Anda di halaman 1dari 2

Deixem Deus ser Deus: a Predestinao

Do livro Teologia dos Reformadores, Timothy George ISBN 85-275-0186-4

Visto que, fora da graa, o homem no possui nem uma razo s nem uma vontade boa, a nica preparao infalvel para a graa [...] a eleio eterna e a predestinao de Deus (Atkinson, p. 268). Lutero no se esquivou de uma doutrina de predestinao absoluta e dupla, ainda que admitisse que isso um vinho muito forte e comida substancial para os fortes (Pauck, p. 271). Ele at restringiu o alcance da expiao aos eleitos: Cristo no morreu por todos absolutamente (Ibid., p. 252). Contra a objeo de que tal viso transformava Deus num ogro arbitrrio, Lutero respondeu com Paulo Deus assim o quer, e porque ele o quer isso no perverso. A prudncia da carne diz que cruel e miservel Deus buscar sua glria em minha maldade. Oua a voz da carne! Meu, minha, ela diz! Lance fora essa meu e diga, em lugar disso, Glria a Ti, Senhor! , e voc ser salvo (Ibid., p. 253). A postura da razo natural sempre de egocentrismo. Deus apenas to injusto, falando estritamente, ao justificar os mpios parte de seus mritos, quanto o ao rejeitar outros parte de seus demritos. Ainda assim, ningum reclama da primeira injustia, porque o interesse pessoal est em jogo! (Rupp e Watson, p.259: Quando, portanto, a Razo louva a Deus por salvar os indignos, mas censura-o por condenar os indignos, ela torna-se culpada porque no louva a Deus como Deus, mas serve a seus prprios interesses.). Em ambos os casos, Deus injusto pelos padres humanos, mas justo e verdadeiro pelos seus. Lutero recusou-se a submeter Deus ao tribunal da justia humana como se a Majestade, que o criador de todas as coisas, tivesse de curvar-se a uma das escrias de sua criao (Ibid., PP. 331-332). Deixem Deus ser bom, clamava Erasmo, o moralista. Deixem Deus ser Deus, replicava Lutero, o telogo. Embora Lutero nunca tenha suavizado sua doutrina da predestinao (como fizeram posteriormente os luteranos), ele de fato tentou estabelecer o mistrio no contexto da eternidade. Lutero nunca admitiu que os inescrutveis julgamentos de Deus fossem realmente injustos, mas sim que somos incapazes de aprender o quanto so justos. H, segundo ele, trs luzes a luz da natureza, a luz da graa e a luz da glria. Pela luz da graa, tornamo-nos capazes de entender muitos problemas que pareciam insolveis pela luz da natureza. Mesmo assim, na luz da glria, os retos julgamentos de Deus incompreensveis para ns agora, mesmo pela luz da graa sero abertamente manifestos. Lutero, ento, apelava para a reivindicao escatolgica da deciso da deciso de Deus na eleio. A resposta ao enigma da predestinao encontra-se no carter oculto de Deus, por trs e alm de sua revelao. No final, quando tivermos prosseguido atravs das luzes da natureza e da graa para a luz da glria, o Deus escondido se mostrar um s com o Deus que est sendo revelado em Jesus Cristo e proclamado no Evangelho. Nesse nterim, Lutero admitiu, podemos apenas acreditar nisso. A predestinao, com a justificao, tambm sola fide.

1
Soli Deo gloria - Sola fide - Sola scriptura - Solus Christus - Sola gratia

Ningum conhecia melhor do que Lutero a angstia que o duvidar da prpria eleio podia provocar numa alma vacilante. Como um pastor poderia responder a algum que estivesse atormentado por esse problema? Lutero deu duas respostas a essa questo, uma para o cristo forte, a outra par o mais fraco ou novo convertido. A mais alta posio entre os eleitos pertence queles que se conformam com o inferno se Deus o deseja (Pauck, p. 255). A resignao com o inferno era tema popular na tradio mstica e significava passividade absoluta, um total deixar-se perder (Gelassenheit) ante o abismo do ser de Deus. Lutero dizia que Deus dispensava esse dom aos eleitos de maneira breve e escassa, quase sempre na hora da morte. Mais comumente, Lutero era chamado a aconselhar cristos comuns que estavam atormentados pela questo da eleio. O conselho bsico era: Agradea a Deus pro seus tormentos!. caracterstico dos eleitos, no dos rprobos, tremer em face dos desgnios ocultos de Deus. Alm disso, ele instava pro uma completa refutao do diabo e uma contemplao de Cristo. Foi tpica sua resposta a Barbara Lisskirchen, que estava aflita sentindo no se encontrar entre os eleitos: Quando tais pensamentos a assaltam, voc deve aprender a perguntar a si mesma: Por favor, em que mandamento est escrito que eu deva pensar sobre esse assunto e lidar com ele?. Quando parecer que no h tal mandamento, aprenda a dizer: Saia daqui, maldito diabo! Voc est tentando fazer com que eu me preocupe comigo mesma. Mas Deus declara em todos os lugares que eu devo deix-lo tomar conta de mim [...]. A mais sublime de todas as ordens de Deus esta, que mantenhamos diante de nossos olhos a imagem de seu Filho querido, nosso Senhor Jesus Cristo. Todos os dias ele deve ser nosso excelente espelho, no qual contemplamos o quanto Deus nos ama e quo bem, em sua infinita bondade, ele cuidou de ns ao dar seu Filho amado por ns. Desse modo, eu digo, e de nenhum outro, um homem de fato aprende a lidar adequadamente com a questo da predestinao. Ser evidente que voc cr em Cristo. Se voc cr, ento ser chamada. E, se chamada, ento muito certamente est predestinada.
(Nota explicativa: Uma vez que contemplamos o amor de Deus,

nossa f fica evidente, que torna evidente o nosso chamado, que torna evidente que somos predestinados - Valmir)

No deixe que

esse espelho e trono de graa sejam quebrados de diante de seus olhos. [...] Contemple o Cristo dado por ns. Ento, se Deus desejar, voc se sentir melhor (T. G. Tappert, ed. Luther: Letters of Spiritual Counsel Filadlfia: Westminster Press, 1995, p. 116). A doutrina da predestinao defendida por Lutero no era motivada por interesses especulativos ou metafsicos. Era uma janela para a vontade graciosa de Deus, que se ligou livremente humanidade em Jesus Cristo. A predestinao, como a natureza do prprio Deus, s pode ser atingida mediante a cruz, mediante as feridas de Jesus, s quais Staupitz havia dirigido o jovem Lutero em suas primeiras batalhas.

2
Soli Deo gloria - Sola fide - Sola scriptura - Solus Christus - Sola gratia

Anda mungkin juga menyukai