Anda di halaman 1dari 1

Created by Simpo PDF Creator Pro (unregistered version) http://www.simpopdf.

com

Construo do aprendizado
Aps analisar as atividades entregues em sala, vamos consolidar os conhecimentos vistos at aqui. Para isto, leia atentamente o texto e atenda s atividades conforme solicitado abaixo:

TIM negocia parceria para oferta de TV por assinatura no Brasil


A companhia est em conversas com provedores de contedo para potencial parceria para oferta de servios de TV paga no Pas
(fonte http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/tim-negocia-parceria-para-oferta-de-tv-por-assinatura-nobrasil, capturado em 29/08/2011 )

EXAME So Paulo - TIM Participaes superou a Claro em mais de 600 mil acessos mveis em julho e assumiu a segunda colocao em de telefonia mvel no Pas pela primeira vez desde setembro de 2008. Em outra frente, a companhia est em conversas com provedores de contedo para potencial parceria para oferta de servios de TV paga no Pas, para utilizar o potencial de sua rede aps a aquisio da AES Atimus por R$ 1,6 bilho, anunciada em julho. A TIM, controlada pela Telecom Italia, possua no final de julho market share de 25,78% no mercado brasileiro de acessos mveis, com 56,8 milhes de acessos mveis, enquanto a Claro, da mexicana Amrica Mvil, aparecia com 25,51%, totalizando 56,2 milhes de linhas, segundo dados da Agncia Nacional de Telecomunicaes (Anatel). Em junho, ambas estavam tecnicamente empatadas em market share, mas a Claro possua ligeira vantagem sobre a concorrente. "Este o sexto trimestre que temos mostrado forte acelerao (da base de assinantes)", disse nesta terafeira o diretor comercial da TIM, Lorenzo Lindner. Lindner refuta que os acessos mveis da TIM estejam "sujos", ou seja, de que muitas das linhas pr-pagas na base da operadora sejam de chips inutilizados que no geram receita e implicam em custos para a companhia, mas contam como market share.

"Temos uma das regras mais rgidas do mercado (para eliminao de linhas inutilizadas)", disse Lindner, sem revelar qual o prazo sem utilizao que resulta na terminao de uma linha. Segundo ele, 85% dos acessos mveis da TIM so pr-pagos. A Vivo, do grupo Telefnica, continua na liderana e tinha no fim do ms passado participao de mercado de 29,53%, com 65,1 milhes de clientes, segundo a Anatel. A Oi aparece em quarto lugar, com market share de 18,85%. TV paga Na semana passada, o Senado aprovou o projeto de lei 116 (PL-116), que permite s companhias telefnicas oferecer servios de TV paga em suas redes de cabo e fibra tica. "Estamos negociando parceria com provedores de contedo", disse o diretor da TIM, acrescentando que um servio de TV paga pode ser oferecido ao consumidor "provavelmente" em 2012. Segundo o executivo, a TIM tambm vai priorizar a oferta de internet de alta velocidade (entre 50 e 100 megabits ).

Vamos analisar agora:


1) Sob o ponto de vista das Mximas Militares, como podemos analisar esta notcia? 2) Analise se esta manchete trata ou no de estratgia, comparando-a com os conceitos de Porter e Mintzberg. Justifique indicando o conceito sob o ponto de vista de cada um destes autores e indique os fatos que os levaram s suas concluses. 3) Qual o negcio da TIM? Analisando o texto, avalie se sua perspectiva estratgica est adequada sua definio de negocio. 4) A TIM est construindo Vantagem Competitiva? Como? 5) Utilizando o modelo de Estrategias Genericas de Porter, analise a ao da TIM, enquadrando-a nas estratgias estudadas. Esta atividade ser realizada em sala, em dupla e ser entregue impreterivelmente durante a aula. Ao entreg-la no v embora, pois no uma prova. A correo ser feita em sala com todos os alunos ainda hoje. Esta atividade conta, no mximo, 0,5 ponto nos pontos extras que recebemos nas apostilas dinmicas (referente entrega de duas apostilas dinmicas).

Anda mungkin juga menyukai