Anda di halaman 1dari 13

Fundao Educacional Serra dos rgos FESO Centro Universitrio Serra dos rgos UNIFESO Centro de Cincias da Sade

de CCS Curso de Graduao em Farmcia

TAKAYOSHI GOTO RODRIGUES

O RESVERATROL NA DIETA ALIMENTAR DOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2: MANUTENO DO METABOLISMO BIOQUMICO.

Orientador: Cristiano Jorge Riger

TERESPOLIS
i

2011

ii

SUMRIO
INTRODUO ..................................................................................................................................................... 1 OBJETIVO GERAL ............................................................................................................................................. 4 OBJETIVO ESPECFICO ................................................................................................................................... 4 METODOLOGIA ................................................................................................................................................. 6 CRONOGRAMA................................................................................................................................................... 7 CONSIDERAES FINAIS ................................................................................................................................ 8 REFERNCIAS .................................................................................................................................................... 9

iii

Introduo
O Diabetes Mellitus uma doena que apresenta bastante preocupao para os seus portadores e familiares. Ela se caracteriza como uma doena metablica que apresenta hiperglicemia; manifesta-se pelos sintomas de poliria, polidipsia, polifagia, viso turva ou por complicaes como a que leva cetoacidose diabtica. A hiperglicemia crnica um quadro complexo que pode levar a falncia do paciente, quando no, pode apresentar manifestaes clnicas de efeitos complexos e danosos havendo disfuno ou falncia de rgos como olhos, rins, nervos, corao, vasos sanguneos, fgado e pulmo. A reduo dos efeitos destrutveis da hiperglicemia pode ser feita conforme estudos de interveno que visa manuteno do controle glicmico do paciente diabtico (GROSS, 2002). Dados de prevalncia urbana brasileira mostram que a diabetes se mostra presente em, aproximadamente, 7% da populao adulta entre 30 e 69 anos, enquanto que as gestantes tambm so afetadas em 0,3%. A diabete, mesmo antes do seu diagnstico, permeia os que apresentam predisposio a esse distrbio, seja por questes genticas ou hbitos alimentares. Indivduos com tolerncia glicose encontram-se em torno de 12% da populao adulta. E, a informao que traz alarde sade da populao que somente 50% dos portadores de diabetes conhecem do seu diagnstico, enquanto que 50% desconhecem sua situao (GROSS, 2002). O Diabetes Mellitus diagnosticado atravs das suas caractersticas fisiolgicas em dois tipos: TIPO 1 para os portadores de Diabetes Mellitus no produtores de insulina endgena e TIPO 2 para os portadores de Diabetes Mellitus produtores de insulina. O Diabetes Mellitus uma doena crnica de grande incidncia e prevalncia no mundo inteiro; acomete homens e mulheres, no distingue raa, cor ou faixa etria. O tipo 1da doena apresenta maior incidncia em crianas, enquanto que o tipo 2 atinge mais os adultos. Segundo Wild e colaboradores (2004), h atualmente mais de 171 milhes de pessoas portadoras de Diabetes Mellitus em todo o mundo com uma prevalncia de 2,8% no ano de 2000. Estima-se que em 2030 os portadores de Diabetes Mellitus alcanaro 366 milhes de pessoas em todo o mundo, o que equivale prevalncia de 4,4%. A Organizao Mundial de Sade (OMS) estimou que quase 1 milho de pessoas morreram em 2002 com complicaes advindas do Diabetes Mellitus, o que representa 1,7% da mortalidade geral. Em 2004 e 2008 os nmeros

-1-

j chegam a 1.141 e 1256 milhes de pessoas, o que representa 1,9% e 2,2 % da mortalidade geral, respectivamente. Roglic e colaboradores (2005) estimaram que, em 2000, quase 3 milhes de pessoas morreram devido a complicaes da Diabetes Mellitus o que correspondia a 5,2% da mortalidade geral. Esses 5,2% foram divididos em 2% a 3% para os pases pobres e mais de 8% para pases desenvolvidos. Presume-se que a predisposio gentica no possa ser um fator isolado para o quadro de mortalidade identificado devido ao grande nmero de portadores de Diabetes Mellitus tipo 2. extremamente importante tambm associarmos a pesquisa cientifica sobre a incidncia do Diabetes Mellitus tipo 2 com os fatores ambientais. O resveratrol do grupo das fenilalanina que apresenta um anel benznico com ao cataltica. Trabalhos cientficos apresentaram dados evidenciando que h a presena de resveratrol em mais de 70 espcies de plantas dentre 32 gneros documentados (veja fig. 1) (HARIKUMAR & AGGARWAL, 2008). O resveratrol existe em duas conformaes qumicas (cis e trans); onde o ismero trans (Fig. 2) a molcula mais estvel. Chiela (2011) completa que a conformao trans mais biodisponvel em modelos animais e a que exerce funo fisiolgica in vivo.

FONTE: Harikumar&Aggarwal (2008) Figura 1

-2-

FONTE: Harikumar&Aggarwal (2008) Figura 2 Resveratrol na conformao trans

FONTE: 3DCHEM (2006) Figura 3 - Estereoqumica do resveratrol

Em funo desta sua estrutura dinmica, o resveratrol pode assumir a configurao cis quando estimulado com radiao UV, visto que uma molcula fotossensvel. O composto foi primeiramente extrado da raiz da Veratrum grandifolorum e, atualmente, h uma relao direta da presena do resveratrol em diversos alimentos que apresentam caractersticas antioxidantes e antidislipidimiantes. Altas concentraes de uvas vermelhas e de suco de uva, por exemplo, podem conter entre 50 100mg de resveratrol por grama de uvas (Harikumar&Aggarwal, 2008).

-3-

Objetivo Geral
Apresentar estudos realizados com a substncia resveratrol, no intuito de legitimar a sua utilizao na obteno de uma melhora significativa na vida dos portadores de Diabetes Mellitus tipo 2.

Objetivo Especfico
Caracterizar os mecanismos da ao do resveratrol no organismo. Discutir a relao bioqumica entre a utilizao do resveratrol no organismo. Discutir a relao bioqumica entre a utilizao do resveratrol e a Diabetes mellitus tipo 2. Analisar os parmetros de consumo de resveratrol em pesquisas cientificas com portadores de Diabetes mellitus tipo 2.

-4-

Justificativa
O Diabetes mellitus uma doena que traz grande impacto econmico para os pases em todo o mundo; onde nos Estados Unidos, por exemplo, os custos com a doena em 2002 foram estimados em 132 bilhes de dlares (Lyra et al,2006). Lyra e colaboradores (2006) mencionam que necessrio reduzirmos o impacto do Diabetes mellitus e, para isso, preciso reduzir a incidncia da doena. Uma das medidas a ser tomada antecipar a manifestao da doena com medidas preventivas, sobretudo com os portadores de tolerncia diminuda glicose (TDG) e de glicemia de jejum alterada (GJA), esses de mais alto risco. Neste trabalho h o relato tambm sobre a importncia de intervenes comportamentais atravs da modificao do estilo de vida, como controle dietoterpico. Uma dieta alimentar balanceada e controlada diminui os riscos para o desenvolvimento de Diabetes mellitus, atravs de reeducao alimentar, reduzindo a dieta clssica ocidental de alimentos industrializados, o consumo de carne vermelha, alimentos ricos em gordura e acares. recomendado o consumo de frutas devido ao estudo comparativo entre pessoas que consumiram frutas e vegetais s pessoas com dieta clssica ocidental. No Diabetes, atravs de estudos realizados com ratos excitados com estresse oxidativo o resveratrol contribui por desacelerar a ao dos agentes oxidantes nas nefropatias e disfunes renais (Harikumar&Aggarwal, 2008). Alm desta ao, o estudo mostrou que o resveratrol reduz a secreo de insulina nos portadores de TDG. Recentemente, outro estudo provou que o resveratrol regula o modulador da SIRT1 (enzima reguladora da expresso gnica), mantendo a homeostasia da glicose e da insulina. As pesquisas sobre o resveratrolso recentes, mas pode-se levantar a possibilidade de utilizarmos seu potencial farmacolgico em uma dieta alimentar controlada e induzida com alimentos que o contenham. A associao do consumo de resveratrol com a melhora do quadro clnico dos portadores de Diabetes mellitus foi pouco citada na literatura. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo realizar uma discusso sobre os diferentes mecanismos bioqumicos que estariam relacionados com a aquisio de melhora dos pacientes acometidos pela Diabetes Mellitus tipo 2 aps a ingesto do resveratrol.

-5-

Metodologia
O presente projeto foi concebido com a metodologia de pesquisa bibliogrfica, entendida como o ato de buscar informaes de um determinado assunto, a fim de criar novas perspectivas atravs da compilao das mesmas, levantada em pesquisas nacionais e internacionais. Objetivando associar o consumo do resveratrol com o paciente portador de Diabetes mellitus tipo 2, foi realizada reviso de artigos cientficos da rea da sade em base de dados virtuais BIREME, SCIELO, LILACS, MEDLINE, IBECS, BVS e, principalmente, no LUME da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Biblioteca Central da PUC-RS, e nos livros e revistas cientficas relacionadas. Foram selecionados artigos, teses e monografias que tenham a associao desejada. O perodo das publicaes foi de 2005 a 2011. Os artigos foram selecionados de acordo com os critrios de maior relevncia para a pesquisa cientfica e em idiomas portugus, ingls e espanhol, e os descritores utilizados foram: Diabetes Mellitus, resveratrol, antioxidantes, extrao e mecanismo de ao de antioxidantes. Os artigos abaixo relacionados foram selecionados conforme os critrios definidos: 1. Efeito do resveratrol nos sistemas colinrgico e purinrgico em encfalo de ratos diabticos. (SCHMATZ, 2009) 2. Biciclogermacreno, resveratrol e atividade antifngica em extratos de folhas de Cissusverticillata (L.) Nicolson&Jarvis (Vitaceae) (SILVA e colaboradores, 2007) 3. Cytotoxic, antitumor and leukocyte migration activities of resveratroland sitosterol present in the hidroalcoholic extract of Cissussicyoides L., Vitaceae, leaves (LUCENA e colaboradores, 2010) 4. A autofagia e o ciclo celular desempenham papel central no mecanismo de ao do resveratrol e do co-tratamento com temozolomida em clulas de linhagens de glioblastoma humano. (CHIELA, 2011) 5. Avaliao do potencial antioxidante do Crotoncajucara BENTH e seus efeitos sobre o estresse oxidativo no Diabetes mellitus experimental (MARCOLIN, 2008) 6. Efeitos de flavonoides e suco de uva sobre a hidrlise de nucleotdeos em soro de ratos adultos. (SPIER, 2005)

-6-

Cronograma
MS/ANO
Agosto de 2011 Setembro de 2011 Outubro de 2011

ATIVIDADE
Coletar dados relevantes ao objetivo da pesquisa Analisar as publicaes encontradas Buscar sobre o mecanismo de ao do resveratrol Buscar informaes sobre a patologia do Diabetes Mellitus Estabelecer associao entre o resveratrol e a doena Produzir a monografia Publicar a monografia em revista de interesse cientfico Apresentar a monografia

Novembro de 2011

Dezembro de 2011

-7-

Consideraes Finais
Os portadores de Diabetes Mellitus sofrem com as agresses fsicas, psicolgicas e sociais que a doena acomete seja por restrio alimentar ou por terapia de manuteno dificultosa. A busca por novas teraputicas uma forma de reduzir o estresse causado pela doena, objetivando facilitar a manuteno e os efeitos destrutivos sade do paciente portador. O resveratrol um medicamento de fcil utilizao que pode beneficiar a manuteno da vida do portador de Diabetes Mellitus pois pode ser administrado por diversas vias podendo reduzir os efeitos colaterais causados por medicamentos e por alimentao rica em oxidantes. O medicamento a base de resveratrol ou o suplemento contendo o mesmo pode produzir uma sobrevida aos pacientes de diabetes.

-8-

Referncias
3DCHEM. Imagem extrada de: http://www.3dchem.com/molecules.asp?ID=277# AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. Economics costs of diabetes in US in 2002. Diabetes Care 2003. 26:917-32. CHIELA, E. C. F. A autofagia e o ciclo celular desempenham papel central no mecanismo de ao do resveratrol e do co-tratamento com temozolomida em clulas de linhagens de glioblastoma humano. Porto Alegre. 2011. http://hdl.handle.net/10183/28430 acessado em 25/05/2011 CHIELA, E. C. F. A autofagia e o ciclo celular desempenham papel central no mecanismo de ao do resveratrol e do co-tratamento com temozolomida em clulas de linhagens de glioblastoma humano. Porto Alegre. 2011. http://hdl.handle.net/10183/28430 acessado em 25/05/2011 GENARO, Patrcia de Souza; SARKIS, Karin Sed; MARTINI, Ligia Arajo. O efeito da restrio calrica na longevidade. ArqBrasEndocrinolMetab,So Paulo, v. 53, n. 5, July 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S000427302009000500019&lng=en&nrm=iso>.access on 06 June 2011. doi: 10.1590/S000427302009000500019. GROSS, Jorge L. et al . Diabetes Melito: Diagnstico, Classificao e Avaliao do Controle Glicmico. Arq Bras EndocrinolMetab, So Paulo, v. 46, n. 1, Feb. 2002 .Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S000427302002000100004&lng=en&nrm=iso>.access on 02 June 2011. doi: 10.1590/S000427302002000100004 HARIKUMAR, K.B. AGGARWAL, B. B. resveratrol: A multitargeted agent for ageassociated chronic diseases. Cell Cycle, 2008. 7(8): p. 1020-35 LUCENA, Flvia R. S. et al . Cytotoxic, antitumor and leukocyte migration activities of resveratrol and sitosterol present in the hidroalcoholic extract of Cissussicyoides L., Vitaceae, leaves. Rev. bras. farmacogn., Curitiba, v. 20, n. 5, Nov. 2010 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102695X2010000500013&lng=en&nrm=iso>.access on 25 May 2011. Epub May 07, 2010. doi: 10.1590/S0102-695X2010005000002. LUCENA, Flvia R. S. et al .Cytotoxic, antitumor and leukocyte migration activities of resveratrol and sitosterol present in the hidroalcoholic extract of Cissussicyoides L., Vitaceae, leaves. Rev. bras. farmacogn., Curitiba, v. 20, n. 5, Nov. 2010 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102695X2010000500013&lng=en&nrm=iso>.access on 25 May 2011. Epub May 07, 2010. doi: 10.1590/S0102-695X2010005000002. LYRA, L. OLIVEIRA, M. Lins, D. CAVALCANTI, N. Preveno do Diabetes Mellitus Tipo 2. 2006. -9-

MARCOLIN, E. Avaliao do potencial antioxidante do Crotoncajucara BENTH e seus efeitos sobre o estresse oxidativo no DM2 experimental. Porto Alegre. 2008. http://hdl.handle.net/10183/13139. Acessado em 25/05/2011. MARCOLIN, E. Avaliao do potencial antioxidante do Crotoncajucara BENTH e seus efeitos sobre o estresse oxidativo no Diabetes Mellitus experimental. Porto Alegre. 2008. http://hdl.handle.net/10183/13139. Acessado em 25/05/2011. PUCS. Revista da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. Santa Maria. 2007. N 133. Pg.6-9. ROGLIC G, UNWIN N, BENNETT PH, MATHERS C, TUOMILEHTO J, NAG S, et al. The burden of mortality attributable to diabetes: realistic estimates for the year 2000. Diabetes Care2005;28(9):2130-5. SCHMATS R. Efeito do resveratrol nos sistemas colinrgicos e purinrgicos em encfalos de ratos diabticos. Santa Maria. 2009. SILVA, Luciana da et al . Biciclogermacreno, resveratrol e atividade antifngica em extratos de folhas de Cissusverticillata (L.) Nicolson&Jarvis (Vitaceae). Rev. bras. farmacogn., Joo Pessoa, v. 17, n. 3, Sept. 2007 .Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102695X2007000300010&lng=en&nrm=iso>.access on 25 May 2011. doi: 10.1590/S0102695X2007000300010. SILVA, Luciana da et al . Biciclogermacreno, resveratrol e atividade antifngica em extratos de folhas de Cissusverticillata (L.) Nicolson&Jarvis (Vitaceae). Rev. bras. farmacogn., Joo Pessoa, v. 17, n. 3, Sept. 2007 .Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102695X2007000300010&lng=en&nrm=iso>.access on 25 May 2011. doi: 10.1590/S0102695X2007000300010. SPIERS. A. P. Efeitos de flavonoides e suco de uva sobre a hidrlise de nucleotdeos em soro de ratos adultos. Porto Alegre. 2005. http://hdl.handle.net/10183/7004 acessado em 25/05/2011 SPIERS. A. P. Efeitos de flavonoides e suco de uva sobre a hidrlise de nucleotdeos em soro de ratos adultos. Porto Alegre. 2005. http://hdl.handle.net/10183/7004acessadoem 25/05/2011 WILD S, Roglic G, GREEN A, SICREE S, KING H. Global prevalence of diabetes Estimates for the year 2000 and projections for 2030. Diabetes Care 2004;27:1047. WORLD HEALTH ORGANIZATION. The World Health Report 2003.Geneva: World Health Organization; 2003.

- 10 -

Anda mungkin juga menyukai