Anda di halaman 1dari 8

11 Um gestor educacional de uma escola pblica municipal quer propor modificaes no currculo de sua escola.

Para tal, deve necessariamente levar em conta os seguintesdocumentos legislativos: (C) Parmetros Curriculares Nacionais; Propostas Curriculares dos Estados e Municpios; Projetos Educativosdas Escolas e Programas de Atividades de Ensino- Aprendizagem nas Salas de Aula. 12 De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil, a atuao com as crianas deve promover articulaes entre os seus universos e o patrimnio cultural socialmente reconhecido. A partir dessa fundamentao legal, o currculo na Educao Infantil deve levar em conta, principalmente, (B) os saberes infantis em dilogo com aqueles valorizados na sociedade. 13- O conjunto de princpios para explicar a aprendizagem constitui o que se denomina teorias da aprendizagem. Nessa perspectiva, conclui-se corretamente que a teoria: (A) sociocultural tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente em processos de relaes sociais, com a ajuda de pessoas mais experientes. 14 As definies de currculo esto marcadas pelas diferentes teorias que se propem a tom-lo como objeto de estudos. Em abordagens relacionadas s teorizaes crticas, o currculo deve ser visto como processo (E) discursivo de construo e seleo cultural para a emancipao social.

15 A avaliao da aprendizagem etapa relevante no processo educacional. Nesse sentido, em uma perspectiva crticoemancipatria, o processo avaliativo deve proceder (ao) (D) julgamento de valor do desempenho para tomada de decises, a partir de critrios claros e instrumentos diversificados.

16 O Projeto Poltico-Pedaggico (PPP) de uma escola contemplado pela LDB no 9.394/96 no mbito da regulamentao da gesto das escolas pblicas. Nesse sentido, o planejamento e a avaliao do PPP devem assegurar (B) parceria da gesto escolar com as comunidades escolares e no escolares do entorno no planejamento, implementao e avaliao peridica do documento.

17 O currculo integrado parte necessariamente de uma viso

(C) de rede, em que uma base comum articula-se a eixos e temticas curriculares que atravessam as disciplinas. 18 As Leis nos 10.639/03 e 11.645/98 tornam obrigatrio o estudo da Histria e Cultura Afro-brasileira e Indgena. A professora Maria Lcia, diretora de uma escola, quer mobilizar formas de insero dessas temticas no currculo desenvolvido em sua escola a fim de que sejam significativas para os alunos. Considerando as Leis mencionadas, analise os procedimentos que seriam coerentes com a viso da professora.
(E) III e IV.

19 A escola cidad deve combater quaisquer processos de bullying e de discriminaes. Para que seja bem sucedida, essa escola deve planejarse de modo a (A) incentivar o desenvolvimento de atividades curriculares que mostrem a riqueza da diversidade, incluindo a sexual, clarificando o sentido do bullying e os passos a serem tomados pela escola para coibi-lo. 20 A Educao de Jovens e Adultos no cenrio brasileiro possui grande influncia do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a rea, dentre as quais, a de que a alfabetizao e a educao de adultos devem ocorrer (B) a partir do trabalho com temas e palavras geradoras, extradas de suas histrias de vida, de modo a promover a conscincia crtica em relao ao mundo. 22 A Pedagogia de Projetos representa uma forma de dinamizar o currculo em uma abordagem integrada. Tal pedagogia caracterizada pelos seguintes componentes centrais: (C) problematizao, reflexo e investigao.

23 Ao desenvolver o planejamento participativo, a gesto escolar deve contar com o plano de gesto, que um documento que se destaca por (C) fornecer avaliao contnua da proposta pedaggica a partir de diagnsticos escolares.

24O financiamento da educao brasileira conta com investimentos pblicos, tais como o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao (FUNDEB). Sobre esse Fundo, analise as afirmaes a seguir. I - formado por impostos vinculados educao no mbito dos estados, municpios e, quando necessrio, da Unio. IV - incluso de todos os alunos do sistema de ensino a partir do incremento do financiamento educacional. 25 O planejamento escolar conta com nveis diferenciados, que apresentam as seguintes funes: (A) o plano de ensino apresenta as unidades didticas para um ano ou semestre.

CONHECIMENTO ESPECFICO

26 Durante sculos, inclusive antes do nascimento de Cristo, os

mercadores foram os principais intermedirios entre o que vinha de fora e o que j existia no continente africano. O comrcio permitiu que povos distantes entrassem em contato com as populaes nativas, o que facilitou a transmisso de conhecimentos e crenas. A longo prazo, a presena de alguns africanos e estrangeiros e as relaes estabelecidas provocaram grandes mudanas nas sociedades locais. Os povos de fora com os quais os africanos tiveram contato pela costa atlntica e uma consequncia desse contato, so, respectivamente, (B) portugueses e americanos e a compra de escravos. 27 Espera-se que, ao longo do Ensino Fundamental, os alunos gradativamente possam ampliar a compreenso de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades histricas e, assim, consigam fazer suas escolhas e estabelecer critrios para orientar suas aes. Nesse sentido, observe alguns dos objetivos gerais do ensino de Histria. Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), (so) objetivo(s) geral(ais) da Histria I - Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produo de texto, aprendendo a observar e colher informaes de diferentes paisagens e registros escritos, iconogrficos, sonoros e materiais. II - Compreender que as histrias individuais so partes integrantes de histrias coletivas. 28 Sobre o governo nas provncias romanas, leia os trechos dos documentos abaixo. Tu s romano, lembra-te de reger os povos sob teu

governo./Sero estas as tuas artes: impor um regime de paz./Poupar os vencidos e sujeitar os soberbos. VIRGLIO. Eneida. Porto: Simes Lopes,1955. p.183. Os romanos (...) saqueadores da Terra, depois que devastaram tudo e no sobraram mais terras, j perscrutam o mar tambm; avarentos, se o inimigo rico, arrogantes, se pobre; nem o Oriente nem o Ocidente os ter saciado; cobiam com amor igual as riquezas e a pobreza. Ao que arrancam, trucidam, saqueiam, do o falso nome de imprio; e, ao deserto que deixam, o de paz. TCITO. Vida de Julio Agrcola. In: Obras Completas. Madri: M. Aguilar,1946. p. 971. Quais so, respectivamente, as vises diferentes que os dois textos tm acerca da expanso romana?
VIRGLIO / TCITO (A) H uma exaltao da vocao romana em anexar Territrios /. Critica os romanos pela violncia e brutalidade.

(B) Glorifica a expanso romana como vocao de um povo superior. / Critica os romanos pela arrogncia e destruio causadas pelas guerras.
(C) Exalta a histria de Roma./ Critica as conquistas de Enas, guerreiro romano, e suas aventuras. (D) Recomenda que os romanos submetam os arrogantes e perdoem aos vencidos./Ordena que os soldados, ao entrarem em Cartago (Tunsia), matem todos sem hesitao. (E) Acredita que, para impor um regime de paz, seria necessrio apenas manter o territrio nos limites da cidade de Roma./Valoriza a guerra e a conquista do mundo

29 Entre 1095 e 1270, ocorreu uma srie de expedies, todas convocadas por diferentes Papas do perodo, em nome de Cristo e em defesa da cristandade. Esses movimentos expulsaram os muulmanos da Europa, expandiram a influncia europeia, mas no conquistaram a Terra Santa. O conjunto dessas expedies ficou conhecido historicamente como (C) Cruzadas 32 Em consequncia do processo de centralizao do poder real e de unificao territorial, a maior parte destes Estados evoluiu no sentido da monarquia absoluta. Este o regime em que o rei, encarnando o ideal nacional, possui, alm disso, de direito e de fato, os atributos da soberania: poder de decretar leis, de prestar justia, de arrecadar impostos, de manter um exrcito permanente, de nomear funcionrios (...). MOUSNIER, R. Os sculos XVI e XVII, 1o vol., In: Histria Geral das Civilizaes, tomo IV. DIFEL, p. 105 e 108. Nos sculos XVI e XVII, multiplicaram-se os principais autores de doutrinas que justificam o Estado autoritrio e o absolutismo dos

monarcas. Essas teorias, fundamentando- se ou no na religio, tiveram como um dos representantes das concepes leigas (A) Thomas Hobbes, ingls e autor de Leviat. A Revoluo Industrial do sculo XVIII modificou a vida das sociedades humanas e levou vitria o sistema de produo capitalista, com base no progresso tcnico contnuo, na mobilizao de capitais para o lucro, na polarizao entre a burguesia (dona dos meios de produo) e o nascente proletariado (vendedor de fora de trabalho), entre outros. A origem dessa transformao deu-se na Inglaterra, primeiro pas a reunir as precondies necessrias para pr em andamento um movimento de tal magnitude. Esse pioneirismo ingls foi possvel devido
33D) Revoluo Gloriosa (1688), que instituiu no pas a monarquia parlamentar em que o Parlamento tinha forte participao da burguesia, classe diretamente interessada na industrializao.

Considerada como marco divisrio na Histria do Mundo Ocidental, a Revoluo de 1789, na Frana, foi um fenmeno complexo que produziu transformaes e um conjunto de princpios presentes at a atualidade. Logo nos seus primrdios, foi proclamada a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado (26/08/1789), que constituiu a base da Declarao Universal dos Direitos Humanos adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Naes Unidas em 1948. Observe os princpios abaixo.
34I - Os homens nascem livres e iguais em direitos. II - A liberdade consiste em poder fazer tudo, sendo que o exerccio dos direitos naturais de cada homem no tem por limites seno a sua vontade. III - Todo acusado considerado inocente at ser declarado culpado e, sendo preso, o tratamento cruel s ser permitido em caso de grande risco segurana do pas. IV - A lei a expresso da vontade geral, tendo todos os cidados o direito de concorrer, pessoalmente ou atravs de mandatrios, para a sua formao, devendo, pois, ser a mesma para todos, seja para proteger ou punir. V - A livre comunicao das ideias e das opinies um dos mais preciosos direitos do homem, podendo, portanto, todo cidado, falar, escrever e imprimir livremente suas ideias, respondendo, todavia, pelos abusos dessa liberdade nos termos previstos na lei. So princpios que expressam ainda hoje os ideais da Revoluo Francesa APENAS os apresentados em (B) I, IV e V.

35 Em agosto de 1820, irrompeu em Portugal uma revoluo liberal inspirada nas idias ilustradas. Os revolucionrios procuravam enfrentar o momento de profunda crise na vida portuguesa. Crise poltica (...); crise econmica (...); crise militar (...). Basta lembrar que, na ausncia de D. Joo, Portugal foi

governado por um conselho de regncia presidido pelo marechal ingls Beresford. FAUSTO, Boris. Histria do Brasil. Edusp. 1994. A Revoluo do Porto de 1820 tinha aspectos contraditrios no que se refere ao Brasil e Portugal. Se, para Portugal, ela podia ser definida como liberal, condenando a monarquia absoluta e defendendo a elaborao de uma Constituio para o pas, no que se referia ao Brasil, as Cortes de Lisboa adotaram medidas de carter recolonizador que acabaram acelerando a Independncia do Brasil. Dentre as medidas recolonizadoras das Cortes de Lisboa que conduziram ao crescimento da ideia separatista, aponta-se a(o)
(C) anulao das medidas liberais adotadas no Brasil, no Perodo Joanino, que, se, por um lado, prejudicaram a burguesia lusa ao romperem o monoplio comercial, por outro, beneficiaram tanto os ingleses quanto os grandes proprietrios rurais brasileiros

36 Os grupos de escravos egressos da Costa da Mina, sob diferentes identidades (Nag, Hau, Jeje, Tapa), promoveram o maior ciclo de revoltas escravas africanas de que se tem notcia na histria do Brasil. O carter de resistncia sistmica escravido s teve equivalente, antes, na Guerra dos Palmares e, depois, no movimento abolicionista da dcada de 1880. Com efeito, entre 1807 e 1835, a Bahia viveu um perodo de rebelies contnuas dos escravos africanos, cujo pice foi a Revolta dos Mals. REIS, Joo Jos. Rebelio Escrava no Brasil, a Histria do Levante dos Mals em 1835. Cia. das Letras. Completando 175 anos em 2010, a Revolta dos Mals, na Bahia, embora no tenha conseguido modificar a ordem escravista brasileira, teve um aspecto bastante representativo, uma vez que (A) foi o levante de escravos urbanos, na sua grande maioria de religio muulmana, mais srio ocorrido no Brasil.
37

Obedecendo s mesmas razes das Revolues de 1830 (crise econmica, propaganda das ideias liberais e nacionais, descontentamento da burguesia e do proletariado), as Revolues de 1848, na Europa, tiveram como novidade a entrada em cena do Socialismo. Era o socialismo utpico ou romntico, pregado por vrios pensadores que discutiam os problemas do proletariado. No Brasil, desde o Perodo Colonial, passando pelo Perodo Joanino e pelo 1 Reinado, havia, em Pernambuco, uma forte tradio revolucionria. No Perodo Regencial, o clima de agitao se alastrou por todo o pas e alcanou tambm essa Provncia. As pequenas rebelies que eclodiram entre 1831 e 1834 revelaram o descontentamento popular e prepararam uma revolta mais profunda. Tal movimento, ocorrido em 1848, foi o ltimo grito do liberalismo radical contra o domnio conservador que iria se estender por todo o Imprio e

parte da Repblica. Qual a revolta liberal radical ocorrida em 1848, no Brasil, que apresenta semelhana com as Revolues Liberais que aconteceram na Frana e em outros locais da Europa, no mesmo ano?
. (B) Revoluo Praieira

38- A implantao do regime republicano no modificou a situao das famlias de trabalhadores do campo, que representavam, naquela poca, mais de dois teros da populao nacional. As grandes propriedades continuavam imperando tanto no litoral quanto no interior do pas, onde predominavam os latifndios improdutivos. Eram elas a razo principal da misria e da submisso da massa rural. Necessidades mnimas, como remunerao justa do trabalho, boa alimentao e sade, estavam longe de ser atendidas, o que gerava insegurana e insatisfao, alm de poder resultar, em certas condies, em fatores de revoltas violentas contra o poder oligrquico. Foi o que aconteceu em diferentes regies entre as ltimas dcadas do Imprio e as primeiras dcadas da Repblica. Bandos de cangaceiros irrompiam no serto, assaltando propriedades dos coronis, enquanto milhares de sertanejos, solidrios na misria comum, organizaram movimentos religiosos, que, em certo nvel, chegaram a contestar a ordem social. Contra a fome e a misria que aumentavam com a seca,
houve reaes da parte dos pobres do campo.

Dentre os movimentos sociais abaixo, aquele que se caracteriza como um movimento NO religioso o (A) da Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro, incentivado pela insatisfao da populao. (B) de Canudos, em Belo Monte, na Bahia, liderado por Antonio Conselheiro. (C) de Juazeiro, liderado por Ccero Romo Batista.

(D) do Cangao, liderado por Virgulino Ferreira da Silva, Lampio.


(E) do Contestado, ocorrido em Santa Catarina, liderado por Jos Maria 41- No que se refere poltica trabalhista, Getlio Vargas conjugou com bastante sucesso uma forte represso ao movimento operrio com a criao de um conjunto de leis que representaram avano para os trabalhadores. No dia 1o de maio de 1943, foi assinado o Decreto-Lei no 5.452 que institua a Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) e unificava toda a legislao trabalhista j existente no pas. Desde ento, a CLT sofreu alteraes, mas, tendo em vista o Decreto de 1943, registra-se que, naquela ocasio, os trabalhadores obtiveram as seguintes conquistas:
I - adoo no territrio nacional da Carteira Profissional, que passou a ser obrigatria para o exerccio de qualquer emprego assalariado; II - estabelecimento do limite mximo de 8 horas dirias para a jornada de trabalho do empregado; III - direito a todo empregado de um descanso semanal de 24 horas consecutivas. IV - aprovao do salrio mnimo, pago diretamente

pelo empregador a todo trabalhador do sexo masculino. V - liberao para a formao de mais de um Sindicato representativo da mesma categoria econmica ou profissional, ou profisso liberal, sem restries por parte do Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio. Esto corretas APENAS as conquistas apresentadas em (A) I, II e III.

43 No dia 1o de outubro de 2008, a jornalista Janet Schayan, da Revista

Deutschland, escreveu: Na noite de 3 de outubro de 1990, diante do prdio do Reichstag em Berlim, milhares de pessoas festejaram a adeso da Repblica Democrtica da Alemanha ao territrio da Repblica Federal da Alemanha, reconquistando a unidade estatal da Alemanha depois de mais de quarenta anos. A Conferncia de Potsdam, em julho de 1945, dividiu a Alemanha em Oriental (de influncia socialista) e Ocidental (de influncia capitalista). Essa diviso acenava para o fim da Grande Aliana (Inglaterra, EUA e URSS) que permitira a derrota das foras nazistas e sinalizava para o incio da Guerra Fria que, de uma forma ou de outra, influenciou as relaes internacionais at o final da dcada de 80 do sculo XX. Em geral, a maioria dos estudiosos do perodo considera o ano de 1947 como marco inicial da Guerra Fria em funo da(o)
(B) Doutrina Truman, oriunda do discurso do presidente americano Henry Truman, afirmando que os EUA deveriam ser o apoio dos povos livres que estavam resistindo subjugao a regimes totalitrios e esperando a ajuda estadunidense para manter suas liberdades.

Anda mungkin juga menyukai