Anda di halaman 1dari 8

1

COLGIO AGRCOLA ESTADUAL DO NOROESTE - CAEN PROJETO HUMANIZAO DO INTERNATO


1. TTULO

Projeto de Humanizao do Internato (Sala de Msica Sala de TV / Jogos Academia Aula de Dana Luau de Confraternizao Jogos Gincana Espao Multidisciplinar e Lazer, entre outras aes).
2.

OBJETIVO PRINCIPAL:

Implementar uma proposta de Educao Profissional com um toque de humanizao, adotando posturas que levem todos os envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem interaes construtivas, justas e ambientalmente saudveis e sustentveis. Proporcionar ao aluno identificar-se como parte integrante do processo e como um dos elementos fundamentais na construo de um espao solidrio e humano. Despertar um compromisso maior em responder a uma necessidade real do aluno atravs do aumento de sua autoestima e da melhoria da qualidade de vida no ambiente escolar e assim fazer com que estes valorizem a oportunidade de estar na escola.
3. PALAVRA(S) CHAVE

Educao, Humanizao, Auto-estima e Qualidade de Vida.


4. RESPONSVEIS PELO PROJETO

Nome completo (sem abreviaturas): Crislaine M. Duarte Gouveia Angelo Antonio Zoffoli de Aguiar Sandra Luiz Passoni Setor onde trabalha: INTERNATO DDD/Fone: (44) 3429-8315 DDD/Fax: (44) 3429-8019 E-mail: internato.caen@live.com

5. INSTITUIO RESPONSVEL PELO PROJETO

Nome completo (seguido de sigla, se existente): Colgio Agrcola Estadual do Noroeste CAEN Subdiviso / Setor / Outro: INTERNATO Bairro: Porto Ezequias CEP: 87990-000 Cx. Postal: Endereo (Logradouro, n): Rod. PR km 01 Cidade: Diamante do Norte DDD/Fone(s): (44) 3429-8315 UF: PR Fax: (44) 3429-8019

COLGIO AGRCOLA ESTADUAL DO NOROESTE - CAEN PROJETO HUMANIZAO DO INTERNATO


6. BREVE HISTRICO DA INSTITUIO

Em 1986 a prefeitura municipal de Diamante do Norte solicitou apoio da Universidade Estadual de Maring (UEM) para a implantao de um Colgio Agrcola no Municpio. A partir disso, iniciou-se as negociaes com os governos dos Estados do Paran e So Paulo e elaboraram o projeto do Campus. Aps a desativao do canteiro de obras da Usina Hidreltrica de Rosana, localizada no Rio Paranapanema, ocorre a doao das instalaes do para estabelecimento de um Colgio Agrcola na regio Noroeste do Paran. O Governo do Estado cria o Colgio Agrcola, no qual hoje atende filhos de trabalhadores rurais, de pequenos proprietrios rurais, assentados e de latifundirios oriundos, principalmente, da regio noroeste do Estado do Paran, alm de outros municpios paranaenses e Estados de So Paulo e Mato Grosso do Sul, apresentando assim, nvel scio-econmico e cultural heterogneos.
7. REPRESENTANTE LEGAL DA INSTITUIO

Nome completo: Francisco Carlos Garcia Local onde trabalha: Colgio Agrcola Estadual do Noroeste CAEN Cidade: Diamante do Norte DDD/Fone: (44) 3429-8300
8. SETORES CO-PARTICIPANTES

Cargo que exerce: Diretor Endereo (Logradouro, n): Rod. PR km 01 UF: PR E-mail: ceepnoroeste@hotmail.com

Bairro: Porto Ezequias

CEP: 87990-000

DDD/Fax: (44) 3429-8025

Coordenao Pedaggica. Coordenao de Estgio. Secretaria. Corpo Docente e Discente.


9. CUSTO DO PROJETO

Fez-se necessrio o remanejamento de recursos j existentes na escola e aquisio de outros, tais como: murais, madeira, tinta, EVA, plstico, barbante, sisal, cola, rgua, tesoura, etc. Elaboramos tambm uma rifa juntamente com a colaborao dos alunos, onde o recurso adquirido foi utilizado para a efetivao dos subprojetos.
10.

PRAZO DE DURAO:

DATA PREVISTA PARA INCIO: Agosto de 2011.

3 meses.
11.

LOCAL / REA (onde ser desenvolvido o projeto):

Espao Fsico da Escola.

COLGIO AGRCOLA ESTADUAL DO NOROESTE - CAEN CARACTERIZAO DO PROJETO


1.

TTULO

Projeto de Humanizao do Internato (Sala de Msica Sala de TV / Jogos Academia Aula de Dana Luau de Confraternizao Jogos Gincana Espao Multidisciplinar e Lazer, entre outras aes).
2.

EQUIPE EXECUTORA (Nome / Funo no Projeto)

FORMAO Educadores

TITULAO Ps-Graduados

Internato.
3. SNTESE DA PROPOSTA

A atual necessidade de uma educao profissional atravs das escolas tcnicas/profissionalizantes, mas que possibilite, alm da formao tcnica especfica, o desenvolvimento de habilidades que possam diferenciar este profissional, como tica, criatividade, autonomia e capacidade crtica, propicia a formao que a sociedade requer. Para terem um ambiente escolar de aprendizagem visualmente mais atrativo, alunos, professores e funcionrios deste Colgio Agrcola Estadual do Noroeste, promovem diversas atividades denominadas Humanizao do Internato. Entre as aes desenvolvidas para atingir esse objetivo esto a criao de uma Sala de Msica, da Academia, Sala de Jogos, Aula de Dana, Gincanas, Jogos Internos, e tambm a reforma e decorao de outros ambientes como Salas de TV, Cantina dos Formandos e Grmio Estudantil, entre outras aes a revitalizao do jardim em frente ao internato e a construo de bancos formando um Espao Multidisciplinar e Lazer.
4. JUSTIFICATIVAS

Estamos em um ambiente escolar em que muitos alunos buscam uma melhor perspectiva de vida. Com uma orientao adequada, atravs deste projeto pretendemos estimular nossos alunos a estudar com prazer, conscientizando-os da necessidade de se valorizar o espao fsico. Contextualizar os problemas vivenciados por eles dentro e fora da escola e atravs da participao coletiva procurar solues criativas, a fim de se reconhecer como parte deste meio ambiente. Nesse sentido a educao que procuramos fundamentada na prtica social, inovando e conduzindo o aluno rumo autonomia, desenvolvendo nos indivduos a importncia de sua relao ao seu meio scio-cultural atravs de conhecimentos e habilidades necessrias ao seu cotidiano. E, portanto, existe a possibilidade de faz-la de forma mais humanizada, mais rica, considerando que todos podem atuar sobre a realidade que est posta e transform-la. A idia, segundo a coordenadora pedaggica do internato, Crislaine M. Duarte Gouveia, nasceu da observao de que o ambiente poderia ser mais alegre e estimulante para a comunidade escolar, e assim agregar o belo ao nosso cotidiano por meio de algumas iniciativas que esto sendo desenvolvidas pelo projeto de Humanizao. Humanizar, nesse sentido, significa deixar o espao mais alegre, e aproveitamos o perodo inverso em que estudam oportunizando o acesso a atividades educativas, culturais e esportivas na escola. Se no nos conscientizarmos em relao aos alunos e as condies em que vivem, por se tratar de uma escola com regime de internato, a falta dessa ateno acabar repercutindo na qualidade de vida. Portanto, deve-se desenvolver um sentimento de pertencimento na relao que todos os envolvidos nesse processo possuem com o meio onde vivem.

COLGIO AGRCOLA ESTADUAL DO NOROESTE - CAEN CARACTERIZAO DO PROJETO


5.

OBJETIVOS

Busca-se atravs desse projeto provocar uma educao mais participativa, uma proposta pedaggica mais dinmica e comprometida com nossos objetivos, de termos uma escola de qualidade. Tem como objetivos: OBJETIVO GERAL - Promover a escola como espao de educao em prol do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana; - Promover o envolvimento de toda a equipe de educadores juntamente com os alunos a participarem mais ativamente do dia-a-dia da Escola; - Melhoria da qualidade de vida dos alunos; - Formao de um cidado, capaz de contribuir ativamente com as mudanas scio-culturais necessrias para a construo de uma sociedade mais tica e digna; - Promover no aluno o envolvimento e inseri-lo no mudo da cultura; - Criar vnculos entre o aluno e a escola. OBJETIVO ESPECFICO - Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito; - Criar oportunidades de lazer para os estudantes, diminuindo seu tempo ocioso; - Trabalhar em grupo, melhora do convvio (esprito grupal); - Despertar a criatividade; - Desenvolver a sensibilidade artstica; - Estar ligado no mundo da cultura; - Criao de uma ampla e diversificada programao cultural e esportiva possibilitando que essas datas constituam o calendrio cultural da escola. - Trabalhar a interdisciplinaridade.

6. METAS

Planejamento, organizao; direo e concluso da Rifa; Criao de uma Sala de Msica; Reforma e decorao da Cantina dos Formandos; Integrao da Sala de Jogos com a sala de TV (meninos) - reforma e decorao; Reforma e decorao da sala de TV (meninas); Reforma e decorao do Grmio Estudantil; Criao de uma Academia; Revitalizao do jardim em frente ao Internato; Construo de bancos formando em frente ao Internato um Espao Multidisciplinar e Lazer;

COLGIO AGRCOLA ESTADUAL DO NOROESTE - CAEN CARACTERIZAO DO PROJETO


Implementao de Cursos de Aula de Dana; Realizao de Gincanas; Realizao de Jogos (campeonatos internos); Alm de todos esses benefcios, espera-se tambm que ocorra um incentivo direto na produo cultural, artstica e musical de nossa escola, cidade ou at mesmo regio.
7. MTODOS

O trabalho se pautou nas observaes ocorridas no dia-a-dia, respectivamente, em uma escola tcnica profissionalizante com regime de internato, na cidade de Diamante do Norte, totalizando 3 (trs) meses. Para analisar o ambiente, foram observadas interaes sociais de toda comunidade escolar, pesquisa de campo, e finalmente a anlise dos dados, considerando as relaes aluno-escola que culminaram num relatrio final. importante mencionar que o pblico atendido por esta escola constitudo por alunos que pretendem adquirir um conhecimento tcnico que possibilite uma excelente atuao profissional. So alunos de classe baixa e mdia, que desejam aperfeioar e aprender conhecimentos tcnicos, e assim, almejarem uma nova oportunidade de vida no campo pessoal, profissional e financeiro. Procurando atenuar ou at mesmo eliminar as dificuldades identificadas, ser desenvolvido e implantado o projeto de humanizao, aps aprovao da Direo.
8.

INDICADORES Quantidade de eventos a serem implantados; Nmero de alunos para serem assistidos pelo projeto; e Quantidade de salas a serem desenvolvidas no projeto.

9.

CONTRAPARTIDA INSTITUCIONAL (INFRA-ESTRUTURA, PESSOAL, RECURSOS) Este projeto ser sediado no Colgio Agrcola Estadual do Noroeste CAEN que dispe da seguinte estrutura: Professores, Funcionrios e Alunos; Computador; Internet; Materiais em geral (pincel, tinta, etc.); Espao fsico disponvel (salas de aula) para implantao do projeto.

10. PLANO DE INFORMAO / DIVULGAO DO PROJETO

Os planos, resultados e concluses obtidos sero divulgados em edital, salas de aulas e assim apresentados a toda comunidade escolar.

COLGIO AGRCOLA ESTADUAL DO NOROESTE - CAEN CARACTERIZAO DO PROJETO


11. PRAZO DE DURAO / CRONOGRAMA RESUMIDO (mensal, especificando as atividades)

Agosto de 2011 Apresentao da proposta feita pela Coordenadora Pedaggica do Internato junto comunidade escolar quanto elaborao e execuo do Projeto Humanizao do Internato; Compilao de dados a partir da pesquisa de campo junto aos alunos sobre a melhoria da qualidade de vida no ambiente escolar; Anlise de dados preliminares; Elaborao do plano de ao; Elaborao e implementao de uma Rifa;

Setembro de 2011 Engajamento de todos os envolvidos no projeto para a execuo da Sala de Msica; Confraternizao de todos os envolvidos num Luau de inaugurao da Sala de Msica; Aquisio de Mesa de Sinuca para nova Sala de Jogos / TV; Engajamento de todos os envolvidos no projeto para a reforma e decorao da Sala de Jogos / TV (meninos); Engajamento de todos os envolvidos no projeto para a reforma e decorao do Espao Feminino TV; Engajamento de todos os envolvidos no projeto para a reforma e decorao do Grmio Estudantil; Compilao atravs de doaes e compra de equipamentos de ginstica/musculao necessrios para Academia; Engajamento de todos os envolvidos no projeto para a criao de sala e decorao da Academia;

Outubro de 2011 Engajamento de todos os envolvidos no projeto para a criao de sala e decorao da Academia; Engajamento de todos os envolvidos no projeto na implementao de Cursos de Aula de Dana; Engajamento de todos os envolvidos no projeto para revitalizao do Jardim em frente ao Internato; Engajamento de todos os envolvidos no projeto para construo de bancos formando em frente ao Internato um Espao Multidisciplinar e Lazer; Engajamento de todos os envolvidos no projeto na realizao de Gincanas; Engajamento de todos os envolvidos no projeto realizao de Jogos (campeonatos internos);

Novembro/Dezembro de 2011 Confraternizao de todos os envolvidos no projeto a definir o local; Anlise final e discusso dos resultados preliminares; Comparao dos resultados com proposta inicial de projeto; e

7 Elaborao do relatrio final do projeto.

COLGIO AGRCOLA ESTADUAL DO NOROESTE - CAEN CUSTO DO PROJETO

1.

TTULO

Projeto de Humanizao do Internato (Sala de Msica Sala de TV / Jogos Academia Aula de Dana Luau de Confraternizao Jogos Gincana Espao Multidisciplinar e Lazer, entre outras aes).

2.

MATERIAL DE CONSUMO DESCRIO QTDE 1 1 1 1 1 1 1 1 2 2 1 1 1 1 2 1 6 4 VALOR UNITRIO R$ R$ R$ 47,00 47,50 6,79 VALOR TOTAL R$ R$ R$ 47,00 47,50 6,79

Tinta Roxo Tinta de Piso Cera em pasta Kit Boticrio Prmio da Rifa Caixa de Ferramenta (+ Kit de ferramentas) Aparelhos de Musculao (esteira, remador, abdominal) Mesa de Bilhar gua Raz Trincha Rolo de Espuma Atlas Tinta Automotiva Esmalte Preto Tinta Automotiva Esmalte Cinza Tinta Esmalte Preto Tinta Esmalte Vermelha Thinner Real Plsticos Cabedal de Fixao Cola Glitter

R$ 189,00 R$ 120,00 R$ 350,00 R$ 800,00 R$ R$ R$ 6,50 3,20 3,50

R$ 189,00 R$ 120,00 R$ 350,00 R$ 800,00 R$ R$ R$ 6,50 6,40 7,00

R$ 24,00 R$ 24,00 R$ 12,80 R$ 12,80 R$ 8,00

R$ 24,00 R$ 24,00 R$ 12,80 R$ 12,80 R$ 16,00 R$ 29,21 R$ 53,40 R$ 7,00

R$ 29,21 R$ R$ 8,90 1,75 TOTAL

R$ 1.759,40

COLGIO AGRCOLA ESTADUAL DO NOROESTE - CAEN CUSTO DO PROJETO


3.

MATERIAL PERMANENTE DESCRIO QTDE. 1 1 1 VALOR UNITRIO R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 VALOR TOTAL R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00

Computador Impressora Papel Sulfite

TOTAL
4.

R$ 0,00

DESPESAS DE VIAGENS DESCRIO QTDE. VALOR UNITRIO R$ 0,00 TOTAL VALOR TOTAL R$ 0,00 R$ 0,00

5.

CUSTO PARCIAL R$ 1.759,40

6.

OUTRAS DESPESAS R$ 0,00

CUSTO TOTAL DO PROJETO R$ 1.759,40

7.

CRONOGRAMA FINANCEIRO RESUMO DOS GASTOS NO PERODO CUSTO TOTAL DO PROJETO R$ 1.759,40 R$ TOTAL 0,00

CUSTO PARCIAL OUTRAS DESPESAS

R$ 1.759,40

Anda mungkin juga menyukai