Anda di halaman 1dari 4

A cisticercose causada pela ingesto acidental dos ovos da Taenia solium: platelminto que tem como hospedeiros intermedirios

s os sunos. Indivduos com tenase, por possurem em seu organismo a forma adulta da tnia, liberam ovos destes animais, juntamente com suas fezes, podendo contaminar a gua ou mesmo alimentos ou mos. Assim, ao se ingerir os ovos da T. solium, este parasita se encaminha do trato digestrio corrente sangunea, e se aloja em rgos como crebro, olhos, coluna ou msculos. A gravidade da doena depende muito da regio infestada. Um cisticerco localizado no crebro, por exemplo, pode causar dores de cabea, convulses, confuso mental e at morte sendo, obviamente, o caso clnico mais grave. Alojada na coluna e regio muscular, causa dor e dificuldades de locomoo e na regio ocular, distrbios visuais e at cegueira. O perodo de incubao da doena varia entre 15 dias a anos aps a infeco, podendo tambm, nunca se manifestar. O tratamento varia de acordo com a localizao dos cisticercos, perodo de contaminao e estado de sade do paciente.

A cisticercose no homem se produz ao ingerir acidentalmente os ovos de Taenia solium ao ingerir alimentos ou guas contaminadas com fezes de pessoas infectadas ou por via fecal oral por falta de higiene nas mos de portadores da tnia adulta (Cordero e Hidalgo, 1999; Quiroz, 1997). Ao passar pelo trato digestivo, as oncosferas so ativadas, penetram na parede intestinal e atravs dos vasos sanguneos e linfticos chegam a diferentes locais, onde se transformam em cisticercos. Este processo demora aproximadamente de dois ou trs meses. Quando os cisticercos se localizam no SNC se desenvolve a neurocisticercose (Nquira, 1999). CORDERO, M. e HIDALGO A., M.R. 1999. Cisticercosis (C. cellulosae). En: Parasitologa Veterinaria. Editado por M. Cordero del Campillo y F. A. Rojo V. Editorial Mc Graw HillInteramericana, Madrid. 493-495pp. NQUIRA, C. 1999. Tenia solium: biological cycle and characteristics. En: Taenia solium Teniasis /Cysticercosis. 2da ed. Editado por: H.H. Garca y S.M. Martinez M. Editorial Universo, Lima . 715p. O problema da cisticercose em sunos tem deixado de ser considerada somente como uma enfermidade parasitria, para ser enfrentada como um problema de importncia social. Nos pases em vias de desenvolvimento, a criao de sunos comum e, geralmente, realiza-se em ms condies de higiene que permitem o acesso dos sunos a todo tipo de dejetos orgnicos, inclusive fezes humanas. Em zonas rurais onde existe ausncia de latrinas, o ambiente est contaminado com fezes e em reas onde se criam e comercializam sunos, mais de 1% da populao humana portadora de Taenia solium ou Taenia saginata. Alm disso, a cisticercose suna supera 20% (Nquira, 1999). O homem adquire a infeco e desenvolve a tnia ao ingerir carne suna infectada, insuficientemente cozida e com cisticercos viveis. O cisticerco chega ao estmago e logo ao intestino delgado, que por ao dos sucos gstricos e biliares, o esclex se invagina e se fixa na

mucosa intestinal e comea o desenvolvimento da tnia adulta que pode chegar a medir entre 2 a 5 metros e algumas vezes at 8 (Matas et al., 1983;Tagle, 1984; Quiroz, 1997). MATIAS, Z.; PAWLOWSKI, Z.; SOULSBY, E.J.L.; et al. 1983. Guidelines for surveillance, prevention and control of cysticercosis/taeniasis. Geneva, Switzerland: World Health Organization. 71-2 (WHO/VPH 83.49).

A cisticercose suna uma enfermidade zoontica parasitria produzida pela forma larvria da Taenia solium, denominada Cysticercus cellulosae. O hospedeiro intermedirio o suno, o homem o hospedeiro definitivo (Evans et al., 2000). EVANS, C.; GARCA, H.H. AND GILMAN, R. 2000. Cysticercosis. En Hunters Tropical medicine and emergin infectius diseases. Eighth edition, Ed W.B. Sandeus company, Phyladelphia.

importante indicar que na atualidade no se fala de cisticercose e tenase como formas independentes, mas do complexo tenase / cisticercose (Schantz, 1999). SCHANTZ, P. 1999. Taenia solium: Cysticercosis / Taeniosis Is A Potentially Eradicable Disease: Developing a Strategy For Action And Obstacle To Overcome. In Taeniasis/ Cisticercosis by Taenia solium. Section I. 2da edition. Edited by H.H. Garca/S.M. Martnez. Editorial Universo. Lima. Per.

O complexo Tenase/Cisticercose constitui-se de duas entidades mrbidas distintas, causadas pela mesma espcie de cestdio, em fases diferentes do seu ciclo de vida. A tenase provocada pela presena da forma adulta da Taenia solium ou da Taenia saginata, no intestino delgado do homem. A cisticercose uma entidade clnica provocada pela presena da forma larvria nos tecidos de sunos, bovinos ou do homem.
Cisticercose uma doena ocasionada pelas larvas da Taenia Solium, popularmente conhecida como solitria. adquirida atravs da ingesto de alimentos e gua contaminados com os ovos do verme. O nico hospedeiro definitivo da Taenia o ser humano. No intestino os ovos do verme so transformados em larvas, podendo se descolar para vrias partes do corpo como msculos, crebro, pulmes, olhos e corao. Pode ocasionar convulses, distrbios mentais, cegueira. Os hospedeiros intermedirios so sunos, coelhos, lebres, gatos, ces, carneiros e bovinos. Existem dois tipos de verme, um a Taenia solium o outro Taenia saginata, que causam somente um tipo de doena: a cisticercose. Que quando atinge o ser humano, ela fica alojada no intestino delgado do homem. Essa doena causada pela presena de larvas nos tecidos dos sunos, bovinos e do homem.

A Taenia solium e a Taenia saginata, na forma larvria causam a tenase, j em forma de ovo, a saginata causa cisticercose no bovino e a solium causa cisticercose no suno e no homem. O suno e o bovino so hospedeiros intermedirios desses dois vermes, j o homem seu hospedeiro definitivo. Os animais so contaminados ao ingerirem fezes humanas que estejam contaminadas com ovos da Taenia solium e da Taenia saginata. J o homem adquire a cisticercose, ao ingerir gua e alimentos contaminados com ovos da Taenia solium. A cisticercose a contaminao direta pelos ovos da tnea, diferente da tenase que causada pela larva do verme. Os cisticercos podem viajar pela corrente sanguinea e se fixam e encistam-se, formando as vesculas com as larvas no seu interior, denominadas cisticercos. Dessa forma o homem passa a ser hospedeiro intermedirio. A cisticercose humana doena gravssima, pois os cisticercos se localizam no sistema nervoso central (neurocisticercose), nos olhos, msculos, etc. Nestes locais, podem permanecer at 30 anos, determinando crises convulsivas, cefalias, vmitos, alteraes de viso, hidrocefalia e at mesmo a morte. Os ovos das tnias so muito resistentes inativao atravs de substncias qumicas, mas podem ser destrudos pela coco ou fervura acima de 90C. Desta forma, os cuidados higinicos so importantes para se evitar a transmisso desta doena.

TAENIA SOLIUM Ao ingerir ovos da tnia em vez de cisticercos, o homem passa a ser hospedeiro intermedirio. Quando os ovos sofrem maturao e se tornam cisticercos no organismo humano, podem causar deficincia visual, fraqueza muscular e/ou epilepsia, dependendo do local onde se alojam. Essa doena chamada cisticercose e mais grave que a tenase.

TAENIA SAGINATA H tambm a Taenia saginata, cujos hospedeiros intermedirios so os bovinos, que se infectam atravs da ingesto dos ovos desse parasita, eliminados nas fezes do homem. No caso da Taenia saginata o homem pode ser apenas hospedeiro definitivo, diferente do que ocorre com a Taenia solium. As progltides so eliminadas individualmente e fora das evacuaes, forando o esfncter anal do portador. Esta espcie est disseminada mundialmente e o nmero de portadores humanos est estimado entre 40 e 60 milhes. T. saginata pode atingir at 12m de comprimento (comprimento do intestino humano).

TENIASE LARVAS COM CISTICERCOS AO CONSUMIR CARNE CRUA OU MAL PASSADA DE SUINO OU BOVINO. CISTICERCOSE QUANDO O HOMEM INGERE OVOS.

Anda mungkin juga menyukai