Anda di halaman 1dari 27

COERNCIA E COESO TEXTUAL

Socorro Cludia Tavares de Sousa Profa. Adjunta da Unilab

SOBRE A NOO DE TEXTO


A noo de texto abrange tanto realizaes orais quanto escritas. Para a construo de um texto necessria a juno de vrios fatores que dizem respeito tanto aos aspectos formais como as relaes sinttico-semnticas, quanto s relaes entre o texto e os elementos que o circundam: falante, ouvinte, situao (pragmtica). Um texto bem construdo e, naturalmente, bem interpretado, vai apresentar aquilo que Beaugrande e Dressler chamam de textualidade, conjunto de caractersticas que fazem, de um texto um texto, e no uma sequncia de frases.

SOBRE A NOO DE TEXTO


Texto: no uma simples sequncia de frases isoladas, mas uma unidade lingstica com propriedades estruturais especficas. Texto: unidade bsica de manifestao da linguagem.

ELEMENTOS RESPONSVEIS PELA TEXTUALIDADE (BEUAGRANDE E DRESSLER)


FATORES LINGSTICOS : Coeso, Coerncia, Intertextualidade FATORES EXTRALINGSTICOS: Intencionalidade, Aceitabilidade, Informatividade, Situacionalidade

COERNCIA
A coerncia responsvel pelo sentido do texto, envolvendo fatores lgico-semnticos e cognitivos, j que a interpretabilidade do texto depende do conhecimento partilhado entre os interlocutores. Um texto coerente quando compatvel com o conhecimento de mundo do receptor. Observar a coerncia interessante, porque permite perceber que um texto no existe em si mesmo, mas sim constri-se na relao emissor-receptor-mundo.

COESO
a manifestao lingstica da coerncia. Provm da forma como as relaes lgicosemnticas do texto so expressas na superfcie textual. Assim, a coeso de um texto verificada mediante a anlise de seus mecanismos lexicais e gramaticais de construo. Ex: "Os corvos ficaram espreita. As aves aguardaram o momento de se lanarem sobre os animais mortos." (hipernimo ) "Gosto muito de doce. Cocada, ento, eu adoro." (hipnimo) "Aonde voc foi ontem? casa de Paulo. Sozinha? No, com amigos." (elipse)

INTERTEXTUALIDADE
Concerne aos fatores que tornam a interpretao de um texto dependente da interpretao de outros. Cada texto constri-se, no isoladamente, mas em relao a outro j dito, do qual abstrai alguns aspectos para dar-lhes outra feio. O contexto de um texto tambm pode ser outros textos com os quais se relaciona.

O LOBO E O CORDEIRO (ESOPO)


Um lobo, ao ver um cordeiro bebendo de um rio, resolveu utilizar-se de um pretexto para devor-lo. Por isso, tendo-se colocado na parte de cima do rio, comeou a acus-lo de sujar a gua e impedi-lo de beber. Como o cordeiro dissesse que bebia com as pontas dos beios e no podia, estando embaixo, sujar a gua que vinha de cima, o lobo, ao perceber que aquele pretexto tinha falhado, disse: Mas, no ano passado, tu insultaste meu pai. E como o outro dissesse que ento nem estava vivo, o lobo disse: Qualquer que seja a defesa que apresentes, eu no deixarei de comer-te.

O LOBO E O CORDEIRO (MILLR FERNANDES)


Estava o cordeirinho bebendo gua, quando viu refletida no rio a sombra do lobo. Estremeceu, ao mesmo tempo que ouvia a voz cavernosa: Vais pagar com a vida o teu miservel crime. Que crime? perguntou o cordeirinho tentando ganhar tempo, pois j sabia que com o lobo no adiantava argumentar. O crime de sujar a gua que eu bebo. Mas como posso sujar a gua que bebes se sou lavado diariamente pelas mquinas automticas da fazenda? indagou o cordeirinho. Por mais limpo que esteja um cordeiro sempre sujo para um lobo retrucou dialeticamente o lobo. E viceversa pensou o cordeirinho, mas disse apenas: Como posso eu sujar a sua gua se estou abaixo da corrente? Pois se no foi voc foi seu pai, foi sua me ou qualquer outro ancestral e vou com-lo de qualquer maneira, pois como rezam os livros de lobologia, eu s me alimento de carne de cordeiro finalizou o lobo preparando-se para devorar o cordeirinho. Ein moment! Ein moment! gritou o cordeirinho traando l o seu alemo kantiano.

O LOBO E O CORDEIRO (MILLR FERNANDES)


Dou-lhe toda razo, mas fao-lhe uma proposta: se me deixar livre atrairei pra c todo o rebanho. Chega de conversa disse o lobo Vou com-lo logo, e est acabado. Espera a falou firme o cordeiro Isso no e tico. Eu tenho, pelo menos, direito a trs perguntas. Est bem cedeu o lobo irritado com a lembrana do cdigo milenar de jungle. Qual e o animal mais estpido do mundo? O homem casado respondeu prontamente o cordeiro. Muito bem, muito bem! disse o lobo, logo refreando, envergonhado, o sbito entusiasmo. Outra: a zebra um animal branco de listras pretas ou um animal preto de listras brancas? Um animal sem cor pintado de preto e branco para no passar por burro respondeu o cordeirinho. Perfeito! disse o lobo engolindo em seco. Agora, por ltimo, diga-me uma frase de Bernard Shaw. Vai haver eleio em 66 respondeu logo o cordeirinho mal podendo conter o riso. Muito bem, muito certo, voc escapou! deu-se o lobo por vencido. E j se ia preparando para devorar o cordeiro quando apareceu o caador e o esquartejou. MORAL: QUANDO O LOBO TEM FOME NAO DEVE SE METER EM FILOSOFIAS.

O LOBO E O CORDEIRO (SCULO VII A.C.)


Um lobo, que j havia comido saciedade, viu um cordeiro cado no cho. Compreendeu que ele cara de medo, aproximou-se para tranquiliz-lo, e disse que apenas deveria lhe apresentar trs proposies verdadeiras para ir embora so e salvo. E o cordeiro disse, em primeiro lugar, que gostaria de no t-lo encontrado; segundo, que esperava que o lobo no fizesse nada contra ele, porque era cego; e, por fim, em terceiro lugar, que possam todos os abominveis lobos morrer da pior morte, pois nos fazem uma guerra sem quartel sem nada terem sofrido de nossa parte. E o lobo teve de reconhecer a verdade do que ele dissera, devolvendo-lhe a liberdade. Moral: A fbula mostra que, muitas vezes, a verdade tem seus efeitos at sobre os inimigos. (ESOPO, 2006, p.119 120)

INTENCIONALIDADE
Refere-se ao esforo do produtor do texto em construir uma comunicao eficiente capaz de satisfazer os objetivos de ambos os interlocutores. Quer dizer, o texto produzido dever ser compatvel com as intenes comunicativas de quem o produz.

ACEITABILIDADE
O texto produzido tambm dever ser compatvel com a expectativa do receptor em colocar-se diante de um texto coerente, coeso, til e relevante. O contrato de cooperao estabelecido pelo produtor e pelo receptor permite que a comunicao apresente falhas de quantidade e de qualidade, sem que haja vazios comunicativos. Isso se d porque o receptor esfora-se em compreender os textos produzidos.

INFORMATIVIDADE
a medida na qual as ocorrncias de um texto so esperadas ou no, conhecidas ou no, pelo receptor. Um discurso menos previsvel tem mais informatividade. Sua recepo mais trabalhosa, porm mais interessante, envolvente. O excesso de informatividade pode ser rejeitado pelo receptor, que no poder process-lo. O ideal que o texto se mantenha num nvel mediano de informatividade, que fale de informaes que tragam novidades, mas que venham ligadas a dados conhecidos.

INFORMATIVIDADE
1. O oceano gua. 2. O oceano gua. Mas ele se compe, na verdade, de uma soluo de gases e sais. 3. O oceano no gua. Na verdade, ele e constitudo de gases e sais.

SITUACIONALIDADE
a adequao do texto a uma situao comunicativa, ao contexto. Note-se que a situao orienta o sentido do discurso, tanto na sua produo como na sua interpretao. importante notar que a situao comunicativa interfere na produo do texto, assim como este tem reflexos sobre toda a situao, j que o texto no um simples reflexo do mundo real.

COERNCIA TEXTUAL (CHAROLLES)


1. Repetio: Diz respeito necessria retomada de elementos no decorrer do discurso. Um texto coerente tem unidade, j que nele h a permanncia de elementos constantes no seu desenvolvimento. Um texto que trate a cada passo de assuntos diferentes sem um explcito ponto comum no tem continuidade. Um texto coerente apresenta continuidade semntica na retomada de conceitos, ideias. Isto fica evidente na utilizao de recursos lingusticos especficos como pronomes, repetio de palavras, sinnimos, hipnimos, hipernimos etc. Os processos coesivos de continuidade s se podem dar com elementos expressos na superfcie textual; um elemento coesivo sem referente expresso, ou com mais de um referente possvel, torna o texto mal-formado.

COERNCIA TEXTUAL (CHAROLLES)


2. Progresso: O texto deve retomar seus elementos conceituais e formais, mas no deve limitar-se a isso. Deve, sim, apresentar novas informaes a propsito dos elementos mencionados. Os acrscimos semnticos fazem o sentido do texto progredir. No plano da coerncia, percebe-se a progresso pela soma das idias novas s que so j tratadas.

COERNCIA TEXTUAL (CHAROLLES)


3. No-contradio: um texto precisa respeitar princpios lgicos elementares. No pode afirmar A e o contrrio de A . Suas ocorrncias no podem se contradizer, devem ser compatveis entre si e com o mundo a que se referem, j que o mundo textual tem que ser compatvel com o mundo que representa. Esta no-contradio expressa-se nos elementos lingusticos, no uso do vocabulrio, por exemplo. Em redaes escolares, costuma-se encontrar significantes que no condizem com os significados pretendidos. Isso resulta do desconhecimento, por parte do emissor, do vocabulrio a que recorreu.

COERNCIA TEXTUAL (CHAROLLES)


4. Relao: um texto articulado coerentemente possui relaes estabelecidas, firmemente, entre suas informaes, e essas tm a ver umas com as outras. A relao em um texto refere-se forma como seus conceitos se encadeiam, como se organizam, que papis exercem uns em relao aos outros. As relaes entre os fatos tm que estar presentes e ser pertinentes.

COESO SEGUNDO HALIDAY E HASAN


1) Referncia: elementos referenciais so os que no podem ser interpretados por si prprios, mas tm que ser relacionados a outros elementos no discurso para serem compreendidos. H dois tipos de referncia: a situacional (exofrica ) feita a algum elemento da situao e a textual (endofrica) Ex: Voc no se arrepender de ler este anncio. exofrica Paulo e Jos so advogados. Eles se formaram na PUC. endofrica

COESO SEGUNDO HALIDAY E HASAN


2) Substituio: colocao de um item no lugar de outro no texto, seja este outro uma palavra, seja uma orao inteira. Ex: Pedro comprou um carro e Jos tambm. O professor acha que os alunos esto preparados, mas eu no penso assim.

COESO SEGUNDO HALIDAY E HASAN


3) Elipse: substituio por vazio: omisso de um item, de uma palavra, um sintagma, ou uma frase: Voc vai Faculdade hoje? No. 4) Conjuno: este tipo de coeso permite estabelecer relaes significativas entre elementos e palavras do texto. Realiza-se atravs de conectores como e, mas, depois etc. H elementos meramente continuativos: agora (abre um novo estgio na comunicao, um novo ponto de argumentao, ou atitude tomada ou considerada pelo falante); bem (significa "eu sei de que trata a questo e vou dar uma resposta ")

COESO SEGUNDO HALIDAY E HASAN


5) Coeso lexical: obtida atravs de dois mecanismos: repetio de um mesmo item lexical, ou sinnimos, pronomes, hipnimos, ou heternimos. Ex: O Presidente foi ao cinema ver Tropa de elite. Ele levou a esposa. Vi ontem um menino de rua correndo pelo asfalto. O moleque parecia assustado. Assisti ontem a um documentrio sobre papagaios mergulhadores. Esses pssaros podem nadar a razoveis profundidades.

COESO SEGUNDO HALIDAY E HASAN


6) Colocao: Uso de termos pertencentes a um mesmo campo semntico. Ex: Houve um grande acidente na estrada. Dezenas de ambulncias transportaram os feridos para o hospital mais prximo.

A RELAO ENTRE COESO E


COERNCIA
O SHOW O show O cartaz O desejo O pai O dinheiro O ingresso O dia A preparao A ida O estdio A multido A expectativa A msica A vibrao A participao O fim A volta O vazio

A RELAO ENTRE COESO E


COERNCIA Joo vai padaria. A padaria feita de tijolos. Os tijolos so carssimos. Tambm os msseis so carssimos. Os msseis so lanados no espao. Segundo a teoria da Relatividade o espao curvo. A geometria Rimaniana da conta desse fenmeno.

Anda mungkin juga menyukai