Anda di halaman 1dari 11

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CAMILLA GAGLIARDI HUILMA D.

FRACASSO JENNIFER NEVES

COMPETNCIAS E HABILIDADES NECESSRIAS AO PROFISSIONAL DA ENGENHARIA CIVIL

Tubaro, 2010

CAMILLA GAGLIARDI HUILMA D. FRACASSO JENNIFER NEVES

COMPETNCIAS E HABILIDADES NECESSRIAS AO PROFISSIONAL DA ENGENHARIA CIVIL

Trabalho de Curso apresentado disciplina Cincia e Pesquisa, do Curso de Engenharia Civil, como requisito atividade avaliativa final da disciplina.

Professor Vilson Leonel

Tubaro, 2010

SUMRIO

1 INTRODUO.................................................................................................................3 2 A HISTRIA DA ENGENHARIA DE PONTES E OS DESAFIOS...........................3 2.1 PRINCIPAIS PERODOS DA HISTRIA DA ENGENHARIA ..................................3 2.2 SURGIMENTO DA ENGENHARIA MODERNA ........................................................3 2.3 INCIO DA ENGENHARIA NO BRASIL.....................................................................3 3 DEFINIO DE COMPETNCIAS E HABILIDADES.............................................4 3.1 COMPETNCIA TCNICA...........................................................................................4 3.2 COMPETNCIA COGNITIVA......................................................................................4 3.3 COMPETNCIA TICA.................................................................................................5 3.4 COMPETNCIA ATITUDINAL....................................................................................5 4 COMPETNCIAS E HABILIDADES DA ENGENHARIA CIVIL QUE ATUA NA ENGENHARIA DE PONTES.............................................................................................5 5 CONCLUSO ..................................................................................................................3 REFERNCIAS ..................................................................................................................3

1 INTRODUO

Neste trabalho iremos falar sobre a histria da engenharia ligada a pontes, ressaltando os seus principais perodos. Alm de conhecer um pouco sobre a engenharia no Brasil e os primeiros passos da engenharia moderna. Vamos conhecer um pouco das competncias que o engenheiro de pontes deve ter, e como ele deve usar suas habilidades tcnicas, cognitivas e atitudinais. Conhecendo isso, vamos estar por dentro do que um engenheiro precisa para ser um bom profissional, competente, coerente, respeitado e sempre com tica.

2 A HISTRIA DA ENGENHARIA DE PONTES E OS DESAFIOS

H tempos que o homem procura superar barreiras em busca de sustento ou abrigo. As primeiras pontes que surgiram aconteceram por causa de troncos que caram sobre os rios de forma natural. Com isso, o homem passou a copiar, assim surgindo as pontes, que eram feitas de troncos de rvores. Desde a antiguidade, os povos civilizados construram pontes com arte, de madeira ou de cordas, na forma de vigas, vigas escoradas e vigas armadas simples. Chineses, romanos e turcos desenvolveram vrias pontes para atravessar obstculos. Com o surgimento das ferrovias, tornaram-se necessrias grandes pontes para suportar cargas pesadas. A partir de 1900, comearam a surgir as pontes de concreto, onde este substitua a pedra como material de construo. Em 1912, surgiram pontes em vigas e pontes em prtico. Simultaneamente, as pontes em arco de concreto atingiram dimenses cada vez maiores. A evoluo da humanidade se processa de forma contnua, volta e meia tm-se observado alguns saltos espordicos de maior transformao quando invenes tecnolgicas inovados chegam ao mercado consumidor. Analisando a histria, logo vemos que ela de fato permeada de significativos desenvolvimentos que marcaram o destino da humanidade.

2.1 PRINCIPAIS PERODOS DA HISTRIA DA ENGENHARIA

Ao longo de sua histria, a Engenharia foi poupando sucessos. Ela comeou a dar seus primeiros passos de forma sistemtica, ainda no perodo colonial. Organizada em instituies, a Engenharia Civil ganhou estudos mais sistematizados e as cidades passaram a crescer rapidamente. O primeiro emprego do termo engenheiro foi feito na Itlia. Apenas em 1814 que o termo foi dicionarizado em lngua portuguesa. O primeiro ttulo de engenheiro foi para o Ingls John Smeaton (1724-1792). A engenharia evoluiu cada vez mais rapidamente, sempre relacionada com o aparecimento de escolas para a formao de engenheiros. Assim foi criada a primeira escola

5 de engenharia no mundo, a cole ds Ponts et Chaussees, na Frana. O passo seguinte foi a criao de escolas tcnicas. Com essas escolas e institutos, a tcnica moderna tomou corpo, ampliando-se a aplicao da cincia e tecnologia.

2.2 SURGIMENTO DA ENGENHARIA MODERNA

Desde os primeiros artesos da pr-histria, que cravaram a pedra fundamental da engenharia, muita coisa mudou. Foram criadas estruturas tericas para que pudessem analisar tudo que a tcnica pudesse abordar. O engenheiro surge a partir do momento que ocorre a rpida expanso dos conhecimentos cientficos. O aparecimento formal desse profissional resultou, na realidade, de todo um processo de evoluo ocorrido durante milhares de anos. A engenharia foi aos poucos se estruturando, devido o desenvolvimento da matemtica, da explicao dos fenmenos qumicos e da prtica de campo. No sculo XVIII chegou a um conjunto ordenado de doutrinas. Com isso nasceu a semente da engenharia. Segundo Bazzo (2009, p70): A engenharia moderna aquela que se caracteriza por uma forte aplicao de conhecimentos cientficos soluo de problemas. Uma ponte um corredor, uma ligao entre margens, elemento unificador de diferenas irreconciliveis. Mas uma ponte no apenas uma passagem sobre o mar, o rio ou um lago. Ela tambm um elemento estrutural na composio do espao. De acordo com o engenheiro de pontes Edgar Cardoso (1937):
A perfeio tcnica de uma obra de Engenharia tem sempre reflexo na sua qualidade esttica. A simplicidade e a justeza com que foi concebida comandam o grau de emoo que desperta naqueles que a contemplam.

2.3 INCIO DA ENGENHARIA NO BRASIL


A Engenharia no Brasil comeou com as primeiras casas feitas pelos colonizadores. Em seguida vieram as obras de defesa, como muros e fortins. Mas ela entrou no Brasil por meio das atividades dos oficiais engenheiros. At 1946 j existiam 15 instituies de ensino de engenharia e muitas outras foram implantadas, o que hoje representa centenas de cursos.

3 DEFINIO DE COMPETNCIAS E HABILIDADES

Habilidade e competncia so duas palavras- chaves que fazem grande diferena nos dias atuais. As empresas esto cada vez mais interessadas em pessoas que saibam usar sua habilidade e competncia para o crescimento das mesmas. No adianta ter s carisma e diplomas se o engenheiro no sabe colocar em prtica tudo aquilo que aprendeu.

3.1 COMPETNCIA TCNICA

A tcnica existe desde a pr- histria, quando o homem produzia braos de alavanca, fazia polimento de pedras e produzia fogo. O homem percebeu que podia mover coisas mais pesadas com o uso da alavanca. A domesticao dos animais, da agricultura, da modelagem cermica e da fabricao de vinho e da cerveja tambm so outros exemplos de tcnicas. Hoje em dia no diferente, para um engenheiro crescer, preciso usar suas habilidades em setores diferentes. O profissional competente aquele que no recusa desafios e os encara durante sua jornada profissional. Segundo Queiroz (2008): Crescer profissionalmente exige do profissional uma dosagem de coragem, determinao e fora de vontade.

3.2 COMPETNCIA COGNITIVA


O bom engenheiro deve ter sua formao bsica e o seu raciocnio analtico. Tambm preciso ter senso crtico para lidar com as questes contemporneas. No significa que o engenheiro deva ter domnio de todos os campos de conhecimento, mas que deva ter uma mnima noo sobre diversos assuntos. Segundo Bazzo (2009, p 91): No importa em qual campo da engenharia trabalhamos. Um bom domnio de conhecimentos gerais so fundamentais.

3.3 COMPETNCIA TICA

A engenharia pode modificar o ambiente, os hbitos, a qualidade de vida das pessoas e alterar o prprio comportamento da sociedade. Com todas essas responsabilidades, o engenheiro deve ter uma postura profissional coerente e racional, sempre com tica. A tica de ser a base do profissional em relao a sociedade e seus clientes. Deve-se ter respeito no trabalho e uma postura correta na aplicao dos conhecimentos tcnicos. Segundo Pereira (2009, p97): Do ponto de vista tico, no podemos ver a profisso apenas como um meio de satisfao de interesses pessoais.

3.4 COMPETNCIA ATITUDINAL

Para ocorrer a integrao entre o engenheiro e seu campo de trabalho preciso que ele tenha conhecimentos de relaes humanas. No cotidiano o engenheiro ter que interagir com operrios, polticos, usurios. E para isso ele necessita de uma boa habilidade de interao, para poder convencer, discutir e elaborar argumentos, tendo assim um bom nvel de dilogo em vrias reas de conhecimento. O engenheiro passa muito tempo lidando com pessoas, ento ter boas relaes pessoais uma qualidade desejvel. Com isso o engenheiro vai julgar os problemas ou benefcios sociais que podero trazer, seja na construo de pontes, usina nuclear, barragens, entre outros.

4 COMPETNCIAS E HABILIDADES DA ENGENHARIA CIVIL QUE ATUA NA ENGENHARIA DE PONTES

Para um bom profissional que atua na engenharia de pontes, a habilidade de testar prottipos, regular o funcionamento de sistemas, medir variveis fsicas em processos e de realizar experincias so um grande desempenho para o profissional que atua nessa rea e servem para aprimorar o trabalho. O bom engenheiro deve estar sempre a par dos avanos da sua rea de trabalho. No s o engenheiro de pontes, mas todos os profissionais devem ter um aprendizado contnuo, sempre lendo, assistindo a congressos e participando de feiras. Para se projetar pontes, habilidades e competncias no podem faltar, dessa forma, o conhecimento se prolonga por toda a vida profissional.

5. CONCLUSO

Conclumos neste trabalho que o engenheiro de pontes precisa ter vrias competncias e habilidades, ele precisa ter tica no trabalho e ter um bom desempenho profissional. Vimos que a engenharia est cada vez evoluindo mais, e com isso abrindo vagas para novos profissionais. Terminamos este trabalho conhecendo a histria da engenharia e tudo o que um engenheiro de pontes precisa para crescer em seu mbito profissional.

10

REFERNCIAS

OCONNOR, Colin. Pontes: Superestruturas. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1975. LEONHARDT, Fritz. Construes de Concreto: Princpios Bsicos da Construo de Pontes de Concreto. 1. ed. Rio de Janeiro: Intercincia, 1979. LOPES, Helena. Perfil de Competncias dos Licenciados em Engenharia. 1. ed. Lisboa: Instituto Superior Tnico, 2002.

Anda mungkin juga menyukai