Anda di halaman 1dari 17

Cadastro de Plano de Contas

Conta o nome tcnico que identifica um componente patrimonial (Ativo ou Passivo) ou um componente de resultado (Despesa ou Receita). Todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e geram alteraes no patrimnio da mesma devero ser registrados pela contabilidade em contas prprias, atravs do Plano de Contas. O Plano de Contas o elenco de todas as contas previstas pela contabilidade da empresa como necessrias aos seus registros contbeis. Ele deve possuir suficiente flexibilidade, de modo a permitir alteraes sem quebra de unidade; no pode ser excessivamente sinttico, a ponto de no proporcionar as informaes requeridas pela empresa e nem tampouco excessivamente detalhado, a ponto de gerar informaes desnecessrias. As respectivas contas devem ser ordenadas, agrupadas e dispostas de forma a facilitar a sua implantao. O nmero de contas disposto no plano depende do volume e da natureza dos negcios de uma empresa, ou seja, na sua estruturao devero ser considerados os interesses da mesma, desde que sejam seguidas as normas contbeis que visam uniformizar as demonstraes financeiras (Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio e etc.). Portanto, vlido ressaltar que deve ser feito um estudo detalhado antes da sua implantao pois, estando com o mesmo em uso, ser praticamente invivel reestruturlo.

Manual do Usurio - ProContbil Gold - ProContbil - Vs.1.00.173 - 18/03/2009- Pg.- 1 -

Cadastro de Plano de Contas

Em razo da filosofia multi-empresas do nosso sistema, sugerimos que seja utilizado um nico plano de contas para diversas empresas do mesmo ramo de atividade, agilizando os trabalhos. Ao acessar o programa, dever ser informado o nmero do plano de contas, no intervalo de 0000 a 9999. Ao clicar sobre a seta de pesquisa, sero apresentados todos os planos gravados na pasta \ProEmp\Ctb. Ao informar determinado cdigo pela primeira vez, ser apresentada a mensagem abaixo, que dever ser respondida de forma afirmativa:

Plano de Contas: C:\ProEmpXX\Ctb\CtbPCnnnn.btr no existe. Cria agora ?


Considerando que "XX" corresponde ao nmero da pasta de movimento configurada no GAP e "nnnn" ao nmero do plano, pode se concluir que cada plano ter o seu arquivo criado individualmente. No topo da tela, ao lado do campo Plano Contas Nmero, h o boto Plano Referencial / SPED, que se acionado ir apresentar a rotina que permitir relacionamento entre planos CTB e referencial - RFB. (Para mais informaes, consulte o manual da rotina Plano Referencial / SPED)

Em seguida, sero apresentadas duas guias, cujas funes estaro sendo detalhadas a seguir:
P R O P R I E D A D E S

As propriedades possuem a finalidade de parametrizar a incluso das contas no plano, de acordo com as peculiaridades de cada empresa ou ramo de atividade, atravs do cadastramento das informaes abaixo discriminadas:

Cdigo de Acesso: ser utilizado como cdigo reduzido das contas contbeis,
visando agilizar a digitao dos lanamentos. Sua numerao poder ser:

Informado: o cdigo dever ser informado pelo prprio usurio, no intervalo de 00001 a 99999, podendo ser utilizado aleatoriamente; Automtico: o cdigo ser fornecido automaticamente pelo programa, sempre em ordem crescente, iniciando de 00001. Para facilitar a memorizao, recomendamos que os cdigos de acesso sejam definidos de acordo com os grupos contbeis, conforme o exemplo:

Manual do Usurio - ProContbil Gold - ProContbil - Vs.1.00.173 - 18/03/2009- Pg.- 2 -

Cadastro de Plano de Contas

Cdigo de Acesso:
10000 20000 30000 40000 50000 60000

Grupo Contbil:
Ativo Passivo Compensaes Custos Despesas Receitas

Conta Contbil (sinttica):


Ativo Passivo Compensaes Custos Despesas Receitas

Classificador: separa as contas contbeis por nveis ou grupos, possibilitando a


totalizao dos saldos correspondentes em relatrios como o Balancete de Verificao e o Balano Patrimonial. Poder ser definido com at quinze dgitos (#) vlidos, onde o ponto (.) determinar a separao dos graus, conforme demonstrado na figura abaixo:

Exemplo de criao da mscara do classificador

O primeiro procedimento a ser adotado, verificar quantos graus sero utilizados na composio da mscara, a fim de obter a informao necessria sobre a quantidade de dgitos a serem cadastrados. Para isso, temos uma srie de combinaes que podero ser utilizadas, conforme demonstrado abaixo:

Plano de contas cuja mscara possui quatro 4 graus e nove 9 dgitos:

Manual do Usurio - ProContbil Gold - ProContbil - Vs.1.00.173 - 18/03/2009- Pg.- 3 -

Cadastro de Plano de Contas

Plano de contas cuja mscara possui dois 2 graus e oito 8 dgitos:

I M P O R T A N T E:
Podero ser criadas diversas mscaras diferentes, desde que sejam observados os seguintes critrios: Existe disponvel o limite mximo de 15 (quinze) dgitos para a definio da mscara; A separao dos graus sempre dever ser determinada pelo ponto (. ); necessrio definir ao menos um grau sinttico, excluindo-se o grau correspondente ao Cdigo de Grupo (0) que fixo do programa; Uma vez definida a mscara e iniciada a incluso das contas, no ser mais possvel alter-la.

Cdigos de Grupo: so responsveis pela diviso de cada grupo contbil no plano,

onde sero includas as respectivas contas. Podero ser identificados atravs de algarismos no intervalo de 1 a 9, desde que sejam respeitados os seis grupos disponveis, que so:

Manual do Usurio - ProContbil Gold - ProContbil - Vs.1.00.173 - 18/03/2009- Pg.- 4 -

Cadastro de Plano de Contas

Observaes

O ttulo dos grupos ser impresso no cabealho dos relatrios; Para definir os algarismos, no necessrio seguir nenhuma seqncia, porm, vlido lembrar que a impresso dos relatrios ser efetuada em ordem crescente, iniciando pelo grupo definido como 1; Os saldos do grupo de Compensao das contas contbeis no sero totalizados no Balano Patrimonial.

Nome do arquivo Demonstrativos de Balano: dever ser informado o nome do

arquivo de Demonstrativo do Balano, utilizado para a composio e impresso das demonstraes de custos e de resultado (mais detalhes, consulte tpico correspondente).

Plano Especial: nesse campo temos 3 opes

Sim ao selecionar essa opo, sero disponibilizados mais dois campos com maior

capacidade para cadastramento da nomenclatura e do classificador. A princpio, esses campos foram implementados com a finalidade de atender ao plano de contas padro regulamentado pela ANS Agncia Nacional de Sade Suplementar para as empresas operadoras de Planos Privados de Assistncia Sade, porm, outras empresas tambm podero se beneficiar da utilizao dos mesmos, conforme explicaremos no tpico referente guia Contas, campos Classificador Plano Especial e Nomenclatura Detalhada Plano Especial. Essa opo s poder estar ativadas para as empresas que tiveram movimentao at o final do exerccio 2006, para o exerccio de 2007 obrigatrio a opo ANS estar selecionada.

Classificador com formato diferenciado

Maior capacidade para descrio da nomenclatura

No - respondendo No, os campos mencionados acima ficaro invisveis. ANS essa opo de plano de contas dever ser usado apenas apara as empresas que
necessitem do plano de contas padro regulamentado pela ANS Agncia Nacional de Sade Suplementar para as empresas operadoras de Planos Privados de Assistncia Sade. A partir do exerccio de 2007 essas empresas devero usar o plano de contas com essa opo ativida.

Manual do Usurio - ProContbil Gold - ProContbil - Vs.1.00.173 - 18/03/2009- Pg.- 5 -

Cadastro de Plano de Contas

definida uma outra mscara, com maior quantidade de dgitos (no mximo 20), ficando critrio do usurio efetuar ou no a separao dos graus atravs de pontos (.). Conforme descrito no item anterior, a princpio esse campo havia sido criado com a finalidade de atender a regulamentao da ANS Agncia Nacional de Sade Suplementar, cujos classificadores das contas do plano possuem um formato padro. Porm, outras empresas tambm podero estar se beneficiando da utilizao do mesmo, conforme explicaremos no tpico referente guia Contas, campo Classificador Plano Especial.

Mscara do Classificador do Plano Especial: atravs desse campo poder ser

momento do processamento das informaes bloqueando o classificador caso o mesmo no esteja adequado a mscara padro da ANS (#.#.#.#.#.#.#.#.#.#.#.##.###).
C O N T A S

Obs.: importante destacar que esse classificador ser utilizado apenas na impresso dos relatrios, logo, a totalizao dos saldos continuar sendo efetuada atravs do classificador oficial, que dever estar devidamente estruturado, isso quando a opo selecionada for Sim. J quando a opo ANS estiver selecionada, os programas relacionados a ANS iro executar os clculos dos classificadores no

Aps ter definido as propriedades do plano, poder ser iniciado o processo de incluso das contas contbeis:

Cdigo de Acesso: campo obrigatrio. Dever ser informado o cdigo reduzido da Classificador: campo obrigatrio. Dever ser informado o classificador da conta
contbil, conforme mscara j definida nas propriedades, observando-se os seguintes critrios:

conta contbil, conforme critrio do usurio. Caso nas propriedades do plano tenha sido definido que o mesmo deve ser automtico, este j ser apresentado.

O primeiro nvel do classificador (determinado como 0 zero grau) fixo do programa, portanto, sempre dever corresponder ao cdigo do grupo contbil definido nas propriedades; No se deve, em hipteses alguma, retroagir o grau de uma conta, sem a mudana do respectivo grupo; Os graus devem partir sempre do nmero menor para o nmero maior.

Nome da Conta: campo obrigatrio. Dever ser informada a descrio da conta


contbil, a ser impressa nos relatrios.

Manual do Usurio - ProContbil Gold - ProContbil - Vs.1.00.173 - 18/03/2009- Pg.- 6 -

Cadastro de Plano de Contas

Classificador Plano Especial: campo opcional. Ser apresentado somente se a opo Plano Especial das propriedades estiver definida como Sim ou ANS.

Dever ser informado o classificador especial, que poder ser definido com at 20 caracteres, utilizando-se ou no de pontos (.) para a separao dos graus. vlido destacar que os pontos definidos na mscara sero impressos nos relatrios, independentemente da quantidade de dgitos utilizada. Conforme descrito no item Propriedades, princpio esse campo havia sido criado com a finalidade de atender a regulamentao da ANS Agncia Nacional de Sade Suplementar, porm, outras empresas tambm podero estar se beneficiando da utilizao do mesmo, uma vez que o excesso de zeros esquerda apresentado no classificador oficial, ser eliminado na impresso dos relatrios em formato especial.

Exemplo de impresso:
Classificador Oficial: 1.1.01.00.00.00 Classificador Especial: 1101 ou 1.1.01. . . (com utilizao de ponto) Classificador Oficial ANS: 1.0.0.0.0.0.1.0.1.0.0.01.000

Obs.: Esse classificador ser utilizado apenas na impresso dos relatrios, logo, a totalizao dos saldos continuar sendo efetuada atravs do classificador oficial,
que dever estar devidamente estruturado, isso quando a opo do Plano Especial estiver como Sim. J quando a opo ANS estiver selecionada, os programas relacionados a ANS iro executar os clculos dos classificadores no momento do processamento das informaes.

Nomenclatura Detalhada Plano Especial: campo opcional. Ser apresentado somente se a opo Plano Especial das propriedades estiver definida como Sim ou ANS. Dever ser informada a descrio especial da conta contbil, que poder
ser detalhada em at 70 (setenta) caracteres. Para facilitar a incluso, o programa ir repetir a informao j descrita no campo Nome da Conta, possibilitando que o usurio apenas complemente a mesma, caso seja necessrio. Conforme descrito no item Propriedades, princpio esse campo havia sido criado com a finalidade de atender a regulamentao da ANS Agncia Nacional de Sade Suplementar, porm, outras empresas tambm podero estar se beneficiando da utilizao do mesmo, como por exemplo, aquelas que precisam enviar seus demonstrativos contbeis para o exterior, com o devido idioma local. Nesse caso, esse campo seria utilizado para a informao da conta no respectivo idioma (Ex.: ingls). Desta forma, ao emitir os relatrios contbeis habilitando a opo Imprime conforme Plano Especial, sero impressos o classificador e a nomenclatura (em ingls) especiais. Caso tal opo fique desabilitada, tais relatrios sero impressos com o classificador e a nomenclatura (em portugus) oficiais.
Manual do Usurio - ProContbil Gold - ProContbil - Vs.1.00.173 - 18/03/2009- Pg.- 7 -

Cadastro de Plano de Contas

possvel em impressoras grficas, no formato paisagem e tambm no formato retrato, ao imprimir conforme plano especial no formato retrato, a nomenclatura do plano de contas especial ser impressa limitada a 30 caracteres. No: a conta cadastrada no poder receber lanamentos, logo, trata-se de uma conta sinttica, que apenas ir totalizar os saldos das contas analticas;

Obs.: A impresso dos relatrios mencionados (conforme Plano Especial) ser

Permite Lanamentos?

Sim, sem referncia a terceiros: a conta cadastrada poder receber lanamentos, logo, trata-se de uma conta analtica. Porm, o Cadastro de Terceiros (mais detalhes, consulte tpico correspondente), no poder ser utilizado para a mesma no momento da digitao; Sim, com referncia opcional a terceiros: a conta cadastrada poder receber lanamentos utilizando-se ou no do Cadastro de Terceiros (mais detalhes, consulte tpico correspondente) no momento da digitao; Sim, com referncia obrigatria a terceiros: a conta cadastrada dever obrigatoriamente receber lanamentos utilizando-se do Cadastro de Terceiros (mais detalhes, consulte tpico correspondente) no momento da digitao.

Obs.: No Cadastro de Terceiros esto centralizadas todas as informaes referente

s Pessoas Fsicas e Jurdicas. Possui a finalidade de permitir o controle dos grupos de clientes ou fornecedores analiticamente possibilitando a emisso dos relatrios e a conciliao das contas contbeis de forma detalhada partir da utilizao de um plano de contas reduzido pois, para controlar determinado grupo, basta criar apenas uma conta e vincul-la ao respectivo terceiro (cliente ou fornecedor), no momento da digitao do lanamento.

No: como atualmente o clculo da correo monetria est extinto, todas as contas includas devero possuir este indicador; Sim, sem ajuste de valores: campo disponvel para futuras implementaes; Sim, com ajuste de valores: campo disponvel para futuras implementaes.

Sujeita a Correo ?:

Redutora Sim ou No ?:

Todos os grupos contbeis possuem uma natureza que pode ser devedora ou credora. Existem contas cujos saldos sero sempre contrrios essa natureza, como por exemplo, a conta de Prejuzos Acumulados, que pertence ao grupo Passivo (natureza credora) porm, seu saldo ser sempre devedor. Contas como essa, devero ter esse indicador gravado como Sim, possibilitando que na emisso dos relatrios, os saldos dos grupos correspondentes possam ser totalizados corretamente.

Centro de Custo:
Manual do Usurio - ProContbil Gold - ProContbil - Vs.1.00.173 - 18/03/2009- Pg.- 8 -

Cadastro de Plano de Contas

Exemplo:

Os centros de custos podem ser considerados como mais um nvel de detalhamento das contas contbeis.

Conta Contbil: Despesas com Salrios C/Custo X: Depto. Administrativo C/Custo Y: Depto. de Produo
Existem no sistema, duas formas de trabalhar com centros de custos:

1. Apropriao: trata-se do valor contbil real expresso em termo monetrio. Atravs


desse valor exato sero escriturados e apropriados os centros de custos, de acordo com o cdigo informado pelo usurio durante a digitao dos lanamentos.

proporcionalmente atravs de percentuais definidos pelo usurio para cada centro de custo. Essa distribuio ser efetuada automaticamente pelo programa. No: a conta cadastrada no dever ser detalhada por c/custo;

2. Rateio: trata-se de qualquer valor contbil expresso em termo monetrio, distribudo

Sim, com apropriao opcional: a conta cadastrada poder ou no ser detalhada por c/custo com apropriao, critrio do usurio. Nesse caso, a informao solicitada no campo C/Custo, durante a digitao do lanamento, ser opcional; Sim, com rateio: a conta cadastrada dever ser detalhada por c/custo com rateio. Nesse caso, o campo C/Custo no ser solicitado durante a digitao do lanamento, pois a distribuio dos percentuais para cada c/custo ser efetuada internamente pelo programa; Sim, com apropriao obrigatria: a conta cadastrada dever ser detalhada por c/custo com apropriao. Nesse caso, a informao solicitada no campo C/Custo, durante a digitao do lanamento, ser obrigatria. Nosso sistema dispe de um programa cuja finalidade efetuar a converso dos saldos das contas contbeis apurados em Reais para outra moeda, conforme a necessidade da empresa (mais detalhes, consulte tpico correspondente). Para que tal converso seja executada com sucesso, necessrio parametrizar no plano, quais as contas que devero ser convertidas e qual taxa de converso a ser utilizada, conforme descriminado: No converte: o saldo da conta cadastrada no dever ser convertido; Abertura de balano: os lanamentos da conta cadastrada devero ser convertidos pela taxa da moeda gravada no programa PRG020500 Tabela de Outras Moedas (mais detalhes, consulte tpico correspondente), no primeiro dia do ms de Janeiro;

Taxa de Converso para Outra Moeda:

Manual do Usurio - ProContbil Gold - ProContbil - Vs.1.00.173 - 18/03/2009- Pg.- 9 -

Cadastro de Plano de Contas

Mensal: os lanamentos da conta cadastrada devero ser convertidos pela taxa da moeda gravada no programa PRG020500 Tabela de Outras Moedas (mais detalhes, consulte tpico correspondente), no primeiro dia do ms que est sendo processado; Histrica (diria): os lanamentos da conta cadastrada devero ser convertidos pela taxa da moeda gravada no programa PRG020500 Tabela de Outras Moedas (mais detalhes, consulte tpico correspondente), no dia referente ao ms que est sendo processado; Mdia do ms: os lanamentos da conta cadastrada devero ser convertidos pela taxa da moeda gravada no programa PRG020500 Tabela de Outras Moedas (mais detalhes, consulte tpico correspondente), no campo Valor Mdio do Ms; Encerramento: o saldo da conta cadastrada dever ser convertido pela taxa da moeda gravada no programa PRG020500 Tabela de Outras Moedas (mais detalhes, consulte tpico correspondente), conforme o ltimo dia do perodo final solicitado. Ex.: Caso a converso tenha sido solicitada at o ms de Dezembro de determinado exerccio, a taxa de converso utilizada ser a do dia 31/12; Conta Cabea de Grupo: campo disponvel para futuras implementaes. O saldo da conta cadastrada no ser convertido. Os saldos iniciais das contas cadastradas sempre sero convertidos pela taxa da moeda gravada no programa PRG020500 Tabela de Outras Moedas (mais detalhes, consulte tpico correspondente), no campo "Base para Converso do Saldo Inicial"; Os saldos das contas de estoque no sero convertidos pelo programa, devendo ser cadastrados pelo prprio usurio no programa CTB030100.EXE Digitao de Estoques (mais detalhes, consulte tpico correspondente), onde possvel inclu-los j Convertidos. Esse indicador vir sugerido sempre como Sim, pois tem a finalidade de permitir que a conta cadastrada seja utilizada no programa CTB020900 Conciliao Contbil (mais detalhes, consulte tpico correspondente), possibilitando a conciliao dos lanamentos digitados. Esse campo dever ser utilizado para as contas cadastradas nos grupos de resultado (Ex.: Despesas e Receitas), cujos saldos finais do perodo solicitado devero ser impressos nos demonstrativos de custos e de resultado do exerccio (DRE), atravs do programa Relatrios do Balano Modelo I (mais detalhes, consulte tpico correspondente). Ao clicar sobre a seta de pesquisa ou teclar F12, sero apresentadas todas as contas j cadastradas no Cadastro de Demonstrativos do Balano (mais detalhes, consulte tpico
Manual do Usurio - ProContbil Gold - ProContbil - Vs.1.00.173 - 18/03/2009- Pg.- 10 -

Observaes:

Objeto de Conciliao ?:

Conta Demonstrativo Balano Valor Final:

Cadastro de Plano de Contas

correspondente), bastando apenas selecionar o cdigo correspondente, conforme o exemplo:

Conta Contbil do Plano de Contas:

Conta Demonstrativo do Balano:

Obs.: vlido destacar que, conforme demonstrado no exemplo acima, para agilizar o processo de parametrizao desse campo, tais cdigos podero ser informados diretamente nas contas sintticas dos grupos de resultado, uma vez que o programa se encarregar de imprimir o saldo acumulado das mesmas nos demonstrativos. Lembrando que, ao efetuar tal procedimento, as contas analticas dos referidos grupos devero ficar sem informao nesse campo, para que no haja duplicidade na totalizao dos saldos. Conta Demonstrativo Balano Valor Inicial (Usar somente para contas de estoque): Esse campo dever ser utilizado somente para as contas cadastradas nos grupos de estoques pois, assim como exemplificamos no item anterior, os saldos iniciais das

mesmas, tambm podero ser impressos nos demonstrativos de custos. Ao clicar sobre a seta de pesquisa ou teclar F12, sero apresentadas todas as contas j cadastradas no Cadastro de Demonstrativos do Balano (mais detalhes, consulte tpico correspondente), bastando apenas selecionar o cdigo correspondente.

Atualmente, existem no sistema dois modelos disponveis para a emisso dos relatrios contbeis Balancete de Verificao, Balano Patrimonial, Demonstrativos de Custos e de Resultado: Modelo I: cujo diferencial principal a totalizao das contas sintticas antes da impresso das contas analticas, conforme demonstrativo abaixo exemplificado:
TOTAL

Nmero Seqencial:

Modelo II: cuja totalizao das contas sintticas efetuada aps a impresso das contas analticas, da mesma forma apresentada no sistema em DOS, conforme demonstrativo abaixo exemplificado:
Manual do Usurio - ProContbil Gold - ProContbil - Vs.1.00.173 - 18/03/2009- Pg.- 11 -

Cadastro de Plano de Contas

Desta forma, esse campo dever ser utilizado somente pelas empresas que optarem pela impresso dos saldos finais (conforme o perodo solicitado) das contas cadastradas nos grupos de resultado (Ex.: Despesas e Receitas) nos demonstrativos de custos e de resultado do exerccio (DRE), atravs do programa Relatrios do Balano Modelo II (mais detalhes, consulte tpico correspondente). Ao clicar sobre a seta de pesquisa ou teclar F12, sero apresentados todos os nmeros seqenciais j cadastrados no Cadastro de Contas de Fechamento (mais detalhes, consulte tpico correspondente), bastando apenas selecionar a seqncia correspondente, conforme o exemplo:

Conta Contbil do Plano de Contas:

Nmero Seqencial da Conta de Fechamento:

Observe que na figura acima, ambos os campos Conta Demonstrativo Balano / Valor Final e Nmero Seqencial foram preenchidos, isso significa que o usurio deseja emitir ambos os modelos I e II dos demonstrativos de custos e de resultado do exerccio (DRE).

Obs.: vlido destacar que, conforme demonstrado nesse exemplo, para agilizar o

processo de parametrizao desse campo, tais nmeros seqenciais podero ser informados diretamente nas contas sintticas dos grupos de resultado, uma vez que o programa se encarregar de imprimir o saldo acumulado das mesmas nos demonstrativos. Lembrando que, ao efetuar tal procedimento, as contas analticas dos referidos grupos devero ficar sem informao nesse campo, para que no haja duplicidade na totalizao dos saldos.

Esse campo possui a finalidade de possibilitar a importao dos saldos das contas cadastradas nos grupos Ativo e Passivo das empresas enquadradas no Lucro Real, para o programa da SRF (Secretaria da Receita Federal) DIPJ, opo Informaes,
Manual do Usurio - ProContbil Gold - ProContbil - Vs.1.00.173 - 18/03/2009- Pg.- 12 -

DIPJ (Ficha 38 / 39):

Cadastro de Plano de Contas

fichas Ativo Balano Patrimonial e Passivo Balano Patrimonial, atravs do programa IRJ020400 Lucro Real (mais detalhes, consulte tpico correspondente). Nas duas primeiras posies do campo, deve ser informado o nmero da ficha correspondente (Ex.: 38 / 39 exerccio 2003 ou 45 / 46 exerccio 2004) e nas duas ltimas posies, deve ser informado o nmero da linha correspondente ficha informada. Tomando como base o exerccio 2004, a numerao das linhas da ficha Ativo (45), pode variar de 01 a 53 e da ficha Passivo (46), de 01 a 42.

Exemplo: Conta Contbil do Plano de Contas Grupo Ativo:

O saldo da conta acima demonstrada, deve ser transportado para a DIPJ Ficha 45: Ativo / Linha 01: Caixa.

Obs.: Como no programa DIPJ, o contedo solicitado e / ou a numerao das fichas /

linhas podem sofrer alterao de um exerccio para o outro, recomendvel efetuar anualmente uma conferncia das informaes cadastradas antes de executar a importao, a fim de evitar o transporte de valores indevidos.
D E M A I S O P E S D O M E N U

Selecionar Novo Plano: essa opo estar disponvel somente quando determinado
plano de contas estiver selecionado. Ao execut-la, atravs da funo ALT + N ou clicando sobre o boto situado do lado direito do campo Plano Contas Nmero, o programa possibilitar a seleo de um novo plano de contas.

Imprimir Lay-Out TXT: atravs dessa opo, podero ser impressos os layouts dos
arquivos texto a serem utilizados na importao / exportao do plano de contas. Os mesmos contm todas as especificaes necessrias para efetuar a criao / exportao do arquivo. sistema, a partir da criao de um arquivo texto definido conforme as especificaes detalhadas no lay-out. Aps a criao do arquivo, o mesmo dever ser copiado para o caminho \ProEmpXX\Ctb, onde XX corresponde ao nmero da pasta de movimento configurada no GAP. Para iniciar a importao, basta selecionar o arquivo no referido caminho e clicar sobre o boto Iniciar. ser suspensa e as mesmas sero apresentadas em tela para que o usurio providencie as devidas correes.

Importao: essa opo consiste em efetuar a importao do plano de contas para o

Obs.: Caso sejam encontradas inconsistncias na definio do arquivo, a importao

Manual do Usurio - ProContbil Gold - ProContbil - Vs.1.00.173 - 18/03/2009- Pg.- 13 -

Cadastro de Plano de Contas

Exportao: atravs dessa opo, possvel efetuar a exportao do plano de contas, de acordo com o layout disponvel em \Prosoft.Win\PcGold\Ctb Layout_CtbPlanex.Txt. Para executar a mesma, basta indicar o caminho em que o arquivo ser gravado e o nome correspondente, seguido da extenso TXT. Imprimir Listagem: essa opo estar disponvel somente quando determinado
plano de contas estiver selecionado. Atravs da mesma, poder ser emitida a listagem do plano de contas criado, respondendo aos seguinte parmetros:

Ordem: determinar se a ordem de impresso das contas dever ser efetuada por cdigo de acesso, classificador ou alfabtica; Ttulo: possibilita ao usurio informar uma descrio ou nome com at 40 caracteres para o Plano de Contas. Seu preenchimento no obrigatrio. O Ttulo, quando informado, ser impresso nas listagens do Plano de Contas Padro ou no Plano de Contas Especial. Numerar folhas a partir de: dever ser informado o nmero da folha inicial, caso esteja seguindo uma seqncia de pginas para encadernao. O programa sempre ir sugerir o nmero 00001. Data de Emisso: informar a data de emisso a ser apresentada no relatrio. O programa sempre ir sugerir a data atual (conforme configurao da mquina); De e At: nesse campo, dever ser informado um intervalo desejado para a emisso, de acordo a ordem selecionada: cdigo de acesso, classificador ou nomenclatura (para ordem alfabtica); Imprimir conforme Plano Especial: essa opo estar disponvel somente quando for solicitada a impresso de um plano cuja opo Plano Especial das propriedades estiver definida como Sim. Ao habilit-la, sero impressos os seguintes campos: Cdigo de Acesso, Classificador Especial, Nomenclatura Detalhada e Cdigo do Demonstrativo de Balano (Contas DmBL).

Obs.: Devido maior extenso dos campos relativos ao classificador e nomenclatura do plano especial, essa listagem s poder ser impressa em grfica, no formato paisagem.
Imprimir em formato retrato: essa opo possibilita a impresso do relatrio em grfica, no formato retrato. vlido ressaltar que a mesma no estar disponvel quando for solicitada a emisso conforme plano especial.

Obs.: Devido disponibilidade de espao ser pequena, a fonte desse tipo de relatrio ser impressa de forma reduzida e as colunas Contas DmBL, Seq. e DIPJ no
sero apresentadas.

Manual do Usurio - ProContbil Gold - ProContbil - Vs.1.00.173 - 18/03/2009- Pg.- 14 -

Cadastro de Plano de Contas

Emitir como: essa opo possibilita a que seja apresentado na linha de cabealho junto a numerao do relatrio a palavra por Pagina ou por Folha conforme a necessidade do usurio.

Imprimir Cd. Acesso Livre: essa opo estar disponvel somente quando

determinado plano de contas estiver selecionado, estando com o campo Cdigo de Acesso das propriedades, definido como Informado. Atravs da mesma possvel emitir uma listagem composta pelos cdigos de acesso que estiverem disponveis para a incluso. Para imprimi-la basta informar os respectivos cdigos no intervalo desejado (De: e At:).

Excluso em Bloco: essa opo estar disponvel somente quando determinado

plano de contas estiver selecionado. Atravs dela possvel efetuar a excluso de um intervalo de contas selecionadas por ordem de Cdigo de Acesso ou de Classificador que no estejam mais sendo utilizadas ou que tenham sido cadastradas indevidamente.

As contas que tiverem movimento no sero excludas (at que o usurio efetue as transferncias para outros acessos atravs da reclassificao) e ser exibida, ao fim do processamento, uma mensagem em lote com todas as contas que no puderam ser excludas. Ao fim do processamento da excluso em lote poder ser apresentada a seguinte mensagem com a relao de um ou mais acessos contbeis.

As Informaes Detalhadas so trazidas ao duplo clique do mouse em cada registro da rea indicando o Processo / Status, atravs da janela:

Manual do Usurio - ProContbil Gold - ProContbil - Vs.1.00.173 - 18/03/2009- Pg.- 15 -

Cadastro de Plano de Contas

Consolidao de Planos: essa opo possui a finalidade de copiar as contas e seus

respectivos indicadores de um determinado plano para outro, agilizando o processo de criao de novos planos. Ao execut-la, ser necessrio informar o nmero do Plano de Origem (o qual ter as contas copiadas) e o nmero do Plano de Destino (para o qual as contas sero copiadas), seguidos do intervalo inicial e final dos classificadores e do modo da consolidao:

Regravar os registros existentes: as contas j existentes no Plano de Destino, sero regravadas conforme os indicadores das contas do Plano de Origem; Gravar somente os Registros Novos: sero gravadas somente as contas ainda no existentes no Plano de Destino.

Observaes:
Ao efetuar a consolidao do plano de contas para um arquivo vazio, primeiramente dever criar o mesmo e definir as suas propriedades, onde a mscara do classificador do Plano de Destino dever ser igual a do Plano de Origem; As informaes referentes ao Plano Especial (Classificador Especial e Nomenclatura Detalhada) no sero consolidadas. Caso seja necessrio, poder ser utilizado o arquivo Converte.exe disponvel na pasta Prosoft.Win\PcGold.

Transferncia de Contas: essa opo estar disponvel somente quando

determinado plano de contas estiver selecionado. Atravs da mesma, possvel transferir os dados de uma conta cadastrada em um cdigo de acesso, para outro cdigo do mesmo plano. Para isso, basta informar o cdigo de acesso atual (cujos dados sero transferidos) e o cdigo de acesso de destino (que receber a transferncia dos dados) e clicar sobre o boto Transferir.

Observaes:
Ao concluir a transferncia, os dados da conta atual sero excludos; Ao iniciar o processamento atravs do boto Transferir ser verificado se a conta possui movimentao. No caso da transferncia, ser exibido um DoctorG.

Manual do Usurio - ProContbil Gold - ProContbil - Vs.1.00.173 - 18/03/2009- Pg.- 16 -

Cadastro de Plano de Contas

Caso seja informado um cdigo de acesso j cadastrado no campo correspondente conta de destino, ser apresentada a mensagem: A conta informada j existe no plano de contas. Voc deseja exclu-la ?, ficando critrio do usurio confirmar ou no a sua excluso.

Cpia de Arquivos: atravs dessa opo possvel efetuar simultaneamente uma cpia dos principais arquivos de tabelas utilizados pela empresa: Plano de Contas (CTBPCnnnn.BTR), Tabela de Contas (CTBTCnnnn.BTR) e Lanamentos Padres (CTBLPnnnn.BTR), bastando apenas informar o nmero dos planos de origem e de destino. Obs.: Caso seja informado um plano de contas destino j existente, ser apresentada a mensagem: Arquivo CTBPCnnnn.BTR j existe. Deleta ?, ficando critrio do usurio confirmar ou no a sua excluso.

Converter Plano de Contas: essa opo foi disponibilizada aps a implementao do controle do Plano Especial, cuja capacidade de dgitos para a definio da

mscara do classificador passou de 12 (doze) para 15 (quinze). A mesma possui a finalidade de converter todos os planos de contas j cadastrados, adaptando-os ao novo tamanho da mscara.

contrrio, significa que o mesmo j se encontra adaptado conforme os novos padres da mscara. Aps ter cadastrado todas as contas do plano, para que seja possvel iniciar a digitao dos lanamentos, o nmero do mesmo dever ser informado no Cadastro de Empresas (mais detalhes, consulte tpico correspondente), guia Contbil, campo Plano de Contas.

Obs.: Essa opo s deve ser executada quando, aps selecionar determinado plano, seja apresentada a mensagem: Plano de contas ainda no foi convertido, caso

Manual do Usurio - ProContbil Gold - ProContbil - Vs.1.00.173 - 18/03/2009- Pg.- 17 -

Anda mungkin juga menyukai