Anda di halaman 1dari 47

Programa de Ps-Graduao

Prof. Vasco Lazzari

Apresentao

Ps-Graduao em Gesto de Negcios FDC Mestre em Cincias em Engenharia de Materiais - UFRJ Engenheiro Metalrgico - FEI Gerenciamento por Diretrizes INDG Gerenciamento da Rotina INDG Ex-Professor Titular da Universidade de Vila Velha - ES Ex-Professor Contratado do CETEF - ES Experincia no desenvolvimento de produtos e otimizao de custos. Experincia em atendimentos clientes visando adequao de produtos e otimizao de produtividade. Experincia em Planejamento Estratgico e Desenvolvimento de sistemas de PCP. Empreendedor no comrcio varejista
2
Prof. Vasco Lazzari

Contedo Programtico Geral


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Conceitos e Classificaes Mtodos de Custeio Anlise de Custo/ Volume/ Lucro Gesto de Custos Balanced Scorecard Formao de Preos dos Produtos Gesto Financeira de Compras, Vendas e Prazos Gesto de Custos em ponto de fechamento, venda mdia, estoques

Prof. Vasco Lazzari

Contedo Programtico Aula 1


1. Conceitos e Classificaes
Conceitos Fundamentais Classificaes de custos

2. Mtodos de Custeio
Conceituao Custeio por absoro Custeio baseado em atividades Custeio direto ou varivel Custeio por unidade de esforo de produo

Prof. Vasco Lazzari

Conceitos Fundamentais
Algumas das terminologias usuais :
Gastos : transaes financeiras que as empresas realizam com recursos prprios ou atravs de dvidas para a obteno de algum bem ou servio. Conceito abrangente e envolve demais conceitos. Investimento : gastos ativados visando um retorno de benefcios atribuveis a perodos futuros. Ex: Aquisio de equipamentos, instalaes, utenslios, etc. Nota: As depreciaes do equipamento (ativos) devero estar relacionadas no custo de produo. Custos : gastos relativos a fabricao de bens ou na prestao de servios. Ex: Matria prima, aluguel, salrios da mo de obra direta, encargos, energia, etc. Despesas: gastos voluntrios com bens ou servios consumidos direta ou indiretamente para a obteno de receitas. Identifica gastos relacionados s atividades no produtivas da empresa. Ex: Despesas comerciais (escritrios de vendas, viagens, comisses, propagandas), administrativas (salrio equipes apoio, seguros) e financeiras (taxas, juros bancrios).
5
Prof. Vasco Lazzari

Conceitos Fundamentais
Algumas das terminologias usuais :
Desembolso : pagamento do bem ou servio.
Perdas : fatos ocorridos de forma anormal nas operaes da empresa e que afetem o seu ativo (ex: furtos, incndios, greves, etc.). Desperdcios : custos e despesas ocorridas de forma no eficaz, no agregando valor ao produto ou servio da empresa, adicionando custos desnecessrios empresa. (Ex: peas defeituosas, capacidade ociosa, custos de reparao em clientes, etc.)

Prof. Vasco Lazzari

Classificao dos Custos


Quanto gesto administrativa
Relevantes: dependem diretamente de deciso da alta administrao pois causam grande impacto aos resultados da empresa (Lei 80 20). Ex: Somente o custo do minrio de ferro e carvo mineral correspondem a ~60% do custo do ao.

No relevantes: so os que independem da deciso tomada. Ex: custos com segurana patrimonial.

Prof. Vasco Lazzari

Classificao dos Custos


Quanto a fonte geradora
Diretos: so os gastos facilmente apropriados para fabricao de produtos ou prestao de servios. Ex: matria prima, mo-de-obra, energia,etc. Indiretos: so aqueles de difcil apropriao a um produto ou atividade operacional e que necessitam de rateio durante sua mensurao. Ex: aluguel do imvel da fbrica. Primrios : apenas incluem a matria prima e a mo-de-obra direta. De transformao : Igualmente denominados custos de converso ou custos de agregao. Consistem no esforo agregado pela empresa na obteno do produto.
8
Prof. Vasco Lazzari

Classificao dos Custos


Quanto ao volume
Fixos: mantm-se constantes e de forma independente ao volume produzido. No entanto, esto relacionados a uma capacidade produtiva. Ex: aluguel do imvel, mo-de-obra, etc. Variveis: so aqueles diretamente relacionados ao volume produzido ou vendido. Ex: matria prima, energia, comisses, etc.

Conforme a atividade da empresa os custos no so totalmente fixos ou variveis.


Semi-fixos: permanecem constantes at um certo patamar de atividade. A partir de um determinado patamar do um salto e voltam a ficar constantes.Ex: contratao de mo-de-obra a partir da entrada de um novo equipamento. Semi-variveis: So aqueles que variam em funo do volume produzido em que at um certo nvel se mantm fixo e a partir variam em funo do consumo. Ex: energia eltrica taxa mnima at um certo consumo.
Prof. Vasco Lazzari

Classificao dos Custos

Valor $

Valor $

Fixos Variveis

Semi-fixos Semi-variveis

Quantidade Produzida Custos Fixos Exemplo : Aluguel Valor $

Quantidade Produzida Custos Variveis Exemplo : Mat.Diretos Valor $

Quantidade Quantidade Produzida Produzida Custos Semi-variveis Custos Semi-fixos Exemplo : Conta de gua Exemplo : Copiadora
10
Prof. Vasco Lazzari

Outras Definies
Relao Custo x Benefcio: anlise da melhor relao entre o valor dos custos envolvidos na produo de um bem ou servio e os benefcios a serem alcanados em um determinado espao de tempo. Custeio: atribuio de custos ao produto ou processos produtivos independente da classificao atribuda a estes custos. Ex: Clculo do custeio de um sapato envolve vrias MP, MO, energia, etc. Rateio: corresponde a funo de relacionar um tipo de custo com determinado tipo de produto ou atividade. Ex: parcela da depreciao de mquinas que produzem vrios produtos. A legislao permite a empresa definir o critrio e por isso na bibliografia muito crtica devido a essa arbitrariedade que pode alterar os custos totais de cada produto, dependendo do critrio adotado no rateio. Lucro e pr-labore: entende-se por lucro a remunerao referente ao capital investido pelos scios e pr-labore a remunerao dos scios quando estes exercem atividades operacionais na empresa.

11

Prof. Vasco Lazzari

Conceitos e Classificaes
Exerccio Aplicativo
Aula 1.xls

12

Prof. Vasco Lazzari

Mtodos de Custeio

CONCEITOS E CLASSIFICAES

13

Prof. Vasco Lazzari

Mtodos de Custeio

Os custos diretos so facilmente atribuveis aos produtos. Porm, para atribuir os custos indiretos aos produtos so utilizados os Mtodos de Custeio. O mtodos mais conhecidos so Absoro, ABC, UEP e Custeio Direto.

14

Prof. Vasco Lazzari

Mtodos de Custeio

Diferenas entre o custeio por OP e Processo Contnuo


No processo contnuo os custos em geral so por departamentos e no custeio por OP recai sobre cada ordem individualmente.

No processo contnuo o relatrio do custo dos produtos acabados e os em andamento so os principais documentos. No custeio por OP, o documento de avaliao um sumrio do perodo por elemento de custo. Fabricao: no processo contnuo make to stock e no processo OP a produo obedece make to order.

15

Prof. Vasco Lazzari

Mtodos de Custeio

CUSTEIO POR ABSORO


Mtodo mais tradicional de custeio. Consiste na apropriao de todos os custos de produo aos produtos, de forma direta ou indireta atravs de critrios de rateios. O custeio por absoro atribui aos produtos todos os custos da rea de fabricao, sejam esses definidos como custos diretos ou indiretos, ou como custos fixos ou variveis.

16

Prof. Vasco Lazzari

Mtodos de Custeio

CUSTEIO POR ABSORO


Vantagens:
a) Atende legislao fiscal b) Permite a apurao do custo por centro de custos c) Permite apurao do custo total de cada produto. d) Atende a legislao fiscal e finalidades contbeis.

Desvantagens:
Inadequado para finalidades de gesto gerencial pois no evidencia processos de alto custo. falho em muitas circunstncias como instrumento gerencial de tomada de deciso, porque se fundamenta no rateio dos custos fixos, que apesar de se aparentarem lgicos levam alocaes arbitrrias e at enganosas.
17
Prof. Vasco Lazzari

Mtodos de Custeio

CUSTEIO POR ABSORO


Premissas bsicas a serem realizadas no levantamento custeio por absoro: a) Distino entre Custo, Despesa e Perdas para se obter uma razovel preciso nos valores obtidos; b) Apropriao dos custos diretos e indiretos produo realizada em um certo perodo de tempo; c) Apurao do Custo Total da Produo no perodo; d) Apurao do Custo Unitrio de Produo (CTP/ n unidades); e) Apurao do Custo dos Produtos Vendidos; f) Apurao do Resultado no perodo.

18

Prof. Vasco Lazzari

Conceitos e Classificaes
Exerccios Aplicativos
Aula 1.xls

19

Prof. Vasco Lazzari

Gesto Integrada de Performance


Modelos Analticos para

Gesto de Desempenho Integrada Informaes Corporativas Anlises Avanadas Informaes de Negcio Medidas Funcionais Informaes Agregadas Integrao
Consistncia Transaes (Dados) Altssimo Detalhe Operacional

Gesto Integrada Inteligncia do Negcio

Anlise de Performance / Anlise de Produtividade Balanced ScoreCard ABC - Lucratividade Produto e Cliente ABC - Anlise de Custo Projees / Simulaes CRM / Supply Chain

Data Warehousing

Transaes

Gestores

Lazzari (5) Tese Ps-Graduao 20


Prof. Vasco Lazzari

Mtodos de Custeio

CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES

ABC Activity Based Costing


Na viso tradicional (custeio Absoro) os produtos ou servios (centros de custos ou de responsabilidade) consomem recursos. Na metodologia ABC supe-se que servios ou produtos consomem atividades e que so essas atividades que consomem os recursos.

21

Prof. Vasco Lazzari

Conceitos - O que ABC?

um sistema de informaes que permite identificar as atividades executadas e seu custo, utilizando, ento, direcionadores de custos para relacionar o custo dessas

atividades aos produtos.

22

Prof. Vasco Lazzari

Conceitos - Porque ABC?

Para permitir enxergar os custos numa

viso de processos, ao invs de uma


viso por departamentos mostrada no sistema tradicional .

23

Prof. Vasco Lazzari

Conceitos - Quais as Vantagens do ABC


Permite melhores critrios para apurar o custo de transformao; Maior preciso no custo dos produtos; Identificar custos diferenciados com clientes; Reconhecer no custo dos produtos alguns custos tratados como despesas no custo contbil; Ter uma viso integrada do custo dos processos

alm da viso por natureza das despesas;

24

Prof. Vasco Lazzari

Mtodos de Custeio

Limitaes do ABC
Pelo mtodo ABC todos os custos, inclusive os fixos, so rateados entre os centros de atividades e os produtos, perdendo-se a noo da responsabilidade pela sua incorrncia. Esses custos unitrios variam de perodo a perodo em funo dos diversos volumes de atividades. Dessa forma, esse sistema no se constitui numa ferramenta totalmente eficaz para gesto dos custos. Implantao custosa e demorada, exigindo tambm uma boa base de apurao de custos para obteno de sistema eficaz de mensurao.
25
Prof. Vasco Lazzari

Mtodos de Custeio

Direcionadores no Custeio Baseado em Atividades


Os direcionadores de custos (cost-drivers) so usados para definio do custo unitrio de uma atividade durante a fabricao de um produto ou execuo de um servio. Os direcionadores medem o consumo mdio dos recursos ocorridos em cada atividade pelos produtos. Gerador de custo o evento relacionado a uma ou mais atividades que provoca sua ocorrncia, como por exemplo, nmero de setups, nmero de ordens de compra, nmero de clientes, distncia percorrida, etc., e que dificilmente so considerados no mtodo por absoro distorcendo assim os custos dos produtos.
26
Prof. Vasco Lazzari

Mtodos de Custeio

Direcionadores no Custeio Baseado em Atividades


Shank e Govindarajan (1) mencionam que em uma fbrica da Schrader Bellows produzia-se 2.300 produtos que eram mostrados como lucrativos pela contabilidade da empresa. Aps a abordagem dos custos pela metodologia ABC, o nmero de produtos lucrativos caiu para 550.

27

Prof. Vasco Lazzari

Conceitos - Viso do Processo

Estgio I ABASTECIMENTO ADMINISTRAO

Estgio II ABASTECIMENTO ADMINISTRAO

Estgio III
Realizar Vendas

COMERCIAL

COMERCIAL

Atender Pedidos

Conceder Crdito

Negcio direcionado por Funes VISO FUNCIONAL


Lazzari (5) Tese Ps-Graduao 28

Processos so reconhecidos, mas as Funes dominam VISO MATRICIAL

Negcio direcionado por Processos VISO PROCESSOS

Prof. Vasco Lazzari

Conceitos - Abrangncia do ABC

Pr-Produo

Ps-Produo
Atividades de:

Atividades de: Marketing Desenvolvimento de Produto Desenvolvimento de Processo Identificao de Fornecedores

Produo
Atividades de:

Esforo de Venda Canais de Distribuio Atendimento Clientes

Produo Suporte Controle de Qualidade do Processo de Fabricao Movimentao dos Componentes no cho de fbrica

Custeio Tradicional Custeio ABC


Lazzari (5) Tese Ps-Graduao 29
Prof. Vasco Lazzari

Conceitos - Elementos do ABC

Recursos

Drivers

Atividades

Drivers

Objetos de Custos

Indicadores de Elementos necessrios mensurao para a de consumo realizao das de recursos atividades, pelas como, por atividades. exemplo: mode-obra, serv. contratados suprimentos, etc.
Lazzari (5) Tese Ps-Graduao 30

Atividades realizadas dentro da organizao.

Indicadores de mensurao do esforo da organizao envolvido em cada um dos objetos de custos.

Motivo de realizao das atividades pela organizao.

Prof. Vasco Lazzari

Modelo ABC Definio das Atividades


Exemplo de definio de atividades em empresa siderrgica.

Gerenciar o Negcio

Fornecedores

Atender Pedidos

Comercializar Produtos

Gerenciar Recursos Financeiros Gerenciar Recursos Humanos Gerenciar Tecnologia da Informao Gerenciar Meio Ambiente

44 9 Macro Processos Processos


Lazzari (5) Tese Ps-Graduao 31

133 SubProcessos

Clientes

Suprir Insumos, Materiais e Servios

Produzir Placas e Laminados

372 Atividades
Prof. Vasco Lazzari

Modelo ABC Definio dos Objetos de Custo


PRODUTOS A10043613121110000 A20043613221110000 B10043614132240000 C10043610111110000 C20043610211120000 D10043611112110000 D20043611212130000 E10043611312120000 F10043612112140000 F20043612112160000 G10043612212150000 G20043612321160000 H1APAA0735Y000X100 H1APAA0837E0000000 H1APAA1048L000X100
Lazzari (5) Tese Ps-Graduao 32
Prof. Vasco Lazzari

DESCRIO CAL CALCITICA CAL DOLOMITICA BRIQUETE ACIARIA COQUE BRUTO COQUE GROSSO SINTER BRUTO SINTER DE ALTO FORNO MINRIO DE ALTO FORNO GUSA LIQUIDO AFO I GUSA LIQUIDO AFO II GUSA DISTRIBUIDO GUSA DESSULFURADO AO_API_AA_BC_NLIG_00 AO_API_AA_BC_NLIG_00 AO_API_AA_MC_NLIG_00

Gesto do ABC
Decises estratgicas e melhorias operacionais
Quais atividades devemos realizar?

Viso Estratgica

Custeio Baseado em Atividades

Viso Operacional

Design de produtos Mix da linha de produtos e clientes Relacionamentos com fornecedores Relacionamentos com clientes: Poltica de preos Tamanho do pedido Entrega Embalagem Segmentao do mercado Canal de distribuio O que direciona o custo da atividade? Gesto da Atividade Reengenharia dos processos de negcio Qualidade total Mensurao do desempenho
Prof. Vasco Lazzari

Recursos Atividades Processos de Negcio Direcionadores de Custos Custos dos Produtos Custos dos Clientes
33

Conceitos Vantagens/ Desvantagens

VANTAGENS Conhecimento dos custos processos. Custos mais fidedignos.

DESVANTAGENS dos Dificuldade de implantao completa do sistema. Necessidade de detalhamento dos controles internos. Se for implantado superficialmente se Dificuldade de envolvimento dos equipara ao custeio por absoro. responsveis dos setores. Possibilita reviso do processo de s vezes exige rateio. produo. Atende aos Princpios Fundamentais de Tem limitaes nas informaes Contabilidade. gerenciais.

34

Prof. Vasco Lazzari

Mtodos de Custeio

CUSTEIO VARIVEL OU DIRETO


A premissa bsica do custeio direto a de que somente os custos claramente identificados com os produtos ou servios vendidos (chamados de diretos ou variveis) devem ser apropriados.
Os demais custos necessrios para manter a capacidade instalada (indiretos ou fixos) devem ser desconsiderados em termos de custo do produto.

35

Prof. Vasco Lazzari

Mtodos de Custeio CUSTEIO VARIVEL OU DIRETO


O sistema de custeio direto ou varivel prev uma apropriao de carter gerencial considerando apenas os custos variveis dos produtos vendidos, enquanto que os custos fixos ficam separados e so considerados como despesas do perodo.

36

Prof. Vasco Lazzari

Mtodos de Custeio
Santos (2) atribui que a nfase dada por este mtodo aos custos variveis advm das seguintes crticas a respeito dos custos fixos: a) os custos fixos existem independentemente da fabricao, mesmo que oscilaes (dentro de certos limites) ocorram no volume de produo. b) por no dizerem respeito a este ou quele produto/unidade, so quase sempre distribudos base de critrios de rateio, que contm, em maior ou menor grau, arbitrariedade. Em se alterando o procedimento de distribuio de custos fixos, podese fazer de um produto rentvel, em um no-rentvel, ou viceversa; c) o valor do custo fixo por unidade depende do volume de produo: aumentando-se o volume, tm-se um menor custo fixo por unidade, e vice-versa. Para decidir com base em custo, necessrio associar-se sempre o custo global ao volume tomado como referncia.
37
Prof. Vasco Lazzari

Vantagens e Desvantagens
1. Prioriza o aspecto gerencial ao enfatizar a rentabilidade de cada produto sem as distores ocasionadas pelos rateios de custos fixos aos produtos; 2. No aceito pela legislao tributria para fins de avaliao de estoques; 3. No envolve rateios e critrios de distribuio de gastos, facilitando o clculo; 4. Exige uma estrutura de classificao rgida entre os gastos de natureza fixa e varivel; 5. Com a elevao do valor dos custos fixos no considerados neste mtodo, a anlise de desempenho pode ser prejudicada e deve merecer consideraes mais acuradas.
38
Prof. Vasco Lazzari

Custeio Direto ou Varivel


Exerccio Aplicativo
Aula 1.xls

39

Prof. Vasco Lazzari

Mtodos de Custeio

UNIDADE ESFORO DE PRODUO (UEP)


A unificao da produo no mtodo UEP advm do conceito terico de esforo de produo. Os esforos de produo significam todo esforo utilizado para transformar a matriaprima nos produtos acabados da empresa. Desta forma, a mo-de-obra (direta e indireta), a energia eltrica utilizada na produo, a manuteno do equipamento, o controle de qualidade, o trabalho intelectual de planejamento da produo, enfim, tudo o que se relaciona com a produo da empresa gera esforos de produo.

40

Prof. Vasco Lazzari

Mtodos de Custeio

UNIDADE ESFORO DE PRODUO (UEP)


Coral (3) menciona que o mtodo de custeio atravs de unidades de esforo de produo (UEP) possibilita transformar uma empresa multiprodutora em monoprodutora atravs da utilizao de uma unidade de medida padronizada que propicie comparar diferentes produtos em termos econmicos e operacionais. Kliemann (4) assevera que a unidade escolhida para representar os esforos despendidos para converter as matrias-primas em produtos acabados ser denominada de unidade de esforo de produo (UEP), servindo como um denominador comum de todas as atividades fabris desenvolvidas pela empresa.

41

Prof. Vasco Lazzari

UNIDADE ESFORO DE PRODUO (UEP) IMPLEMENTAO DO MTODO UEP


Diviso da fbrica em postos operativos; Determinar os ndices de custos horrios por posto operativo (ou o Custo/hora por posto operativo); Escolha do produto-base (Custo-base ou UEP); Clculo dos potenciais produtivos (UEP/hora) de cada posto operativo; Determinao dos equivalentes dos produtos em UEP (valor em UEP do produto); Mensurao da produo total em UEP; Clculo dos custos de transformao de cada produto.

42

Prof. Vasco Lazzari

Vantagens e Limitaes do UEP


Definio do preo dos produtos, comparao de processos, medidas de desempenho, programao da produo, definio das capacidades de produo, custeio da produo, definio de mquinas e pessoal, medio da produo, prmios de produtividade, eficcia das horas extras e viabilidade de aquisio de novos equipamentos. Alm disso, o uso do mtodo UEP possibilita o acompanhamento da produo atravs de medidas fsicas de desempenho. Estes ndices podem ser determinados para um posto operativo, um setor da empresa ou para toda fbrica, propiciando o acompanhamento do desempenho fabril. O mtodo UEP permite o emprego de trs mensurao de desempenho: Eficincia, Produtividade.
43

ndices de Eficcia e

Prof. Vasco Lazzari

Vantagens e Limitaes do UEP

Como a sua operacionalizao restringe-se apenas ao processo produtivo e no uso desse mtodo ficam descobertas reas no relacionadas diretamente ao processo produtivo e o custeamento da matria-prima. Ainda, este mtodo encontra problemas no que se relaciona ao custeamento total dos produtos, visto que ele no se aplica mensurao das operaes que no guardam relao direta com o processo produtivo.

Para suprir tal deficincia, o mtodo UEP pode ser utilizado em conjunto com o ABC (Activity-Based Costing).

44

Prof. Vasco Lazzari

Vantagens e Limitaes do UEP


Outras deficincias inerentes ao mtodo:
A primeira refere-se dificuldade no tratamento dos desperdcios, tendo em vista que o mtodo no fornece a parcela dos gastos devida aos mesmos. seus custos so jogados para os postos operativos, perdendo-se a noo dos desperdcios neste processo. Outra limitao diz respeito anlise dos gastos de estrutura. J que o mtodo trabalha somente com a transformao dos produtos, os gastos de estrutura no so abordados. Como tais gastos esto cada vez maiores e uma anlise detalhada importante para a compreenso e racionalizao dos mesmos. A terceira deficincia do mtodo UEP relaciona-se com a dificuldade para identificao de melhorias. Assim, um ambiente de melhoria contnua, que atualmente caracteriza as empresas modernas, pode obrigar reviso permanente nos clculos do mtodo, tornando-o invivel.
45
Prof. Vasco Lazzari

Custeio por UEP


Exerccio Aplicativo
Aula 1.xls

46

Prof. Vasco Lazzari

Referncias
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Shank,J.K.; Govindarajan, V. A Revoluo dos Custos.Rio de Janeiro: Campus, 1997 Santos,J.J . Formao de preos e do lucro . So Paulo: Atlas, 1995 Coral, E. Avaliao e gerenciamento de custos da no qualidade. 1996. Dissertao de Mestrado UFSC, Florianpolis. Klieemann Neto, F.J. Gerenciamento e controle da produo pelo mtodo da s unidades de esforo de produo. CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTO ESTRATGICA. Unisinos, So Leopoldo, 1995. Anais. Lazzari, V.L; Santos, A.B.;Morelato A.P.;Pontes Jnior J.C.; Carvalho Filho P. A. Utilizao do Custo ABC como ferramenta de marketing Caso CST. Tese de Ps-Graduao FDC, 2003. Wernke, R. Gesto de custos Uma abordagem Prtica. So Paulo: Atlas, 2008. Wernke, R. Adaptao de slides cedidos pelo autor.

47

Prof. Vasco Lazzari

Anda mungkin juga menyukai