Anda di halaman 1dari 3

BRASIL X ESTADOS UNIDOS DA AMRICA No se trata de competio, apenas uma pequena comparao entre as duas grandes naes.

Levo em considerao que os EUA fora descoberto aproximadamente 100(cem) anos antes do Brasil. A tentativa tem amparo no conhecimento de leituras e informaes de pessoas que j estiveram na terra do Tio Sam. Infelizmente no conheo aquele continente. A nossa Constituio Federal composta de mais de duzentos artigos, enquanto a dos EUA possui menos do que 10 (dez). O regime o mesmo, isto , o federativo. H diferena quando aplicao da lei, na medida em que existe maior independncia entre os estados membros que compem a federao. Um exemplo a de ser admitido a aplicao de pena de morte em alguns estados. O comportamento do povo norte-americano marcado por decises firmes e slidas. A luta pela manuteno da soberania torna a populao mais participativa e independente. A sociedade colabora com os governantes. Evidente que tambm existem problemas sociais, polticos, econmicos etc. Contudo, h unio na busca do objetivo a ser alcanado. Percebe-se que as pessoas participam das decises, individualmente ou atravs de seus representantes. A populao cobra atitudes dos poderes constitudos. Ao mesmo tempo o sistema respeita as garantias constitucionais, especialmente o direito do devido processo legal e da defesa de seus direitos. Um dos exemplo que marca o procedimento o seguinte: Nos filmes de bang-bang quando algum comete um crime, o xerife rene as pessoas da sociedade para formar um Tribunal de Jri. O culpado somente era enforcado aps a deciso dos jurados. A est o exemplo da garantia de no ser condenado antes de ser julgado. claro que estamos tratando de um exemplo muito antigo, mas que demonstra o sentido e a razo do regime democrtico.

Outro fato que marca o comportamento do cidado norte-americano a luta para ser o melhor em tudo que participa. competio est no sangue. Quando percebem que um cidado de outra nao se destaca, imediatamente oferece bolsa e incentivo para desenvolver o estudo no projeto de pesquisa. Precisamos aprender mais com os irmos ianques. A Constituio nos garante os direitos individuais. A Repblica Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrtico de Direito. Assim como, todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituio Federal. De que forma ocorrero mudanas se no queremos participar das discusses existentes na sociedade? Falar e criticar no resolvem nada. H necessidade de se mudar o comportamento. O povo deve exigir o respeito a sua dignidade. Porm, deve tambm lutar, expor o seu ponto de vista, evitando a excluso social e poltica. Tenho vontade de conhecer como funciona o sistema de governo americano, ou seja, os Poderes Executivo, Judicirio e Legislativo. A mdia mostra algumas coisas, entretanto, h muito para se conhecer. No se deseja fazer comparaes absurdas. At porque a questo passa pela formao tnica e cultural. Na dcada de 1960 falava-se em ditadura militar. A classe poltica lutava pela democracia; depois pelas diretas j. Todos ns acreditvamos que haveriam mudanas. Ora, o regime mudou. O bi-partidarismo (ARENA E MDB) mudou para o pluripartidarismo (PSDB. PSOL, PFL, PPS etc.). O aumento de partidos deveria ter contribudo para melhorar o sistema. A bem da verdade no sabemos utilizar a fora que possumos. Quando somos chamados a participar das decises fazemos tudo para no nos envolvermos. A sociedade organizada deveria participar mais do regime democrtico. Os rgos de classe, os clubes de servios; lojas manicas; as comunidades, todos juntos formam um bloco poderoso. Se agirmos de forma isolada e atingirmos os objetivos, que dir em conjunto; coletivamente?

Para o cidado comum, ser pentacampeo no futebol no significa absolutamente nada. Na justia social que de fato deveramos ser campees. Tenho orgulho de ser cidado brasileiro, todavia, gostaria que a sociedade lutasse objetivamente para ser ter um Brasil melhor. Pagamos para nascer, pagamos para viver e pagamos para morrer. VIVA A DEMOCRACIA!!! Agradeo ao Dr. Antonio Arraes Branco Avelino (Juiz do Trabalho em Dourados) pelo incentivo. Contato: Jos Carlos Manhabusco Conselheiro Estadual da OAB/MS manhabusco@hotmail.com

Anda mungkin juga menyukai