Anda di halaman 1dari 2

Raciocnio Lgico Prof.

Leonardo Barroso
www.geocities.com/logicaemconcursos
Texto extrado(com cortes/adaptaes) da Revista do Professor de Matemtica n 37 Autoras: Gilda de La Roque Palis e Iaci Malta(PUC-RJ)

Proposies do tipo

se A, ento B

Exemplos: Proposio 1: Se m e n so inteiros pares, ento o produto mn inteiro par. Proposio 2: Se foi aluno do Leonardo, ento passou no concurso. muito comum que, num tal contexto, a frase A seja chamada de hiptese da proposio e a concluso B de tese. Uma proposio " A, ento B" verdadeira quando em todas as situaes nas quais a se hiptese se verifique a tese tambm esteja satisfeita. E falsa quando no for verdadeira. Conclumos que uma proposio falsa quando existe um objeto matemtico que satisfaz a hiptese A e no satisfaz a concluso B. Um tal objeto se diz contra-exemplo para a proposio se A, ento B. Enquanto um s contra-exemplo permite concluir que enunciado falso, no basta exibir exemplos para mostrar que uma proposio seja verdadeira. Lembramos que proposies desse tipo podem ter outras formulaes equivalentes: Na forma A implica B, abreviada, s vezes, pela notao A B ( da o fato de esse tipo de proposio ser chamado implicao). Se A for verdadeira, ento B ser verdadeira. Se A for vlida, ento B ser vlida. B verdadeira desde que A seja verdadeira. B verdadeira se A for verdadeira. A uma condio suficiente para B. B uma condio necessria para A. A ser verdadeira somente se B for verdadeira.

Recproca da proposio se A, ento B


Dada uma proposio " A, ento B" , a sentena " B, ento A" chamada recproca da se se primeira. claro que a recproca da recproca de uma proposio ela prpria, da falarmos tambm de duas proposies recprocas. A recproca da proposio 1 a proposio: Se o produto mn de dois inteiros par, ento cada um dos inteiros m,n par Embora a proposio 1 seja verdadeira, sua recproca falsa, como se v com o contra exemplo m=2 e n=5.

Proposies do tipo

A se, e somente se, B

Se queremos considerar simultaneamente a proposio "se A, ento B" e sua recproca "se B, ento A", usamos a frase "A se, e somente se, B". Proposies desse tipo podem ser formuladas de vrias maneiras, dentre elas: A implica B e reciprocamente, abreviada s vezes pela notao A B Se A, ento B e reciprocamente. A verdadeira se, e somente se, B for verdadeira. A uma condio necessria e suficiente para B. A e B so proposies equivalentes.

E eis aqui uma outra regra: Uma proposio do tipo "A se, e somente se, B" verdadeira quando "se A, ento B" e "se B, ento A" so ambas verdadeiras. Caso contrrio falsa.

Negao de uma proposio


Designamos a negao de uma proposio P por no P. A negao de uma proposio P tem a propriedade que sua negao P, isto , no(no P) P. Enunciamos, para exemplificar, a negao da proposio 1 : Negao da Proposio 1: Existe uma dupla de inteiros pares m e n cujo produto mn no um nmero par. (Falsa) Dizemos que no P verdadeira quando P falsa e Dizemos que no P falsa quando P verdadeira

Observe que isto uma regra geral: A negao de uma proposio do tipo: "Para todo objeto, com uma certa propriedade, algo acontece" : "Existe um objeto com a certa propriedade, tal que aquele algo no acontece". E vice versa A negao de uma proposio do tipo: "Existe um objeto, com uma certa propriedade, para o qual algo acontece" : "Para todo objeto com a certa propriedade, aquele algo no acontece".

A negao de uma proposio do tipo Se A acontece, ento B acontece : Acontece A e no acontece B.

Observao: Em existe uma ou existe um, esse uma ou um deve ser entendido no sentido de alguma ou algum, isto , no sentido de pelo menos uma ou pelo menos um, no no sentido de somente uma ou somente um, salvo meno explcita, quando se diz, em geral, existe um e um s ou existe um nico.

Anda mungkin juga menyukai