tipos de conectores BNC Como os cabos, os conectores tambm so componentes bsicos, porm essenciais dentro de uma rede local fsica. Os conectores da famlia BNC (British National Connector ou Conector nacional ingls), so utilizados especificamente com cabos coaxiais.
Veja nas figuras abaixo alguns modelos de conectores BNC e, na figura ao lado, como eles so interligados numa rede ponto-a-ponto.

Abaixo, algumas caractersticas principais desses conectores, muito utilizados em redes do tipo ponto--ponto: BNC T Este tipo de conector T de trs sadas (veja na figura abaixo - cdigo FC115 um modelo como exemplo) utilizado para se conectar a placa de rede (conectada dentro do micro) ao cabo coaxial.

Este conector possui uma sada macho que se conecta a sada fmea da placa de rede, e duas sadas fmeas que se conectam aos conectores machos conectados aos cabos coaxiais. J o cdigo FC215 na figura acima refere-se ao modelo de um conector Prolongador, utilizado para estender a rede quando o ambiente de trabalho exige, porm, quando se trata de rede de computadores, no se deve abusar dos adaptadores para cabos.
17

Tambm nesta figura acima, por exemplo, o cgido FC225 refere-se um conector adaptador simples umTerminador, por exemplo. BNC Macho Este tipo de conector fixado diretamente no cabo coaxial (veja na figura abaixo um modelo como exemplo, cdigo FC135), possuindo um pino no centro que pode ser soldado ou "crimpado" ao fio condutor do cabo. Possui uma sada macho (lado maior) e uma sada fmea (lado menor onde se fixa o cabo coaxial).

Nesta outra figura abaixo, sob o cdigo FC041, voc v um conector T simples com um cabo para a ligao ao terra. direita voc v um conector adaptador com duas sadas opcionais.

BNC Prolongador Este tipo de conector --com duas sadas fmeas (veja a figura acima, cdigo FC215)-- utilizado para unir dois cabos coaxiais, visando assim, aumentar o comprimento do cabeamento na rede. BNC Terminador Este tipo de conector utilizado em rede locais configuradas com a topologia em Barra --Linear bus, requerendo dois conectores Terminador: um na extremidade do conector T do primeiro micro, e o outro na extremidade do conector T do ltimo micro da rede. O Terminador evita que o sinal saia da rede e volte para dentro da rede carregado com interferncias eletromagnticas externas. O Terminador apenas um resistor de 50 Ohms (ou 75 Ohms). Lembrando aqui que o ltimo terminador deve ser aterrado. Veja na figura acima, cdigo FC041, um conector T com um Termiandor para ser aterrado. RJ-45 (Registered Jack ou Tomada registrada sob o cdigo 45)

18

Este tipo de conector --tambm conhecido por ponta (veja dois modelos na figura utilizado nos cabos do tipo par tranado, possuindo 8 vias condutoras (no Macho) e 10 vias (no fmea). mais utilizado em rede Ethernet 10/100BaseT, atualmente.
abaixo)--

Num sistema de rede local, utilizando a topologia em Estrela --com o dispositivo Hub pendurado-- e, na qual se utiliza cabos do tipo par tranado, deve-se sempre empregar os conectores do tipo RJ-45. As placas de rede possuem um conector RJ-45 fmea, enquanto que o conector que se conecta na extremidade do cabo par tranado do tipo macho. Conectores tipo RJ-45 so similares aos conectores RJ-11, utilizados nos telefones padro americano. RJ significa Registered Jack ou algo como Conector (macho/fmea) registrado (padronizado), sob o cdigo 45. Conectores pticos Este tipo de conector destaca-se pelos modelos da linha ST, desenvolvido pela empresa AT&T. Sendo o mais utilizado em redes locais comerciais. Temos ainda, os modelos SC, LC, FDDI, MT-RJ, SMA e o MIC, como as melhores opes do mercado. Veja na figura abaixo, um tipo de cabo ptico e um modelo de conector do tipo SC.

Placas de rede ou NICs Para conectar microcomputadores em rede local --seja um micro servidor ou micros clientes. Cada micro da rede deve ter sua prpria placa adaptadora de rede instalada, e ainda, configurada corretamente (a placa de rede tambm conhecida por NIC (Network Interface Card ou Placa com interafce de rede de comunicaes de dados). atravs da placa de rede que se consegue interligar todos os micros na rede via cabeamento fsico ou, ainda, utilizando o ar, como sinais de radiofreqncia, infravermelho, microondas, satlites... Esta adaptadora conta com um socket disponvel para acomodar um mdulo de memria ROM, isto quando se pretende que a mquina (ou as mquinas) opere com sistema de boot remoto. Veja na figura abaixo duas placas de rede modelo de 32 bits, ou seja,

19

para ser instalada em slots PCI).

Observe tambm que uma suporta tanto conexo por meio de cabo par tranado como por meio de cabo tipo coaxial fino. As principais funes de uma placa de rede controlar o fluxo de dados entre o micro e o cabeamento da rede; preparar todos os dados contidos no micro e depois transmiti-los atravs do cabeamento e, tambm receber os dados --via cabeamento--, e convert-los em pacotes de Bytes e repass-los ao micro para que sejam processados corretamente. Isto , sem nenhum erro, pois o micro no faz a correo de erros nos dados quando esto sendo processados. No caso da placa de rede operando com 10 Mb/ps, na verdade ela estar operando com 10.485.760 bits por segundo que, convertendo este valor para Bytes --caso fosse necessrio que a placa de rede operem diretamente com Bytes--, as taxas de transferncias de dados seria algo em torno de 1,25 MB ou 1.310.720 Bytes por segundo. Lembrando ainda que os sinais digitais so gerados partir de variaes na tenso eltrica, como por exemplo: 0 (sem tenso ou variao negativa/inativa), e 1 (tenso ativa/positiva). Todas as adaptadoras de rede utilizadas do tipo 10Base2, onde todo o cabeamento utilizado era (ou ainda ) do tipo Coaxial fino (Thincoax ou Thinnet), cdigo RG58/AU. O circuito MAU est integrado na prpria adaptadora. J partir do padro 10BaseT, utilizadondo cabeamento tipo par tranado, o circuito (ou circuitos) MAU encontra-se integrado nos hubs. Placas de rede Combo Placas de rede conhecidas por Combo, oferecem vrias opes de conexes, como

conexo AUI / BNC (veja um modelo deste tipo de placa de rede na figura abaixo); AUI / UTP; BNC / UTP ou ainda, AUI / BNC / UTP. Esta placa opera (ou operava) no modo 10Base 2 e com duas entradas/sadas, sendo uma com o conector tipo BNC e outra com o conector do tipo AUI DB de 15 vias.

20

Todas as placas de rede possuem LEDs (Light Emitting Diode ou Diodo emissor de luz). E, geralmente de dois quatro LEDs, que indicam o do funcionamento da placa, como transmisso e recepo. Na prtica, esses LEDs so de grande ajuda nos diagnsticos quando ocorrem erros na transmisso e na recepo de dados na rede, como por exemplo, numa coliso de pacotes de dados. Placas de rede 64 bits As placas de rede conhecidas por 64 bits, oferecem maior velocidade nas conexes, porm so utilizadas em super mquinas servidoras de redes. Ou seja, que operam com controle, administrao, centralizao de dados e com fornecimento de inmeros recursos em grandes redes corporativos. Como o super servidor da COMPAQ, o ALPHASERVERS, que pode operar com.....: At 32 CPUs de 64 bits modelos Alpha EV67 operando na frequncia de clock at 730 MHz/ps; 256 GB de memria RAM; 224 slots PCI de 64 bits; 4 MB de memria RAM para o cache L2 on-board e com ECC. Opera ainda com vrias CPUs de diferentes frequncias de clocks. Veja na
figura ao lado, um exemplo deste modelo de placa de rede.

Dispositivos Hubs na Rede Em todas as redes locais que utilizam a topologia fsica em Estrela (Star) ou em Anel (Ring), existe um Hub (dispositivo central da rede) que tem como funo principal concentrar todos os ns da rede, como micros, impressoras, etc., que esto conectados ao Hub via cabeamento:

Hub passivo Este tipo de hub no possui capacidade de regenerar o sinal eltrico que trafega pelo cabeamento da rede --do n ao Hub--, ele simplesmente facilita a conexo entre os pontos ativos numa rede local.

21

Hub gerenciador J este tipo de hub --embora seja muito semelhante a um Hub passivo-- possui capacidade de regenerar todo o sinal que trafega pela rede via cabeamento (veja um exemplo na figura acima).. O hub gerenciador opera de forma bem mais inteligente. Ele regenera todo o sinal que trafega pela rede, seleciona o caminho certo para o sinal trafegar sem se colidir com outro sinal, soluciona defeitos lgicos (de softwares) que estejam ocorrendo na rede e em ns problemticos da rede e faz ainda, todo o gerenciamento na rede. Alm disso, pode-se oper-lo remotamente por meio de um software especfico de gerenciamento de rede. Podendo ainda, fazer o empilhamento de hubs, ou seja, cada grupo de Hubs empilhados forma um cluster, ou seja, um conjunto de Hubs Este tipo de empilhamento de cluster mais conhecido como Hubs Stackables. Quando se utiliza um hub tipo 100Base-TX, o `X refere-se a uma porta cross-over no hub, ou seja, num hub 100BaseTX de cinco portas, por exemplo, s se pode utilizar quatro das cinco portas disponveis. A porta X muitas vezes compartilhada com uma porta normal-- realiza uma conexo do tipo uplink --comunicao ativada. Ou seja, no h necessidade de se utilizar um cabo cross-over, pois a porta X j faz o cross-over interno necessrio quando conecta-se dois hubs em cascata ou um hub e um comutador. Padro TX Segundo o padro Ethernet para o protocolo 100Base-TX, opera estavelmente quando h dois hubs cascateado. Caso se queira aumentar o nmero de hubs na rede, devese empregar o dispotivo Switch, que suporta dois hubs em cascata. Utilizando-se mais de dois hubs cascateados e pendurados num Switch, pode-se ter vrios na rede relacionados com as transmisses. Porta X dos hubs Mesmo utilizando-se uma conexo do tipo uplink via porta X (veja na figura abaixo um exemplo deste tipo de hub). A porta mais prxima da porta X, caso esteja compartilhada com a porta X, ficar inutilizvel quando a porta X estiver sendo utilizada.

Teoricamente, pode-se ser cascateado dois hubs (hubs ligados em srie em seguimentos de rede) --ou trs hubs, caso a distncia entre os mesmos no ultrapasse os trs metros--, nos padres Ethernet 10BaseT, 100BaseTX e 100BaseT4. Utilizando o

22

dispositivo conhecido por switch, pode-se conectar --em cascata-- no mximo trs hubs para cada porta de um switch. Hub-switch Enquanto que o hub passivo e o hub gerenciador tem como funo apenas interligar equipamentos (micro servidor, estaes, impressoras com NICs embutidas, etc.) operando numa rede local. O hub-switch ou central comutadora, tem como funo comutar, ou seja, mudar, direcionar e distribuir os sinais de dados entre os seguimentos da rede, e sem que ocorra atenuao nesses sinais --diminuio da intensidade dos sinais eltricos pelos seguimentos de toda a rede. Hub Auto-sense Este tipo de hub hub auto-sense --utilizando a tecnologia NWay. compatvel com mais de um padro Ethernet para as taxas de transferncias de pacotes de dados. Ou seja, ele adapta-se auto-maticamente aos dispositivos que utilizam a mesma taxa de transferncia de pacotes de dados. E ainda, tambm adapta-se --de forma automtica-- aos dispositivos mais lento que se encontram operando nos seguimentos da rede. Um exemplo: Se um hub auto-sense opera 100 Mb/ps e tambm 10 Mb/ps, e encontra um dispositivo tambm operando 100 Mb/ps. Ele continua operando nesta taxa de 100 Mb/ps. Porm, se o hub auto-sense encontra um dispositivo operando 10 Mb/ps, ele tambm ir operar 10 Mb/ps, ou seja, ele far a comutao automaticamente para a taxa mais lenta do dispositivo ligado ao se-guimento da rede.

Alguns hubs auto-sense e s so compatveis com dispositivos que tambm sejam auto-sense --que utilizam a tecnologia Nway (veja na figura acima um modelo exemplo produzido pela megaempresa Intel). Ou seja, se o hub auto-sense opera 10/100 Mb/ps, a placa de rede,

23

por exemplo, tambm dever operar com taxas de transferncias de pacotes de dados 10/100 Mb/ps e, ou ento, a placa de rede dever operar somente 100 Mb/ps. Alm desta funo --fazer a comutao entre as taxas de transferncias de pacotes de dados na rede. A tecnologia NWay tem uma outra funo tambm muito importante. Que a de fazer com os padres antigos do Ethernet para redes locais sejam compatveis com os padres mais modernos do Ethernet, no caso, os padres 100BaseTX e o 100BaseT4. Certos hubs --nos chamados hubs tipos hbridos--, tambm possuem sadas pticas. Com isto, pode-se estender a rede --via cabo de fibra ptica-- at uma distncia de 500 metros, obtendo-se assim, uma tima performance nas transmisses de pacotes de dados. Sistema Internet Working Quando se conecta redes locais LANs uma central de rede de grande porte, como a WAN. Chamamos este modo de interconexo --ou mais precisamente de Internet Working, ou seja, Redes de computadores que operam atravs da Internet ou remotamente. Essas redes de grande porte pode ser redes pblicas de dados, redes privadas, sejam as nacionais ou as internacionais. A Internet um exemplo disso, onde uma pequena rede LAN --operando com apenas duas mquinas, por exemplo--, pode ter acesso a inmeras informaes em vrios continentes, com milhes de mquinas interconectadas simultaneamente. Para que haja uma perfeita harmonia, ou seja, uma perfeita funcionalidade numa rede InternetWorking. Deve-se utilizar vrios dispositivos de hardware, como hubs (os equipamentos centrais das redes), bridges (pontes (veja a figura abaixo), roteadores, switchs e Gateways (portas de comunicaes).

Lembrando tambm que esses dispositivos devem ser de boa qualidade e, ainda, softwares de rede que permitam que as comunicaes entre as redes --LAN, WAN e MAN-- ocorram de forma rpida e sem congestionamento. Os dispositivos de hardware conhecidos e mais utilizados, segundo a camada do modelo OSI, so os seguintes: Bridge (Ponte) Este dispositivo tem como finalidade interligar duas ou mais sub-redes, formando assim, uma ponte entre dois seguimentos das redes. Com esta interligao entre as redes, a bridge (ponte entre as subredes (veja um exemplo de rede bridge na figura acima) reduz o
24

trfego de dados em cada rede e, com isso, a performance das redes interconectadas bem maior. No geral, uma bridge opera de forma mais rpida que um roteador. Sistema Gateway Muitos ambientes de rede operam com protocolos que so incompatveis. a que entra o sistema Gateway (veja um exemplo na figura abaixo), permitindo uma interconexo harmnica entre os protocolos.

O Gateway ou porta de comunicaco converte os pacotes de dados entre os protocolos, fazendo com que as redes operem de forma mais rpida e sem proble mas.

Router
O router ou roteador (veja a figura abaixo) um dispositivo que direciona os sinais de dados na rede local ou remota. Tambm um dispositivo de interconexo numa rede WAN.

Neste caso, operando numa das camadas de rede do modelo OSI. O roteador possibilita fazer a interconexo por meio dos endereos lgicos da rede, pois possui todos os recursos para determinar qual o melhor endereo para se transmitir todos as comunicaes envolvidas nas redes e, ainda, fazer todo o roteamento entre vrias redes interconectadas.

25

Certos roteadores --os multimdia routers e os multi-protocol routers-- permitem interconectar modelos diferentes de redes, como a Ethernet, Token Ring entre outras e utilizando diferentes classes de protocolos --IPX/SPX, TCP/IP, entre outros. Dispositivo Switch Funcionando como uma bridge (ponte), o Switch (veja um modelo na figura abaixo produzido pela Intel) recebe todos os frames e verifica qual o endereo destino e, sem aguardar a chegada completa de cada frame, envia-os imediatamente.

Embora esta tcnica --utilizar o cut-through, ou seja, reduzir o tamanho do frame j no incio da transmisso-- fazer com que o trfego dos frames ocorram mais rapidamente. O Switch ou comutador (distribuidor de sinais de dados) no verifica se algum pacote de dados (frames) chegou completo e sem erros ao destino, com isso, a rapidez na transferncia dos pacotes pode ser prejudicada consideravelmente. Pode-se encontrar no mercado Switchs utilizando portas de 10 Mb/ps (Ethernet), entre outros modelos, de acordo com cada fabricante. Esses dispositivos, quando so de bons fabricantes, trazem integrados recursos ou tcnicas extras, como por exemplo: FDDI Fiber Distribute Data Interface ou Interface para distribuio de dados por meio da fibra ptica. Veja na figura acima e abaixo modelos como exemplos de dispositivos empregando a tecnologia FDDI. RMON Remote Monitoring Network ou Monitoramento remoto de dados na rede. SNMP Simple Network Management Protocol ou Protocolo de gerenciamento de rede no modo simples. TrunKing ou algo como Controlador de portas; e o protocolo padro IEEE 802.1P: Veja abaixo uma sntese das principais caractersticas tcnicas destes recursos disponveis em determinados dispositivos Switches: Recurso RMON Este recurso faz com que todas as informaes que trafegam pela rede seja capturada em tempo real. Realizando ainda, monitoramento remoto e completo de todos os recursos bsicos disponibilizados pelo padro das redes Ethernet.

26

As funes principais do recurso RMON a de analizar, monitorar, detectar, isolar, diagnosticar e gerar relatrios, sobre estatsticas de pacotes, colises, erros ocorridos na rede, etc; histricos, sobre o armazenamento de estatsticas de amostragens expecificadas pelo administrador da rede ou do dispositivo; e alarmes, sobre todo o trfego que ocorre na rede, sendo os mesmos especificados pelo administrador. O RMON opera sob a camada MAC (Medium Access Controller ou Controle de acessos aos meios). Recurso FDDI Dispositivos switches (veja na figura abaixo um modelo exemplo) que utilizam este recurso, ou seja, o FDDI (Fiber Distributed Data Interface ou Interface para distribuio de dados via fibra ptica), possuem portas extras para a conexo de outros mdulos que, futuramente, possam ser pendurados na rede. Principalmente quando se trata de atualizao ou expanso da rede, empregando meios fsicos de transmisso de dados como os condutores de fibras pticas.

Embora sendo de custo maior, os cabos de fibra pticas do maior segurana na rede, pois, alm de imunizar a rede dos rudos eletromagnticos externos, aumenta consideralvelmente a largura de banda no trfego nas sinalizaes. IEEE 802.1P Este recurso faz com que seja os switches que operam no nvel da Camada 3 das redes (para mais detalhes, veja a figura mais abaixo), recebam 16 bits no nvel dois, denominado de Tag. Assim, a tcnica de pacotes empregadas pelo protocolo padro 802.1P so conhecidos por Tagged frames. Vale resaltar que este tipo de switch poder ser incompatvel com a estrutura de redes mais antigas, devido ao no reconhecimento dos 16 bits adicionais. Recurso SNMP Com este recurso possibilita-se o gerenciamento de informaes que trafegam pelas estaes da rede, ou seja, possibilita gerenciar toda a rede. A tcnica SNMP tem como funo tambm, gerenciar o funcionamento do prprio dispositivo switch. Trunking Este recurso gera caractersticas redundantes nas portas dos switches, possibilitando assim, eliminar as falhas, reduzir o trgego quando necessrio para que no ocorra colises na rede. A tcnica trunking faz o compartilhamento de todo o trfego pelas portas do dispositivo, e caso uma das portas falhe, todas as outras integradas ao sistema continuam operando normalmente e transmisitido as informaes que a porta (ou portas) defeituosa
27

deixou de transmitir. Aqui, esta tcnica exige no mnimo dois dispositivos switches para poder operar, j que as portas reservas devem estar num outro mdulo. Switch ELS100 Alguns modelos de switches --como os modelos ELS100, da empresa Cabletron-empregam outras tcnicas mais avanadas, conjuntamente com as j descritas acima. Estas tcnicas mais avanadas so as seguintes, veja-as abaixo:

IEEE 802.1D Empregando este protocolo, o switch modelo ELS100, utiliza uma tabela de endereamento que armazena, filtra, transporta e possui suporte para 8.000 endereos. Todos os endereos so armazenados de forma automtica, sendo que os endereos estticos (endereos fixos) e os dinmicos (endereos configurveis) so armazenados nesta tabela, e apenas um endereo esttico (definido pelo fabricante do dispositivo) disponibilizado para cada porta. Spanning tree Este recurso possibilita conexes do tipo redundante (proteo contra falhas) nos segmentos da rede LAN. Com esta tcnica de spanning tree, cria-se dois (ou mais) meios fsicos de transmisso entre os seguimentos de diferentes tipos, pendurados na rede, possibilitando-se assim, relacionar qual o caminho (ou caminhos) que dever ser utilizado em caso de falhas nos meios fsicos ativos. Buffering A tcnica de buffering faz com que cada pacote seja antes copiado para a memria do dispositivo que, no caso do ELS100, de 128 KB para cada porta. Assim, todas os pacotes sero transmitidos seguindo o tamanho padro exigdo pelo protocolo do Ethernet, e com o recurso CRC (Ciclic Redundancy Chek ou Verificao da redundncia a cada ciclo de transmisso). Mirror Port Esta tcnica refere-se ao espelhamento de portas, possibilitando que as portas operem com velocidade iguais nas transmisses, diminuindo com isto, as instabilida-des entre as portas.
28

AutoNegotiation Tcnica que permite que o dispositivo opere com o melhor modo de operao -preferncialmente--, como 10/ 100Mb/ps, modos suportados pelas portas do tipo RJ-45 (veja a figura abaixo, referente a um conector fmea RJ-45 encontrado nas placas de rede), tambm de forma automtica. Na negociao, o dispositivo ao receber uma conexo por uma de suas portas-- detectar automaticamente qual a velociadde da transmisso (10 ou 100 Mb/ps) e, ou ento, qual o modo de transmisso, se no hal ou full duplex.

BOOTP Utilizando-se a tcnica de Bootstrap Protocol ou Protocolo com boot automtico. O bootp permite transmitir --de forma automtica-- informaes de configuraes aos hosts da rede, que operam com o protocolo TCP/IP. Neste caso, os dispositivos pendurados na rede no necessitam serem configurados para poderem se comunicarem, ou seja, o bootp faz toda a configurao automaticamente de todo o endereamento IP. Flow Control Esta tcnica Flow Control (Controle de flixo) permite controlar todo o fluxo de dados que trafegam pela rede, principalmente nos momentos em que a rede est congestionada, evitando-se assim, perdas de pacotes de dados quando o buffer (memria cache de cada porta do dispositivo) atinge a sua capacidade mxima de armazenamento. O

29

modelo ELS100, por exemplo, opera com 128 KB de memria para o seu buffer de memria.

30

Anda mungkin juga menyukai