Anda di halaman 1dari 10

Questo 01

As imagens a seguir so, respectivamente, do pintor brasileiro Benedito Jose Tobias e de dois pintores africanos, chamados Giko [Hosea Muchugo] e Martin Kimuyu.

Retrato de Mulher

Queen of the river

Boss and secretary

ITEM A
Das afirmaes abaixo, qual est incoerente, a partir do que se pode compreender pela observao das pinturas:
a) Retrato de Mulher, em comparao s demais pinturas, apresenta traos realistas de representao. b) Em Queen of the river e Boss and secretary, possvel identificar indcios de sensualidade. c) A partir do contraste com as demais imagens, pode-se afirmar que Queen of the river apresenta uma

figura de mulher na qual so identificados alguns ndices que remetem ausncia de liberdade. d) Boss and secratary tem inteno caricatural. e) Observando a figura de mulher, apresentada em Queen of the river, coerente afirmar que a imagem remete a uma etapa humana de transio, caracterstico da adolescncia.

Questo 02
Leia o texto a seguir, a fim de responder os itens A e B. O dia seguinte Se h alguma coisa importante neste mundo, dizia o marido, uma empregada de confiana. A mulher concordava, satisfeita: realmente, a empregada deles era de confiana absoluta. At as compras fazia, tudo direitinho. To de confiana que eles no hesitavam em deixar-lhe a casa, quando viajavam. Uma vez resolveram passar o fim de semana na praia. Como de costume a empregada ficaria. Nunca saa nos fins de semana, a moa. Empregada perfeita. Foram. Quando j estava quase chegando orla martima, ele se deu conta: tinham esquecido a chave da casa de praia. No havia outro remdio. Tinham de voltar. Voltaram. Quando abriram a porta do apartamento, quase desmaiaram: o living estava cheio de gente, todo mundo danando, no meio de uma algazarra infernal. Quando ele conseguiu se recuperar da estupefao, procurou a empregada: - Mas que isto, Elcina? Enlouqueceu?

A um simptico mulato interveio: que isto meu patro, a moa no enlouqueceu coisa alguma, estamos apenas nos divertindo, o senhor no quer danar tambm? Isto mesmo, gritava o pessoal, dancem com a gente. O marido e a mulher hesitaram um pouco; depois por que no, afinal a gente tem de experimentar de tudo na vida aderiram festa. Danaram, beberam, riram. Ao final da noite concordavam com o mulato: nunca tinham se divertido tanto. No dia seguinte, despediram a empregada.
SCLIAR, Moacyr. In: ________Histrias para (quase) todos os gostos. Porto Alegre: L&PM, 1998.

ITEM A
O texto lido a) aconselha algum a no confiar demais nas empregadas. b) argumenta sobre o risco de confiar demais nos funcionrios domsticos. c) apresenta, de uma perspectiva racista, tanto a atitude da empregada domstica quanto dos demais participantes da festa. d) narra a histria de um casal que confiava demais em sua empregada. e) relata o caso de uma empregada que se aproveitou da ausncia e da confiana dos patres.

ITEM B
A partir da leitura atenta do texto O dia seguinte e das afirmativas abaixo, assinale opo mais adequada: I) No que tange o interesse discursivo, Moacyr Scliar se limita a usar o discurso indireto, nesse texto. II) A palavra por que, encontrada no 7 pargrafo, poderia ser substituda pela forma por qu, sem qualquer prejuzo para o que estabelece a norma culta da lngua portuguesa. III) O enunciado por que no, afinal a gente tem de experimentar de tudo na vida um exemplo de que, mesmo a lngua possuindo uma variante mais valorizada e uma possibilidade de registro mais formal, os usurios da lngua assumem para si a liberdade de aplic-la da forma que melhor lhes convm, independente da classe social a que pertencem.
IV) No perodo Danaram, beberam e riram., possvel identificar uma figura de linguagem

denominada anfora, enquanto que, no trecho No havia outro remdio. (3 ), percebe-se o uso de uma linguagem conotativa. V) O ttulo do texto em questo atende a premissa de provocar a curiosidade do leitor mdio, ao sinalizar um ponto cronolgico, no qual ainda no se sabe o que acontecer. Opes: a) b) c) d) e) Apenas I, III e IV esto corretas. Todas esto corretas. Apenas III e IV esto corretas Apenas I, II e IV esto erradas. Apenas I, III e V esto corretas.

Questo 03
O texto que se segue foi retirado do stio < http://www.portugues.rfi.fr/mundo/20100813-com-apoio-russoira-lanca-sua-primeira-usina-nuclear>. Leia-o, com ateno, para responder os ITENS A e B: Imprimir Enviar por e-mail Salvar Compartilhar

Ir/Nuclear - Artigo publicado em 13 de Agosto de 2010

Com apoio russo, Ir lana sua primeira usina nuclear

Central Nuclear de Bushehr. AFP/Behrouz Mehri Cntia Cardoso

O Ir anunciou nesta sexta-feira o lanamento da primeira usina atmica do pas, Bushehr. A instalao, que comea a funcionar no prximo dia 21, foi construda por especialistas russos que tambm esto encarregados de fornecer o combustvel necessrio para alimentar os reatores. As autoridades iranianas anunciaram nesta sexta-feira que a usina j passou pelos testes de segurana e est pronta para comear a funcionar. O projeto de construo da usina j se arrastava por dcadas. Nos anos 70, a empresa alem Siemens anunciou a participao de uma central semelhante, mas a Revoluo Islmica, em 1979, e a guerra contra o Iraque, iniciada em 1980, interromperam o avano do projeto. Em 1995, a Rssia, aceitou participar da construo na central nuclear s margens do Golfo Prsico no sudoeste do Ir. Inicialmente, a usina deveria estar pronta em 1999. Com 10 anos de atraso, os russos, enfim, terminaram as obras em fevereiro do ano passado. Segundo a Agncia Russa de Energia Atmica, o fornecimento do combustvel nuclear pela Rssia uma etapa essencial para o funcionamento do reator da primeira central nuclear iraniana. A cerimnia de ligao da usina ter participao do chefe da Rosatom, Serguei Kirienko, e do diretor da Organizao da Energia Atmica do Ir, Ali Akbar Salehi. Os Estados Unidos, porm, disseram estar preocupados com o funcionamento da central. A secretria de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse que a operao da usina de Bushehr precoce. Segundo a chefe da diplomacia americana, o Ir deveria dar mais garantias para a comunidade internacional antes de continuar o seu programa nuclear civil. Os responsveis russos, porm, rebateram as crticas. Eles argumentaram que toda a operao da usina supervisionada pela Rssia, que membro do Conselho de Segurana das Naes Unidas e aliada histrica do Ir, e pela Agncia Internacional de Energia Atmica. O Ir alvo de vrias sanes da ONU. A comunidade internacional desconfia que Teer deseja aproveitar do desenvolvimento da tecnologia nuclear no pas construir armas atmicas. Tags: Estados Unidos - Ir - Nuclear - ONU

Item A
Predomina no texto a funo a) ftica da linguagem, porque a autora procura testar o canal comunicativo. b) metalingustica da linguagem, porque o prprio texto explica o significado de algumas palavras. c) conativa ou apelativa da linguagem, uma vez que o leitor provocado a se posicionar sobre o assunto. d) referencial da linguagem, j que so apresentadas informaes sobre acontecimentos reais. e) potica da linguagem, pois o texto se destaca pelo emprego de construes que visam a romper com automatismos, quanto ao uso da lngua.

Item B
A partir do texto, possvel depreender que a) o projeto nuclear iraniano recente e, por isso, precisa de apoio externo de todas as potncias nucleares. b) uma vez inaugurada a usina nuclear, o governo iraniano ter independncia para administr-la. c) com o novo destaque dado questo nuclear, atravs da inaugurao dessa nova usina, j se percebe a existncia de uma polarizao entre os discursos de Rssia e EUA. d) dentre as usinas nucleares iranianas que esto ativas, esta, recm inaugurada, ter uma dependncia maior da Rssia. e) a secretria de estado, Hillary Clinton, v a operao da usina nuclear como algo precoce, mas no se ope continuidade do programa iraniano, enquanto se discutem as suas consequncias.

Questo 4
Observe a charge abaixo e leia o texto seguinte

Charge de Paixo para a Gazeta do Povo (PR)

07/07/2010 17h44 - Atualizado em 07/07/2010 18h24

Polvo-profeta desbanca palpiteiros e acerta mais um resultado da Copa


Molusco sabe-tudo previu vitria da Espanha sobre seleo alem e chegou ao sexto acerto no Mundial
Por GLOBOESPORTE.COM Oberhausen, Alemanha

Um dos personagens de maior destaque na Copa do Mundo vive bem longe dos gramados da frica do Sul. Morador do aqurio Sea Life, em Oberhausen, na Alemanha, o polvo-profeta acertou, at agora, todos os resultados da campanha alem no Mundial. E nesta quarta-feira no foi diferente. O molusco sabicho, conhecido como Paul, previu a vitria da Espanha sobre a seleo do pas onde reside na partida pelas semifinais do Mundial.

ITEM A
A partir da leitura da charge e da notcia anterior, possvel inferir, com ajuda do seu conhecimento sobre as atualidades mundiais, que o contexto da charge est relacionado a) ao petrleo, encontrado na camada pr-sal, localizada em guas territoriais brasileiras. b) fauna marinha que, inesperadamente, assumiu o centro das discusses durante a ltima competio, promovida pela FIFA. c) aos recorrentes alertas, quanto ao fim do mundo, promovidos por diferentes congregaes religiosas. Fato, hoje, ironizado em muitos filmes e mini-sries. d) a uma plataforma petrolfera, instalada em alto-mar, da qual o vazamento de gs trouxe inmeros problemas ao meio ambiente. e) a Paul, que previu a vitria da Espanha sobre a frica do Sul.

Questo 5
O texto seguinte uma adaptao, feita para atender s demandas deste simulado. Leia-o com ateno, para, em seguida, atender aos ITENS A e B.
27/5/2010, Dilip Hiro ; Tom Dispatch traduzido por Caia Fittipaldi

Acabou o sculo americano


A poltica sem rumo de Obama e uma superpotncia evanescente Faam a poltica que fizerem, todos os polticos dos quais mais se deva desconfiar do que confiar apresentam, todos, um trao comum: todos so indiferentes ao dano que causam, em muitos casos, ao mundo. George W. Bush um bom exemplo; Tony Blair, ex-primeiro-ministro britnico, outro bom exemplo. No que tenha a ver com poltica externa, vemos acontecer a mesma coisa, hoje, na Casa Branca de Obama. O padro-Obama de governar claro: escolha algum, no mundo exterior, e pressione. Ameace. Diga que voc far e acontecer se ele no se curvar aos desejos de Washington. Quando o inimigo no se render e, pior, se responder e falar grosso, retroceda correndo, trate de supercompensar o fracasso com vitrias em alguma outra rea e entre em modo reparar danos. Em pouco mais de um ano de seu governo, Barack Obama j deu vrios exemplos de como governar sua moda. O presidente dos EUA , absolutamente, incapaz de avaliar o peso das cartas de um ou outro adversrio que escolha atormentar, nem sabe avaliar a determinao de jogar, aplicadamente, com as cartas que cada um tem. Obama tende retirada, ao primeiro sinal de resistncia; o que mostra que no homem nem de coragem nem de convices, dois ingredientes cuja presena ou ausncia definem os polticos profissionais e os estadistas. Insistindo numa poltica externa sem rumo, rateando sempre que tem de enfrentar desejos diferentes dos seus, Obama, sem querer, ajuda a dar razo aos que dizem que os EUA j no so nem superpotncia nem poder emergente: so poder evanescente e que a evanescncia da ex-nicasuperpotncia irreversvel. Dentre os que se recusaram a ceder ante a ttica linha-dura das ameaas iniciais de Obama (e ante o impacto do poder dos EUA) esto, hoje, no s os presidentes de China (megapotncia, das grandes) e do Brasil, potncia mediana, mas tambm os lderes israelenses, poder apenas local e visceralmente dependente de Washington para a prpria sobrevivncia, e at o Afeganisto, estado-cliente. At a, sem ainda mencionar a junta militar de Honduras, entidade desimportante, mas que enfrentou as ordens de Obama como se fosse o Politburo da ex-URSS. Em Honduras, Obama rateou Quando derrubaram o governo civil e eleito do presidente Manuel Zelaya em junho de 2009, os generais hondurenhos passaram a fazer jus vergonhosa distino de serem os primeiros autores de golpe na Amrica Central, da era ps-Guerra Fria. Por que o golpe? O fator decisivo foi o presidente Zelaya ter optado por um Referendum (s consultivo, que nada decidiria), para que a populao se manifestasse sobre alteraes a serem introduzidas na Constituio. As alteraes, se houvesse, seriam feitas pelo Parlamento, votadas, aprovadas ou rejeitadas. Ao denunciar o golpe como terrvel precedente na regio, e exigir a volta ao Estado de Direito em Honduras, o presidente Obama comeou por dizer e repetir que no queremos voltar queles dias negros do passado. Somos e estamos do lado da democracia. Para dar peso s palavras, Obama precisaria ter retirado seu embaixador de Tegucigalpa (como fizeram Bolvia, Brasil, Cuba, Equador, Nicargua e Venezuela) e suspenso imediatamente a ajuda dos EUA, da qual Honduras depende. Nada disso. Em vez dessas atitudes, o que se viu foi a secretria de Estado Hillary Clinton, que declarou que o governo Obama no classificaria formalmente o golpe como golpe por hora e mesmo depois de a ONU, a OEA e a Unio Europeia j o terem feito.

Dado que os EUA recuaram, os generais golpistas encheram-se de coragem. Com eles, encorajaramse tambm os seus apoiadores no Congresso. O governo imposto de Roberto Micheletti, testa-de-ferro dos militares golpistas contratou uma renomada empresa de Relaes Pblicas em Washington, e puseram-se a trabalhar. Bastou isso, para enfraquecer toda a deciso democrtica do presidente dos EUA, homem de belos discursos, mas sem qualquer convico poltica no que tenha a ver com poltica exterior. Foi quando a secretria de Estado, Hillary Clinton, ps-se a tagarelar sobre reconciliar o presidente deposto e o governo golpista de Micheletti, tratando ambos os grupos, um governo legtimo e um governo ilegtimo, como se fossem irmos gmeos. Os generais hondurenhos logo viram que a ttica de fingir que Washington no pia estava dando bons resultados; e empinaram o peito. S quando a sr Clinton disse e repetiu que o Departamento de Estado no reconheceria o resultado da eleio presidencial de novembro, porque haveria dvidas quanto transparncia e lisura das eleies, os generais aceitaram conversar, um ms antes das eleies. Concordariam com a volta de Zelaya ao palcio, para levar o mandato at o trmino. Foi quando o senador Republicano, linha-dura de direita, Jim DeMint, fantico apoiador dos generais hondurenhos, entrou em ao. O governo Obama s receberia aprovao para seus indicados para postoschave na Amrica Latina, se a secretria Clinton reconhecesse o resultado das eleies, e pouco importava o que fosse feito de Zelaya. Hillary, ento, capitulou. Como resultado, Obama passou a ser o segundo presidente o outro foi o presidente do Panam dos 34 pases-membros da OEA, a apoiar a nova eleio presidencial em Honduras. O que talvez parea negociao rotineira na poltica domstica do Capitlio foi vista, na comunidade internacional que o que interessa como humilhante retirada do governo Obama, ao ser desafiado por um punhado de generais hondurenhos. Vrios polticos e grupos polticos, claro, tomaram nota disso. [...] O presidente Lula do Brasil e Obama Desde que assumiu a presidncia no Brasil, em 2003, Luiz Inacio Lula da Silva, sempre que necessrio, trilhou caminho diferente do prescrito por Washington. Na Rodada de Doha, a questo foi o comrcio mundial. E o mesmo se tem visto nas questes de aquecimento global e das sanes contra Cuba. Em dezembro de 2008, o presidente do Brasil presidiu reunio de 31 pases latino-americanos e do Caribe, excludos os EUA, num centro turstico em territrio brasileiro, Saupe. Ms seguinte, em vez de ir ao Frum Econmico Mundial em Davos, Sua, Da Silva compareceu ao 8 Frum Social Mundial em Belm, cidade beira do rio Amazonas. Criticou o modo como Obama desconsiderara a via democrtica em Honduras e, apesar do desagrado manifesto do governo Obama e da oposio no Brasil, convidou o presidente do Ir, Mahmoud Ahmadinejad, a visitar Braslia, em novembro de 2009, para conversaes sobre o programa nuclear iraniano primeiro movimento importante da diplomacia brasileira sob seu governo. (Uma semana adiante, Da Silva recebera calorosamente o presidente Shimon Peres de Israel, em Braslia.) Seis semanas depois, Da Silva estava em Teer e fez histria, para desconsolo pattico de Washington. Atuando em conjunto com o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan, Da Silva reviveu uma proposta de acordo nuclear de outubro de 2009 e, contra todas as expectativas, conseguiu definir um acordo nuclear com Ahmadinejad. Surpreendido de fato, aturdido com o sucesso de Brasil e Turquia, e com a pouca importncia que haviam dado desaprovao de Washington, o governo Obama desconsiderou toda a prpria poltica at ali e passou a exigir que o Ir cancelasse seu programa de enriquecimento de combustvel nuclear. E ps-se freneticamente a tentar impor ao Conselho de Segurana da ONU uma resoluo para mais sanes contra o Ir, como se o acordo costurado por Brasil e Turquia no existisse. A dificuldade para ver a realidade uma miopia, para dizer o mnimo. A incapacidade para avaliar, do presidente dos EUA e de sua secretria de Estado, ignora todos os movimentos relevantes que agitam o mundo (real), hoje. A influncia das potncias medianas no cenrio mundial est aumentando. Todos os governos, no mundo, sentem com razo que no precisam render-se preventivamente s exigncias de Washington. Nada mais estimulante, hoje, do que esse movimento.

Esse o caminho pelo qual essas potncias medianas (ditas emergentes, mas, de fato, j plenamente emergidas), comeam a conseguir reunir-se e atuar nas questes internacionais, tomando iniciativas diplomticas com boa chance de serem bem-sucedidas. Hoje, em todo o mundo, do Afeganisto a Honduras, do Brasil China, lderes globais, dos maiores aos menores, pressentem que o governo Obama mais late que morde. E isso evidncia de que, por mais que os EUA ainda sejam uma potncia mundial, j no so nem a nica nem a determinante. Esse desgraado sculo dos EUA est irreversivelmente a caminho do fim. O artigo original, em ingls, pode ser lido em: http://www.tomdispatch.com/post/175254/tomgram:_dilip_hiro,_obamas_flip-flop_leadership_style/

ITEM A
No que diz respeito primeira parte do texto A poltica sem rumo de Obama e uma superpotncia evanescente , NO possvel concluir que a) os pronomes relativos destacados referem-se, respectivamente, aos termos polticos e dano, enquanto o outro pronome em destaque poderia ser substitudo por aqueles, sem prejuzo do sentido original. b) na perspectiva do autor, a postura do Presidente Obama, quanto poltica externa, demonstra insegurana. c) no ltimo pargrafo, h uma gradao, referente aos governos que se opuseram Casa Branca, organizada em ordem decrescente de importncia, segundo o ponto de vista do autor. d) embora as atitudes de Obama sejam comprometedoras, segundo Dilip Hiro, elas no so suficientes para argumentar em favor de uma decadncia do imprio americano. e) o Presidente Obama tem tomado decises impulsivas.

ITEM B
No que se refere segunda e terceira partes do texto Em Honduras, Obama rateou e O presidente Lula do Brasil e Obama , possvel inferir a) que, na opinio do autor, havia mais de uma justificativa para a deposio de Manuel Zelaya. b) que a princpio, houve um desacordo entre os discursos do presidente Obama e o da secretria de estado, Hillary Clinton. c) que Hillary Clinton acertou, logo no incio, ao no definir a deposio do presidente hondurenho como sendo um golpe de Estado. d) que, com at mesmo potncias medianas, como o Brasil, desafiando as orientaes de Washington , a influncia norte-americana tende a diminuir cada vez mais. e) que Obama e sua secretria de estado conseguiram enfrentar o senador Jim DeMint.

Questo 6 ITEM A
De acordo com a leitura da tirinha abaixo, infere-se que:

Fonte: CHICO B. - Folha de S. Paulo, Ilustrada, p. E 11, 25/08/2006.

a) O personagem, presente apenas no segundo e terceiro quadrinhos, no gosta de poesia. b) O personagem, presente no primeiro quadrinho, demonstra ser um leitor habituado ao gnero poesia. c) O personagem, presente apenas no segundo e terceiro quadrinhos, tm atitudes violentas desproporcionais aos estmulos da prtica potica. d) O texto lido pelo personagem, no primeiro quadrinho, chama os leitores ao, a partir de uma linguagem denotativa. e) O personagem, presente apenas no segundo e terceiro quadrinhos, tachado de ignorante pelo seu interlocutor, o que demonstra que, na percepo deste, a Literatura um bem cultural restrito a um grupo especfico da sociedade.

Questo 7
O poema seguinte o mesmo que o personagem na tirinha anterior estava lendo. Leia-o tambm, a fim de atender demanda do ITEM A, posterior ao poema.

Versos ntimos
Vs! Ningum assistiu ao formidvel Enterro de tua ltima quimera. Somente a Ingratido - esta pantera Foi tua companheira inseparvel! Acostuma-te lama que te espera! O Homem, que, nesta terra miservel, Mora, entre feras, sente inevitvel Necessidade de tambm ser fera. Toma um fsforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, a vspera do escarro, A mo que afaga a mesma que apedreja. Se a algum causa inda pena a tua chaga, Apedreja essa mo vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija!
Augusto dos Anjos In: MORICONI, talo (Org.). Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Sculo, Rio de janeiro: Editora Objetiva, 2001, pg. 61.

Vocabulrio: (2 verso) Quimera = iluso (12 verso) inda = ainda (12 verso) Chaga = ferimento, machucado neste caso, pode-se ampliar e incluir sofrimento.

Item A
Leia o trecho abaixo: De acordo com o que se pode compreender, a partir do poema acima, a postura de desconfiana, frente s possveis expresses de compaixo, motivada pela crena pessoal de que a sociedade regida por interesses, exclusivamente, individuais, o que faz dos que esto prximos possveis adversrios do eu-lrico. Sendo assim, ele, segundo a sua crena, destaca a importncia de combater esses adversrios, adotando a mesma postura atribuda a eles. Assinale qual dos trechos seguintes melhor sintetiza a idia expressa no trecho acima: a) Apedreja essa mo vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija! b) Vs! Ningum assistiu ao formidvel Enterro de tua ltima quimera. c) O Homem, que, nesta terra miservel, Mora, entre feras, sente inevitvel Necessidade de tambm ser fera. d) Somente a Ingratido - esta pantera Foi tua companheira inseparvel! e) A mo que afaga a mesma que apedreja.

Anda mungkin juga menyukai