Anda di halaman 1dari 2

NOME:

AVALIAO DE BIOLOGIA DATA:

1 ANO E.M.

56 Certo pssaro extrai as sanguessugas das proximidades dos dentes do crocodilo africano. Este permite que a ave se introduza em sua boca para realizar as buscas. Tal tipo de relao conhecido como: a) Mutualismo. e) Competio. b) Comensalismo. c) Predatismo. d) Parasitismo.

57 O oxignio acompanha o carbono em quase todas as suas peregrinaes. Considerando o esquema, analise as afirmativas a seguir:

I. Durante o processo de fotossntese, parte do oxignio que forma a camada de oznio consumida, o que causa o aquecimento global e o efeito estufa.
II. Na atmosfera, o carbono est combinado com o oxignio, formando os gases CO e CO2, predominantemente. III. As molculas de gua que so degradadas na fotossntese liberam a principal fonte de oxignio do ar. Marque a alternativa correta: A Apenas a proposio I verdadeira. B Apenas as proposies I e II so verdadeiras. C Apenas a proposio II verdadeira. D Apenas as proposies II e III so verdadeiras. E NDA 60 No trajeto de um rio, localizou-se um ponto de despejo de esgoto domstico, como mostrado nesta figura: Para avaliar se a extenso das conseqncias desse despejo, foram feitas medies do oxignio dissolvido e a contagem das bactrias encontradas em amostras de gua coletadas nos pontos I, II, III e IV. Considerando-se essa situao, correto afirmar que, entre as seguintes previses, a mais provvel a de que: A o numero de bactrias ser igual nos pontos I e II. B a taxa de oxignio no ponto III ser menor que no ponto II. C o numero de bactrias no ponto IV ser maior que no ponto II D a taxa de oxignio ser semelhante nos pontos I e IV. E a taxa de oxignio em todos os pontos ser a mesma.

NOME:

AVALIAO DE BIOLOGIA DATA:

1 ANO E.M.

58 Observe a figura abaixo e responda: O contedo do texto apresenta: O contedo do texto apresenta: I. Uma relao presa-predador, na qual uma espcie se beneficia usando a outra como fonte de alimento. II. Uma relao de competio intraespecfica com benefcio apenas para uma espcie. III. As moscas como seres de um nvel trfico de maior energia que os sapos. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta : A II E III D II
Revista Mnica, n 194.

B I E III EI

C I E II

59 Nos dias atuais, entre tantos avanos tecnolgicos, um problema antigo persiste: o saneamento bsico no pas. A figura abaixo, retrata a situao precria em que se encontram, em pleno sculo XXI, municpios e regies do Brasil. De acordo com o problema indicado e com a anlise do grfico, incorreto afirmar: A Um dos problemas gerados pela falta da coleta adequada do esgoto domstico so as inmeras doenas causadas por protozorios, cuja profilaxia depende em grande parte das medidas de saneamento bsico. B O despejo de esgotos sanitrios em rios e mares hoje uma das principais fontes de poluio dos mananciais, comprometendo a qualidade das guas e a sobrevivncia dos organismos aquticos. C Aliado ao despejo inadequado do esgoto, outro grave problema ambiental a produo de lixo, a qual pode poluir o solo, o lenol fretico e o ar, alm de propiciar condies para proliferao de doenas. D Segundo os dados apresentados no grfico, a regio Norte do pas a que apresenta o quadro mais crtico quanto ao saneamento bsico, no entanto, a problemtica insignificante quando comparada com as demais regies. E NDA

Anda mungkin juga menyukai