Anda di halaman 1dari 2

Os vrus da influenza, pertencem famlia Orthomyxoviridae e so denominados por A, B e C, sendo espcie mais estudada de vrus associado ao homem.

. O vrus do tipo B infecta humanos (gripe sazonal) e causa pequenas epidemias, enquanto o vrus C no epidmico. O do tipo A causa grandes epidemias, infectando humanos, aves e outros mamferos. Tipicamente, as propriedades antignicas dos vrus tipo A variam a cada ano, o que acarreta uma incapacidade do organismo hospedeiro em manter uma resistncia duradoura. O vrus da gripe tipo A possui um genoma formado por uma cadeia de RNA de fita simples, formada de oito segmentos, cada um correspondente a um gene. Cada sorotipo determinado pelas protenas hemaglutinina (H) codificadas pelos segmentos 4- e neuraminidase (N) pelo segmento 6. O sorotipo H1N1, causador da gripe A em 2009 ( vrus influenza pandmico ), surgiu devido a alteraes de formas virais j presentes na espcie humana, por modificaes de sua estrutura antignica, sem grande novidade em termos evolutivos. (PEDROSO ET AL, 2010) Circulando entre humanos provavelmente desde antes de 1900, e seguramente desde 1918, o Influenza H1N1 possui uma longa histria entre a humanidade. Seu ciclo anual, com picos de gripe durante o perodo de inverno, principalmente em pases de clima temperado.Capaz de infectar tambm aves e porcos, ele possui uma extensa troca de genes entre estes hospedeiros e por diversas vezes este foi um evento desencadeador de pandemias. Em 1918, durante a Primeira Guerra, o H1N1 causou a chamada Gripe Espanhola. Durante um perodo de cerca de 1 ano, pelo menos 40 milhes de pessoas morreram de gripe e complicaes respiratrias, o maior nmero de mortos por uma doena em um perodo to curto. Aps este evento, o H1N1 continuou circulando entre humanos, porm causando gripes muito menos severas, uma vez que a maioria das pessoas j possuia algum grau de imunidade contra ele. No ano de 1957, aps se rearranjar com um vrus avirio, adquiriu entre outros genes uma nova Hemaglutinina e Neuraminidase, que deram o nome a esta nova linhagem de H2N2. Com isso, o vrus deixou de ser reconhecido pelo

sistema imune da populao e causou uma nova pandemia, retirando de circulao o H1N1. Em 1968, 11 anos depois, um outro rearranjo introduziu uma nova Hemaglutinina, chamada de H3. O H3N2, indito em humanos, foi capaz novamente de causar uma pandemia. Desta vez, menos severa, pois a Neuraminidase ainda era reconhecida por anticorpos nas pessoas. Em 1977, uma nova linhagem de H1N1 foi introduzida na populao, muito similar ao vrus circulante em 1950. Os 26 anos fora de circulao foram suficientes para que uma parte grande das vtimas no tivesse imunidade contra ele, e uma nova pandemia se seguiu. Ambos os vrus Influenza, o H3N2 e o H1N1, circulam e causam ciclos anuais de gripe at hoje. So os principais componentes das vacinas sazonais. Eles tm trocado genes entre si e com vrus sunos, nos chamados rearranjos, e no ano de 2009 duas linhagens de vrus sunos, um circulante desde 1918 e outro rearranjado com um vrus avirio e outro humano, se rearranjaram dando origem ao Influenza A (H1N1). Com novas Hemaglutinina e Neuraminidase de origem suna, este Influenza foi capaz de circular e ser transmitido com mais rapidez do que o H1N1 humano, e causou uma nova pandemia.

Anda mungkin juga menyukai