Anda di halaman 1dari 43

Propriedade dos fluidos

Prof. Kldson Tomaso

Objetivos
Conhecer as caractersticas, propriedades e o comportamento dos fluidos existentes numa rocha reservatrio. Para isso importante entender melhor o que petrleo.

O que o petrleo? um composto orgnico rico em carbono e hidrognio que ocorre nas fases lquida ou gasosa, acumulado principalmente em arenitos e calcrios.

Petrleo

Os compostos de hidrocarbonetos puros existentes no petrleo so agrupados uimicamente em sries de componentes.

Cada srie consiste de componentes que so similares nas suas caractersticas e onstituies moleculares.

Dentro de uma srie existem desde compostos extremamente leves ou quimicamente imples, a pesados ou quimicamente complexos.

De acordo com sua estrutura os HCs so classificados em: saturados insaturados aromticos.

Propriedades qumicas - 3 classes bsicas:


hidrocarbonetos saturados (ou parafnicos): tomos de carbono unidos por ligaes simples. hidrocarbonetos insaturados: contm tomos de carbono ligado a outros, por meio de ligaes duplas ou triplas. hidrocarbonetos aromticos: constitudos por ligaes simples e duplas que se alternam com anis de seis tomos de carbono.

Os saturados so tambm chamados de parafnicos ou alcanos so aqueles cujos tomos de carbono esto ligados por ligao simples ao maior nmero possvel de hidrognios. Dentro desta categoria existem trs tipos de arranjos: normal, ramificado e cclico. Exemplo de parafinas normais:

Exemplo de parafinas ramificadas ou isoalcanos ou isoparafinas:

Os insaturados so tambm chamados de olefinas - so aqueles que apresentam pelo menos uma dupla ou tripla ligao carbono-carbono. So compostos extremamente reativos, sendo de difcil preservao na natureza.

Exemplo de HCs insaturados:

Os aromticos so tambm chamados de arenos - so aqueles que apresentam pelo menos um anel de benzeno na sua estrutura. O benzeno o composto mais simples essa classe. Ao contrrio dos insaturados, estes so consideravelmente estveis

Exemplo de HCs aromticos:

Gs Natural Tpico
HIDROCARBONETOS FRAO MOLAR (%)

Metano Etano Propano Butano Pentano Hexano+


NO HIDROCARBONETOS

70 1 traos traos traos traos traos traos traos traos

98 10 5 2 1 0,5 15 1 5

Nitrognio Dixido de Carbono Hlio Gs Sulfdrico

Propriedade dos fluidos


Na maioria dos reservatrios de hidrocarbonetos, as propriedades dos fluidos diferem consideravelmente daquelas encontradas nas condies de stock tank ou de superfcie. Para o gerenciamento apropriado do um reservatrio, no suficiente somente o conhecimento das propriedades fsicas do fluido ou nvel do reservatrio, mas tambm o processo pelo qual o fluido submetido em suatrajetria entre o reservatrio e as condies de superfcie. O termo PVT (pressovolume-temperatura) usado para descrever o conjunto de medies que devem ser feitas para determinar a mudana do volume com a variao da presso e temperatura. Na indstria do petrleo foram convencionadas como referncia para a medio dos volumes produzidos em superfcie (condies padro): Temperatura : 60 F .................................. 15.6 C Presso : 14.7 psi .................................. 1.033 kgf/cm2 O volume equivalente a um barril padro ou standard de liquido : 1 bbl = 5.615 ft3 = 0.159 m3

Fases da matria
O que determina se uma determinada substncia est no estado slido, lquido ou gasoso so a temperatura e a presso que atuam sobre a substncia. Essas trs formas, so chamadas de fases da matria.

Os componentes do petrleo (HCs), tanto individualmente como em misturas, mudaro de estado ou fase mudando-se sua temperatura e/ou presso. A mudana resultante dita comportamento de fases.

Comportamento das fases


usual a anlise do comportamento de fases atravs de um grfico P-T, nele indicando as diferentes fases em que uma substncia pura ou uma mistura multicomponente (como o petrleo) estar presente. Durante a vida produtiva de um reservatrio de petrleo, ocorrem alteraes nas condies de presso (principalmente) e temperatura que provocam mudanas de fases nos fluidos existentes. Compreender o comportamento de fases de fundamental importncia para entender e prever o desempenho de um reservatrio.

Comportamentos de fases

Comportamentos de fases

Comportamentos de fases

Comportamentos de fases
No diagrama P-T de uma mistura, a regio de duas fases est limitada de um lado pela linha de ponto de bolha e do outro pela linha de ponto de orvalho, com as duas linhas se unindo no ponto crtico. Essa regio chamada envelope de fases. As duas tangentes so chamadas de cricondenterma e cricondenbrica e representam, respectivamente, a mxima temperatura e mxima presso na qual as duas fases podem coexistir.

Tipos de Reservatrios conforme o fluido presente


O conhecimento de cada regio fundamental tanto para: -Maximizao da produo - Projeto das condies ideais para o escoamento e tratamento dos fluidos produzidos pelo reservatrio.

Reservatrio de gs retrgrado
Este reservatrios esto numa situao de temperatura entre a crtica e a cricondenterma. Com a produo do fluido do reservatrio a presso vai caindo mas a temperatura permanece constante. A mistura permanece no estado gasoso at que a presso atinge um determinado valor em que comea a ocorrer um processo de condensao. A medida que a presso continua a cair a quantidade de lquido aumenta at um mximo, a partir deste ponto o lquido volta a vaporizar.

Reservatrios de leo

Devido produo, a medida que a presso do reservatrio reduzida abaixo da saturao (ponto A), o gs sai de soluo do leo e a comeam a existir duas fases, lquido e gs, dentro do reservatrio. O leo e o gs so produzidos diferencialmente pois o gs escoa mais facilmente pela rocha. A composio dos HCs produzidos vai, ento, variando ao longo do tempo com a queda de presso, bem como vai mudando a composio do leo restante no reservatrio.

Exerccio: Calcular Bo e Rs de acordo com a figura abaixo.

Anlise PVT

Comparao dos PVTs


A combinao dos dois tipos de liberao representa de maneira mais apropriada o processo que ocorre num campo de petrleo.
A liberao diferencial representa melhor o processo no reservatrio. A liberao flash a que mais se aproxima da realidade durante o processo de separao na superfcie.

Num reservatrio o gs liberado tende a ser produzido em detrimento do leo, prevalecendo a um processo do tipo diferencial. J num poo, o lquido que entrou viaja at o separador em contato com o gs e a prevalece um processo do tipo flash.

Reservatrios de Gs

gua da Formao

gua da Formao
A gua est presente, invariavelmente, em todos reservatrios de petrleo, seja como gua conata, ou intersticial ou gua de formao (aqufero). Para os estudos de reservatrio importante saber, basicamente: composio, densidade, fator volume de formao (Bw), compressibilidade (cw), viscosidade (w), solubilidade da gua nos HCs, solubilidade dos HCs na gua. Estes parmetros podem vir de anlise em laboratrio da gua de formao ou atravs de correlaes da literatura, quando o caso de reservatrios que ainda no produzam gua. Toda gua de formao contm slidos dissolvidos, principalmente o cloreto de sdio, formando uma soluo salina. Sua salinidade pode ser medida em ppm (partes por milho: gramas de slido por milho de gramas de gua) ou mg/l (miligramas de slidos por litro).

Referncias
Rosa, Adalberto Jos, Engenharia de Reservatrios de petrleo; Intercincias: Petrobras, 2006, Rio de Janeiro. Notas de aulas Prof. Jos Augusto 2007

Anda mungkin juga menyukai