Anda di halaman 1dari 2

O GATO MALHADO Quando a primavera chegou, vestida de luz, de cores e de alegria, olorosa de perfumes sutis, desabrochando as flores e vestindo

as rvores de roupagens verdes, o Gato Malhado estirou os braos e abriu os olhos pardos, olhos feios e maus. Feios e maus, na opinio geral. Alis, diziam que no apenas os olhos do Gato Malhado refletiam maldade, e sim, todo o corpanzil forte e gil, de riscas amarelas e negras. Tratava-se de um gato de meia-idade, j distante de primeira juventude, quando amara correr por entre as rvores, vagabundear nos telhados, miando lua cheia canes de amor, certamente picarescas e debochadas. Ningum podia imagin-lo entoando canes romnticas, sentimentais. Naquelas redondezas no existia criatura mais egosta e solitria. No mantinha relaes de amizade com os vizinhos e quase nunca respondia aos raros cumprimentos que, por medo e no por gentileza, alguns passantes lhe dirigiam. Resmungava de mau humor e voltava a fechar os olhos como se lhe desagradasse todo o espetculo em redor. Era, no entanto, um belo espetculo, a vida em torno, agitada e mansa. Botes nasciam perfumados e desabrochavam em flores radiosas, pssaros voavam entre trinados alegres, pombos arrulhavam amor, ninhadas de pintos recm-nascidos seguiam o cacarejar da orgulhosa galinha, o grande Pato Negro fazia a corte linda Pata Branca, banhando-a na gua d lago. Folgazes, os cachorros divertiam-se saltando sobre a grama. Do Gato Malhado ningum se aproximava. As flores fechavam-se se ele vinha em sua direo: dizem que certa vez derrubara, com uma patada, um tmido lrio branco pelo qual se haviam enamorado todas as rosas. No apresentavam provas, mas quem punha em dvida a ruindade gatarraz? Os pssaros ganhavam altura ao voar nas imediaes do esconso onde ele dormia. Murmuravam inclusive ter sido o Gato Malhado o malvado que roubara o pequeno sabi do seu ninho de ramos. Mame Sabi, ao no encontrar o filho para o qual trazia alimento, suicidou-se enfiando o peito no espinho de um mandacaru. Um enterro triste e naquele dia muitas pragas foram pronunciadas em inteno do Gato Malhado. Provas no existiam, mas que outro teria sido? Bastava olhar a cara do bichano para localizar o assassino. Bicho feio aquele. Os pombos iam, amar longe dele: havia quase certeza de que fora ele quem matara para comer -.. a mais linda pomba-rola do pombal, e, desde ento, certo pombo-correio perdeu a alegria de viver. Faltavam as provas, verdade, mas como disse o Reverendo Papagaio quem podia t-lo feito seno aquele sinistro personagem, sem lei nem Deus, tipo -toa?
As maternais galinhas ensinavam aos pintos cor de ouro como evitar o Gato Malhado em cujas mos criminosas . segundo afirmavam muitos outros pintainhos haviam perecido (isso sem falar nos ovos que ele roubava dos ninhos para alimentar seu ignbil corpanzil). Tampouco o Pato Negro queria saber dele, pois o gatarro no amava a gua do lago, to querida do casal de patos. Os cachorros o haviam procurado para com ele correr e saltar. Mas ele os arranhara nos focinhos e os insultara, eriando o plo, xingando-lhes a famlia, a raa, os ascendentes prximos e distantes.

(O Gato Malhado e a Andorinha Sinh. Uma Histria de Amor) (JORGE AMADO Itabuna, BA, 1912) I PARTE: INTERPRETAO DE TEXTO. 01. O gato malhado demonstra o seu poder e domnio em relao aos mais fracos. Em nossa sociedade (seres humanos), comum encontrarmos algum ou uma classe social dominando, explorando a outra? Justifique sua resposta. (1,0) R: PESSOAL 02. Identifique, no texto, o tempo e o espao. No esquea de exemplificar com passagens da narrativa. (0,5)
R:TEMPO:PRIMAVERA________________________________________________________________________ ______________ __ESPAO:

03. O clmax o ponto de maior tenso de uma narrativa. No texto, qual pargrafo podemos afirmar como sendo o ponto mximo da histria? Justifique. (1,0) R: 4 PARGRAFO 04. muito fcil identificarmos a descrio fsica do personagem no texto. Identifique caractersticas psicolgicas do gato malhado. (0,5) R: EGOSTA, SOLITRIO, MAL... II PARTE: CONTEDO ESPECFICO 05. Tendo como modelo a imagem abaixo, crie uma notcia com as caractersticas especficas desse texto. (2,0)

III PARTE: GRAMTICA 07. muito comum os alunos errarem o emprego do mas com o mais. Vamos fazer um teste? (0,5) a) No _MAIS__ diretor. b) Ele trabalhava muito, __MAS____ continuava pobre. c) Antigamente estudava-se _MAIS__. d) Cheguei _MAIS__ cedo. 08. Complete as frases abaixo com uma das seguintes palavras: a fim de, afim, de repente e por isso. (0,5) a) Como so pessoas__AFINS___, vo ao juiz__A FIM DE____ se casarem. b) O carro estava sem gasolina, _DE REPENTE OU POR ISSO___ parou. c) Lutamos hoje _A FIM DE __ que nossos filhos vivam melhor amanh. d) Nossos interesses so _AFINS__; __POR ISSO___ nos associamos.

Anda mungkin juga menyukai