Anda di halaman 1dari 91

UNIVERSIDADE DE SO PAULO ESCOLA DE EDUCAO FSICA E ESPORTE

AJUSTES CARDIOVASCULARES E RESPIRATRIOS DO MERGULHO EM APNIA

Frederico Lopes Rodrigues Torres

SO PAULO 2004

AJUSTES CARDIOVASCULARES E RESPIRATRIOS DO MERGULHO EM APNIA

FREDERICO LOPES RODRIGUES TORRES

Monografia apresentada ao Departamento de Esporte da Escola de Educao Fsica e Esporte da Universidade de So Paulo, como requisito parcial para a obteno do grau de Bacharel em Esporte.

ORIENTADOR: PROF. DR. PAULO RIZZO RAMIRES

RESUMO

AJUSTES CARDIOVASCULARES E RESPIRATRIOS DO MERGULHO EM APNIA

Autor: FREDERICO LOPES RODRIGUES TORRES Orientador: PROF. DR. PAULO RIZZO RAMIRES

O mergulho em apnia uma atividade milenar, com nmero crescente de adeptos leigos e profissionais. Devido ao crescimento do turismo, o tamanho da costa do Brasil, e prtica desta atividade em clubes e lagos vlido o aprendizado mais profundo desta atividade. Este esporte provoca diversos ajustes cardiovasculares e respiratrios necessrios para regular a homeostase do organismo a altas presses e baixas temperaturas ao mesmo tempo. O mergulhador deve conhecer a tcnica, estar bem fisicamente e ter conscincia corporal. O estudo das propriedades fsicas do meio lquido em interao com o corpo humano auxiliador para a prtica. Leis dos gases, e anatomia do mergulho so focos importantes para o iniciante evitar os riscos. A imerso do rosto e apnia so estimuladores do reflexo de imerso, que causa bradicardia, vasoconstrio perifrica redirecionando o sangue para os rgos vitais, aumento da presso arterial e conservao de O2. Durante o mergulho, ocorrem ajustes no sistema respiratrio para proteo contra alta presso, melhor aproveitamento de O2 e aumento da capacidade de suportar CO2. E, no sistema cardiovascular ocorrem ajustes para aumento no tempo de mergulho em apnia e conservao de O2. Os ajustes ocorridos durante o mergulho so mais evidenciados em indivduos treinados em humanos, e, em animais marinhos mais evidenciados. um esporte bastante interessante que promove ajustes fisiolgicos que podem ser teis para atletas de outras modalidades, desde que haja um acompanhamento especializado.

I. INTRODUO

A atividade de mergulho livre em apnia consiste basicamente do indivduo encher os pulmes com o ar ambiente (inspirao profunda) na fase pr-mergulho ainda na superfcie dgua, prender a respirao (apnia) e imergir totalmente o corpo na gua. Aps atingir o ponto de ruptura da apnia, o mergulhador submerge e atinge a superfcie para realizar uma nova inspirao. O mergulho em apnia uma atividade fsica capaz de expor o corpo a altas presses e a baixas temperaturas ao mesmo tempo (LIN, 1988; FERRETTI, 2001; FERRETTI & COSTA, 2003). Devido ao fato do mergulho muitas vezes representar um grande desafio para a homeostase do organismo, consideramos fundamental para uma prtica de mergulho segura, que o mergulhador tenha um bom conhecimento dos efeitos fsicos e fisiolgicos decorrentes da exposio do seu organismo ao meio lquido e sem a possibilidade de respirar. Alm disso, fundamental que o indivduo esteja em perfeito estado de sade, tenha uma boa conscincia corporal e realize o mergulho atravs de tcnicas estabelecidas, e principalmente, obedea aos seus limites fsicos e psicolgicos. Por ser uma atividade com um nmero considervel de praticantes e com um mercado de trabalho em expanso para os profissionais da rea de esporte recreativo e competitivo, devido a grande costa brasileira e ao aumento do ecoturismo em reas com rios e lagos no interior, realizamos esta reviso da literatura buscando trazer um maior conhecimento sobre os ajustes cardiovasculares e respiratrios desencadeados tanto pela realizao da apnia isoladamente como do mergulho em apnia. Esta reviso de literatura foi realizada atravs da busca informaes cientficas em revistas e livros didticos sobre fisiologia, bem como de artigos em revistas eletrnicas e

informaes em stios (sites) da internet. Primeiramente, buscou-se caracterizar as diferentes formas de mergulho e os feitos extraordinrios dos mergulhadores profissionais. Em seguida, caracterizamos os efeitos fsicos decorrentes do aumento da presso hidrosttica sobre o corpo do mergulhador e os principais cuidados para se evitar acidentes. A parte principal do trabalho versa sobre os reflexos cardiovasculares do mergulho em apnia, uma vez que consideramos que a compreenso destes ajustes fisiolgicos importante para que os profissionais da rea de Esporte programem atividades de mergulho levando em considerao o aspecto metablico e cardiovascular envolvidos na atividade de mergulho. Alm disso, a compreenso dos ajustes fisiolgicos do mergulho tem sido de muito interesse por atletas de outras modalidades como surfistas, nadadores, jogadores de plo aqutico e nado sincronizado, uma vez que os ajustes fisiolgicos e prtica de tcnicas de mergulho podem contribuir para a melhora do desempenho fsico nestas modalidades. O desempenho no mergulho influenciado pelo treinamento fsico e de suas tcnicas. Deste modo, o conhecimento dos ajustes fisiolgicos auxilia na pratica segura desta atividade. Muitos casos de bitos so registrados nesta atividade, devidos principalmente falta de conhecimento dos riscos, como a hiperventilao precedendo o mergulho (BOVE & DAVIS, 1990; CRAIG, 1976; EDMONDS & WALKER, 1999). Por outro lado, diversas tcnicas de autoconhecimento corporal e de interao com o meio lquido so auxiliadoras da melhor performance. Assim, o mergulhador deve buscar um bom nvel de relaxamento e estar bastante ciente e concentrado nos ajustes que o seu corpo ir sofrer durante o mergulho para realizar um melhor desempenho no mergulho e, principalmente, no comprometer a sua sade fsica e mental.

Finalmente, esperamos que esta reviso sobre os efeitos cardiovasculares e respiratrios do mergulho em apnia possa ser usada como material de estudo por alunos e profissionais da rea de esporte e de educao fsica.

2. REVISO DE LITERATURA

2.1 Histria do mergulho em apnia

O mergulho em apnia uma atividade que exige somente as capacidades fsicas do praticante sem utilizao de aparelhos. J o mergulho autnomo ou SCUBA (self contained underwater breathing apparatus) utiliza gs pressurizado para que o indivduo inale o ar e consiga ficar por um maior tempo dentro da gua. O mergulho em apnia a tcnica mais antiga de mergulho, h relatos histricos de atuao de mergulhadores em apnia de 2000 anos atrs, descrevendo a atividade de mergulhadores de esponjas na Grcia, mergulhadores de prolas no Golfo Prsico e ndia, e mergulhadores de alimento marinho da Coria do Sul e Japo (RANH, 2004). Apesar de diferentes tcnicas empregadas pelos grupos em cada regio, no geral havia poucas diferenas. Descendo auxiliados por pesos, e subindo com o auxlio de cordas. As tcnicas eram similares s dos dias atuais, levando em considerao a evoluo tecnolgica de nossa era. O mergulho em apnia chegou a ser considerado uma profisso reconhecida em batalhas navais no passado. Mergulhadores eram contratados para enfraquecer as defesas inimigas realizando ataques nos portos durante o cerco de Tyre (333 a.C.) e Syracuse (415 a.C.) (RANH, 2004). Segundo PIPIN (2004),o fato que realmente marcou o incio dos mergulhos em profundidade foi a atuao de um mergulhador de esponjas grego chamado Yorgos Haggi Statti. Em 1911, prximo ilha de Karphatos no Mar Egeu, um barco da marinha italiana chamado Regina Marguerita foi atingido por forte tempestade, arrastando a ncora do

barco, rompendo a corrente e quebrando o mastro do barco. A ncora ficou perdida a ~77 metros. Depois de dias tentando recuperar a ncora sem xito, o capito do barco resolveu chamar os mergulhadores de esponjas que tinham certa fama de bons mergulhadores e ofereceu uma recompensa a quem conseguisse a meta. Dentre os mergulhadores estava Yorgos Haggi Statti, que garantia que conseguia mergulhar at 100 metros e prender a respirao por 7 minutos. Ele se ofereceu pelo trabalho em troca de 5 libras esterlinas e a permisso para pescar com dinamite (algo reservado somente para a marinha da Itlia). Devido sua insignificante aparncia, o comandante do barco obrigou-o a submeter-se a uma bateria de exames antes de mergulhar. Concluram que Yorgos Haggi Statti tinha enfisema pulmonar e que ele no deveria realizar os mergulhos. Contrariando as recomendaes ele mergulhou 3 vezes no dia para ~77m, onde teve de localizar a ncora, amarr-la corda e finalizar o trabalho, sendo puxado pela tripulao ao final de cada mergulho. Alm de tudo, Yorgos Haggi Statti criou a tcnica de descida com os ps primeiro, sendo esta tcnica utilizada nos dias de hoje. Desde ento muitos mergulhadores vm treinando arduamente para superar os recordes nas diferentes modalidades do mergulho em apnia com fins competitivos. E tambm, muitos fisiologistas vm estudando estes atletas com o intuito de melhor entendimento dos seus ajustes fisiolgicos proporcionados principalmente condies extremas. Em 1976, aps inmeras quebras de recordes sucessivas e fortes disputas entre os apnestas, um francs chamado Jacques Mayol superou a barreira dos 100 metros de profundidade descendo com a cabea voltada para baixo na categoria no limits, marcando a histria do mergulho livre.

Em 1959 foi fundada a CMAS (Confdration Mondiale des Activits Subaquatiques), entidade reconhecida pelo Comit Olmpico Internacional. E, em 1992 foi criada a AIDA (Association Internationale pour le Dveloppement de l' Apne). Hoje em dia o mergulho em apnia uma modalidade esportiva bastante praticada que possui um aumento crescente no nmero de praticantes, sejam eles, praticantes recreativos (com o forte advento do turismo ecolgico), profissionais (pescadores por todo o mundo), competitivos (quebra de recordes de profundidades) e utilizao do mergulho em apnia para treinamento de outras modalidades esportivas (surfistas, nadadores, atletas de nado sincronizado).

2.1.1 Equipamentos e categorias

Levando em considerao que em todos os esportes h uma grande evoluo na qualidade dos equipamentos necessrios para a prtica, no mergulho em apnia no diferente. A utilizao de pesos (lastros) para empurrar os mergulhadores at o fundo, e, depois a subida auxiliada por corda sendo puxado por pessoas em barcos um costume bastante antigo. Facilitando a descida e a subida, diminuindo o gasto energtico e o tempo no fundo. Alm de utilizao de lastros, mergulhadores criaram nadadeiras colocadas nos ps que auxiliam no deslocamento na gua. As mscaras que cobrem os olhos e o nariz so bastante frequentes em praticantes. No passado, mergulhadores apnestas costumavam se proteger do frio com roupas de algodo. Mas, nos dias de hoje so utilizadas roupas de neoprene bastante tecnolgicas

(revestidas de Titnio, finas ou grossas, adequadas para a temperatura da gua a ser enfrentada) que so isolantes trmicos muito eficientes para gua gelada. At mesmo a utilizao de roupas que proporcionam maior velocidade e reduo no gasto energtico caracterizam o desenvolvimento de tcnicas de auxlio no mergulho para atingir recordes (FERRETI, 2001). O mergulho em apnia possui diferentes categorias competitivas divididas em estticas, dinmicas e de profundidade: 1) apnia esttica o atleta deve ficar com o corpo e face submersos em apnia pelo maior tempo possvel, normalmente realizado em piscinas; 2) apnia dinmica sem nadadeiras consiste na obteno de maior distncia de deslocamento em dada profundidade sem utilizao de nadadeiras, normalmente realizado em piscinas; 3) apnia dinmica com nadadeiras consiste na obteno de maior distncia de deslocamento em dada profundidade com a utilizao de nadadeiras, normalmente realizada em piscinas; 4) lastro constante com nadadeiras consiste na descida at uma profundidade previamente anunciada e retorno at a superfcie, utilizando nadadeiras, e, o mergulhador deve realizar toda a prova com o prprio peso (sem utilizao de lastros); 5) lastro constante sem nadadeiras consiste na descida at uma profundidade previamente anunciada e retorno at a superfcie, sem utilizar nadadeiras, e, o mergulhador deve realizar toda a prova com o prprio peso (sem utilizao de lastros); 6) imerso livre consiste na descida at uma profundidade previamente anunciada e retorno at a superfcie, sem utilizar nadadeiras, e, o mergulhador deve realizar toda a

prova com peso constante (sem utilizao de lastros), porm, ele pode utilizar um cabo guia para tracionar na descida e na subida; 7) lastro varivel consiste na descida at uma profundidade previamente anunciada com o auxlio de um tren (sledge) e subida utilizando nadadeiras e/ou tracionando um cabo guia; 8) no limits consiste na descida at uma profundidade previamente anunciada com o auxlio de um tren (sledge) ou pesos e subida com o auxlio de um balo de ar.

Tabela 1 Tabela de recordes de diferentes categorias do mergulho em apnia (AIDA ,2004)


DISCIPLINA CATEGORIA : Apnia Esttica Feminino Apnia Esttica Masculino ATLETA DISCIPLINA ESTTICA Lotta ERICSON (Sucia) Martin STEPANEK (Repblica Tcheca) RECORDE 6'31" 8'06" 8'47" 104m DATA GUA LUGAR Limassol (Chipre) Miami, Florida (EUA) Hamburg (Alemanha) Huy (Blgica) Aarhus (Dinamarca) Limassol (Chipre) Randers (Dinamarca) RECONHECIMENTO AIDA AIDA Processo do doping positivo em progresso AIDA

19/06/2004 Piscina 03/07/2001 Piscina 11/06/2004 Piscina 25/04/2004 25m Piscina 25m Piscina 50m Piscina 50m Piscina

> PENDENTE Tom SIETAS < (Alemanha) CATEGORIA : DISCIPLINAS DINMICAS Apnia Renate DE BRUYN Dinmica (Holanda) sem nadadeiras Feminino Apnia Stig Aavall SEVERINSEN Dinmica (Dinamarca) sem nadadeiras Masculino Apnia Johanna NORDBLAD Dinmica (Finlndia) com nadadeiras Feminino Apnia Peter PEDERSEN Dinmica (Dinamarca) com nadadeiras Masculino DISCIPLINAS DE CATEGORIA : PROFUNDIDADE Lastro Mandy-Rae CRUICKSHANK Constante (Canad) Feminino Lastro Martin STEPANEK Constante (Republica Tcheca) Masculino Lastro Mandy-Rae CRUICKSHANK Constante sem (Canad) nadadeiras Feminino Lastro Herbert NITSCH Constante sem (Austria) nadadeiras Masculino Imerso Livre Annabel BRISENO Feminino (EUA) Imerso Livre Martin STEPANEK Masculino (Repblica Tcheca) Lastro Varivel Tanya STREETER Feminino (EUA) Lastro Varivel Patrick MUSIMU Masculino (Blgica)

166m

19/07/2003

AIDA

158m

14/06/2004

AIDA

200m

18/07/2003

AIDA

-78m -103m -41m

21/03/2004 10/09/2004 01/09/2003

Mar Mar Mar

Grand Cayman (Ilhas Caiman) Spetses Island (Grcia) Vancouver, BC (Canad) Spetses Island (Grcia) Kona, Hawaii (EUA) Grand Cayman (Ilhas Caiman) Providenciales (Turks e Caicos) Playa del Carmen (Mxico) Providenciales (Turks e Caicos) Nice (Frana)

AIDA AIDA AIDA

-66m

12/09/2004

Sea

AIDA

-71m -102m -122m -120m -160m -162m

15/11/2003 23/03/2004 19/07/2003 12/11/2002 17/08/2002 20/10/2002

Mar Mar Mar Mar Mar Mar

AIDA AIDA AIDA AIDA AIDA AIDA

No limits
Feminino

Tanya STREETER (EUA) Loc LEFERME (Frana)

No limits
Masculino

2. 1. 2 Descidas de cabea para baixo e para cima

Um fator muito importante que ajudou muito o mergulhador grego Yorgos Haggi Statti a realizar o seu feito foi a tcnica que utilizou descendo com a cabea para cima. Uma particularidade da categoria no limits que a descida muito veloz chegando a grandes profundidades, e todos ajustes acontecem rapidamente, porque o aumento da presso sbito. Uma descida a 100 metros demora ~2 minutos, sendo que o tempo no fator limitante, mas sim, a profundidade. O mtodo tradicional da Europa era a descida com a cabea para baixo, mas esta tcnica tem vrios fatores negativos. O mergulhador PIPIN (2004) relatou alguns fatores negativos das descidas de cabea para baixo e fatores positivos das descidas de cabea para cima. Pipin um exmio mergulhador cubano ex-recordista mundial que realizava descidas com a cabea para baixo na categoria no limits. Depois de certo tempo mergulhando desta forma teve a oportunidade de conhecer Umberto Pelizzari (mergulhador italiano ex-recordista mundial), e o viu treinando na categoria no limits com um equipamento que proporcionava descidas com a cabea para cima, e lembrou o que tinha lido sobre o feito de Yorgos Haggi Statti descendo com a cabea para cima. Pipin perguntou a Umberto Pelizzari e seu treinador se poderia utilizar o equipamento para fazer um teste, e depois de muita insistncia cederam uma oportunidade de teste a Pipin. Uma das muitas prticas explicaes de PIPIN (2004) da causa da descida ter sido to fcil que o ser humano foi designado e programado perfeitamente a realizar todas

suas funes importantes na posio vertical de cabea para cima. E, ~70% da vida nesta posio, podendo considerar que at mesmo nos sonhos, ~90% das aes esto relacionadas a elementos nesta postura vertical. PIPIN (2004) fez uma relao da posio que boxeadores, judocas e caadores submarinos com a posio vertical de cabea para cima , e, estes sempre tentam manter esta posio para manter a confiana e equilbrio. Outra boa razo para a preferncia de descida para cima est na velha filosofia yoguica. Filosofia esta que diz que a melhor energia positiva (Yang) vem de cima e penetra pela cabea, Yang est flutuando no cu e transferido pelo Sol. A energia negativa (Inn) est localizada abaixo do corpo, grossa, pesada e escura. Ento, no mergulho em apnia deve-se descer com a cabea para cima para levar vantagem das energias positivas (PIPIN, 2004). PIPIN (2004) relatou algumas respostas fisiolgicas positivas da descida com cabea para cima: Quando o mergulho em apnia feito na posio de cabea para cima a presso hidrosttica afeta primeiramente a parte inferior do corpo, comeando com as pernas. A maior parte do plasma do sangue circulante est nas pernas e causa a mudana ou transferncia sangunea, que a translocao do sangue das artrias para os pulmes (PIPIN, 2004). A equalizao melhor quando feita com cabea para cima. Quando submersos em lquidos os gases sobem, e, na posio invertida os gases tendem a ir para os ps, e no para a cabea.

O corao perde 50% da eficincia muscular e potencial de bombeamento na posio invertida, at mesmo para os yogis que passam certo tempo estudando o corao e ficam bastante nesta posio. Quando o corao est invertido, ele perde a capacidade de sentimentos e sua significncia, transmitida pelos nervos. E, ao realizar o mergulho em apnia os sentimentos so importantes, antes e durante o mergulho as sensaes de alerta, vigilncia, segurana vm dos sentimentos. Ao realizar mergulhos em apnia na posio invertida (cabea para baixo) ocorre uma penalizao do corao e mente reduzindo o potencial humano ~40%. A descida com a cabea para cima foi uma das razes que Yorgos Haggi Statti conseguiu realizar o mergulho a ~77 metros em 1911 sem nenhum auxlio, sendo algo aceitvel e entendvel.

Descida: categoria imerso livre

Subida: categoria imerso livre

Descida: categoria no limits

Subida: categoria no limits

Fig. 1 Subidas e descidas nas categorias: imerso livre e no limits (RUMOAOABISMO, 2004)

2.2 Fsica do mergulho em apnia

Os humanos so animais terrestres que no tm como caracterstica principal adaptao ao meio lquido, ao mergulhar o contato com a gua total. Segundo BOVE & DAVIS (1990), diversas diferenas so encontradas nas propriedades fsicas e caractersticas entre os meios lquido e gasoso: 1) A gua tem maior densidade e viscosidade; 2) Propriedades ticas e acsticas diferem; 3) gua tem grau de condutividade do calor ~25 vezes maior que do ar, e este valor aumenta em guas correntes; 4) Gases respirados em grandes presses tm diferentes efeitos fisiolgicos. Os indivduos tm que saber lidar com essas diferenas dos meios ajustando corpo e mente para que haja uma melhor interao com o meio lquido.

2.2.1 Presso

Pode ser definida como quantidade de fora por unidade de rea. Uma atmosfera (atm) a quantidade de fora ou presso exercida em corpos pela atmosfera terrestre. No nvel do mar a presso de 760 mmHg. Devido a incompressibilidade da gua, a presso por ela exercida no corpo do mergulhador aumenta diretamente com a profundidade do mergulho. Essa presso no mergulhador provm do peso da gua (presso hidrosttica), que somado ao peso da atmosfera sobre a gua chamado de presso absoluta.

A cada 10 metros em submerso em gua doce a presso hidrosttica aumenta 1 atm, j que a gua do mar possui maior densidade que a doce, profundidades pouco menores so necessrias para atingir uma presso de 760 mmHg no mergulhador. Assim, no mar a 10 m de profundidade a presso de ~2 atm, a 20 m a presso de ~3 atm, a 30 m a presso de ~4 atm, e da por diante. Assim, fica evidenciado que um mergulho pode expor o corpo humano a elevadas presses, o que tem efeitos importantes sobre suas funes cardiovasculares e respiratrias. Alm disso, as mudanas podem ser muito bruscas dificultando o organismo de realizar ajustes adequados. Segundo McARDLE, KATCH & KATCH (1998), no corpo humano a maioria dos tecidos formada principalmente de gua, sendo incompressveis e no afetados pelo aumento da presso externa no mergulho. Porm, h cavidades cheias de ar (pulmes, vias respiratrias, seios da face e espaos do ouvido mdio) que so facilmente modificados, acarretando mudanas nos volume e presso dos gases a qualquer alterao na profundidade. Ento, o mergulhador precisa saber compensar mudanas tensionais que ocorrem com diferenas de presso para evitar prejuzos. Algo que pode ser ressaltado a ocorrncia de mergulhos em lugares no situados no nvel do mar, com o aumento da altitude ocorre o declnio exponencial da presso baromtrica. O oxignio faz parte de 21% do ar a qualquer altitude, porm, ao respirar em grandes altitudes, onde o ar mais rarefeito, o indivduo ingere menor quantidade de oxignio, saturando pouco as hemoglobinas arteriais, fadigando rapidamente, e, podendo at mesmo induzir problemas fisiolgicos, mdicos e sensoriais (HUEY & EGUSKITZA, 2001).

Sendo assim, o sujeito precisa estar bastante treinado e aclimatado para suportar estas condies ambientais impostas.

2.2.2 Gases do mergulho

O ar atmosfrico formado de nitrognio (79,1%), oxignio (20,9%), dixido de carbono (0,033%) e outros gases inertes, sendo muito importantes no mergulho em apnia. importante citar o gs monxido de carbono (CO), extremamente txico, que letal mesmo que em pequenas concentraes no organismo. Na gua os gases sofrem alteraes causadas pelas modificaes em temperatura, presso e volume. A mudana em qualquer destes fatores isoladamente provoca alterao nos outros fatores, pois, os trs esto proximamente ligados. Os gases possuem leis que retratam suas relaes: 1) Lei de Boyle Quando a temperatura constante, volume e presso dos gases varia diretamente, onde, o produto da presso pelo volume sempre constante (PV = K). Ento, temperatura e massa constante, o volume de gs inversamente proporcional presso exercida no gs. A Lei de Boyle pode ser escrita como PV = PV.

Fig. 2 Lei de Boyle (McARDLE, KATCH & KATCH, 1998)

2) Lei de Charles Se a presso constante, o volume dos gases varia diretamente com temperatura absoluta (V/T = V/T). E, se o volume mantido constante (recipiente rgido), a presso varia diretamente com a temperatura absoluta (P/T = P/T). A lei geral dos gases uma combinao das Leis de Boyle e Charles predizendo o comportamento de uma dada quantidade de gs quando mudanas podem ser esperadas em alguma ou todas as variveis (BOVE & DAVIS, 1990). A frmula da lei geral dos gases que indica relao na alterao dos gases : PV/T = PV/T.

3) Lei de Dalton A uma temperatura dada, a presso absoluta de uma mistura gasosa igual soma das presses parciais que teriam cada um dos gases se eles ocupassem sozinhos o volume total". Esta Lei importante no mergulho, pois, o ar que respiramos composto ao nvel do mar de aproximadamente 600 mmHg de nitrognio, 159 mmHg de oxignio, e, ~1 mmHg de dixido de carbono e outros gases, quando somados atingem 760 mmHg (1 atm). O fato de no ter somente um gs, mas sim uma mistura (dois, trs ou mais gases), implica no clculo da variao de presso de cada um dos componentes em todos momentos do mergulho. Esta Lei define que a presso parcial de um gs igual presso absoluta multiplicada pela porcentagem volumtrica desse gs na mistura. Exemplo: Ao nvel do mar (aproximado): Ar Oxignio = 20% Nitrognio = 80% P(presso absoluta)pO2 = 1X20/100 = ~0,2 atm PpN2 = 1X80/100 = ~0,8 atm

Em um mergulho a 40 metros de profundidade (P = 5 atm): Oxignio = 20% Nitrognio = 80% PpO2 = 5X20/100 = ~1 atm PpN2 = 5X80/100 = ~4 atm

Desta forma, a anlise da ao individual dos gases de uma mistura em funo de sua presso parcial torna-se necessrio, pois, a apario de sua toxicidade indica seu limite de emprego.

4) Lei de Henry Da mesma forma que os slidos se dissolvem na gua, os gases se dissolvem na gua e em outros lquidos (sangue). importante a anlise do comportamento dos gases comprimidos em relao aos tecidos do corpo. A durao e a profundidade (presso) do mergulho so importantes na dissoluo dos gases no corpo. Alm disso, a solubilidade dos gases tambm importante, pois, para gases diferentes a presses idnticas, o numero de molculas que entram e saem de um lquido determinado pela solubilidade de cada gs. A quantidade de gs que est para dissolver em um lquido a uma dada temperatura diretamente proporcional presso parcial daquele gs. Ento, quando a presso parcial de um gs dissolvido no lquido aumenta, a quantidade de gs dissolvido no lquido tambm aumenta. Ao se fazer uma analogia com o mergulho em apnia, mais nitrognio dissolvido no sangue e de l para os tecidos quando o mergulhador vai mais fundo desde que a presso do ar no corpo e a presso parcial do nitrognio no corpo esto aumentando. Se o indivduo fica numa menor profundidade, uma menor quantidade de N2 ser difundido nos tecidos. O tempo do mergulho tambm tem forte influncia na dissoluo de dos gases no sangue (N2), porm, o tempo de durao do mergulho em apnia relativamente curto, e, o tempo acaba no sendo to influente na dissoluo do N2. Quando o mergulhador sobe, o nitrognio extra nos tecidos deve ser removido via sangue e pulmes. Se o mergulhador sobe muito rpido, bolhas se formam nos tecidos e nas articulaes causando a doena descompressiva (BOVE & DAVIS, 1990).

2.2.3 Flutuao

Qualquer objeto colocado em lquido flutua ou afunda dependendo da densidade do objeto em comparao densidade do lquido. O princpio da flutuao estabelecido por Arquimedes estabelece que qualquer objeto total ou parcialmente imergido em lquido forado para cima (fora de empuxo) por uma fora igual ao peso do lquido deslocado pelo objeto (BOVE & DAVIS, 1990). A fora de flutuao de um fludo depende da sua densidade. A gua do mar exerce uma fora de flutuao maior (maior densidade) no mergulhador comparado gua doce. Assim, mergulhadores fixam mais lastro (peso que facilita submerso) ao corpo no mar. Durante a descida at o fundo no mergulho a presso aumenta gradativamente conforme a profundidade, e, os gases contidos no corpo do mergulhador tambm so comprimidos com a presso. Quando o indivduo est imerso na superfcie da gua a presso baixa comparada presso no fundo, assim, os gases do corpo do mergulhador ficam pouco comprimidos e a densidade do corpo do mergulhador fica mais baixa que o meio (gua) fazendo com que seu corpo flutue facilmente. No fundo a situao inversa, a alta presso comprime os gases do corpo do mergulhador e a densidade do corpo do mergulhador fica mais baixa que a da gua fazendo com que seu corpo afunde. Relacionando a flutuao com a prtica, possvel imaginar a trajetria de um mergulhador preste a atingir uma boa marca em profundidade. J na sada, na descida da superfcie est sofrendo ao da flutuao positiva porque os gases no corpo esto expandidos, e, h um certo gasto at atingir a flutuao negativa (gases comprimidos) para afundar rapidamente.

Ao chegar no fundo, com flutuao negativa aps ter descido muitos metros, o mergulhador no gasta mais energia para aumentar a profundidade, porm, tem de gastar grande quantidade de energia para desacelerar a descida e retomar a subida em flutuao negativa. De outra forma, aps ter conseguido subir com muito esforo superando a flutuao negativa. Prximo superfcie a flutuao do mergulhador positiva devido expanso dos gases, e, o trabalho do mergulhador relativamente baixo para subir poupando gasto energtico. A utilizao de lastros eficiente sada contra a fora de flutuao exercida pelo lquido no mergulhador, auxiliando significativamente na conteno dos gastos energticos na descida ao fundo. Porm, se a quantidade de lastro estiver acima do necessrio, o mergulhador realiza trabalho extra para se manter numa mesma profundidade e evitar o afundamento.

2.3 Anatomia para o mergulhador

No corpo humano h espaos ocupados por ar que so afetados por mudanas na presso. Os trs espaos importantes para mergulhadores so os seios da face, ouvidos e pulmes, alm do canal respiratrio (garganta) e dentes (GRAVER, 2003). Os seios da face formam espaos areos que diminuem o peso da cabea, e servem para esquentar e umidificar o ar inspirado, alm de secretarem muco para proteger o corpo da ao de germes. Os canais que ligam os seios da face s passagens nasais normalmente esto abertos, mas, se estiverem congestionados podem causar problemas. Quando os seios da face esto congestionados com muco e o indivduo vai mergulhar, ocorre uma grande

diferena de presso entre um seio da face e o meio, gerando uma diferena de presso entre os seios impedindo a equalizao da presso entre eles causando fortes dores no crnio.

Fig. 3 Seios da face (PUTZ et al., 2001)

Os pulmes so grandes sacos (parecidos com esponjas) localizados juntamente com o corao na cavidade torcica, cercados lateralmente pelas costelas e abaixo pelo diafragma que separa a cavidade torcica do abdmen. Este rgo consiste de muitos bronquolos e alvolos, veias sanguneas e capilares, e tecido elstico. Sua funo principal a permuta gasosa. Os pulmes transferem oxignio do ar para o sangue venoso e dixido de carbono do sangue para as cmeras alveolares, de onde expelido para a atmosfera. Com variaes na presso decorrentes das mudanas de profundidades, os gases contidos nos pulmes sofrem alteraes afetando diretamente a forma deste rgo. Nos ouvidos, h um espao areo atrs dos tmpanos chamado ouvido mdio. A presso no ouvido mdio precisa ser igual do ouvido externo para os tmpanos se moverem livremente. As trompas de Eustquio, que ligam o ouvido mdio garganta, proporcionam esta equalizao de presso do ouvido mdio com o externo. Se no ocorrer

a equalizao da presso nestes espaos pode haver leso nos tmpanos chamada barotrauma do ouvido mdio.

Fig. 4 Canal auditivo (PUTZ et al., 2001)

A faringe a abertura atrs das cavidades nasais e boca. Duas trompas de Eustquio se abrem nas laterais da faringe. A faringe termina no esfago ou tubo guia do estmago. E, a laringe, que contm as cordas vocais, epiglote e msculos necessrios para produo de sons. A epiglote ajuda a prevenir a entrada de corpos estranhos no tubo respiratrio. Quando alimento ou gua entra em contato com a epiglote, uma ao reflexa provoca o fechamento do canal respiratrio. Este reflexo permite somente a entrada de ar nos pulmes. As razes de alguns dentes molares superiores se prolongam a cavidades de seios da face, portanto, possvel sentir dores dentais em condies de alta presso. Aps a extrao dental deve haver uma recuperao do local e conseqente afastamento

temporrio do mergulho para evitar dores. H casos em que os dentes se quebram por culpa do diferencial de presso entre o meio externo e o espao deixado no dente em razo de uma obturao (material do dentista diferente do material dental original).

2.3.1 Manobras de equalizao do ouvido

Segundo BECKER & PARELL (2001), barotrauma definido como estrago do tecido resultado de efeito direto da presso. E, para um mergulhador evitar o barotrauma, a presso nos espaos ocupados por ar deve ser igualada presso ambiente. Assim, enquanto o mergulhador desce, a presso hiperbrica ao redor fora o sangue e os fluidos teciduais nos espaos ocupados por ar enquanto a presso ambiente realizada. Similarmente, a expanso dos gases presos causa o barotrauma de expanso, que pode ocorrer na ascenso. O barotrauma do ouvido mdio uma leso bastante comum no mergulho (livre e SCUBA). Isto ocorre mais comumente em mergulhadores novatos como resultado de tcnica imprpria de equalizao do ouvido mdio. Segundo KAY (2000) h vrias tcnicas de equalizao do ouvido mdio:

1) Tcnica mais simples As tcnicas mais simples e bsicas consistem de abrir a boca, engolir, mover a mandbula e inclinar a cabea. Essas tcnicas de equalizao do ouvido mdio funcionam com indivduos com trompas de Eustquio perfeitas e que nunca tiveram problemas com equalizao;

2) Manobra de Valsalva (Antonio Valsalva, 1700) Ao fechar as narinas com os dedos, se faz uma presso no trax. Isto , depois de fechar as narinas com os dedos, os msculos da face (regio da bochecha) devem estar contrados, ento, realiza uma expirao forada causando a pressurizao e equalizao. Esta tcnica a mais utilizada, e muitas pessoas a realizam sem saber para que serve. A manobra de Valsalva tem certas desvantagens como diminuio do retorno venoso para o corao e pode diminuir a presso sangunea se a fora prolongada;

3) Manobra de Frenzel (Herman Frenzel, 2 Guerra Mundial) As narinas so fechadas com os dedos e um esforo feito para realizar um som gutural (guh). Fazendo isso, ocorre a elevao do 1/3 posterior da lngua e o palato mole se elevar. Tcnica chamada de pisto da garganta (throat piston). O mergulhador est empurrando a lngua para cima. Esta manobra comprime o ar na regio posterior da garganta e a pressurizao ocorre nos tecidos grossos do nariz. Esta manobra pode ser praticada olhando o palato mole se mover com o auxlio de um espelho. E, esta tcnica pode ser feita at mesmo durante o ciclo respiratrio a qualquer hora e no inibe o retorno venoso. Pode ser repetida vrias vezes seguidas; 4) Manobra de Toynbee (Joseph Toynbee, 1800) Esta tcnica consiste no fechamento das narinas com os dedos enquanto engole. Os msculos da parte posterior da garganta abrem puxando as trompas de Eustquio e permitem que o ar passe se h gradiente presente. A manobra de Toynbee no recomendada para rpida descida, como no h margem de erro se as trompas de Eustquio no equalizam no primeiro erro. Se estiver ocorrendo a compresso do ouvido mdio, mais difcil de puxar as trompas de Eustquio para baixo;

5) Abertura voluntria do tubo ou Beance Tubaire Volontaire (Marinha da Frana, 1950) Esta uma difcil tcnica e poucas pessoas so aptas a faz-la. Consiste na contrao do palato mole enquanto os msculos da regio superior da garganta so empregados a puxar as trompas de Eustquio a abrir. uma tcnica similar tcnica de Frenzel, porm, no necessrio o fechamento das narinas com os dedos; 6) Manobra de Roydhouse (Noel Roydhouse) Esta tcnica similar tcnica de abertura voluntria do tubo, porm, ela possui uma ordem de contrao dos msculos necessrios para abertura do canal. As instrues so de contrao dos levantadores do palato e os msculos de tenso do palato. Isto levanta e anterioriza a vula palatina. Quando um indivduo consegue realizar estes passos metade da tcnica est feita. A segunda parte tencionar os msculos da lngua de tal forma a causar uma sensao de estalo de ocorrncia da abertura das trompas de Eustquio. At mesmo o deslocamento da mandbula pode ajudar para que est manobra seja mais efetiva;

7) Tcnica de Edmonds (Carl Edmonds) Esta tcnica consiste basicamente na combinao da Manobra de Valsalva ou da manobra de Frenzel com o movimento da mandbula ou inclinao da cabea para abrir mais efetivamente as trompas de Eustquio;

8) Tcnica de Lowry Outra tcnica de combinao, alguma manobra de pressurizao (Valsalva ou Frenzel) com o engolimento. Coordenao e prtica so requeridos para fechar as narinas

com os dedos, realizar uma presso e engolir ao mesmo tempo, mas, com todos estas tcnicas combinadas a tcnica global bastante eficiente;

9) Contoro Esta tcnica de combinao efetiva para alguns, e envolve fechamento das narinas com os dedos com uma leve presso (manobras de Valsalva ou Frenzel) na regio posterior da garganta.Desta vez a cabea se contorce para os lados. A tenso dos msculos da garganta ajuda a fazer esta uma manobra mais eficiente.

2.4 Sistema respiratrio

Segundo McARDLE, KATCH & KATCH (1998), o princpio fsico que explica a dinmica respiratria o gradiente de presso existente entre o ar ambiente e o ar dos pulmes. O fator significante nas mudanas no gradiente de presso so alteraes no volume pulmonar, precisamente, alteraes na cavidade torcica relacionadas musculatura respiratria. O sistema respiratrio dividido em duas partes: 1) Zona condutora formada por nariz e boca, laringe, traquia, brnquios, bronquolos e bronquolos terminais; 2) Zona transacional e respiratria formada por bronquolo respiratrio, ducto alveolar e saco alveolar (McARDLE, KATCH & KATCH, 1998).

Fig. 5 - Sistema respiratrio (PUTZ et al., 2001)

A zona condutora pode ser chamada de espao morto anatmico por no conter alvolos em sua estrutura, impossibilitando a realizao de troca gasosa. Assim, o ar flui diretamente para os bronquolos terminais, na zona transacional rumo aos alvolos para realizar troca gasosa. O espao morto pode ser aumentado de 160-170mL com o uso de tubo respiratrio (snorkel). Foi realizado um estudo em laboratrio comparando mudanas fisiolgicas de sujeitos usando snorkel com e sem vlvula que evita a inspirao do ar expirado durante o repouso e exerccio. Concluiu-se que o uso de snorkel sem vlvula causa inspirao de ar expirado, sendo que o nvel de dixido de carbono no ar inspirado alto o suficiente causando mudanas na atividade metablica e padro respiratrio, e, no exerccio os valores so aumentados causando maior trabalho respiratrio (TOKLU et al., 2003).

Respirar com snorkel sem vlvula causa aumento na ventilao e trabalho respiratrio, alm do consumo de oxignio (VO2) e produo de dixido de carbono (VCO2) aumentarem. Ao respirar com uso de snorkel sem vlvula em meio lquido, a imerso na gua causa um efeito no trabalho respiratrio aumentando ainda mais o gasto energtico (TOKLU et al., 2003). Ao chegar na zona transacional e respiratria a difuso se torna o principal acontecimento na qual os gases so distribudos atravs das membranas alveolares, havendo um equilbrio entre os gases de cada lado da membrana alveolocapilar. A qualidade da respirao importante na zona transacional, isto , segundo McARDLE, KATCH & KATCH (1998), uma permuta gasosa adequada entre os alvolos e o sangue requer uma respirao que corresponda quantidade de sangue que perfunde os capilares pulmonares (chamado espao morto fisiolgico). Havendo assim, uma relao ventilao-perfuso, diretamente ligada quantidade de oxignio absorvido pelos alvolos.

Fig. 6 Espao morto fisiolgico (McARDLE, KATCH & KATCH, 1998)

A troca gasosa ocorrente na zona transacional tambm de grande importncia para qualquer atividade fsica. Com o treinamento consegue-se obter melhor aproveitamento do ar inspirado.

2.4.1 Musculatura respiratria

A musculatura respiratria essencial no mergulho em apnia, as pessoas que possuem esses msculos bem condicionados esto mais acostumados a suportar o estresse no meio lquido, especialmente no mergulho em apnia. Para iniciantes que se interessam pelo mergulho ou mergulho em apnia, a anterior vivncia prtica no meio lquido essencial para rpida e no problemtica ambientao com esta modalidade. Assim, nadadores, surfistas, jogadores de plo aqutico, nado sincronizado e outros praticantes de modalidades aquticas levam vantagem no aprendizado e prtica. Alm da coordenao no meio lquido, a musculatura destes praticantes treinada de forma mais especfica (suportando a presso do meio lquido). Durante a inspirao, a cavidade torcica aumenta de tamanho por causa da elevao das costelas e abaixamento do diafragma, causando uma diferena entre a presso pulmonar (menor) e a ambiente, resultando na entrada do ar nos pulmes. Ocorrendo aumentos nos dimetros antero-posterior e vertical do gradil costal. Os msculos elevadores do trax ou da inspirao so diafragma, intercostais externos,

esternocleidomastideos, elevadores da escpula, serrteis anteriores, escalenos, e eretores da espinha. Na expirao, as costelas descem e o diafragma se relaxa, reduzindo o volume da cavidade torcica expelindo o ar. Ocorrendo a diminuio dos dimetros antero-posterior e

vertical do gradil costal. Os msculos deprimidores do trax ou da expirao so os msculos abdominais, intercostais internos e serrteis pstero-inferiores.

Fig. 7 Aes do diafragma e costelas na respirao (McARDLE, KATCH & KATCH, 1998)

2.4.2 Estgios e tipos de respirao

Na respirao normal o ar passado pelas narinas sem nenhum esforo especial, som ou movimento exagerado do nariz ou trax. Ento, isto feito inconscientemente. As pessoas no esto a par da viagem do ar pelas narinas, descendo as partes oral e nasal da faringe, chegando a laringe e depois traquia e pulmes.

Qualquer ato singular de ciclo respiratrio consiste de 4 estgios distinguveis (YOGA, 2004): 1) Inalao ou inspirao; 2) A pausa, curta ou longa, entre inalao e exalao, chamada de pausa retentiva e fase de reajuste; 3) Exalao ou expirao; 4) A pausa, curta ou longa, entre exalao e inalao, chamada de pausa extensiva e fase de reajuste. As duas pausas podem ou no ser repousantes desde todo sistema respiratrio, incluindo seus sistemas muscular e mecnico nervoso, podendo passar por mudanas de direo e grande nmero de adaptaes por minuto quando ocorre alguma mudana. Todos os 4 estgios so necessrios no completo ato da respirao. Segundo YOGA (2004) h 11 diferentes tipos de respirao:

1) Respirao ruidosa X silenciosa; 2) Respirao rpida X lenta; 3) Respirao irregular X regular; 4) Respirao convulsiva (sbita) X tranquila; 5) Respirao profunda X rasa; 6) Respirao forada X pouco forada; 7) Respirao voluntria X involuntria; 8) Respirao nasal X bucal 9) A distino entre a mera passagem de ar entrando e saindo dos pulmes X experincia de respirar como um assunto pertinente a todo o corpo; 10) A distino entre nervoso e relaxado X ansioso e tranquilo;

11) A distino entre alta, mdia, e baixa respiraes, onde a maior parte da expanso est na parte do topo, meio ou fundo do trax e pulmes, e a juno das 3 na respirao yoguica completa.

2.4.2.1 Respirao yoguica completa

Ao mergulhar, o atleta est desafiando um importante estmulo da vida humana, a respirao. Para chegar prximo do limite de tempo de apnia os mergulhadores devem estar atentos com a aplicao correta da respirao e seus efeitos. Antes de importantes submerses (competies), os mergulhadores se concentram relaxando e realizando respiraes eficientes e de forma correta com o intuito de aproveitar ao mximo os ciclos respiratrios para na hora da prova estarem com o organismo oxigenado. Assim, a tcnica respiratria bastante utilizada pelos apnestas a respirao yoguica completa, que a unio de formas parciais de respirao. Segundo AGUDELO & GIL (1999), esta respirao se compe de 3 fases parciais: 1) Respirao abdominal ou baixa provocada pela contrao do diafragma e sua posterior descida massageando os rgos abdominais, ocorrendo ligeira expanso do abdome. 2) Respirao costal ou mdia os msculos intercostais se elevam e separam as costelas. 3) Respirao clavicular ou alta que consiste no aumento de volume da caixa torcica havendo penetrao do ar externo preenchendo este espao.

Fig. 8 Inspirao (E) e expirao (D) yoguicas profundas (AGUDELO & GIL, 1999)

Segundo SPICUZZA et al. (2000), a respirao yoguica diminui as respostas quimiorreflexas a hipxia e hipercapnia. Estes autores concluram que pessoas treinadas a realizar baixas frequncias respiratrias possuem ajustes nos quimiorreceptores perifricos e centrais reteno crnica de CO2 e ajuste crnico dos receptores do alongamento pulmonar ao hbito de uma longa e profunda respirao, seguido pela atenuao da descarga do nervo vago ao bulbo respiratrio. Os autores MIYAMURA et al. (2002) analisaram as respostas qumicas de um indivduo altamente treinado em yoga que realizou um ciclo respiratrio por minuto durante uma hora. Concluindo que este sujeito capaz de suportar condies de baixa pO2 arterial, alta pCO2 arterial e baixo pH arterial, sugerindo uma reduzida

quimiosensibilidade a hipercapnia. Sendo assim, pessoas treinadas na realizao de respiraes profundas e lentas (yoguicas) esto mais aptas a tolerar as condies como hipxia e hipercapnia, muito frequentes durante o mergulho.

2.4.3 Troca gasosa na zona transacional e nos tecidos

Ao pensar na troca gasosa que ocorre no corpo importante lembrar que o ar ambiente composto ao nvel do mar de 20,93% de O2 (159 mmHg), 0,03% de CO2 (0,2 mmHg) e 79,04% de N2 (600 mmHg). Ao inspirar o ar ambiente, este fica saturado com vapor de gua ao passar pelas cavidades nasais e boca, a presso das molculas de gua no ar umedecido se torna de ~47 mmHg sobrando 713 mmHg (760 47 mmHg) de ar seco inspirado.

O ar alveolar possui diferentes porcentagens de gases, pois, o CO2 vindo do sangue penetra continuamente nos alvolos, enquanto o O2 deixa os alvolos pulmonares para ser transportado atravs do corpo. Sendo assim, ao se analisar a membrana alvolo-capilar, o ar alveolar fica composto ao nvel do mar de 14,5% de O2 (103 mmHg), 5,5% de CO2 (39 mmHg), 80% de N2 (571 mmHg) e 47 mmHg de vapor de gua (McARDLE, KATCH & KATCH, 1998). A troca gasosa ocorrente nos pulmes, sangue e tecidos causada pelo processo de difuso passiva. Isto , a troca gasosa ocorre sempre na direo do compartimento de maior presso parcial de um gs para o compartimento que possui menor presso parcial do mesmo gs. Quando o indivduo est em repouso, a PO2 nos alvolos pulmonares (100 mmHg) bem maior que a PO2 no sangue (40 mmHg), assim, o O2 se dissolve e se difunde atravs da membrana alveolar para dentro do sangue. O CO2 se encontra com uma presso parcial maior no sangue venoso (46 mmHg) comparado presso parcial nos alvolos (40 mmHg), ocorrendo a difuso do CO2 do sangue para os pulmes. J nos tecidos, onde ocorre o consumo de O2 e produo de CO2, as presses destes gases podem diferir consideravelmente das presses no sangue arterial. Em repouso, com uma PO2 de ~40 mmHg no lquido que circunda as clulas musculares, e PCO2 celular de 46 mmHg. Enquanto que na atividade fsica intensa, a PO2 muscular pode cair para 0 mmHg, e a PCO2 de ~90 mmHg (McARDLE, KATCH & KATCH, 1998). Segundo McARDLE, KATCH & KATCH (1998), as diferenas de presso entre os gases no plasma e nos tecidos que estabelecem os gradientes para difuso. O O2 ento metabolizado nos tecidos, e o CO2 vai para o sangue venoso que tem sentido rumo ao corao e em seguida pulmes completando o ciclo respiratrio.

Fig. 9 Troca gasosa na zona transacional e nos tecidos (A). Tempo necessrio para permuta gasosa (B) (McARDLE, KATCH & KATCH, 1998)

2.5 Sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular tem como funo a distribuio do sangue, e conseqentemente, de transporte de O2 e nutrientes a todo corpo e remoo do produto do metabolismo utilizado pelo corpo. A fim de suprir as necessidades dos tecidos fazendo tambm a excluso dos metablitos indevidos para os tecidos. Segundo McARDLE, KATCH & KATCH (1998), o sistema cardiovascular formado por uma bomba (corao), com circuito de distribuio de alta presso (artrias e arterolas), canais de permuta (capilares), circuito de coleta e de retorno de baixa presso (veias e vnulas). Sendo que ~60% do sangue fica nas artrias, arterolas, vnulas, veias e capilares, e ~7% do sangue no corao.

Fig. 10 Sistemas cardiovasculares arterial e venoso (PUTZ et al., 2001)

O corao a bomba que impulsiona o fluxo sanguneo pelos vasos do corpo. Este rgo formado pelo msculo cardaco, ou miocrdio. Suas fibras musculares so individuais, com clulas multinucleadas interligadas maneira de uma trelia. Assim, quando ocorre a despolarizao de uma clula, os potenciais de ao se espalham atravs do miocrdio por todas as clulas, fazendo o rgo funcionar como uma unidade. A seqncia do trajeto do sangue aps a sada do corao o caminho para o sistema arterial, formado por artrias a arterolas. As artrias so tubos de alta presso que conduzem o sangue rico em O2 para os tecidos. As paredes destes vasos so impermeveis e formadas de tecido conjuntivo, msculo liso e bastante material elstico. Os vasos arteriais so os vasos mais calibrosos, que recebem o sangue do corao e transformam energia cintica do sangue sobre a parede dos vasos em energia potencial elstica. Quando o sangue entre em contato com o vaso, este fica alargado e espreme (aperta) o sangue para o vaso subseqente, que realizar o mesmo trabalho. Como o sistema de presso controlado pela fora da contrao do miocrdio, na sstole, a tendncia a presso cair conforme ocorre o distanciamento do corao. Assim, a quantidade de tecido elstico vai diminuindo com o distanciamento do corao, no ocorrendo com a mesma intensidade o sistema de aproveitamento e restituio de energia cintica em energia potencial elstica. Nas arterolas, o sistema caracterizado pela menor presso e menor quantidade de material elstico, havendo troca de tecido elstico para tecido muscular liso. As ramificaes das arterolas so vasos menos calibrosos e com menor quantidade de tecidos muscular e elstico chamados metarterolas.

O caminho do sangue depois das metarterolas a passagem pelos capilares. Os capilares so vasos microscpicos formados por uma nica camada de clulas endoteliais, proporcionando a ocorrncia de troca gasosa. Aps a passagem por vasos calibrosos o sangue pode seguir inmeros caminhos com as muitas ramificaes dos capilares, assim, a densidade dos capilares tem que ser grande para que o sangue realize a permuta gasosa em vrios tecidos. Muitos capilares so estreitos a ponto de proporcionarem a passagem de uma nica hemcia de cada vez, facilitando a troca gasosa do capilar com o tecido adjacente. Porque ocorre o aumento da rea para troca de gases. As vnulas e veias recebem o sangue desoxigenado dos capilares e tm o papel de trazer o sangue de volta ao corao. Porm, a presso nesses vasos muito baixa, sendo necessrios certos ajustes que facilitem o retorno venoso. Nestes vasos ocorre a substituio de tecido elstico para tecido muscular liso. Alm de ser dotado de vlvulas ao longo do tubo, distribudas em pequenos intervalos, permitindo o fluxo sanguneo unidirecional. O sistema que proporciona o retorno do sangue qualquer presso exercida pelas contraes musculares, ou presso proporcionada pela cavidade torcica com a respirao. A presena de vlvulas essencial para o bom funcionamento no deixando que o sangue fique estagnado. Nota-se que o fluxo sanguneo dado pela presso que o corao imprime no sangue, pelo distanciamento do sangue em relao ao corao e pelos materiais das paredes dos vasos.

2.5.1 Presso arterial

Como o sangue ejetado para a aorta em cada sstole cardaca, e, os vasos perifricos de menor calibre no permitem o fluxo sanguneo para o sistema arterial com a mesma presso de sada do corao, a resistncia vascular tem grande influncia na presso arterial. Segundo McARDLE, KATCH & KATCH.(1998), a presso arterial uma funo do sangue arterial por um espao de tempo (dbito cardaco) e da resistncia vascular ou perifrica imposta a esse fluxo.

Fig. 11 Esquema elaborado de fatores que afetam a presso sangunea (ARNOLD, 2004)

2.5.2 Regulao cardiovascular

O sistema cardiovascular responsvel pelo abastecimento sanguneo de todos tecidos do corpo. Sendo que o corao responsvel pelo bombeamento do sangue atravs dos vasos. Assim, ocorre a interao contnua dos mecanismos complexos para ocorrncia equilbrio dinmico entre presso sistmica e fluxo sanguneo para os tecidos em condies diversificadas. Segundo McARDLE, KATCH & KATCH (1998), a regulao cardiovascular permite o controle rpido do corao sobre a distribuio eficaz do sangue por todo corpo. Somente com um sistema vascular fechado possvel ocorrer a manuteno da presso arterial havendo variao de distribuio do fluxo sanguneo atendendo s necessidades metablicas e fisiolgicas. O sistema cardiovascular regulado intrnseca e extrinsecamente (McARDLE, KATCH & KATCH, 1998). 1) Regulao intrnseca do sistema cardiovascular O msculo cardaco mantm seu prprio ritmo. Dependendo da demando orgnica o miocrdio reage em uma frequncia. O ritmo iniciado pelo marca-passo cardaco, que chamado de ndulo sinoatrial (S-A), localizado na parede posterior do trio direito. O ndulo S-A se despolariza e repolariza para proporcionar o estmulo inato ao corao. Depois de se originarem no ndulo S-A, os ritmos eletroqumicos se propagam at outro ndulo chamado trio-ventricular (A-V). Da, os impulsos se encaminham para o feixe A-V (ou feixe de His), que originado no ndulo A-V.

No feixe de His os impulsos so transmitidos rapidamente pelo sistema de Purkinje (ramos distintos que transmitem o impulso 6 vezes mais rpido que a velocidade de conduo do ventrculo normal) para os ventrculos para desencadear a contrao. Segundo McARDLE, KATCH & KATCH (1998) a transmisso do impulso nervoso tem o seguinte caminho: Ndulo S-A trios Ndulo A-V Feixe A-V (fibras de Purkinje) Ventrculos 2) Regulao extrnseca do sistema cardiovascular A mudana na frequncia cardaca pode ser dada pela ao de nervos ligados ao corao e substncias qumicas circulantes no sangue (McARDLE, KATCH & KATCH, 1998). Os mecanismos neurais responsveis pela regulao da frequncia cardaca durante repouso e exerccio so provenientes do crebro e alcanam o centro de controle cardiovascular no bulbo ventrolateral. No bulbo ventrolateral a informao processada e ocorrendo a regulao da quantidade de sangue distribudo pelo corao e sua distribuio para os tecidos preferenciais do corpo. As atividades neurais so importantes na regulao cardiovascular e se originam no centro cardiovascular e so transmitidas atravs de componentes simpticos e parassimpticos do sistema nervoso autnomo. A) Atividade simptica taquicardia O miocrdio fica excitado com a estimulao dos nervos cardioaceleradores devido liberao das catecolaminas adrenalina e noradrenalina. Estes hormnios neurais agem acelerando a despolarizao do ndulo S-A induzindo o aumento na frequncia cardaca, alm de aprimorar a contratilidade do

miocrdio, aumentando a quantidade de sangue ejetado por batimento (McARDLE, KATCH & KATCH, 1998). As catecolaminas agem sobre o fluxo sanguneo em todo organismo, atuando nos tecidos de msculo liso dos vasos sanguneos do corpo realizando vasoconstrio (noradrenalina fibras adrenrgicas) e vasodilatao (acetilcolina fibras colinrgicas) (McARDLE, KATCH & KATCH, 1998). B) Atividade parassimptica bradicardia Quando os neurnios parassimpticos so estimulados ocorre a liberao do neurohormnio acetilcolina, que retarda o ritmo da descarga sinusal e torna o corao mais lento. Este efeito mediado essencialmente pela ao do par de nervos vagos, cujos corpos celulares se originam no centro cardio-inibidor no bulbo. Os nervos vagos so os nicos nervos cranianos que deixam a regio da cabea e pescoo e penetram no trax e regies abdominais. Segundo McARDLE, KATCH & KATCH (1998), os nervos vagos conduzem aproximadamente das fibras parassimpticas. Um dado bastante importante que no incio e durante os nveis baixos de exerccio, o aumento na frequncia cardaca se processa pela remoo da atividade parassimptica. E, no exerccio mais extenuante ativam-se os nervos simpticos, e, com o aumento da intensidade do exerccio h o aumento da proporo de sua ativao (McARDLE, KATCH & KATCH, 1998).

2.6 Imerso em gua

O mergulho em apnia usualmente precedido por imerso com a cabea fora da gua. A maioria dos mergulhadores que praticam o mergulho em apnia fica mais tempo

respirando flutuando na superfcie do que totalmente submersos na gua. Os mergulhadores passam aproximadamente 60% do tempo praticando respiraes na superfcie (YUN, CHOI & PARK, 2003). Quando uma pessoa est envolvida por ar, a presso sobre o seu corpo no difere de uma regio outra sendo igual presso intrapulmonar. Na imerso em gua at o pescoo, a parte submersa sofre ao da presso atmosfrica (1 atm) somado presso hidrosttica, que proporcional distncia vertical da superfcie da gua. Assim, a presso sobre o corpo no uniforme como no ar. Como o sujeito fica com a cabea fora da gua e respira o ar atmosfrico, a presso intrapulmonar tem que ser igual a 1 atm. Conseqentemente, o sujeito obrigado a lidar com a presso respiratria negativa.

Fig. 12 Distribuio de presso ao redor de um homem imerso no ar (A) e imerso em gua at o pescoo (B). A densidade dos pontos reflete a magnitude da presso. As linhas pontilhadas no trax e abaixo do diafragma (B) representam posies da parede torcica e diafragma imerso no ar (BOVE & DAVIS, 1990)

Durante a imerso com a cabea fora da gua, o volume de sangue intratorcico aumenta (entre 300 mL e 700 mL) porque ocorre a ao da presso hidrosttica

comprimindo as veias prejudicando o retorno venoso, aumentando a presso sangunea central. Como a gua tem uma densidade similar dos tecidos humanos, a parte submersa do corpo fica eficientemente mais leve, eliminando a influncia gravitacional na

distribuio do sangue, acarretando um aumento na troca gasosa, promovendo um aumento homogneo da perfuso sangunea nos pulmes (LIN, 1988; BOVE & DAVIS, 1990; YUN, CHOI & PARK, 2003). Com a presso intratorcica negativa somada a compresso do abdome pela presso hidrosttica, o volume reserva expiratrio diminui aproximadamente 70% durante imerso com a cabea fora da gua comparativamente com o volume reserva expiratrio no ar (BOVE & DAVIS, 1990), e isso acaba gerando uma diminuio de 5% a 10% na capacidade vital (LIN, 1988) . Como conseqncia dos sucessivos mergulhos em um curto espao de tempo, realizando respiraes presso negativa (imersos em gua), os mergulhadores apnestas desenvolvem maior capacidade inspiratria (BOVE & DAVIS, 1990; YUN, CHOI & PARK, 2003). Um fato bastante importante que ocorre quando o mergulhador est imerso em gua o reflexo de imerso. O estmulo necessrio para a ativao do reflexo de imerso a imerso da face em gua, ou ainda, do ramo oftlmico do nervo trigmio localizado na face. Este reflexo tem como ao principal a ativao do nervo vago combinada com uma diminuio da atividade simptica resultando na restrio do fluxo sanguneo para certos rgos (realizando vasoconstrio perifrica para que o sangue fique nos rgos vitais), diminuir do dbito cardaco (reduo da frequncia cardaca) e aumento da presso arterial (BUTLER & WOAKES, 1987; LIN, 1988; HAYASHY et al, 1997; HOLM et al.,

1998; ANDERSSON, SCHAGATAY, GISLN & HOLM, 2000; FERRETTI, 2001; ANDERSSON et al., 2002; FERRETTI & COSTA, 2003; ANDERSSON, 2004). Este reflexo evidenciado tambm em mamferos terrestres e aquticos e aves, sendo muito mais evidenciado em mamferos aquticos (BUTLER, 1982). Seria interessante o estudo mais aprofundado dos ajustes ocorrentes nestes animais para correlacion-los com os ajustes humanos ou para diferenci-los dos ajustes humanos. Como a estimulao do ramo oftlmico do nervo trigmio implica na ocorrncia do reflexo de imerso, isto implica na escolha da mscara, que deve cobrir a menor rea possvel da testa, para no reduzir o reflexo de imerso (ANDERSSON, 2004). Outros fatores so capazes de influenciar a bradicardia, tais como: fatores neurais (volume pulmonar e imerso da face em gua, principalmente gelada), fatores mecnicos (imerso do corpo em gua), e fatores qumicos (PO2 e PCO2) (BOVE & DAVIS, 1990).

Fig. 13 Modelo esquemtico dos fatores que afetam a bradicardia: + indica potenciao; - indica atenuao das respostas bradicardicas; tringulo simboliza os diferentes tipos de estmulos que modificam a bradicardia (BOVE & DAVIS, 1990)

A vasoconstrio seletiva originada pelo reflexo de imerso causa uma reduo local do consumo de O2 nos tecidos tolerantes e a bradicardia leva a uma reduo na demanda de O2 no msculo cardaco (ANDERSSON, 2004). ANDERSSON (2004) realizou testes e achou uma correlao positiva entre o reflexo de imerso e o tempo de apnia, com mergulhadores treinados, mostrando um reflexo mais pronunciado em um tempo maior de apnia. As apnias foram feitas no seco e com imerso da face. Os mergulhadores treinados conseguiram aumentar seu tempo mximo de apnia na gua, quando seu reflexo foi eficientemente disparado. Ao se comparar apnias com tempos determinados, com e sem imerso da face, a respeito da saturao de Hemoglobina (Hb) por O2, encontrou-se que a Hb arterial estava mais saturada aps apnias com imerso da face, onde o reflexo mais pronunciado. Nas apnias no seco, quando o reflexo no muito desenvolvido, mais O2 aparentemente utilizado. Assim, notou-se que a conservao de O2 ocorre nos humanos como nos mamferos aquticos (ANDERSSON, 2004). Portanto, possvel afirmar que o reflexo de imerso de grande importncia para o mergulho em apnia promovendo diversos ajustes que so fundamentais para um menor gasto energtico quando o mergulhador est submerso. E mais, os pesquisadores HOLM et al. (1998), compararam os ajustes proporcionados pelo reflexo de imerso em mergulhadores idosos, no-mergulhadores idosos, mergulhadores jovens, e no-mergulhadores jovens realizando o teste de apnia com imerso da face em gua fria. Concluindo que os idosos mergulhadores e idosos nomergulhadores apresentaram ajustes semelhantes menores que o dos jovens, e os jovens mergulhadores apresentaram ajustes maiores que os jovens no-mergulhadores. Mas,

mesmo assim, os idosos mergulhadores so capazes de desempenhar bons mergulhos porque possuem boa tcnica de mergulho. Outro caso que de grande importncia para as pessoas a diferena de sexo e os ajustes fisiolgicos que cada sexo possui. Os autores WATENPAUGH et al. (2000) estudaram as influncias cardiovasculares e renais com homens e mulheres imersos em gua. Estes autores concluram que ambos sexo apresentam respostas cardiovasculares semelhantes, porm, diferentes respostas renais. Quando imersas em gua, mulheres secretam quantidade duas vezes maior do vasodilatador urodilatina por quilograma comparado a homens, e, homens secretam maior quantidade de potssio comparado a mulheres. Este estudo um bastante especfico, mas, fica evidente que nem todos ajustes fisiolgicos so semelhantes para homens e mulheres quando imersos em gua, devendo haver uma maior ateno a isso.

2.7 Apnia

Apnia a suspenso temporria da atividade respiratria, podendo ser voluntria (caso da imerso subaqutica sem equipamento de ar), ou involuntria, sendo neste caso de natureza patolgica. Muitas pessoas podem ficar em apnia por um certo tempo, mas em geral, em algum momento durante a tentativa, ocorre desejo da inspirao, este se torna to intenso que no h possibilidade de prolongamento da apnia (ponto de ruptura da apnia). Essa demanda assinalada pelo centro respiratrio (bulbo), respondendo ao aumento dos nveis

de dixido de carbono (hipercapnia) e cidos no sangue, provocados pela correspondente queda do teor de oxignio em funo do consumo pelos tecidos (McARDLE, KATCH & KATCH, 1998). Quando o indivduo fica em apnia ocorre uma bradicardia similar do reflexo de imerso (LIN, 1988; LINDHOLM, SUNDBLAD & LINNARSSON, 1999). Esta bradicardia ocorre com certa demora para atingir o menor ponto de frequncia cardaca, e, pode ocorrer tanto em repouso quanto durante exerccio, podendo chegar a frequncias baixssimas em alguns homens (LIN, 1988). Vrios fatores como volume pulmonar (fator mecnico), sensibilidade a hipxia ou hipercapnia (fatores qumicos), ausncia de movimentos respiratrios (fatores noqumicos), fatores psicolgicos, treinamento, exerccio e altitude podem influenciar o tempo de apnia (DELAPILLE et al., 2001). notvel a diferena que o treinamento proporciona na apnia. Foi comparada a troca de gs alveolar em apnias mximas entre indivduos treinados e no-treinados. E, em nenhum momento, as taxas de PO2 e saturao arterial de O2 foram maiores, e a PCO2 foi menor em mergulhadores comparado a no mergulhadores (FERRETTI, 2001). Isto indica que as taxas de aproveitamento de O2 e produo de CO2 so muito maiores em indivduos treinados.

Fig. 14 Presso parcial alveolar de O2 (PAO2, smbolos achurados) e presso parcial alveolar de CO2 (PACO2, smbolos em branco) em mergulhadores extremos (A), e saturao arterial de O2 (SaO2, B) realizando apnias em repouso. Smbolos + e x referem-se a no-mergulhadores para PAO2 e PACO2 respectivamente (A), e no painel (B) os smbolos achurados representam mergulhadores extremos e os smbolos em branco representam no-mergulhadores (FERRETTI, 2001)

Tab. 2 Composio do gs alveolar ao final de apnias mximas no repouso (FERRETTI, 2001)

Tab. 3 Troca gasosa alveolar ao final de apnias mximas no repouso. ( VLO2 o volume de O2 absorvido pelos pulmes, VLCO2 volume de O2 somado aos pulmes durante as apnias, e R a taxa de troca gasosa aparente de VLCO2 para VLO2) (FERRETTI, 2001)

2.8.1 Pontos de ruptura

Segundo LIN (2004), o curso do tempo da apnia pode ser descrito como: 1) Inibio voluntria da atividade muscular respiratria, com a glote fechada a presso intratorcica estvel e um pouco acima que a presso ambiente; 2) Incio da atividade involuntria inspiratria com a glote fechada, contabilizando para as presses subatmosfrica e cclica que se intensificam com a apnia; 3) Abertura das vias areas. H dois pontos de ruptura da apnia: ponto de ruptura convencional e ponto de ruptura fisiolgico. O ponto de ruptura convencional ocorre quando o indivduo est em apnia voluntria, e, por fatores at mesmo subjetivos decide terminar a apnia. Esta subjetividade contribui para uma grande variabilidade no tempo de apnia que desafia a predio baseada em fatores qumicos e mecnicos (LIN, 2004).

E, o ponto de ruptura fisiolgico ocorre quando h o prolongamento consciente da apnia evitando o acontecimento do ponto de ruptura convencional, e causado principalmente por fatores qumicos, isto aumento de CO2 (LIN, 2004). Para DELAPILLE et al. (2001) o ponto de ruptura da apnia dado pela acumulao de CO2 e aumento das contraes involuntrias diafragmticas. E, estas atividades so diminudas aps um simples ciclo respiratrio. As contraes involuntrias diafragmticas acontecem aps um perodo deste msculo inativo ou em baixa atividade, at acontecerem contraes fortes que chegam ao mximo no ponto de ruptura da apnia (DELAPILLE et al., 2001) Os autores DELAPILLE et al. (2001) compararam a influncia dos fatores noqumicos no tempo de apnia entre mergulhadores e no-mergulhadores, e concluram que os fatores no-qumicos so mais fracos em mergulhadores comparando com no mergulhadores. Alm disso, o treinamento dos indivduos possibilita a acomodao falta de movimentos da musculatura respiratria, que originam as contraes involuntrias diafragmticas. Este ajuste ocorre em interao com a queda da quimiosensibilidade ao CO2 e permite o aumento no tempo de apnia. O aumento no tempo de apnia treinvel. Repetidos testes de apnia ocorridos em um mesmo dia provocam melhora significante nos aumentos distintos de tempo de apnia em relao a repeties durante um perodo de 5 dias (HENTSCH & ULMER, 1984). Segundo HENTSCH & ULMER (1984) ao comparar as melhoras nos tempos de apnia na gua e no ar, notou-se que na gua o resultado nos ganhos maior em um mesmo nmero de sesses.

2.7.2 Apnia e exerccio

Durante a prtica de exerccios o consumo de oxignio elevado em funo dos gastos musculares e metablicos, e, ao realizar exerccios em apnia a utilizao do oxignio no ocorre atravs do gs contido nos pulmes unicamente. importante saber que durante o exerccio em apnia, o reflexo de imerso, que tambm causado pela apnia, chega a ser forte o bastante que supera a taquicardia imposta pelo exerccio (ANDERSSON, SCHAGATAY, GISLN & HOLM, 2000; ANDERSSON et al., 2002). Mesmo com um maior gasto energtico da musculatura ativa no exerccio, os o reflexo de imerso um ajuste importante que favorece o menor gasto. Durante a realizao de natao subaqutica prximo superfcie (como ocorre em competies de apnia dinmica) h influncia do reflexo de imerso e queda da frequncia cardaca (BUTLER & WOAKES, 1987). Os outros ajustes evidenciados durante a apnia e exerccio so derivados do reflexo de imerso. LINDHOLM, SUNDBLAD & LINNARSSON (1999) concluram que em apnia e exerccio ocorre uma conservao do O2, o adiamento temporrio da utilizao de O2 pelos pulmes e uma diminuio da desaturao arterial, resultando no prolongamento do perodo em que as capacidades vitais so tratadas em hipxia. Os mesmos autores LINDHOLM & LINNARSSON (2002) aprofundaram mais o trabalho, concluindo que possveis mecanismos de adiamento temporrio do consumo de oxignio pelos pulmes em homens se exercitando em apnia so extrao de O2 do

sangue e depsitos nos tecidos, e energia dos depsitos de tecidos produzida pela gliclise anaerbica e fosfatos ricos em energia. A depleo dos depsitos de O2 e dos depsitos de energia local so por sua vez ditados por uma reduo da entrega de O2 para os msculos utilizados como conseqncia da queda do contedo de O2 arterial e redues do dbito cardaco e perfuso muscular (LINDHOLM & LINNARSSON, 2002). Necessariamente, a reduo no consumo de O2 pulmonar s pode ser temporria, pois, o O2 e os depsitos energticos precisam ser reabastecidos ao fim da apnia, com a inspirao de ar (LINDHOLM & LINNARSSON, 2002). No incio da apnia a PO2 pulmonar aumenta e a PCO2 diminui devido inspirao, mas, a taxa de O2 desaparece linearmente nos primeiros minutos, diminuindo depois. Continua sendo transferido O2 dos pulmes ao sangue, mesmo com a diminuio da PO2 alveolar, o sangue arterial no fica saturado de O2 continuando a declinar a quantidade de O2 (LINDHOLM & LINNARSSON, 2002). Quanto ao CO2, inicialmente transferido rapidamente do sangue aos pulmes porque a PCO2 alveolar est baixa, e ela sobe rapidamente para se igualar PCO2 sangunea ou se aproximar. Isso deveria ocorrer at haver uma maior PCO2 alveolar em relao sangunea, mas, ocorre a diminuio do volume pulmonar porque continua ocorrendo transporte de O2 ao sangue, assim, ocorre a diminuio do transporte de CO2 do sangue aos pulmes, chegando a parar ou a mudar de direo (LIN, 1988; FERRETTI, 2001; LINDHOLM & LINNARSSON, 2002). importantssimo o estudo da fisiologia da apnia, as trocas de O2 e CO2 entre pulmes e sangue, e as formas de utilizao de substrato so a essncia do mergulho em apnia.

2.8 Frio

O equilbrio trmico dado em seres humanos, como todos os animais de sangue, que precisam lidar continuamente com a carga fisiolgica de manter a temperatura corporal relativamente constante. Se a temperatura dos rgos vitais varia um pouco acima ou abaixo de 37C, a funo fisiolgica se altera. Alteraes maiores, entretanto, podem trazer conseqncias mais srias sade. A manuteno da temperatura interna em torno de 37C requer que o organismo atinja um equilbrio entre as taxas de aumento e perda de calor. Segundo PATE (1997), a seguinte equao resume os fatores que afetam o equilbrio trmico: A = M R C Cv E A = calor corpreo armazenado M = produo metablica de calor R = troca de calor por radiao (emisso de raios infra-vermelhos) C = troca de calor por conduo (contato direto entre superfcies) Cv = troca de calor por conveco (movimento do ar e movimento da gua) E = perda de calor por evaporao (converso de lquido a vapor sem mudar temperatura) E, durante a exposio a um ambiente frio, principalmente no repouso, a perda de calor corporal por meio da combinao dos efeitos da radiao, conduo, conveco e evaporao pode ultrapassar o ganho de calor como sub-produto do metabolismo. Sob estas condies, o organismo perde o calor armazenado, fazendo com que a temperatura corporal diminua. Se temperatura corprea precisa ser mantida no frio, devem ocorrer respostas fisiolgicas e/ou comportamentais para aumentar a produo de calor ou reduzir sua perda, recuperando o equilbrio trmico (A = 0).

Para PATE (1997) os fatores que afetam a tolerncia ao frio so: 1) Boa forma fsica No repouso, no h dados que a boa forma fsica contribua na tolerncia ao frio. Porm, durante a atividade no frio, o sujeito precisa trabalhar mais, conseqentemente, quanto melhor a forma fsica, mais o indivduo ir trabalhar esquentando o corpo (pois o exerccio aumenta o metabolismo e gera calor); 2) Vento Movimentos rpidos do ar aumentam a perda de calor por conveco. Quanto mais rpido e mais frio o vento maior a perda de calor; 3) Espessura cutnea A gordura subcutnea um excelente isolante trmico, e, quanto mais espessa a pele maior a resistncia a perda de calor; 4) Sexo Normalmente mulheres apresentam maior espessura de pele e maior relao entre rea-superficial-massa. Apresentando assim, maior tolerncia ao calor reduzindo o metabolismo e consumo de oxignio quando comparadas aos homens (HOLM et al., 1998). Porm, TIKUISIS et al. (2000) compararam as taxas de esfriamento do corpo e energia do metabolismo de homens e mulheres com mesmas caractersticas de gordura corporal imersos em gua fria em repouso. Os autores concluram que homens e mulheres exibiram mudanas similares no esfriamento corporal e produo de calor metablico durante imerso em gua fria em repouso;

5) Imerso em gua A perda de calor na gua muito maior que no ar (~25 vezes), assim, o organismo perde muito mais calor na gua comparado ao ar na mesma temperatura.

2.8.1 Termorregulao e aclimatao no frio

Duas respostas fisiolgicas so essenciais para que o organismo mantenha a termorregulao no frio (PATE, 1997): termognese (aumento da produo de calor) e vasoconstrio perifrica (diminuio da perda de calor). A termognese ocorre quando o corpo exposto a baixas temperaturas e resultante do tremor, resposta fisiolgica que aumenta a taxa metablica. E, toda energia do tremor se torna calor. A resposta do tremor ao frio controlada pelo centro termorregulador, localizado no hipotlamo. E, termorreceptores localizados na pele, na medula espinhal, e no crebro respondem a quedas tanto da temperatura cutnea como da interna e transmitem as informaes ao hipotlamo que emite a resposta apropriada. Vasoconstrio perifrica tambm dada pela diminuio nas temperaturas cutnea e interna. A constrio dos vasos sanguneos cutneos provoca uma diminuio do seu fluxo pele, reduzindo o envio de calor para a pele e aumentando os efeito isolante dos tecidos corporais. E, o desvio de sangue para os tecidos mais profundos ajuda a conservar o calor, onde as veias mais profundas dos membros esto mais prximas e paralelas s artrias. Este chamado de mecanismo contracorrente de troca de calor, ajudando a conservar o

calor que passa do sangue arterial (mais quente) para o sangue venoso que est retornando circulao central. Alguns indivduos conseguem atingir a termorregulao do organismo em temperaturas mais frias do que outros indivduos. Isto ocorre porque so mais aclimatados a suportar o frio. Aclimatao refere-se a alteraes fisiolgicas que ocorrem depois de repetidas exposies a novas condies ambientais (PATE, 1997). O mergulho em apnia uma atividade exercida faz muitos anos, em locais quentes ou frios, e, independentemente da temperatura da gua, no vero (maiores sesses de mergulhos) e no inverno (menores sesses de mergulhos), os expondo fortes estresses trmicos. Assim, com o passar do tempo, os mergulhadores adquirem aclimatao ao frio. Segundo FERRETTI & COSTA (2003), as mergulhadoras Ama do Japo no esto aclimatadas ao frio devido espessura da gordura subcutnea isoladora, como os mamferos marinhos. A temperatura mnima que um humano pode ficar imerso em gua por 3 horas sem tremer definida como temperatura crtica na gua (TCA), uma condio que a perfuso da pele reduzida ao mnimo e o isolamento corpreo chega ao mximo (FERRETTI & COSTA, 2003). Assim, aqueles que conseguem ficar por 3 horas em menor temperatura so mais aclimatados. Mergulhadores aclimatados possuem TCA baixa, isto , conseguem ficar numa temperatura baixa por 3 horas. Implicando na elevao do limiar de tremor associado com maior isolamento corpreo. Este um indicativo de vasoconstrio perifrica mais forte e mecanismo contracorrente de troca de calor (FERRETTI & COSTA, 2003).

E tambm, indivduos aclimatados (mergulhadoras Ama) tm aumento da taxa basal metablica, efeito termognico mais forte de catecolaminas, reduo de perda de calor pelos membros em dado fluxo sanguneo nos membros e melhores respostas vasomotoras das mos para o esfriamento local (FERRETTI & COSTA, 2003). Segundo BAE et al. (2003), a aclimatao capaz de induzir diminuio do tamanho de fibras e aumento da capilarizao dos msculos esquelticos em mergulhadoras coreanas que esto habituadas prolongada imerso em gua fria. Este ajuste ocorre para que ocorra menor gasto energtico atravs da perda do calor por causa do tamanho da fibra, e, para irrigar as reas mais expostas ao frio com sangue quente. Com o incremento de roupas isotrmicas (neoprene) muitos mergulhadores no sofrem as conseqncias das baixas temperaturas, no se aclimatando ao frio. Com certeza, o lado positivo do uso de neoprene de ficar mais tempo realizando mergulhos com menores taxas de queda de temperatura, mas, o indivduo no se aclimata ao frio.

2.8.2 Imerso em gua fria

Com a imerso em gua fria, o calor perdido por radiao no significante quando comparado ao perdido por conveco e conduo. A gua transfere ~25 vezes mais calor que o ar. A conveco ocorre devido ao movimento da gua sobre o corpo resultado da atividade muscular e das correntes da gua. Transpirao passiva ocorre e transfere algum calor, porm, a evaporao no relevante. Alm de se perder muito calor pela urina em mergulhos longos. Segundo BOVE & DAVIS (1990), a perda de calor direta do corpo na gua limitada grandemente pelo isolamento dos tecidos do corpo (centro para pele), e no pelo

coeficiente de transferncia da pele para gua. O fator limitante no fluxo de calor do corpo para o meio externo dado pela taxa de movimento de calor do centro para superfcie da pele na falta de proteo trmica na interface pele-gua. H dois modos de manuteno da temperatura com a proteo trmica da interface pele-gua: maior espessura subcutnea e utilizao de roupas isotrmicas. A questo da gordura subcutnea no fator ocorrente nos dias de hoje, que dado um grande valor esttica e existem roupas isotrmicas (neoprene) leves, flexveis e com diferentes espessuras que so bons protetores. Mas, h pessoas que apresentam uma camada maior de gordura subcutnea e levam vantagem na proteo (tolerncia) ao frio. As roupas isotrmicas ajudam e muito na proteo contra a gua fria. Os pesquisadores KANG et al. (1983), realizaram a comparao das temperaturas retal e da pele e VO2 de mergulhadoras apnestas antes e durante seu trabalho de mergulho no vero (gua a 22C) e inverno (10C) utilizando roupas isotrmicas (protegidos) ou roupas de algodo (desprotegidos). Os resultados obtidos foram que a temperatura retal diminuiu consideravelmente em um tempo menor de trabalho nos mergulhos desprotegidos no vero e inverno. A temperatura da pele diminuiu drasticamente nos mergulhos desprotegidos no vero e principalmente inverno. Alm disso, o VO2 ao final do trabalho foi maior em mergulhos desprotegidos tanto no vero quanto no inverno (KANG et al., 1983). Indicando que o uso de roupas isotrmicas importante na proteo contra o frio e menor gasto energtico. Porm, muitas pessoas j mergulharam e ainda mergulham (e fazem outras atividades na gua) enfrentando o frio sem roupas isotrmicas. E, diversos ajustes

acontecem instantaneamente ao entrar na gua, principalmente quando o indivduo no aclimatado. Ao entrar sem proteo na gua fria o indivduo comea a hiperventilar demasiadamente, e assim fica por 1 a 2 minutos atingindo alto volume ventilatrio. O aumento da taxa respiratria causa uma queda da PCO2 (alcalose sangunea), hipocalcemia relativa com cibras musculares, diminuio do fluxo sanguneo cerebral, e diminuio do nvel de conscincia. Perda de controle do aumento da taxa respiratria e volume corrente. Com o passar do tempo h diminuio da fora muscular acompanhada de dores, desorganizao mental, medo (BOVE & DAVIS, 1990). O importante perceber que apesar da perda da aclimatao, o uso de roupas isotrmicas promove o menor gasto energtico por causa do frio. No meio esportivo, os treinos normalmente tm durao considervel a ponto de promover um gasto metablico bastante alto. Atletas de diversas modalidades esportivas aquticas (surfe, travessias na natao, iatismo, rafting, canoagem de corredeiras, etc.) utilizam neoprene como forma de isolante trmico, principalmente com o intuito de prolongar os treinos.

2.8.2.1 Termorreceptores na face e extremidades

A estimulao de frio na face ou membros (extremidades) provoca assinalao dos reflexos cardiovasculares em humanos. A estimulao de ambos nervos parassimpticos e simpticos esto envolvidos na evocao dos reflexos. Segundo ANDERSSON, SCHAGATAY, GISLN & HOLM (2000), REYNERS et al. (2000), quando ocorre a estimulao com gua fria de receptores localizados na

regio superior da face, inervados pelo ramo oftlmico do nervo trigmio ocorre a atenuao do reflexo de imerso. Caracterizada pela reduo na frequncia cardaca, devido ao aumento da atividade parassimptica via nervos vagos que inibe o marca-passo cardaco, causando tambm uma -adrenrgica vasoconstrio simptica. E ainda, os autores ANDERSSON, SCHAGATAY, GISLN & HOLM (2000) afirmam que a estimulao de gua fria das extremidades (antebrao) causa inibio da atividade parassimptica e aumento da atividade simptica -adrenrgica para o corao, resultando em taquicardia. Ao mesmo tempo ocorre uma vasoconstrio simptica adrenrgica. E, essas duas respostas causam aumento na presso arterial. Se ocorrer a continuao da imerso, a estimulao dos barorreceptores arteriais retorna a frequncia cardaca na taxa pr-imerso. A atividade simptica -adrenrgica reduzida enquanto a atividade simptica -adrenrgica continua a resultar em vasoconstrio e aumento da presso sangunea. A apnia tambm causa ajustes cardiovasculares bastante intensos. Os indivduos realizaram apnia e imerso da face em gua fria ou imerso das extremidades (antebrao), ou a imerso de ambos. Os resultados foram que a apnia aumenta a bradicardia (reflexo de imerso) e inibe os efeitos que ocorreriam somente com imerso do antebrao (ANDERSSON, SCHAGATAY, GISLN & HOLM, 2000).

Fig. 15 Modelo esquemtico para a integrao dos reflexos cardiovasculares envolvidos pelos 3 estmulos (estimulao com frio do antebrao, estimulao com frio na face, e apnia), (i a inibio, + aumento, e diminuio) (ANDERSSON, SCHAGATAY, GISLN & HOLM, 2000)

Quando indivduos realizaram exerccios de alta intensidade (ciclo-ergmetro) com estimulao de gua fria na face respirando, ENDO et al. (2003) analisaram o VO2 procurando achar relao com a estimulao do frio. E, e os resultados foram que a dinmica do VO2 no foi alterada pela bradicardia antes e depois do incio do exerccio apesar de claro retardo e diminuio da frequncia cardaca. Ento, este fato pode implicar em mecanismos mais prximos relacionados quebra de ATP muscular. Sendo assim, fica evidente como so importantes os termorreceptores no mergulho em apnia, principalmente o ramo oftlmico do nervo trigmio (reflexo de imerso).

2.9 Ajustes do sistema respiratrio durante o mergulho em apnia

Durante o mergulho em apnia ocorrem alteraes no sistema respiratrio para que no haja problemas no funcionamento que podem ocasionar a morte. Estas alteraes so extremamente necessrias para que o mergulhador consiga evitar prejuzos e at mesmo melhorar o seu rendimento. Segundo SOMERS (2004), as alteraes mais notveis so: 1) Ajustes que reduzem ou eliminam a possibilidade de doena descompressiva (DD) Diversos mamferos aquticos desenvolveram efetivo meio para eliminar a possibilidade de DD (SOMERS, 2004). Mergulhar aps expirao completa reduz o N2 disponvel para saturao de 80 a 90%. Alm de facilitar na bradicardia e vasoconstrio, e ganho de flutuabilidade negativa auxiliando na descida. Assim, mergulhadores experientes mergulham aps preenchimento de 85% do volume total pulmonar (SOMERS, 2004). 2) Ajustes relacionados profundidade mxima alcanada por cada indivduo, resistindo aos efeitos da compresso torcica Na descida do mergulho em apnia a parte flexvel do trax comprimida e o diafragma elevado. Conseqentemente, o ar dos pulmes e vias areas comprimido e o sistema assume uma posio expiratria. A literatura antiga da fisiologia do mergulho condiciona que a dificuldade no experimentada at que a posio de mxima expirao seja alcanada, com o volume de ar pulmonar se igualando ao volume residual pulmonar somado ao volume de ar das vias areas. E, alm desse ponto, continuando a descida pode ocorrer a congesto pulmonar, edema e hemorragia pulmonar (barotrauma torcico).

Assumindo a hiptese da Lei de Boyle, que dizia que a capacidade pulmonar total (CPT) no poderia ser comprimida abaixo do volume residual (VR). Assim, a razo entre CPT/VR indicaria quanto o volume pulmonar poderia ser comprimido no mergulho. Assim, um mergulhador altamente treinado com CPT de ~7 litros e VR de ~1 litro apresentaria o valor da razo CPT/VR igual a 7, concluindo que ele poderia descer at uma profundidade mxima de 70 m de profundidade e sua CPT ainda seria maior que seu VR (FERRETTI, 2001). O alcance de recordes levou rejeio da hiptese da razo CPT/VR mostrando que o volume pulmonar no era limitante na profundidade mxima do mergulho em apnia. A literatura mais recente (BOVE & DAVIS, 1990; FERRETTI, 2001; SOMERS, 2004) sugere que durante descidas em grande profundidade o sangue das extremidades forado para dentro do trax, tomando o lugar do ar resultando em significante reduo do volume residual. A utilizao de aparelhos radiogrficos durante os mergulhos em apnia mostraram uma reduo no volume pulmonar, elevao do diafragma, aumento das veias sanguneas pulmonares e aumento do dimetro transverso do corao (FERRETTI, 2001). Como conseqncia do deslocamento sanguneo, durante um mergulho profundo a circunferncia torcica diminui menos e mais devagar que a do abdome. A troca sangunea, a mudana no formato do diafragma, e a alta resistncia dos capilares sanguneos a estresses mecnicos colaboram na preveno da ruptura pulmonar e hemorragia alveolar (FERRETTI, 2001).

3) Ajustes que tornam o organismo menos responsivos aos efeitos da hipxia e hipercapnia Estes ajustes so similares aos que ocorrem em apnia sem imerso, e, o treinamento essencial para manter um bom condicionamento. Mergulhadores treinados tm uma diminuio significativa da resposta ventilatria de 10,5% de CO2, melhor utilizao de O2 e aumento da tolerncia elevao de CO2 nos tecidos comparados a no-mergulhadores (SOMERS, 2004). 4) Ajustes que melhoram a eficincia da ventilao durante o intervalo dos mergulhos na superfcie e a fase de recuperao entre os mergulhos H 4 fatores que influenciam a eficincia da ventilao (SOMERS, 2004): 1- A baixa frequncia respiratria e o largo volume de troca gasosa, que reduz o gasto de energia da respirao a cada ciclo; 2- A elevada utilizao de O2 aumenta a eficincia de cada respirao e elimina a necessidade de aumentar a frequncia respiratria. H um aumento significante nos volumes reserva inspiratrio, capacidade vital e pulmonar total nos mergulhadores treinados e experientes; 3- A insuflao completa dos pulmes auxilia na flutuabilidade durante a natao na superfcie e repouso; 4- Aumento da eficincia respiratria est relacionado conservao do calor corporal. Aps citar as variveis que influenciam o sistema respiratrio, pode-se dizer que as alteraes respiratrias durante o mergulho tendem a ser instrumentos de proteo contra presso, melhora da qualidade do aproveitamento de O2 e capacidade de suportar altos nveis de CO2.

2.9.1 Troca gasosa alveolar no mergulho em apnia

Existe uma grande diferena entre a troca gasosa alveolar no mergulho em apnia e simples apnia no ar. Essa diferena ocorre no mergulho devido ocorrncia de aumento de presso na descida e descompresso na subida. Os fatores mais importantes esto relacionados composio do ar inspirado pelo mergulhador, que utilizado e metabolizado gerando produtos importantes a serem estudados. As concentraes dos gases do ar alveolar chegam a ser um pouco diferentes do ar (79,1% de N2, 20,9% de O2, 0,033% de CO2). Segundo BOVE & DAVIS (1990), no corpo humano antes de um mergulho em apnia as porcentagens podem ser um pouco diferentes (79% de N2, 17% de O2, 4% de CO2). Na descida a compresso do trax causa uma diminuio do volume pulmonar, resultando no aumento das presses parciais de O2, CO2 e N2 progressivamente em funo da profundidade. Porm, conforme ocorre a descida at o fundo, as concentraes de O2 e CO2 do gs alveolar se tornam menores do que os correspondentes valores no incio do mergulho, mostrando a rede de transferncia desses gases dos alvolos para os pulmes. A concentrao alveolar de N2 chega a ser maior do que antes da descida porque o N2 tem que ser removido dos alvolos para o sangue. E, a difuso de O2 e CO2 mais rpida que a difuso de N2, que tem baixa solubilidade no plasma sanguneo. Como a PO2 do gs alveolar alta no fundo devido alta presso, fica garantida a passagem de O2 para o sangue. Assim, todo tempo que o mergulhador estiver no fundo haver gradiente de PO2 entre alvolos e sangue, garantindo a difuso para o sangue.

O CO2 transferido normalmente do sangue aos pulmes, porm, esta situao de fluxo de difuso se reverte no mergulho em apnia (BOVE & DAVIS, 1990), assim como durante a realizao de apnia (LIN, 1988; FERRETTI, 2001; LINDHOLM & LINNARSSON, 2002). A mudana no fluxo de CO2 acontece no mergulho porque a compresso torcica faz com que a PCO2 alveolar seja maior que a sangunea, assim, grandes quantidades de CO2 ficam retidas no sangue resultando no aumento da PCO2 sangunea. Este aumento da PCO2 sangunea que d o sinal para o mergulhador subir (BOVE & DAVIS, 1990). Segundo BOVE & DAVIS (1990), a quantidade de CO2 transferido no fluxo reverso muito menor em apnia quando comparado a durante o mergulho em apnia com compresso torcica. Assim que o mergulhador resolve entrar na fase ascendente, deixando o fundo em direo superfcie, ocorre a expanso dos pulmes por culpa da descompresso. Conseqentemente a PO2 alveolar cai progressivamente, continuando a diminuir o gradiente de difuso de O2. Na superfcie, depois de voltar do fundo, a PO2 alveolar tem valores similares com a PO2 sangunea, indicando que no h considervel gradiente de difuso entre alvolos e sangue, e o mergulhador est em estado crtico de hipxia. O mesmo estado de mudana de direo do fluxo de difuso que ocorre com o CO2 pode acontecer com o O2, mas isso s possvel se o mergulhador ficar mais tempo no fundo, e, na fase de ascenso ocorrer a mudana do fluxo.

Fig. 16 Composio do gs alveolar (%) e presses imediatamente antes da descida (acima esquerda), no fundo, e imediatamente aps o retorno superfcie (acima direita). notvel uma reduo progressiva no volume pulmonar em conjunto com o aumento da presso dos gases na descida, que so revertidos durante a subida (BOVE & DAVIS, 1990)

Tab. 4 Composio do gs alveolar ao final de mergulhos em apnia profundos (FERRETTI, 2001)

Tab. 5 Troca gasosa alveolar ao final de mergulhos em apnia ([La]b concentrao do lactato sanguneo ao final dos mergulhos) (FERRETTI, 2001)

2.9.1.1 Perigo da hiperventilao excessiva antes do mergulho em apnia

A hiperventilao consiste basicamente na realizao de vrias inspiraes, que tm como resultado a reduo da PCO2 alveolar e pequeno aumento da PO2 alveolar. Muitos mergulhadores apnestas realizam a hiperventilao antes do mergulho porque acreditam que esta tcnica possibilita um maior tempo de mergulho em apnia. De fato, a hiperventilao possibilita um maior tempo no fundo, pois o indivduo retarda a sensibilidade ao aumento na PCO2 sangunea, demorando maior tempo para atingir os pontos de ruptura, retardando a vontade de respirar, aumentando o tempo de apnia. Porm, o mergulho precedido por hiperventilao extremamente perigoso. BOVE & DAVIS (1990); CRAIG (1976); EDMONDS & WALKER (1999) relataram que os casos de bitos mais frequentes ocorrem por afogamento de mergulhadores que realizaram hiperventilao antes de mergulhar. Segundo BOVE & DAVIS (1990), isto se explica porque a hiperventilao provoca aumento muito pequeno na PO2 alveolar e do sangue, no aumentando a quantidade de O2 do sangue porque a hemoglobina se satura 100% durante ventilao normal, com PO2

arterial a 100 mmHg. E, a taxa de queda da PO2 sangunea a mesma realizando-se ou no a hiperventilao. Durante o mergulho em apnia, quando o mergulhador est no fundo a vontade de voltar para a superfcie e respirar dada quase unicamente pelo aumento de PCO2 sangunea, desde que a PO2 mantida alta por culpa da compresso dos gases. At que a PCO2 atinja um nvel crtico o mergulhador fica no fundo consumindo O2. Mesmo assim, o mergulhador tem praticamente o suficiente O2 no corpo para retornar para superfcie, indicado pela baixa PO2 alveolar no final do mergulho (BOVE & DAVIS, 1990). Ao realizar hiperventilao antes do mergulho, o nvel de PCO2 diminudo, e, PO2 pouco aumentado, e, o mergulhador consegue ficar maior tempo no fundo at a PCO2 alcanar nveis crticos. Mas, como a os estoques de O2 do mergulhador quase o mesmo que sem realizar hiperventilao, ocorre grande depleo de O2. Ao imaginar que na fase de ascenso o corpo sofre descompresso, os gases do corpo influenciam muito nesta fase. Como o mergulhador que realizou hiperventilao antes do mergulho est com alta PCO2 sangunea e baixa PO2 sangunea, na fase de ascenso que ocorre o maior nmero de apagamentos (blackout), depois afogamento. Com a prtica de atividades fsicas no fundo o gasto de O2 maior e outro fator muito importante que o nvel da PCO2 no ponto de ruptura da apnia mais alto durante o exerccio comparado ao repouso (BOVE & DAVIS, 1990). Assim, o mergulhador consome mais O2 at atingir o ponto de ruptura da apnia, postergando a vontade de respirar aumentando o risco de apagamento.

Tab. 6 Efeitos da hiperventilao no tempo de apnia e presso gasosa alveolar no ponto de ruptura em indivduos em repouso e exerccio (BOVE & DAVIS, 1990)

2.9.1.2 Doena descompressiva

A doena descompressiva (DD) causada pela alta concentrao de N2 nos tecidos do corpo. Assim como ocorre a difuso de O2 e CO2 entre sangue e alvolos, tambm h difuso de N2 entre sangue e alvolos, afinal, ~79% do ar composto de N2. Desde que a quantidade de N2 transferido dos alvolos para a circulao durante o mergulho pequena, no h problema de DD. Porm, segundo BOVE & DAVIS (1990), possvel acumular N2 suficiente se o mergulhador realizar vrios mergulhos a profundidades considerveis em curto tempo de intervalo na superfcie. Segundo SOMERS (2004), o aumento da PN2 ocorre aos 20 m de profundidade, mesmo que pequeno o acmulo de N2 no organismo, o aumento da PN2 nos tecidos pode contribuir para a ocorrncia de bolhas de N2 nestes tecidos causados pelos mergulhos repetidos e alteraes rpidas da presso ambiente.

Mergulhadores catadores de prolas do arquiplago de Tuamotu realizam repetidos mergulhos a grandes profundidades em curtos espaos de tempo, e acabaram adquirindo uma doena chamada de taravana (tara, to fall, ficar ou cair/ vana, crazily, na loucura). A causa da ocorrncia desta doena incerta. Os sintomas da taravana so similares aos sintomas da doena descompressiva e podem causar vertigem, nusea, paralisia parcial ou total, inconscincia temporria e at mesmo a morte (BOVE & DAVIS, 1990; SOMERS, 2004).

2.10 Ajustes cardiovasculares no mergulho em apnia

As alteraes cardiovasculares mais marcantes do mergulho em apnia so proeminentes do reflexo de imerso.Durante o mergulho o reflexo de imerso responsvel pela conservao de O2 e extenso do tempo de mergulho (SOMERS, 2004). Na fase pr-mergulho, enquanto o indivduo realiza inspiraes, a frequncia cardaca alta, mas basta ocorrer a imerso na gua que iniciada a bradicardia reflexa. Na fase de descida a frequncia cardaca diminui, e, na ascenso (volta superfcie) aumenta, voltando aos nveis pr-mergulho ao sair da gua (FERRETTI, 2001). Os pesquisadores FERRIGNO et al. (1997) realizaram um estudo de simulao de mergulhos a ~50 metros de profundidade utilizando cmaras hiperbricas a temperaturas da gua termoneutra (35C) e fria (25C). E constataram uma reduo severa na frequncia cardaca, especialmente na gua fria, at mesmo causando arritmias. FERRETTI (2001), SOMERS (2004), relatam quedas de at 8-10 batimentos por minuto durante o mergulho.

Fig. 17 Mudanas na frequncia cardaca e profundidade do mergulho em funo do tempo em mergulhos em apnia profundos no mar. Os smbolos achurados se referem a FC, e os smbolos brancos se referem a profundidade da superfcie para o fundo (FERRETI, 2001)

A bradicardia sozinha no responsvel pelos longos tempos de apnia. Assim, SOMERS (2004) indica outros importantes relacionados ao tempo de mergulho e utilizao de O2: 1) Alteraes hemodinmicas Ao relacionar as alteraes hemodinmicas com o reflexo de imerso, tem-se que ocorre vasoconstrio perifrica associada ao aumento da presso arterial. Causando ativao dos hemorreceptores arteriais e resultando em queda da frequncia cardaca, que

no compensada pelo aumento do volume sistlico, e conseqente queda no dbito cardaco e aumento da presso arterial (FERRIGNO, 1997; FERRETTI, 2001). Assim como ocorre com a frequncia cardaca, o dbito cardaco maior na fase pr-mergulho, cai na fase descendente, e, aumenta na fase ascendente at a emerso (principalmente porque o dbito cardaco dependente da frequncia cardaca, e o volume sistlico no aumenta para compensar) (FERRIGNO, 1997; FERRETTI, 2001).

Fig. 18 Volume sistlico, dbito cardaco e profundidade X tempo durante mergulhos em apnia para 50 m. EM (superfcie), RM (fundo) e PM (meio). Variaes na temperatura da gua de 25C (fria) e 35C (termoneutra) (FERRETTI, 1991)

A presso sangunea alta do incio ao fim do mergulho, chegando a alcanar valores altos na descida (280/200 mmHg em um caso, e 290/150 mmHg em outro) (FERRIGNO, 1997). S h a queda na presso na emerso, retomando os valores prmergulho. A realizao de apnia e imerso da face elevam a presso, mas no atinge valores to dramticos e intensos quanto na realizao de mergulho em apnia em grandes profundidades (FERRETI, 2001). Os longos perodos do mergulho esto associados ainda a uma extrema vasoconstrio perifrica, que provoca o redirecionamento do sangue das extremidades para os grandes vasos, corao, crebro e pulmes. Permitindo um estoque de O2 no sangue para ser usado quase exclusivamente na perfuso do corao e crebro (SOMERS, 2004). 2) Funo anaerbica dos tecidos no-vitais Devido ao isolamento das extremidades e tecidos no-vitais durante o mergulho, ocorre a utilizao do metabolismo anaerbico com o trabalho sem utilizao de O2 (SOMERS, 2004). A acumulao de lactato ocorre em forma de preservao de O2, causando aumento na sua concentrao com o decorrer do mergulho, e aps a volta a superfcie e recuperao os valores so retomados ao nvel aerbico.

Tab. 7 Reflexo de imerso em mergulhadores extremos. Os dados so mdia de valores em intervalo de 10 s. Foram gravados durante a fase descendente, em correspondncia com os valores de mais alta presso sangunea. Logo, os valores de dbito cardaco (CO) e a frequncia cardaca (fH) no so os menores valores observados durante o mergulho. O valor do Lactato (La) o maior do perodo de recuperao depois do mergulho. Resistncia total perifrica (TPR) foi estimada. Q o volume sistlico; Psys e Pdiast so as presses sanguneas sistlica e diastlica, respectivamente (FERRETTI & COSTA, 2003)

3)Alteraes morfolgicas Segundo SOMERS (2004), ocorrem alteraes morfolgicas do sistema vascular, que envolvem o estiramento das paredes de vasos sanguneos altamente elsticos e alargamento da Aorta. Essas alteraes ajudam na manuteno da presso sangunea e promovem uma perfuso adequada ao crebro. 4) Aumento da capacidade de estoque de O2 O aumento da capacidade de estoque de O2 mais evidente em mamferos, causado pelo alto volume sanguneo, estoques enriquecidos de hemoglobina e mioglobina, diminuio do tamanho de eritrcitos e elevao da quantidade de hematcrito (SOMERS, 2004). Os animais amrinhos (focas e cetceos) possuem uma quantidade muito maior de mioglobina comparados a humanos, isto acaba implicando no metabolismo destes animais durante o mergulho. E acabam utilizando metabolismo aerbico nos mergulhos enquanto humanos realizam mergulhos anaerbicos (FERRETTI, 2001).

5) Reduo do volume do bao e consequente ejeo de hemcias no sangue Segundo BAKOVI et al. (2003), o bao sofre uma diminuio durante mergulhos em apnia. E, este acontecimento tira de regra a possibilidade de colapso passivo e mostra que durante os mergulhos em apnia o bao no parte da periferia com reduo de fluxo sanguneo. BAKOVI et al. (2003) relataram que a contrao do bao ocorre logo no incio da apnia, em paralelo com o pequeno simultneo aumento na frequncia cardaca, enquanto os gases arteriais ainda no foram afetados. A contrao do bao foi moderadamente maior em indivduos treinados comparado a no-treinados, sugerindo que o treinamento no to influente na capacidade de participao do bao no reflexo de imerso (BAKOVI , 2003). O perodo de recuperao do bao alto, implicando na atuao em mergulhos sucessivos, no possibilitando o aproveitamento das hemcias extras estocadas (BAKOVI , 2003).

Fig. 19 Comparao do fluxo sanguneo na artria esplnica em funo do tempo entre mergulhadores em apnia treinados e no-treinados (BAKOVI et al., 2003)

Fig. 20 Comparao do volume relativo do bao em funo do tempo entre mergulhadores e nomergulhadores (BAKOVI , 2003)

Encolhimento do bao e consequente liberao de hemcias auxiliando no transporte de O2


Vasos da periferia sofrem vasoconstrio, enquanto vasos do corao, crebro e pulmes dilatam, desviando sangue e O2 para os rgos vitais

Estmulo do ramo oftlmico do nervo trigmio e atuao do reflexo de imerso

Diminuio abrupta da frequncia cardaca causada pelo Aumento da reflexo de presso estimula imerso, para barorreflexores reduzir o da cartida e consumo de O2 atuao do e prolongar o reflexo de mergulho imerso

Vasos torcicos enchem-se de sangue quando a presso hidrosttica aumenta, ocupando espaos vazios e mantendo o gradil costal intacto

Fig. 21 Aes reflexas durante o mergulho em apnia

3. CONCLUSO

O problema abordado neste trabalho bastante amplo, sendo evidenciados diversos fatores importantes a serem considerados. Tcnica, perfeita condio de sade, boa conscincia corporal e conhecimento dos prprios limites fisiolgicos e psicolgicos so de extrema importncia para a prtica do mergulho em apnia sem riscos. Praticando a atividade em segurana, vlido saber das diferentes categorias competitivas para se possvel experiment-las: apnia esttica, dinmicas com e sem nadadeiras e disciplinas de profundidade (lastro constante, lastro constante sem nadadeiras, imerso livre, lastro varivel, e no limits). Um fator precisa ser comentado sobre a categoria no limits. A realizao das descidas de cabea para cima uma tcnica fundamental contra a altssima presso hidrosttica, principalmente porque nesta categoria o fator limitante no o tempo, mas sim, a presso (o atual recordista mundial capaz de suportar 17 atm nesta categoria). Todos mergulhadores devem estar cientes dos aspectos fsicos da gua, que envolvem o mergulho. Tais como: presso (quanto maior a profundidade maior a presso), a porcentagem dos gases na gua (79,1% de N2, 20,9% de O2, 0,033% de CO2) e as leis dos gases (Lei de Boyle, Lei de Charles, Lei de Dalton e Lei de Henry), e o princpio de Arquimedes (flutuao de um corpo no meio lquido). Alm disso, a anatomia do prprio corpo de grande importncia na associao da influncia das leis dos gases nos espaos afetados por essas leis (seios da face, ouvidos, canal respiratrio, dentes e pulmes).

A presso exercida sobre os ouvidos pode ser controlada durante o mergulho, o mergulhador pode executar alguma das diferentes manobras de equalizao do ouvidos para igualar a presso interna com a ambiente e evitar a ruptura dos tmpanos. A fisiologia do sistema respiratrio exerce papel fundamental no mergulho em apnia, dado que a prtica da modalidade exige grande trabalho deste sistema, que tem de estar saudvel para no se comprometer durante a prtica. A qualidade da respirao e o treinamento (yoga e outras tcnicas respiratrias) so fundamentais para a melhora no desempenho. O mesmo ocorre com o sistema cardiovascular, que tem de funcionar perfeitamente porque qualquer alterao deixa o corpo propenso a riscos. Indivduos com problemas cardiovasculares no podem praticar o mergulho em apnia. As influncias simptica e parassimptica so de grande importncia na ativao dos reflexos do mergulho, acelerando ou retardando os batimentos cardacos, e realizando vasoconstrio ou vasodilatao dos vasos. Dando incio aos relatos propriamente ditos do mergulho em apnia, durante a imerso em gua (maior parte do tempo o mergulhador fica imerso em gua - 60% do tempo) o mergulhador sofre ao do reflexo de imerso (imerso do ramo oftlmico do nervo trigmio na face em gua). O reflexo de imerso fundamental para o mergulho em apnia, e sua ao principal a ativao do nervo vago combinada com uma diminuio da atividade simptica resultando na restrio do fluxo sanguneo para certos rgos (realizando vasoconstrio perifrica para que o sangue fique nos rgos vitais), diminuir do dbito cardaco (reduo da frequncia cardaca) e aumento da presso arterial. Isto tem como objetivo a conservao do O2, e aumento do tempo de mergulho.

A bradicardia pode ser afetada por alguns fatores: fatores neurais (imerso da face, principalmente em gua gelada, e volume pulmonar), fator mecnico (imerso em gua) e fatores qumicos (PO2 e PCO2). Pode ser atenuada ou potencializada em funo destes fatores. Outro componente essencial a apnia, que tambm causa o reflexo de imerso. O ponto de ruptura da apnia (tempo de apnia) influenciado por alguns fatores: volume pulmonar (mecnico), sensibilidade a hipxia ou hipercapnia (qumico), ausncia de movimentos respiratrios (fatores no-qumicos), fatores psicolgicos, treinamento e altitude. Durante a realizao de apnia e exerccio, a bradicardia do reflexo de imerso supera a taquicardia do exerccio, mostrando uma conservao do O2 e aumento do metabolismo anaerbio. O frio outro fator limitante para o mergulho em apnia, causando um grande aumento na perda de energia do mergulhador. A termorregulao feita atravs da termognese (aumento da produo de calor ou tremor) e vasoconstrio perifrica (diminuio da perda de calor). Indivduos que mergulham sem roupas isotrmicas so mais aclimatados que os indivduos que utilizam roupas de neoprene. importante lembrar que na gua a troca de calor ~25 vezes maior que no ar a uma mesma temperatura. Quando imersos em gua fria, os termorreceptores localizados na face estimulam a bradicardia. Porm, se imergir os membros ou extremidades ocorre a estimulao de taquicardia. Durante o mergulho em apnia, diversos fatores afetam o sistema respiratrio, ento, o organismo possui formas de se ajustar contra a alta presso, melhorar a qualidade de aproveitamento de O2, e aumentar a capacidade de suportar altos nveis de CO2.

Dentre as alteraes, vale destacar: alteraes que reduzem ou eliminam a possibilidade de doena descompressiva, ajustes relacionados profundidade mxima de cada indivduo, ajustes que tornam o organismo menos responsivo aos efeitos da hipxia e hipercapnia, e ajustes que melhoram a eficincia da ventilao durante o intervalo nos mergulhos na superfcie e recuperao entre mergulhos. A troca gasosa alveolar durante o mergulho bastante diferente da troca somente em apnia, porque ocorre a ao da presso hidrosttica sobre os gases. Deve-se tomar cuidado com a realizao de mergulhos repetidos em curto espao de tempo por causa da doena descompressiva, e no realizar hiperventilao antes do mergulho para no sofrer apagamento e afogamento (muito frequentes no mergulho em apnia). Os ajustes cardiovasculares durante o mergulho em apnia esto diretamente ligados ao reflexo de imerso, que tem como funo a conservao do O2 e prolongamento do tempo de mergulho em apnia. Podem-se identificar alteraes hemodinmicas: diminuio da frequncia cardaca, manuteno do volume sistlico (consequente queda do dbito cardaco), grande aumento da presso arterial, e aumento da vasoconstrio perifrica (redirecionamento de fluxo sanguneo para rgos vitais). Funes anaerbicas dos tecidos no-vitais, alteraes morfolgicas dos vasos sanguneos, aumento da capacidade de estoque de O2, e atuao do bao ejetando hemoglobina para o sangue. Fica evidente que diversas alteraes so realizadas para que os mergulhadores consigam ficar por maior tempo em apnia diminuindo o gasto energtico, protegendo o organismo contra os efeitos da presso.

Indivduos treinados possuem todos os ajustes mais evidenciados auxiliando a prtica da atividade quando comparados com indivduos destreinados, e, animais marinhos (mamferos e aves) possuem estes ajustes muito mais evidenciados. Desse modo, fica evidenciado que indivduos praticantes de outras modalidades aquticas (surfistas, bodyboarders, nadadores e atletas de nado sincronizado) que procuram adquirir um melhor condicionamento fsico por meio da prtica do mergulho em apnia conseguiro ajustes especficos ao mergulho que, em certo ponto, podem ser muito teis para as modalidades que praticam (sempre com acompanhamento especializado).

Fig. 22 Surfista em onda gigante (WAVES, 2004)

REFERNCIAS AGUDELO, R. D.; GIL, A. M.; Escuela de entrenamiento de la apnea. Inmersion, vol. 2, n. 3, 1999. Disponvel em: <http://olympia.fortunecity.com/bischoff/452/boletin/mar99.htm>. Acesso em: 10 out. 2004. AIDA; Association Internationale pour le Dveloppement de l'Apne. Disponvel em: <http://www.aida-international.org/current_world_records.htm>. Acesso em: 19 out. 2004 ANDERSSON, J.; Regulatory mechanisms during apnea and diving. Lund University. Disponvel em: <http://www.biol.lu.se/zoofysiol/Dyk/summary.html>. Acesso em: 10 out. 2004. ANDERSSON, J.; SCHAGATAY, E.; GISLN, A.; HOLM, B.; Cardiovascular responses to cold-water immersions of the forearm and face, and their relationship to apnoea. European Journal of Applied Physiology, v. 83, p. 566-72, 2000. ANDERSSON, J.; LINR, M. H.; RNOW, E.; SCHAGATAY, E. K.; Diving response and arterial oxigen saturation during apnea and exercise in breath-hold divers. Journal of Applied Physiology, v. 93, p. 882-6, 2002. ARNOLD, R. W.; Modifications in the vasomotor arm of the human diving response. National Sea Grant Library. Disponvel em: <http://nsgl.gso.uri.edu/nysgi/nysgiw85001/nysgiw85001_part6.pdf>. Acesso em: 3 out. 2004. BAE, K. A.; AN, N. Y.; KWON, Y. W.; KIM, C.; YOON, C. S.; PARK, S. C.; KIM, C. K.; Muscle fibre size and capillarity in Korean diving women. Acta Physiologica Scandinavica, v. 179, p. 167-172, 2003. BAKOVI , A.; VALI , Z.; ETEROVI , D.; VUKOVI , I.; OBAD, A.; MARINOVI TERZI , I.; DUJI , Z.; Spleen volume and blood flows response to repeated breath-hold apneas. Journal of Applied Physiology, v. 20, 2003. BECKER, G. D.; PARELL, G. J.; Barotrauma of the ears and sinuses after scuba diving. European Archives of Oto-Rhino-Laryngology, v. 258, p. 159-63, 2001. BOVE, A. A.; DAVIS, J. C.; Diving medicine. Segunda edio, 1990. BUTLER, P. J.; Respiratory and cardiovascular control during diving in birds and mammals. Journal of Experimental Biology, v. 100, p. 195-221, 1982. BUTLER, P. J.; WOAKES, A. J.; Heart rate in humans during underwater swimming with and without breath-hold. Respiration Phisiology, v. 69, p. 387-99, 1987. CRAIG, A. B.; Summary of 58 cases of loss of consciousness during underwater swimming and diving. Medicine & Science in Sports & Exercise, v. 8, p. 171-5, 1976. DELAPILLE, P.; VERIN, E.; TOURNY-CHOLLET, C.; PASQUIS, P.; Breath-holding time: effects of non-chemical factors in divers and non-divers. European Journal of Applied Physiology, v. 442, p. 588-94, 2001.

EDMONDS, C. W.; WALKER, D. G.; Snorkelling deaths in Australia. Medicine Journal of Australia, v. 171, p. 591-4, dezembro, 1999. EGUSKITZA, X.; HUEY, R. B.; Limits to human performance. Journal of Experimental Biology, v. 204, p. 3115-3119, 2001. ENDO, M.; TAUCHI, S.; HAYASHI, N.; KOGA, S.; ROSSITER, H. B.; FUKUBA, Y.; Facial cooling-induced bradycardia does not slow pulmonary VO2 kinetics at the onset of high-intensity exercise. Journal of Applied Physiology, v. 95, p. 1623-31, 2003. FERRETTI, G.; Extreme human breath-hold diving. European Journal of Applied Physiology, v. 84, p. 254-71, 2001. FERRETTI, G.; COSTA, M.; Diversity in adaptation to breath-hold diving in humans. Comparative Biochemistry and Physiology, v. 136, p. 205-13, 2003. GRAVER, D.; Scuba diving. Terceira edio, 2003. HAYASHI, N.; ISHIHARA, M.; TANAKA, A.; OSUMI, T.; YOSHIDA, T.; Face immersion increases vagal activity as assessed by heart rate variability. European Journal of Applied Physiology, v. 76, p. 394-99, 1997. HENTSCH, U.; ULMER, H. V.; Trainability of underwater breath-holding time. International Journal of Sports Medicine, v. 5, f. 6, p. 343-7, 1984. HOLM, B.; SCHAGATAY, E.; KOBAYASHI, T.; MASUDA, A.; OHDAIRA, T.; HONDA, Y.; Cardiovascular change in elderly male breath-hold divers (Ama) and their socio-economical background at Chikura in Japan. Applied Human Science, v. 17, n. 5, p. 181-7, 1998. McARDLE, F.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L.; Fisiologia do exerccio: energia, nutrio e desempenho humano. Quarta edio, 1998. KAN, D. H.; PARK, Y. S.; PARK, Y. D.; LEE, I. S.; YEON, D. S.; LEE, S. H.; HONG, S. Y.; RENNIE, D. W.; HONG, S. K.; Energetics of wet-suit diving in Korean women breath-hold divers. Journal of Applied Physiology, v. 54, n. 6, p. 1702-7, 1983. KAY, E.; Prevention of middle ear barotrauma. 2000. Disponvel <http://faculty.washington.edu/ekay/MEbaro.html>. Acesso em: 13 ago. 2004. LIN, Y. C.; Applied physiology of diving. Sports Medicine, v. 5, p. 41-56, 1988. LIN, Y. C.; Effect of O2 and CO2 on breath-hold breaking point. National Sea Grant Library. Disponvel em: <http://nsgl.gso.uri.edu/nysgi/nysgiw85001/nysgiw85001_part3.pdf>. Acesso em 13 set. 2004. LINDHOLM, P.; LINNARSSON, D.; Pulmonary gas exchange during apnoea in exercising men. European Journal of Applied Physiology, v. 86, p. 487-91, 2002. LINDHOLM, P.; SUNDBLAD, P.; LINNARSSON, D.; Oxygen-conserving effects of apnea in exercising men. Journal of Applied Physiology, v. 87, n. 6, p. 2122-7, 1999. em:

MIYAMURA, M.; NISHIMURA, K.; ISHIDA, K.; KATAYAMA, K.; SHIMAOKA, M.; HIRUTA, S.; Is man able to breathe once a minute for an hour?: The effect of yoga respiration on blood gases. Japanese Journal of Physiology, v. 52, p. 313-6, 2002. PATE, R. R.; Consideraes especiais sobre exerccios em climas frios. Sports Science Exchange, n. 11, 1997. PIPIN, F.; Freitauchen Die Geschichte. Disponvel em: <http://home.pages.at/uwsport/deutsch/freedivegeschichte.htm>. Acesso em: 15 out. 2004. PUTZ, R; PABST, R.; WEIGLEN, A.; TAYLOR, A.; Sobotta Atlas of Human Anatomy. Dcima terceira edio, 2001. RAHN, H.; Breath-hold diving: a brief history. National Sea Grant Library. Disponvel em: <http://nsgl.gso.uri.edu/nysgi/nysgiw85001/nysgiw85001_part1.pdf>. Acesso em: 13 set. 2004. REYNERS, A. K. L.; TIO, R. A.; VLUTTERS, F. G.; WOUDE, G. F.; REITSMA, W. D.; SMITH, A. J.; Re-evaluation of the cold face test in humans. European Journal of Applied Physiology, v. 82, p. 487-92, 2000. RUMOAOABISMO; Rumo ao abismo. <http://www.rumoaoabismo.com/>. Acesso em: 20 out. 2004. Disponvel em:

SOMERS, L. H.; Diver education series. Physiology of breath-hold diving. National Sea Grant Library. Disponvel em: <http://nsgl.gso.uri.edu/michu/michut86004.pdf>. Acesso em: 10 out. 2004. SPICUZZA, L.; GABUTTI, A.; PORTA, C.; MONTANO, N.; BERNARDI, L.; Yoga and chemoreflex response to hypoxia and hipercapnia. The Lancet, v. 356, p. 1495-6, 2000. TIKUISIS, P.; JACOBS, I.; MOROZ, D.; VALLERAND, A. L.; MARTINEAU, L.; Comparison of thermoregulatory responses between men and women immersed in cold water. Journal of Applied Physiology, v. 89, p. 1403-11, 2000. TOKLU, A. S.; KAYSERILIOGLU, A.; NAL, M.; ZER, S.; AKTAS, S.; Ventilatory and metabolic response to rebreathing the expired air in the snorkel. International Journal of Sports Medicine, v. 24, p. 162-5, 2003. WATENPAUGH, D. E.; PUMP, B.; BIE, P.; NORSK, P.; Does dender influence human cardiovascular and renal responses to water immersion? Journal of Applied Physiology, v. 89, p. 621-8, 2000. WAVES; Waves a comunidade virtual do <http://waves.terra.com.br/>. Acesso em: 3 nov. 2004. surf. Disponvel em:

YOGA. Breathing Exercise (Pranayama) The anatomy of breathing. Disponvel em: <http://www.abc-of-yoga.com/pranayama/anatomy.asp>. Acesso em 10 set. 2004. YUN, S. H.; CHOI, J. K.; PARK, Y. S.; Cardiovascular responses to head-out water immersion in Korean women breath-hold divers. European Journal of Applied Physiology, v. 91, p. 708-11, 2004.

Anda mungkin juga menyukai