Anda di halaman 1dari 6

NCLEO DE EDUCAO EM URGNCIAS

SANTA CATARINA

REANIMAO CRDIO RESPIRATRIA NO ADULTO


Enf. KEYLA CRISTIANE DO NASCIMENTO Dr. MARIO COUTINHO

GRAU DE URGNCIA A Parada Crdio-Respiratria (PCR) uma urgncia vital CDIGO 01. Dever ser acionado sempre a unidade que estiver mais prxima para dar o incio s manobras de suporte bsico de vida em RCP e sempre acionar uma Unidade de Suporte Avanado (USA) caso no seja a primeira unidade acionada. A presena da USA imprescindvel, pois sero realizados procedimentos especficos do Suporte Avanado de Vida, tais como: Intubao Oro-traqueal, Desfibrilao e administrao de frmacos IV (adrenalina, amiodarona).

DICAS A inconscincia, a ausncia de respirao e a ausncia de pulsos perifricos palpveis, confirmam o diagnstico da PCR. Qualquer que seja a etiologia da parada cardaca, a reanimao deve ser iniciada imediatamente para evitar leses cerebrais irreversveis (parada de fluxo sanguneo cerebral superior a cinco minutos). O tempo essencial para a recuperao adequada da vtima, as manobras de RCP devem ser iniciadas imediatamente, lembrando que aps 10 minutos de PCR ocorre morte cerebral certa. Para agilizar o atendimento, a equipe deve, no deslocamento, adotar medidas de autoproteo atravs do uso de EPIs (luva, mscara e culos) e deixar preparado o material para acesso venoso.

O QUE LEVAR Mochilas vermelha, verde e azul; Monitor/desfibrilador (lifepak); Cilindro de oxignio, com aspirador porttil Oxmetro de pulso. Maca rgida para transportar a vtima.

Ncleo de Educao em Urgncias de Santa Catarina Brasil neu_santa_catarina@yahoo.com.br

A CONFIRMAO CLNICA DO DIAGNSTICO:

O primeiro passo fazer o diagnstico clnico de parada cardaca. Os sinais de uma PCR so: inconscincia, ausncia de pulso carotdeo, ausncia de movimentos respiratrios, palidez e cianose progressiva, dilatao das pupilas.

PROTOCOLO DE TRATAMENTO: No Domiclio O solicitante deve ser orientado a manter-se calmo, deixando a vtima preferencialmente em decbito dorsal. O mdico-regulador em contato com o solicitante deve orient-lo quanto ao posicionamento da vtima, a no remover a vtima do local -aguardando a chegada da equipe e eventualmente sobre as compresses torcicas at a chegada da Unidade do SAMU. Estudos recentes mostram que, a mera realizao das compresses torcicas pode melhorar o prognstico da vtima em relao a uma atitude passiva e de espera pelo atendimento. Pelo SAMU Suporte Bsico de Vida A PCR deve ser atendida por uma USA. Mas a equipe da USB deve estar ciente de

como proceder at a chegada da USA realizando as manobras de suporte bsico de vida com agilidade: 1) Avaliao da cena e da vtima; 2) Determinar nvel de conscincia estimulando a vtima (AVDI); 3) Determinar se respira (VER, OUVIR e SENTIR)

4) Verificar a pulsao (pulso carotdeo); (esse item nem sempre necessrio, j que a no-responsividade e a ausncia de movimentos respiratrios j devem iniciar a cadeia de atendimento da PCR).

Ncleo de Educao em Urgncias de Santa Catarina Brasil neu_santa_catarina@yahoo.com.br

5) Confirmado tratar-se de uma PCR, avisar a regulao do diagnstico para que a central acione a USA (caso esta ainda no tenha sido acionada); 6) Posicionar a vtima em decbito dorsal sobre superfcie rgida; 7) Abrir vias areas (elevao do mento ou trao da mandbula em situao de trauma); 8) Se a vtima no respira ventilar a vtima duas vezes (inserir cnula de Guedel e ventilar com mscara-reanimador manual com reservatrio; utilizar oxignio suplementar); 9) Vtima sem pulso localizar o local das compresses: dois dedos acima do processo xifide, no osso esterno. Coloque uma mo sobre a outra, entrelaada, no local da compresso. Com os braos estendidos comprime-se o esterno pra estendidos, baixo, em direo a coluna torcica (aproximadamente 5 cm). 10) Iniciar as Compresses torcicas (30 compresses) alternadas com Ventilaes na relao 30:2 visando realizar de 3 a 4 ciclos destes por minuto procurando manter a freqncia de compresses torcicas em torno de 100 por minuto. 11) Aps completar 5 ciclos 30:2 re-checar o pulso. Em caso de ausncia do mesmo manter a RCP e preparar para o Suporte Avanado de Vida. 12) A checagem do pulso no deve durar mais que 10 segundos ou no precisa ser feita se o a vtima no apresenta qualquer indicao de recuperao. 13) O acesso venoso parte do Suporte Avanado de Vida, entretanto, desde que a seqncia de compresses e ventilaes e a preparao para a desfibrilao no sejam comprometidas, o acesso venoso deve ser buscado logo nos primeiros momentos do atendimento. ATENO: As novas Diretrizes para PCR (2005) enfatizam a realizaoda RCP de qualidade, ou seja, compresses eficazes e que produzam pulso detectvel na periferia (depresso de 5 cm do esterno em adultos). No-interromper ou interromper

Ncleo de Educao em Urgncias de Santa Catarina Brasil neu_santa_catarina@yahoo.com.br

o mnimo as compresses torcicas, j que isto pode comprometer ainda mais o estado da vtima. No hiperventilar! Bastam 6-8 ventilaes por minuto, ou 3-4 ciclos 30:2 (FC mnima de 100/minuto) para entregar o oxignio necessrio durante a RCP. A desfibrilao deve ser feita de imediato ou precedida de alguns ciclos 30:2 at o preparo para o primeiro choque. O acesso venoso no prioritrio em relao as manobras de RCP no suporte bsico.

Suporte Avanado de Vida Caso seja a primeira unidade no atendimento, proceder os passos relatados anteriormente; 1) Avaliar a segurana da cena e da vtima; 2) Determinar nvel de conscincia estimulando a vtima; 3) Constatar ausncia de pulso e de respirao; 4) Posicionar a vtima em decbito dorsal sobre superfcie rgida; 5) Ligar o desfibrilador e posicionar as ps (esterno-pice); 6) Monitorar a vtima com as ps do desfibrilador procurando determinar o ritmo cardaco; 7) Em se tratando de fibrilao ventricular ou taquicardia ventricular (FV / VT), carregar o desfibrilador, 8) Avisar em voz alta a todos os membros da equipe o momento do choque; 9) Desfibrilar utilizando 360 J (aparelhos monofsicos) ou 200 J (aparelhos bifsicos); 10) Retornar a RCP por dois minutos antes de checar o pulso; (no mais que 10 segundos). 11) Intubar a vtima por via orotraqueal; (menos de 30 segundos, caso no haja sucesso, retomar RCP e tentar aps 2-5 minutos) 12) Checar a posio do tubo e fix-lo; (no mais que 10 segundos). 13) Lembrar-se que aps a intubao no mais necessrio fazer pausa para a ventilao ou sincronizar as ventilaes com as compresses; (no hiperventilar pelo risco de vasoconstrio e conseqente diminuio da oxigenao cerebral!)

Ncleo de Educao em Urgncias de Santa Catarina Brasil neu_santa_catarina@yahoo.com.br

14) Estabelecer um acesso venoso calibroso (Abocath 16 ou 14 G) com infuso de soluo salina; Este procedimento no dever ultrapassar 30 seg; evitar interromper a RCP, se possvel. 15) Administrar adrenalina 1 mg IV. (Caso no haja acesso venoso, usar 2 mg em 10 ml de soluo salina pelo TOT reconhecendo que esta no a situao ideal e que a absoro da droga incerta); 16) Efetuar 30 segundos de reanimao para fazer circular a droga; 17) Desfibrilar novamente (sempre com a carga inicial 360 J ou 200J, dependendo do equipamento); 18) Em caso de Taquicardia Ventricular recorrente seguida de Fibrilao Ventricular ou FV sem resposta aos choques, administrar uma dose IV de 300 mg (2 ampolas) de Amiodarona e iniciar, se possvel, infuso de 4 ampolas em 500ml de soluo salina.. 19) Alternar ciclos de RCP, Choque e Adrenalina IV at a recuperao do ritmo e do pulso ou at que o mdico indique a interrupo das manobras. 20) Em caso de recuperao, com o paciente entubado e com acesso venoso recebendo soluo salina fisiolgica com o sem amiodarona deve ser transportado imediatamente ao Hospital, seguindo o procedimento-padro do SAMU. No Hospital Na chegada ao Hospital, rever o tubo oro-traqueal, o acesso venoso e infuses. Contactar o mdico-receptor e passar o caso, assim como eventuais registros do ECG realizados durante o atendimento.

MACETES E ARMADILHAS Ao encontrarmos um ritmo no-chocvel (assistolia ou atividade eltrica sem pulso) ou quando a FV persistente e no-responsiva aos choques, devemos observar as causas possveis que levam a falha na recuperao da PCR. Identificar e tratar a tempo essas causas potencialmente reversveis o ponto fundamental na Reanimao Cardio-Pulmonar. Assim, os principais eventos a serem lembrados no diagnstico diferencial so: Regra dos 5H (Hipovolemia, Hipxia, Hidrognio acidose, Hiper/Hipocalemia, Hipotermia) e 5T (Toxicidade, Trauma, Tenso no trax, Trombose coronria, Trombose pulmonar).

Ncleo de Educao em Urgncias de Santa Catarina Brasil neu_santa_catarina@yahoo.com.br

REFERNCIAS AHA, American Heart Association Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation. 2005;112p. TIMERMAN, Srgio e col - Essncia do Suporte Avanado de Vida em Cardiologia IN Fernando S Cruz Filho, Ivan G. Maia - Morte Sbita no Novo Milnio. Revinter - 2003 ; Cap 27 - 344~45.

Autores: Enf. Keyla Cristiane do Nascimento Enfermeira do SAMU Florianpolis. Doutoranda do Programa de Ps-graduao em Enfermagem da UFSC Dr. Mario Coutinho Doutor em Cardiologia Membro do SAMU Santa Catarina e do SAMU Florianpolis. Contatos: Enf. Keyla Cristiane do Nascimento Dr. Mario Coutinho Ncleo de Educao em Urgncias

e-mail: keyla_nascimento@hotmail.com e-mail: mcoutinho@gmail.com e-mail: neu_santa_catarina@yahoo.com.br

Aprovado pela Coordenao do Ncleo de Educao em Urgncias de Santa Catarina (NEU-SC) em 21/08/2008

Ncleo de Educao em Urgncias de Santa Catarina Brasil neu_santa_catarina@yahoo.com.br

Anda mungkin juga menyukai