Anda di halaman 1dari 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-UFAM INSTITUTO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - ICET CURSO DE LICENCIATURA EM CINCIAS: MATEMTICA E FSICA

FSICA EXPERIMENTAL II

ITACOATIARA/AM Maro de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-UFAM INSTITUTO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLOGIA-ICET CURSO DE CINCIAS: MATEMTICA E FSICA

DIONEY CIDADES MOREIRA WAGNER JOSE CUNHA DE SOUSA

DETERMINAO DA MASSA DOS CORPOS

ITACOATIARA/AM Maro 2011

Introduo:
A experincia realizada teve o intuito de determinar a massa especfica e a densidade relativa - ou simplesmente densidade - de determinadas substncias. Muitas vezes, confunde-se densidade com massa especfica, talvez por serem semelhantes quanto ao mbito da frmula, mas estas diferem justamente pelo fato de a densidade ser adimensional enquanto que a massa especfica possui uma determinada unidade. Isto ocorre porque a massa especfica calculada a partir de dados experimentais de uma substncia, enquanto que a densidade calculada a partir de uma substncia, a qual tomada como referncia para se calcular a densidade de outras substncias. Geralmente, essa substncia referncia a gua. A determinao da massa especfica de uma substncia experimentalmente muito simples, pois basta calcular a diferena de volume ocasionada quando esta estiver imersa em um lquido. O valor numrico da massa especfica e da densidade, para que melhor se possa compreender, como se determinasse o peso dessa substncia. Se a sua massa especfica for maior que a do lquido, cuja densidade tomada como referncia, a localizao desta substncia numa proveta, por exemplo, ser abaixo do lquido; sendo menor a massa especfica, esta ficar na superfcie.

2- Parte Terica
Conceito de Densidade: A densidade absoluta definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume:

A massa especfica dos slidos e lquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades expressa em quilograma por metro cbico (kg/m3). A massa especfica absoluta uma propriedade especfica, isto , cada substncia pura tem uma massa especfica prpria, que a identifica e a diferencia das outras substncias. O Princpio de Arquimedes explica que um fludo em equilbrio age sobre um slido nele imerso (parcial ou totalmente) com uma fora vertical orientada de baixo para cima, denominada empuxo, aplicada no centro de gravidade do volume de fludo deslocado, cuja intensidade igual a do peso do volume de fludo. A massa especfica de um corpo slido pode ser definida como, a relao entre a massa de um corpo slido e a massa de um volume igual de um lquido. A massa especfica

relativa caracterstica para cada slido, e depende basicamente de dois fatores: dos elementos qumicos que constituem o corpo slido, (composio qumica), e a maneira como estes elementos esto arranjados dentro da estrutura. Se mergulhar no lquido um corpo slido de forma e volume idnticos aos da poro lquida, no se alteram as condies de equilbrio para o lquido. Ento, as foras hidrostticas, cuja resultante o empuxo, continuaro a equilibrar o peso do lquido que agora foi desalojado pelo slido. Na situao presente, porm, o empuxo estar agindo sobre o slido, equilibrando o peso. A determinao da densidade pelo Mtodo de Arquimedes envolve unicamente medidas de massa. Em virtude disso, a massa especfica pode ser determinada com grande preciso e exatido, em uma balana analtica. Em princpio, qualquer lquido pode ser empregado para determinao da densidade. A gua a ser utilizada nas medidas de massa especfica deve ser destilada e recm-fervida. Como a massa especfica da gua vria em funo da temperatura, o valor do clculo da massa especfica deve considerar essas variaes.

3- Objetivos: a. Enco ntra a de nsidade de quatro paralele ppedos atravs de su as


medidas e seus volumes.

b. Enco ntrar a massa espec ifica d a gua atra vs de um d ensmetro. c. Encontrar a massa esp ecifica de um corpo slido atravs do
deslocamento da gua pelo seu volume.

4- Materiais Utilizados nos Experimentos:


Balana de Preciso : A Ba la n a Preciso do tipo mais u tiliz ado em labo ratrio de fsica sendo de manipulao simp les , u ma bala na de extrem a preciso de medidas. Pro veta: Usada para medidas no rigorosas de volumes lquidos. A proveta utilizada no experime nto era de cap acid ade de 250 mL. Rgua: Gradu ada em 50 cm. Corpos de Provas: Na qu ant idade d e do is. Barba nte: Do tipo nylo n. gua: Para utilizar na prov eta.

5- Procedimento Experimental 1
No experimento de nmero um sobre hidrosttica realizado no laboratrio de fsica utilizou-se uma balana, quatro corpos de prova em forma de um paraleleppedo e uma rgua. O procedimento deste se deu com as medies das arestas dos corpos slidos para encontrarmos o volume de cada um, atravs da formula V = a.b.c, onde a = Comprimento, b = Largura e c = Altura, aps medimos a massa dos mesmos por meio da balana, conseqentemente encontramos a densidade para cada um dos corpos e finalmente tiramos a mdia para obtermos um valor aproximado de = 2,85 g/cm3.

5- Resultado 1. Medimo s com uma rgua as d imens es de todos os corpos de


prova, onde obtivemo s os seguint es r esultados na tabela a seguir N01.

Comprimento (cm) 01 02 03 04 3,00 4,00 5,00 6,00

Largura (cm) 1,90 1,90 1,90 1,90

Altura (cm) 1,20 1,20 1,20 1,20

Tab ela ond e se encontra os clculos do s volu mes d e cada corpo, assim como as sua massas, encontr a ndo assim a densidade para cada um deles na lt ima coluna da mesma .

Volume 01 02 03 04 6.84 cm 9.12 cm 11.4 cm 13.68 cm

Massa 19.4 g 26.0 g 32.7 g 39.0 g

Densidade 2.83 g/cm 2.85 g/cm 2.86 g/cm 2.85 g/cm

Com os clculos feitos atravs dos dados acima encontramos uma mdia para esse de corpo de 2,84 g/cm3 para sua densidade. Sendo assim no sistema internacional igual a 2,84 x 10-3 kg/m3. Portanto o material dos corpos de prova utilizados no experimento constitudo de alumnio segundo a tabela internacional de densidade dos elementos qumicos. Grfico da densidade, isto , massa sobre volume.

Encontrando a tangente deste grfico como tg = 2,86 sendo = 70 0.

6- Procedimento Experimental 2 e Resultado 2.


Para o segundo experimento obtemos a massa da proveta vazia atravs da balana encontrando 155,1g. Aps colocamos na proveta uma quantidade de gua de 210 ml e novamente colocamos na balana e encontramos uma massa de 352,0g em seguida determinamos a quantidade de gua que estava contido na proveta atravs da formula: Massa Final massa Inicial, achando um valor de 196,9ml. Em seguida colocamos o densmetro na proveta com 210 ml de gua, na qual se encontrou uma densidade de 1000 kg/m3. Concluindo que o mesmo valor tabelado, finalmente o professor comentou se o liquido fosse outro, por exemplo, lcool a densidade seria diferente, pois cada elemento possui apenas uma densidade especifica.

7- Procedimento Experimental 3.
Neste ltimo experimento devemos encontrar o valor da massa especifica de um corpo slido, atravs de seu volume pelo deslocamento da gua, seguindo os seguintes passos: 1. Inic iamos med indo a massa d os corpos de prova em uma balana o qual obtemos um valor para o p rimeiro uma massa igu al a 133,00 g e 1 44,70 para o segundo corpo. 2. Aps esse o procedimento acima colocamo s na proveta 150 ml d e gua. 3. Inserimos os corpos d e pro va u m de cada vez no inter ior do lq uido cont ido na proveta e ano tamo s os vo lu mes finais indicado na proveta. 4. Determina mos atra vs d e clculo o volume do corpo p ela formula: V c o r p o = vo lume final volu me inicial ind icad o na p ro veta. 5. Determina mos a Massa Especfica d e cada corpo d e prova.

7- Resultado Experimento 3.
Ao executar os procedimentos a cima descrita verificou que o volume deslocado pela gua igual o volume do slido, ento para o primeiro corpo foi de 19 ml, em seguida determinou a massa especifica com um valor de 7,00 g/ml. Portanto este corpo formado por Lato. Prosseguindo o experimento com o segundo corpo observou um deslocamento do volume de 19 ml, consequentemente encontrou-se uma massa especifica de 7,61 g/ml. Achamos o elemento que o corpo formado de Ferro.

6- Concluso
Na concluso deve ser abordada a experincia e os resultados obtidos, e qual a comparao com o modelo terico e com os resultados conhecidos. Aps a realizao dos experimentos, foi concludo que a massa especfica e a densidade relativa de materiais podem ser facilmente calculadas na prtica, e que tais valores acabaram sendo mais prximos que o esperado, j que foram utilizados, diversas vezes, materiais no apropriados, como cadinhos trincados e com volumes no aferidos, e at mesmo reagentes com suas purezas no comprovadas.

Tambm foi concludo que massa especfica e temperatura so inversamente proporcionais, ou seja, com o aumento da temperatura a massa especfica diminui devido expanso trmica (aumento do volume). A relao dos diversos acetatos no foi possvel devido a erros analticos, como no padronizao de mtodos, materiais e material humana (grupos de laboratrio altamente diversificados).

8- Referncias Bibliogrficas.
NUSSENZUEIG, H. Moiss Curso de Fsica Bsica: 4 edio, ed. Edgard Blucher ltda. 2003. TIPLER, Paul A. Fsica vol.2: 3 edio; Rio de Janeiro: ed. Guanabara koggans. A 1994. RESNICK, R. HALLIDAY, D. - Fsica 2 - 4. Edio, RJ/RJ: LTC - Livros Tcnicos e Cientfico, 1984.

Anda mungkin juga menyukai